Afecções Hematopoéticas

Post on 22-Dec-2014

1.134 views 2 download

description

Anemia, Distrbios da coagulação e Leucemia;

Transcript of Afecções Hematopoéticas

Escola Técnica de Enfermagem Santa Helena

Matéria: Clinica MedicaProf.º : Anderly LianeGrupo: Ana Maria Claudia Sérgia Crislândia Joice Jackson Lidia

Anemia Anemia Serve para designar um quadro que tem inúmeras causas, algumas hereditárias e outras adquiridas, mas todas associadas à produção ou à perda dos glóbulos vermelhosprodução ou à perda dos glóbulos vermelhos. Também chamados de hemácias ou eritrócitos, essas células contêm hemoglobina, um pigmento vermelho cuja função vital é transportar oxigênio por todo o organismo.

DefiniçãoDefinição

Anemia é uma doença conhecida há muitos anos que tem inúmeras causas diferentes. Pode estar relacionado tanto à falha na medula óssea como à perda excessiva de hemácias.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais.

CausasCausas

HemorrágicaOcorre após grande perda de sangue.

AplásticaDiminuição nas células percussoras na medula óssea.

FalciformeDefeito Congênito na hemoglobina, que se apresenta em forma de foice.

ClassificaçãoClassificação

PerniciosasDeficiência de Vitamina B¹²

FerroprivaDeficiência do ferro.

A vitamina B12 é importante

Para o metabolismo, formação

de células vermelhas do sangue

e manutenção dosistema nervoso central

que inclui o cérebro emedula espinhal

Manifestações ClínicasManifestações ClínicasDependendo da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação, pode ocorrer Palidez da pele e mucosas, astenia, tonturas, vertigens, cefaleias,anorexia, sonolência, hipotermia, irritabilidade, perda de elasticidade cutânea e desgastar , ou tornar fino os cabelos entre outros.

DiagnósticoDiagnósticoO hemograma é o principal exame a ser realizado quando há suspeita de anemia. Neste exame é possível a avaliação da série vermelha, que inclui alguns dos seguintes parâmetros:número total de hemácias; hemoglobina; hematócrito. Podem ser solicitados aspiração de medula óssea e esfregaço de sangue periférico

TratamentoTratamentoVaria conforme a causa da doença, mas pode incluir:Tomar suplemento alimentar de ferro, sulfato ferroso, ácido fólico ou de vitamina B12; Ajustes na alimentação; Transfusão sanguínea.

Esses dirtubios estão associados a fatores hereditários, como a hemofilia, a fatores adquiridos relacionados à deficiência de vitamina K, ao uso de anticoagulantes e à coagulopatia por consumo dos fatores de coagulação.

Manifestações ClínicasManifestações ClínicasSe define por sangramento difuso, na pele e nas mucosas, no trato gastrintestinal e urinário e em locais de venopunção. Observam-se, ainda, equimoses (infiltração de sangue na malha dos tecidos) e petéquias (um pequeno ponto vermelho no corpo causado por uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos).

DiagnósticoDiagnósticoObtido a partir de testes de coagulação

TratamentoTratamentoMedidas destinadas a interromper o fator desencadeante, ou seja, a atacar diretamente a causa.

Anormalidade aos mecanismos da coagulação sanguínea

Manifestações ClínicasManifestações ClínicasManifesta-se por equimoses, sangramento nasal e gengival, hematúria, hematêmese e melena, menorragia e sangramento operatório.

TratamentoTratamentoMedidas de reposição sanguínea, transfusão de sangue e de vitamina K por via oral, subcutânea ou intramuscular

A hemofilia é um distúrbio hereditário do sangramento causado por uma deficiência de um dos fatores da coagulação sanguínea.

Uma alteração relacionada com o cromossomo X, portanto, a grande maioria dos indivíduos portadores da doença são do sexo masculino.

Manifestações ClínicasManifestações Clínicas Caracteriza-se por

dificuldade de coagulação do sangue, o que gera hemorragias nasais, gengivais, intramusculares e articulares após traumatismo mínimos.

DiagnósticoDiagnósticoNormalmente se faz na infância , com o aparecimento da hemorragia. Os testes de coagulação e as pesquisas dos fatores de coagulação vêm confirmar o diagnóstico.

TratamentoTratamentoReposição do fator de coagulação normalmente obtido a partir de plasma humano. O tratamento da hemofilia, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Os hemocentros distribuem gratuitamente a medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde.Deve também fazer também aplicações de gelo, no mínimo, três vezes por dia, por 15 ou 20 minutos, até que a hemorragia estanque.

Vencida a fase aguda, o portador de hemofilia deve ser encaminhado para fisioterapia a fim de reforçar a musculatura e promover estabilidade articular.

Proteger de traumatismo;Imobilizar as articulações em caso de hemorragias articulares;Observar e anotar episódios hemorrágicos;Auxiliar na higiene oral;Adotar cuidados especiais na realização de tricotomias, lavagens intestinais e aplicação de calor; Providenciar cartão de identificação do hemofílico, que deverá conter: Grupo sanguíneo, fator Rh, pessoa a ser avisada em caso de urgência, nome do médico e endereço do hospital onde faz o tratamento.

Cuidados de EnfermagemCuidados de Enfermagem

O termo leucemialeucemia corresponde a um conjunto de neoplasias malignas (cancro/câncer) que atingem o sangue e possuem origem na medula óssea, baço ou sistema linfático.

As causascausas do aparecimento da doença é desconhecida, podendo haver vários fatores associados, como exposição a irradiação, intoxicação química, infecção virótica e hereditariedade.

ClassificaçãoClassificaçãoo De Acordo com a linha celular envolvida: linfocítica,

granulocítica ou monocítica;o De acordo com a maturidade celular: Aguda ou

Crônica;

Leucemia AgudaLeucemia Aguda(aquelas de início e evolução rápidos) É caracterizada pelo crescimento rápido de células imaturas do sangue. A incidência maior se dá em entre crianças e adultos

Leucemia CrônicaLeucemia Crônica(aquelas em que a instalação é aos poucos) é caracterizada pelo aumento de células maduras mas anormais. Sua progressão pode demorar de meses a anos. Geralmente se dá entre adultos e idosos.

DiagnósticoDiagnósticoConfirmado mediante avaliação hematológica, biópsia de medula óssea, RX do tórax e do esqueleto;

TratamentoTratamento• Medicamentos inibidores da proliferação anormal dos leucócitos;• Quimioterápicos, antibióticos, hormônios alcaloides;• Transfusão sanguínea, Oxigenoterapia;• Antitérmicos, antieméticos, analgésicos e complexos vitamínicos;• Transplante de medula óssea;• Dieta nutritiva, hidratação;• Profilaxia de infecções;

Cuidados de EnfermagemCuidados de Enfermagem

Proporcionar ambientes calmos e confortáveis;Manter a unidade de pacientes sempre limpa e livre de microrganismos patogênicos; cuidados especiais com cateteres venosos e sondas; Prevenir hemorragias, evitando traumatismos e tendo cuidados especiais quando administrados medicamentos por vias IM e EV;Observar e relatar a frequência e as características das eliminações gastrintestinais e urinárias (observar a presença de sangue) Verificar e registrar os sinais vitais de 6/6 horas; Observar e registrar os efeitos colaterais dos quimioterápicos; Oferecer a dieta, líquidos e auxiliar na alimentação; anotar os volumes de ingestão e excreção hídricas e administrar a medicação prescrita para a dor; Proporconar atividades recreativas;Atender as solicitações do paciente;

FimFim