alphaCenter Dr.Quim Acetonitrila

Post on 04-Aug-2015

987 views 2 download

Transcript of alphaCenter Dr.Quim Acetonitrila

Dr. Quim:Por que os preços da acetonitrila subiram tanto no ano de 2008?

Existe uma razão?

Sim, há uma grande razão atrás desse aumento: Oferta muito reduzida perante a demanda. Essa oferta reduzida foi uma combinação de eventos:

a) Com a crise do ano de 2008, tivemos a redução de consumo de plásticos, matérias primas; do qual destacamos os acrilatos, usados na indústria automobilística. A acetronitrila é um subproduto dessa produção. Logo, com a redução desse consumo, tivemos a diminuição dessa produção;b) Durante as Olimpíadas de 2008 tivemos a paralização de diversas fábricas na China;c) Uma planta no Texas teve a sua produção comprometida após a passagem de um furacão.

Logo, com a demanda reduzida, houve um aumento do preço desse produto no mundo inteiro.

Pode acontecer novamente?

Sim. Esses fatores, embora seja difícil uma combinação que gere uma queda tão brusca de demanda como o ocorrido em 2008; não foram resolvidos com grandes investimentos em fábricas, etc.

Deve-se lembrar também que um grande volume da acetonitrila é gerada mundialmente devido a produção de outros produtos – como o caso de acrilatos. Ou seja: A demanda é influenciada fortemente pelo desempenho de um ramo industrial sujeito a crises e/ou retrações

Além disso, o uso de acetonitrila é algo que tende a ser reduzido nos próximos anos por conta da geração de voláteis (VOCs) prejudiciais à saúde humana e ao meio-ambiente.

Quais são as soluções?A alphaCenter tem inúmeras soluções para enfrentar possíveis desabastecimentos desse produto e mitigação de consumo.

Quais seriam as soluções?

Entre as soluções, podemos citar:a) Redução do consumo de acetonitrila a partir de métodos com outras fases móveis para HPLC (por exemplo: Substitução de métodos que contenham acetonitrila por metanol);b) Mitigação do uso de acetonitrila pela utilização de metodologias com HPLCs que permitam esse consumo menor (UPLC, UHPLC, RRLC, etc);c) Reciclagem de acetonitrila

Quais seriam as soluções?

Para a substituição com métodos que tenham metanol na fase móvel:

Existem considerações técnicas nessa mudança que podem ser analisadas na nota de aplicação “Acetonitrile_shortage” da GL Sciences (e que pode ser encontrado no site da alphaCenter).

O que se deve destacar é que as colunas começam a ter uma vida útil menor devido ao efeito “back-pressure”. As colunas da GL Sciences ODS-4 são as que apresentam o melhor rendimento e as maiores vidas úteis do mercado.

Quais seriam as soluções?

Para a utilização de novas tecnologias (UPLCs, UHPLCs, RRLCs):Esses equipamentos permitem métodos mais rápidos, com menores consumos de fase móvel. Entretanto, as colunas para esses equipamentos apresentam um tempo de vida menor tendo em vista a pressão que são submetidos.

A alphaCenter tem excelentes soluções de colunas para esses equipamentos que apresentam novas tecnologias. Entre as representações, destaca-se a Fortis Technologies e a qualidade de seus produtos.

Quais seriam as soluções?

Para a reciclagem de acetonitrila:O Solvent Trak, consiste num equipamento que tem como finalidade a recuperação de solventes não contaminados usados em sistemas de HPLC de qualquer marca, modelo, fabricante operando no modo isocrático. Entre as vantagens:Reduz até 90% o consumo de reagentes (fase móvel);Custo baixo; Fácil de usar com qualquer HPLC de qualquer marca, modelo; A recuperação somente do solvente não contaminado: O que não implica em problemas na metodologia analítica e no sinal.

.... Alguns podem se perguntar sobre a possibilidade de reciclar a acetonitrila para a possível utilização. Deve-se salientar que a acetonitrila forma um azeótropo com água a pressão atmosférica, o que impede a obtenção de acetonitrila com índices de pureza superiores a 85% (insuficiente para a utilização analítica).

alphaCenter – Contatos

alphaCenter – Santo Andrérua Senador Fláquer, 877 / Conjunto 72 - Casa BrancaSanto André (SP) 09010-160 - BrasilTelefone: +55 (11) 2122-0206 Opção: alphaCenter, Fax: +55 (11) 4468-1253

alphaCenter - Riorua do Ouvidor, 50 - 6º andar - sala 602, Centro Rio de Janeiro (RJ) 20.010-030 - Brasil Telefone: +55 (21) 4062-0110 Fax: +55 (21) 3852-3871

Site:www.alphacenter.com.br