Atlas disseca distribuição de religiões no Brasil

Post on 30-May-2018

216 views 0 download

Transcript of Atlas disseca distribuição de religiões no Brasil

8/14/2019 Atlas disseca distribuição de religiões no Brasil

http://slidepdf.com/reader/full/atlas-disseca-distribuicao-de-religioes-no-brasil 1/2

Atlas disseca distribuição de religiões no BrasilObra mostra como o grupo que mais cresce busca afirmação também na esfera política

Populações O maior país católico do mundo não é mais aquele: a proporção da populaçãoque se declara adepta dessa religião, que era de 91,8% em 1970, caiu para 73,9% em 2000.Paralelamente, houve um súbito crescimento de fiéis evangélicos -- grupo que se destacatambém pela tentativa de se afirmar na vida política do país. Os dados, revelados pelos

últimos recenseamentos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), têm chamado a atenção dos pesquisadores.

Para examinar essas mudanças de perto, conhecer o perfil socioeconômico dos gruposreligiosos predominantes e mapear sua distribuição, uma equipe da Pontifícia UniversidadeCatólica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da École Normale Supérieure e do Centre deRecherche et de Documentation sur L’Amérique Latine (ambos da França) elaborou o Atlas

da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil, com base nos dados dos censos de 1991e 2000. Em 240 páginas vastamente ilustradas com mapas detalhados intercalados por análises explicativas, a obra fornece uma perspectiva elucidativa sobre o movimentotransitório de caráter religioso que ocorre hoje no Brasil.

O cruzamento de dados relativos à religião e dos indicadores socioeconômicos refletiu a influência cada vez maior da esfera religiosana vida pública no país. "Procuramos mostrar por meio de mapas o quanto é real no Brasil a relação entre política e fé religiosa, queconsidero um retrocesso para o desenvolvimento político do país", avalia Cesar Romero, professor do Departamento de ComunicaçãoSocial da PUC-Rio e um dos autores do livro.

O atlas mostra como são quase coincidentes os mapas da distribuição no território brasileiro dos votos em Anthony Garotinho para aPresidência da República em 2002 e dos evangélicos pentecostais -- grupo religioso em maior ascensão. Além disso, as regiões emque o ex-governador do Rio teve melhor votação foram aquelas em que há um maior número de repetidoras da Rede Record, canalde TV aberta da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) -- facção que mais cresce entre os evangélicos.

"Os pastores ’aconselham’ abertamente os fiéis a votarem em determinados candidatos, o que justifica a quantidade de votos",observa Romero. "A máquina eleitoral do Partido Socialista Brasileiro (PSB) não era forte o bastante para que Garotinho alcançasse avotação que teve."

Censodemográfico Católicos

Evangélicospentecostais

Evangélicosde missão

Total deevangélicos

Outrasreligiões

Semreligião

1970 91,8 - - 5,2 2,5 0,8

1991 83,3 3,2 3,4 9,0 3,6 4,7

2000 73,9 10,6 5,0 15,6 3,2 7,4

Participação (em %) dos grupos religiosos na população brasileira, que passou

de 93.470.306 habitantes em 1970 para 168.870.803 em 2000. Fonte: IBGE

8/14/2019 Atlas disseca distribuição de religiões no Brasil

http://slidepdf.com/reader/full/atlas-disseca-distribuicao-de-religioes-no-brasil 2/2

Em 2000, os pentecostais somavam 18 milhões de brasileiros com uma taxa de crescimento média anual de 8,3%, entre 1991 e 2000.Eles se dividem em 15 grupos, entre os quais Assembléia de Deus, Congregação Cristã e IURD representam 75% dos fiéis. Asestatísticas mostram sua implantação maciça entre as camadas populares das regiões urbanas, sobretudo nos estados do Rio e SãoPaulo.

Evangélicos pentecostais não devem ser confundidos com o que o atlas chama de evangélicos de missão -- os protestantes (batistas,adventistas, luteranos, presbiterianos) que, com 8,5 milhões de seguidores, constituem o terceiro maior grupo religioso do país.

Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil

Cesar R. Jacob, Dora R. Hees, Philippe Waniez e VioletteBrustlein

Rio de Janeiro/Editora PUC-Rio, São Paulo/Edições Loyola, 2003240 páginas - R$ 75

Maria GanemCiência Hoje On-line03/06/03

À esq., participação dos evangélicos pentecostais na população de cada região. Àdir., proporção de votos para Garotinho nas mesmas regiões (fontes: IBGE/TSE)