Aula 2_ divisões da ética, fins e objetos do saber ético

Post on 29-Dec-2014

75 views 13 download

Transcript of Aula 2_ divisões da ética, fins e objetos do saber ético

DIVISÕES DA DIVISÕES DA ÉTICA, FINS E ÉTICA, FINS E OBJETOS DO OBJETOS DO SABER ÉTICOSABER ÉTICO

Profª. Jamille Baultar

ÉTICA NORMATIVAÉTICA NORMATIVA: neste ramo, a ética se detém ao estudo histórico-filosófico ou conceitual da moralidade, ou seja, das normas morais espalhadas pela sociedade, praticadas ou não

METAÉTICA:METAÉTICA: neste ramo, se propõe a ser uma avaliação das condições de possibilidade de qualquer estudo ou proposta teórica ética.

ÉTICA NORMATIVA NORMAS SOCIAIS

METAÉTICA ÉTICA NORMATIVA

Estuda

Estuda e avalia

Assim, a ética normativa discute diversas correntes de pensamento acerca da ética.

Pode-se então identificar as principais correntes de pensamento ético como constituindo grandes grupamentos de estudo da ética normativa, a saber:

ÉTICAS NORMATIVAS TELEOLÓGICAS (hedonistas) : Para as quais, a noção primordial é a de que a ética deve conduzir a um fim natural, ou a felicidade, ou ao bem estar, ou à utilidade geral. [...]

Obs: Lembrar que a teleologia é o estudo das causas finais, ou seja a teoria que explica os seres, pelo fim a que aparentemente são destinados.

ÉTICAS NORMATIVAS DEONTOLÓGICAS: Para as quais a noção primordial é a da necessária e interativa obediência ética pela consciência do dever e da responsabilidade individual ou social...

Obs: Lembrar que a deontologia é o estudo dos deveres ou regras de natureza ética.

Assim, quando se diz que a ética nasceu com o homem, não se diz que nasceu pronta e acabada. Ela acompanha o homem em seu percurso existencial e histórico.

A construção dos preceitos éticos não é tão somente a consciência individual. Sobre a consciência individual atuam as influências sociais, educacionais e isso se aprofunda dialeticamente, com as influências ambientais.

Esse saber ético não possui natureza puramente normativa, não se dedicando apenas e exclusivamente à compreensão do “dever ser” ético.

Isso significa dizer que se pode estudar, além da ação moral, suas questões correlatas tanto pelo método científico (indução, dedução, dialética, intuição), quanto pelo conjunto de preceitos relativos ao comportamento humano (individual e social). Assim, o estudo da ética é sempre resultado das experiências morais conseguidas pela prática vivencial humana.

Semelhanças e diferenças entre direito Semelhanças e diferenças entre direito e moral e moral

DIREITODIREITO

•Coercibilidade Coercibilidade

•BilateralidadeBilateralidade

• ordenação de uma ordenação de uma condutaconduta

MORALMORAL

•Conduta espontâneaConduta espontânea

•Convicção íntima Convicção íntima

•SolidariedadeSolidariedade