Aula 4

Post on 08-Jul-2015

379 views 0 download

description

Material usado na aula 4 da disciplina Comunicação, Educação e Tecnologia, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Transcript of Aula 4

Tema 2

Análise de textos midiáticosSigno, significante e significadoParadigma e sintagmaEstruturas narrativasConotação e denotação

DISCIPLINA “COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”

Professoras Alexandra Bujokas de Siqueira e

Iolanda Rodrigues Nunes

NARRATIVAS GRÁFICAS

O anúncio que vamos analisar nesta aula foi produzido pela ONG internacional PETA (People for Ethical Treatment of Animals ou Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).

Sua tarefa é identificar a polêmica envolvendo esse anúncio, discutir com seus colegas e elaborar um ponto de vista baseado no que você aprendeu até aqui sobre mídia-educação.

Codificação e decodificação do texto midiático

1. Quais parecem ser as intenções dos autores desse anúncio?

2. Que elementos da linguagem indicam as intenções dos autores?

3. Quais são as possíveis interpretações que o público pode ter desse anúncio?

4. Que elementos da linguagem permitem tais interpretações?

AVALIE O ANÚNCIO E DISCUTA AS SEGUINTES QUESTÕES COM O SEU GRUPO:

Ao final, redija um texto curto, tipo comentário de blog, sintetizando a opinião do grupo. Uma pessoa deve enviar o texto para o e-mail cetbujokas2011@gmail.com

LEITURA POSSÍVEL DESTE ANÚNCIO

O anúncio aproxima a atriz a um animal de açougue, a um bom pedaço de carne suculenta. E isso é feito pelo modo como a linguagem foi articulada:

1. O enquadramento da imagem é aberto e foi construído de modo a valorizar o corpo inteiro da atriz;

2. O cenário é composto por uma cortina e um colchão macio, sugerindo um quarto. As cores são sutis mas, ainda assim, é um quarto. Poderia ser um gramado, por exemplo, e a conotação do anúncio seria diferente;

3. Ela foi fotografada numa pose típica de pin-up de calendário masculino, e tem expressão facial provocante. Poderia ser fotografada numa pose desafiadora e não provocativa e poderia ter expressão de preocupação ou reprovação, por exemplo;

4. Ela está de biquíni e poderia estar vestida.

Portanto, os elementos da linguagem usados: enquadramento, objetos na cena e pose geram um sentido, o do apelo sexual, que não tem relação com o texto do anúncio – a defesa do vegetarianismo. Essa relação forçada é que compromete a idoneidade do anúncio.

Ao colocar Pâmela Anderson, conhecida por seus atributos físicos, de biquíni e expressão típica de mulher provocadora, esse anúncio tem mais a ver com sexualidade do que com vegetarianismo.

Ao comparar o corpo da mulher a um bife, o anúncio colabora para perpetuar a idéia da mulher como objeto sexual e não um ser humano dotado de sexualidade que nem sempre se encaixa nos padrões masculinos hegemônicos na mídia. Esse anúncio gera mais empatia com a sexualidade da atriz do que antipatia com o hábito de comer carne.