Caderno de Apresentação

Post on 06-Mar-2016

215 views 1 download

description

 

Transcript of Caderno de Apresentação

Desenvolver líderes com diálogo, transparência e legalidade.este é o nosso compromisso

Missão: “Promover o engrandecimento da Ordem DeMolay no Estado de Santa Catarina.”

Visão: “Tornar a Ordem DeMolay de Santa Catarina e suas Organizações Afiliadas modelo de referência internacional”.

Objetivo:Promover o desenvolvimento das lideranças juvenis. (conceito: A ordem é dos DeMolays.)

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Meus caros Sobrinhos DeMolays e Irmãos Maçons,

A juventude é a porta pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios. Nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço; tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida; entregar-lhe a herança de um mundo que veja nele despertar as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos.

Para isto, precisamos mostrar através de exemplos do dia-a-dia os valores morais e éticos. É nossa meta ser transparentes; cumpridores das leis e normas, e sempre dispostos ao diálogo, transmitindo aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um país e de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Assim, nosso time foi escolhido com todo o cuidado, mesclando a experiência, com a juventude; o saber maçônico, com o saber DeMolay; a vivência profissional, com a força e energia do jovem.

Acreditamos que nossa proposta e nossa equipe sejam as mais adequadas aos anseios da Ordem DeMolay catarinense. Portanto, solicitamos que a analisem, discutam entre seus pares e, caso necessitem, estamos a disposição para qualquer esclarecimento e sempre abertos a sugestão e críticas.

Contato:chapa.gcesc@gmail.com

diálogo, transparência e legalidade.

Engenheiro EletricistaCapítulo XV de Novembro nº 756Mestre MaçomGrau 30 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Voluntas nº 75Florianópolis/SC

Venerável Mestre da ARLS Voluntas nº 75 – Gestões 2007/2008 e 2010/2011

Há mais de cinco anos participando dos trabalhos da Ordem DeMolay, atuou no Conselho Consultivo do Capítulo Ilha de Santa Catarina nº 184. Posteriormente, auxiliou na fundação e foi o primeiro Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo XV de Novembro nº 756, cargo que desempenhou por dois mandatos. Atualmente é o Oficial Executivo da Região Grande Florianópolis.Recebeu, em outubro de 2012, Medalha de Apreço por serviços relevantes à Ordem DeMolay.

Carlos Renato dos Anjos

Grande Mestre Estadual

OS CANDIDATOS

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Representante ComercialCapítulo Chapecó nº 252Mestre Maçom Grau 32 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Chapecoense nº 63Chapecó/SC

Venerável Mestre da ARLS Fraternidade Chapecoense – Gestão 2011/2012

Participa das atividades do Capítulo Chapecó há mais de seis anos, estando na função de Presidente de seu Conselho Consultivo no período de 2010 a 2011. Esteve presente em todos os Congressos Estaduais desde o ano de 2009, tendo, ainda, acompanhado seu Capítulo no VII Congresso Nacional da Ordem DeMolay, no ano de 2011.

Grande Mestre Estadual Adjunto

Fábio Luís “Cascatinha” Santos Soares

Reformulação Estatutária.

Desde o início da gestão 2009/2011 do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay de Santa Catarina sofremos com a insegurança de não termos claro qual é o estatuto vigente, que deve nortear nossos trabalhos. Apesar de sabermos que o estatuto registrado é o aprovado em 2005, quando da fundação do GCE-SC, a atual gestão do Grande Conselho insiste em alegar que vige o estatuto aprovado em Assembléia Geral realizada durante o IV CEOD, no ano de 2009, que jamais foi registrado em cartório.

Mesmo ciente desta controvérsia, a atual administração do GCE-SC optou, durante os últimos dois anos, por administrar a Ordem DeMolay catarinense via Decretos, de validade discutível, ao invés de promover uma ampla reformulação estatutária.

Diante deste quadro, promoveremos a formação de uma comissão que realizará amplo estudo das normas efetivamente vigentes e, após ouvir a todos os Capítulos, apresentará projeto de novo Estatuto Social e Regras e Regulamentos, que deverão ser debatidos e aprovados por Assembléia Geral convocada especificamente para esta finalidade.

Transparência.

Acreditamos que todos aqueles que trabalham pela Ordem DeMolay em Santa Catarina têm o direito de estar cientes de cada gasto e atividade promovida pelo Grande Conselho Estadual. Atualmente, as contas são apresentadas apenas de forma resumida nas Assembléias Gerais. Sendo assim, apesar de entendermos que isto nada mais é do que o mínimo a ser feito, é apropriado que assumamos publicamente o dever de:

• Emitiredarpublicidadearelatóriossemestraisdasfinançasedemaisatividades do Grande Conselho Estadual.

• ForneceraoConselhoFiscal todaadocumentaçãonecessáriaparaque emita parecer sobre a movimentação financeira, possibilitando a análise posterior por parte de todos os Capítulos.

PROPOSTAS

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Participação.

Não apenas os DeMolays e os Maçons que a eles dedicam orientação tem o direito à integral informação sobre as atividades e movimentações do Grande Conselho, mas devem também ter sobre estas questões possibilidade de influenciar na sua gerência. Neste sentido, é nosso compromisso:

• Implantarumaadministraçãocolegiadaeparticipativa.• TrabalharemparceriacomoGabineteEstadual(liderançajuvenil)

no sentido de fomentar a formação de líderes em cada Capitulo.• FortaleceroscanaisdecomunicaçãocomosDeMolays,atravésda

reformulação do site, reativação da lista de e-mails, bem como o uso de redes sociais.

• EstreitararelaçãocomcadaCapítulo,PrioradoeCastelo, fazendo,inclusive, com que os representantes do Grande Conselho estejam presentes em suas sessões.

• Reestruturar e fortalecer as Organizações Afiliadas (Ordem daCavalaria, Ordem dos Escudeiros e Corte Chevalier).

• Reformulação da forma como o Grande Conselho Estadual vemconduzindo os trabalhos da Ordem da Cavalaria. Estudar a viabilidade e interesse da implementação do Gabinete do Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual.

Parcerias.

Na área de apoio à nossas instituições e parcerias com outras entidades, propomos:

• Fortaleceroapoiodasinstituiçõesmaçônicas,atravésdaelaboraçãodeum material de divulgação da Ordem DeMolay voltado especificamente para as Lojas e, desta forma, ampliar o seu apoio aos Capítulos e as Organizações Afiliadas.

• Promoveraçãodecunhosocialanívelestadual,quebusque,alémdebenefícios à comunidade, integrar a Ordem DeMolay catarinense e demais entidades que trabalham pelo bem estar social.

Administração.

No quesito administrativo do Grande Conselho Estadual, mudanças de postura e avanços são necessários, sem que se deixem de preservar as boas práticas implementadas pelas gestões anteriores.

Cremos ser indispensável:• Areformulaçãodasdiretrizesdocalendáriodeatividadesestaduais,

no sentido de facilitar o transcorrer dos trabalhos dos Capítulos, evitando que definições da Diretoria Executiva do Grande Conselho dificultem as ações capitulares.

• Oestabelecimentodeumgabinetefísicoemnossasedeoficial,paraorganização dos documentos e desenvolvimento das atividades burocráticas do Grande Conselho Estadual.

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

COMPOSIÇÃO DA CHAPA

Grande Secretário EstadualDalton Parucker LuedersEngenheiro EletricistaCapítulo Companheirismo Jaraguaense nº 503Mestre Maçom – Grau 18 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Obreiros de Jaraguá do Sul nº 23Jaraguá do Sul/SC

Presidente da Excelsa Loja de Perfeição “Dr. Áttila de Mello Cheriff II” – Gestão 2013

No decorrer dos 7 anos em que atua junto à Ordem DeMolay, desempenhou as seguintes funções:Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Companheirismo Jaraguaense nº 503: 2007 – atualmente;Membro do Conselho Consultivo do Priorado Ventos do Norte nº 114: 2008 – atualmente;Membro do Conselho Consultivo da Corte João Pedro Nunes nº 70: 2010 – atualmente;Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Companheirismo Jaraguaense: Gestão 2011;Oficial Executivo da Região Norte: Gestão 2011/2013

Grande Secretário Estadual AdjuntoGustavo Martins NienkoetterEngenheiro CivilSênior DeMolay (Iniciado em 25/06/2005)Capítulo XV de Novembro nº 756Priorado Santo Graal nº 18Corte João Pedro Nunes nº 70Florianópolis/SC

Mestre Conselheiro do Capítulo Ilha de Santa Catarina: Gestão 2008/BFundador do Capítulo XV de Novembro nº 756Membro do Conselho Consultivo do Capítulo XV de Novembro nº 756: 2011/2013Membro da Comissão Organizadora do I CONAMESCO-SC

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Grande Tesoureiro Estadual AdjuntoPaulo Armando Victória de OliveiraEngenheiro AgrícolaCapítulo Concórdia nº 711Mestre Maçom – Grau 15 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Colunas da Concórdia nº 113Concórdia/SC

Venerável Mestre: Gestões 2011 e 2012 Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Concórdia: Gestões 2010 e 2013

Grande Tesoureiro EstadualValdir VolpatoEngenheiro CivilMestre Maçom – Grau 33 do Rito Escocês Antigo e AceitoCapítulo Braço do Norte nº 448Augusta e Respeitável Loja Simbólica Sentinela do Vale nº 54Braço do Norte/SC

Venerável Mestre: Gestões 1995, 1999/2001, 2003/2004Presidente da Loja de Perfeição "Juvenal Miranda": Gestão 2002Delegado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina para o 14º Distrito: 2012 – atualmente.

No decorrer dos 10 anos em que atua junto à Ordem DeMolay, desempenhou as seguintes funções:

Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Braço do Norte nº 448: Gestões 2004, 2005 e 2013;Oficial Executivo da Região Sul: Gestão 2006.

Grande Orador EstadualVictor Leduc MachadoAdvogadoSênior DeMolay (Iniciado em 24/05/2003)Capítulo Luiz Zaguini nº 151Priorado Santo Graal nº 18Corte João Pedro Nunes nº 70Balneário Camboriú/SC

Mestre Conselheiro do Capítulo Luiz Zaguini nº 151: Gestão 2006/BMestre Conselheiro Regional da Região Norte/Médio Vale/Grande Florianópolis: Gestão 2007/2008Mestre Conselheiro Estadual de Santa Catarina: Gestão 2008/2009Mestre Conselheiro Estadual que liderou a realização do I CONAMESCO-SCFundador do Capítulo XV de Novembro nº 756Membro do Conselho Consultivo do Capítulo XV de Novembro nº 756: 2011 – atualmente;Grande Comendador Chevalier da Corte João Pedro Nunes nº 70: Gestão 2011/2013Membro da Comissão de Apelações do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil

diálogo, transparência e legalidade | GCE-SC 2013/2015

Grande Orador Estadual AdjuntoThiago SanguaniniAdvogadoSênior DeMolay (Iniciado em 30/11/2002)Capítulo Joaçaba nº 530Priorado Nelson José Damo nº 123Corte André de Montbard nº 57Mestre Maçom – Grau 6 do Rito Escocês Antigo e AceitoAugusta e Respeitável Loja Simbólica Ordem e Progresso nº 65Joaçaba/SC

Mestre Conselheiro do Capítulo Joaçaba nº 530: Gestão 2004/BIlustre Comendador Cavaleiro do Priorado Nelson José Damo nº 123: Gestão 2007Grande Comendador Chevalier da Corte André de Montbard nº 57: Gestão 2010Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Joaçaba nº 530: 2006 - atualmente;Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Joaçaba nº 530: Gestões 2012 e 2013;

Contamos com seu apoio nas eleições de 16 de novembro.