Capitalismo sartrecoc parte3

Post on 07-Jul-2015

799 views 0 download

Transcript of Capitalismo sartrecoc parte3

GeografiaGeografiaProf. AquinoProf. AquinoSetor 371Setor 371

Nova Ordem Mundial e Nova Ordem Mundial e GlobalizaçãoGlobalização

Parte 3Parte 3prof.ademiraquino@gmail.com

Capitalismo FinanceiroCapitalismo Financeiro(séc. XX e XXI)(séc. XX e XXI)

3ª Revolução Industrial Acirramento das relações impostas pelas Ordens Mundiais**.

Subdivide-se em dois períodos (?)****: Período da Bipolarização Período da Globalização

prof.ademiraquino@gmail.com

**Acirramento: Aumento das obrigações Acirramento: Aumento das obrigações dos países subdesenvolvidos assegurando dos países subdesenvolvidos assegurando maior domínio dos países desenvolvidos. maior domínio dos países desenvolvidos. Entre essas obrigações destaque para: mão Entre essas obrigações destaque para: mão de obra abundante; mercado consumidor; de obra abundante; mercado consumidor; fontes de energia e pagamentos diversos.fontes de energia e pagamentos diversos.

**** Considerando três fases do capitalismo, Considerando três fases do capitalismo, entretanto, quando dividido em quatro entretanto, quando dividido em quatro fases a Nova Ordem Internacional aparece fases a Nova Ordem Internacional aparece na fase informacional.na fase informacional.

prof.ademiraquino@gmail.com

Ordem da Guerra Fria ou Ordem da Guerra Fria ou Velha Velha

Ordem MundialOrdem MundialInício – 1945 ou 1947Início – 1945 ou 1947

1945 – Final da II Guerra Mundial1945 – Final da II Guerra Mundial

1947 – Doutrina Truman e Plano 1947 – Doutrina Truman e Plano MarshallMarshall

prof.ademiraquino@gmail.com

DOUTRINA TRUMANDOUTRINA TRUMANprof.ademiraquino@gmail.com

prof.ademiraquino@gmail.com

Término – 1989 ou 1991Término – 1989 ou 1991

1989 – Queda do Muro de 1989 – Queda do Muro de BerlimBerlim

1991 – Dissolução da URSS1991 – Dissolução da URSS

prof.ademiraquino@gmail.com

Ordem Bipolar ou Guerra FriaOrdem Bipolar ou Guerra FriaEUA EUA XX URSSURSS

corrida bélicacorrida bélica corrida espacialcorrida espacial luta por novos espaços (URSS)luta por novos espaços (URSS) preservação de espaços (EUA)preservação de espaços (EUA) oligopolização de mercadosoligopolização de mercados******

prof.ademiraquino@gmail.com

*** Oligopolização: poucos controlam o mercado, ou seja, os grandes conglomerados.

Multinacionais ou transnacionais? Melhor o segundo nome. Esses conglomerados econômicos não são, verdadeiramente, empresas de muitos países. Eles têm um centro de decisões empresarial localizado num país específico, que abriga a sede de um grupo tentacular instalado em dezenas de outros países.

prof.ademiraquino@gmail.com

Cartel: Associação entre empresas com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

Truste: Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de uma única empresa. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios.

Holding: Consiste no controle acionário de várias empresas. A maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a holding. A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes.

prof.ademiraquino@gmail.com

Os Três Mundos – O.G.F.Os Três Mundos – O.G.F.

prof.ademiraquino@gmail.com

Nova Ordem MundialNova Ordem Mundial

Globalização

Neoliberalismo

Consenso de Washington

prof.ademiraquino@gmail.com

GlobalizaçãoGlobalização

Atual interdependência entre os países nos Atual interdependência entre os países nos setores comerciais, industriais, financeiros e setores comerciais, industriais, financeiros e tecnológicos.tecnológicos.

Características:Características: - “aniquilamento” da relação espaço-tempo;- “aniquilamento” da relação espaço-tempo; - aumento na velocidade de transportes;- aumento na velocidade de transportes; - aumento na velocidade da comunicação;- aumento na velocidade da comunicação; - Aldeia Global.- Aldeia Global.

prof.ademiraquino@gmail.com

NeoliberalismoNeoliberalismo Doutrina política e econômica pregada a Doutrina política e econômica pregada a partir partir

da década de 1970.da década de 1970. - os agentes de mercado são capazes de promover o - os agentes de mercado são capazes de promover o

desenvolvimento socioeconômicodesenvolvimento socioeconômico - Estado mínimo (não interfere na economia)- Estado mínimo (não interfere na economia)

prof.ademiraquino@gmail.com

Consenso de WashingtonConsenso de Washington

Estado Mínimo Estado Mínimo (privatizações)(privatizações)

Integração de mercadosIntegração de mercados Interdependência econômicaInterdependência econômica

prof.ademiraquino@gmail.com

Consenso de WashingtonConsenso de WashingtonReunidos na capital americana em novembro 1989 no International Institute for Economy, funcionários do governo dos EUA, dos organismos internacionais e economistas latino-americanos discutiam um conjunto de reformas essenciais para que a América Latina superasse a crise econômica e retomasse o caminho do crescimento. O diagnóstico era tenebroso: dívida externa elevada, estagnação econômica, inflação crescente, recessão e desemprego.

prof.ademiraquino@gmail.com

As conclusões desse encontro passaram a ser denominadas informalmente como o Consenso de Washington, expressão atribuída ao economista inglês John Williamson. Longe de ser uma tese conspiratória do governo norte-americano, do Banco Mundial ou do FMI, o consenso representava uma corrente de pensamento na defesa de um conjunto de medidas técnicas em favor da economia de mercado, que visavam, em tese, a recuperação econômica dos países latino-americanos.

prof.ademiraquino@gmail.com

Denominadas "neoliberais", essas medidas foram aplicadas inicialmente no programa de governo de Margareth Thatcher, a partir dos anos 80. Tendo como eixo central o combate ao poder dos sindicatos e a redução do papel do Estado na economia (Estado mínimo), empregou-se o receituário neoliberal: privatização das empresas estatais, flexibilização da legislação trabalhista, redução da carga fiscal e abertura comercial.

prof.ademiraquino@gmail.com

Passadas quase duas décadas dessa prescrição amarga, o Brasil e a América Latina não viram cumprir a expectativa de crescimento econômico. Ao contrário, as consequências continuam danosas: o desemprego aumentou, os salários foram drasticamente reduzidos e a riqueza se concentrou ainda mais. Nosso Estado "minimizado" tornou-se frágil e, subordinado ao mercado, se distancia da agenda social. Na esteira do consenso, virou anacronismo falar em políticas protecionistas e sobretudo em soberania nacional. http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u11503.shtml

Mundialização do CapitalismoMundialização do Capitalismo

Proletários (força de trabalho)

Burguesia (bens de produção)

x

•Dicotomia capitalista:

prof.ademiraquino@gmail.com

prof.ademiraquino@gmail.com