Definição de Grandeza física Definir uma grandeza física é estabelecer uma relação...

Post on 22-Apr-2015

120 views 4 download

Transcript of Definição de Grandeza física Definir uma grandeza física é estabelecer uma relação...

Definição de Grandeza físicaDefinição de Grandeza física

Definir uma grandeza física é estabelecer Definir uma grandeza física é estabelecer uma relação matemática entre ela e uma relação matemática entre ela e outras grandezas já conhecidas.outras grandezas já conhecidas.

Conceito de forçaConceito de força

Força é uma Força é uma grandeza vetorial grandeza vetorial que caracteriza a que caracteriza a ação de um corpo ação de um corpo sobre outro e que sobre outro e que tem como efeito a tem como efeito a deformação ou a deformação ou a alteração da alteração da velocidade do corpo velocidade do corpo sobre o qual ela sobre o qual ela está sendo aplicada.está sendo aplicada.

Força PesoForça Peso

Em 1687, Isaac Newton formulou a hipótese de Em 1687, Isaac Newton formulou a hipótese de que todos os corpos se atraem mutuamente;que todos os corpos se atraem mutuamente;

A existência dessa atração, denominada A existência dessa atração, denominada gravitacionalgravitacional, é muito difícil de ser observada , é muito difícil de ser observada experimentalmente enquanto se opera com experimentalmente enquanto se opera com objetos comuns, pois nessas condições, ela é objetos comuns, pois nessas condições, ela é desprezível;desprezível;

Um corpo na superfície ou nas proximidades da Um corpo na superfície ou nas proximidades da Terra está submetido a uma força de atração Terra está submetido a uma força de atração gravitacional também chamada gravitacional também chamada força pesoforça peso, , exercida pelo nosso planeta sobre o corpo.exercida pelo nosso planeta sobre o corpo.

Força de traçãoForça de tração

As condições de existência de tração são: As condições de existência de tração são: corpos interligados por um fio esticado e corpos interligados por um fio esticado e tendência de separação entre eles. A tendência de separação entre eles. A tração sempre impede a separação.tração sempre impede a separação.

Força de contato e suas Força de contato e suas componentes normal e de atritocomponentes normal e de atrito

A força de contato ( A força de contato ( ) aparece sempre ) aparece sempre que um corpo é que um corpo é comprimido contra comprimido contra outro. Ela impede a outro. Ela impede a penetração e o penetração e o escorregamento.escorregamento.

C

Força de contato e suas Força de contato e suas componentes normal e de atritocomponentes normal e de atrito

Representação das Representação das componentes e componentes e , que são , que são equivalentes a equivalentes a ( );( );

Quando o atrito é Quando o atrito é desprezível, desprezível,

( ) = ( ) =

C

C N

AN

Medidas de forças – Medidas de forças – DinamômetroDinamômetro

A força é A força é proporcional proporcional deformação;deformação;

F=k.x, sendo F=k.x, sendo kk uma uma constante constante característica da característica da mola. Essa constante mola. Essa constante característica é característica é denominada denominada constante elásticaconstante elástica..

Medidas de forças – Medidas de forças – DinamômetroDinamômetro

ResultanteResultante

A resultante de um sistema de forças é A resultante de um sistema de forças é equivalente ao sistema. É uma força equivalente ao sistema. É uma força imaginária que substitui o sistema, imaginária que substitui o sistema, produzindo o mesmo efeito dinâmico.produzindo o mesmo efeito dinâmico.

Como obter a resultanteComo obter a resultante

Resultante é a soma vetorial das forças que agem Resultante é a soma vetorial das forças que agem sobre o corpo. Como já foi explicado, a soma sobre o corpo. Como já foi explicado, a soma vetorial é obtida construindo-se a linha poligonalvetorial é obtida construindo-se a linha poligonal

Como obter a resultanteComo obter a resultante

Componentes de uma forçaComponentes de uma força

Uma força e suas Uma força e suas componentes:componentes:

A força ;A força ; Componentes não Componentes não

ortogonais;ortogonais; Componentes em Componentes em

duas direções duas direções quaisquer, quaisquer, perpendiculares perpendiculares entre si.entre si.

F

Componentes de uma forçaComponentes de uma força

Aplicação da decomposição de Aplicação da decomposição de forçasforças

Princípio da inérciaPrincípio da inércia

Galileu x Aristóteles.Galileu x Aristóteles.

Escorregando com Escorregando com atrito cada vez maior;atrito cada vez maior;

Desenho Desenho esquemático de um esquemático de um puck.puck.

Enunciado do Princípio da Enunciado do Princípio da InérciaInércia

Se, num dado Se, num dado instante, um corpo instante, um corpo está parado, ele está parado, ele tende a permanecer tende a permanecer em repouso. Se, num em repouso. Se, num dado instante, um dado instante, um corpo está em corpo está em movimento, ele movimento, ele tende a permanecer tende a permanecer em movimento em movimento retilíneo com mesma retilíneo com mesma velocidade velocidade

Enunciado do Princípio da Enunciado do Princípio da InérciaInércia

Para que um corpo Para que um corpo em repouso inicie o em repouso inicie o movimento, é movimento, é preciso aplicar a ele preciso aplicar a ele uma ou mais forças, uma ou mais forças, de modo que a de modo que a resultante do resultante do sistema seja não-sistema seja não-nula, pois a nula, pois a tendência do corpo tendência do corpo inicialmente em inicialmente em repouso é repouso é permanecer nesse permanecer nesse estadoestado

Para aumentar, Para aumentar, diminuir ou mudar a diminuir ou mudar a direção da direção da velocidade é velocidade é necessário aplicar necessário aplicar ao corpo um ao corpo um sistema de forças de sistema de forças de resultante não-nula.resultante não-nula.

Enunciado formal do Princípio da Enunciado formal do Princípio da InérciaInércia

constante0 VR

Se a resultante das Se a resultante das forças que agem forças que agem sobre o corpo é sobre o corpo é nula, a velocidade nula, a velocidade vetorial é vetorial é constante. constante. Reciprocamente, se Reciprocamente, se a velocidade a velocidade vetorial é vetorial é constante, a constante, a resultante é nula.resultante é nula.

EquilíbrioEquilíbrio

Se a resultante das forças que agem sobre Se a resultante das forças que agem sobre o corpo é nula, ele está em equilíbrio, que o corpo é nula, ele está em equilíbrio, que pode ser estático ou dinâmico.pode ser estático ou dinâmico.