DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um...

Post on 18-Apr-2015

109 views 0 download

Transcript of DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um...

•DEFINIÇÃO

Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular. Você já deve ter notado no seu dia a dia uma série de exemplos; uma roda de carro, um CD, hélices de aviões, etc... No estudo do movimento circular podemos se quisermos empregar as equações horárias da Cinemática (MU - MUV), no entanto facilitaremos muito o nosso trabalho se empregarmos as grandezas angulares que aprendemos nesta lição até o momento.

Para podermos classificar um movimento como circular uniforme, estamos dizendo que a sua velocidade escalar V é constante.

•Freqüência E Período

   Considere uma roda-gigante em atividade.

•Durante todo o funcionamento da roda gigante, cada cadeira executa um trajetória circular, ou seja, cada cadeira passa repetidas vezes pela mesma posição e nas mesmas situações (posição, velocidade e aceleração), em intervalos de tempo iguais. Portanto chamamos o movimento de uma roda-gigante de movimento periódico.    O número de voltas (ou ciclos) que a roda gigante efetua na unidade de tempo é chamado de freqüência do movimento.   Por exemplo: Se cada cadeira da roda - gigante efetua 15 voltas por minuto, dizemos que a roda gigante gira com uma freqüência de 15 ciclos por minuto ou 15 rotações por minuto (5 rpm).  •Sabemos que a unidade de ciclos por segundo ou por minuto é chamado, respectivamente, de rpm ou Hz. Todavia, o tempo que cada cadeira da roda gigante gasta para completar uma volta completa é chamado de período do movimento.

OBSERVAÇÃO        Podemos calcular quantas rotações a roda -

gigante efetua por segundo e assim achar o rotação por segundo (rps) ou hertz (Hz). Para isso basta

dividir o valor achado em rpm por 60, pois 1 min = 60 s.

 15 rpm = rps = rps = Hz

•Relação Entre Velocidade Escalar E Angular

•Função Horária Angular.

•Velocidade Angular.

•Aceleração Centrípeta.

•Exemplos: Exemplo 01       Uma partícula executa um movimento circular uniforme de raio R=1m com aceleração 0,25m/s2. Determine: a) a velocidade angular; b)o período e a freqüência; c) a velocidade escalar.

Exemplo 02        Um automóvel percorre uma pista circular de 1km de raio, com movimento circular uniforme. Sabendo que a equação horária do movimento é; s = 7 +8.t onde, o espaço é medido em km e o tempo em h. Determine a equação horária angular.

•Transmissão Do Movimento Circular. Podemos transmitir o movimento circular de duas formas, como pode ser visto na figura abaixo.

Exemplo 03       (FUVEST) Uma cinta funciona solidária com dois cilindros de raios RA=10cm e RB=50cm.

Supondo que o cilindro maior tenha uma frequência de rotação fB igual a 60rpm:

a) Qual a frequência de rotação fA do cilindro menor?

b) Qual a velocidade linear da cinta ?

PROFESSOR HUMBERTO