DESVENDANDO A QUÍMICA

Post on 12-Mar-2016

241 views 0 download

description

Trabalho desenvolvido pelas alunas Lucimar e Enatieslen orientadas pelo profº André - CEEJA IGNÊS DELAMÔNICA GUIMARÃES

Transcript of DESVENDANDO A QUÍMICA

PROJETO CONECTA – 2011LEITURAS CONECTADAS

Profº Regente: ANDRÉ ESQUIBEL (QUÍMICA)Profº Ste: Robson

Turmas: Ensino MédioTurno - Vespertino

CEEJA – PROFª IGNÊS DELAMÔNICA GUIMARÃES

Lucimar Fernandes e

EnatieslenM2. Vespertino

Profº :André Esquibel

Alunas:

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido

como soda cáustica, é usado na indústria (como base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes,alimentos e biodiesel.

Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

Aplicações Gerais

Hidróxido de sódio é a principal base forte usada na indústria química. Em grandes quantidades é mais frequentemente utilizado na forma de solução aquosa (normalmente a 40 ou 50%) É usado para conduzir reações químicas como anteriormente visto e também para a neutralização de materiais ácidos. Pode ser usado como um agente neutralizante em refino de petróleo.

Bases Caracterizada por apresentar como

único ânion o grupo hidroxila (OH)-. Nomenclatura: 1ª maneira: - Hidróxido de (Nome do metal ou

grupo ligado á hidroxila) - usado quando o metal ou grupo ligado à hidroxila possui apenas um NOx.

Exemplos: - hidróxido de sódio (NaOH);

Tratamento de petróleo e gás

natural Existem aplicações indiretas do

hidróxido de sódio pela sua produção in loco em unidades de dessulfurização de petróleo e seus derivados e gás natural pelo cloro produzido. Novos processos são constantemente apresentados devido às necessidades de redução do teor de enxofre no diesel de uso urbano.

Preparação de alimentos

Os usos em produção de alimentos do hidróxido de sódio incluem lavagem ou remoção química da pele de frutas e vegetais, processamento de cacau e chocolate, produção de caramelos coloridos, depenação de aves de criação, processamento de bebidas não alcoólicas, e espessamento de sorvete. Lutefisk é o prato tradicional

da Noruega, consumido nos países nórdicos e nos Estados Unidos, feito à base de peixe (fisk) branco seco e soda cáustica (lut)

Concluindo: A experiência desta pesquisa ampliou

meu conhecimento já adquirido, sobre a substância em questão, de uma forma inusitada.

Jamais imaginei que o hidróxido de sódio tinha tamanha utilidade e que se aplicava diretamente no nosso dia-a-dia!

Os recursos da sala de informática foram fundamentais para realização deste projeto em todas as suas etapas: pesquisa em si, formatação e apresentação. Tudo isso acrescido com a variedade de informações disponíveis via internet.

O futuro, de fato, reside na informatização!

Sulfato De Bário

Bário O bário (do grego "barýs", pesado) é um elemento

químico de símbolo Ba , número atômico 56 (56 prótons e 56 elétrons) com massa atômica 137 u. À temperatura ambiente, o bário encontra-se no estado sólido.

Os compostos deste metal são usados em pequenas quantidades para a produção de tintas e vidros. Também é usado foguetes pirotécnicos.

Foi descoberto em 1808 pelo inglês Humphry Davy.

Características O bário é um elemento metálico quimicamente

semelhante ao cálcio, contudo é macio e, na forma pura, apresenta aspecto branco prateado semelhante ao chumbo. Este metal oxida-se muito facilmente quando exposto ao ar e é altamente reativo com água ou álcool. Alguns dos compostos de bário são notáveis pela elevada massa específica, como o sulfato de bário ,BaSO4, ( barita ).

Aplicações O bário é usado principalmente em velas de ignição,

tubos de vácuo, foguetes pirotécnicos, e em lâmpadas fluorescentes. Na forma pura é utilizado em sistemas "getter" , para a remoção de oxigênio e nitrogênio, em tubos de vácuo.

O sulfato de bário é usado como pigmento branco em pinturas, como contraste em diagnósticos por raio-X , e em vidros.

A barita é usada extensivamente em fluidos para a perfuração de poços de petróleo e na produção da borracha.

Sulfato de Bário (definição)- Composto utilizado como meio de contraste

em raio-x, existindo na natureza na forma do mineral de baritina. É misturado com o concreto pesado para atuar como um escudo contra radiação, além de outras aplicações industriais.

Conclusão Foi muito prazeroso concluir este trabalho assim, como

podemos ver que o sulfato de bário não é usado somente para produção de tintas, vidros velas de ignição, tubos de vácuo, e o mais importante, é usado para contraste de raio x. É uma substância geralmente líquida injetada ou ingerida pelo paciente (ou inserida no objeto de análise) para bloquear os raios X ou que emite radiação própria.

A STE esta sendo de grande importância não só para a realização deste projeto mas de ambos.