Diretoria de Assis

Post on 20-Jul-2015

140 views 0 download

Transcript of Diretoria de Assis

Diretoria de Ensino Região de Assis

Caminhos para a Reescr ita

PCNP – Língua Portuguesa

Maisa Kamegawa Borázio

Rosana Rocha Ferreira da Mota

2013

AÇÕES DESENVOLVIDAS NA DERA

Orientação para os PEB II de LP nas escolas da DER-Assis E.F. Anos Finais e E.M;

Orientação Técnica “Caminhos Para Reescrita” – PEBII de LP - EF-Anos Finais e EM.;

Participação de 150 PEBII de LP no curso MGME, em turmas tutoriadas pelos PCNP de LP da DER- Assis.

DEPOIMENTOS DE PROFESSORES DE LP

SÍLVIA ANDRÉIA PORTILHO ORTEGA - 28/09/2013 15:28

Recentemente, participei de uma orientação técnica muito interessante sobre reescrita. A professora nos orientou a corrigir os textos através de abas e bilhetes, estou colocando em prática as dicas da orientadora.  Percebi que os bilhetes estão sendo bem interessantes. É claro que eles adoraram ler os elogios. Entreguei as produções para os pais analisarem e colaborarem comigo neste trabalho dificílimo, cobrando do filho um empenho maior na produção de textos. Durante a reunião, mostrei que a necessidade de se escrever bem é determinante para o sucesso de qualquer profissional.

ANA EMILIA CASTRO ALVES PLANK - 14/10/2013 18:14

Também participei desta orientação técnica e estou utilizando as dicas nas correções. Os alunos acharam interessante e ficam querendo ler os bilhetes dos outros colega. Na hora da reescrita, a maioria tem conseguido melhorar a produção com as orientações das abas e dos bilhetes. 

LEANDRO MANZONI - 03/10/2013 19:42

Durante esses vários anos realizei diversas atividades de reescrita com meus alunos, mas gostaria de destacar aquela que acredito ter sido a mais proveitosa: a reescrita coletiva. Ao ler os textos, retiro aqueles erros que julgo importantes para a reflexão, em seguida passo na lousa, ou no Power Point ou em uma folha impressa para cada um. É muito interessante, pois os alunos percebem claramente os erros e sugerem vários tipos de correções, com isso, vamos, juntos, reescrevendo os textos. Trata-se de um trabalho que exige tempo e dedicação, mas que sempre dá certo.

MARIA HELENA ANDRADE LONGHINI3/10/2013 12:47

O trabalho com gêneros textuais diferentes é algo que já vem sendo discutido há um bom tempo e por isso acredito que todas nós procuramos contemplar nosso trabalho dessa forma, agora confesso que quando trabalhava a reescrita de um texto com meus alunos abordava sempre vários aspectos, e não fazia como você afirmou em seu depoimento que procura abordar um aspecto de cada vez, foi só nessa última orientação técnica oferecida pela Diretoria de Ensino e presidida pela Rosana e pela Maísa que refleti sobre isso e concluí que dessa forma o aluno assimila muito melhor, pois pedi que eles reescrevessem um trecho da AAP e observei que o resultado foi muito melhor do que no meu método tradicional da reescrita toda.

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ASSIS

EE FRANCISCA RIBEIRO DE MELLO FERNANDES

PROFª ANA LUCIA L’ERARIO DE OLIVEIRA – Ensino Médio

SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Série/Ano: 3ª série do Ensino Médio

Duração: 05 aulas

Objetivos:

desenvolver as competências dos alunos na produção textual do gênero artigo de opinião;

Analisar textos do gênero estudado; desenvolver as etapas de produção textual com os alunos: revisão e

reescrita com apoio dos bilhetes orientadores.

Etapas:1-Apresentação do jornal Folha de São Paulo:

data,caderno,seção, título do artigo, subtítulo, autor do texto.

2- Leitura e análise do artigo de opinião,Jornal Folha de S.Paulo, do dia 07/09/2013: SIM: “O mandato é meu?”-Marco Aurélio Mello.

Atividades- Qual a tese defendida no texto?- O artigo está escrito em 1ª ou 3ª pessoa?- Liste os argumentos usados pelo autor: 1º/2º/3º e 4º;- Qual conectivo de ligação da norma informal foi utilizado? Por quê?- Qual expressão introduz o 3º argumento?- No 4º argumento, explique a expressão: “...da lei das

leis” (R. Constituição Federal);

- Quando ocorre a dúvida a respeito da perda domandato?(R: quando o texto constitucional, em claradualidade, faz referência a decisão da Casa legislativa e àdeclaração da Mesa).

- A que se refere a expressão no 8º parágrafo: “Nas duasprimeiras,...”? (R: Casa legislativa e declaração da Mesa).

- A que se refere a expressão no 9º parágrafo: “Tanto emum como em outro caso...”? (R: suspensão do mandato e amáxima popular).

- Como o autor introduziu a conclusão?

Artigo de Opinião – Jornal Folha de São Paulo 7/09/2013 cad. Opinião Tendências e Debates – O mandato é meu? Marco Aurélio Mello

3- Leitura e análise do artigo de opinião do dia 07/09/2013: NÃO: “Imposição Tirânica” – Alberto Zacharias Toron.

Atividades- Qual a tese defendida no texto?- Quais os conectivos que aparecem no 1º parágrafo que exemplificam a tese do autor do texto? (R: de uma maneira e de outra)- O autor do texto cita outras pessoas ligadas ao meio judiciário para dar credibilidade ao seu texto. Quem são elas? 3º argumento – José Afonso da Silva (Constitucionalista); 4º argumento – Ministro Teori Zavascki; 5º argumento – Gilmar Ferreira Mendes; 6º argumento – Bobbio 7º argumento – cita a lei

- Qual o conectivo utilizado no penúltimo parágrafo para concluir o pensamento? (R: Portanto)- De que forma o autor retoma o título na conclusão? (R:O autor explica que o judiciário impõe-se tiranicamente sobre a regra que diz que deve-se consultar a manifestação da Casa a que o Político pertença).- Qual o ponto de vista que o autor defende? (R: Que deve se rever a regra que diz que deve-se consultar a Casa a que o Político pertença).- O autor faz uma comparação na conclusão? Qual? (R:“...assim como foi revisto o regime da imunidade formal que fazia o processo penal contra o parlamentar depender de prévia licença-...”).

Artigo de Opinião – Jornal Folha de São Paulo 7/09/2013 cad. Opinião Tendências e Debates – Imposição Tirânica – Alberto Z. Toron

4- Produção de um artigo de opinião a partir da questão polêmica veiculada nos artigos analisados no jornal Folha de São Paulo: “Condenação causa perda automática de mandato”. (Obs. Os alunos poderão usar este texto da questão polêmica como título de suas produções).

5- Reescrita dos textos em duplas a partir dos bilhetes orientadores deixados pela professora em cada produção.

1ª Produção Textual das alunas Taís Estanislau e Luanda Correa – 3ªsérie EM

BILHETE ORIENTADOR – PRODUÇÃO DAS ALUNAS TAÍS ESTANISLAU E LUANDA CORREA – 3ª série do EM.

2ª Produção textual das alunas Taís Estanislau e Luanda Correa - EM

1ª Produção Textual dos alunos João Vitor Silveira e Rodrigo da Silva Ribeiro – 3ª série do EM

BILHETE ORIENTADOR DOS ALUNOS JOÃO VITOR SILVEIRA E RODRIGO DA SILVA RIBEIRO – 3ª SÉRIE DO EM

2ª Produção Textual dos alunos João Vitor Silveira e Rodrigo da silva Ribeiro 3ª série EM

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA

“ Ao cruzar textos, com pontos de vista diferentes e debatê-los , os alunos desenvolvem um perfi l cr iativo e compreensivo, formulando o próprio ponto de vista. A somatória de atividades produtivas resulta em contribuição na apreensão do Currículo de Língua Portuguesa. Dessa forma, espera-se que os alunos concluam o Ensino Médio capazes de produzir textos de diferentes gêneros com adequação às competências e habil idades requeridas pela série/ano trabalhada.”

Profª Ana Lúcia L’Erario de Oliveira