ENSINO - cpor.cta.br · ministÉrio da defesa comando da aeronÁutica departamento de ciÊncia e...

Post on 26-Nov-2018

213 views 0 download

Transcript of ENSINO - cpor.cta.br · ministÉrio da defesa comando da aeronÁutica departamento de ciÊncia e...

MINISTÉRIO DADEFESACOMANDO DAAERONÁUTICA

ENSINO

MCA 37-3

PLANO DEAVALIAÇÃO DO CURSO DEPREPARAÇÃO DE OFICIAIS DARESERVADA

AERONÁUTICA – CPOR

2016

MINISTÉRIO DADEFESACOMANDO DAAERONÁUTICA

CENTRO DE PREPARAÇÃO E OFICIAIS DARESERVADAAERONÁUTICADESÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ENSINO

MCA 37-3

PLANO DEAVALIAÇÃO DO CURSO DEPREPARAÇÃO DE OFICIAIS DARESERVADA

AERONÁUTICA – CPOR

2016

MINISTÉRIO DA DEFESACOMANDO DA AERONÁUTICA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL

PORTARIA DCTA Nº 231/DCA, DE 4 DE JULHO DE 2016.

Aprova a reedição do Plano de Avaliaçãodo Curso de Preparação de Oficiais daReserva da Aeronáutica - CPOR.

O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA ETECNOLOGIA AEROESPACIAL, em conformidade com o previsto no inciso IV do art. 10do Regulamento do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, aprovado pela Portarianº 26/GC3, de 15 de janeiro de 2010; e, ainda, considerando o que consta do Processo nº67730.000653/2016-91, resolve:

Art. 1º Aprovar a reedição do MCA 37-3 "Plano de Avaliação do Curso dePreparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica - CPOR", que com esta baixa.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revoga-se a Portaria CTA nº 106/CPORAER-SJ, de 21 de outubro de2008, publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica nº 205, de 30 de outubro de 2008.

Ten Brig Ar ANTONIO CARLOS EGITO DO AMARALDiretor-Geral do DCTA

(Publicado no BCA nº 112, de 07 de julho de 2016)

SUMÁRIO

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ...................................................................................... 71.1 FINALIDADE ...................................................................................................................... 71.2 ÂMBITO............................................................................................................................... 71.3 CONCEITUAÇÕES EABREVIATURAS .......................................................................... 7

2 AVALIAÇÃO DO CORPO DISCENTE ............................................................................ 102.1 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO PSICOMOTOR (ADP) ...................................................... 102.2 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO COGNITIVO (ADC) ......................................................... 102.3 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO PSICOMOTOR (ADP) ...................................................... 122.4 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIOAFETIVO (ADA) .............................................................. 122.5 QUADRO GLOBALDEAVALIAÇÕES........................................................................... 13

3 AVALIAÇÃO DA INSTRUÇÃO ........................................................................................ 143.1 PROCEDIMENTOS........................................................................................................... 143.2 AVALIADORES................................................................................................................. 143.3 PROCESSAMENTO.......................................................................................................... 14

4 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE............................................................................. 154.1 PROCEDIMENTOS........................................................................................................... 154.2 INSTRUMENTOS ............................................................................................................. 154.3 AVALIADORES................................................................................................................. 154.4 PROCESSAMENTO.......................................................................................................... 15

5 AVALIAÇÃO DOS MEIOS DEAVALIAÇÃO ................................................................. 165.1 PROCEDIMENTOS........................................................................................................... 165.2 INTRUMENTOS................................................................................................................ 165.3 AVALIADORES................................................................................................................. 165.4 PROCESSAMENTO.......................................................................................................... 16

6 AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO ....................................................................................... 176.1 PROCEDIMENTO............................................................................................................. 176.2 INSTRUMENTOS ............................................................................................................. 176.3 AVALIADORES................................................................................................................. 176.4 PROCESSAMENTO.......................................................................................................... 17

7 DISPOSIÇÕES GERAIS .................................................................................................... 18

8 DISPOSIÇÕES FINAIS...................................................................................................... 19

REFERÊNCIAS................................................................................................................. 20

Anexo A - Ficha de observação de instrução ................................................................... 21Anexo B - Ficha de comentário da prova......................................................................... 23Anexo C - Pedido de revisão de item de prova ................................................................ 25Anexo D - Ficha de observação da instrução................................................................... 26Anexo E - Ficha de avaliação do intrutor ........................................................................ 28Anexo F - Solução do pedido de revisão de item de prova ............................................. 29Anexo G - Pedido de revisão de grau ............................................................................... 30Anexo H - Justificativa de faltas às atividades avaliativas............................................. 31Anexo I - Ficha de avaliação de ordem unida ................................................................. 32

MCA37-3/2016

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de estabelecer o Plano de Avaliação, para osalunos do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica.

1.2 ÂMBITO

Esta norma aplica-se ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva daAeronáutica de São José dos Campos (CPORAERSJ).

1.3 CONCEITUAÇÕES EABREVIATURAS

1.3.1 CONCEITUAÇÕES

1.3.1.1 Análise de Teste

Meio de avaliação destinado a comparar os índices obtidos em um teste comíndices estatísticos previamente definidos de modo a evidenciar correções ou ajustes necessários.

1.3.1.2 Avaliação

Ato de formular julgamento sobre objetos, fatos ou pessoas, atribuindo-lhes valorcom base em um critério-padrão.

1.3.1.3 Avaliação Domínio Afetivo

Refere-se à informação sobre as mudanças de comportamentos ocorridas no cursodurante o processo ensino-aprendizagem, no que concerne a interesses, atitudes, valores eapreciações.

1.3.1.4 Avaliação Formativa

Avaliação feita durante o desenvolvimento da ação educativa, visando aperfeiçoaro processo de ensino-aprendizagem e o aprimoramento necessário verificado para sua execução.

1.3.1.5 Avaliação Objetiva

Avaliação que se apóia no uso ou aplicação de um instrumento preciso e objetivo,que procura anular ou reduzir a um mínimo, a interferência das características pessoais doavaliador.

1.3.1.6 Avaliação Somativa

Modalidade de avaliação que ocorre ao final de uma unidade disciplinar, semestre,série, curso ou estágio, e que visa classificar, aprovar ou atribuir graus aos instruendos, concluídossobre seu aproveitamento escolar.

1.3.1.7 Avaliação Subjetiva

Avaliação que se apóia sobre o julgamento formulado por um avaliador, com baseem um critério-padrão, anotado em fichas específicas Fichas de Desempenho do Militar.

MCA37-3/2016

1.3.1.8 Conselho de Ensino

Órgão de assessoramento do Comandante ou seu substituto legal nos assuntosligados às decisões sobre o desempenho dos alunos nos campos intelectuais, físico, militar, morale profissional cuja gravidade comprometa os requisitos estabelecidos neste plano referentes aoensino e à disciplina e que tem a sua constituição definida em NPA específica.

1.3.1.9 Domínio Cognitivo

Compreende os objetivos que enfatizam os processos mentais e os resultadosintelectuais, como conhecimento, compreensão e habilidade de pensamento, Incluicomportamentos ligados a memória, a solução de problemas, a formação de conceitos e aopensamento criador.

1.3.1.10 Domínio Psicomotor

Avaliação realizada com o propósito de fornecer informações sobre as mudançasde comportamento ocorridas no curso no que concerne a habilidade motoras em função deobjetivos estabelecidos para o curso.

1.3.1.11 Grau Absoluto

Também chamado resultado ou escore bruto. É aquele obtido a partir do cômputodos acertos totais obtidos pelo aluno em determinada avaliação.

1.3.1.12 Instrumento de Avaliação

Conjunto planejado e padronizado de estímulos ou parâmetros que permiteverificar, direta e/ou indiretamente conhecimentos, evidenciados pela pessoa avaliada a partir deuma amostragem realizada.

São eles: teste ou prova escrita ou prático, ficha de análise de teste ou prova, fichade avaliação de desempenho.

1.3.1.13Média do Período

Média aritmética dos graus de todas as provas realizados sobre cada verificação deaprendizagem no período de referência.

1.3.1.14 Período Letivo

Tempo compreendido entre o primeiro e o último dia de aula do período letivo,correspondente à carga horária total do curso, dentro de cada período, desenvolvem-se asinstruções dos campos geral e militar, de acordo com os programas de matérias do curso doCPORAER-SJ.

1.3.1.15 Plano de Avaliação

Documento que contém todo o detalhamento da sistemática de avaliação doesnsino para o período letivo, relativo aos cursos e estágios ministrados pela OM.

1.3.1.16 Ponto de Corte

Grau absoluto mínimo abaixo do qual o aluno não é considerado proficiente nasdisciplinas constantes do teste ou prova.

8/33 MCA 37-3/2016

1.3.1.17 Prática Avaliada

Atividade didática em que o instruendo pratica técnicas e procedimentos jáministrados anteriormente, sem a ajuda ou orientação do instrutor, visando à verificação do seudesempenho em determinado assunto.

1.3.1.18 Prova

Tipo de avaliação a qual o aluno é submetido para verificação de seuaproveitamento escolar.

1.3.1.19 Prova de 2ª Época

Teste teórico ou prático, englobando todo conteúdo programático de uma disciplinae aplicado apenas a discentes que não atingiram o nível de rendimento previsto neste Plano.

1.3.1.20 Prova de Recuperação

Teste teórico englobando todo conteúdo programático de uma unidade didática eaplicada apenas a discentes que não atingiram o nível de rendimento previsto neste Plano.

1.3.2 ABREVIATURAS

ADA Avaliação do Domínio AfetivoADC Avaliação do Domíno CognitivoADP Avaliação do Domínio PsicomotorCPOR Curso de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica

CPORAER-SJ Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dosCampos

DE Divisão de EnsinoFDM Ficha de Desempenho MilitarLSM Lei do Serviço MilitarMFE Média Final de EstágioP Prova Parcial ObjetivaP2C Prova de 2º ChamadaPF Prova FinalPP Prova Parcial PráticaPrOU Prova de Ordem UnidaQOEng Quadro de Oficiais EngenheirosRCONT Regulamento de Continências, Honras e Sinais de RespeitoRDAER Regulamento Disciplinar da AeronáuticaRISAER Regulamento Interno dos Serviços da AeronáuticaRRAER Regulamento para a Reserva da AeronáuticaRUMAER Regulamento de Uniformes para os Militares da AeronáuticaSDAV Subdivisão de AvaliaçãoTACF Teste de Avaliação do Condicionamento FísicoVA Verificação de Aprendizagem

MCA37-3/2016 9/33

2 AVALIAÇÃO DO CORPO DISCENTE

2.1 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO PSICOMOTOR (ADP)

A avaliação do domínio psicomotor será realizada por meio de Prova de OrdemUnida (PrOU).

2.2 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO COGNITIVO (ADC)

2.2.1 SISTEMÁTICADEAVALIAÇÃO

Avaliação objetiva mediante prova de verificação de aprendizagem dentro docampo do domínio cognitivo, verifica o nível específico de aprendizado dos alunos nasUnidadesDidáticas conforme disposto noQuadroGlobal deAvaliações, levando-os amanusear a legislaçãosobre a qual são avaliados, além de proceder ao levantamento de indicadores que permitam aaferição dos níveis de aprendizagem e da qualidade do ensino ministrado.

As avaliações previstas para todo o período letivo são especificadas no QuadroGlobal de Avaliação:

a) todas as avaliações do CPOR devem ser realizadas sem consultas a manuais,apostilas ou qualquer material didático de apoio. Autilização de meios ilícitosdurante as atividades avaliadas será considerada como TransgressãoDisciplinar. O aluno que for surpreendido nessa condição, deve ter sua provarecolhida e receber automaticamente o grau 0,00 (zero) naquela UnidadeDidática;

b) compete a cada instrutor, quando solicitado, elaborar e encaminhar à DE ositens de teste referentes a sua disciplina;

c) a Subdivisão de Avaliação pode determinar a anulação ou a alteração degabarito ou de qualquer item de prova que apresente falhas na sua elaboraçãoou impressão.

d) havendo alguma questão sem resposta, esta será anulada e será computado oponto para todos os avaliados;

e) se houver erro na divulgação do gabarito, verificado pela SDAV, será feito acorreção da alternativa e nova divulgação com o gabarito correto;

f) caso hajam duas respostas corretas, será atribuído o ponto para ambas asalternativas;

g) os itens que irão compor as provas serão elaboradas pelo instrutor da disciplina,que deverá analisá-los quanto à forma, conteúdo e abrangência, verificando seos objetivos estão sendo plenamente atendidos;

h) os resultados das provas objetivas serão computados segundo os gabaritos decorreção elaborados pelos instrutores de cada disciplina.

2.2.1.1 Modalidade de Avaliação

Avaliação somativa, aplicada durante o período letivo ao término das UnidadeDidáticas avaliadas.

2.2.1.2 Instrumento de Medida

Prova constituída de itens objetivos, abrangendo por amostragem, as disciplinasque compõem o Currículo do CPOR.

10/33 MCA 37-3/2016

2.2.1.3 Tipos de Itens

Itens objetivos (múltipla-escolha, falso-verdadeiro, associação e ordenação)aplicados em prova sem consulta.

2.2.2 LEVANTAMENTO DE RESULTADOS

É adotado o grau absoluto para aprovação e classificação final do curso. A escalade graus varia de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) para as provas.

2.2.2.1 Ponto de Corte

Os pontos de corte são:a) obtiver MFE igual ou superior a 5,00 (cinco);b) não há ponto de corte para a disciplina Ordem Unida.

2.2.2.2 Casas Decimais e Arredondamento

Todos os graus serão computados, sendo desprezada a terceira casa após a vírgula eadotando-se o seguinte processo de arredondamento:

a) quando a fração milesimal for igual ou superior a 5 (cinco), será somado 1 (um)na casa centesimal;

b) será desprezada a terceira casa após a vírgula, se a fração milesimal for inferiora 5 (cinco).

2.2.3 INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

2.2.3.1 Atribuição de Pesos

O grau obtido pelos alunos nas verificações de aprendizagem terá peso conformeespecificado no Quadro Global de Avaliação.

2.2.3.2 Cômputo dos Graus ADC eADP

Amédia final de estágio será calculada a partir da média aritmética simples dasprovas teóricas e práticas realizadas durante o estágio, segundo a fórmula:

MFE = P1+P2+ PrOu3

Legenda:

MFE = Média Final de Estágio

PrOU = Prova Ordem Unida

P1 e P2 = Prova Parcial Objetiva 1 e 2, respectivamente

2.2.3.3 Critérios de Aprovação

O aluno será considerado APROVADO quando:a) obtiver grau igual ou superior a 5,00 (cinco) na MFE;b) não faltar, por qualquer motivo, a mais de 15 % (por cento) da carga horária

destinadas às atividades de instrução.

MCA37-3/2016 11/33

2.2.4 PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES

2.2.4.1 Revisão de Prova

Somente as provas teóricas serão passivas de revisão, mediante solicitação, porformulário específico, justificando as razões do pedido.

2.2.5 2ª CHAMADA

Quando o aluno deixar de realizar a prova teórica ou prática na data prevista, pormotivo justificado pela DE, terá a oportunidade de realizar prova de segunda chamada.

2.2.5.1 Recuperação

Quando o aluno não alcançar o grau igual ou superior a 5,00 (cinco) na MFE serásubmetido à prova de recuperação, composta por questões das disciplinas da P-1 e P-2.

Para aprovação, o aluno deverá tirar a nota igual ou superior a 5,00 (cinco). Seaprovado, será concedida a nota 5,00 (cinco) na nota para cálculo da classificação final de curso e,se não aprovado, o mesmo será submetido ao Conselho de Ensino.

2.3 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO PSICOMOTOR (ADP)

2.3.1 SISTEMÁTICADEAVALIAÇÃO

2.3.1.1 Modalidade de avaliação

Avaliação somativa da prova de Ordem Unida será aplicada no período letivo. OTACF não será avaliado, sendo que os graus serão aproveitados para a Seção de Educação Físicado CPORAER-SJ avaliar o desempenho físico dos alunos.

2.4 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIOAFETIVO (ADA)

2.4.1 PROCEDIMENTOS

De acordo com a ICA 37-520/2012 (Elaboração do Plano de Avaliação) aAvaliação do Domínio Afetivo refere-se a informações sobre mudanças de comportamento dosdiscentes, ocorridas durante o processo ensino-aprendizagem, no que concerne a interesses,atitudes, valores e apreciações. Ressalta-se que estas informações não serão utilizadas paracompor nota de classificação na turma, apenas para subsidiar a tomada de decisão doComandantedo CPORAER-SJ quanto ao conceito global do aluno para fins de futura convocação para oQOEng.

2.4.2 INSTRUMENTOS

Baseados em Ficha de Avaliação de Desempenho Militar (FDM).

2.4.3AVALIADORES

Indicados pelo Conselho de Ensino e Disciplina previsto na NPA Nº 027-A,Convocação, Constituição e Funcionamento do Conselho de Ensino, do CPORAER-SJ.

2.4.4 PROCESSAMENTO

As Fichas de Avaliação de Desempenho Militar serão analisadas pelo Corpo deAlunos.

12/33 MCA 37-3/2016

2.4.5 CLASSIFICAÇÃO FINAL:a) a classificação final do curso será feita pela ordem decrescente da média final

do curso;b) se por ocasião do cômputo da média final do curso, houver dois oumais alunos

com médias iguais, terá melhor classificação aquele que obteve maior nota naavaliação de Ordem Unida e, se prevalecer o empate, na maior nota da P-1. Semesmo assim continuar o empate, o desempate será a idade, ou seja, aquele demaior idade será melhor classificado.

2.5 QUADRO GLOBALDEAVALIAÇÕES

2.5.1AVALIAÇÃO DOMÍNIO COGNITIVO - ADC

Código Título Unidades/ disciplinasavaliadas

Instrumentosde avaliação

Modalidade deavaliação Peso

P1 PROVATEÓRICA

LEGISLAÇÃOMILITAR

RCONT/RISAER/RDAER/ESTATUTO

PROVAOBJETIVA SOMATIVA 01

P2 PROVAAMT

ARMAMENTOMUNIÇÃO E TIRO

AMTPROVA

OBJETIVA SOMATIVA 01

2.5.2 AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO PSICOMOTOR - ADP

Código Título Unidade didática Instrumentosde avaliação

Modalidadede avaliação Peso

PrOU PROVADE ORDEMUNIDA ORDEM UNIDA PROVA

PRÁTICA SOMATIVA 01

TACFTESTE DEAVALIAÇÃO

DOCONDICIONAMENTO

FÍSICO

TREINAMENTOFÍSICO MILITAR

PROVAPRÁTICA FORMATIVA 00

2.5.3AVALIAÇÃO DO DOMÍNIOAFETIVO - ADA

Código Título Unidadedidática

Níveis deaprendizagem

Instrumentosde avaliação

Modalidade deavaliação Peso

FDMFICHADE

DESEMPENHOMILITAR

ADA VA FICHADECONCEITO FORMATIVA 0

FDM CONCEITOHORIZONTAL ADA VA FICHA

CONCEITO FORMATIVA 0

MCA37-3/2016 13/33

3 AVALIAÇÃO DA INSTRUÇÃO

Aavaliação da instrução procura verificar se as atividades de ensino desenvolvidaspropiciaram aos alunos o alcance dos objetivos estabelecidos. Para isso, durante odesenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, devem ser coletadas, processadas einterpretadas informações que possibilitem uma visão pormenorizada acerca da qualidade dainstrução ministrada, bem como para realizar ajustes necessários ao seu aperfeiçoamento.

3.1 PROCEDIMENTOS

A avaliação da instrução ministrada no CPORAER-SJ será feita por meio de:a) análise lógica e estatística dos resultados obtidos nos testes;b) análise crítica dos itens de teste em vista dos objetivos propostos;c) acompanhamento comparativo dos resultados das avaliações das diferentes

disciplinas com os dos anos anteriores;d) a avaliação do corpo docente será realizada juntamente com a análise das

opiniões emitidas, por meio de fichas específicas.

3.2 AVALIADORES

Participam das atividades de avaliação:a) alunos e instrutores do CPORAER-SJ, em participação individual e coletiva;b) componentes da Subdivisão de Avaliação, em participação de grupo.

3.3 PROCESSAMENTO

As análises dos testes serão realizadasmediante a observação de técnicas previstasno Manual de Avaliação Escolar do Comando da Aeronáutica, objetivando a melhoria daqualidade da instrução ministrada.

As análises de cada Avaliação de Instrução Teórica serão realizadas por meio defichas preenchidas por, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do corpo discente.

14/33 MCA 37-3/2016

4 AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE

Aavaliação do instrutor, com vistas ao seu aperfeiçoamento, será realizada semprecom finalidade formativa, fornecendo informações acerca da qualidade dos esforços dosinstrutores no direcionamento da aprendizagem dos alunos.

Aavaliação do corpo docente é realizada continuamente, durante o período do anoletivo, por meio de fichas específicas, tendo como objetivo a melhoria da instrução.

4.1 PROCEDIMENTOS

Analisar o desempenho dos instrutores no contexto do ensino, considerando-se oestudo comparativo das opiniões emitidas em instrumentos específicos distribuídos no mínimo50% dos alunos.

4.2 INSTRUMENTOS

Os instrumentos de avaliação a serem utilizados para coleta de informações são osseguintes:

a) Ficha de Observação da Instrução;b) Ficha de Avaliação do Instrutor.

4.3 AVALIADORES

Participam das atividades de avaliação:a) alunos;b) instrutores;c) componentes da Subdivisão de Avaliação.

4.4 PROCESSAMENTO

As Fichas de Críticas são elaboradas de modo a sugerir respostas objetivas e livresquanto à qualidade dos aspectos funcionais desejáveis na atuação dos instrutores e palestrantes.

MCA37-3/2016 15/33

5 AVALIAÇÃO DOS MEIOS DEAVALIAÇÃO

5.1 PROCEDIMENTOS

Os instrumentos de avaliação serão apreciados por meio das seguintes análises:

a) análise quantitativa:

− determinando-se os índices de facilidade e indice de dificuldade para cadaitem com os respectivos resultados de aplicações anteriores.

b) análise qualitativa:

− pesquisando-se a forma, sentido e interpretação dos itens que compõem cadateste;

− interpretando-se as observações dos instrutores, professores e alunos nasFichas Avaliativas, transcritos em formulários específicos;

− número de itens de prova anulados ou submetidos a pedido de revisão;

− interpretando-se os dados contidos nas Fichas Avaliação;

− verificando-se os itens de testes a fim de constatar-se a sua correspondênciacom os objetivos estabelecidos para cada subunidade.

5.2 INSTRUMENTOS

Os instrumentos de avaliação a serem utilizados para a coleta de informações serãoas Fichas de Crítica Avaliativas.

5.3 AVALIADORES

Participam das atividades de avaliação:a) componentes da Divisão de Ensino, especificamente os integrantes da

Subdivisão de Avaliação, que trabalham na confecção de relatórios de análisede teste;

b) componentes do Corpo Discente, por meio do preenchimento de formuláriosespecíficos.

5.4 PROCESSAMENTO

A verificação da fidelidade dos meios utilizados nas avaliações será assimdesenvolvida:

a) análise detalhada dos relatórios e interpretação será processada pelo Chefe daDivisão de Ensino e Chefe da Subdivisão de Avaliação;

b) análise dos itens dos testes, em se tratando de avaliações teóricas, realizadaapós cada teste aplicado, participando os instrutores ou professores dasdisciplinas em questão e o Chefe da Subdivisão de Avaliação.

16/33 MCA 37-3/2016

6 AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

Aavaliação do currículo é desenvolvida ao final de um curso, estágio ou ano letivoe procura coletar dados acerca do trabalho desenvolvido pela organização encarregada deministrar o curso, ou seja, sobre o planejamento de ensino e sua implementação.

6.1 PROCEDIMENTO

Basicamente, a avaliação do Currículo se processa por meio de trâmites de âmbitointerno do CPORAER-SJ.

No âmbito interno, o Corpo Docente delibera sobre os relatórios apresentados pelaDivisão de Ensino, assim como sobre a adequabilidade de se manter, ampliar, reduzir, retirar ouintroduzir disciplinas, visando atingir os objetivos específicos do Plano de Ensino.

6.2 INSTRUMENTOS

Os instrumentos de avaliação a serem utilizados para a coleta de informações sãoos seguintes:

a) relatórios de avaliação apresentados pela Subdivisão de Avaliação;b) Ficha de Crítica Avaliativa - Corpo Discente.

6.3 AVALIADORES

Todos os instrutores do CPORAER-SJ em participação coletiva são consideradosavaliadores no processo de Avaliação Curricular.

6.4 PROCESSAMENTO

As fichas conforme anexo serão preenchidas pelos instrutores e instruendo, a fimde detectar possíveis distorções no alcance dos objetivos de ensino preconizados.

MCA37-3/2016 17/33

7 DISPOSIÇÕES GERAIS

OConselho de Ensino reunir-se-á no final de cada período, em caráter ordinário e,em qualquer época, em caráter extraordinário, a fim de analisar qualquer deficiência referente aoaprendizado, faltas ou situações disciplinares, ocorrido com o(s) aluno(s), se assim for julgadopelo Comandante do Corpo de Alunos ou pelo Chefe da Divisão de Ensino e aprovado peloComandante do CPORAER-SJ, conforme previsto em NPA específica.

Cada prova abrangerá os conhecimentos ministrados até o último dia de instruçãoanterior à data prevista para a sua realização.

18/33 MCA 37-3/2016

8 DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Este Plano entra em vigor na data da publicação da Portaria de Aprovação.

8.2 Os casos não previstos nesta Instrução serão submetidos pelo Comandante doCPORAER-SJà apreciação do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

MCA37-3/2016 19/33

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando daAeronáutica. Portaria nº 1066/GC3, de 8 de julhode 2014. Aprova a reedição do Regulamento do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva daAeronáutica de São José dos Campos. Brasília, DF, 2104. (ROCA 21-60)

BRASIL.Ministério da Defesa. Comando daAeronáutica. Comando-Geral do Pessoal. PortariaCOMGEP nº 1444/DLE, de 24 de julho de 2014. Aprova a 1ª modificação da NSCA 5-1“Confecção, Controle e Numeração de PublicaçõesOficiais do Comando daAeronáutica”. Rio deJaneiro, RJ, 2014. (NSCA 5-1)

_______. Portaria COMGEP nº 99/DLE, de 12 de fevereiro de 2015. Aprova a reedição daInstrução que dispõe sobre Correspondência eAtos Oficiais do Comando daAeronáutica. Rio deJaneiro, RJ, 2015. (ICA 10-1)

BRASIL.Ministério da Defesa. Comando daAeronáutica. Departamento deCiência e TecnologiaAeroespacial. Portaria DCTA nº 301/DNO, de 2 de outubro de 2015. Aprova o RegimentoInterno do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos.São José dos Campos, SP, 2015. (RICA 21-79)

BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino daAeronáutica. Portaria DEPENS nº 281/DE-1, de 30 de agosto de 2011. Aprova a Instruçãoreferente à Avaliação do Ensino. Brasília, DF, 2011. (ICA 37-11)

_______. Portaria DEPENS nº 194/DE-1, de 20 de junho de 2012. Aprova a edição da Instruçãoreferente à Elaboração do Plano de Avaliação, ICA 37-520. Brasília, DF, 2012. (ICA 37-520)

20/33 MCA 37-3/2016

DISCIPLINA:/UNIDADEINSTRUTOR:TURMA:DATA:

FICHADE OBSERVAÇÃO DE INSTRUÇÃO

Esta Ficha é um instrumento de aperfeiçoamento da Atividade Docente. Para que possa atingir seuobjetivo é preciso que você INSTRUTOR, responda-a com amáxima clareza e objetividade. O sucesso doensino depende de muitos fatores e um deles é, sem dúvida, o grau de comprometimento do instrutor emrelação à atividade de ensino.Preencha todos os campo e entregue à Divisão de Ensino, até dois dias úteis após o término da suaInstrução. Tenha sempre em mente que Ensinar é modificar conduta, e não simplesmente transmitirconhecimentos.

1 Quais as técnicas que você utilizou na instrução?( ) apostila ( ) resolução de exercícios( ) estudo dirigido ( ) debate( ) trabalho de grupo ( ) outrosObservações ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 Assinale os materiais de apoio empregados por você durante as aulas:( ) apostila ( ) filme( ) leitura complementar ( ) mural( ) outrosObservações ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 O conteúdo de sua disciplina encontra-se atualizado?( ) Sim ( ) NãoEm caso negativo aponte as providências a serem tomadas.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 A apostila de sua Disciplina/Unidade encontra-se em boas condições de uso?( ) Sim ( ) NãoEm caso negativo aponte as providências a serem tomadas.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MCA37-3/2016 21/33

Anexo A – Ficha de observação de instrução

5 O tempo alocado para o desenvolvimento do conteúdo de sua disciplina é adequado?( ) Sim ( ) NãoEm caso negativo sugira a carga horária ideal, justificando._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 Existem disciplinas que, se ministradas antes desta facilitam a assimilação do conteúdo, porparte dos estagiários?( ) Sim ( ) NãoEm caso positivo especifique quais são elas._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 A conduta disciplinar dos estagiários foi adequada?( ) Sim ( ) NãoEm caso negativo aponte os estagiários que apresentaram comportamentos incoerentes com opadrão disciplinar exigido._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 Quais sugestões você propõe para a melhoria da qualidade das instruções?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________Assinatura do Instrutor

22/33 MCA 37-3/2016

Continuação do Anexo A – Ficha de observação de instrução

PROVA:ALUNO:TURMA:DATA:

FICHADE COMENTÁRIO DE PROVA

1 A verificação de aprendizagem foi segundo sua opinião:a) muito fácilb) fácilc) médiad) difícile) muito difícil

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 A verificação de aprendizagem possuía itens de assuntos não previstos?( ) Sim (citar abaixo) ( ) Não______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. As solicitações contidas nos itens foram facilmente compreendidas?( ) Sim ( ) Não (citar abaixo os itens de difícilentendimento)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 O tempo para execução da verificação de aprendizagem foi suficiente?( ) Sim ( ) Não (citar abaixo o tempo ideal na sua opinião)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A apresentação gráfica da verificação de aprendizagem foi de boa qualidade?( ) Sim ( ) Não (citar abaixo as principais falhas)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MCA37-3/2016 23/33

Anexo B – Ficha de comentário da prova

6. Alguns itens da verificação de aprendizagem continha mais de uma alternativa correta?( ) Sim (citar abaixo) ( ) Não_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Você encontrou dificuldades para realizar a verificação de aprendizagem?( ) Sim (cite-as abaixo) ( ) Não_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Quais os fatores que influenciaram o seu desempenho na prova?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Quais os principais aspectos positivos desta verificação de aprendizagem?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Quais os principais aspectos negativos desta verificação de aprendizagem?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________Assinatura do Aluno

24/33 MCA 37-3/2016

Continuação Anexo B - Ficha de comentário da prova

PROVA DATA

DISCIPLINA/UNIDADE:

ALUNO:

TURMA:

PEDIDO DE REVISÃO DE ITEM DE PROVA

Nº DO ITEM

Solicito a V. Sa. Revisão do item da

Motivo (expô-lo de modo claro, conciso e utilizando letra de forma)

_____________________Rubrica

ATENÇÃO: o pedido somente será considerado se for preenchido de forma correta eencaminhado à Divisão de Ensino até 24 (vinte e quatro) horas após a vista da prova.

MCA 37-3/2016 25/33

Anexo C – Pedido de revisão de item de prova

DISCIPLINA/UNIDADE:INSTRUTOR:ALUNO:TURMA:DATA:

FICHADE OBSERVAÇÃO DA INSTRUÇÃOEsta Ficha é um instrumento de medida do Currículo, da Instrução e do Docente e o Aluno é oelemento fundamental dessa avaliação. Assinale a alternativa que, a seu ver, melhor defina ainstrução observada e aproveite para apresentar sugestões que servirão de subsídios para oaprimoramento da instrução e o desempenho do docente.Deverá ser remetida à Divisão de Ensino em até dois dias úteis.

1 Sobre a disciplina, marque quantas alternativas forem necessárias:( ) De grande importância, com a aplicação direta na minha atividade profissional.( ) Não tem aplicação direta na atividade profissional.( ) Válido apenas como cultura geral e embasamento teórico.( ) Completamente nova para mim.( ) Já conhecia, mas em instrução serviu para atualizar-me.( ) Estava bem atualizado em relação ao assunto.( ) Assimilei completamente.( ) Não entendi algumas partes, (citar nas observações).( ) Não entendi em sua totalidade.( ) Deveria ser mantida integralmente no currículo.( ) Deveria ser mantida dentro do currículo, mas com atualizações e/ou reformulações.

Quais?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________( ) Deveria ser retirada do currículo. Por quê?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 Os complementos para instrução (transparência, murais, projeções, etc):( ) Foram bem utilizadas, facilitando a compreensão do assunto.( ) Não influenciaram na compreensão do assunto.( ) Não foram utilizadas.

26/33 MCA 37-3/2016

Anexo D – Ficha de observação da instrução

3 A técnica utilizada (aula expositiva, trabalho em grupo, estudo dirigido, etc):( ) Foi inadequada. Por quê? (Citar abaixo)( ) Foi adequada.( ) Deveria ser complementada com outra técnica. (Citar abaixo)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 O tempo alocado para instrução (considerar o conteúdo da instrução no tempo disponível):( ) Excessivo. Em quantos tempos? Citar abaixo.( ) Suficiente( ) Insuficiente. Em quantos tempos? Citar abaixo.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 Dê sugestões para melhorar a qualidade do curso:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________Assinatura do Aluno

MCA37-3/2016 27/33

Continuação do Anexo D – Ficha de observação da instrução

ALUNO:TURMA:DATA:

FICHADEAVALIAÇÃO DO INSTRUTOREsta ficha é de grande utilidade para que você ajude a aperfeiçoar a qualidade do ensino. Suaopinião é valiosa e confidencial. As observações aqui contidas, sem a identificação do autor,serão divulgadas aos setores interessados. Não tenha pressa no preenchimento. Sejacriterioso. Levaremos em conta o que você disser. Assinale quantos itens forem necessários.

1. Quanto à comunicação, o instrutor:( ) tem boa dicção( ) expressa-se com clareza( ) tem dificuldade de expressar-se( ) possui oratória monótona e cansativa( ) tem a capacidade de prender a atenção da turma( ) apresenta o conteúdo numa sequência lógica e gradualObservações:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Quanto à metodologia da instrução, o instrutor:( ) emprega as técnicas didáticas com desenvoltura.( ) enriquece o conteúdo de sua aula com recursos audiovisuais ou outros auxílios à instrução.( ) emprega recursos visuais ou outros auxílios à instrução.( ) apresenta exemplos para explicar o conteúdo da instrução.( ) propõe exercícios em classe.( ) propõe exercícios extra-classe.

Observações:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

28/33 MCA 37-3/2016

Anexo E – Ficha de avaliação do instrutor

PROVA DATA

DISCIPLINA/UNIDADE:

ALUNO:

TURMA:

PEDIDO DE REVISÃO DE ITEM DE PROVA

Nº DO ITEM:

Solicito a V. Sa. Revisão do item da

Motivo (expô-lo de modo claro, conciso e utilizando letra de forma)

_____________________Rubrica

ATENÇÃO: o pedido somente será considerado se for preenchido de forma correta eencaminhado à Divisão de Ensino até 24 (vinte e quatro) horas após a vista da prova.

MCA 37-3/2016 29/33Anexo F - Solução do pedido de revisão de item de prova

PEDIDO DE REVISÃO DE GRAU

Aluno:

Turma:

Prova:

Preenchido pelo Estagiário Preenchido pela DE - SDAV

GRAU PUBLICADO A SER CONSIDERADO GRAU REVISADO

Motivo da solicitação (em letra de forma)

Data: ______________________ _________________Rubrica

Parecer da DE:

Data: ______________________ _________________Chefe da DE

Ciência do Estagiário em relação aos pareceres emitidos

Data: ______________________ _________________Chefe da DE

Atenção: este pedido será considerado se forpreenchido de forma correta e encaminhado àDivisão de Ensino em até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação da Listagem deGraus em Quadros de Avisos.

30/33 MCA 37-3/2016Anexo G – Pedido de revisão de grau

JUSTIFICATIVADE FALTAS ÀSATIVIDADESAVALIATIVAS

Do: _____________________________________ Turma: _____________Ao: Sr. Chefe da DE

Assunto: Justificativa de faltas.

I – Participo a V. Sa. que faltei à instrução _____________________________________ de_____/_____/_______ às __h__min, por

Data: _____/_______/_____________________________________

Rubrica

Atenção: este pedido somente será encaminhado se preenchido até o primeiro dia útil apósa avaliação ou no mesmo dia de regresso do discente a esta OM, caso encontre-se ausente.

MCA 37-3/2016 31/33

Anexo H - Justificativa de faltas às atividades avaliativas

CPORAER-SJCORPO DEALUNOS

Ficha de Avaliação de Ordem Unida

Nº Nome do Aluno Nº de Acertos

01

02

03

04

05

MOVIMENTOSA PÉ FIRMEALUNO 01 ALUNO 02 ALUNO 03 ALUNO 04 ALUNO 05COMANDOS ITENSAVALIADOSC E C E C E C E C E

- Marcialidade

- Posição das MãosSENTIDO

- Abertura dos Pés

- Movimento dos pés

- Posição dos BraçosDIR/ESQ –VOLVER

- Equilíbrio do Corpo

- Movimento dos pés

- Posição dos BraçosMEIAVOLTA -VOLVER

- Equilíbrio do Corpo

- Movimento dos pés

- Posição dos BraçosAPRESENTAR -ARMA

- Angulação dos Braços

- MarcialidadeDESCANSAR -ARMA - Posição das Mãos

- Marcialidade

- Posição das MãosDESCANSAR

- Abertura das Pernas

MOVIMENTOS EM PASSO ORDINÁRIOALUNO 01 ALUNO 02 ALUNO 03 ALUNO 04 ALUNO 05COMANDOS ITENS

AVALIADOS C E C E C E C E C E

- Marcialidade

- Rompimento deMarcha

ORDINÁRIO -MARCHE

- Coordenação dosMembros

- Execução no PéCorretoMARCAR - PASSO- Posição das Mãos

EM FRENTE - Execução no Pé

32/33 MCA 37-3/2016

Anexo I – Ficha de avaliação de ordem unida

MOVIMENTOS EM PASSO ORDINÁRIOALUNO 01 ALUNO 02 ALUNO 03 ALUNO 04 ALUNO 05COMANDOS ITENS

AVALIADOS C E C E C E C E C E

Correto

- Marcialidade

- Execução no PéCorretoOLHAR À

DIR/ESQ - Movimento deCabeça

- Execução no PéCorreto

OLHAR FRENTE- Movimento deCabeça

- Execução no PéCorretoALTO- Abertura das Mãos

TOQUES DE CORNETAALUNO 01 ALUNO 02 ALUNO 03 ALUNO 04 ALUNO 05COMANDOSC E C E C E C E C E

SENTIDODIREITA – VOLVERESQUERDA – VOLVERMEIA-VOLTAVOLVERAPRESENTAR – ARMADESCANSAR – ARMAORDINÁRIO – MARCHEALTOCOBRIRFIRME

IDENTIFICADOR DOAVALIADOR

NOME COMPLETO: IDENT:

FUNÇÃO: GRAD:

LOCAL: São José dos Campos - SP DATA:__/___/_____ ASS:

MCA37-3/2016 33/33

Continuação do Anexo I – Ficha de avaliação de ordem unida