Europa velho mundo

Post on 19-Dec-2014

2.563 views 43 download

description

Aspectos históricos, políticos e econômicos do continente europeu.

Transcript of Europa velho mundo

Professor: Herbert Galeno

herbertgaleno.blogspot.com.br

*Europa: velho mundo

*Europa: velho mundo

*Chamada de “velho mundo” por geógrafos e historiadores, a Europa é o continente no qual ocorreram fatos importantes pra a definição da atual configuração social, política e econômica de todos os países do planeta.

*Europa: velho mundo

*Foi do continente europeu que partiram as grandes navegações, ocorridas em um importante período na história do continente, no qual as relações globais se tornaram mais intensas.

*Europa: velho mundo

*Na primeira metade do século passado, o continente passou por duas grandes guerras que envolviam disputa por território. O desenvolvimento industrial tornou o continente pequeno para abrigar nações tão poderosas e desenvolvimentistas

*Europa: velho mundo

*Revolução Industrial

*Um importante fato histórico ocorrido na continente europeu, com início na Inglaterra no final do século XVIII. Na mesma época em que os nobres foram destituídos do poder na França, na Inglaterra acelerava-se o aprimoramento de novas técnicas, que conferiam grande aumento na produtividade.

*A revolução industrial mudou o processo de urbanização e o crescimento das cidades se intensificou cada vez mais.

*Revolução Industrial

*A atividade industrial se expandiu para a Europa e, no século XIX, chegou a outros continentes, modificando a forma de se viver e consumir, barateando os preços dos produtos, tornando-os mais acessíveis a parcelas cada vez significativa da população.*Revolução Industrial

*A Europa na segunda metade

do século XX

*A maioria dos Estado Nacionais existentes atualmente no território europeu se formou durante o século XX. Em 1950, a Europa contava com pouco mais de 20 países. Hoje, possui aproximadamente 50 países, sendo que 49 fazem parte da ONU.

*A Europa na segunda metade

do século XX

*Outro fator que contribuiu para a fragmentação territorial da Europa foi o desmembramento da URSS no inicio da década de 1990, marcado com o fim do sistema socialista de produção no continente.

*O processo de integração

*A partir da segunda metade do século XX, alguns países Europeus estabeleceram processo de integração que visavam à gestão compartilhada de recursos naturais e ao estabelecimento de diversos acordos de paz entre as nações.

*O processo de integração

*Para promover o desenvolvimento regional de forma integrada, foi criada, logo após a segunda guerra mundial, no ano de 1945, a COMUNIDADE EUROPEIA DO CARVÃO E DO AÇO (CECA).

*Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Alemanha Ocidental foram os países que idealizaram a CECA

*Em 1957 foi assinado o tratado de Roma, que ampliou o sentido do CECA e estabeleceu a COMUNIDADE ECONOMICA EUROPEIA (CEE). Com isso ocorreu uma união aduaneira e os produtos passaram a circular livremente pelo países membros sem cobrança de tributos.

*O processo de integração

*Em 1967, a CECA a CEE e a Agência Atômica da Comunidade Europeia (Eurotom) foram unificadas em uma só entidade a Comunidade Europeia (CE).

*Em 1973, a organização oi ampliada com a adesão da Dinamarca, da Irlanda e do Reino Unido

*O processo de integração

*Em 1º de novembro de 1993, entrou em vigor o Tratado de Maastricht, que instituía formalmente a União Europeia (UE).

*Na ocasião contava com 12 estados membros.

*União Europeia

*Em 2002, entrou em circulação o Euro, que substituiu moedas, como o marco alemão e o peso espanhol e passou a ser a nova unidade monetária de 11 estados membros.

*Essa foi a maior experiência já realizada.

*O EURO

*União Europeia

*Hoje a União Europeia conta com 27 países membros; países como a Sérvia e a Turquia são candidatos a ingressar no bloco.

*Considerando os países que compõe o bloco, temos a 2ª maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos.

*Países que fazem parte da União Europeia

*Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação.