HISTÓRIA 8º ANO PROF. ARTEMISON MONTANHO PETTY RIBEIRO · A sociedade mineradora Desta estrutura...

Post on 17-Jul-2020

2 views 1 download

Transcript of HISTÓRIA 8º ANO PROF. ARTEMISON MONTANHO PETTY RIBEIRO · A sociedade mineradora Desta estrutura...

HISTÓRIA PROF. ARTEMISON MONTANHO

PROF.ª PETTY RIBEIRO8º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IProdução, Circulação e Trabalho

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 4.2

ConteúdoA Sociedade Mineradora

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadesApontar a contribuição do processo de ocupação do território brasileiro como consequência do ciclo do ouro em Minas Gerais.Indicar as características da sociedade mineradora.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

A sociedade mineradora:Mineração e mercado interno

Não por acaso o século XVIII mineiro ficou conhecido como “século do ouro”.Foram retirados da região das Minas Gerais cerca de 60 toneladas somente de ouro.

AULA

5

Mina da Passagem

Ouro de Mina: retirado de escavações.

(Mariana-MG)

Ouro de Lavra: retirado do fundo dos pequenos rios.

AULA

7

Também eram extraídos diamantes e outros tipos de pedras preciosas.

A Sociedade mineira era bastante diferente da maior parte do restante do Brasil Colônia: era uma sociedade mais urbanizada.

AULA

8

Os escravos conviviam mais próximos ou na mesma casa de seus donos e trabalhavam com o acordo de ter pequena parte do ouro que conseguissem extrair.

Alguns escravos compravam sua alforria e conviviam com negócios.

AULA

9

Escravos de Ganho

AULA

10

A procura por novas minas logo criavam núcleos urbanos que tornavam-se cidades, cada qual com suas regras sob o controle de representantes do governo português.

AULA

11

Ouro Preto - MG

AULA

12

Descreva de que modo o ciclo do ouro contribuiu para a ocupação do território brasileiro.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

13

A sociedade mineradora

Desta estrutura social diferenciada faziam parte os setores mais ricos da população - chamados “grandes” da sociedade - mineradores, fazendeiros, comerciantes e altos funcionários, encarregados da administração das Minas e indicados diretamente pela Metrópole.

AULA

14

A sociedade mineiraRicos: Comerciantes e Donos de Minas Camadas Médias: Padres, Garimpeiros, Profissionais liberais, Artesãos, Vendedores.Desclassificados: Sem nenhum oficio ou posição social definida.Escravos: Trabalhadores forçados que provinham da África. Em sua grande maioria, viviam pouco.

Obs: Os donos das minas não eram os mais ricos.Isso acontecia porque grande parte do que ganhavam era usada para pagar impostos, mão de obra, artigos importados (ferramentas, tecidos, queijos, doces...)

Ricos

Camadas Médias

“Desclassificados”

Escravos

AULA

15

Compunham o contingente médio, em atividades profissionais diversas, os donos de vendas, mascates, artesãos (como alfaiates, carpinteiros, sapateiros) e tropeiros. E ainda pequenos roceiros que, em terrenos reduzidos, entregavam-se à agricultura de subsistência. Plantavam roças de milho, feijão, mandioca, algumas hortaliças e árvores frutíferas. Também faziam parte deste grupo os faiscadores - indivíduos nômades que mineravam por conta própria. Deslocavam-se conforme o esgotamento dos veios de ouro. No final do século XVIII, esta camada social foi acrescida de elementos ligados aos núcleos de criação de gado leiteiro, dando início à produção do queijo de Minas.

AULA

16

Incluíam-se também nessa camada intermediária os padres seculares. Na Colônia, poucos membros do clero ocupavam altos cargos como, por exemplo, o de bispo. Este morava na única cidade da capitania: Mariana.Por outro lado, crescia na capitania real o número de indivíduos sujeitos às ocupações incertas. Vivendo na pobreza, na promiscuidade e muitas vezes no crime, não tinham posição definida na sociedade mineradora. Esta camada causava constante inquietação aos governantes. Ela era geralmente composta por homens livres: alguns brancos, mestiços ou escravos que haviam conseguido alforria.

AULA

17

O Estado, percebendo a necessidade de agir junto a essa população incapaz de prover seu próprio sustento, associou a repressão à “utilidade”. O encargo que eventualmente representava transformava-se, através do castigo, em trabalhos diversos e, consequentemente, em “utilidade”.

AULA

18

Descreva como estava organizada a sociedade mineradora do Brasil Colonial.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

19

A corrida do ouro e a guerra dos emboabasO controle sobre o ouro: impostos e mais impostos

RESUMO DO DIA

20

Mineração e mercado internoA sociedade mineradora

RESUMO DO DIA

21

Durante a aula faça anotações em seu caderno sobre o trabalho escravo e qual a importância dele no Brasil Colonial.

DESAFIO DO DIA

22