Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Post on 19-Jun-2015

257 views 2 download

description

Palestra sobre Inovação e Desenvolvimento de Produtos dada na abertura da I Semana do Profissional de Marketing no Centro Universitário Estacio - FIC

Transcript of Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Desenvolvimento e lançamento de produtos

O que faz

de um produto

um sucesso?

Criar algo que nunca existiu

Reaproveitar uma ideia fracassada

Desenvolver umatecnologia inovadora

Ou desenvolver umatecnologia ainda mais inovadora

Realizar o sonho das mulheres

Ou simplesmente…

x

www.spacepen.com

Sucesso é 10% inspiração e 90% transpiração

?

? ?? ?

? ?

?

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Produto

Potencial

Ideia

Ideia

Ideia

Ideia

Funil de Inovação

Critérios: Sinergia com as operações, aderência ao planejamento estratégico, similaridade da cadeia de suprimentos, mercados complementares, extensão de linha, oportunidade de negócios, etc.

LANÇAMENTO!

Conceito do Produto•Posicionamento•Preço•Canais de venda

Marketing• Marca• Embalagem• Packing • Estimativa de plano de

marketing

Viabilidade• Financeira/Fiscal• Técnica• Industrial

Teste Piloto• Praças e mercados

teste• Ajustes finos

Teste Fabril• Processo produtivo• Produto final

Desenvolvimento de Protótipos• Qualidade x Custo

Planeje e acompanhe

Atenção às questões fiscais e legais

Use os seus fornecedores

O ótimo é inimigo do bom

Pense de fora para dentro. SEMPRE!

ALGUNS BONS MAUS EXEMPLOS

Operários de Alamogordo, no estado americano do Novo México, encontraram ontem em um lixão centenas de cartuchos do game E.T., lançado para Atari no início dos anos 1980. Em 1983, a empresa enterrou as fitas depois do fracasso do jogo, que encalhou nas prateleiras das lojas após péssimas críticas. Foram encontrados os primeiros cartuchos. Ainda não se sabe se eles estão enterrados na casa dos milhões, como a lenda urbana dizia.

A Colgate decidiu usar seu nome em uma série de produtos alimentícios chamado "Entradas de Cozinha da Colgate" em 1982. A ideia dos criadores deve ter sido de que os consumidores iriam comer a sua refeição Colgate, e, em seguida, escovar os dentes com creme dental Colgate. Mas as vendas não decolaram, e o produto saiu rapidamente do mercado.

Entradas de Cozinha Colgate

Em 1985, a Coca-Cola enxergava seu reinado ameaçado pela Pepsi, então "o sabor da nova geração". A participação de mercado da Coca-Cola vinha caindo há 15 anos seguidos. Para contra-atacar, decidiu criar um sabor parecido com o da concorrente, a New Coke. Uma pesquisa de sabor, feita com mais de 200 mil pessoas, mostrou que 55% delas preferia a nova Coca à original. No dia 23 de abril de 1985 a "Coca-Cola com gosto de Pepsi” não apenas foi lançada, como o sabor antigo foi retirado das prateleiras. Foi um caos. Os consumidores destestaram a New Coke, e a jogada lançou a Pepsi ao posto de líder de mercado. Em 3 meses, no dia 11 de julho, o produto antigo estava de volta com um novo nome, Classic Coke.

O Ford Edsel é conhecido como o “Titanic dos automóveis”. O carro foi lançado com muito barulho em 1957, e a Ford começou a divulgá-lo com anúncios que não mostravam o produto, para gerar curiosidade. Os cartazes anunciavam apenas que “O Edsel está chegando”. Num primeiro momento, as lojas encheram-se de consumidores. Mas o design escolhido para o veículo não atendeu às altas expectativas, e ele encalhou. O carro, que tinha uma projeção de vendas de 200 mil por ano, saiu de linha em 1960 vendendo 2.800 unidades. Ele foi apelidado de “Latrina”, pelo design da sua dianteira.

Em um esforço para deixar o McDonald’s mais classudo, a marca lançou o Arch Deluxe, um sanduíche voltado para adultos, com paladares mais sofisticados. Os anúncios mostravam crianças fazendo "caras de nojo" e torcendo o nariz para o novo hamburguer. Na publicidade não faltou até um Ronald McDonald envolvido em atividades adultas, como o golfe. O único detalhe é que as pessoas não frequentam fast foods pela sofisticação, e a rede de restaurantes aprendeu a lição do jeito mais duro. Com a má aceitação, o produto foi retirado do menu ainda no ano do lançamento, em 1996.

É bem difícil se livrar de certas regras. A Pepsi provou isso quando tentou lançar um refrigerante sem cafeína e totalmente transparente em 1992. A Crystal Pepsi tinha o mesmo gosto da versão convencional da bebida, mas parecia água, o que tenderia a conferir ao produto um ar mais saudável. O fracasso, no entanto, foi instantâneo, e poucas semanas após seu lançamento, com vendas ínfimas, a bebida foi engavetada.

Depois de pesquisas com consumidoras, a Mattel resolveu reformular imagem do boneco Ken, o par romântico da Barbie, em 1993. A conclusão foi de que Ken deveria se tornar mais “cool”. A Mattel criou então uma versão nova com pele bronzeada, colete de couro roxo, brinco na orelha e um colar chamativo. A recepção para tanta modernidade azedou, tanto por parte dos pais quanto das garotas. A empresa cancelou a produção e recolheu todos os bonecos que conseguiu.