Jardins historicos do parque S Clemente€¦ · • Praça Getúlio Vargas (não foram encontradas...

Post on 11-Oct-2020

1 views 0 download

Transcript of Jardins historicos do parque S Clemente€¦ · • Praça Getúlio Vargas (não foram encontradas...

JARDINS HISTÓRICOS DO PARQUE DO BARÃO DE SÃO CLEMENTE

ORIGEM DO PARQUE● Os jardins do parque foram projetados pelo paisagista

francês Auguste François Marie Glaziou a pedido do 1°

Barão de Nova Friburgo.

● A propriedade do Barão ficou conhecida como Chácara do

Chalet e sua construção se deu entre as décadas de 1840

e 1860.

● Os jardins seguem, inicialmente, o estilo característico do

paisagista. Mas vieram a ser modificados posteriormente

a gosto dos outros proprietários.

● Glaziou também participou do projeto paisagístico de

outras propriedades do Barão (como do Palácio do

Catete) e de outros jardins importantes na cidade do Rio

de Janeiro, como os da Quinta da Boa Vista e do Campo

de Santana.

● O Conde de São Clemente, filho do 1°

Barão de Nova Friburgo, herda a propriedade e finaliza a construção do Chalet, implementando modificações ao projeto inicial, inclusive ao projeto dos jardins. O Parque recebe seu nome, devido ao período de maior influência da família na região.

● A família Güinle compra a propriedade dos Filhos do Barão em 1910 e, mais tarde, o patriarca César Güinle divide o terreno em diversos lotes. Esses lotes terão destinos muito diferentes: apenas dois deles serão tombados pelo Patrimônio Histórico e revendidos aos proprietários de um clube já existente; os demais lotes permanecerão, alguns, sob posse dos Güinle, e outros serão vendidos a pequenos proprietários, tornando-se, depois, uma extensão pública.

● A partir da década de 1950 entende-se como projeto de Glaziou apenas os dois lotes tombados, ou seja, o Parque São Clemente. Esta única porção é conservada até hoje nos moldes originais. Porém os jardins sofreram algumas modificações durante o período em que o Chalet funcionou como Sede Administrativa do Nova

Friburgo Country Clube. Nas últimas duas décadas projetos de restauração e pesquisa auxiliaram no resgate das características originais. Até mesmo espécies perdidas foram resgatadas.

• Projeto original do Parque, assinado por A. Glaziou.

Imagem atual do Parque através de satélite

• Mapa do Parque com indicação do posicionamento das plantas raras.

O ESTILO DE GLAZIOU NO PARQUE SÃO CLEMENTE

• Grandes lagos e gramados

• Jardins côncavos, dando a impressão de ampliar o espaço.

• Linhas livres e alguns traços provocados*

• Criação de alguns poucos eixos simétricos e apenas para adequar o Chalet ao conjunto paisagístico (árvores raras e palmeiras foram plantadas em volta da casa para criar o eixo )

Atenção ao eixo simétrico em torno do Chalet

• Aproveitamento do relevo local: o córrego e as montanhas são respeitados e aproveitados por Glaziou.

• Espécies exóticas e nativas misturadas: num estudo recente realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal foram identificadas quase todas as espécies do Parque São Clemente. Apenas três não puderam ser identificadas (as que respondem pelanumeração 7, 8 e 13), talvez devido a raridade no Brasil e no mundo. Dentre as mais de 70 espécies encontradas estão as seguintes:

→ Gingko biloba L – Ginkgoaceae – Ásia – Árvore dos Quarenta escudos, considerada um fóssil vivo, de tamanha raridade;

→ Melaleuca leucadendra L – Myrtaceae – Austrália Árvore do papel e do óleo de cajeput;

→ Magnolia gradiflora L – Magnoliaceae – América Boreal - Magnólia;→ Ravenala madagascariensis Geml. – Strelitziaceae – Madagascar – Árvore

do viajante;→ Nerium oleander L – Apocynaceae – Ásia / África – Espirradeira;→ Michelia champaca L – Magnoliaceae – Malásia – Champaca;→ Platanus acerifolia (Ait.) Willd – Platanaceae – Ásia – Plátano;→ Dillenia indica L – Dilleniaceae – Índia – Flor-de-abril;→ Tibouchina granulosa (Desv.) Cogn-Melastomataceae – Brasil – Quaresma;→ Osmanthus fragrans (Thunb.) Lour. – Oleaceae – Ásia – Flor-do-imperador.

O “JARDIM DOS ‘CHEIROS’”

O ‘JARDIM DE INVERNO’

Óleo sobre tela retratando o Barão e sua esposa junto às propriedades mais importantes:- A chácara do Chalet (à direita, na parte superior);- O Solar do Gavião (à esquerda, parte média da imagem);- O Palácio Nova Friburgo – ou o atual Palácio do Catete, onde funciona o Museu da República (à direita, na parte inferior);- O Projeto de construção da Via Férrea Cantagalo (nas mãos do Barão)

A influência do Barão em Nova Friburgo

● A Chácara do Chalet foi uma das propriedades mais importantes Barão; Muitas das grandes festas do Império foram realizadas nesse espaço. Por isso a preocupação com a luxuosidade: Glaziou era um dos mais renomados paisagistas da época.

Os proprietários posteriores ao Barão de Nova Friburgo – inclusive seu filho, o Conde de São Clemente – fizeram intervenções significativas na casa e nos jardins.

A própria exposição ao tempo levou elementos originais à deterioração .

INTERVENÇÕES NO PROJETO ORIGINAL

AS PONTES:

As originais eram caminhos improvisados de terra, pedra ou madeira. E, diferente dos outros jardins de Glaziou, elas não imitavam troncos. Essas pontes foram trocadas no período do Conde de São Clemente por pontes de ferro importadas da Inglaterra.

Ponte ainda existente hoje

Óleo sobre tela retratando, à época do 1°Barão de No va Friburgo, a ilha principal em frente ao Chalet.

∗Atenção ao acesso à ilha (em forma de aterro).

OS CHAFARIZES:

Os originais eram constituídos apenas de tubulações e resultavam em fortes jatos de água. Fato curioso se considerarmos a inexistência de bombas d’água ou motores na referida época. No Parque ainda encontram-se dutos represados e by-passe, e, acredita-se, essa era a ‘tecnologia’ aplicada para dar pressão à água.

- Escoar excesso em enxurradas, evitando o assoreamento dos lagos.

- Dar pressão e formar jatos para os chafarizes;

SISTEMAS DE REPRESAMENTO DA ÁGUA:Possibilidades:

• No período da Chácara sob posse da família Güinle muitos chafarizes originais são trocados por estruturas mais modernas como bustos e estátuas com água movida a motor. Mesmo assim diminui-se a pressão dos jatos de água e, conseqüentemente, a beleza do espetáculo.

Os Güinle também fizeram algumas modificações na disposição das espécies plantadas. No projeto original dos jardins havia uma alameda com magnólia de sabiáplantada em forma de tufos, mas ela foi modificada e replantada em corredor (imagem ao lado). Havia também outras alamedas com jamelões e azaléias. Somente nas últimas duas décadas se deu a reconstituição do projeto original.

• Quando o Parque se torna um clube acontecem as maiores modificações do projeto inicial. Sobre o “Jardim dos ‘Cheiros’” éconstruída uma cobertura de madeira para abrigar um salão de festas. A grande maioria da espécies morre e só agora nos últimos anos foram replantadas.

• Os jardins da Ilha central ficam abandonados por um tempo e perde-se as linhas provocadas por Glaziou

• Os quiosques também foram modificados:

• E algumas partes do lago chegaram a secar...

OUTROS PROJETOS E ATUAÇÕES DE GLAZIOU EM NOVA FRIBURGO

• Sempre que visitava Nova Friburgo a convite do Barão de Nova Friburgo ou do Conde de São Clemente, Glaziouacabava se envolvendo em outros projetos. Entretanto apenas os jardins do NFCC e alguns trechos da Praça Getúlio Vargas (local onde se hospedavam na cidade as Baronesas da família Clemente Pinto no século XIX) se conservam com as características originais. Talvez pelo valor histórico: os dois lugares foram projetados oficialmente e assinados pelo francês. Muitos outros projetos que tiveram sua participação indireta sofreram modificações.

• Praça Getúlio Vargas (não foram encontradas fotos originais antes do aterro e com o terreno côncavo, apenas dos chafarizes reconstituídos e das alamedas originais de eucaliptos):

• Praça do Suspiro:

Fonte do Suspiro

• Antiga residência de verão do Barão de Duas Barras e atual prédio da Faculdade de Odontologia:

JARDINS PRIVADOS DO S ÉCULO XIX

NATUREZA E ESPA ÇO RURAL: QUINTAS E FAZENDAS

JARDINS HISTÓRICOS DO PARQUE DO BARÃO DE SÃO CLEMENTE

Créditos de pesquisa da Comunicação apresentada:• Cláudio Augusto Piragibe Magalhães• Camila Dias Amaduro