Jornal dos Prestadores de Serviçõs

Post on 08-Apr-2016

214 views 0 download

description

Jornal dos Prestadores de Serviçõs

Transcript of Jornal dos Prestadores de Serviçõs

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 20115

Ribeirão Preto, 25 de março de 20117

Aguinaldo Rodrigues da Silvapresidente do Sindtur

email: presidencia@sindtur.org.br

EDITORIAL

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 2011

Editorial

Artigo

Curso

Certificação Digital

Destaque

O Sindtur esta colocando à disposição de seus associados e representados mais um serviço inédito e necessário: a Certificação Digital. Para agregar conhecimento a respeito desta nova tecno-logia o Sindtur promoveu, na noite do último dia 30 de agosto, palestra em parceria com a Auto Fax e Caixa Econômica Federal, representando um amplo trabalho de conscientização desta nova ferramenta colocada à disposição dos empresários, contadores e condomínios.

Sindtur engaja-se no movimento pela

recuperação do centro

O movimento pela recuperação do centro urbano de Ribeirão Preto conta, também, com o engajamento e o apoio do Sindtur-RP. Para explicitar seu apoio às medidas anunciadas pela prefeita Dárcy Vera o presidente Aguinaldo Rodrigues da Silva participou de uma reunião com os principais interessados nesse trabalho.

Controvérsias sobre a remuneração do Síndico

Sindtur-Sindcorp se capacitam para atender seus associados

Etiqueta social: conceitos de

comportamento

Jeanine Pires assume o Conselho de Turismo

da Fecomércio

Notícia

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 20116

Ribeirão Preto, 25 de março de 20117

Aguinaldo Rodrigues da Silvapresidente do Sindtur

email: presidencia@sindtur.org.br

EDITORIAL

GERAL

Ribeirão Preto, 25 de março de 20117

Aguinaldo Rodrigues da Silvapresidente do Sindtur

email: presidencia@sindtur.org.br

EDITORIAL

Descontos e convênios

• Faculdade Barão de Mauá (10% nos cursos de graduação - exceto medicina)

• Ateneu Barão de Mauá (20% na pré-escola, ensino fundamental e médio)

• Carlos Chagas Filho (Anglo) (20% em ensino médio e pré-extensivo)

• Faculdades COC (10%) • Reges - Centro de Ensino Superior (15%)• FAAP (6%)• Instituição Universitária Moura Lacerda

(5% no Colégio e 5% na Faculdade)• CNA – Unidade Campos Sales (20%)• Máxima Qualificação Profissional (cursos

de informática a partir de R$ 49,00)• SENAC (10% nos cursos de qualificação profissional

e técnico; 20% nos cursos livres – idiomas (em horários não promocionais), extensão universitária, pós-graduação (lato sensu) e eventos)

• Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão (SENAC) 10% sobre diárias vigentes na baixa temporada; 5% nos pacotes de finais de semana na baixa temporada.

• Editora SENAC (20% na aquisição de livros e outros produtos)

• Express Extintores (15% nos serviços de manutenção e recarga)

• PragTech Controle de Pragas Urbanas (10% na dedetização)

• Agência de Publicidade e Propaganda Fit Comunicação 20%

• Convênios Médicos• São Francisco Clínicas – Santa

Casa – Unimed e Medicar.•• Assistência jurídica – O Sindtur disponibiliza

advogados, através do seu departamento jurídico, para proporcionar consultoria jurídica gratuita aos seus associados. Maiores informações pelo e-mail:

• juridico@sindtur.org.br ou pelo telefone: 3607-6865.

BENEFÍCIOS

Aguinaldo Rodrigues da Silva*

O Sindtur esta colocando à disposição de seus associados e representados mais um serviço inédito e necessário: a Certificação Digital. Para agregar conhecimento a respei-to desta nova tecnologia o Sindtur promo-veu, na noite do último dia 30 de agosto, palestra em parceria com a Auto Fax e Caixa Econômica Federal, representando um am-plo trabalho de conscientização desta nova ferramenta colocada à disposição dos em-presários, contadores e condomínios.

Previsto em lei, o Certificado Digital é um documento eletrônico , contendo da-dos sobre seus usuários (pessoas ou em-presas), destinado a comprovar sua auten-ticidade. Ele funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo tran-sações pela Internet totalmente seguras e executada com qualidade, modernidade, sigilo e integridade de conteúdo, inclusive eliminando as distâncias físicas.

Com seu AR (Autoridade de Registro) em pleno funcionamento, o Sindtur esta dispo-nibilizando com exclusividade aos seus re-presentados toda a estrutura necessária para aquisição do Certificado Digital.

O Sindicato conta com excelente estru-tura e, o mais importante: o melhor preço do mercado e condições diferenciadas de pagamento. Tudo isso com a segurança e a credibilidade que só uma parceria do Sin-dtur com uma empresa da credibilidade da Auto Fax pode proporcionar.

Há tempos as pessoas utilizam assina-turas à caneta, carimbos, selos e outros re-cursos para comprovar a autenticidade de documentos, expressarem concordância com determinados procedimentos, declarar res-ponsabilidade, etc. Hoje, muitas dessas ativi-dades podem e devem ser feitas por meio da internet. Mas, como garantir autenticidade, expressar concordância ou declarar res-ponsabilidade no “mundo digital”? ...Aí

Certificação Digital e Conectividade Social

entra em cena a certificação digital e os recursos a ela relacionados como a assina-tura digital.

A internet permite a indivíduos, empre-sas, condomínios e outras entidades reali-zarem uma série de procedimentos e tran-sações de maneira rápida e precisa. Graças a isso é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibili-zar informações sigilosas, diminuir processos burocráticos, entre outros. No entanto, da mesma forma como os computadores ofe-recem meios para tudo isso, podem também ser usados para fraudes, significando que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e segu-ras. A certificação digital é capaz de atender a essa necessidade!

O Sindtur, como entidade sindical, re-presentativa de empresários e condomí-nios, acredita ser este um serviço abran-gendo qualidade, compromisso social e modernidade em benefício de todos, aproximando interesses, evitando fraudes, falsificações e possibilitando um maior número de serviços eletrônicos realiza-dos com absoluta segurança.*presidente do Sindtur(email: presidencia@sindtur.org.br)

“O Certificado Digital é um documento

eletrônico que funciona como uma carteira de identidade eletrônica”

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 20117

Roberto Rodrigues*A remuneração do con-

dômino investido na figura de síndico não raro é palco de inúmeras discussões em assembléias, em especial acerca de sua legalidade, da falta de parâmetros no or-denamento jurídico para sua fixação e, principalmente, sobre a incidência previden-ciária sobre referido ganho.

Antes de adentrar aos as-suntos de maior notorieda-de, imprescindível ressaltar que o conceito de remune-ração do síndico estende-se desde o pagamento propria-mente dito para exercício da função (pró-labore), como também a isenção do pa-gamento da quota condo-minial, independentemente do percentual desta isenção. Ambas as hipóteses são for-mas de remuneração e, por-tanto, se equivalem como conceito de remuneração.

No que tange à sua le-galidade, a remuneração do sindico, quando não prevista em convenção condominial, encontra respaldo jurídico no art. 22, § 4º, da Lei nº 4.591/64, ao estabelecer que “Ao síndico, ... , será fixada a remuneração pela mesma assembléia que o eleger, salvo se a Convenção dispuser diferentemente.”

Porém, é recomendável que na assembléia que fixar a remuneração do síndico, quando ela se paga sob a forma de isenção da quota

Controvérsias sobre a remuneração do Síndico

ARTIGO

condominial, seja também deliberado o âmbito de abrangência da isenção> Ou seja: se referida isenção ficará restrita às despesas ordinárias do condomínio ou se também albergará as des-pesas extraordinárias, não deixando esta interpretação a cargo do próprio sindico ou da administradora do condomínio.

Vale frisar que o condo-mínio, antes de deliberar acerca da remuneração do síndico, é imprescindível a consulta prévia à convenção do condomínio condominial. No silêncio desta, a remune-ração será decidida pela as-sembléia que elege o síndico. Contudo, há casos em que a convenção a proíbe, sendo nestes casos vedada sua de-liberação em assembléia.

No pertinente ao valor a ser pago a titulo de remune-ração não há, no ordenamen-to jurídico brasileiro, parâ-metros máximos ou mínimos pré-estabelecidos, bem como não há métodos de paga-mento pré-especificados (be-nefícios, ajuda de custo, isen-ção, pagamento em pecúnia, etc.), delegando tal função aos próprios condomínios tal encargo, observando-se apenas o princípio da razoa-bilidade.

Por fim, o mais tortuo-so dos aspectos da remu-neração do síndico está na hipótese de incidência da contribuição previdenciária sobre referido ganho, princi-palmente quando pago sob a forma de isenção da quota condominial.(Continua na próxima edição)

Estudo realizado pelo hospital estadual Emílio Ri-bas indica que, ao deixarem de se proteger, profissionais colocam em risco sua saúde e a de suas clientes

No dia Nacional de com-bate às hepatites, o hospital estadual Emílio Ribas, da Se-cretaria de Estado da Saúde de São Paulo, fez um alerta ao principal grupo de risco: manicures e podólogos. Por meio de uma pesquisa feita com profissionais que atuam em salões de beleza da cida-de de São Paulo, detectou- se que 81% das entrevistadas não estão devidamente pro-tegidas contra a hepatite B, mesmo a vacina estando dis-ponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde).O estudo apresentou também outro dado alarmante: 59% das manicures responderam não saber que as três doses da vacina são oferecidas gra-tuitamente aos profissionais da sua classe em toda a rede pública de saúde. Apenas 19% haviam tomado as três doses que protegem contra a hepa-tite B, o que pode colocar a saúde do cliente também em risco.A responsável pelo estu-do, Andréia Cristine Deneluz Schunck de Oliveira, enfermei-ra do Instituto Emílio Ribas, afirma que a vacina deve ser o meio de prevenção imediato, seguido de cuidados impres-cindíveis na rotina de trabalho dessas manicures. “A vacina é o ponto de partida para a

Prevenção81% das manicures não estão

protegidas contra hepatite

prevenção, mas o principal risco está na falta de cuidado dentro do salão de beleza”.A pesquisa apontou que as pro-fissionais não faziam esterili-zação adequada em seus ins-trumentos de trabalho e 74% não lavavam as mãos antes e depois de atender uma cliente. “Desta forma elas colocam em risco a própria saúde e a de suas clientes”, alerta Andréia Schunck.Para a pesquisadora, a explicação para o descuido com a biossegurança é reflexo da desinformação, pois 72% das profissionais desconhe-ciam as formas de transmissão da doença. “A falta de cuidado somada a omissão da vacina colaboram para o aumento de casos da doença”, explica.Neste ano o Ministério da Saú-de ampliou a vacinação contra a hepatite B para a faixa etária de 20 a 24 anos. Os indivídu-os pertencentes ao grupo de risco, manicures, podólogos, bombeiros, gestantes profis-sionais da saúde entre outros, podem e devem tomar a va-cina gratuitamente, indepen-dente da idade.

“A falta de cuidado somada

a omissão da vacina

colaboram para o aumento de casos da

doença”

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 20118 GERAL

Especialistas explicam como funciona essa tecnologia de infinitas possibilidades

A programação de cursos e palestras do Sindtur-Sindcorp do mês de agosto não poderia ter terminado melhor: tanto é verdade que o auditório dos referidos sindicatos ficou lo-tado, no último dia 30, pelos interessados em saberem como funciona a tecnologia da certi-ficação digital e suas infinitas possibilidades. Para tanto, An-dré Carli, da Autofax e Carlos Augusto Mastrelli (da área de FGTS da regional de Bauru da Caixa Econômica Federal) ex-plicitaram, como especialistas indiscutíveis, sobre aspectos da “Conectividade Social” e “Cer-tificação Digital”. Edna Fernan-des, gerente de marketing do Sindtur-Sindcorp abriu a reunião falando das iniciativas em favor da qualificação dos associados e explicando que naquela noite haveria, na verdade, duas pales-tras enfocando o mesmo tema: André, sobre “Certificação Digi-tal” e Mastrelli sobre “Conecti-vidade Social”.

O presidente Aguinaldo Ro-drigues da Silva, na seqüência, deu boas vindas aos partici-pantes, salientando a preocu-pação dos sindicatos por ele representados em proporcionar conhecimentos que auxiliem o trabalho profissional dos seus associados. “Nós contamos com uma empresa de porte, que é a Autofax, para falar co-nosco sobre certificação digital e o Carlos Augusto, da CEF, para abordar aspectos da conectivi-dade social. Esses assuntos são colocados para nós, em termos profissionais, de uma maneira a entendermos melhor essa tec-nologia da qual não poderemos mais fugir. É muito importante entendermos essas situações novas porque, a partir de agora, se tornarão inevitáveis: quem dominá-las terá total acesso aos serviços públicos em geral; quem não dominá-las, estará fora do mercado. São essas coi-

Sindtur-Sindcorp se capacitam para atender seus associados

sas que acontecem, são novas formas de trabalho; se são boas, se não são, elas estão aí! Nós estamos nos organizando com profissional que fará essa certi-ficação digital aqui no Sindica-to, juntamente com a Autofax que fará a preparação desse profissional para vocês não pre-cisarem procurar outra entida-de; essa certificação será feita aqui mesmo no Sindicato para conforto maior de vocês. Que-remos, assim, ajudá-los no uso dessa ferramenta de trabalho dentro dessa nova metodologia que está sendo implantada, de forma compulsória, no país: trata-se de adotá-la ou ADOTÁ-LA, não há como evitá-la”.

O que é a certificação digital?

Apresentando-se como gerente comercial da Autofax, uma empresa presente há 18 anos no mercado desenvolven-do soluções tecnológicas – que atuará em Ribeirão Preto em parceria com o Sindtur num convênio firmado através da Fecomércio – André Carli ini-ciou sua palestra explicando o que é a certificação digital, a partir da própria etimologia das palavras “certificar” e “di-gital”.

“Segundo definição do Houaiss, um dicionário bastan-te atualizado – explicou André – “certificar” tem o sentido de validar,comprovar ; “digital” tem a ver com eletrônica, onli-ne, computador etc. É bom gra-var essas duas palavrinhas para entenderem que a certificação digital vale como documento que vai comprovar ou validar no meio eletrônico. O certificado digital comprova a autenticida-de de qualquer transação que se possa fazer online. Na internet é indispensável essa certificação digital. A tecnologia utilizada na certificação digital é a mes-ma do cartão de crédito e do chip do celular. Por que isso é

seguro? Porque você consegue confirmar a existência daquela pessoa ou daquela empresa na internet por meio da criptogra-fia, que é a ciência e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secre-tas, usadas, dentre outras fina-lidades, para: autenticar a iden-tidade de usuários;autenticar e proteger o sigilo de comunica-ções pessoais e de transações comerciais e bancárias;proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos. “ O que é assinatura digital?

A assinatura digital consiste na criação de um código, atra-vés da utilização de uma chave privada, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este có-digo possa verificar se o reme-tente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada. Desta forma, é utilizado o mé-todo de criptografia de chaves pública e privada.É importante ressaltar que a segurança do método baseia-se no fato de que a chave privada é conhe-cida apenas pelo seu dono. Também é importante ressaltar que o fato de assinar uma men-sagem não significa gerar uma mensagem sigilosa.

É necessário considerar ainda o uso do que é conheci-do como função de hash, para o aspecto da integridade. Em poucas palavras, este recurso é um procedimento criptográ-fico pelo qual deve passar a informação a ser transmitida. O resultado obtido é único e chamado de resumo ou hash, e possui sempre o mesmo tama-nho, independente do volume de dados tratado.

Obtendo certificados digitais

Para que possa ser aceito e utilizado por pessoas, empresas

e governos, os certificados digi-tais precisam ser emitidos por entidades apropriadas. Sendo assim, o primeiro passo é pro-curar uma Autoridade Certifica-dora (AC) ou uma Autoridade de Registro (AR) para obter um certificado digital. Uma AC tem a função de associar uma iden-tidade a uma chave e “inserir” esses dados em um certificado digital. Para tanto, o solicitante deve fornecer documentos que comprovem sua identificação. Já uma AR tem uma função in-

termediária, já ela pode solicitar certificados digitais a uma AC, mas não pode emitir esse docu-mento diretamente.

Cada Nação conta com uma Infra-estrutura de Chaves Públi-cas (ICP) ou, em inglês, Public Key Infrastructure (PKI), isto é, um conjunto de políticas, téc-nicas e procedimentos para que a certificação digital tenha am-paro legal e forneça benefícios reais à sua população. O Brasil conta com a ICP-Brasil para essa finalidade.

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

A tecnologia utilizada na certificação

digital é a mesma do cartão de crédito e do chip do celular

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 20119

Agenda de eventos

Dia: 15/09 - Quinta-FeiraPalestra: Comunicação Eficaz

das 18h30 às 21h00

Dia: 23/09 - Sexta-FeiraLiderança focada em Resultados

das 18h30 às 21h00

Dia: 27/09 - Terça-FeiraPrevenção Contra a Dengue

das 18h30 às 21h00

visite o site: www.sindtur.org.bre conheça os serviços oferecidos pelo Sindtur

Em sua palestra, Carlos Augusto Mastrelli, responsável pela parte de FGTS da regional da CEF de Bauru que se deslo-cou daquela cidade especial-mente para atender o convite do Sindtur – explicou aspectos da conectividade social cujo acesso é feito através de certi-ficado conferido pela ICP-Brasi. Demonstrou como utilizá-lo; como se registrar no sistema; como conceder procuração e também falou sobre as prin-cipais ferramentas da conec-tividade. “São – explicou – as ferramentas da procuração e

O Sindtur está habilitado a proporcionar aos seus asso-ciados, mediante prévio agen-damento através do telefone 16-36076865, a Certificação Digital, cumprindo assim o disposto na lei numero 995, de 22 de janeiro de 2010. É conveniente lembrar que, a partir do último dia 02 de junho, a Conectividade Social deixou de utilizar a Certifi-cação em disque e passou a utilizar a Certificação Digital ICP-Brasil.O Certificado Digi-

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Conectividade é obrigatória a partir de 2012

acesso completo às contas vin-culadas dos trabalhadores junto à base do FGTS.”

Segundo Mastrelli, “todas as empresas serão obrigadas a utilizar esse certificado padrão ICP-Brasil em substituição ao certificado anterior fornecido pela CEF de uso exclusivo da base do FGTS que,por obri-gatoriedade legal, deixará de ser utilizado com prazo para utilização final expirando em 31 de dezembro. Portanto, começaremos o ano de 2012 utilizando exclusivamente o certificado ICP-Brasil. Trata-se

de uma obrigatoriedade legal, instituída por decreto federal em que a própria Caixa tem de se adequar . Esse papel da Caixa já foi referendado junto ao FENACOM e outros órgãos representativos das empresas no prazo de oito meses para fazer a transposição de um certificado para outro. Ou seja: são oito meses de transição iniciados em 02 de maio úl-timo e finalizando em 31 de dezembro o prazo transitório. A obrigatoriedade legal, assim, vigora a partir do dia 1 de ja-neiro de 2012.”

Sindtur oferece Certificação Digital

tal é um documento eletrôni-co seguro que permite ao seu portador executar de maneira muito mais rápida, segura e sigilosa as operações corri-queiras do dia-a-dia como, por exemplo, atestar o rece-bimento de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).Este Certifi-cado Digital é fornecido pelo Sindtur aos seus associados com preços diferenciados e a garantia de um ótimo atendi-mento para esclarecê-los so-bre eventuais dúvidas.

Limpeza:É a remoção de qualquer corpo indesejável (visível ou não) de uma superfície , sem alteração das características originais do objeto que está sendo tratado, e que este processo não seja nocivo ao meio ambiente.

Higienização:É a remoção de sujidades invisíveis a olho nu, principalmente a eliminação de microorganis-mos a níveis toleráveis.

Sanificação:É a redução do número de microorganismos a níveis toleráveis.

Desinfecção:É a destruição de bactérias patogênicas que causam doenças. (não destrói esporos).

Esterilização:É a destruição de todas as formas de microorganismos.

Assepsia:É a ação preventiva para evitar a contaminação ou retorno de microoganismos.

Lembrete útil e constante:“A melhor maneira de manter limpo é não sujar”.

Fonte: José Osmar Viviani. Limpeza; é assim que se faz! Manual Técnico Operacional para Supervisores e Auxiliares de Higiene e Limpeza. 1ª Edição 2003.

Conceitos básicos de limpeza

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 201110 Informe

Jurídicojuridico@sindtur.org.br

Qual a diferença entre convenção e regulamento interno?A convenção trata dos direitos e deveres do condomínio

e formas de gestão, como assembléias e administração. Já o regulamento interno estabelece regras para o local, como res-trições de utilização de determinadas áreas. A convenção não pode mudar o que está estabelecido no Código Civil e na lei 4.591/64, que trata de condomínio.

Qual a função da assembléia?Reunir condôminos para discutir assuntos de interesse lo-

cal. É quando são votadas e tomadas algumas decisões. Elas podem ser divididas em ordinárias (despesas mensais e regu-lares, como gastos com funcionários) e extraordinárias (des-pesas extras em investimentos e obras para o condomínio).

Como é eleito o síndico e quais as suas atribuições?Ele é escolhido por meio de assembléia. É o representante

legal do condomínio e exerce sua função com o auxílio dos conselheiros e do subsíndico. A eleição deve acontecer a cada dois anos.

Qual o papel da administradora de condomínio?Cuidar das partes administrativa e jurídica, como a docu-

mentação do condomínio e o auxílio ao síndico na funções burocráticas.

O síndico pode escolher, sozinho, a administradora?Ele tem liberdade para fazer a escolha, mas algumas con-

venções exigem que a decisão seja submetida a assembléias. Quais as atribuições do locatário quanto ao con-

domínio?Ele deve seguir as regras previstas na convenção e no re-

gulamento interno, mas só deve pagar as despesas ordinárias. As extraordinárias devem ser pagas pelo proprietário.

O que fazer com o excesso de barulho?......Para evitar conflitos com vizinhos, observe o que o

regulamento interno estabelece com relação a horários para obras, mudanças, uso de piscina e quadra de esportes.

O adquirente de uma unidade condominial respon-de por débitos condominiais em nome do proprietário anterior (vendedor), ou seja, anteriores à aquisição?

O adquirente responde pelos débitos da unidade con-dominial adquirida vencidos antes da aquisição, ainda que eventual cobrança, judicial ou administrativa, esteja em nome do antigo proprietário. Quando da alienação de uma unida-de autônoma o adquirente deve se resguardar de eventuais pendências pecuniárias para com o condomínio, obtendo a declaração de quitação expedida pelo síndico.

A ex-presidente da Embra-tur, Jeanine Pires é, desde o últi-mo dia 28 de julho, a responsá-vel pelo recém-criado Conselho de Turismo e Negócios da Feco-mércio. Ao assumir a presidên-cia desse Conselho, também deu posse aos seus integrantes, entre tais Aguinaldo Rodrigues da Silva, presidente do Sindtur. Durante a solenidade, ela apre-sentou os novos conselheiros, fez um breve relato sobre essa iniciativa da Fecomércio e tam-bém colocou em debate uma proposta de ações a serem de-senvolvidas pelo Conselho até o final deste ano.

Jeanine Pires

assume o Conselho de Turismo da Fecomércio

Aguinaldo e Jeanine Pires: debatendo ações a serem desenvolvidas no interior de São Paulo.

Durante a solenidade Jeanine

Pires colocou em debate uma

proposta de ações a serem desenvolvidas

pelo Conselho

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 201111

PALESTRA

No último dia 18, o auditó-rio do Sindtur , das 18h30 às 21h00, foi o palco de palestra, proferida pela docente Julia-na Lopes Pereira (do SENAC), tendo como tema “Etiqueta Social; conceitos de comporta-mento”. Na abertura do even-to, Renato Carvalho Pinheiro (executivo de atendimento cor-porativo) e Luci Genovês (téc-nica de desenvolvimento em-presarial), em nome do SENAC, enfatizaram a importância da-quela parceria com o Sindtur.

Regras para o sucesso pessoal e profissionalA palestra – enriquecida

pela apresentação de vídeos ilustrativos – envolveu o con-ceito de etiqueta, marketing pessoal, etiqueta social e habi-lidades interpessoais. Mostrou as atitudes corretas

Etiqueta social: conceitos de comportamentoque devem caracterizar o bom profissional nos cumprimentos, nas apresentações, no dia a dia, nas reuniões de trabalho, nas reuniões sociais, nas visitas empresariais, nas entrevistas de emprego, nos cartões de visita e nos presentes. Regras como pontualidade, discrição e saber ouvir são fundamentais. Na comunicação é importante cuidar bem das palavras (pois nem tudo o que se diz é en-tendido como gostaríamos) e mostrar atenção ao interlocutor, expondo suas idéias com clare-za e objetividade. Vestir-se de maneira adequada é sinal de respeito para com os outros e para consigo mesmo. Para obter o sucesso pessoal e profissional deve-se ter em mente que o bom senso e a educação nunca saem de moda e que comporta-

mento pode pesar mais do que desempenho.

Etiquetas à mesaUm capítulo à parte, abran-

gendo o convite prévio, boas maneiras, posição à mesa, dis-

posição dos lugares, montagem de mesa, regras básicas para receber e servir com elegância, a arte de comer e beber, apre-sentações e agradecimentos. Uma regra básica: após parti-

cipar de jantar ou festa a que foi convidado, sempre envie no dia seguinte uma mensagem de agradecimento ou telefone para comentar o anfitrião pelo que você puder elogiar do evento.

A programação de pa-lestras e cursos do Sindtur foi iniciada, neste mês de setembro, com o tema “Se-gurança em condomínios e edifícios” no quartel do 3º BPM1, na avenida Pascho-al Inecchi, 1538, no Jardim Independência, a partir das 19h00 do dia primeiro. Já na abertura o major PM Samuel Rebessi Penteado, coordena-dor operacional do 3º BPM1, deixou claro que aquela era uma oportunidade para a própria PM passar e receber informações “numa troca de informações e conhecimen-

No quartel do 3º BPMI, “Segurança em condomínios e edifícios”

tos”. Aguinaldo Rodrigues da Silva, presidente do Sindtur, agradeceu a oportunidade daquela parceria em prol de maior segurança dos condo-mínios e edifícios de Ribeirão Preto “numa ação preventiva para evitar que aconteçam, em nossa cidade, invasões e assaltos como ocorrem em São Paulo”, sublinhou.

Os responsáveis pela pa-lestra foram o tenente PM Carlos Henrique Boso (Co-mandante da Força Tática) e o cabo Marco Aurélio Hen-riques (Auxiliar da Seção Operacional). Durante quase

duas horas referidos milita-res e mais o 1º sargento PM Alexandre Ap. Sumele (Super-visor da Divisão Operacional) discorreram sobre normas de segurança a serem adotadas nos edifícios e condomínios, enfatizando a importância de um sistema baseado na qualificação dos porteiros e zeladores.

Novas palestras, pelo que ficou definido em diálogo en-tre a gerente de marketing do Sindtur, Edna Fernandes e o major Penteado, deverão ser agendadas dentro da preo-cupação comum de garantir

a segurança patrimonial dos condôminos e, acima de tudo,

a integridade física das famí-lias por eles representadas.

Ribeirão Preto, 02 de setembro de 201112

3610 4781

REUNIÃO

O movimento pela recupe-ração do centro urbano de Ri-beirão Preto conta, também, com o engajamento e o apoio do Sindtur-RP. Para explicitar seu apoio às medidas anun-ciadas pela prefeita Dárcy Vera o presidente Aguinaldo Rodrigues da Silva participou, na noite da última quarta-feira (31-08) na sede do Sin-covarp reunindo os principais interessados nesse trabalho: o presidente da Câmara, Ni-canor Lopes (anunciando a liberação de R$ 7 milhões do

Sindtur engaja-se no movimento pela recuperação do centro

dinheiro economizado pelo legislativo municipal do por-centual a que tem direito do orçamento municipal, sendo R$ 2 milhões neste ano e mais $5 milhões até o início de 2012); o presidente da ACIRP, José Carlos de Carva-lho; a secretária da Cultura, Adriana Silva; o secretário do Planejamento, Fernando Pi-colo; o presidente do Sinco-varp, Pedro Além; o represen-tante da AMEC (Associação dos Moradores e Empresários do Centro), Marcos Zeri Fer-reira; a presidente e o vice do Sindicato dos Comerciarios, Regina e Oscar Gonçalves; Considerado um encontro de trabalho, não houve for-mação de mesa e todos os interlocutores situaram-se num mesmo plano; houve, sim, consenso em torno do projeto – apresentado pela prefeita – de iniciar o pro-cesso de revitalização pelos 9 quarteirões do “calçadão” central tornando a rede de energia elétrica subterrânea e eliminando, assim, num processo de “Cidade Limpa”, fios e postes.

Nas discussões, Nicanor foi explícito: a Câmara libera a verba mas quer urgência na execução do projeto “porque o tempo é curto”. A prefeita não perdeu o embalo: garan-tiu que a obra de combate à

enchente é a maior obra da cidade mas vê, com especial carinho, a revitalização do centro. Segundo ela, a Pre-feitura realizou uma pesquisa para saber o que o povo quer no centro e o item numero 1 é banheiro público e sua idéia é um banheiro público dife-renciado, incluindo fraldário, para as mulheres. Ela preten-de ainda reduzir o fluxo de ônibus – criando mais linhas bairro a bairro – na região central e construir um novo terminal de ônibus urbanos na praça da Catedral. Para o projeto do calçadão, no qua-drilátero central, ela pretende contratar a CPFL para licitar, planejar e executar a obra cujo ponto alto será a fiação embutida.

Apoio totalAguinaldo garantiu que

o apoio do Sindtur ao que foi proposto e decidido pela prefeita Dárcy Vera é total. “Aplaudimos irrestritamen-te o projeto global que será iniciado pelos 9 quarteirões do quadrilátero central com a colocação de fiação subterrâ-nea. Considero positiva a par-ticipação da Câmara Municipal liberando R$ 7 milhões da sua verba orçamentária para essa obra. Vivo e convivo no centro de Riibeirão Preto desde crian-ça e me inquietava muito a sua degradação; felizmente, o bom senso está sendo recuperado e nossa cidade haverá de ter, brevemente, um centro histó-rico, cultural e empresarial do qual possa se orgulhar, dotado

“Felizmente, o bom senso está sendo

recuperado e nossa cidade haverá de ter, brevemente,

um centro histórico, cultural e

empresarial do qual possa se orgulhar”

das condições mínimas de se-gurança e bem estar para seus moradores, comerciantes e fre-qüentadores. Fazemos parte desse projeto – afinal, a sede do nosso Sindicato é no centro – e estamos dispostos a ajudar e colaborar no que nos for pos-sível”. Ao lado de Aguinaldo, o presidente Nicanor Lopes, defi-niu a participação da Câmara como “importantíssima por-que, com a economia que os 20 vereadores estão fazendo, conseguimos devolver e des-tinar recursos para a obra de revitalização do centro; neste ano, serão R$ 2 milhões e já programamos, para 2012, mais R$ 5 milhões. Trata-se, garanto, de uma verba carimbada, des-tinada exclusivamente para a revitalização do centro”.

Aguinaldo Rodrigues da Silva

presidente do Sindtur