Liderança

Post on 18-Jan-2015

9.344 views 0 download

description

 

Transcript of Liderança

LIDERANÇAProf. Humberto Lacerda

Ementa:

• Entender os conceitos e o contexto de liderança;

• Compreender a significação da figura do líder diante do contexto social contemporâneo (Era do Conhecimento);

• Identificar os estilos de liderança;

• Analisar as características de um líder;

• Construir e/ou fomentar opinião crítica acerca dos estudos sobre liderança.

Metodologia:

• Leitura, análise, compreensão e interpretação do texto-base;

• Discussão aberta entre docente e discentes;

• Simulação de situações-problema (e apresentação);

• Atividade-casa.

Metodologia:

• Leitura, análise, compreensão e interpretação do texto-base;

• Discussão aberta entre docente e discentes;

• Simulação de situações-problema (e apresentação);

• Avaliação escrita.

LIDERANÇA: alguns conceitos

A palavra LIDERANÇA vem do verbo inglês to leal, que significa conduzir, guiar, comandar, pilotar, levar, dirigir, governar, capitanear, mostrar o caminho, dominar-se.

LIDERANÇA: alguns conceitos LIDERANÇA: palavra muito utilizada por gerentes, empresários, políticos, oradores, professores...

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

“Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação, por intermédio do processo de comunicação, para que seja

atingida uma meta”.

LIDERANÇA: algumas observações

Bernard Bass (2007): "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o que e porque eles fizeram o que fizeram".

Estudos sobre liderança surgem a partir da década de 30.

Nos últimos anos: foco das pesquisas e estudos sobre os líderes em relação aos subordinados – relação face a face.

Liderança, líder e liderados Liderança situacional: ocorre quando as qualidades, as

características e as habilidades de um líder são determinadas pela situação em que deve agir, ou seja: a situação cria o líder. Numa situação qualquer, o líder mais eficaz é aquele que melhor satisfaz as necessidades de seus seguidores.

Exemplo situacionalSe um avião fez uma aterrissagem forçada numa floresta, até então o comando (liderança) era piloto. Agora, nessa situação, para atingir uma meta (escapar da floresta), a influência sobre as pessoas (interpessoal) passa a ser exercida por um passageiro ou tripulante que fez um curso de salvamento na mata e que conhece o processo de comunicação na floresta.

Mudou a situação, mudaram as necessidades dos liderados, o processo de comunicação também agora é outro; logo, a liderança passou a ser exercida por outra pessoa.

Eficácia da liderançaA eficácia de um líder é avaliada pela realização dos objetivos (metas) do grupo:

- Puxa, ele conseguiu convencer os operários a trabalharem com mais entusiasmo.

A eficácia de um líder também poderá ser avaliada de acordo com o grau de influência que exerce sobre seus seguidores para a consecução dos objetivos do grupo.

- Com o Sílvio, eu topo qualquer parada. Sou capaz de ir a pé até Atibaia, no sítio dele.

Eficácia da liderança

Resumindo:

TEORIASSegundo Chiavenato, a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:

Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função.

Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.

Situações de liderança. Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe.

Estilos de liderançaLiderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.

Liderança liberal: Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto-dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigí-los.

Estilos de liderançaLiderança paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes que um indivíduo.

Observações adicionais (1)Uma pessoa pode ser um gerente eficaz, um bom planejador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades motivacionais de um líder. Ou simplesmente pode ocorrer o contrário. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porém, em contrapartida, ter as habilidades necessárias para um bom líder.

Observações adicionais (2)Liderança não é cargo; liderança é um estado de espírito...

Observações adicionais (3)Um grande líder não se sente acima ou abaixo de seus liderados; ele se sente ao lado deles...

Observações adicionais (4)Um grande líder faz com que as pessoas sejam seus seguidores não pelo poder, pela força, pela hierarquia, nem pelo cargo, mas sim pelo seu exemplo, pelas atitudes, pelas habilidades.

Observações adicionais (5)Conserto X Concerto: o que estes dois termos tem em comum com o contexto de Liderança?

?

Observações adicionais (6)Conserto: Ato de consertar algo (exemplo: consertar um telhado, uma TV, um carro).

Concerto: uma combinação, convênio, pacto (exemplo: concerto de uma orquestra).

PARADIGMA: Chefe X Líder

PARADIGMA: Chefe X Líder

PARADIGMA: Chefe X Líder

PARADIGMA: Chefe X Líder

Grandes líderesda humanidade:

Júlio CésarEle foi um dos homens mais influentes antes de Jesus Cristo e o responsável não só por transformar a República Romana em Império, como fez com que Roma fosse o Império mais importante e poderoso da Antiguidade.

Abraham LincolnConsiderado o maior presidente americano que já existiu, ele foi o responsável por abolir a escravidão, administrar os Estados Unidos durante a Guerra Civil e modernizar a economia do país.

Napoleão BonaparteUm dos maiores estrategistas da história, conhecia bem seus subordinados e os colocava nos cargos mais adequados aos seus perfis. Ele se tornou um dos líderes mais bem-sucedidos da história por ter a habilidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Martin Luther KingTeve milhares ao seu lado durante a luta pelo fim da desigualdade social, com seus protestos e discursos motivadores. Uma das frases mais famosas que existem foi dita por ele “Eu tenho um sonho”.

Getúlio VargasLiderou o país por 15 anos sendo considerado o “pai dos pobres”. Presidente brasileiro que trouxe esperança para seu povo, Getúlio lutou pelas leis trabalhistas e pelos direitos dos mais pobres. Era carismático e próximo ao povo.

Nelson MandelaFoi o mais importante líder africano da história. Lutou pelos direitos de um continente inteiro e ganhou um prêmio Nobel da Paz. Dedicou toda a sua vida aos direitos humanos e, até hoje, tem milhões de seguidores.

PERGUNTA FINAL:

Afinal, nascemos ou nos tornamos líderes?

FONTES CONSULTADAS:LIDERANÇA. Texto adaptado por Jabes Oliveira Moura – Ph.DPortal RH. www.rh.com.brGoverno do Estado de Pernambuco: Curso Técnico em Recursos Humanos: Caderno LIDERANÇA e MOTIVAÇÃO.IMAGENS: google imagens (Palavras-chave: liderança; líder; chefe x líder).

Metodologia:

• Leitura, análise, compreensão e interpretação do texto-base;

• Discussão aberta entre docente e discentes;

• Simulação de situações-problema (e apresentação);

• Avaliação escrita.