Marketing, FARM - Análise de branding

Post on 19-Nov-2014

7.307 views 2 download

description

Marketing, Farmrio - Análise de branding. Por Caterine Vilardo, Jaqueline Galvão e Dylan Araujo, @dylanaraujo.

Transcript of Marketing, FARM - Análise de branding

Era uma vez... um pequeno estande em uma feirade moda carioca...

"Éramos um stand, que virou uma loja, que virou várias lojas, ou seja, um stand acabou se transformando em um estilo de vida." Marcelo Bastos - sócio da FARM

Alguns números: 

- Investimento inicial de R$ 1.200. Faturament hoje: 100 milhões/ano- Iguatemi SP – vende 8.000 peças por mês. Na primeira Babilônia, venderam 80. - As 5 melhores vendas da rede são fora do mercado carioca, a 1ª maior venda do Rio é a 6ª da  rede. -  47% do público que compra tem mais de 30 anos.- 2002 - Inauguração loja Centro RJ - aumento de 20% do faturamento da rede.     

- Gera tráfego, porém, pouco dialoga - A menina extrovertida parece tímida nos monossílabos do twitter

- Apropriação da marca - tuwites para tornar públicas as últimas   aquisições    - Adesão das Farmetes cariocas de   Minas, cariocas de Goiás

>> Posts replicados de imediato pelas "Farmetes"

SITE - Dar destaque às redes sociais na home.

- Melhorar a exposição das informações sobre o "Eu Quero Farm!":a) Criar um campo para cadastro deste programa de relacionamento, dentro da área no site para gerar banco de dados; b) Integração com as redes sociais das promoções através do site; c) No blog, não há um botão ou link para retornar ao site. O blog abre em outra janela, para busca seria melhor ter os 2 integrados.  d) não há uma caixa de busca. Colocar uma com "busca inteligente" para auxiliar o usuário.

- Site extremamente pesado, demora para carregar.Reestruturação do site: html + flash + CSS > SEO e a Navegação.

- Desenvolver uma estrutura de e-commerce para que os produtos estejam disponíveis para outros estados e até outros países.

RELACIONAMENTO - Explicitar o desconto de aniversário no site e no blog. - Em outros Estados, para satisfazer as "farmetes" e se aproximar mais da cultura e da realidade local de cada uma, criar algumas peças da coleção com temas regionais. -  Muitas clientes reclamam em não receber o catálogo da loja em casa, apesar de todo o investimento no meio digital e nas lojas. - A ação "Bazar universitário" foi feita recentemente no RJ e foi um sucesso. No entanto, clientes de outros Estados ficaram insatisfeitas > Criar pequenos eventos, bazares para atender as regiões onde a FARM é muito forte (Ex: SP e BH).- A base de dados da marca hoje é feita basicamente através do cadastro nas lojas. Um cadastro online, facilitaria e aumentaria a base de dados. Oportunidade de disparo de e-mail marketing com avisos de promoções, aniversário, bazares, dicas de moda, nova coleção.  

EVENTOS - Eventos exclusivos para clientes VIPs .(para não perder o foco, atenção deste nicho)

- Conheça o Mundo FARM ( convidar blogueiros importantes para evento exclusivo e visita a fabrica em São Cristóvão;

- Investir em eventos beneficente e que explicitem ainda mais a imagem sustentável da marca (corridas, caminhadas, reciclagem, operação praia limpa, adote!). - Patrocinio de eventos no estilo FARM ( ex: Bailinho, Lual, festas típicas - festa junina, carnaval,  eventos de moda de universidades ligadas à esta área)

PREÇO E PAGAMENTO -  O preço é diferenciado em varias regiões. Isso gera muita insatisfação > unificar o preço.

- Só dividem o pagamento acima de R$500,00.  Desenvolver brindes fofos e exclusivos para clientes que comprarem acima deste valor -  toalha de praia, camiseta, espelho de bolsa, necessaire, lenços, porta celulares, tops - criar descontos para pagamentos à vista e em peças-chave)

 

REDES SOCIAIS -  Desconto e exposição da marca nos sites de clubes de compra    (Peixe Urbano , BrandsClub e Privalia..)

a) As ações no Peixe Urbano, seriam focadas na valorização da marca atreladas a uma experiência e não somente a compra dos seus produtos. ex: Luau no Clube Med..

b) Bazar Off no Privalia e BrandsClub.

- Explorar mais o canal da marca no Youtube, e estar presente no Videolog. Convidar as clientes, fãs a participar de concursos culturais com envio de vídeos. ( "O que é a FARM para você?" e até mesmo fazer um FARM Seleciona - profissionais de moda para trabalharem)

- Incentivar a participação dos usuários em todas as ações. "Curti", "Não Curti" direcionando para o Facebook.