Miniguia Turístico - Joinville

Post on 11-Aug-2015

192 views 9 download

Transcript of Miniguia Turístico - Joinville

Urbana e rural, perto da serra e do mar, Joinville é moderna sem perder a identidade.

A influência multicultural, com colonização europeia de alemães, suíços e noruegueses, faz parte da história de Joinville. Suas terras foram dote de casamento da princesa Francisca Carolina - irmã de D. Pedro II - com o príncipe francês, Ferdinand Philipe. E, por isso, Joinville é conhecida como Cidade dos Príncipes.

Posteriormente, parte dessas terras foram vendidas para uma companhia de colonização alemã que deu início à vinda dos imigrantes europeus para a região.

A cultura e tradições trazidas por esses povos estão presentes, até hoje, na arquitetura, costumes, festas e na gastronomia diversificada de Joinville.

Tudo num só lugar

Abraçada pela Serra do Mar e pela Baía da Babitonga, Joinville é privilegiada por suas exuberantes paisagens naturais. A cidade é estrategicamente localizada entre as capitais Curitiba e Florianópolis, concentra o maior polo industrial de Santa Catarina e é a mais populosa do Estado.

Com personalidade acolhedora e completa infraestrutura, Joinville oferece atrações para públicos de todos os estilos e idades.

Na área urbana, a história e a cultura estão registradas em museus e locais emblemáticos, como a Rua das Palmeiras e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Para quem aprecia a natureza, a área rural reserva lindas paisagens com muito verde, rios e cachoeiras, além de opções de roteiros de cicloturismo. Do lado oposto à serra, a cidade é abraçada pela Baía da Babitonga, onde é possível desfrutar o turismo náutico e saborear a gastronomia à base de frutos do mar.

E para celebrar suas raÌzes e belezas, as festas tradicionais de Joinville encantam pela alegria, diversidade de atrações e gastronomia típica.

Considerado o maior do mundo em número de participantes, segundo Guinness Book, o Festival de Dança de Joinville conta com a participação de mais de seis mil bailarinos de todo o país e do exterior.

Atrai, a cada ano, sempre no mês de julho, cerca de 200 mil espectadores, entre turistas, profissionais e admiradores da arte.

> www.festivaldedanca.com.br

A mais tradicional de Santa Catarina

Com mais de 75 anos, a Festa das Flores de Joinville é considerada a mais antiga do Brasil, no segmento de flores. Atrai, a cada ano, cerca de 150 mil pessoas. São famílias, orquidófilos, amantes de flores e da natureza, que vêm de todo o país e também do exterior.

A Festa reúne atividades como exposição de flores, concurso de orquídeas, mercado de plantas, oficinas de cultivo, mostra de paisagismo, feira de artesanato, atrações culturais e gastronômicas. Acontece sempre no mês de novembro.

> www.festadasflores.com.br

JaneiroFestival Gastronômico (Verão)

FevereiroCarnaval de Joinville

Março09 - Aniversário de JoinvilleFesta Regional do PalmitoCultivado

AbrilStammtisch - PirabeirabaFeira do Livro de JoinvilleRodeio Crioulo NacionalFesta da Banana

MaioFestival do AnthuriumFesta do ArrozBandoneon Fest

JunhoEncontro Folclórico eFesta do Aipim

Escola do Teatro Bolshoi

MINIGUIA TURÍSTICO1ª edição - Maio/2015

Família R

oos

Festa das Flores

JulhoFestival de Dança de JoinvilleFesta do Colono - Rio da Prata

AgostoFestival Gastronômico (Inverno)Festa do Colono – Piraí

SetembroFesta da ColheitaSemana FarroupilhaFesta da Polenta

OutubroFesta do Tiro ao PorcoStammtisch - Via GastronômicaFestival Hemerocallis

NovembroFesta das Flores

Desfile Cívico

EVENTOS TRADICIONAIS

ROTEIRO GASTRONÔMICO CONHEÇA JOINVILLE

FESTIVAL DE DANÇADE JOINVILLE

FESTA DAS FLORES

Confira as datas emwww.fundacaturistica.joinville.sc.gov.br

Além da tradicional culinária germânica e das delícias coloniais, a gastronomia de Joinville destaca-se por sua variedade, agradando a todos os paladares.

Frutos do mar, churrascarias, pizzarias, restaurantes com cozinha árabe, asiática, australiana, italiana, contemporânea e mexicana, além das docerias e tentadores cafés coloniais e rurais, são algumas das opções que compõem a rede gastronômica de Joinville.

Via Gastronômica

No coração da cidade, a rua Visconde de Taunay é o cenário da Via Gastronômica, ponto de encontro obrigatório para quem deseja viver momentos especiais, saboreando comida de alta qualidade, em ambientes charmosos e descolados.

Os bares, restaurantes e casas noturnas que formam a Via Gastronômica oferecem culinária diversificada, música ao vivo, chopp gelado e, claro, muita gente bonita.

Chopp e Chocolate

Chocolates finos e artesanais, fabricados em Joinville, podem ser encontrados em shopping centers, delicatesses, em centros comerciais e, também, em lojas de rua e de lembranças da cidade.

As cervejarias joinvilenses, por sua vez, possuem espaços temáticos onde é possível saborear e adquirir diferentes tipos de bebida artesanal.

Via Gastronômica

Lembre-se que este miniguia é apenas uma pedacinho da cidade. Você encontrará mais informações no site da Fundação

Turística, ou falando com um de nossos atendentes. Visite Joinville!

Pórtico e Moinho da Rua XV

Considerados um dos principais cartões postais de Joinville, o Pórtico e Moinho da Rua XV de Novembro têm estilo germânico e saúdam os visitantes que chegam pelo acesso principal à cidade.

Mercado Público Municipal de Joinville

O tradicional ponto de encontro oferece produtos e serviços diversificados, como choperia e restaurantes; lojas de produtos naturais; verdureira; açougue e peixaria; artesanato e barbearia. Aos sábados, música ao vivo anima o local e reúne grande público.

Catedral Diocesana São Francisco Xavier

Com imponente beleza arquitetônica, a Catedral Diocesana é uma obra modernista construída na década de 1960. Em seu interior, um conjunto de vinte vitrais retrata a Teologia da Evolução. Na cobertura, duas grandes cúpulas representam a proteção das mãos de Deus.

Casa Krüger

A Casa Krüger é uma construção histórica tombada pelo Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina. Localizada às margens da BR 101 e no início da SC 418, traduz a cultura da região rural e da serra de Joinville. O espaço abriga casa de memória, Central de Atendimento ao Turista (CAT) e, aos domingos, feira de artesanato e produtos coloniais.

Rua das Palmeiras

Conta com 52 palmeiras centenárias, que formam uma agradável alameda. Compõe, com o Museu Nacional de Imigração e Colonização ao fundo, o principal cartão postal de Joinville.

Estação da Memória

A antiga Estação Ferroviária foi musealizada e retrata a história e a cultura da cidade. O complexo abriga o Museu da Bicicleta de Joinville - MuBi e o Museu do Ferro de Passar. Periodicamente ofereve atividades culturais e de lazer.

Em sua área náutica, Joinville é banhada pela Baía da Babitonga, maior baía navegável de Santa Catarina. Passeios de barco, atividades náuticas, gastronomia à base de peixes e frutos do mar, além da natureza exuberante, são algumas das atrações oferecidas em diferentes regiões da orla marítima.

Barco Príncipe

O iate turístico faz um passeio pela Baía da Babitonga, passando por 14 ilhas da região, área do porto e Centro Histórico de São Francisco do Sul. Oferece restaurante e apresentações artísticas a bordo.

Parque Porta do Mar

Praça com monumento “Porta do Mar” e trapiche formam um ponto de contemplação para a Baía da Babitonga.

Ferry Boat Vigorelli

Travessias diárias entre Joinville e Vila de Glória, encantadora comunidade de pescadores, em São Francisco do Sul.

A bucólica e agradável área rural de Joinville convida o visitante a permanecer mais tempo na cidade e conhecer os encantos das principais regiões.

Quiriri

Uma estrada em meio à Mata Altântica leva a lindas quedas d’água, cercadas por orquídeas e pássaros. O turista pode renovar suas energias com um banho nos rios Quiriri e Cubatão, aproveitar a paisagem e conhecer as casas em estilo europeu.

Piraí

Montanhas, cachoeiras, rios e vastos arrozais: um lugar perfeito para relaxar. O cenário se completa com os recantos de lazer, parques aquáticos, pesque-pagues, chalés e o delicioso café rural.

Para quem curte bicicleta, o roteiro de cicloturismo oferece 39 quilômetros de belas paisagens e percurso diversificado.

Estrada Bonita

O nome já diz tudo: a Estrada Bonita é uma linda região cercada pela paisagem do campo, com som de riacho ao fundo e pequenas pousadas. Propriedades rurais oferecem produtos caseiros e café colonial. Nos restaurantes locais é possível saborear a culinária típica de influência germânica.

Estrada da Ilha

Reconhecida pela beleza dos coloridos campos de flores, a região também concentra propriedades criadoras de cavalos e organizadoras de eventos crioulos. O Roteiro das Flores e as delícias coloniais completam as atrações da região.

Mercado Público Museu de Arte Estrada Dona Francisca

Ícones da culinária local, como o marreco recheado e os produtos coloniais, são destaques nesta região, juntamente com as diversas opções de trilhas e recantos. As paisagens bucólicas e as propriedades com belos jardins formam o cenário que leva à Serra do Mar.

Estrada Bonita

Ponte sobre o rio Piraí

Casa Krüger

Baía da Babitonga

Museu Nacional de Imigração e Colonização

O principal museu da cidade tem rico acervo de móveis e utensílios. As peças revelam aspectos da vida rural e urbana da Colônia Dona Francisca. Além da casa principal, há a Casa Enxaimel, o Auditório Dona Francisca e os Galpões de Tecnologia e de Transporte.

Museu Nacional do Bombeiro

Espaço dedicado à preservação da história bombeiril. Reúne acervo de cerca de 170 peças e está localizado dentro da mais antiga corporação de bombeiros voluntários do Brasil.

Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville

Expõe o acervo arqueológico do “homem sambaqui”. Apresenta sua alimentação, técnicas, costumes estéticos, funerários e a arte em pedra.

Museu de Arte de Joinville - MAJ

Possui acervo com mais de 760 obras. Em seu jardim, onde são realizados eventos culturais, estão peças de artistas contemporâneos. Dispõe de biblioteca especializada em artes e dois anexos que recebem exposições culturais.

Museu “Casa Fritz Alt”

A casa onde morou Fritz Alt, primeiro artista plástico renomado de Joinville, traz obras, ferramentas, dados sobre o processo de produção das peças, fotos e objetos pessoais. O local oferece vista panorâmica da cidade.

Museu da Bicicleta - MuBi

Por muito tempo, as bicicletas foram o principal meio de transporte utilizado pelos joinvilenses, o que concedeu ao município o título de Cidade das Bicicletas. O Museu da Bicicleta de Joinville é o único do gênero na América do Sul e possui acervo com mais de 16 mil peças.

Instituto Internacional Juarez Machado

Internacionalmente reconhecido, o artista plástico joinvilense Juarez Machado transformou a antiga residência da família em um centro de arte e cultura. Além de exposições, o local comercializa souvenirs com a grife do artista.

CARTÕES POSTAIS MUSEUS & MEMÓRIA RURAL

NÁUTICO

Rua das Palmeiras

Museu da Bicicleta - MuBi

Campo de flores

O Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico, transformou a área rural de Joinville em um cenário para

novas experiências. Nas cinco regiões, diversas propriedades abrem suas portas para estudantes e turistas de todas as idades que buscam conhecer a vida no campo e ter contato com a natureza.