Nossa família não é problema de outra pessoa pps

Post on 10-Jul-2015

243 views 2 download

Transcript of Nossa família não é problema de outra pessoa pps

Nossa Família não é

Problema de Outra Pessoa

2Reis 4:26Claudio Sampaio 2014

Casamento de Adnet e Calabresa

Casamento de Adnet e Calabresa

Últimas notícias

Declaração

• "Errei e me arrependo. Minha atitude afetou a mulher mais importante pra mim. Eu e Dani estivemos sempre juntos. Ela é minha melhor amiga e o amor da minha vida. Nos amamos e vamos superar isso juntos e casados. Nada importa mais do que a nossa relação.“ - Adnet

Kaká e Carol

Kaká, Carol e filhos

Últimas notícias

Declaração

• “Informamos que, após quase nove anos de casamento e em comum acordo, decidimos nos separar. Da nossa união temos dois filhos que muito amamos. Em reconhecimento a importância de cada um na vida do outro, o respeito, a gratidão e a admiração seguem recíprocos. Contamos com o carinho e a compreensão de todos para que a privacidade da família, nesse momento de grande mudança, seja preservada.” -Caroline Celico e Kaká

Vai tudo bem?

Estatísticas

Estatísticas

• As estatísticas do Registro Civil do IBGE apontam que em 1 ano, a taxa geral de divórcios cresceu 45,06%, chegando ao maior patamar da história.

• Segundo a instituição, foram registrados no ano passado 243.224 divórcios, por meio de processos judiciais ou escrituras públicas, e as separações totalizaram 67.623 processos ou escrituras.

O preocupante

• Além disso, foi diagnosticado que a maioria dos casais está se divorciando antes de completar 15 anos de casados.

• O fato foi apontado pelo site da Câmara como uma demonstração de que a sociedade já vê com mais naturalidade o processo de separação conjugal.

Divórcio e a Bíblia

"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel...”

(Malaquias 2:16)

Divórcio e a Bíblia

"Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".(Mateus 5:32)

Divórcio e a Bíblia

Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "

Divórcio e a Bíblia

Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe“. - (Mateus 19:3-6 )

Divórcio e a Bíblia

“Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera”. (Romanos 7:2-3)

Conclusões

“Nas Escrituras não existe um ensinamento direto concernente ao casamento depois do divórcio. No entanto, existe uma forte implicação nas palavras de Jesus em Mateus 19:9 que permite voltar a casar a parte que permaneceu fiel, menos para o cônjuge que não foi fiel ao voto matrimonial".

- Manual da Igreja, 2010, pg. 142.

Depoimento

Apesar de algumas vezes ser pintado como glamourosa, essa possibilidade de divórcio e novos casamentos tem suas consequências dolorosas. Veja o que Caio Fábio, ex-PastorPresbiteriano afirma:

Depoimento

"Eu sou um homem divorciado. Tem gente que pensa que porque me divorciei eu advogo o divórcio. Pelo amor de Deus! O divórcio é uma droga, é horrível. Dói nas entranhas, arrebenta você todo. Só advoga o divórcio quem nunca provou um ou quem passou por um divórcio da maneira mais leviana possível...”

Depoimento

“...Porque não basta que a Palavra nos diga que o divórcio é apenas uma amputação para salvar o ser de uma doença maior, e é só em casos extremos que se recorre a ele como medicina, mas não é, de modo algum, uma proposta de existência. Não significa: “Olha, se não deu certo, parte pra outro, e vai partindo, vai partindo…” Não. O indivíduo tem de fazer o possível para salvar o que tem.”

Causas: Diversas

“...Só não dá para ficar se não der para suportar; se a alma estiver morrendo! Isso é uma coisa. Outra, porém, é fazer do divórcio uma proposta de vida. Quem faz dele uma proposta de vida é, em geral, aquele indivíduo que tem uma determinada condição pessoal e quer justificá-la. Então cria uma doutrina para justificar sua condição pessoal e sua doutrina passa a ser um ensino que induz outros para a mesma coisa. E isso é um perigo terrível!

Depoimento

“...E cada um precisa tomar muito cuidado, prestar muita atenção — porque a tentação da autojustificação é enorme — para não fazer com que a sua condição de fragilidade pessoal ou da sua natureza se transforme num projeto de sedução para os outros. Se você tem o seu problema, viva o seu problema. Não transforme o seu problema numa causa." - Caio Fábio

Uma pergunta importante

"Porque tem crescido entre aqueles que se afirmam nascidos de novo algo que a Bíblia afirma claramente que Deus odeia?"

Causas: facilitação?

• A PEC 413/05.• Advogada e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IDBFAM), Maria Berenice Dias (casada cinco vezes!) questiona: "Ninguém precisa dizer por que vai casar. Por que, então, dizer por que vai separar?"

Causas: Diversas

A banalização do casamento

como instituição

divina.

Causas: Diversas

O hedonismo –busca

desenfreada pelo prazer.

Causas: Diversas

A falta de modelos dignos

para seguir, como o casamento dos

pais sendo péssima

referência.

Causas: Diversas

A falta de orientação

pré-conjugal.

Causas: Diversas

A mídia fazendo

apologia do adultério.

Causas: Diversas

A falta de espírito de

perdão.

Causas: Diversas

Imaturidade dos casais.

Outras...

Resume-se em dois pontos:

Falta de disposição de viver segundo a Palavra de Deus

Falta de adoção de atitudes preventivas. Quase sempre, só busca a solução extrema quando o casamento está acabado.

A Saída: dois pontos:

Cuidado diário da relação.

Cultivo de maior proximidade com a família e com Deus.

Nesse aspecto, atividades espirituais e de lazer, bem como dedicação de tempo de qualidade para se conhecer e se ouvir são definitivamente necessários.

A Saída: dois pontos:

Busque diálogo.

Mantenha acesa a chama do amor e compromisso.

Separe tempo para curtir sua família

Desenvolva atividades espirituais juntos

Ore com e por sua família

Afirme seu amor por meio de atitudes

Conclusão

Ao invés de nos preocuparmos em discutir o casamento de Adnet e calabresa, Kaká e Carol, repensemos e discutamos o nosso, para que amanhã também não sejamos parte das estatísticas negativas.

Fontes

• Claudio Soares Sampaio, in: Nossa Família não é Problema de Outra Pessoa

http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com.br/2014/11/nossa-familia-nao-e-problema-de-

outra.html

Publicado na internet dia 07/11/2014

fim

Igreja Adventista do Sétimo Dia