Oficina com jornal ppoint quase pronto (2)

Post on 06-Jun-2015

4.445 views 8 download

Transcript of Oficina com jornal ppoint quase pronto (2)

OFICINA de JORNAL para ALFABETIZAÇÃO

Professora: Claudia Acosta Alves

Apoio: Alunas Lisiane Zimermann,Margarete Zoccoli e Susana Cagliari

JORNAL EM SALA? POR QUE?

O jornal é um suporte textual, ou seja, é um portador de texto, que nos permite ensinar os alunos a ler e escrever e também possibilita o letramento, pois desenvolve habilidades de leitura e escrita a partir de textos do seu cotidiano, que tem uma função social relevante.

Benefícios...

Segundo a educomunicadora Cristiane Parente “o jornal na sala de aula traz mais benefícios ao sucesso escolar do que se imagina. Melhora nos hábitos de leitura, concentração e disciplina são alguns dos seus pontos positivos”.

EM QUE ANO USAR?

O trabalho com textos jornalísticos abrange tanto o ensino fundamental inicial quanto a EJA, pois permite uma adequação a linguagem e as especificidades dos dois segmentos, ou seja, podemos utilizar artigos, textos jornalísticos que estejam de acordo com estas faixas

etárias. Contudo, temos

que ficar atentos ao

selecionarmos os textos,

buscando sempre o enfoque

adequado.

Atividade 1: Árvore das descobertas

Material Necessário: • Papel pardo grande • Jornal• Cola e tesoura• Pincel Atômico para

colorir

AULA DE APROXIMADAMENTE 75 MINUTOS

Como fazer....• Faça uma árvore bem grande com ajuda das crianças e a

fixem na parede.• Conversar com as crianças sobre o que a árvore vai

representar( os frutos dela serão as palavras que cada um já sabe escrever). Podemos começar com os nomes de cada um, depois com os nomes dos colegas da classe(quando em pequenos grupos) ou nome de familiares(use a criatividade). A cada texto trabalhado do jornal ajudá-los a descobrir palavras ou parte de palavras do nome de cada um, e com estas partes tentar formar uma palavra nova. A cada conquista um novo fruto na árvore, até então, enchermos nossa árvore.

• Pedir que escrevam (como sabem) o que acharam da árvore, o que mais poderíamos ter colocado nela, qual o nome que dariam aquela árvore...etc. Se fossemos construir outra árvore do que poderia ser? Sempre incentivando a escrita.

• Assim poderemos então, fazer uma nova árvore....

Atividade 2: Árvore do Otimismo

Material Necessário:• Papel pardo grande• Jornal• Cola e Tesoura• Pincel p/colorir

AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS

OBJETIVO:

Esta atividade visa identificar palavras e frases que tenham ideias positivas, pois os jornais apresentam em sua grande maioria notícias ruins, tragédias e violências, por isso é necessário mostrar também que existem coisas boas acontecendo. Além deste enfoque vamos trabalhar as sílabas, palavras e frases, contextualizadas na atividade.

PRATICANDO...

• Achou sua palavra ou frase

de otimismo?

• Então...cole-a na árvore, leia e explique para os colegas o que quer dizer a frase ou palavra selecionada!

*Escolha 5 palavras da “árvore do otimismo”

e separe-as em sílabas;

*Reorganize as sílabas e descubra as

palavras;

*Elabore uma frase para cada palavra retirada

da “árvore do otimismo”.

3°ATIVIDADE:

RODA DE CONVERSA: CAIXA SURPRESA

Material Necessário:

*Caixa de papelão;

*Papel para forrar caixa;

*Cola, tesoura;

*Jornal.

AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS

OBJETIVO:

Esta atividade visa a motivação pela caixa surpresa. Tem como objetivo analisar e mostrar a variedade de textos diferentes encontrados dentro dos jornais que se encontram na caixa. O trabalho é feito em grupo (roda), possibilitando o diálogo, interação, exploração do tema e criando o gosto por jornal.

PRATICANDO...

Conversa de roda!

Questionamento às crianças

O que tem dentro da caixa?

Dê pistas do tipo: aqui tem o mundo, tem felicidade, tem tristeza...

Deixe que a caixa passe pelo grupo e digam o que imaginam que nela contém, criando assim suspense para motivá-los.

...

Abra a caixa mostrando os diversos tipos de textos, inclusive os de crianças.

Questione qual a relação entre o que eles imaginaram que tinha lá dentro e o que realmente tem. (Comprovação das hipóteses)

Peça que cada um escolha um texto e depois diga o porque escolheu e compartilhe a reportagem, tirinha, charge (diversidade dos textos) com o grupo, depois cole-a no caderno e utilize a criatividade para fazer uma atividade escrita com este material!

4ª Atividade – As Letrinhas

Material Necessário:

• Jornal;

• Lápis, borracha;

• Cola, tesoura;

• Folha branca;

• Hidrocor.

AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS

OBJETIVO:

Esta atividade visa trabalhar a escrita a partir de recortes de letras de jornal, pois enquanto folheia à procura das letrinhas, o aluno tem contato com textos inteiros, notícias, informações atuais, cores, ao mesmo tempo em que precisa 'procurar' letras e, com isso, realizar todo o processo mental de diferenciar, identificar as letras do alfabeto.

Praticando...

Escolher um texto, dentro deste, selecionar as letras do alfabeto que já conhece. Colar em uma folha branca, em ordem, uma abaixo da outra. Alunos já alfabetizados podem selecionar uma palavra dentro do texto escolhido e recortar as letras referente a esta palavra do jornal, ilustrando-a e fazendo uma frase.

... Para crianças com pouca compreensão de letras questionar que palavra começa com “tal” letra, incentivar para ela descobrir como se escreve esta palavra, qual a próxima letra, ou qual é a ultima letra desta palavra. Incentivá-la a procurar no jornal palavras que comecem com a letra escolhida e que termine também com a letra desta palavra, podendo utilizar o nome como ponto de partida.

Use sempre a criatividade pois o jornal tem muitas palavras para este recurso.

Também pode ser criado um texto com o que foi lido e conversado.

Relato de experiência

DESENHANDO UM JORNAL – RELEITURA

Escola Municipal Nancy Ferreira Pansera

• Distribuímos os jornais para os alunos, deixamos  apropriarem-se do material, após identificamos: nome, data, ano, valor, mostramos a estrutura do jornal, as partes que o compõe, os tipos de texto que são encontrados nele, etc...

• Pedimos para a turma formar grupos de

quatro alunos, incentivamos a discutirem

sobre o que lhes chamou a atenção no

Jornal (uma notícia, charge, tirinha, etc.).

Distribuímos papel pardo, pedindo para que o grupo fizesse o registro do que lhes chamou a atenção no jornal. Este registro poderia ser com desenhos bem como com palavras.

Após  pedimos para os grupos individualmente, o que eles registraram e em uma folha separada realizamos a descrição da atividade

Vídeo

Para pensar....

"A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres."  

Albert Einstein

MUITO OBRIGADO!!!

Referências:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22694

http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/