Origem e evolução da internet

Post on 06-Jun-2015

1.823 views 0 download

description

Uma breve apresentação falando sobre a origem e evolução da internet.

Transcript of Origem e evolução da internet

Universidade Federal do Piauí – UFPICampus Senador Helvídio Nunes de Barros

Profº Fredison Muniz

Picos – Pi, Novembro de 2012

Origem e Evolução da Internet

O que é internet? Quando ela surgiu?

A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo.

Surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações(ataque nuclear), pela então conhecida ARPANET (Advanced Research and Projects Agency).

A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) objetivando conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu à partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo início em 1969.

Equipe da empresa BBN Technologies que desenvolveu o servidor IMP, o que viabilizou o funcionamento da Arpanet

Desenvolvimento da Internet

No ano de 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado.

O Criador da Web

Tim Berners - Lee

A internet no Brasil

No Brasil a internet se desenvolveu junto ao meio acadêmico e científico, e até poucos anos o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Somente no ano de 1995 a internet deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada para se tornar de acesso público.

No ano de 1987, foi realizada uma reunião na Universidade de São Paulo, na qual estavam presentes representantes do governo, e da Embratel, com o objetivo de criar uma rede que visava interligar a comunidade acadêmica e científica do Brasil com outros países com a finalidade de trocar informações.

Em 1989, a Universidade Federal do Rio de

Janeiro também se conectou à Bitnet através de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituição a ter acesso a essa tecnologia. Nesse ano, foi criada, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que durante a década de 1990 foi a responsável por fornecer acesso a internet a aproximadamente 600 instituições, ou seja, por volta de 65 mil usuários.

Os Serviços da Internet

E-mail

É o serviço básico de comunicação em redes de computadores. O processo de troca de mensagens eletrônicas é bastante rápido e fácil, necessitando apenas de um programa de correio eletrônico e do endereço eletrônico dos envolvidos. O endereço eletrônico de um usuário contém todas as informações necessárias para que a mensagem chegue ao seu destino. Ele é composto de uma parte relacionada ao destinatário da mensagem e uma parte relacionada à localização do destinatário, no formato:  usuário@domínio.

 

Lista de Discussão   

São comumente usadas como meio de comunicação entre pessoas interessadas em discutir temas específicos através do correio eletrônico. Uma lista de discussão, também chamada de  Mailing List, é uma lista de endereços eletrônicos.As listas são implantadas através de programas conhecidos como  servidores  ou  processadores de listas. São estes programas que permitem que os usuários entrem nas listas, saiam das listas e as mensagens sejam repassadas sem que um ser humano precise ser envolvido. O servidor mantém uma lista de endereços eletrônicos de todos os usuários que estão inscritos em uma lista de discussão. Quando um usuário envia uma mensagem para o endereço de uma lista, o processador automaticamente redistribui essa mensagem a todos os seus participantes.

News    A Usenet News provê um serviço semelhante ao de listas de discussão, porém com maior abrangência e facilidade de participação, além de ser estruturado de forma bastante diferente do serviço de listas. Os grupos de discussão (ou news) constituem um serviço de difusão e intercâmbio de mensagens trocadas entre usuários da rede sobre vários assuntos específicos.Ao contrário das listas de discussão, em que as mensagens são enviadas para cada membro da lista, as mensagens de news são enviadas para um determinado computador da rede e, então, re-enviadas, em bloco, para os computadores que aceitam esse serviço. As mensagens podem ser lidas por qualquer usuário desses computadores, bastando que ele tenha acesso a um programa específico de leitura de news; não há assim a necessidade de se subscrever em grupos de discussão, como ocorre no serviço de listas.   

Telnet   

Depois do Correio Eletrônico, o Telnet é o recurso mais conhecido. É um serviço que permite ao usuário conectar-se a um computador remoto interligado à rede. Uma vez estabelecida a conexão, o usuário pode executar comandos e usar recursos do computador remoto como se seu computador fosse um terminal daquela máquina que está distante.Para utilizar o Telnet, em primeiro lugar deve-se saber o nome do computador ou  host  que se deseja acessar. Normalmente, esta máquina solicitará a identificação do usuário e também uma senha.   

   

FTP   

É o serviço básico de transferência de arquivos na rede. Com a devida permissão o usuário pode copiar arquivos de um computador remoto para o seu computador ou transferir arquivos do seu computador para um computador remoto. Mas, para isso, o usuário precisa ter permissão de acesso ao computador remoto.Para facilitar o acesso de usuários a determinadas máquinas, que mantêm enormes repositórios de informação, foi criado o FTP Anônimo. Não é necessário uma permissão de acesso; o usuário se identificará comoanonymous.Não há qualquer limitação quanto ao tipo de informação que pode ser transferida. Esse serviço pressupõe que o usuário conhece a localização eletrônica do documento desejado, ou seja, o endereço do computador remoto, os nomes dos diretórios onde o arquivo se encontra e, por fim, o nome do próprio arquivo.

WWW

É uma grande teia mundial onde é possível acessar hipertextos (documentos que podem ter textos, imagens, sons e vídeos), que são documentos que possuem a característica de ter "links" (ligações) pelos quais se pode saltar de uma parte para outra de um mesmo documento, ou para outro documento. (Se desejar mais detalhes clique  aqui).

Esta última característica permite que todos os arquivos armazenados em todos os servidores possam ser acessados, desde que os "links" sejam corretos. Assim sendo, criou-se a possibilidade de procurar informações em um volume de dados enorme e impossível de ser atingido, antes da internet.

Esses documentos são acessados por meio de programas navegadores (browsers) que possibilitam a visualização do conteúdo das páginas. Os navegadores também incluem outros recursos por meio de alguns programas (plug-ins  e  add-ons) que se incorporam ao navegador (ex.: som, imagem 3D, vídeo e de  FTP.   

IRC ou CHAT

O  Internet Relay Chat  (IRC) é um serviço semelhante aos fóruns de discussão públicos (as News), com a diferença de que as discussões em directo, isto é, pode "conversar" (sob a forma de mensagens de texto) com várias pessoas em qualquer parte do mundo, ao mesmo tempo.Para se utilizar o IRC, é necessário um programa (cliente) de IRC, como acontece com todos os outros serviços da Internet. Um desses programas é o mIRC (talvez o mais utilizado), mas existem outros como o  Microsoft Comic Chat.Cada utilizador no IRC é identificado por um “nome” (nickname), que é escolhido pelo próprio cada vez que se liga a um servidor de IRC.

Evolução da Internet

A rede internacional de computadores - a internet - está crescendo. No ano passado, totalizou 2,3 bilhões de internautas em todo o mundo, de acordo com a International Telecommunication Union (ITU).A Lei de Moore previu que chips podem, em um intervalo de dois anos, dobrar o poder de processamento. Já a banda larga fez com que as pessoas conseguissem ficar mais tempo conectadas. O resultado: smartphones e tablets. Por ele, acompanhamos o avanço da tecnologia trazendo novidades em ritmo estonteante. Com tanta coisa aparecendo, surge a pergunta: Qual o futuro da internet?

Curiosidade!

Você sabia que de todos os internautas do mundo a maioria é Ásiático? Que 3 em cada 4 funcionários admitem gastar mais que 30 minutos na internet durante o horário de trabalho? Que são enviados 210 bilhões de e-mails por dia? Sendo 80% deles spams?

O futuro da internet

Ipv6

Além de aumentar a quantidade de endereços

disponíveis, o IPv6 também visa um melhoramento na qualidade do serviço.

Outra possibilidade trazida pelo IPv6 é de conectar-se à internet através de qualquer lugar do mundo com apenas um endereço, tornando mais literal o sentido de “rede de computadores”. Isso significa que você pode conectar-se a qualquer rede com o mesmo IP que você utiliza em casa, por exemplo, e sem a necessidade de um roteador.

O IPv6 vem sendo adotado aos poucos. Alguns sites, como eBay, Yahoo, Microsoft e Google já iniciaram a transição para o novo padrão.

Rede mais inteligenteQuer chamemos de rede semântica ou rede

de dados interligados

A rede ‘onipresente’Vamos conseguir acessar a internet onde

quer que estejamos, fazendo o que for, quase sem precisar de nenhum aparelho. Poderemos vê-la por nossos óculos, ou por meio de algum visor que passaríamos a usar”, por exemplo.

Objetos nas nuvens Mais e mais objetos - como carros,

monitores cardíacos e sensores em nossas casas - estarão conectados à internet, contribuindo para um crescente fluxo de dados. A rede está se tornando um grande computador.

A rede de celulares

Pesquisas em áreas como compressão de informação se tornam ainda mais vitais.

Uma rede sustentável

O pesquisador Andy Hopper, da Universidade de Cambridge, lidera um programa chamado Computação pelo Futuro do Planeta.Um de seus alunos, por exemplo, está tentando criar um monitor pessoal de energia que use a nova “rede de objetos” para juntar todos os tipos de informação de sensores online que monitoram o uso de energia.

Obrigado! Perguntas?