Paulo VI O Papa Peregrino

Post on 15-Apr-2017

203 views 0 download

Transcript of Paulo VI O Papa Peregrino

AMIGOS DA FILATELIA

RICARDO BRITO

PAULO VI

O PAPA PEREGRINO

PAULO VI – O PAPA PEREGRINO

Foi o primeiro Papa a visitar 5 continentes e o mais viajado até ao seu tempo, ten-do ficado com o cognome de Papa Peregrino. Com as suas viagens, abriu novos horizontes, legado que deixou aos seus suces-sores. Foi o primeiro papa a viajar de avião, e visitou entre outros locais, Jerusalém, Índia, ONU, Portugal, Turquia, Colômbia, Suíça, Uganda, Filipinas e Austrália, entre outros.

NASCIMENTO Nascido a 26 de setembro de 1897, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini foi o Líder da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vatica-no de 21 de junho de 1963 até à sua morte em 6 de agosto de 1978 .

ORDENAÇÃO E PAPADO Entrou no seminário para se tornar sacerdote católico em 1916 sendo ordenado em 1920. Devido ás suas quali-dades, a sua evolução no circulo de Roma foi rápida. Em 1944, Montini passa a trabalhar diretamente sob orienta-ção do Papa Pio XII. Após a morte do Papa João XIII, Foi eleito Papa em 21 de Junho de 1963.

ÉPOCA DE TRANSIÇÃO E O CONCILIO O Papa Paulo VI chefiou a Igreja numa época de transição e prosseguiu o Concilio Vaticano II. À época assistiu-se a uma revisão profunda da liturgia católica do sacerdócio, e a um mundo em mudança, guerra do Vietname, guerra fria, ascensão do comunismo, lutas estu-dantis, guerra colonial…

Foi a primeira vez que um sumo pontifice viajou de avião e a primei-ra peregrinação papal à Terra San-ta depois de Pedro e a primeira vez em mais de um século que um papa saiu de Itália. O motivo da visita de Paulo VI à Ter-ra Santa era “dar um forte sinal a toda Igreja Católica e aos Padres conciliares, de modo que toda a Igreja refletisse sobre a origem da fé cristã”.

4 JANEIRO Saudação ao Rei Hussein da Jordâ-nia e às autoridades locais. Visita ao Santo Sepulcro. Saudação ao Patriarca Armênio Derderian e ao Patriarca Ecumênico Benediktos

AS VIAGENS APOSTÓLICAS

TERRA SANTA (4 Janeiro 1964 – 6 Janeiro 1964)

5 JANEIRO Visita à Basilica da Anunciação em Nazaré. Saudação ao povo de Israel.

Na sede da delegação, realizou-se o primeiro encontro com o Patriarca de Cons-tantinopla, Atenágoras I. Marcou o início de uma aproximação entre a Igreja Cató-lica e a Igreja Ortodoxa.

6 JANEIRO Entrega da “Rosa de Ouro” à Basilica da Natividade. Solenidade da Epifania na Santa Gruta de Jerusalém. Discurso de despedida do Rei Hussein

Cerimónia de despedida. Regresso a Roma

Entrega da “Rosa de Ouro à Basilica da Natividade

2. INDIA (2 DEZEMBRO 1964 – 5 DEZEMBRO 1964) Visita e inauguração do 38º Congresso Internacional Eucarístico em Bombaim. 2 DEZEMBRO Saudação ao Presidente do Líbano. Cerimónia de boas vindas em Bombaim. Encontro com os participantes do Congresso e bênção na Catedral de Bombaim

Melhorar INDIA

******************************

3 DEZEMBRO Saudação ás comunidades cristãs e não cristãs. Ao corpo diplomático. Ao Presidente e governo da India

4 DEZEMBRO Discurso aos doentes. Ás crianças do Orfanato Our Ladys´s Home. Aos jovens trabalhadores cristãos. Santa missa na Igreja de São Paulo. Aos alunos de uma escola técnico-profissional. Aos médicos e enfermeiro do Hospital de Bombaim. Declaração aos jornalistas.

5 DEZEMBRO Visita ao Santuário de Nossa Senhora de Bandra. Cerimónia de Despedida.

ESTADOS UNIDOS (4 DE OUTUBRO 1965)

A 1ª viagem de um papa aos EUA. Visita e discurso na ONU.

Cerimónia de boas-vindas no Aeroporto Kennedy

Saudação na Catedral de São Patricio

Encontro com o presidente Lyndon B. Johnson

Discurso na assembleia da ONU sobre a paz ouvido por uma audiência de 3000 pes-soas

Sa

ida

de

No

va

Iorq

ue

. Dis

cu

rso

de

de

sp

ed

ida

c

ele

bra

çã

o d

e m

iss

a n

o E

stá

dio

Ya

nk

ee

p

ara

90

.00

0 p

es

so

as

v

isita

a E

xp

os

içã

o M

un

dia

l de

No

va

Ior-

qu

e

PORTUGAL (13 DE MAIO 1967)

Primeira visita de um Papa a Portugal por altura da celebração do cinquentenário das aparições de Fatima. Dois anos antes entregou ao Santuário de Fatima a Rosa de Ouro, expressão de particular reconhecimento por serviços prestados à igreja.

13 MAIO Saudação ao Presidente de Portugal e diplomatas. Missa na Basílica de Fátima. Aos Representantes das comunidades cristãs e não cristãs. Cerimónia de des-pedida

TURQUIA (25 DE JULHO 1967- 26 DE JULHO 1967)

25 JULHO Cerimónia de boas vindas em Istambul. Saudação ao Presidente e autoridades da Turquia. 2º Encontro com o Patriarca ortodoxo Atenagoras I para o restabelecimento da unidade da igreja.

26 JULHO Santa Missa na Igreja de Santo António em Istambul. Ida a Esmirna e a Éfeso.

22 AGOSTO Cerimónia de boas vindas. Encontro com o Presidente. Encontro com o clero na Cate-dral de Bogotá.

COLOMBIA (21 DE AGOSTO 68 – 25 DE AGOSTO 1968)

Visita e Inauguração do 39º Congresso Internacional Eucarístico em Bogotá. A Conferência foi convocada pelo Papa Paulo VI para aplicar os ensinamentos do Concí-lio Vaticano II às necessidades da Igreja da América Latina. A abertura da Conferência foi feita pelo próprio Papa que marcou a primeira visita de um pontífice à América Latina.

23 AGOSTO Na residência do Chefe de Estado. Santa Missa para os camponeses. Aos media.

24 AGOSTO Abertura da Conferência do Episcopado Latino-Americano. Ás autoridades de Bogotá. Cerimónia de Despedida. Paragem nas Ilhas Bermudas.

SUIÇA (10 DE Junho 1969) Celebração do cinquentenário da Organização Internacional do Trabalho

Saudação ao Presidente da Confederação Helvética

Celebração do Cinquentenário da OMT

Encontro com o Imperador da Etiópia

Cerimónia de Despedida e regresso a Roma

UGANDA (31 DE JULHO 1969 – 2 AGOSTO 1969)

A visita a Kampala, é considerada uma pedra miliária fundamental nas relações com o episcopado africano. Consagrou o altar do Santuário dos vinte e dois mártires ugandeses, um grande enco-rajamento para a evangelização de Africa.

31 JULHO Cerimónia de boas vindas. Celebração Eucarística em Campala. Visita ao Presidente.

1 AGOSTO Ordenação de 12 bispos. Aos deputados e senadores. Ao Hospital de Mulogo.

2 AGOSTO Visita ao Santuário de Namugongo. Ás autoridades de Campala. Na Catedral de Rubaga. Cerimónia de despedida.

ÁSIA E OCEÂNIA (25 DE NOVEMBRO 1970 – 5 DE DEZEMBRO 1970)

A última viagem internacional do papa, levou-o a 9 países. Encontrou-se com vários lideres incluindo o Shah Mohammad Reza Pahlavi do Irão, Presidente Fer-dinand Marcos das Filipinas, O le Ao o le Malo de Samoa Malietoa Tanumafili II, Governador Paul Hasluck of Australia, e Presidente Suharto da Indonesia. A 27 de Novembro de 1970 o papa sofreu uma tentativa de assassinato no Aeroporto Internacional de Manila. A1 Dezembro liderou a Conferência Episcopal Pan-Oceânica em Sidnei.

26

No

ve

mb

ro—

Irão

27

No

ve

mb

ro —

Pa

qu

istã

o; F

ilipin

as

28

No

ve

mb

ro—

Filip

ina

s

29

No

ve

mb

ro—

Filip

ina

s; S

am

oa

Oc

ide

nta

l

30 Novembro—Ilhas Samoa: Austrália

1 e 2 Dezembro—Austrália

3 d

e D

ez

em

bro

—A

us

trália

; Ind

on

és

ia

4 d

e D

ez

em

bro

—In

do

sia

; Ho

ng

Ko

ng

; Ce

ilão

FALECIMENTO Paulo VI faleceu em 6 de agosto de 1978, na Festa da Transfiguração. Traslada-do a 9 de Agosto, o seu funeral foi realizado a 12 de Agosto de 1978. Em 20 de dezembro de 2012 o Papa Bento XVI, iniciou a abertura do processo de beatificação de Paulo VI. Completado em 2014 pelo Papa Francisco I.

4 de Dezembro— Ceilão; Regresso a Roma