Programação cultural Biblioteca Mário de Andrade

Post on 24-Mar-2016

215 views 1 download

description

Programação cultural e gratuita da Biblioteca Mário de Andrade referente ao mês de dezembro 2011

Transcript of Programação cultural Biblioteca Mário de Andrade

dez

11

quarteto de cordas da cidade de são paulo01 / dezembro

revista da biblioteca mário de andrade02 / dezembro

curso de criação literária03 / dezembro

literatura e afrodescendência no brasil: antologia crítica

06 / dezembro

leitores e leituras 07 / dezembro

série voz e violão: natal16 / dezembro

quarteto de cordas da cidade de são paulo(concerto)

Formado pelos músicos Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, considerado um dos mais ilustres da América Latina, é uma entidade oficial da Secretaria Municipal de Cultura.

A atual formação conta com músicos que realizam intensa atividade no cenário musical brasileiro, através de concertos, recitais ou atividades pedagógicas, com grande experiência e prestígio internacional.

Obras do acervo da Biblioteca são destacadas conforme o repertório.

programaclaudio santoro - Quarteto no.4 (25m.)ludwig van beethoven - Quarteto op. 95 (21m.)

01 dez, quinta-feira, das 19h às 20hlocal Auditório apoio cultural Theatro Municipal de São Paulo

revista da biblioteca mário de andrade(lançamento da edição anual)

Iniciada em 1943, como Boletim Bibliográfico da Biblioteca Municipal de São Paulo, passou a ter, desde 1992, o nome de Revista da Biblioteca Mário de Andrade. Trata-se de um periódico de Cultura – Arte, Humanidades e Literatura – com matérias produzidas por renomados intelectuais, que, como diferencial, dá espaço, em todos os números, à discussão em torno de seu precioso acervo, revelando ao público joias desse acervo muitas vezes ainda desconhecidas, mesmo de especialistas.

O n. 66 - produzido em coedição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, traz, em sua seção Fortuna Crítica, estudos sobre o professor e crítico João Alexandre Barbosa, falecido há cinco anos; o Dossiê, antecipando-se ao centenário de nascimento do autor, em 2012, trata de Jorge Amado; a seção Fac-Símile analisa o Prêmio Ampulheta, que deu origem a uma importante coleção de calendários da Mário de Andrade; a seção Bibliotecas trata de literatura de cordel; em Memória Editorial, o retratado é Paula Brito, um dos primeiros editores de livros no Brasil, falecido há 150 anos; na seção Bibliografias, as sugestões de leitura têm por tema a culinária paulista.

O lançamento da edição n.66 contará com a presença de vários autores e será acompanhado de uma exposição dos materiais do acervo tratados nesse número da Revista.

02 dez, sexta-feira, das 16h às 18hlocal Auditório

curso de criação literária(aula aberta)

A última aula do curso Desbloqueando o texto, iluminando a leitura será aberta ao público e qualquer interessado poderá conferir o resultado do curso que foi realizado na Biblioteca entre os meses de setembro e dezembro de 2011.

Com a coordenação do escritor, jornalista, dramaturgo e cineasta João Silvério Trevisan as aulas ocorreram através da criação e da discussão de textos literários elaborados pelos próprios participantes, a partir de exercícios de diferentes estímulos de elaboração e compreensão do texto poético e ficcional.

As aulas tiveram foco no treinamento de escritores iniciantes e, agora, os alunos selecionados, que tiveram a oportunidade de examinar os seus textos em grupo e trocar impressões, irão comentar seus processos e mostrar o resultado final.

03 dez, sábado, das 10 às 13hlocal Sala de Convivência

literatura e afrodescendência no brasil: antologia crítica(lançamento de coleção)

Apresentação do quarto volume da coleçãoLiteratura e afrodescendência no Brasil: antologiacrítica, produzido pela Editora da UniversidadeFederal de Minas Gerais - ufmg e organizado porEduardo de Assis Duarte.

A coleção é fruto de pesquisa realizada desde 2001 em todas as regiões do país e tem o objetivo de mapear o estudo da literatura produzida pelos afrodescendentes desde o período colonial.

Com a colaboração de 65 pesquisadores, vinculados a mais de vinte universidades nacionais e seis estrangeiras, o resultado apresenta o panorama afro dentro da literatura brasileira. O conteúdo reúne 100 autores de poesia e ficção de diferentes épocas e lugares, sendo composto por ensaios críticos, contendo dados biográficos, estudos de obra, relação de publicações e de fontes de consulta.

eduardo de assis duarte

Doutor em Letras pela usp e professor aposentado da

ufmg. Coordenou, desde 2001, o projeto integrado

afrodescendências: raça/etnia na cultura brasileira, apoiado

pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

e Tecnológico - cnpq. Dentre os produtos do projeto

destaca-se: o volume Machado de Assis afrodescendente,

escritos de caramujo, reunião de textos machadianos

sobre o negro e a escravidão publicada em 2007.

06 dez, terça-feira, das 19h às 20h30local Auditório

leitores e leituras (sarau)

Com o objetivo de compartilhar experiências deleitura, a Biblioteca Mário de Andrade promove, na salade convivência da Circulante, encontros de leitores.De modo espontâneo e livre, os participantes têm aoportunidade de dividir impressões e informaçõessobre suas leituras ou sobre seus próprios textos.

A ideia dos saraus é fornecer aos leitores um ambiente para expressar seus pontos de vista sobre livros que queiram compartilhar com outros leitores.

Após cada encontro, os livros comentados e lidos pelos participantes são expostos em destaque, estimulando-se, desta forma, sua consulta e empréstimo na Biblioteca Circulante.

07 dez, quarta-feira, das 17h30 às 19h30 local Sala de Convivência

série voz e violão: natal(apresentação musical)

A Série Voz e Violão é organizada e interpretada pela cantora lírica Adélia Issa e pelo violonista Edelton Gloeden – duo reconhecido como um dos mais destacados da música de concerto no país. Sempre em uma sexta-feira de cada mês, na hora do almoço, os artistas apresentam obras de diferentes épocas, estilos e em vários idiomas, incluindo composições que trazem poemas de grandes nomes da literatura mundial.

Neste programa serão apresentadas canções relacionadas ao Natal e à religiosidade, assim como cantigas de ninar tradicionais de várias épocas e estilos, harmonizadas ou reelaboradas por grandes compositores do século XX. Entre eles estão o espanhol Joaquín Rodrigo (o autor do famoso Concierto de Aranjuez), o lendário violonista catalão Miguel Llobet, o alemão naturalizado brasileiro Ernst Mahle, e o irlandes Denis ApIvor, entre outros. Algumas das canções trazem poesias de grandes nomes da literatura, como Lope de Vega, Federico García-Lorca e Vinicius de Moraes.

16 dez, sexta-feira, das 12h30 às 13h30local Auditório

joaquín rodrigo Espanha, Valência 1901 - Madri 1999

VillancicosPastorcito Santo (Lope de Vega)Coplillas de Belén (Victoria Kamhi)Aire y Donaire (Victoria Kamhi)

llobet Espanha, Barcelona 1878 - 1937 (adaptação)

segovia Espanha, Linares 1893 - Madri 1987 (adaptação)

El noi de la mare (cantiga de ninar catalã) -violão solo

denis apivor Irlanda, Collinstown 1916 - Inglaterra, Robertsbridge 2004

Virgen con Miriñaque (F. García-Lorca)Hush-a-ba-burdie (cantiga de ninar escocesa)

rafael rodriguez albert Espanha, Alicante 1902 - 1979

Cantarcillo (Lope de Vega)

agustín barrios Paraguai, San Juan Bautista de las Missiones 1885 - El Salvador,

San Salvador 1944

Villancico de la Navidad - violão solo

programa

carlos guastavino Argentina, Santa Fé 1912 - Buenos Aires 2000

Por los campos verdes (Juana de Ibarbourou)

mauro giuliani Itália, Bisceglie 1781 - Nápoles 1829

Marie Luise au berceau de son fils

hekel tavares al, Satuba 1896 - rj, Rio de Janeiro 1969

Cantiga de Nossa Senhora (Luiz Peixoto)

allan willcocks Inglaterra, Canterbury 1869 - Brighton 1956

The bells of Notre Dame Choral - violão solo

francisco mignone sp, São Paulo 1897 - rj, Rio de Janeiro 1986

Cantiga de Ninar (Sybika)

ernst mahle Alemanha, Stuttgart 1929

Queixa da Moça Arrependida (Ribeiro Couto)Natal (Vinícius de Moraes)

impressões sobre o curso de criação literária realizado na biblioteca mário de andrade entre setembro e dezembro de 2011

Para desbloquear o texto literário, é preciso colocá-lo numa espécie de crise. As pessoas que fizeram o curso tiveram que trabalhar e discutir amplamente os textos ali criados, para conhecer melhor seus recursos e falhas.

Em compensação, houve descobertas de novas possibilidades abertas para o seu texto, através dos debates e, sem dúvida, pelo contato estimulante com outros escritores/as. Foi visível como o grupo agregou esses novos elementos e compreendeu de maneira mais objetiva a necessidade de ter um projeto literário.

A Biblioteca Mário de Andrade funcionou como um local inspirador, pois une o que está sendo produzido com aquilo que seu acervo disponibiliza em termos de rica tradição literária. Além do mais, o espaço é amplo, luminoso e facilmente acessível. Tudo isso colaborou para tornar nossas manhãs de sábado muito iluminadas pela criação e dedicação ao fazer literário.

joão silvério trevisanCoordenador do curso de criação literária Desbloqueando o texto, iluminando a leitura

informações gerais

horário de funcionamento da biblioteca mário de andradecoleção circulante, sala de atualidades e sala de estudossegunda a sexta, das 8:30h às 20:30h. Sábado, das 10h às 17hcoleção geralsegunda a sexta, das 8:30h às 17:00h, consulta local.coleção de artessegunda a sexta, das 8:30h às 19:00h, consulta local.coleção de obras raras, mapoteca e multimeiossegunda a sexta, das 8:30h às 17:00h, consulta local mediante agendamento.visita monitoradaterças e quintas-feiras, às 11h ou às 15h. Informações e agendamento: 11 3256-5270

Todas as atividades da Biblioteca são gratuitas.Entradas estão sujeitas à lotação.

capacidadeAuditório – 175 lugaresSala de convivência – 30 lugares

desi

gn g

ráfi

co C

elso

Lon

go +

Dan

iel T

renc

h

apoi

o cu

ltur

al

Biblioteca Mário de AndradeRua da Consolação, 94Próximo às estações do metrô Anhangabaú e Repúblicatelefone 11 3256 5270email bma@prefeitura.sp.gov.brsite www.bma.sp.gov.br

Para conhecer a programação das Bibliotecas, Ônibus Biblioteca, Espaços, Pontos e Bosques da Leitura, que são administrados pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, acesse: www.bibliotecas.sp.gov.br