Rainha Santa isabel

Post on 05-Jul-2015

2.561 views 1 download

description

História

Transcript of Rainha Santa isabel

Santa Isabel de Santa Isabel de Aragão, Rainha de Aragão, Rainha de

Portugal.Portugal.Avanço automáticoAvanço automático

Filha do rei Pedro III de Aragão e de Filha do rei Pedro III de Aragão e de Constança da Sicília, casou-se com o Constança da Sicília, casou-se com o soberano português D. Diniz em soberano português D. Diniz em Barcelona.Barcelona.

Interveio várias vezes como pacificadora Interveio várias vezes como pacificadora evitando confrontos inúteis, inclusivé evitando confrontos inúteis, inclusivé entre D. Diniz e seu filho AfonsoIV.entre D. Diniz e seu filho AfonsoIV.

Rainha Santa (Zurbaran)Rainha Santa (Zurbaran)

Quando viúva, recolheu a um Quando viúva, recolheu a um convento franciscano em Coimbra.convento franciscano em Coimbra.

Isabel faleceu em Estremoz a 4 de Isabel faleceu em Estremoz a 4 de Julho de 1336 e foi sepultada no Julho de 1336 e foi sepultada no Mosteiro de Santa Clara em Coimbra.Mosteiro de Santa Clara em Coimbra.

Mosteiro de Santa ClaraMosteiro de Santa Clara

O milagre das rosasO milagre das rosas

Conta-se que certa vez, numa manhã Conta-se que certa vez, numa manhã de inverno,a rainha decidida a ajudar os de inverno,a rainha decidida a ajudar os mais desfavorecidos, teria enchido o mais desfavorecidos, teria enchido o regaço do seu vestido com pães para os regaço do seu vestido com pães para os distribuir.distribuir.

Tendo-se encontrado com D. Diniz Tendo-se encontrado com D. Diniz que lhe perguntou aonde ia e o que que lhe perguntou aonde ia e o que levava no regaço, a rainha exclamou: levava no regaço, a rainha exclamou: “São rosas, meu Senhor!”. D. Diniz, “São rosas, meu Senhor!”. D. Diniz, desconfiado, replicou:”Rosas em desconfiado, replicou:”Rosas em Janeiro?!”A rainha abriu o regaço e Janeiro?!”A rainha abriu o regaço e dele caíram rosas…dele caíram rosas…

Rainha Santa. (Perusio)Rainha Santa. (Perusio)

Canonizada em 1625Canonizada em 1625

Padroeira da cidade de Coimbra cujo Padroeira da cidade de Coimbra cujo feriado municipal é a 4 de Julho, data do feriado municipal é a 4 de Julho, data do Seu falecimento.Seu falecimento.