Roteiros da liberdade

Post on 23-Jul-2016

242 views 0 download

description

Documentário sobre a visita efectuada aos lugares da Revolução, por um conjunto de professores e membros das comunidades de Guimarães. A organização foi da responsabilidade do NE25A

Transcript of Roteiros da liberdade

NE25A

apresenta

2015

Roteiros da Liberdade

O Núcleo de Estudos 25 de Abril (NE25A), grupo independente de professores que funciona desde 2009 como espaço de cidadania, de formação e educação para todas as comunidades e agentes educativos, fomentando e promovendo atividades em prol da democracia, da liberdade e da tolerância, inseriu no seu plano de atividades para o ano letivo de 2014-2015, a atividade “ Roteiros da Liberdade”. Esta atividade consistiu na preparação e realização de uma visita de estudo/trabalho realizada nos dias 27 e 28 de março, de 2015. A originalidade do “Roteiros da Liberdade” é que os seus participantes eram, exclusivamente, docentes (34 de vários dos Agrupamentos/Escolas do concelho e de vários níveis de ensino) e membros das comunidades educativas (autarcas e membros da comunidade - 8), tendo por objetivo conhecer e explorar novas possibilidades de trabalho didático, para serem desenvolvidas nos seus contextos letivos.

Tendo por base a Revolução de Abril os locais visitados foram: Museu da Resistência Antifascista (Baluarte Redondo / Segredo, Parlatório e Celas de Alta Segurança) na Fortaleza de Peniche, Quartel da Pontinha ( posto de comando do MFA), sede da A25A, Largo do Carmo, Quartel do Carmo e antiga sede da PIDE-DGS ( rua António Maria Cardoso). Todas as visitas foram guiadas e acompanhadas por militares que vivenciaram as experiências de Abril de 1974 (Vasco Lourenço, Aniceto Afonso, Rosado da Luz entre outros), pretendendo-se que os docentes envolvidos recolhessem informação para replicarem esta experiência com os seus alunos (objetivo maior desta visita).

Este documento pretende ser uma pequena mostra do muito que foi visto. O espirito que nos envolveu aquando da visita a um espaço de tortura e de privação de liberdade (prisão de Peniche), o visualizar e sentir da emoção de um espaço como o Posto de Comando da Pontinha, a emoção que vimos nos olhares e nas palavras de Aniceto Afonso, Vasco Lourenço, Marília Afonso, Rosado da Luz, ou o percorrer de toda a “estrada” da liberdade seguida pelas tropas de Salgueiro Maia até ao ultimo bastião da resistência fascista ( Quartel do Carmo), são momentos que este documento não consegue captar.

Para isso, só estando, sentindo no momento e no espaço próprio, algo que todos fizemos e, com certeza, queremos voltar a fazer.

Neste contexto é de inteira justiça assinalar a inexcedível colaboração da A25A, muito em particular da Dra. Marília Afonso, que organizou toda a logística de apoio à visita em Lisboa e presença de alguns dos nomes míticos da Revolução dos Cravos, com quem tivemos oportunidade de falar, conversar, questionar… em suma, colocar em prática Abril.

A todos quantos participaram, colaboraram e tornaram possível o nosso “dia inicial e límpido”, o NE25A agradece e reafirma que…“A Liberdade é um Estilo de Vida!”

DIA 1

27 De Março de 2015

Fortaleza de PenicheMuseu da Resistência Antifascista

(Baluarte Redondo / Segredo, Parlatório e Celas de Alta Segurança) 11.00 horas

1ª área visitada na Fortaleza de Peniche: a área dedicada ao mar e às atividades marítimas.

Entrada para o núcleo prisional

Refeitório e exemplo de cela

Cela onde esteve Álvaro Cunhal;Desenho da autoria de Álvaro Cunhal, feito em Peniche

←Parlatório↑

Segredo

Posto de Comando da Pontinha(PC do MFA)

15.00h

Percurso no antigo quartel do Regimento de Engenharia n.º 1 -Pontinha onde esteve sediado o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas durante a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974

Vista do exterior do PC da Pontinha (antiga biblioteca da unidade). O PC foi aqui instalado, devido a situar-se numa área recatada, fora de qualquer suspeita e com boas condições para o estabelecimento de comunicações.

Auditório Capitães de Abril; apresentação do espaço e contextualização histórica a cargo de elementos do MFA e da CM Odivelas.

Sala do Posto de Comando Esta é a sala onde esteve instalado o Posto de Comando, com mobiliário, telefones, rádio, mapas e todas as caraterísticas que tinha em 25 de abril de 1974. Também estão presentes os "Capitães de abril" através de figuras representativas.

Sala do Posto de Comando

1º comunicado do MFA

Material Militar – Exterior do PC do MFA( material utilizado no teatro de operações colonial)

Sede da Associação 25 de AbrilJantar com Vasco Lourenço e membros da A25A

21.00h

DIA 2

28 de Março de 2015

Percurso pedestre10.00h

Na manhã de dia 28 e guiados por Marília Afonso, Aniceto Afonso e Rosado da Luz (elemento de ligação do posto de comando da Pontinha, com as tropas da EPC comandadas por Salgueiro Maia, no dia 25 de Abril de 1974), fizemos o percurso seguido pelas tropas comandadas por Salgueiro Maia (desde o Terreiro do Paço, Rossio, baixa lisboeta rumo ao Largo do Carmo).

É este percurso que, repetido agora pelos participantes dos “Roteiros”, vamos agora documentar.

De realçar que foi visitada também, a antiga sede da PIDE – DGS, na rua António Maria Cardoso  

Terreiro do Paço

Rua da Ribeira das Naus e Rua do Arsenal

Vista do Carmo da zona do Rossio

Rua António Maria Cardoso – antiga sede da PIDE – DGS (atualmente um condomínio de luxo)

Largo e Quartel do Carmo

Outras visitas…13.00h – 16.00h

Outras histórias…

Outras histórias…

O NE25A agradece ao Júlio Borges, Renata Palhares, Mariana Baptista e à Manuela Paredes, a cedência das imagens indispensáveis para a produção deste documento.

Agradecemos também a todos quantos participaram, ajudaram e colaboraram nesta visita (incluindo todos aqueles que não puderam estar connosco por motivos de força maior).

A todos… Obrigado!

E não esqueçam… A Liberdade é um estilo de Vida!

O NE25A é APOIADO POR…

2015