Seminário de sociologia sobre Paulo Freire e Anísio Texeira

Post on 20-Mar-2017

51 views 0 download

Transcript of Seminário de sociologia sobre Paulo Freire e Anísio Texeira

SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIA

EQUIPE 5A importância de Anísio Teixeira e Paulo Freire na educação brasileira.

Anísio Teixeira

Anísio Teixeira foi um jurista,intelectual,educador e escritor brasileiro. Foi um personagem central na história da educação no brasil, nas décadas de 1920 e 1930,difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como principio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização.

As modificações da sociedade brasileira precisavam modificar o homem também e esse papel deveria ser da escola que daria a esse "novo homem" uma visão democrática da vida.

Anísio teve como base para sua proposta de educação o escolanovismo ou Escola Nova.  O movimento teve como base a oposição aos métodos tradicionais de ensino em prol do movimento educacional renovador.

Para ele a escola deveria ser o agente da contínua transformação e reconstrução social, colaboradora da constante reflexão e revisão social frente à dinâmica e mobilidade de uma sociedade democrática.

Para o educador o conhecimento das diferentes realidades escolares poderia dar início a uma sociedade mais justa e igualitária. E diante disso a figura do professor contribuiria de forma definitiva, pois formava o homem e permitiria sua relação com o mundo.

PAULO FREIRE

Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno.

MÉTODO PAULO FREIRE

O educador se inteira daquilo que o aluno conhece.

Exploração das questões relativas

aos temas em discursão.

Problematização.

IMPORTÂNCIA

Paulo Freire Pensando que a educação é sempre política, no sentido de transformar a

realidade, ele criou um método de alfabetização que baseava nas condições concretas de vida dos alunos. Sua pedagogia propõe que se dê condições a jovens e adultos de ganharem autonomia para se conscientizar politicamente.

Para Freire, educador e educando são “sujeitos em ato”, capazes de reconstruir a realidade que os circunda, no sentido da justiça social.

Anísio Teixeira No Brasil, desde o séc. XX verificou-se ações de educadores, estudantes, intelectuais e

movimentos políticos passe a constituição da escola pública, gratuita e obrigatória.

Um dos marcos nesse processo foi a contribuição de Anísio Teixeira que defendeu a universalidade das escolas com uma educação acessível a todos, um ensino laico, não vinculado a ensino escolar público com responsabilidade ao Estado e uma educação pública ofertada a toda população.

BIBLIOGRAFIA

http://novaescola.org.br/conteudo/460/mentor-educacao-consciencia

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0069_02.html