_____________ _______________

4
A ressurreição de Jesus Cristo A ressurreição de Jesus Cristo é a grande e a única resposta para todas as alegrias e tristezas, para todos os encontros e desencontros cotidianos da vida das pessoas e do mundo. Cristo assumiu sua missão em favor da libertação da humanidade e nos trouxe a esperança de uma vida nova. Amamos o Cristo e nele cremos sem que o tenhamos visto, é a vida e a salvação. É inegável a importância e a beleza dos olhos: são considerados a luz do corpo e as janelas do mundo interior (alma). O olhar expressa os pensamentos, os desejos e as opiniões. Os olhos nos fazem apreciar as maravilhas da criação, saídas das mãos de Deus. Tão importantes são os olhos que o próprio Deus se tornou visível em Jesus de Nazaré. Mas os olhos, mesmos com potentes lentes, padecem de uma cegueira irreparável. O essencial lhes escapa, pois o olhar humano detém-se na aparência. Aqui entra em cena a fé, que nos permite ver o que é a essência, o sentido da vida. A fé está para o coração, como a luz para os olhos. Para os discípulos de Jesus foi necessário usar os olhos da fé para contemplar, o crucificado, o vitorioso, que atravessou a espessa cortina do túmulo e passou da morte para a vida. Os olhos dos discípulos só se abriram quando foram agraciados pela fé verdadeira que brotou do encontro com o Senhor que lhes anunciou a paz e o sopro do Espírito Santo. A fim de nos proporcionar a experiência de fé e não a ilusão de um milagre, os evangelistas deixaram escrito o testemunho dos apóstolos, o esforço dos primeiros cristãos em viver a fé, assíduos ao ensinamento dos apóstolos, na solidariedade, na fração do pão e nas orações. A constância nestes gestos os fazia enxergar a presença de Cristo em meio à comunidade. E a recompensa para nós, que vemos com os olhos da fé, que amamos o Cristo e nele cremos sem que o tenhamos visto, é a vida e a salvação.

Transcript of _____________ _______________

Page 1: _____________ _______________

A ressurreição de Jesus Cristo

A ressurreição de Jesus Cristo é a grande e a única resposta para todas as alegrias e tristezas, para todos os encontros e desencontros cotidianos da vida das pessoas e do mundo. Cristo assumiu sua missão em favor da libertação da humanidade e nos trouxe a esperança de uma vida nova. Amamos o Cristo e nele cremos sem que o tenhamos visto, é a vida e a salvação.

É inegável a importância e a beleza dos olhos: são considerados a luz do corpo e as janelas do mundo interior (alma). O olhar expressa os pensamentos, os desejos e as opiniões. Os olhos nos fazem apreciar as maravilhas da criação, saídas das mãos de Deus. Tão importantes são os olhos que o próprio Deus se tornou visível em Jesus de Nazaré. Mas os olhos, mesmos com potentes lentes, padecem de uma cegueira irreparável. O essencial lhes escapa, pois o olhar humano detém-se na aparência. Aqui entra em cena a fé, que nos permite ver o que é a essência, o sentido da vida.

A fé está para o coração, como a luz para os olhos. Para os discípulos de Jesus foi necessário usar os olhos da fé para contemplar, o crucificado, o vitorioso, que atravessou a espessa cortina do túmulo e passou da morte para a vida.

Os olhos dos discípulos só se abriram quando foram agraciados pela fé verdadeira que brotou do encontro com o Senhor que lhes anunciou a paz e o sopro do Espírito Santo. A fim de nos proporcionar a experiência de fé e não a ilusão de um milagre, os evangelistas deixaram escrito o testemunho dos apóstolos, o esforço dos primeiros cristãos em viver a fé, assíduos ao ensinamento dos apóstolos, na solidariedade, na fração do pão e nas orações.

A constância nestes gestos os fazia enxergar a presença de Cristo em meio à comunidade. E a recompensa para nós, que vemos com os olhos da fé, que amamos o Cristo e nele cremos sem que o tenhamos visto, é a vida e a salvação.

ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO...

1) A última ceia de Jesus tem muitos significados.

a) Relacione os significados com as palavras pronunciadas por Jesus:

Amor_______________ Tomai e comei

Alimento_______________ Deu graças

Sacrifício_______________ Fazei isto em minha memória

Ação de graças_______________ É o meu sangue derramado por vós

Presença permanente_______________ Para o perdão dos pecados

Page 2: _____________ _______________

2) Ouça a história bíblica, Mc 16, 1-8, para responder as perguntas:

Foram ao sepulcro de Jesus...

Quando?

____________________________

Quem?

____________________________

Para que?

____________________________

O que viram?

____________________________

O que encontraram?

____________________________

Que reação tiveram?

_____________________________

3) Complete o texto com as palavras:

VEEM - SEMPRE – BOA NOVA- FÉ- CREEM- CREMOS

a) Quando Jesus apareceu aos onze discípulos censurou a sua falta de _________.

b) Disse a um dos discípulos: “Felizes o que não ________ e, contudo, __________”.

c) Depois que os enviou a pregar a _______________ Jesus vive para __________.

d) Não o vemos, mas _______________ nele.

Page 3: _____________ _______________

4) PARTILHA

Na última ceia, Jesus partilhou o pão e o vinho com os apóstolos. Eles estavam unidos. Devemos seguir o exemplo de Jesus e partilhar a nossa amizade, a nossa vida, com o outro. à Faça a partilha de suas descobertas sobre o tema estudado.

5) ORAÇÃO

Com toda a confiança vamos colocar em comum os nossos bons desejos. Vamos rezar uns pelos outros, pela vida e pela paz (preces espontâneas e ao final de cada prece responder “Senhor, escutai a nossa prece!”). Vamos entregar as nossas orações ao Pai rezando todos juntos a oração que Jesus nos ensinou. Pai-nosso...

6) COMPROMISSO

Jesus nos deixou este mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Procure fazer a experiência de sinceramente ver Cristo no outro. Comente como foi esta experiência:

***Agora, escreva três maneiras de você cumprir este mandamento: