- Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento … · 2018-03-13 · -...

20
NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos e Benefícios. Avaliação de Desempenho. NOÇÕES DE ORGANIZAÇÕES - Conceito e tipos de estrutura organizacional. - Visão sistêmica e estratégica das organizações. - Conceitos básicos de gestão de processos e gestão de projetos. - Manuais, procedimentos operacionais, organogramas, fluxogramas, cronogramas. - Comunicação, conflito e trabalho em equipe NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - Bens públicos: aquisição, incorporação, permuta, baixa. - Inventário. Avaliação. Movimentação de bens.

Transcript of - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento … · 2018-03-13 · -...

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos e

Benefícios. Avaliação de Desempenho.

NOÇÕES DE ORGANIZAÇÕES - Conceito e tipos de estrutura organizacional. - Visão sistêmica e estratégica das organizações. - Conceitos básicos de gestão de processos e gestão de projetos. - Manuais, procedimentos operacionais, organogramas, fluxogramas, cronogramas. - Comunicação, conflito e trabalho em equipe NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - Bens públicos: aquisição, incorporação, permuta, baixa. - Inventário. Avaliação. Movimentação de bens.

Funções da Administração

2

Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções Administrativas • Escola Clássica = Fayol = PO3C

‒Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar • Neoclássicos = PODC

‒Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ação; define os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los.

‒Organizar é montar uma estrutura humana e material; alocar recursos para alcançar os objetivos; especialização, autoridade, responsabilidade, departamentalização.

‒Dirigir é manter o pessoal em atividade, reunir, coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas; fazer as coisas andarem e acontecerem.

‒Controlar é cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações.

Processo Organizacional

PODC

Planejamento • É a função inicial da Administração: determina antecipadamente

aonde ir e como chegar: Fins; Meios; Organização; Recursos; Implantação e Controle.

• Tipos comuns de planos:

• Benefícios: ‒ Foco; ‒ Comprometimento; ‒ Flexibilidade, dinamismo; ‒ Agilidade; ‒ Eficiência, etc.

Três Níveis Organizacionais Níveis de Planejamento

Organização - Estrutura Organizacional • Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados.

‒Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. • Maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas:

‒Divisão do trabalho, atribuição/agrupamentos de tarefas em departamentos e alocação dos recursos necessários.

‒ Inclui os sistemas de decisão, responsabilidade, autoridade e comunicação.

• Abrange: tarefas, pessoas, órgãos e relações. ‒Estrutura Formal: organograma + estatutos + regras. ‒Estrutura Informal: rede de relações sociais e pessoais

oNão está no organograma, nem nas regras formais. o Pontos positivos: complementa a estrutura formal; maior rapidez

no processo decisório; reduz distorções da estrutura formal; reduz a carga de comunicação dos chefes; motiva e integra as pessoas.

8

Processo de Organização

9

Direção • Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de

objetivos. • Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado:

dinamiza a empresa, faz as coisas acontecerem. • Uso da competência interpessoal para ativar e movimentar as

pessoas a alcançarem os objetivos organizacionais, por meio de relacionamentos, interação, influência, liderança, comunicação e motivação.

• Todos os gestores da organização devem ser, em certo sentido, gestores de pessoas.

• Liderança: estilos X e Y – McGregor ‒ filosofia do gestor baseada em um conjunto de crenças

sobre as pessoas.

11

Visão Y: as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que

fazer; procuram e aceitam responsabilidades e desafios; podem ser automotivadas e autodirigidas; são criativas e

competentes.

Visão X: as pessoas são ingênuas, preguiçosas e sem iniciativa;

evitam trabalho e responsabilidade; precisam ser

controladas e dirigidas.

Controle

• Como função restritiva e coercitiva (coerção, delimitação, inibição e manipulação): coíbe ou limita certos tipos de desvios indesejáveis, comportamentos não aceitos e individualismo.

• Como um sistema automático de regulação: mantém automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema.

• Como função administrativa: última etapa do processo administrativo, após o planejamento, a organização e a direção.

Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados

adequadamente.

12

Controle

• Monitoramento está presente em todas as etapas do processo administrativo.

• É um processo de comparação entre o desempenho real e o planejado, buscando falhas e oportunidades de melhoria.

• Características de um controle eficaz: orientação estratégica para resultados, compreensão, orientação rápida para as exceções (instantaneidade), flexibilidade, autocontrole, natureza positiva, clareza e objetividade.

• Momentos: pré-controle; concomitante; pós-controle (feedback).

13

Processo de Controle • Padrões ou Objetivos - é o desempenho desejado. Pontos de

referência para o desempenho ou os resultados. • Padrões de Qualidade (satisfação do cliente, assistência técnica),

Quantidade (nº de empregados, volume de produção, total de vendas, absenteísmo) , Tempo (validade, fabricação, reposição de estique) e Custo (estoque, produção).

Estabelecimento de objetivos ou padrões

de controle;

• Indicadores para medir desempenho, resultados, fatores críticos; • Momentos: antes, durante e depois; • O que: produtividade, eficiência, eficácia, qualidade, etc.

Mensuração do desempenho;

• Desempenho (durante a operação); • Resultados atingidos (após a operação); • Aceitação (resultado em conformidade ou dentro de limies

aceitáveis de erro) ou rejeição;

Comparação do desempenho com os

padrões • Correção de desvios; • Prevenção de falhas; • Revisão dos padrões.

Ação corretiva

Eficiência e Eficácia

Eficiência Eficácia Efetividade Medida de

utilização dos recursos. Medida de

alcance de resultados. Medida do

impacto gerado.

Ênfase nos meios, nos métodos, nos

processos.

Ênfase nos fins, nos resultados, nos

objetivos.

Ênfase nos benefícios gerados a médio e longo prazo, nas

necessidades, resultado real.

Fazer corretamente as coisas. Fazer as coisas certas. Gerar efeitos positivos,

satisfação, mudanças. Resolver problemas

internos. Atingir objetivos. Agregar valor aos clientes.

UFRGS 2013 ________________ consiste em determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados na organização, com atribuição de autoridade e responsabilidade. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente. (A) Controlar (B) Organizar (C) Planejar (D) Avaliar (E) Comunicar

UFRGS 2013 O Planejamento, em uma organização, pode ser visto de três maneiras diferentes: planejamento estratégico, tácito e operacional. O planejamento estratégico e o estabelecimento de objetivos apresentam algumas etapas. Uma delas é (A) identificar o que a organização poderia fazer. (B) avaliar o que a organização deveria fazer em termos de seus recursos e capacidades. (C) decidir o que a organização faria, não em termos de valores, mas de aspirações administrativas. (D) relacionar as poucas oportunidades sobre valores e obrigações para com seus acionistas. (E) determinar o que a organização deveria fazer em termos de suas obrigações para com os segmentos da sociedade e seus acionistas.

UFRGS 2013 Nos princípios gerais da administração, “o controle” pode assumir alguns significados na organização. O controle como função coercitiva é considerado (A) manipulativo e administrativo. (B) negativo e manipulativo. (C) automático de um sistema. (D) parte do processo administrativo. (E) negativo e automático.

UFRGS 2013 A dialética das Teorias X e Y, concebida por McGregor, não é propriamente uma teoria da motivação, mas sim um modelo para a administração de Recursos Humanos baseado na motivação. Das premissas abaixo, qual pode ser considerada uma premissa da Teoria X? (A) O ser humano médio tem natural aversão pelo trabalho e tentará evitá-lo sempre que puder. (B) A pessoa que estiver comprometida demonstrará autodirecionamento e autocontrole rumo ao cumprimento das metas. (C) O ser humano pode aprender, não apenas a aceitar a responsabilidade, mas também a buscá-la. (D) As recompensas estão associadas ao nível de exigência, sendo que as recompensas mais significativas geralmente estão ligadas à autorrealização. (E) O ser humano médio não tem aversão natural pelo trabalho, tudo depende das circunstâncias.