Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam...

84
Capítulo 4 Notícia: o que está acontecendo 2 Capítulo 5 Reportagem: é preciso saber mais 31 Capítulo 6 Crônica: o cotidiano em pauta 59 Volume 2

Transcript of Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam...

Page 1: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Capítulo 4Notícia: o que está acontecendo 2

Capítulo 5 Reportagem: é preciso saber mais 31

Capítulo 6 Crônica: o cotidiano em pauta 59

Volume 2

Page 2: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

capí

tulo

O gênero textual a ser estudado é a notícia, tex-to de ampla circulação e de renovação constante.

Cotidianamente, diversas mídias (jornal impres-so, televisivo, radiofônico) noticiam fatos de des-taque, sejam eles de caráter nacional, regional ou local. Nos próximos dias, preste atenção nos fatos noticiados em jornal televisivo e observe por que foram escolhidos para serem divulgados.

Notícia: o que está acontecendo4

• Notícia – leitura e produção

• Debate regrado

• Verbos auxiliares e principais

• Grafia de verbos terminados em -am e -ão

o que vocêvai conhecer

NANI. Papo de elevador. Disponível em: <http://www.nanihumor.com/>. Acesso em: 5 dez. 2018.

©Nani-cartunista

2

Page 3: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Cartum é um gênero textual que circula na esfera jornalística. Constituído de elementos verbais e visuais, caracteriza-se por explorar fatos genéricos (sociais, culturais, políticos) de maneira cômica e crítica.

Leia o cartum que consta na abertura do capítulo e troque ideias com os colegas e o professor sobre as questões.

1. Qual é o tema (situação cotidiana) que o cartum de Nani aborda?

2. Considerando o que se entende por “papo de elevador”, o que o personagem comunica com o texto do cartaz, na situação representada? Que efeito de sentido isso gera?

3. Se esse elevador ficasse parado por três horas com essas três pessoas presas, sobre o que elas conversariam? Seria um “papo de elevador”? Por quê?

• Ler notícias compreendendo composição, estilo e função comunicativa.

• Analisar a linguagem do texto identifi-cando informações explícitas e implícitas.

• Compreender a construção do lide e a estrutura da pirâmide invertida na apre-sentação dos fatos.

• Entender a função dos verbos auxiliares na formação de locuções verbais.

• Participar de atividades coletivas (como discussões, conversas dirigidas, debates) formulando perguntas e respostas.

• Seguir regras de participação em práticas de oralidade.

• Produzir notícias em conformidade com elementos linguísticos e composicionais próprios do gênero.

• Utilizar, em produções textuais, formas verbais com as terminações -am e -ão, de acordo com tempos e modos verbais cor-respondentes, e usar essas formas ver-bais adequadamente em suas produções.

objetivos do capítulo

estudo do texto

Notícia I Leia a notícia.

Ocupado por 6 pessoas, elevador despenca 84 andares em ChicagoIncidente aconteceu em um dos maiores prédios da cidade na última sexta-feira. Após um resgate complexo, todos os ocupantes foram salvos

São Paulo – O que era um passeio turístico se tornou um momento dig-no de um filme de terror na cidade de Chicago, Estados Unidos. Na última sexta-feira, o elevador do prédio de número 875 da Avenida North Michigan despencou 84 andares e estava ocupado por seis pessoas. Com cem andares, o prédio é o quarto mais alto da cidade, informou a rede de televisão local, CBS. 

23 março 2018

©Sh

utte

rsto

ck/R

icha

rd C

aval

leri

Prédio 875 da Avenida

Wikimedia Commons)

3Língua Portuguesa

Page 4: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

OCUPADO por seis pessoas, elevador despenca 84 andares em Chicago. 23 mar. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/ocupado-por-6-pessoas-elevador-despenca-84-andares-em-chicago/>. Acesso em: 21 nov. 2018.

John Hancock Center, Chicago, EUA

No 94.º andar do prédio, antigamente conhecido como John Hancock Cen-ter, funciona um restaurante luxuoso e é comum que turistas subam para apreciar a vista. Na volta, as seis pessoas escolheram o elevador que se-ria a opção mais rápida para chegar ao térreo. Entre os ocupantes, um ca-sal idoso, dois estudantes e mais duas pessoas, uma delas grávida. Tudo parecia caminhar normalmente até que seus ocupantes consideraram a velocidade do equipamento rápida demais, mesmo para um  “elevator express”. “Clac clac clac” era o som que os turistas relataram ter ouvido. “Eu sinceramente pensei que ia morrer”, disse um dos ocupantes, “está-vamos descendo e senti que estávamos caindo quando ouvi esse barulho”.

As seis pessoas então dividiram o pânico de estarem despencando de uma altura nada desprezível, parando apenas entre o 11.º e o 12.º andar. O botão de emergência fora apertado, mas o drama não parou por ali, uma vez que, antes de serem retirados do local, o resgate precisava saber em que altura do prédio, afinal, o elevador estava parado.

O grupo ficou quase três horas preso dentro do elevador até o resgate, que não foi nada fácil, já que o vão por onde circulava aquele equipamento não contava com portas ou janelas. Como resultado, os bombeiros precisaram perfurar a parede para conseguir chegar ao topo da cabine.

Apesar das dificuldades, todos os ocupantes foram retirados em segurança e ninguém se feriu. Segundo os bombei-ros, a razão da queda foi o rompimento de um dos

cabos e as autoridades da cidade investigam o inci-dente. Segundo a prefeitura de Chicago, aquele ele-vador específico havia sido inspecionado em julho.

“Esse é um dos prédios mais importantes de Chi-cago e essa é uma das cidades mais importantes do país. Em 98 andares, não há lugar para abrir a porta? Isso é loucura”, comentou um amigo de um dos ocupantes do elevador, que esteve no topo do prédio, mas optou por descer ao térreo por meio de outro equipamento.

O edifício foi construído em 1969 e é um dos arranha-céus mais altos do planeta, com 344 metros de altura. Está equipa-do com 19 elevadores, dos quais cinco são considerados de alta velocidade.

O uso das aspas nas duas expressões a seguir tem ra-zões diferentes. Quais?

“elevator express” (elevador expresso):

“Clac clac clac”:

©Sh

utte

rsto

ck/M

atth

ew D

icke

r

©E

xam

e/A

bri

l Co

mun

icaç

ões

S.A

.

4

Page 5: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

1 Transcreva o título do texto e o analise, respondendo às questões subsequentes.

a) Quais são as três informações contidas no título?

1.ª)

2.ª)

3.ª)

b) Marque a alternativa correta. Lendo o título,

( ) temos a informação explícita de que todos os ocupantes fo-ram salvos.

( ) não temos ideia das proporções do acontecimento.

( ) podemos concluir que não houve vítimas, porque essa seria uma informação importante e que não poderia ficar fora do tí-tulo, portanto está implícito, no título, que ninguém se feriu.

2 Textos jornalísticos como notícias e reportagens, em geral, são com-postos por um título complementar ou auxiliar chamado de linha-fina. Transcreva a linha-fina da notícia lida.

a) Há quatro novas informações na linha-fina. Quais?

1.ª)

2.ª)

3.ª)

4.ª)

b) Complete os espaços com as palavras acidente ou incidente, conforme o significado apresen-

tado. Se tiver dúvida, consulte o dicionário.

Episódio inesperado ou situação que altera a ordem normal das coisas.

Trata-se de um .

Desastre; algum acontecimento trágico que provoque dano, perda, dor ou morte.

Trata-se de um .

c) Marque a alternativa correta. A palavra incidente

( ) poderia ser substituída por acidente sem alteração do conteúdo.

( ) não poderia ser substituída por acidente, porque alteraria o sentido da informação.

d) Lendo a linha-fina, pode-se entender que

( ) há outros prédios altos na cidade.

( ) este é o maior prédio da cidade.

( ) há prédios mais altos que esse

Informação explícita é aque-

la que está clara no texto.

Informação implícita é aque-

la que é possível deduzir, in-

ferir, com base no que está

no texto.

5

Page 6: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

e) Analise a expressão a seguir e escreva V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

Após um resgate complexo, [...]

( ) O adjetivo "complexo" poderia ser excluído, pois não acrescenta informação nova.

( ) O adjetivo "complexo" altera o sentido do substantivo "resgate", qualificando-o.

( ) O adjetivo "complexo" poderia ser substituído por difícil, complicado.

3 No gênero notícia, lide é o primeiro parágrafo do texto. Nele, constam as informações que serão apresentadas no corpo da notícia. Releia o início do texto e responda às questões.

São Paulo – O que era um passeio turístico se tornou um momento digno de um filme de terror na cidade de Chicago, Estados Unidos. Na última sexta-feira, o elevador do prédio de número 875 da Avenida North Michigan despencou 84 andares e estava ocupado por seis pessoas. Com cem andares, o prédio é o quarto mais alto da cidade, informou a rede de televisão local, CBS.

a) Quais perguntas são respondidas nesse lide?

( ) O quê?

( ) Quando?

( ) Como?

( ) Onde?

( ) Por quê?

( ) Quem?

b) Há várias informações sobre o local do incidente. Identifique-os.

O endereço do prédio:

A cidade:

O país:

c) Outro lugar é mencionado nesse parágrafo. Transcreva-o e explique a que se refere.

4 A notícia que você leu é composta por título, linha-fina, lide e corpo do texto. Em quantos parágra-

fos essa notícia é estruturada?

a) 9 parágrafos.

b) 8 parágrafos.

c) 7 parágrafos.

d) 6 parágrafos.

5 De acordo com o texto, o que atrai as pessoas ao 94.º andar do prédio?

6

Page 7: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

6 De acordo com o texto, por que as seis pessoas que vivenciaram o incidente escolheram aquele elevador, já que no prédio havia 19 elevadores disponíveis?

7 A informação de que entre as seis pessoas havia um casal idoso e uma mulher grávida tem qual função nessa notícia?

8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar manter a objetividade do relato, o jornalista usa

( ) 1.ª pessoa. ( ) 2.ª pessoa. ( ) 3.ª pessoa.

a) Transcreva um pequeno trecho comprovando que a nar-rativa do incidente é feita em 3ª. pessoa.

b) Quem são os participantes do incidente?

c) Em que espaço ocorre?

d) Em que tempo (quando)?

9 Com o elevador em movimento, qual foi a primeira impressão dos ocupantes?

10 Alguns trechos correspondem ao relato dos ocupantes tal como foram falados. Como é possível saber disso? Transcreva um trecho que comprove a sua resposta.

11 Os turistas não sabiam a que correspondia o som “Clac clac clac” que relataram ter ouvido. A que

correspondia esse som?

A notícia pode ter trechos descriti-

vos e narrativos.

A informação deve ser dada com

objetividade, e o redator não deve

manifestar sua opinião sobre o fato

noticiado.

7

Page 8: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

12 Qual trecho revela que todos estavam amedrontados, aterrorizados?

13 O elevador estava despencando, mas parou entre o 11.º e o 12.º andar. O que ou quem provocou a parada?

14 Um amigo de um dos ocupantes fez uma crítica. O que ele considerou uma loucura? Escreva com suas próprias palavras.

15 Coesão textual é um mecanismo que, entre outras possibilidades, permite evitar repetições desne-cessárias de palavras ou expressões por meio de substituições. Essa substituição pode ser feita pela troca de uma palavra por seus sinônimos, por exemplo.

a) Que outras palavras foram usadas para evitar a repetição exagerada da palavra "elevador"? Procure-as no 4.º parágrafo.

b) Que outras palavras foram usadas no último parágrafo com o mesmo significado de "prédio(s)"?

c) Identifique as expressões que substituem a expressão "as seis pessoas" nos parágrafos indicados.

2.º parágrafo:

4.º parágrafo:

5.º parágrafo:

16 No último parágrafo, é incorporada ao relato uma nova sequência descritiva. Que informações são apresentadas nessa descrição?

17 As informações registradas nesse parágrafo são fundamentais para o entendimento do fato noticiado?

8

Page 9: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Se você concluiu que uma informação do parágrafo final poderia ser excluída sem prejuí-zo de sentido, acertou, porque a notícia é escrita obedecendo à seguinte sequência:

informações mais importantes

informações menos importantes.

Essa estrutura, no jornalismo, é chamada de pirâmide invertida, e consiste em uma téc-nica pela qual as informações dispensáveis ficam no final.

Isso facilita o trabalho do jornalista, pois ele precisa adequar o tamanho da notícia (e, consequentemente, a quantidade de informação) ao espaço destinado à diagramação do texto. Assim, se for necessário cortar informações, ele não precisa reescrever todo o texto: pode cortar as informações finais.

Pirâmide invertida

Lide

Declarações

Detalhes

Importante+

Importante–

A notícia é um texto de relato, da esfera jornalística, cuja função é informar;

é relativamente curta, ou seja, estruturada em poucos parágrafos;

deve apresentar um fato real e atual;

pode apresentar sequências descritivas em meio ao fato noticiado;

deve apresentar clareza, isto é, ser escrita de modo a não possibilitar diferentes interpretações;

não deve conter a opinião do jornalista sobre o fato noticiado, ou seja, deve ser objetiva.

9

Page 10: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

estudo da língua

Locuções verbais

Leia estas informações sobre uma classificação dos verbos:

Verbo principal: é o núcleo de uma ora-

ção, ou seja, aquele que carrega o sentido

da ação, do estado, do acontecimento, do

fenômeno da natureza, etc.

Pode aparecer sozinho na oração ou

acompanhado de outros verbos.

Ex.: O elevador despencou.

verbo principal

Verbo auxiliar: é aquele que acompanha

o verbo principal para, juntos, expressa-

rem uma única ação verbal, formando as

locuções verbais.

Os verbos auxiliares mais usuais são:

ter, haver, ser, estar, ir, poder, dever, etc.

Ex.: O elevador estava despencando.

verbo auxiliar verbo principal

Obs.: 1) As locuções verbais podem ser formadas por:

verbo auxiliar + gerúndio. Ex.: Estou cantando.

verbo auxiliar + particípio. Ex.: O evento foi transferido.

verbo auxiliar + infinitivo. Ex.: Nós podemos sair.

2) As locuções verbais constituídas pelos verbos ter e haver + particípio formam os

tempos compostos. Ex.: Ela já tinha chegado. / Temos estudado bastante.

1 Leia a tira e observe a fala dos personagens.

Considerando a fala da menina no primeiro quadrinho e o que se sabe sobre o Cascão, o que é pos-sível compreender da tira?

( ) É possível compreender que Cascão só vai namorá-la quando ela estiver velha, porque ele de-mora muito no banho.

( ) Considerando que Cascão não gosta de tomar banho, é possível compreender que a afirmação da menina (e sua esperança em namorar Cascão) é logo desfeita pela fala de Cascão no segun-

do quadrinho.

SOUSA, Mauricio de. Cascão. Tira 6849. Mauricio de Sousa Produções Ltda., 1999.

©M

au

rici

o d

e S

ou

sa E

dit

ora

Ltd

a.

locução verbal

10

Page 11: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

a) Os verbos auxiliares são:

b) Os verbos principais são:

c) Os verbos principais estão no

d) Como ficaria essa frase se fosse escrita somente com os verbos principais? Mantenha o tempo futuro.

3 Quais são as outras expressões verbais formadas por verbo auxiliar + verbo principal que aparecem nas falas apresentadas na tira?

4 Leia o trecho de notícia a seguir e faça o que se pede.

Um dia, você não poderá resistir e vai tomar banho!

( ) infinitivo, ( ) gerúndio ou ( ) particípio.

2 Releia esta fala e sublinhe as expressões verbais. Depois, relacione adequadamente as classifica-ções às expressões verbais.

Patinete elétrico e a polêmica sobre sua sustentabilidade

ambiental[...]

O patinete elétrico vai substituir o carro? São ecológicos em sua fabricação e ciclo de vida? Este meio de transporte que vai sendo cada vez mais usado em várias capitais mundiais ainda tem muito a responder e a provar.

Zero emissão

[...]

Potencialmente, pode substituir um trajeto que seria feito de carro. Na França, por exemplo, 70% dos deslocamentos entre a residência e o local de trabalho inferiores a cinco quilômetros são feitos de automóvel.

PATINETE ELÉTRICO e a polêmica sobre sua sustentabilidade ambiental. Disponível em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/mundo/online/patinete-eletrico-e-a-polemica-sobre-sustentabilidade-ambiental-1.2119998>. Acesso em: 6 jul. 2019.

a) No trecho lido, dois exemplos de locuções verbais são

( ) vai substituir

( ) em sua fabricação

( ) várias capitais mundiais

( ) responder

( ) pode substituir

b) As locuções verbais que você assinalou são formadas por

( ) verbo auxiliar + gerúndio

( ) verbo auxiliar + infinitivo

( ) verbo auxiliar + particípio

c) Os patinetes elétricos são vantajosos? Há riscos em sua utilização?

11

Page 12: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

©S

hu

tte

rsto

ck/S

eb

ra

5 Sublinhe, nos trechos a seguir, as locuções verbais. Em seguida, escreva o infinitivo do verbo auxiliar e do verbo principal.

a) O elevador estava ocupado por seis pessoas.

b) Tudo parecia caminhar normalmente.

c) As seis pessoas, então, dividem o pânico de estarem despencando de uma altura nada desprezível.

d) O botão de emergência fora apertado.

e) O edifício foi construído em 1969.

6 Classifique o verbo principal quanto à forma nominal apresentada: gerúndio, infinitivo ou particípio.

a) Estávamos descendo e senti que estávamos caindo.

b) O grupo foi resgatado pelos bombeiros.

c) Os bombeiros precisaram perfurar a parede para conseguir chegar ao topo da cabine.

d) Todos os ocupantes foram retirados em segurança.

e) Está equipado com 19 elevadores, dos quais cinco são considerados de alta velocidade.

7 Leia a frase a seguir e faça o que se pede.

Os bombeiros estavam resgatando as pessoas quando a imprensa chegou.

a) Transcreva a locução verbal.

b) Nela, a locução verbal é formada por

( ) um verbo auxiliar + particípio.

( ) um verbo auxiliar + infinitivo.

( ) um verbo auxiliar + gerúndio.

( ) dois verbos auxiliares.

12

Page 13: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

8 Observe essa manchete e a linha-fina correspondente e identifique o problema existente na cons-trução de uma das frases.

a) Explique o problema existente na construção da linha-fina.

b) Reescreva a linha-fina utilizando a expressão estão desalojadas. Para tanto, retire a forma verbal "deixou". Além disso, mude a ordem dos termos e acrescente o que for necessário para a correção da frase.

9 Leia esta tira e faça o que se pede:

AGÊNCIA Brasil. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/italia-se-prepara-para-declarar-emergencia-e-calamidade-publica/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification>. Acesso em: 27 dez. 2018.

Itália se prepara para declarar emergência e calamidade pública

O terremoto causado possivelmente pela erupção do vulcão Etna deixou mais de 600 pessoas estão desalojadas.

a) Transcreva a expressão formada por verbo auxiliar + verbo principal.

b) Classifique essa expressão e reescreva a frase substituindo-a por apenas um verbo.

GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/niquel/>. Acesso em: 15 jan. 2014.

©N

íqu

el

use

a d

e F

ern

an

do

Go

nsa

les

13

Page 14: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

10 Leia a notícia e responda às questões sobre ela.

MENDES, Bruno. 15 pontos turísticos legais em Salvador, a capital cultural do país. Disponível em: <https://www.viajali.com.br/pontos-turisticos-salvador/>. Acesso em: 11 mar. 2019.

a) Qual é o objetivo do texto que você leu?

b) Na sua opinião, a inserção de um verso de uma música de Dorival Caymmi foi casual ou intencional? Por quê?

11 Relacione os termos de cada uma das afirmativas às suas respectivas locuções verbais. Para isso, releia o texto.

a) Mais uma série de atrações (que):

b) Você:

c) Você:

d) 15 pontos muito interessantes (que):

e) A Bahia:

15 pontos turísticos legais em Salvador, a

capital cultural do paísO soteropolitano é animado, festeiro, receptivo e muito orgu-

lhoso do local em que vive. Lógico! Salvador é um encanto. A ci-dade responsável por um dos carnavais mais celebrados do Brasil tem lindas praias, importantes monumentos históricos, deliciosa culinária e mais uma série de atrações que irão agradar visitantes de várias idades e com todos os propósitos, inclusive quem não gosta de carnaval.

Não dá para escapar do clichê: Salvador é uma festa, mas a pri-meira capital do Brasil é muito mais que isso. Quer curtir suas férias em um lugar que celebra a diversidade de ritmos e de raças todos os dias? Quer provar o melhor acarajé do mundo antes ou depois de se divertir e tirar altas fotos em lugares espetaculares? O Viajali mostra 15 pontos muito interessantes que devem ser vi-sitados na capital cultural do Brasil.  A Bahia não vai sair do seu pensamento!

soteropolitano: natural de Salvador.

clichê: frase frequentemente rebuscada que se banaliza por ser muito repetida; lugar- -comum, chavão.

acarajé: bolinho feito de massa de feijão-fradinho.

©Sh

utte

rsto

ck/B

ona

ndb

on

“Bahia que não me sai do pensamento” é um verso de uma canção.

Você sabe que canção é essa? Se não souber, pes-quise. Você pode digitar esse verso em sites que apresentam letras de música.

©Sh

utte

rsto

ck/C

assi

oha

bib

14

Page 15: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

12 Leia o texto e responda às questões.

FREIRE, Ricardo. Vai por mim: trem na Europa. Disponível em: <http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai–por–mim–trem–na–europa/>. Acesso em: 20 jan. 2014.

Vai por mim: trem na EuropaPara mim, o trem é a expressão máxima da civilização eu-

ropeia: eficiente, charmoso, democrático, tradicional, mas em permanente modernização. No trem, você viaja anônimo [...] e ninguém implica com o que você leva na bagagem de mão. Tam-pouco, você é submetido às mesmíssimas explicações básicas toda vez que sobe num vagão. Quem nunca andou de trem talvez sinta falta daquele beabá que acompanha todo o penoso processo de check-in e embarque dos aviões. Mas, basta chegar com algu-ma antecedência nas primeiras vezes, e logo você vai usar o trem com a mesma naturalidade dos nativos.

a) Qual é o assunto abordado nesse texto?

b) Qual é o sentido da palavra "beabá" no texto?

c) A palavra "nativos" no final do texto se refere a quem?

13 Releia o seguinte trecho e faça o que se pede.

check-in: nos aeroportos, o local (geralmente balcão) em que o passageiro se apresenta à companhia aérea para que seja feita a conferência de sua passagem, de seus documentos e dados, a emissão do cartão de embarque e, se houver bagagem, a identificação e o despache.

Londres, Inglaterra

©S

hu

tte

rsto

ck/A

ug

ust

_0

80

2

Ela estava andando de trem há algumas horas.

No trem, você viaja anônimo [...] e ninguém implica com o que você leva na bagagem de mão.

Reescreva o trecho, dando-lhe a ideia de futuro. Para tanto, utilize locuções verbais.

14 No final do texto, há uma locução verbal: vai usar. Como ela é formada?

( ) Verbo auxiliar + verbo principal no gerúndio.

( ) Verbo auxiliar + verbo principal no particípio.

( ) Verbo auxiliar + verbo principal no infinitivo.

15 Transcreva a locução verbal da frase a seguir e explique por que ela é assim considerada.

15

Page 16: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

16 Escreva as formas nominais dos verbos a seguir.

submeter chegar

Infinitivo: Infinitivo:

Gerúndio: Gerúndio:

Particípio: Particípio:

17 Identifique a formação das locuções verbais apresentadas. Ex.: Ela estava cantando: verbo auxiliar + gerúndio.

Foi atendido:

Vai pensar:

Ficaram olhando:

Parece ser:

Estavam anunciando:

Tinha participado:

Estava trabalhando:

Para mim, o trem tem sido a expres-

são máxima da civilização europeia:

eficiente, charmoso, democrático, tra-

dicional, mas em permanente moder-

nização. No trem, você pode apreciar

a natureza durante a viagem.

Qual das locuções verbais é um tempo composto?

©S

hu

tte

rsto

ck/D

en

is B

eli

tsk

y

Agora, responda:

Qual das locuções apresentadas é um tempo composto?

18 Leia o trecho a seguir, observando as locuções verbais destacadas.

Obs.: Se necessário, consulte a tabela de conjugação de verbos nos tempos compos-

tos apresentada no final desta seção.

16

Page 17: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Conjugação dos tempos compostos formados com os auxiliares ter/haver + particípio dos verbos cantar, vender e partir

Modo indicativo

Pretérito perfeito composto Pretérito mais-que-perfeito

Eu tenho cantado, vendido, partido Eu tinha/havia cantado, vendido, partido

Tu tens cantado, vendido, partido Tu tinhas/havias cantado, vendido, partido

Ele tem cantado, vendido, partido Ele tinha/havia cantado, vendido, partido

Nós temos cantado, vendido, partido Nós tínhamos/havíamos cantado, vendido, partido

Vós tendes cantado, vendido, partido Vós tínheis/havíeis cantado, vendido, partido

Eles têm cantado, vendido, partido Eles tinham/haviam cantado, vendido, partido

Futuro do presente composto Futuro do pretérito composto

Eu terei/haverei cantado, vendido, partido Eu teria/haveria cantado, vendido, partido

Tu terás/haverás cantado, vendido, partido Tu terias/haverias cantado, vendido, partido

Ele terá/haverá cantado, vendido, partido Ele teria/haveria cantado, vendido, partido

Nós teremos/haveremos cantado, vendido, partido Nós teríamos/haveríamos cantado, vendido, partido

Vós tereis/havereis cantado, vendido, partido Vós teríeis/haveríeis cantado, vendido, partido

Eles terão/haverão cantado, vendido, partido Eles teriam/haveriam cantado, vendido, partido

Modo subjuntivo

Pretérito perfeito composto Pretérito mais-que-perfeito composto

Que eu tenha/haja cantado, vendido, partido Se eu tivesse/houvesse cantado, vendido, partido

Que tu tenhas/hajas cantado, vendido, partido Se tu tivesses/houvesses cantado, vendido, partido

Que ele tenha/haja cantado, vendido, partido Se ele tivesse/houvesse cantado, vendido, partido

Que nós tenhamos/hajamos cantado, vendido,

partido

Se nós tivéssemos/houvéssemos cantado, vendido,

partido

Que vós tenhais cantado, vendido, partido Se vós tivésseis/houvésseis cantado, vendido,

partido

Que eles tenham cantado, vendido, partido Se eles tivessem/houvessem cantado, vendido,

partido

Futuro composto

Quando eu tiver/houver cantado, vendido, partido

Quando tu tiveres/houveres cantado, vendido, partido

Quando ele tiver/houver cantado, vendido, partido

Quando nós tivermos/houvermos cantado, vendido, partido

Quando vós tiverdes/houverdes cantado, vendido, partido

Quando eles tiverem/houverem cantado, vendido, partido

17

Page 18: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Notícia II1. Esta notícia deve ser oralizada, isto é, ela deve ser lida como se estivesse sendo apresen-

tada por um locutor de televisão. Ensaie a leitura do texto com um colega, observando a impostação de voz. Dê realce para as partes da notícia que julgar mais interessantes para o público. Siga as orientações do professor para essa atividade.

19/10/2013

Em várias cidades do mundo, multa

para quem suja as ruas já é realidadeAssim como no município do Rio de Janeiro, Paris e Nova York também aplicam multa para cidadãos que são flagrados jogando lixo nas vias públicas

Em agosto deste ano, a medida que pune com multa cidadãos que jogam lixo nas vias públicas passou a ser colocada em prática no Rio de Janeiro. A estratégia, en-tendida como uma tentativa de educar os cidadãos sobre sua responsabilidade com a limpeza urbana, foi inspirada em inicia-tivas semelhantes adotadas em diversas cidades do mundo, como Paris, Nova York, Londres, Hong Kong, Dubai, Cidade do Cabo e Singapura.

Prevista na Lei de Limpeza Urba-na  nº3273, de 2011, a punição com multa para quem joga lixo nas ruas empregada na Cidade Maravilhosa faz parte do Progra-ma Lixo Zero da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Comlurb. Antes de aplicar a punição, Vinícius Roriz, presidente da Companhia, explica que diferentes modelos de vários países foram estudados. “Procuramos vários modelos buscando aquele que se adequasse melhor às particularidades do Rio de Janeiro”, diz.

A medida está em vigor no Centro, na Zona Sul do município, em alguns bairros da Zona Norte, como Tijuca, Meier e Madureira, e Zona Oeste, como Campo Grande. O programa prevê multas que vão de R$ 98 a R$ 3 mil dependendo do volume de lixo descartado em via pública. Para identificar infratores, a Comlurb conta com a atuação de um trio formado por um agente de limpeza urbana, um guarda municipal e um policial militar. Ao longo dos meses, a presença do policial militar tem sido reduzida, segundo Roriz, devido ao baixo índice de problemas de desacato que não possam ser superados pelo guarda municipal.

A fiscalização do trio que está atuando no Rio se diferencia dos modelos internacionais que, normalmente, disponibiliza um profissional para cumprir as tarefas de supervisionar e multar infratores. Em Londres, a inspeção para o cumprimento da lei é realizada por um fiscal

conectado

©D

anie

l Sce

lza/

Futu

ra P

ress

Campanha do projeto Lixo Zero nas ruas do Rio de Janeiro

18

Page 19: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

responsável especificamente por esta questão. Em Nova York e Paris as funções são compe-tências dos agentes da empresa responsável pela limpeza urbana da cidade. Em Singapura, famosa por sua rigidez quanto à limpeza urbana, as autoridades que aplicam as multas ficam à paisana para não serem identificadas, dando a sensação de constante vigilância aos cidadãos.

O valor das multas aplicadas no Rio foi definido em 2001, ano em que a lei foi aprovada. No entanto, Roriz afirma que antes da aplicação desta medida foi feito um estudo comparativo para ver se os valores seguiam um padrão internacional. “Comparamos com outros países e vimos que os valores estão razoavelmente próximos. Comparando fatores, como o salário, estamos bem alinhados”, afirma.

Em Paris a multa mais baixa cobrada para quem joga pequenas quantidades de lixo nas ruas é de cerca de R$ 110, mesmo valor médio cobrado na Cidade do Cabo e Nova York. As multas mais altas são cobradas em Singapura. O valor mínimo cobrado ao infrator que joga lixo nas ruas da Cidade-Estado asiática é de cerca de R$ 600, podendo atingir o valor máximo de cerca de R$ 10.500.

Após o Rio de Janeiro iniciar a aplicação de multas para quem sujar as ruas no município, outras cidades do país manifestaram interesse em aplicar programas parecidos. O presidente da Comlurb conta que já recebeu a visita de secretários de cidades, como Olinda, no Recife, Maringá, no Paraná, e diz ter lido sobre o interesse de diversas outras cidades, como São Paulo, Manaus e Porto Alegre.

Roriz explica que o próximo passo do Programa Lixo Zero é trabalhar as blitze que irão cir-cular pelo município realizando fiscalizações sem aviso prévio. “A blitz terá um grupo de agentes com transporte e logística preparada para ir a qualquer bairro, até mesmo aqueles que não têm ocupação permanente”, explica. O pre-sidente afirma ainda que o objetivo da Comlurb com este projeto é de educar a população para que, futuramente, não seja necessário cobrar multas por comportamento inadequado.

EM VÁRIAS cidades do mundo, multa para quem suja as ruas já é realidade. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/10/em-varias-cidades-do-mundo-multa-para-quem-suja-ruas-ja-e-realidade.html>. Acesso em: 14 mar. 2014. ©Globo Ecologia/TVG

2. Qual é o assunto dessa notícia?

3. A quem essa notícia pode interessar? Por quê?

4. Quando essa notícia foi publicada? E quando as multas começaram a ser aplicadas?

5. Por quem são aplicadas as multas?

blitz: batida policial, sem aviso, geralmente formada por grande número de policiais.

blitze: plural de blitz, em alemão.

logística: organização e gerenciamento de alguma atividade para que ela possa ser executada com sucesso.

19

Page 20: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

6. Onde o fato noticiado aconteceu?

7. Por que a aplicação dessas multas foi implantada?

8. Transcreva o título da notícia e responda às questões sobre ele.

a) Qual é a ideia principal e a ideia secundária que constroem a informação que consta nesse título?

b) Por que o jornalista que produziu a notícia escolheu informar que esse tipo de multa já existe em várias cidades do mundo? Que impacto essa escolha pode ter sobre o leitor?

( ) Porque dar essa informação, de certa forma, pode tranquilizar o leitor, já que se trata de uma medida que não atinge somente os cariocas.

( ) Para mostrar que conhece a realidade de outras cidades no mundo e impressionar o leitor.

( ) Provavelmente, porque essa informação pode diminuir a possível recepção nega-tiva, por parte do leitor, do fato relatado.

9. Em textos jornalísticos, a função da linha-fina é a de complementar, especificar, ampliar informações, funcionando como um subtítulo. Releia o começo da notícia e relacione os dados do título e da linha-fina.

10. Além das mencionadas na linha-fina, em que outras cidades são aplicadas medidas seme-

lhantes?

11. O que o Rio de Janeiro pode ter em comum com as outras cidades mencionadas no texto?

12. Pesquise em que países e continentes estão localizadas essas cidades. Depois, avalie se a informação "várias cidades do mundo" foi usada de forma coerente.

20

Page 21: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

13. No texto, foram usadas as expressões “Cidade Maravilhosa” e “Cidade-Estado asiática”.

V F

de suas ruas.

21

Page 22: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Debate regrado

PreparaçãoO debate será realizado no dia agendado pelo professor, pois é uma atividade que re-

quer preparação e estudo prévio. O tema a ser debatido é o mesmo abordado no texto da seção Conexão. Para a realização dessa atividade oral, a turma será dividida em dois grupos, que devem seguir as regras determinadas.

1. O professor será o mediador. A ele caberá conduzir a exposição das ideias, controlar o tempo destinado à fala de cada participante e indicar as trocas de turno (ou seja, a pas-sagem da vez de falar de um grupo para outro).

2. O debate deve se iniciar com um dos grupos apresentando o tópico a ser discutido e o seu ponto de vista sobre esse tópico. Na sequência, um grupo deve lançar perguntas ao

3. É importante que um participante não interrompa a exposição do outro, de modo a es-perar sua vez de falar (para não interromper e não perder a ideia, a sugestão é anotar os tópicos a serem abordados ou considerados).

4. Em um debate regrado, os participantes precisam respeitar o tempo destinado à vez de fala de cada grupo. Se o tempo de fala acabar e o participante não tiver concluído o raciocínio, precisa parar imediatamente e passar a palavra (essa é uma regra de pratica-mente todos os debates e precisa ser seguida à risca).

5. Depois de debatidos suficientemente os tópicos levantados, um representante de cada grupo faz um resumo do que foi discutido, destacando as ideias e os posicionamentos que surgiram durante a atividade.

ProduçãoDurante o debate, você e seus colegas irão apresentar ideias e opiniões, respondendo a

questões como:

6. As ruas da cidade são limpas ou sujas? As pessoas costumam jogar lixo nas áreas públicas?

7. Há leis referentes a essa questão em seu município?

8. Multas educam as pessoas? Por quê?

9. Campanhas de conscientização da população sobre o destino correto do lixo urbano atingem seus objetivos? Seriam eficientes na sua cidade?

10. A que graves consequências as populações estão expostas com o descarte irresponsável de lixo?

11. Como os alunos da escola se comportam em relação ao descarte de lixo?

12. O que cada um, individualmente, pode fazer para colaborar em todos os espaços que frequenta?

produção de texto oral

22

Page 23: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

AvaliaçãoEsta avaliação pode ser feita pela turma.

Critérios de avaliação

1. Foram respeitados os turnos de fala?

2. O tempo estabelecido foi cumprido?

3. O grupo apresentou sua opinião sobre o assunto discutido e a justificou?

4. O grupo ouviu com atenção e respeitou as opiniões dos colegas?

5. A síntese da discussão foi feita de modo apropriado?

produção escrita

Produzindo notíciaPreparação

Agora é sua vez de fazer o papel de jornalista e produzir uma notícia para ser publicada no jornal, blog ou mural da escola!

Reúna-se com um colega e observem as orientações a seguir.

1. Pesquisem na escola, no bairro ou na cidade algum fato que interesse ao seu público leitor (os estudantes), por exemplo: um evento educacional ou cultural que aconteça na escola, no bairro ou na cidade; algum estudante ou alguma turma da escola que realize um projeto artístico ou cultural fora da escola; alguma melhoria urbana feita nos arredo-res da escola ou nas ruas do bairro, etc.

2. Definido o assunto da notícia, apurem os fatos junto às pessoas envolvidas, a fim de se certificar da veracidade deles e obter o máximo de informação possível. Para tanto, fa-çam um roteiro com perguntas dirigidas a essas pessoas.

3. Escrevam ou gravem todas as informações coletadas.

Produção 4. A notícia deverá

a) ter um título (manchete) que chame a atenção do leitor e antecipe o assunto.b) ter uma linha-fina que amplie informações sobre o fato noticiado.c) ter um lide que responda às questões básicas.d) apresentar trechos descritivos e narrativos.e) ser escrita em 3ª. pessoa e sem opinião sobre o fato noticiado.f) ser escrita seguindo a estrutura da pirâmide invertida: iniciar apresentando os fatos mais

importantes.

23

Page 24: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

como se escreve?

Pai, onde vivem as pessoas que não nasceram?

Pai, onde vivem as pessoas que ainda nascerão?

2 Com relação aos verbos destacados a seguir, faça o que se pede.

QUINO. Mafalda. Disponível em: <http://tirasdemafalda-blog.tumblr.com/>. Acesso em: 20 jan. 2014.

©J

oa

qu

ín S

alv

ad

or

La

va

do

(Q

UIN

O)

TO

DA

MA

FA

LD

A /

Fo

toa

ren

a

a) Pelo contexto, é possível entender que a forma verbal "nasceram" está no tempo

( ) presente. ( ) passado. ( ) futuro.

b) Pelo contexto, é possível entender que a forma verbal "nascerão" está no tempo

( ) presente. ( ) passado. ( ) futuro.

a) Para quem Mafalda

tinha escrito o bilhete?

b) Por que ela jogou o

bilhete no chão?

c) Considerando que a

personagem Mafalda

é uma menina muito

observadora e crítica,

o que ela intencionava

comunicar às "pessoas

que ainda não

nasceram" com o

conteúdo do bilhete?

Grafia de verbos terminados em -am e -ão 1 Leia esta tira e responda às questões ao lado:

AvaliaçãoApós a escrita, releiam o texto e o avaliem com base nos critérios a seguir.

Critérios de avaliação

1. O título chama a atenção do leitor e antecipa o assunto da notícia?

2. A linha-fina amplia novas informações sobre o fato noticiado?

3. As informações do lide correspondem às questões selecionadas?

4. A notícia apresenta trechos descritivos e narrativos?

5. Foi escrita em 3ª. pessoa?

6. A notícia se manteve imparcial (sem opinião) sobre o assunto?

7. Foi escrita de acordo com a pirâmide invertida?

Após responder a essas questões, reescrevam o texto fazendo as alterações necessárias.

Sob a orientação do professor, publiquem a notícia no jornal, blog ou mural da escola.

24

Page 25: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

a) Que parte da aeróbica as pulgas adoram? Por quê?

b) Como a alegria das pulgas é representada pelas linguagens verbal e não verbal?

c) Escreva o significado da palavra aeróbica.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010. p. 20.

©N

íque

l Náu

sea,

de

Fern

and

o G

ons

ales

3 Complete os espaços do quadro.

4 Complete os espaços com o verbo dado entre parênteses, fazendo as relações adequadas entre os termos.

a) Quando ele chegou, as fãs para pegar autógrafos. (correr)

b) Muitos já os jornais de hoje. (ler)

c) Ontem, as entrevistas. (reprisar)

d) Alguns o filme na semana passada. (ver)

e) Quando ele chegar, as fãs para pegar autógrafos. (correr)

f) Muitos ainda os jornais de hoje. (ler)

g) Amanhã, os debates. (reprisar)

h) Outros o filme na semana que vem. (ver)

5 Complete os espaços de acordo com as suas conclusões sobre os ver-bos usados na questão anterior.

a) Os verbos que dão sentido e correção às frases de a até d foram

conjugados no .

b) Os verbos que dão sentido e correção às frases de e até h foram

conjugados no .

6 Leia esta tira e responda às questões ao lado:

GONSALES, Fernando. Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p. 16.

Na primeira frase, a forma verbal está flexionada no pretérito per-

feito do indicativo, indicando uma ação no .

Na segunda frase, a forma verbal está flexionada no futuro do pre-

sente, indicando uma ação no .

25

Page 26: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

As pulgas adoram essa parte da aeróbica.

7 Que formas verbais sugerem movimento?

8 Que verbo não sugere movimento?

9 Leia atentamente as frases e complete os espaços com o verbo dado entre parênteses no tempo passado e futuro.

a) Uns se rapidamente, mas outros só se com ajuda. (abaixar)

b) Uns se rapidamente, mas outros só se com ajuda. (enrolar)

c) Uns a corda com facilidade, mas outros só a com ajuda. (puxar)

d) Uns se com facilidade, mas outros só se com ajuda. (torcer)

10 Marque C para as frases cuja conjugação verbal está correta e I quando estiver incorreta.

( ) Quando eles se remexeram, todos virarão para trás.

( ) Quando eles se remexerão, todos viraram para trás.

( ) Quando eles se remexeram, todos viraram para trás.

( ) Quando eles se remexerem, todos virarão para trás.

11 Reescreva esta frase conjugando o verbo adorar nos tempos solicitados:

a) Pretérito perfeito:

b) Futuro do presente:

12 Nas frases a seguir, sublinhe a expressão que marca o tempo passado ou futuro. Então, complete o espaço com o verbo dado entre parênteses no tempo adequado.

a) No ano passado, eles sempre juntos. (estudar)

b) Eles se há pouco tempo. (conhecer)

c) Quando ele chegar, todos parabéns. (cantar)

d) Eles se médicos no ano que vem. (formar)

e) Na semana passada, eles o técnico. (substituir)

f) Amanhã de manhã, eles com o chefe. (conversar)

13 Da questão anterior, copie as expressões que marcam o tempo

a) passado:

b) futuro:

26

Page 27: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

14 Complete com o verbo entre parênteses, conjugando-o adequadamente.

a) No final deste ano, eles para o exterior. (viajar)

b) Eles há dois dias. (viajar)

c) Eles uma casa assim que receberem o dinheiro. (comprar)

d) Eles já a casa, pois já receberam o dinheiro. (comprar)

15 Complete as frases.

a) A terminação -ão corresponde ao verbo flexionado no

b) A terminação -am corresponde ao verbo flexionado no

c) As terminações -am e -ão, além de designar o tempo da ação, indicam também

16 Escreva C para as afirmativas corretas e I para as incorretas quanto ao tempo verbal.

( ) Os cidadãos não mais jogarão lixo nas vias públicas.

( ) Os cidadãos costumeiramente jogavam lixo nas vias públicas.

( ) Desde que a multa foi determinada, os cidadãos não mais jogarão lixo nas vias públicas.

( ) As autoridades acreditarão que aquela seria a solução para o problema.

( ) Outras cidades já manifestaram interesse em aplicar programas parecidos.

( ) Se as populações forem educadas, futuramente não jogarão lixo nas vias públicas.

17 Escreva frases com os verbos a seguir na 3.ª pessoa do plural dos tempos indicados.

a) Namorar – pretérito perfeito

b) Dançar – futuro do presente

c) Vender – pretérito perfeito

d) Prender – futuro do presente

e) Repartir – pretérito perfeito

f) Cumprir – futuro do presente

27

Page 28: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

1 Em relação ao que você aprendeu sobre notícias, responda às questões a seguir.

a) Que informações devem aparecer no lide?

b) O que significa dizer que a notícia é um texto organizado seguindo a estrutura da pirâmide invertida?

2 Nas frases a seguir, sublinhe o verbo auxiliar com um traço e o principal com dois traços.

a) Alguns estão almoçando no restaurante da esquina.

b) Dizem que vão terminar o trabalho até o fim do dia.

c) Eles haviam feito um bom trabalho.

d) O convidado acabou chegando atrasado.

e) Nós íamos comprar um aparelho novo.

f) Nos últimos tempos, ele tem estado no litoral.

g) Nada poderia ser pior.

3 Indique os verbos principais da questão anterior que correspondem às formas nominais:

a) infinitivo –

b) gerúndio –

c) particípio –

4 Complete a frase.

As locuções verbais são formadas por e

no , no ou no .

5 Sublinhe as locuções verbais de cada frase.

a) Ele está entrando no cinema agora.

b) Eu não pude esquecer o assunto.

c) As cidadãs tinham participado das reuniões.

d) Meus pais querem morar em outro lugar.

e) Sempre estão fazendo a mesma coisa.

f) Eles já haviam saído para o encontro.

o que já conquistei

28

Page 29: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

LAERTE. Disponível em: <http://verbeat.org/laerte//assets_c/2010/12/classif%2011-7727.html>. Acesso em: 5 dez. 2018.

©L

AE

RT

E

GUEDES, Marcos. Piores do Paulista apostaram em veteranos e se deram mal. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/esporte/2019/02/piores-do-paulista-apostaram-em-veteranos-e-se-deram-mal.shtml>. Acesso em: 18 fev. 2019.

Piores do Paulista apostaram em veteranos e se deram mal

Últimos colocados, São Bento, Botafogo e São Caetano têm elencos com maior média de idade

6 Leia esta tira e responda às questões:

a) No primeiro quadrinho, o menino parece desesperado. Por quê?

b) A mãe entende o que o garoto disse? Por quê?

c) O uso da locução "está caindo", nessa situação, não é comum. No entanto, no texto, esse uso faz sentido. Por quê?

d) Que frase do menino faria sentido para a mãe?

7 Leia o trecho inicial de notícia.

29

Page 30: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

a) O texto logo abaixo do título é chamado de

( ) lide.

( ) corpo da notícia.

( ) manchete.

( ) linha-fina.

b) Que palavras ficam subentendidas no título? Explique como você chegou a essa conclusão e reescreva a frase inserindo as palavras.

c) Na sua opinião, por que essas palavras foram omitidas?

d) Identifique e copie as formas verbais que aparecem no título da notícia.

e) Em que pessoa e tempo verbal essas formas verbais estão?

f) Reescreva o título com as formas verbais no futuro.

8 Complete os espaços com a conjugação dos verbos pular e viajar nos tempos pedidos.

Pretérito perfeito

Eu pulei Eu

Tu Tu viajaste

Ele Ele

Nós Nós

Vós pulastes Vós viajastes

Eles pularam Eles viajaram

Futuro do presente

Eu Eu

Tu Tu viajarás

Ele pulará Ele

Nós Nós viajaremos

Vós Vós viajareis

Eles Eles

30

Page 31: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

©Sh

utte

rsto

ck/V

ecto

r th

ing

s

Língua Portuguesa

capí

tulo Reportagem: é

preciso saber mais

5

A reportagem jornalística geralmente sur-ge da necessidade de ampliar a comunicação de um fato que, por sua complexidade, precisa ser apresentado com maior detalhamento.

Para que isso aconteça, ela pode ser com-posta de vários outros gêneros, por exemplo pesquisas, depoimentos, entrevistas, gráficos, fotos, etc.

• Reportagem: leitura e exposição oral

• Aposto explicativo e enumerativo

• Uso do registro formal e informal

• Leitura de gráfico e resumo

• Emprego das letras u em parônimos

o que vocêvai conhecer

MOISÉS. Disponível em: <https://mcartuns.wordpress.com/tag/robos/>. Acesso em: 24 nov. 2018.

©Ilu

stra

ção

: Mo

ises

31

Page 32: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Leia a charge e as informações a seguir e troque ideias sobre o conteúdo apresentado.

• Ler e compreender reportagens, analisando composição, estilo e função comunicativa desse gênero textual.

• Compreender que as variedades linguísticas fazem parte da realidade da língua.

• Compreender os apostos explicativo e enu-merativo como recursos para esclarecer determinados termos que possam não ser do conhecimento do leitor.

• Ler reportagem impressa, identificando os variados aspectos composicionais.

• Perceber marcas de oralidade em texto escrito.

• Resumir reportagem, selecionando informa-ções principais.

• Produzir resumo de acordo com informa-ções relevantes apresentadas em gráficos.

• Conhecer e usar, em produções próprias, regras de acentuação de algumas formas verbais.

• Discernir parônimos, sua grafia e seus significados.

objetivos do capítulo

estudo do texto

Reportagem

1 Antes de ler a reportagem, responda oralmente às seguintes questões:

a) Quem prepara as refeições em sua casa? Quem ajuda?

b) Você prepara algum prato considerado de sua especialidade?

c) Quem tem mais habilidade para cozinhar em sua casa?

2 Antes de ler a reportagem, compare-a com a notícia lida anteriormente. Observe se os textos têm a mesma extensão ou se um é mais curto que outro.

Depois, façam uma leitura coletiva do texto, de modo que cada parágrafo seja lido por um aluno.

Nas últimas décadas, mudanças tecnológicas muito significativas aconteceram: foram in-ventados aparelhos, mecanismos e tecnologias diversas. De modo geral, as pessoas estão constantemente se adaptando a essas mudanças e delas usufruindo.

1. Como você imagina o mundo em 2050?

2. Que profissão você gostaria de exercer? Por quê?

32

Page 33: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Como os cientistas estão revolucionando a cozinha de casaEntre as novidades estão os robôs-cozinheiros, os supercomputadores que desenvolvem recei-tas e as impressoras 3D que preparam pratos sofisticadíssimos

30/09/2016 – Por Rafael Tonon

Depois de vencer a terceira temporada da edição inglesa do programa MasterChef, Tim Anderson deixou as panelas e os fogões dos restau-rantes para trabalhar num estúdio. Durante seis horas por dia, re-produzia passo a passo algumas receitas e tinha todos os seus mo-vimentos filmados por câmeras 3D de alto desempenho, como as usadas por estúdios de animação de Hollywood.

As imagens eram então codificadas com a ajuda de algoritmos desenvolvidos em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e a Scuola Supperiore Santana, na Itália, um dos maiores e mais importantes centros de estudos e pesquisas em tecnologia da Europa. O objetivo do trabalho? Ensinar o ofício a um aprendiz de chef diferente: um robô.

Criado pela empresa inglesa  Moley Robotics, o MK1 é composto de dois braços articuláveis, tem mãos que imitam todos os movimentos hu-manos e é capaz de reproduzir com precisão receitas gravadas em seu banco de dados. Quando chegar ao mercado, em 2017, ele poderá livrar as pessoas de uma tarefa que pode ser cansativa: preparar as próprias refeições todos os dias.

As aulas de culinária surtiram efeito. Depois de dois anos de  pes-quisa e desenvolvimento, o robô-chef, como ficou conhecido, foi posto à prova na Hanover Messe, a maior feira do mundo de tecnologia industrial e robótica, realizada em abril, na Alemanha.

Sua missão era preparar um bisque de caranguejo. Com os ingredientes orga-nizados sobre uma bancada, o MK1 colocou tudo na panela, refogou, mexeu e finalizou a receita com sucesso, diante de uma plateia atônita. “É uma tecnologia que vai transformar e facilitar o modo como as pessoas cozinham em casa”, afirma Mark Oleynic, fundador da Moley Robotics. “Será possível pre-parar pratos que você nem teria ideia de como fazer enquanto fica na sala conversando com seus convidados.”

Uma tela sensível ao toque permite escolher as receitas e até programar o robô para deixar seu jantar pronto na hora em que você chegar do trabalho. “A tecnologia robótica tem se desenvolvido cada vez mais. Por que não a usar para facilitar a nossa vida em tarefas cotidianas?”, pergunta Rich Walker, diretor da Shadow Hands, que trabalhou na criação das mãos do robô.

©R

edaç

ão G

alile

u/Ed

ito

ra G

lob

o/A

gên

cia

O G

lob

o/Fo

to: D

anie

l Oza

na/I

lust

raçã

o M

athe

us M

uniz

Red

ação

Gal

ileu/

Edit

ora

Glo

bo/

Ag

ênci

a O

G

lob

o/Fo

to: D

anie

l Oza

na

algoritmos: sequência de raciocínios ou operações que

oferece a solução de certos problemas.

ofício: trabalho, profissão.

bisque: tipo de sopa da culinária

francesa.

atônita: surpresa, embasbacada.

33

Page 34: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

VACA SAGRADA

O robô-chef é uma das tecnologias que vão revolucionar a gastronomia nos próximos anos. A IBM resolveu entrar nesse mercado com o Watson, supercomputador conhecido por vencer o Jeopardy, o mais importante programa de perguntas e respostas dos Estados Unidos. [...]

“Começamos o projeto há quatro anos, como uma forma de desenvolver as capacidades do Watson e para mostrar as diferentes aplicações da computação cognitiva”, afirma Florian Pinel, engenheiro--chefe do projeto pela IBM. “O Watson pode ser usado para descobrir novos medicamentos e na luta contra o câncer, mas resolvemos aplicar a sua criatividade computacional assistida à comida, que in-teressa a todo mundo.” A principal tarefa dos programadores do Watson foi arregimentar uma base de dados de milhares de receitas, além de fatos nutricionais e características dos compostos aromáticos contidos em diferentes alimentos. Watson consumiu mais de 10 mil receitas, selecionadas em parceria com a revista Bon Appetit.

Ao ler as receitas já existentes, Watson descobriu quais eram os ingredientes necessários para ela-borar um prato específico, como a massa, o molho e o queijo que são usados para fazer uma pizza de muçarela. “Ele está programado para tentar combinações de ingredientes que se emparelham bem com as informações inseridas em seu sistema”, conta Pinel. Watson aprende, por exemplo, que um sanduíche é constituído de pão cortado ao meio com algum recheio, ao contrário de um burrito, que é uma massa (tortilha) que se enrola em torno do recheio.

Outro fator compilado e assimilado pelo sistema diz respeito aos aspectos culturais de cada tipo de culinária. “Se a pessoa procurar algo de italiano, brasileiro ou japonês, ela obterá resultados que levam em conta os ingredientes utilizados nessas cozinhas”, afirma o engenheiro. Ou seja, ele filtra aspectos culturais considerados em cada tipo de cozinha, como o fato de a vaca ser sagrada na Índia ou o uso do milho nos pratos latino-americanos.

Mas a grande conquista das receitas do Watson é o fato de que ele não tem nenhum preconceito ou restrição quanto a alimentos ou misturas de sabores. “Os chefs têm seus ingredientes favoritos e outros que raramente usam. O Watson não”, afirma Pinel. “Isso torna suas criações ainda mais interessantes.” Para selecionar as receitas do livro, Pinel e sua equipe escolheram as mais fáceis de fazer e as que con-tavam com um elemento surpresa interessante. A equipe da IBM também criou um aplicativo grátis que pode ser usado por qualquer pessoa que queira experimentar as criações do Chef Watson – ele pode ser baixado no site ibmchefwatson.com. É só informar os ingredientes que há na geladeira ou o tipo de comida que pretende fazer que ele combina os sabores.

MISTURA TUDO

A combinação de sabores, aliás, é um dos maiores trunfos do uso da tecnologia em prol da gastro-nomia. Existem inúmeras misturas possíveis de ingredientes que um ser humano jamais seria capaz de imaginar. O Watson foi criado para levar em consideração todas elas. “Em vez de misturar apenas

dois ingredientes, podemos criar trilhões de combinações”, afirma Pinel. Foi com esse intuito que Bernard Lahousse fundou a Foodpairing, empresa que desenvolveu uma tecnologia capaz de ajudar chefs nas harmoniza-ções culinárias. Sediada em Bruges, na Bélgica, e com filial em Nova York, ela fornece uma assinatura que permite ao usuário acessar o banco de da-dos da empresa na hora de criar novos pratos.

[...]

Outra fronteira  tecnogastronômica  é o uso de  impressoras 3D para fazer refeições mais elaboradas – e não só pizza e hambúrguer. O chef Mateo Blanch, do restaurante La Boscana, na Espanha, foi um

cognitiva: capacidade de adquirir conhecimento.

arregimentar: fazer entrar em um

grupo.

emparelham: juntam, unem.

compilado: reunido.

assimilado: absorvido.

trunfos: possibilidades de sucesso.

em prol: a favor.

intuito: propósito.

34

Page 35: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

segmento: mercado.

precisa: exata.

dos primeiros a colocar uma impressora ao lado de suas panelas. Na 3D Printshow, maior feira do segmento, ele preparou uma refeição de cinco cur-sos (que incluía um polvo emoldurado em batatas) para provar que a tecno-logia pode ser usada nas altas cozinhas.

A empresa 3D Systems, em parceria com o Instituto de Culinária da América, deve inaugurar neste mês o Culinary Lab, um laboratório para testar o impacto da impressão 3D na indústria de alimentos. Há diversos chefs estrelados de olho na aplicação da técnica. “Ela combina milhares de dados com a exe-cução técnica precisa, algo que não era possível antes”, diz Hod Lipson no seu livro Fabricated: The New World of 3D Printing ("Fabricados: O Novo Mundo da Impressão 3D, sem edição no Brasil"). “As aplicações são inimagináveis.” A nova fronteira da tecnologia na cozinha pode não fazer de você um candidato ao MasterChef, mas vai ajudá-lo a cozinhar melhor. Ou a preparar seu jantar como se fosse um.

[...]

TONON, Rafael. Como os cientistas estão revolucionando a cozinha de casa. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2016/09/como-os-cientistas-estao-revolucionando-cozinha-de-casa.html>. Acesso em: 23 nov. 2018. ©Redação Galileu/Editora Globo/Agência O Globo

3 O conteúdo principal da reportagem pode ser lido por meio da manchete e da linha-fina. Releia-o e responda às questões.

Como os cientistas estão revolucionando a cozinha de casaEntre as novidades estão os robôs-cozinheiros, os supercomputadores que desenvolvem recei-tas e as impressoras 3D que preparam pratos sofisticadíssimos

a) O que fazem os supercomputadores?

b) O que fazem as impressoras 3D?

c) O título foi formulado com

( ) uma exclamação valorizando o fato noticiado.

( ) uma pergunta que é respondida na linha-fina.

( ) uma afirmação valorizando as pesquisas científicas.

d) A locução verbal "estão revolucionando" deixa claro que se trata de algo que já está aconte-cendo. A reportagem cita 2017 como o ano em que o MK1 já estaria apto a livrar as pessoas de terem que preparar a sua própria refeição todos os dias. Complete a tabela para saber há quantos anos isso já é realidade de acordo com a reportagem.

2018 2019 2020 2021 2022 2023

1 ano

e) Pode-se afirmar que a finalidade dessa reportagem é

( ) noticiar o evento que lançou o robô-chef MK1 no mercado.

( ) apresentar as novidades da tecnologia robótica na culinária.

( ) divulgar empresas ligadas à tecnologia robótica.

( ) discutir a utilidade dos robôs para os seres humanos.

( ) alertar a população sobre o perigo do uso de robôs na culinária.

35

Page 36: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

4 Numere os parágrafos.

a) Quantos parágrafos você encontrou?

b) Qual é a função dos parágrafos?

Tanto os parágrafos quanto

os subtítulos têm o propósito

de organizar a exposição das

ideias no texto, de modo que

este se torne compreensível,

e a leitura mais fácil.

5 Além da organização em parágrafos, a reportagem apresenta subtítulos.

a) Copie-os.

b) Qual é a função dos subtítulos?

6 A que informações os subtítulos fazem referência?

7 Numere, pela ordem apresentada no texto, de que maneira o autor construiu a reportagem.

( ) Apresentou o robô Watson, criado pela IBM, e citou o livro publicado pela empresa, primeira

publicação do tipo no mundo desenvolvida exclusivamente por um computador.

( ) Citou outras funções do computador Watson na organização das receitas.

( ) Informou outras fronteiras ligadas à tecnologia na culinária: o uso de impressoras 3D.

( ) Informou uma tecnologia bem-sucedida no âmbito da culinária: o robô MK1.

36

Page 37: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

8 Em duplas ou trios, apresentem, com suas próprias palavras, o conteúdo da reportagem, de acordo com o esquema a seguir. Lembre-se de que uma boa apresentação ajudará os seus colegas a entender o conteúdo da reportagem. As questões apresentadas no esquema têm o propósito de ajudá-lo, mas, se for o caso, você pode inserir outras informações constantes no parágrafo.

Parágrafo Questão(ões) a ser(em) respondida(s)Nome dos

participantes

1º. Fale sobre Tim Anderson.

2º. Como começaram os ensinamentos para que o robô se

tornasse um chef?

3º. Fale sobre MK1.

4º. Como o robô-chef foi testado, isto é, posto à prova?

5º. Qual era a missão do robô-chef? O que disse Mark Oleynic?

6º.O que se pode fazer com o toque na tela sensível? O que disse Rich Walker? Qual foi a sua contribuição com o robô- -chef?

7º. e 8º. Fale sobre o Watson.

9º.Como foi a experiência de Watson com as receitas já existentes?

10º.O que Watson aprendeu sobre os aspectos culturais relacionados a cada comida?

11º.Como funciona a combinação de sabores para Watson? Qual o serviço oferecido pela Foodparing?

12º. Fale sobre a combinação de ingredientes.

13º. Fale sobre as impressoras 3D.

14º.Qual foi a participação da empresa 3D Systems? Qual é a opinião final sobre as novidades apresentadas na reportagem?

9 Tim Anderson é uma referência para participar desse trabalho? Justifique sua resposta com infor-mações do texto.

10 Além da presença de Tim Anderson, com que tecnologia os cientistas contaram para o sucesso do projeto?

37

Page 38: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

11 Na sequência, ainda são apresentadas as participações da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e da Scuola Supperiore Santada, na Itália. O trecho que explica quem é esta última se soma positivamente às participações já apresentadas? Por quê?

12 No 2.º parágrafo, há uma pergunta seguida de uma resposta.

a) Copie-as.

b) Como você entendeu a inserção de uma pergunta no meio do texto, já que não se trata de um diálogo?

13 Embora essa reportagem tenha características de relato, com estrutura predominantemente narra-tiva (já que conta a história relacionada ao desenvolvimento de uma tecnologia para mudar a forma como cozinhamos), apresenta também trechos descritivos.

a) Copie, do 3.º parágrafo, o trecho que descreve o MK1.

b) Copie, do 5.º parágrafo, o trecho que relata as ações do MK1.

14 Qual foi o raciocínio de Rich Walker sobre a tecnologia robótica? Transcreva esse trecho.

15 Que informações apresentadas no texto são importantes para conhecer outras qualificações do Watson, além da de chef?

38

Page 39: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

16 Cite dois exemplos que comprovem que Watson é capaz de assimilar aspectos culturais de cada tipo de culinária.

17 Transcreva uma frase do 12.º parágrafo em que esteja explícita a superioridade do Watson em rela-ção aos seres humanos no preparo de alimentos.

18 Qual foi o objetivo do chef Mateo Blanch ao participar da 3D Printshow?

19 Reescreva a frase a seguir substituindo o que está grifado por sinônimos.

Há diversos chefs estrelados de olho na aplicação da técnica.

20 Releia este trecho e explique o uso das aspas em todas as situações em que ocorrem:

“Ela combina milhares de dados com a execução técnica precisa, algo que não era possível antes”, diz Hod Lipson no seu livro  Fabricated: The New World of 3D Printing ("Fabricados: O Novo Mundo da Impressão 3D, sem edição no Brasil"). “As apli-cações são inimagináveis.”

Depois de vencer a terceira temporada da edição inglesa do programa MasterChef, Tim Anderson deixou as panelas e os fogões dos restaurantes para trabalhar num estúdio. Durante seis horas por dia, reproduzia passo a passo algumas receitas e tinha todos os seus movimentos filma-dos por câmeras 3D de alto desempenho, como as usadas por estúdios de animação de Hollywood.

Recordando:

discurso diretoo trecho transcrito corres-

ponde às palavras exatas da

pessoa citada.

discurso indireto -

do o narrador utiliza suas

próprias palavras para rela-

tar o que foi dito ou escrito.

a) Primeira ocorrência:

b) Segunda ocorrência:

c) Terceira ocorrência:

21 Releia o 1.º parágrafo da reportagem e responda às questões.

39

Page 40: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

a) Considerando o que você já sabe, esse primeiro parágrafo corresponde ao lide da reportagem? Explique.

b) Que comparação acontece nesse trecho?

c) Responda, resumidamente, a estas duas questões relacionadas à reportagem:

O quê?

Por quê?

22 Na sequência da reportagem, há um resumo do aprendizado do MK1. Numere de 1 a 6 os tópicos, organizando-os em uma sequência lógica.

MASTERCHEF ROBÓTICO

Como o MK1 aprendeu a primeira receita com um chef inglês

( ) Ele usou sensores de movimento nos braços e nas mãos. Os movimentos de Ander-son foram captados por três câmeras e, depois, codificados pelos sistemas do robô

( ) O chef Tim Anderson foi filmado com câmeras 3D preparando uma receita de bisque de caranguejo

( ) Depois de programado, o robô foi colocado em uma cozinha com os ingredientes da receita. Ele reproduziu fielmente o prato

( ) Com a utilização de algoritmos, os movimentos foram digitalizados e transformados

em programação específica

( ) O robô está em fase de aprendizado de novos pratos. A Moley espera que, até 2017, quando chegar ao mercado, o sistema possua mais de 2 mil receitas catalogadas em

sua biblioteca interna. E que ele também aprenda a lavar a louça depois de cozinhar

( ) Os movimentos foram gravados no sistema que controla o robô – que, com mãos arti-culáveis, assimilou os movimentos gravados pelo chef para preparar a mesma receita

TONON, Rafael. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2016/09/como-os-cientistas-estao-revolucionando-cozinha-de-casa.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

40

Page 41: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

23 Escreva N para as características da notícia e R para as da reportagem.

( ) É um texto relativamente curto.

( ) É um texto relativamente longo.

( ) Tem o objetivo de colocar em discussão assuntos de interesse da sociedade em geral.

( ) Tem o objetivo de tornar público um fato real e atual.

( ) Tem a função de informar e formar opinião.

( ) Tem a função de informar.

( ) Pode apresentar sequências descritivas, narrativas e opinativas.

( ) Pode apresentar sequências descritivas e narrativas.

( ) Apresenta opinião do autor da matéria.

( ) Não apresenta opinião do autor da matéria.

( ) Em geral, não é assinada.

( ) É assinada.

( ) Pode apresentar textos complementares, como fotos, hyperlinks, gráficos, infográficos, li-nha do tempo, etc.

( ) Pode ser elaborada em registro formal da linguagem.

( ) O lide corresponde ao 1º. parágrafo do texto.

( ) O lide pode estar no 1º. parágrafo ou no corpo do texto.

24 Explique a relação entre a imagem a seguir e o texto lido.

©S

hu

tte

rsto

ck/A

lan

Be

ng

e

41

Page 42: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

estudo da língua

Aposto 1 Releia a frase e indique a função da expressão "um robô".

O objetivo do trabalho? Ensinar o ofício a um aprendiz de chef diferente: um robô.

O que a expressão um robô está explicando?

2 Na reportagem, há vários nomes que, provavelmente, não são conhecidos do leitor, por isso eles vêm seguidos de explicações. Localize no texto e copie o trecho que explica esses nomes.

a) (2º. parágrafo) Scuola Supperiore Santana, na Itália –

b) (4º. parágrafo) Hanover Messe –

c) (6º. parágrafo) Rich Walker –

d) (8º. parágrafo) Florian Pinel –

e) (13º. parágrafo) 3D Printshow –

f) (14º. parágrafo) Culinary Lab –

Tanto "um robô", na primeira questão, quanto as explicações que você encontrou para os

nomes apresentados na segunda questão, são apostos.

O aposto tem a função de esclarecer, explicar, enumerar, dando maior exatidão ao nome

ao qual se relaciona. Entre outros, o aposto pode ser

explicativo (aparece entre vírgulas, entre travessões ou até introduzido por dois-pontos).

Exemplo: Ariano Suassuna, autor de O auto da compadecida, nasceu em Nossa Senhora

das Neves, em 1927.

“Autor de O auto da compadecida” explica quem é Ariano Suassuna.

enumerativo (introduzido por dois-pontos).

Exemplo: Visitaremos duas cidades mineiras: Ouro Preto e Mariana.

“Ouro Preto e Mariana” correspondem à enumeração das duas cidades mineiras.

42

Page 43: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

3 Leia este texto:

Vinícius Mota fala hoje sobre jornalismo internacional no ciclo de palestras promovido pela Cátedra de Jornalismo Octavio Farias de Oliveira, no Centro Universitário Alcântara Machado.

EDITOR fala sobre cobertura internacional. Folha de S.Paulo, 8 set. 2004. p. A6, Fornecido pela Folha Press.

a) Lendo o texto, é possível saber quem é Vinícius Mota? Por quê?

b) Para o leitor interessado no tema da palestra, faz alguma diferença ter informações sobre o palestrante? Por quê?

c) Uma nota jornalística, assim como a notícia, deve apresentar ao leitor informações claras e objetivas sobre o fato comunicado. No entanto, a nota apresentada não informa quem é Vinícius Mota. Para que isso ocorra, é preciso acrescentar uma explicação ao texto.

Sabendo que, na época da publicação da nota, Vinícius Mota era editor do caderno Mundo da Folha de S.Paulo, reescreva a nota de modo a adequá-la ao propósito do gênero textual.

4 Sublinhe o aposto explicativo das frases a seguir.

a) A Amazônia, também chamada de Floresta Amazônica, foi pré-selecionada em 2008 como uma das sete maravilhas do mundo.

b) Cristóvão Colombo, navegador genovês, foi um dos precursores das Grandes Navegações.

c) Gregório de Matos Guerra, poeta barroco brasileiro, foi um dos maiores críticos da colonização portuguesa no Brasil.

d) Michael Jackson, compositor, cantor, dançarino, produtor e empresário, foi um dos maiores ídolos mundiais de sua geração.

e) O rei Luís XII casou-se com Eleanor, filha de um duque francês, e recebeu duas províncias no sul do país como dote.

5 Complete cada uma das frases com aposto enumerativo.

a) Nesta viagem, estive em várias cidades:

43

Page 44: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

b) Algumas profissões me atraem muito:

c) Comprei várias peças de roupa:

d) Um amigo de verdade deve ter algumas características fundamentais:

e) Multa para quem joga lixo nas vias públicas já é realidade em várias cidades:

6 Leia o trecho inicial de uma matéria jornalística. Depois, faça o que se pede.

O arquiteto do golfe

Jack Nicklaus, o maior jogador da história, converteu-se no papa dos projetos de campos.

Agora, ele inaugura a sua empresa no Brasil

No início de sua carreira, Tiger Woods, o melhor golfista da atualidade, estipulou uma

meta. Pregou um recorte de papel na parede do seu quarto com os recordes de Jack Nicklaus,

o maior jogador da história.

SAMBRANA, Carlos. O arquiteto do golfe. IstoÉ Dinheiro, São Paulo, n. 327, p. 80, 3 dez. 2003.

Transcreva o aposto que explica os nomes a seguir.

a) Jack Nicklaus:

b) Tiger Woods:

7 Identifique e transcreva o aposto das orações a seguir.

a) Chegando ao Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, visitamos o Cristo Redentor.

b) Hoje, retornamos ao nosso ambiente de trabalho, local de tantas lembranças memoráveis.

c) Naquela tarde, havia muitas pessoas na escola: estudantes, professores, gestores e pais de alunos.

d) Esse local é um cenário turístico de Curitiba, capital do estado do Paraná.

44

Page 45: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 73.

a) O que você observa de curioso na conversa telefônica entre a gerente e o cliente?

b) O que motivou a alteração na linguagem usada pela gerente do banco?

c) Que explicação pode ser dada para a alteração instantânea da linguagem da gerente do banco?

estudo do texto

Variedades linguísticas

Como a interação verbal (comunicação entre as pessoas) se dá principalmente por meio de textos orais e escritos, a língua é um elemento fundamental da atividade social. É por isso que há relação direta entre língua e sociedade, pois uma influencia a outra.

Mas a língua não é usada sempre da mesma maneira: ela varia, a depender dos interlo-cutores que participam do processo comunicativo e das situações em que estão inseridos.

1 O texto a seguir é a representação de uma conversa telefônica entre a gerente de um banco de investimentos e um cliente. Observe o modo como a conversa acontece.

A variação linguística é uma característica natural da língua e um fenômeno de todas as línguas.

Além de se modificarem no decorrer do tempo, as línguas variam também nas muitas situações sociais em que são usadas: de acor-do com as características de fala da região em que o falante vive; a idade dos in-terlocutores; o nível de es-colaridade e a profissão; o grupo social e a formalida-de da situação, entre outras possibilidades de variação.

Gerente – Gerência do Banco XXX. Em que posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gostaria de saber quais as modalidades de crédito que o banco oferece.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades. O senhor é nosso cliente? Com quem estou falando, por favor?

Cliente – Eu sou o Júlio César Fontoura, também sou funcio-nário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você ainda estivesse na agência de Uber-lândia! Passa aqui pra gente conversá com calma. E vamu vê seu financiamento.

45

Page 46: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

@R

ob

ert

oK

roll

/w

ww

.ro

be

rto

kro

ll.c

om

.br

KROLL, Roberto. Disponível em: <www.robertokroll.com.br>. Acesso em: 28 nov. 2018.

d) Em sua opinião, a mudança na linguagem da gerente foi adequada? Justifique.

e) Identifique elementos da fala da gerente que evidenciam a mudança de registro, ou seja, a passagem da formalidade para a informalidade.

2 Leia este texto e observe o modo como os personagens representados se comunicam:

a) Estabeleça relação entre a linguagem e a roupa usada pelo personagem e a situação comunicativa.

b) Reescreva a fala do surfista adequando-a à situação comunicativa.

O uso dos registros formal ou informal da linguagem está relacionado à situação comu-

nicativa em que os interlocutores estão inseridos e ao nível de proximidade/familiaridade

entre eles. Em uma situação formal, geralmente a linguagem é utilizada com maior cuidado

na correção (ou seja, mais aproximada às normas gramaticais).

Em uma situação informal, há um uso mais despreocupado com a correção e, geralmente,

é nessa situação que os falantes incorporam em sua linguagem gírias, expressões populares,

cacoetes (palavras repetidas exaustivamente), palavras abreviadas ou até inventadas.

Tanto o registro formal como o informal são aceitáveis, desde que estejam adequados à

situação comunicativa.

46

Page 47: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

3 Leia a tirinha.

a) O que caracteriza a fala dos três personagens?

b) O que difere cada uma delas? Embora sejam gírias, cada uma reflete o grupo social a que per-tence o falante.

c) A fala do menino no último quadro é muito usada atualmente por jovens de algumas regiões. Registre o que ela significa.

d) No espaço a seguir, crie uma tira em que apareçam exemplos de linguagem informal.

SIEBER, Allan. Bifaland, a cidade maldita. Folha de S.Paulo, 28 fev. 2012, E7. Ilustrada.

©A

llan

Sieb

er/F

olh

apre

ss

47

Page 48: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

produção de texto oral

Exposição oral de reportagem

As reportagens têm muitas e variadas formas de apresentação. Além do título e do texto principal, podem agrupar outros gêneros, como entrevistas e legendas, com informações complementares, gráficos e infográficos, fotos, ilustrações, linha do tempo, etc. Além disso, apresentam um leiaute (projeto gráfico) diferenciado, para que todas essas partes se inte-grem harmonicamente com cores significativas e fontes de destaque.

Preparação1. Selecionem uma reportagem para ser apresentada em sala, identificando aspectos de

sua composição. Escolham aquela que, no entender do grupo, expõe maior diversidade de elementos (gêneros textuais, recursos visuais, etc.) em sua apresentação.

Produção2. Identifiquem e discutam o leiaute, as diferentes fontes e cores utilizadas e os aspectos

que mais chamam a atenção do leitor.

3. Apresentem um breve resumo de seu conteúdo, dizendo a que público preferencial o assunto em questão é de interesse.

4. Exponham, também, o ponto de vista da reportagem, dando ênfase aos argumentos positivos ou negativos em relação ao assunto tratado.

Avaliação

Avaliem sua produção

A reportagem escolhida apresentou diversidade de gêneros textuais?

Foram discutidos aspectos relacionados ao leiaute?

Foram identificadas as partes que mais chamam a atenção?

Foi identificado o público preferencial para o assunto abordado?

Foi exposto o ponto de vista da reportagem?

Foi feito um breve resumo do conteúdo apresentado?

O tom de voz dos alunos foi claro?

48

Page 49: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Leitura de gráficos e resumo

Preparação

produção escrita

©S

hu

tte

rsto

ck/J

ira

po

ng

Ma

nu

stro

ng

Neste capítulo, você leu uma reportagem e analisou as características que compõem

esse gênero de texto. Viu que, para escrever um texto jornalístico como esse, o repórter pre-

cisa pesquisar sobre o assunto. Para tanto, faz entrevistas com pessoas envolvidas, verifica

os fatos, busca opinião de especialistas, etc.

Nesta seção, você analisará dois gráficos de barras e selecionará os aspectos que mais

chamam a atenção em relação aos resultados apresentados. A ideia é que você se coloque

no papel de um repórter que esteja procurando dados para escrever um texto sobre o uso

de internet no Brasil.

A pesquisa feita pelo IBGE fornece dados sobre esse tema por meio de gráficos: o pri-

meiro apresenta o percentual de pessoas que fazem uso da internet, considerando diferen-

tes faixas etárias e comparando os anos de 2016 e 2017. O segundo apresenta o resultado

de pesquisa relacionada ao percentual de domicílios em que as pessoas não usam a internet

e as razões pelas quais esse uso não ocorre.

Faça uma leitura atenta, buscando informações que permitam responder a questões do

tipo: quem, quantos, qual o menor, qual o maior, etc.

ATENÇÃO: Leia os gráficos mais de uma vez para que possa compreender melhor as

informações!

49

Page 50: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Leia os dois gráficos e responda às questões.

Gráfico 1

Gráfico 2

Percentual de pessoas que utilizaram a Internet, no período de referência dos últimos três meses, na população de 10 anos ou mais de idade, segundo os

grupos de idade - Brasil - 2016 e 2017

60 anos ou mais

2017 2016%

55 a 59 anos

50 a 54 anos

45 a 49 anos

40 a 44 anos

35 a 39 anos

30 a 34 anos

25 a 29 anos

20 a 24 anos

18 ou 19 anos

14 a 17 anos

10 a 13 anos

31,124,7

55,248,1

63,655,7

70,762,9

76,569,6

82,076,0

84,679,9

87,583,8

88,485,2

88,185,4

84,982,5

71,266,3

PNAD Contínua TIC 2017: internet chega a três em cada quatro domicílios do país. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais>. Acesso em: 21 dez. 2018.

%3,4

4,9

21,3

20,4

24,6

25,4

3,0

3,2

1,2

22,8

30,6

39

Distribuição dos domicílios particulares permanentes em que não havia utilização da Internet, por situação do domicílio, segundo o motivo de não haver utilização da

Internet - Brasil - 2017

Outro motivo

Equipamento eletrônico necessário para acessar a Internet era caro

Serviço de acesso à Internet não estava disponível na área do domicílio

Nenhum morador sabia usar a Internet

Serviço de acesso à Internet era caro

Falta de interesse em acessar a Internet

Rural Urbana

50

Page 51: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

1 O que se pode concluir sobre o uso da internet, comparando os resultados de 2016 e 2017?

2 Qual é a faixa etária que mais usa a internet e qual é o percentual de uso?

3 Que faixas etárias estão em segundo e terceiro lugar? Qual é o percentual de uso de cada uma des-sas populações?

4 Qual é a faixa etária que menos usa a internet?

5 O que acontece entre a faixa etária que mais faz uso da internet e as faixas etárias mais altas?

6 O que acontece entre a faixa etária que mais faz uso da internet e as faixas etárias mais baixas?

7 De acordo com a leitura do gráfico 2, cite três aspectos que mais chamam a atenção.

51

Page 52: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

ProduçãoRespondidas as questões que abordam os aspectos mais importantes dos dois gráficos,

produza um parágrafo de reportagem com essas informações.

1. Inicie o texto citando a pesquisa, por exemplo:

2. Escolha a melhor forma de apresentar as informações, de maneira que fiquem com-

preensíveis para o leitor:

você pode inserir os resultados percentuais entre parênteses ou

• agrupá-los em blocos de informações.

3. Crie um título que chame a atenção do leitor.

4. Escreva a linha-fina de maneira a ampliar as informações contidas no título, mantendo a

coerência com os dados apresentados no texto.

5. Faça uso do registro formal da linguagem, evitando gírias e termos típicos da oralidade.

Avaliação

Critérios de avaliação

Você escreveu título e linha-fina coerentes com as informações que constam no corpo do texto?

Citou os dados da pesquisa em seu texto?

Apresentou os resultados que mais chamam a atenção nos dois gráficos?

Fez uso do registro formal da linguagem?

Faça as alterações necessárias e confronte o seu texto com o dos colegas.

De acordo com

Conforme

Segundo

a PNAD Contínua TIC 2017, divulgada pelo

IBGE, em 20 de dezembro de 2018 [...]

Os gráficos são um eficiente instrumento para

que os leitores consigam visualizar rapidamente as

informações. Por meio deles, é possível ter contato

com diversos tipos de dados e estabelecer compa-

rações entre eles. A leitura de gráficos proporcio-

na, também, conexões com outros assuntos.

52

Page 53: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Acentuação dos verbos ter, vir e seus derivados

1 Leia as frases a seguir e faça o que se pede.

como se escreve?

O robô-chef MK1 tem dois braços articuláveis e duas mãos que imitam todos os movimentos humanos.

Os robôs-chefs têm capacidade para acumular um número grande de receitas.

a) Sublinhe a forma verbal do verbo ter que aparece em cada frase e informe o que elas apresentam de diferente.

b) Identifique o sujeito de cada uma dessas formas verbais.

c) Ao identificar o sujeito e relacioná-lo à forma verbal flexionada do verbo ter nas duas situações, a que conclusão você chega?

A 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir recebe acento circunflexo para diferenciá-la da 3.ª pessoa do singular. Exemplos:

Ele tem muitos amigos. Eles têm muitos amigos.

Ele vem ainda hoje. Eles vêm ainda hoje.

Nos verbos derivados de ter e vir (deter, conter, reter, advir, convir, intervir, etc.), além do acento circunflexo na 3.ª pessoa do plural, acentua-se a 3.ª pessoa do singular (com acento agudo), por se tratar de palavra oxítona terminada em -em.

Ele detém o conhecimento. Eles detêm o conhecimento.

O correio retém carta sem selo. Os correios retêm cartas sem selo.

A proposta convém a todos. As propostas convêm a todos.

Verbos ler, crer, ver, dar e seus derivados

Os verbos ler, crer, ver e dar e derivados (reler, descrer, rever, etc.), na 3.ª pessoa do singular, são acentuados, porque são palavras monossílabas terminadas em -e. Na 3.ª pessoa do plural não são acentuados.

Ele lê bons livros. Eles leem bons livros.

Ele crê em dias melhores. Eles creem em dias melhores.

Ele vê um novo caminho. Eles veem um novo caminho.

Espero que ele nos dê gorjeta. Espero que eles nos deem gorjeta.

53

Page 54: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

2 Complete as frases a seguir.

a) As formas verbais tem e vem são usadas

b) As formas verbais têm e vêm são usadas

3 Complete os espaços com tem, têm, vem ou vêm.

a) Todos os participantes a expectativa de vencer.

b) A população muitas expectativas.

c) Todos os robôs à feira de robótica.

d) O melhor deles para a última apresentação.

4 Escreva uma frase com cada uma das formas verbais a seguir.

a) tem:

b) têm:

c) vem:

d) vêm:

5 Com relação ao verbo deter, analise as frases e relacione-as ao significado adequado a cada uma das situações de uso.

1. Ele detém os direitos sobre a obra.

2. Ele detém os adversários no jogo.

3. Ele foi detido em flagrante.

4. É preciso deter esse pessimismo.

( ) Preso, encarcerado.

( ) Interromper, suspender.

( ) Conservar, ter em seu poder.

( ) Fazer parar, não deixar ir.

6 Relacione as palavras destacadas aos seus significados em cada uma das frases.

1. Ele foi detido antes que agredisse alguém.

2. Precisamos conter os gastos ou vai faltar dinheiro.

3. O dinheiro ficou retido até que a sua origem fosse esclarecida.

4. Minha segurança advém do fato de eu ter estudado

muito.

5. Você há de convir comigo, meu time jogou bem.

6. É preciso intervir mostrando que não aceitamos essa

decisão.

( ) Reprimir, diminuir.

( ) Resultar, acontecer depois.

( ) Foi parado, interrompido.

( ) Confiscado, apreendido.

( ) Interferir.

( ) Concordar.

7 Complete com as formas verbais correspondentes aos verbos dados entre parênteses e explique a acentuação gráfica dessas palavras.

a) A medida a violência. (conter)

b) As medidas os abusos. (conter)

54

Page 55: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

c) A polícia a mercadoria. (reter)

d) Os policiais os suspeitos. (deter)

e) Ele com muita sabedoria. (intervir)

f) Eles sempre que podem. (intervir)

g) Essa medida de outra proposta. (advir)

h) As medidas de propostas antigas. (advir)

8 Marque as alternativas incorretas. Reescreva as frases, fazendo as correções necessárias.

a) A turma lê o livro do bimestre na biblioteca. (ler)

b) Porque você não ve uma saída é que eles também não vem. (ver)

c) Eles releem as passagens que deixaram dúvidas. (reler)

d) Ele não crê em nosso sucesso, mas os demais parecem que creem. (crer)

e) Desejo que você se de bem na prova. Aliás, quero que todos se dêm bem. (dar)

9 Leia a manchete a seguir e faça o que se pede.

TERRA. Disponível em: <www.terra.com.br/diversao/arte-e-cultura/policia-russa-detem-suspeito-apos-roubo-ousado-em-

-galeria-de-moscou,d0d859413479ca686041546a89f20827b7f4v0lv.html>. Acesso em: 20 fev. 2019.

a) Justifique a acentuação da forma do verbo deter.

b) Reescreva a frase considerando o sujeito a seguir.

Policiais russos

Polícia russa detém suspeito após roubo ousado em Moscou

55

Page 56: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Emprego das letras o e u em parônimos

A palavra cumprimento (escrita com a letra u) significa saudação. Se fosse escrita com o, a palavra significaria extensão.

A oposição o/u é responsável pela diferença de significado de algumas palavras, como o caso de comprimento e cumprimento. Observe outros casos.

10 Complete as frases com a palavra adequada. Faça as adaptações necessárias.

a) Vamos diminuir o da calça.

b) A empresa vai os seus estudos.

c) A inspetora fez a campainha do colégio.

d) A musculação fez Marcos .

e) Fomos às compras para a geladeira.

f) A conversa com o diretor vai bons resultados.

g) O plano de viagem inclui o Brasil.

h) Ana fez um com a linguagem de sinais.

i) Nossa conversa efeito.

j) Logo que o professor chegou, os alunos.

k) Eu muito quando corro.

l) Essa rua é .

11 Responda às questões.

a) Qual é o seu comprimento?

b) Qual é o seu cumprimento preferido? Quais outros você conhece?

soar (emitir som) suar (transpirar)

sortir (abastecer) surtir (resultar)

comprido (extenso) cumprido (feito)

costear (navegar pela costa) custear (pagar os custos)

56

Page 57: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

1 Relacione as características ao gênero textual correspondente.

( 1 ) notícia

( 2 ) reportagem

( ) Torna público um fato real e atual.

( ) Ajuda os leitores a formar opinião sobre determinado assunto.

2 Releia o trecho a seguir e assinale a afirmação correta.

A IBM resolveu entrar nesse mercado com o Watson, supercomputador conhecido por vencer o Jeopardy, o mais importante programa de perguntas e respostas dos Estados Unidos.

“É uma tecnologia que vai transformar e facilitar o modo como as pessoas cozinham em casa”, afirma Mark Oleynic [...].

No trecho acima, as aspas

( ) têm a função de registrar uma passagem que está em discurso direto.

( ) marcam uma passagem que está em discurso indireto.

3 Acentue as formas verbais destacadas quando for o caso.

a) Eles tem trabalhado muito.

b) O robô tem sido um sucesso.

c) O chef cre na mudança.

d) Os robôs vem para ficar.

e) Eles leem tudo sobre robótica.

f) Não deem atenção ao que eles falam.

g) O sucesso advem de vários fatores.

h) Hoje, eles já detem conhecimento suficiente.

4 Marque a alternativa em que a palavra destacada foi usada incorretamente.

a) A notícia não surtiu o efeito esperado.

b) Cumprimentaram-se com um olhar.

c) As despesas da viagem foram costeadas pelos seus pais.

d) Cumprimos o que prometemos.

5 Identifique os apostos e os termos que estão sendo explicados.

o que já conquistei

57

Page 58: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

6 Leia este parágrafo e responda às questões:

O time de Engenharia e Inovação da Microsoft Brasil criou uma cadeira de rodas motorizada que pode ser

guiada apenas com o olhar. Esse novo projeto, completamente nacional, tem por objetivo garantir maior

acessibilidade e autonomia a pessoas com deficiência.

MICROSOFT desenvolve cadeira de rodas controlada por movimento ocular. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/03/microsoft-desenvolve-cadeira-de-rodas-controlada-por-movimento-ocular.html>. Acesso em: 15 dez. 2018.

a) Qual trecho contém um aposto explicativo?

b) Que expressão está sendo explicada?

c) Qual sinal de pontuação foi usado para isolar o aposto do restante da frase?

7 Transcreva o aposto das orações a seguir.

a) Os livros de Lygia Fagundes Telles, grande escritora brasileira, são muito procurados.

b) João Luiz, o professor de português, publicou um livro.

c) Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, cidade de Minas Gerais, e morreu no Rio de Janeiro.

d) Rio de Janeiro, uma das mais belas cidades do mundo, recebe muitos turistas.

e) Salvador Dalí, um famoso pintor, nasceu na Espanha.

8 Leia a frase a seguir e assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

a) Roberto Almeida um dos fundadores do clube agradeceu a todos os sócios.

( ) A frase apresenta um aposto enumerativo.

( ) A frase contém um aposto explicativo.

( ) Deveria haver vírgula somente depois de "Almeida".

( ) A vírgula no período acima é facultativa.

( ) Deveria haver vírgula depois de "Almeida" e "clube".

9 Complete a frase a seguir com um aposto enumerativo.

Há vários objetos nesta mesa:

58

Page 59: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa 59

capí

tulo Crônica: o

cotidiano em pauta

6

Muitos são os textos que circulam socialmente e que registram, de dife-rentes maneiras, aconteci-mentos cotidianos. Assim são as crônicas, gênero a ser estudado neste capítu-lo. Esses textos são marca-dos por opinião e reflexão sobre algum aspecto da realidade atual.

Para início de conver-sa, leia a charge desta pá-gina e troque ideias sobre as questões apresentadas.

• Crônica: leitura e produção

• Roda de leitura: crônicas

• Marcas da oralidade em textos escritos

• Grafia de verbos terminados em -jar e -jear

• Viajem ou viagem?

• Advérbio e locução adverbial

o que vocêvai conhecer

HISTÓRIA ativa. Disponível em: <http://historiativa-jailson.blogspot.com/p/violencia-no-brasil-atraves-das-charges.html>. Acesso em: 4 jan. 2019.

1. Identifique todos os elementos representados nessa charge e explique como ocorre o humor.

2. Podemos entender que o título da charge é a manchete do jornal. De que forma ela explica a cena?

3. Essa cena poderia acontecer na cidade em que você mora? Explique.

Page 60: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

• Ler crônica compreendendo composição, estilo e função comunicativa.

• Selecionar e participar de uma roda de crônicas apresentadas oralmente.

• Reconhecer marcas de oralidade em textos escritos.

• Dirimir algumas dúvidas ortográficas.

• Escrever uma crônica refletindo sobre acontecimentos do cotidiano e incor-porando as principais características do gênero.

• Compreender a função de advérbios e locuções adverbiais e usá-los em suas produções.

objetivos do capítulo

Crônica I

Leia o trecho de uma notícia e responda às questões.

1 Que assunto essa notícia aborda?

2 Releia estas duas frases e escreva o que é possível concluir sobre os problemas de violência e a busca de soluções:

NOTÍCIA. Disponível em: <https://g1.globo.com/resumo-do-dia/noticia/sexta-feira-22-de-setembro-de-2017.ghtml>. Acesso em: 30 nov. 2018

©Sh

utte

rsto

ck/H

ere

NOTÍCIA

Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

22/09/2017

A expressão "guerra" já é aplicada há décadas à questão da violência no Rio de Janeiro, mas hoje foi um dos dias em que, tristemente, ela parecia mais verdadeira. Durante a manhã, notícias de tiro-teios em 7 diferentes comunidades do Rio começaram a aparecer. Um ônibus foi queimado. Rotas de conexão entre pontos da cidade foram fechadas. E o Exército, cujo papel no conflito urbano do Rio é debatido, foi acionado horas depois. A discussão sobre o futuro da segurança no Rio mais uma vez ganha evidência, mas com uma população cansada quanto a promessas e à falta de ação.

A expressão “guerra” já é aplicada há décadas à questão da violência no Rio de Janeiro [...].

A discussão sobre o futuro da segurança no Rio mais uma vez ganha evidência [...].

estudo do texto

60

Page 61: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Edição do dia 24/09/201724/09/2017 21h36 - Atualizado em 25/09/2017 14h40

Crônica: neste país injusto, o medo não é distribuído em iguais porçõesPor um dia, o carioca, esse brasileiro na vitrine, pôde esquecer todos os seus medos, pois um medo muito maior e imediato tomou conta de tudo.

Pedro Bial

Todo dia, todo mundo tem sua dose dele. Pra uns, o medo vem no jornal, na tevê, na internet.

É medo remoto, notícia do medo de outros. Medo do medo. Quando a gente quer saber alguma coisa, quer saber pra saber se precisa ter medo de tal coisa.

Porém, receio que, como tantas coisas neste país injusto, o medo não é distribuído em iguais porções. Os moradores de favelas, por exemplo, são agraciados com fartas rações de medo, morrem de medo. É tanto medo em áreas conflagradas que, às vezes, como anteontem, no Rio de Janeiro, o medo transborda.

Quem chegasse à cidade na sexta, visse o céu primaveril, a praia feliz, não poderia enxergar a inundação invisível de medo. Aquele medo, vizinho íntimo de todo dia das populações faveladas, desceu para todos os asfaltos, concretos, alumínios e vidros fumê. Formou.

Demorou... Por um dia, o carioca, esse brasileiro na vitrine, pôde esquecer todos os seus medos: medo do estado quebrado e seu salário atrasado, medo do desemprego, medo de não saber quem é bandido e quem é autoridade, medo da eleição ano que vem, medo do ano que vem, medo do futuro – pudemos esquecer todos esses medos, pois um medo muito maior e imediato tomou conta de tudo.

Um medo instantâneo e insolúvel, o medo de sair de casa, agora, medo do presente instante. Des-ceu o morro, enfim, compartilhado, multiplicado: o medo democratizado.

3 Como se sente a população?

Agora, leia esta crônica, publicada dois dias depois da notícia que você acabou de ler:

receio: acredito (em algo ruim).

agraciados: aqueles que conseguiram ou alcançaram uma graça.

fartas: grandes, generosas.

áreas conflagradas: áreas de conflito.

transborda: espalha-se, ultrapassa os limites.

inundação: transbordamento, invasão.

fumê: cor esfumaçada.

formou: tomou forma.

democratizado: tornou-se acessível a todas as classes.

BIAL, Pedro. Crônica: neste país injusto, o medo não é distribuído em iguais porções. Disponível em: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/09/cronica-neste-pais-injusto-o-medo-nao-e-distribuido-em-iguais-porcoes.html>. Acesso em: 30 nov. 2018. ©Pedro Bial/TVG

61

Page 62: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

©S

hu

tte

rsto

ck/S

J T

rav

el

Ph

oto

an

d V

ide

o

4 Troque ideias com os colegas estabelecendo diferenças e semelhanças entre a notícia e a crônica lida.

5 Releia a primeira frase do texto.

Todo dia, todo mundo tem sua dose dele.

©S

hu

tte

rsto

ck/M

an

dri

toiu

É medo remoto, notícia do medo de outros. Medo do medo. Quando a gente quer saber algu-ma coisa, quer saber pra saber se precisa ter medo de tal coisa.

a) Há duas frases que explicam o que é o "medo remoto". Copie-as.

b) Use cores diferentes para marcar a repetição de palavras nesse trecho.

a) Com relação a essa frase, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A expressão "Todo dia" generaliza a existência do medo como algo repetitivo no tempo.

( ) A expressão "todo mundo" generaliza a existência do medo como algo que se repete no mundo inteiro.

( ) A palavra "dose" significa uma quantidade de um todo.

( ) A palavra "dele" substitui a expressão de medo.

b) Reescreva a(s) frase(s) falsa(s) fazendo a correção necessária.

6 Embora todo mundo sinta medo, o narrador divide o “mundo” em dois grupos, porque o medo que sentem é diferente. Quais são essas divisões?

7 O que significa dizer "o medo vem no jornal, na tevê, na internet"?

8 Releia o segundo parágrafo e faça o que se pede.

62

Page 63: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

No segundo parágrafo, o texto vai se fechando em torno de várias repetições intencionais (“Quando a gente quer sa-ber alguma coisa, quer saber, pra saber”). Ele não progride para uma ideia nova ou uma conclusão que encerre o círculo vicioso a que as pessoas estão presas. A intenção é mostrar que os cariocas não encontram saída, não veem solução para os problemas que fazem com que sintam medo.

Nem toda repetição contribui negativamente para o texto. Nesse caso, é um uso consciente da linguagem, que enriquece o texto. Isso ocorre porque essa crônica é um texto que fica entre o jornalismo (tem a notícia atrás de si) e a literatura (a arte da palavra). Uma notícia também pode apresentar repeti-ções com a intenção de dar ênfase, destaque, chamar a aten-ção para algo.

O círculo vicioso ocorre quando há uma sequência, sem interrupção, de aconte-cimentos. Além de se repe-tirem, eles voltam sempre ao ponto de partida, como se encontrassem um obs-táculo que não conseguem transpor. No segundo pa-rágrafo, as repetições en-fatizam que as pessoas não conseguem fugir, livrar-se do medo.

9 Uma palavra que se repete muitas vezes na crônica é a palavra medo(s). Retorne ao texto e circule-a sempre que ela aparecer, inclusive no título e no título complementar.

a) Quantas vezes ela apareceu?

b) Que sentido você atribui a essa repetição?

10 A expressão "a gente" e a palavra "pra", usadas no 2.º parágrafo, são próprias da linguagem informal. a) As crônicas apresentam uma linguagem formal, entretanto estão abertas para informalidades

da língua. Se o texto tivesse que ter, necessariamente, uma linguagem formal, como você es-creveria esta frase? Fique atento à conjugação dos verbos e elimine a repetição desnecessária.

Quando a gente quer saber alguma coisa, quer saber pra saber se precisa ter medo de tal coisa.

b) Quando o narrador usou a expressão "a gente", ele se incluiu naquele grupo que lê as notícias para saber se precisa ter medo.

Há dois outros momentos em que o texto apresenta um narrador-personagem, porque apare-cem verbos na 1.ª pessoa do singular e do plural.

Localize essas palavras nos parágrafos a seguir.

3.º parágrafo: 5.º parágrafo:

63

Page 64: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

11 Quem é que tem mais medo? Por quê?

12 Que alternativa apresenta a expressão que poderia substituir o trecho destacado a seguir?

Aquele medo, vizinho íntimo de todo dia das populações faveladas, desceu para todos os asfaltos, concretos, alumínios e vidros fumê.

a) as ruas. b) os prédios. c) a cidade.

13 Releia este trecho e identifique a palavra usada com ironia.

Os moradores de favelas, por exemplo, são agraciados com fartas rações de medo, morrem de medo.

A ironia é uma figura de lin-guagem que expressa o con-trário do que se quer dizer.

14 Com relação à expressão "a praia feliz", faça o que se pede.

a) Há um verbo subentendido nessa expressão. Reescreva-a inserindo-o.

b) Felicidade não é um sentimento que se possa atribuir à praia. Reescreva essa frase, substituin-do "a praia" pela expressão a que faz referência.

15 Na frase a seguir, o narrador dá a sua opinião sobre o que aconteceu (mais uma característica da crônica). Exclua as reticências e complete a frase com o conteúdo resumido do parágrafo anterior.

Demorou...Demorou

16 Na sua opinião, por que o carioca é chamado de "esse brasileiro na vitrine"?

17 O medo de uns está relacionado ao futuro. O medo de outros é o medo do presente. Com o fato ocorrido, o medo do presente passou a ser o medo que “tomou conta de tudo”, já que a violência, por um dia, se espalhou pela cidade.

Que medos em relação ao futuro tinham os cariocas, e que foram esquecidos naquele momento?

64

Page 65: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Roda de leitura: crônicas

produção de texto oral

PreparaçãoNo Brasil, há muitos cronistas de

renome, entre eles Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clari-ce Lispector, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Fernando Sabino, Luis Fernando Verissimo, Lya Luft e muitos outros.

Como suas crônicas merecem ser lidas, você terá oportunidade agora de pesquisá-las e de compartilhar o resultado em uma roda de leitura.

Para tanto, siga estas orientações:

Pesquise crônicas em jornais, revistas e livros. Há livros que se constituem em antolo-gias de crônicas de diversos autores. Como sugestão, você pode ler, em As cem melhores crônicas brasileiras, uma seleção previamente feita por Joaquim Ferreira dos Santos.

Leia várias, até encontrar uma de que você goste bastante.

Leia-a muitas vezes, praticando uma entonação adequada e em tom audível.

No site em que foi publicada a crônica de Pedro Bial, lida anteriormente, há um vídeo com imagens e a voz dele lendo a crônica. Assista-o, prestando atenção na entonação e no modo como ele a lê.

No dia agendado pelo professor, será realizada uma roda de leitura de crônicas. Com essa atividade, você terá a oportunidade de conhecer muitos outros textos e autores.

Na sua vez de ler, comece dizendo o título da crônica, nome do autor e em que suporte ela foi originalmente publicada.

Ao ler, use um tom de voz audível e dê a entonação adequada ao texto.

Ouça a leitura dos colegas com atenção e respeito.

Ao final, agradeça aos colegas.

Depois de realizadas as apresentações, troquem ideias a respeito das crônicas lidas.

Critérios de avaliação Sim Não

Você citou o nome do cronista e do suporte em que a crônica foi publicada?

Leu em tom audível e dando entonação correta ao texto?

Ouviu com atenção e respeito a leitura dos colegas?

©Sh

utte

rsto

ck/M

BI

65

Page 66: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

estudo da língua

Marcas de oralidade em textos escritos

Leia o texto e observe as marcas da oralidade nele presentes.

Restos Minha Nossa Senhora do Bom Parto! O caminhão do lixo já deve ter passado! Eu juro,

seu poliça, foi nessa lixeira aqui! Nessa mesminha! Eu vim catar verdura, sempre acho umas tomate, umas cenoura, uns pimentão por aqui. Tudo bonzinho, é só lavar e cortar os pedaço podre, que dá pra comer... Aí quando eu puxei umas folha de alface, levei o maior susto. Quase desmaiei, até.

Eu, uma mulher assim fornida que nem o seu poliça tá vendo, imagine: fiquei de pernas bamba, me deu até tontura. Acho que também por causa do fedor... Uma carniça que só o senhor chei-rando, pra saber. Mas eu juro por tudo que é mais sagrado! Tinha sim um anjinho morto nessa lixeira! Nessa aqui! Coitadinho... Deve ter se esgoelado de tanto chorar. A gente via pela sua carinha de sofrimento. Ele tava com a boquinha aberta, cheinha de tapuru. Eu nem reparei se era menino ou menina, porque eu fiquei morrendo de pena... E de medo, também... Os olho... É do que mais me alem-bro... Esbugalhados, mas com a bola preta virada pra dentro, sabe? Ai! Soltei um berro e saí correndo.

Eu demorei pra lhe chamar porque eu não queria que o pessoal do supermercado me visse aqui, ainda mais com um poliça. Já me escorraçaram uns par de vez [...]. Prefere deixar as coisas apodrecer do que ajudar a matar a fome dos outros.

Nem no Natal esse povo tem pena de ninguém.

Eu não duvido nada que o anjinho que tava aqui fosse filho de um deles.

Essa raça não presta mesmo! Vai saber...

Agora, eu não. Eu pari e tô criando. Tudinho. Os cinco.

Às vez a gente passa fome, ou nem tem lençol pra todo mundo se cobrir, mas eu crio tudinho.

Uma judiação fazer aquilo com um anjinho daquela idade. Vamo atrás do caminhão? Eu sei onde fica o aterro, moro lá perto. Só venho aqui pra ver se arranjo umas verdura melhorzinha.

O seu poliça me dá uma carona e lá a gente acha o anjinho. Se algum cachorro ou urubu não comer ele antes. Vamo? O quê? Aí atrás? No camburão? Mas a minha roupa não tá suja, não vou melar os banco ali na frente.

Presa? Mas... Minha Nossa Senhora do Bom Parto! Espere, espere... O quê que eu fiz pra ir presa?

SERAFIM, Luciano. Restos. In: Outro dia a gente sai. Dourado/MS: Arandu, 2003.

A crônica aproxima litera-tura e jornalismo, à medida que seus temas são fatos ou ideias próprios da vida cotidiana. Esse texto é uma produção escrita, mas que apresenta, também, marcas da oralidade.

66

Page 67: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

1 Esse texto, produzido originalmente na modalidade escrita, representa a fala de um personagem. Identifique a situação comunicativa ali representada.

a) De quem é a “voz” que fala no texto?

b) A quem essa “voz” fala? Quem é o seu interlocutor imediato?

c) Sobre o que fala?

2 Ainda que de modo ficcional, o texto aborda um tema social bastante chocante. De que modo o tema torna-se ainda mais intenso no texto?

( ) O tema é intensificado pelo modo como o policial narra o fato.

( ) O tema é intensificado pelo modo como a mulher narra o fato.

( ) O tema é intensificado pelas escolhas linguísticas que o autor fez para representá-lo.

3 Pela leitura do texto, o que é possível deduzir da posição social dos personagens?

4 Como a posição social se revela no uso linguístico feito pela personagem que fala no texto? É possí-vel inferir seu grau de escolarização?

5 De que maneira o emprego de “anjinho morto” e o uso das exclamações colaboram para que o leitor infira o estado psicológico da personagem naquela situação? Em sua opinião, o estado emocional da mulher pode ter influenciado sua forma de falar?

6 Pela leitura do texto, fica claro que a situação linguística retratada é de um suposto diálogo entre os personagens, mas há o registro apenas das falas da mulher. De que maneira podem-se deduzir as falas do policial?

67

Page 68: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

7 Na fala da mulher há várias marcas de variação linguística. Considerando a situação retratada e a posição social da personagem, reflita sobre as questões a seguir.

a) Os termos “fornida”, “tapuru”, “carniça”, “melar” e “par de vez” são comuns para você? O que eles significam? Se você não souber, arrisque um palpite pelo contexto em que foram usados.

8 Esse texto apresenta algumas marcas típicas da oralidade. Analise os exemplos abaixo e indique a função das palavras ou expressões em destaque no texto.

a) “Esbugalhados, mas com a bola preta virada pra dentro, sabe?”

b) “Tinha sim um anjinho morto nessa lixeira! Nessa aqui!”

c) Observe as reticências: “Eu nem reparei se era menino ou menina, porque eu fiquei morrendo de pena... E de medo, também... Os olho... É do que mais me alembro...”

9 Na fala da mulher, as informações que ela deu ao policial poderiam ser dadas de outro modo, menos agressivo, menos intenso. Como poderiam ficar mais brandas as seguintes frases?

a) “Uma carniça que só o senhor cheirando, pra saber.”

b) “Deve ter se esgoelado de tanto chorar.”

c) “Os olho... É do que mais me alembro... Esbugalhados, mas com a bola preta virada pra dentro, sabe?”

10 Em sua opinião, o final da história foi surpreendente? Como não há indicação do desfecho, indique

algumas hipóteses que possam corresponder ao que tenha acontecido posteriormente.

68

Page 69: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

11 Identifique os verbos dos períodos a seguir. Em qual(is) alternativa(s) há mais de uma oração, por-que apresenta mais de um verbo ou locução verbal?

a) "Pra uns, o medo vem no jornal, na tevê, na internet."

b) "É medo remoto, notícia do medo de outros."

c) "É tanto medo em áreas conflagradas que, às vezes, como anteontem, no Rio de Janeiro, o medo transborda."

d) "Aquele medo, vizinho íntimo de todo dia das populações faveladas, desceu para todos os asfaltos, concretos, alumínios e vidros fumê."

e) "Quem chegasse à cidade na sexta, visse o céu primaveril, a praia feliz, não poderia enxergar a inundação invisível de medo."

12 Todas as manchetes a seguir são de 22 de abril de 2019. Reescreva-as na coluna apropriada.

Mais de 200 mortos e 450 feridos em explosões em hotéis e igrejas

Correio do Povo

Só 3 de 15 setores da indústria dão sinais de recuperação

O Estado de S. Paulo

O maior de Pernambuco

Diário de Pernambuco

Perigo pede passagem

O Estado de Minas

Rodoviária parada há dez anos consome R$ 30 mil

O Tempo

Festa na favela

O Dia

Doenças mais resistentes a remédios desafiam médicos

A Tribuna

Temporal alaga, derruba árvores e atrasa voos no DF

Correio Braziliense

Terror ataca na Páscoa

Zero Hora

Poder rubro-negro

Folha de Pernambuco

MANCHETES SEM VERBOS MANCHETES COM VERBOS

69

Page 70: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Crônica II Leia esta crônica e, depois, responda ao que se pede:

A reportagem e a crônica* Por Miriam Leitão

Tenho acordado aos sábados com o Brasil na cabeça e muito trabalho. Sábado passado estava no Pelourinho, na Bahia, antes disso em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Mas já acordei à beira de um rio amazônico, ou no extremo norte do Rio Grande do Norte. Na Caatinga ou no Cerrado. Atravessando o país de ponta a ponta, o trabalho transborda e invade as manhãs de sábado. Quando isso acontece a crônica se esconde. Ela não gosta de tanta agitação.

Registro isso para explicar as falhas neste espaço e revelar o que acabei de entender. A crô-nica nasce do nada, de um sentimento, de um pequeno detalhe significativo e forte que ficou na cabeça rondando insistente. Ela nasce de sua própria vontade, puxando o escritor que mui-tas vezes não sabe para onde está indo. Uma ideia pousa e se impõe. Uma frase surge e atrás dela vêm as outras, como se houvesse uma combinação prévia sobre a ordem natural do texto. O ambiente nervoso e determinado do jornalismo não é terra em que brote a conversa suave e profunda da qual a crônica se nutre.

Esse meu trânsito intenso por pontos diferentes do país tem tido um propósito. Estou fa-zendo uma série de reportagens que vai ao ar na Globonews a partir de quinta-feira. Trouxe na bagagem muita coisa para contar. São dez longas reportagens. E agora está sendo o insano trabalho de roteirizar e escolher por onde contar cada história.

Entendi, em alguma manhã desses sábados em que acordo com uma pauta para cum-prir, que o ambiente da crônica tem suas exigências. O jornalismo requer atenção to-tal. A atitude de quem faz uma matéria é de controle de cada detalhe da história que se quer contar. O repórter tem um propósito, toma decisões rápidas, tem foco, objetividade. A crônica quer apenas encontrar o atalho que leve ao escondido das coisas, exige que o escritor se renda ao subjetivo, desista do controle da cena inteira para ouvir o canto de um pássaro, notar o olhar perdido de alguém que passa, entender um sentimento indefinível.

Se fosse escrever uma crônica nessa manhã que, mais uma vez, o jornalismo invadiu, eu contaria sobre o tom rosado do rosto de Lulli que tem um dia de vida. Nasceu na sexta-feira, 13, revogando o medo que pesa sobre essa data do calendário, enfrentando as superstições e os costumes. Nasceu em casa, porque o ambiente frio de hospital não lhe convinha. Quis ficar entre os seus desde o primeiro instante.

Grudou-se à mãe e descansou entre o pai e a irmã, num pijaminha de flanela aconchegante. Lulli é radical e livre. Não aceitou qualquer interferência externa. Quis apenas o pai, a mãe e a pequena Mel por perto para inaugurar seu tempo. Os profissionais preparados para estarem nos novos partos em casa, cheios de teorias e técnicas, não chegaram a tempo. Lulli escolheu seu tempo e seus direitos. Depois do susto que deu nos mais velhos, dormiu calma e linda com a

conectado

70

Page 71: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

vida pela frente. Sábado será o primeiro dia inteiro que a menina terá. Dia em que se começa o descanso da semana. Merecido descanso, o de Lulli, no seu aconchego, depois de todo o traba-lho para nascer da forma escolhida. Se eu tivesse palavras, escreveria uma crônica nesse sábado sobre sono e a calma vitoriosa de Lulli, o rosto rosado e lindo, o encanto da vida que começa e a liberdade das escolhas humanas.

* Miriam Leitão é jornalista e escritora. Escreve crônicas aos sábados como colaboradora do Blog.LEITÃO, Miriam. A reportagem e a crônica. Disponível em: <http://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/reportagem-e-cronica.html>. Acesso em: 21 nov. 2018. ©Miriam Leitão

1 Uma das características da crônica é o fato de, em geral, o texto ser escrito em 1.ª pessoa. Releia esta frase e responda à questão:

Tenho acordado aos sábados com o Brasil na cabeça e muito trabalho.

a) Que palavra evidencia o uso da 1.ª pessoa?

Se, na notícia, o autor não

dá opinião sobre o fato

noticiado, na crônica pode

ocorrer a narrativa de uma

experiência pessoal com

reflexões e opiniões. Por

isso, em geral, é escrita em

1.ª pessoa.

b) Nas frases a seguir, sublinhe as palavras que comprovam o uso da 1.ª pessoa.

Mas já acordei à beira de um rio amazônico, ou no extremo norte do Rio Grande do Norte.

Registro isso para explicar as falhas neste espaço e revelar o que acabei de entender.

a) Que palavra evidencia uma narração em 1.ª pessoa? Transcreva-a.

b) Qual é a função dessa palavra?

3 No que diz respeito ao narrador, o que revela o fato de a crônica ter sido escrita em 1.ª pessoa?

4 A linguagem da crônica é simples, e muitas frases são curtas. Copie uma frase que possa ser consi-derada curta do primeiro, segundo e terceiro parágrafos, respectivamente.

5 A palavra "sábado(s)" é repetida diversas vezes na crônica.

a) Sublinhe no texto essa palavra e escreva quantas vezes ela apareceu.

b) Por que essa palavra é repetida tantas vezes?

2 Releia a frase:

Esse meu trânsito intenso por pontos diferentes do país tem tido um propósito.

71

Page 72: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

6 Considere as informações do primeiro parágrafo e responda: o que significa acordar com o Brasil na cabeça?

7 Releia este trecho, observando a linguagem:

Atravessando o país de ponta a ponta, o trabalho transborda e invade as manhãs de sábado.

a) Nessa frase, os verbos transbordar e invadir estão sendo usados em sentido figurado.

Analise as frases e escreva SF para sentido figurado e SL para sentido literal.

( ) As emoções transbordaram, invadindo aquela sala.

( ) O rio transbordou e invadiu as casas ribeirinhas.

( ) As chuvas intensas fizeram com que o córrego transbordasse, invadindo as áreas plantadas.

( ) O medo transbordou, provocando uma inundação invisível de medo.

b) Releia este trecho e identifique o que se pede:

Quando isso acontece a crônica se esconde. Ela não gosta de tanta agitação.

A que são atribuídas ações que não lhe são próprias, caracterizando uma prosopopeia ou personificação? Que ações são essas? Complete o quadro.

Ser inanimado Ações de seres animados

c) Releia estes dois trechos, reflita e responda: qual é a relação entre a crônica e o escritor?

Ela nasce de sua própria vontade, puxando o escritor que muitas vezes não sabe para onde está indo.

A crônica [...] exige que o escritor se renda ao subjetivo, desista do controle da cena inteira para ouvir o canto de um pássaro, notar o olhar perdido de alguém que passa, entender um sentimento indefinível.

72

Page 73: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

8 Já vimos que o sábado é o dia de escrever e publicar uma crônica no Blog do G1. Mas, no texto, é falado, entre outras coisas, do ambiente adequado à escrita de uma crônica, comparativamente ao ambiente jornalístico de uma reportagem.

a) Transcreva o trecho em que a cronista afirma que o ambiente do jornalismo não serve para a produção de uma crônica.

b) Estabeleça uma relação entre dias da semana, a crônica e a reportagem.

1. Segunda a sexta-feira

2. Sábado

( ) Crônica

( ) Reportagem

c) Explique a sua opção anterior.

9 Com relação ao fato de a crônica ter sido usada para explicar a própria crônica, faça o que se pede.

a) O texto apresenta várias explicações explícitas sobre a crônica. Copie um desses trechos.

b) No 4.º parágrafo é mostrado que a crônica não quer a cena toda, ela quer que o escritor seja capaz de perceber detalhes. Cite pelo menos um exemplo.

c) Na sua opinião, que sentimentos indefiníveis uma crônica poderia abordar?

10 Releia a história de Lulli e conte-a para um colega.

11 Lulli é como a crônica. Fez suas próprias escolhas, indiferente a tudo e todos. Complete as frases com trechos do texto que apresentem características de Lulli (ou da crônica).

a) Assim como a crônica, Lulli é

b) Assim como a crônica, Lulli não aceitou

c) Assim como a crônica, Lulli escolheu

12 Que assunto foi abordado nessa crônica?

Esse texto tem uma caracte-

rística especial. Trata-se de

uma crônica que tem o ob-

jetivo de explicar a própria

crônica. Como isso aconte-

ce? Comparando a crônica à

reportagem e ao nascimen-

to de Lulli. Algumas compa-

rações são explícitas e ou-

tras estão implícitas.

73

Page 74: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Grafia de verbos terminados em -jar e -jearLeia esta tira:

A origem da palavra crônica é grega: vem de chronos, que significa tempo. Por esse motivo, uma das características que define esse gênero é seu caráter contemporâneo, atual, articulado ao momento histórico em que é produzido. Isso significa que o escritor de crônicas relata e analisa fatos do seu tempo, da época em que vive.

Quando surgiu a primeira crônica?

A crônica teve origem no século XIX, como um espaço, em jornais, para publicação de comentários sobre diversos assuntos. Os autores das crônicas, em geral, eram escritores reconhecidos, como Machado de Assis.

A crônica moderna veio a se consolidar no Brasil na década de 1930, com Mário de An-drade, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

Atualmente, muitos são os cronistas que publicam seus textos em jornais e em sites específicos para esse tipo de publicação.

Embora seja difícil fazer categorizações nesse gênero textual, pode-se dizer que exis-tem alguns tipos de crônicas que são mais praticados pelos cronistas.

São eles:

jornalística: em que os fatos são apresentados sob aspectos particulares, com uma visão subjetiva e crítica.

lírica ou literária: em que os fatos são apresentados por meio de uma linguagem figurada. humorística: em que a situação cotidiana é narrada com humor, podendo ser escrita de

forma caricatural. crônica-ensaio: em que há críticas sobre as relações sociais, de poder, de forma irônica

e bem particularizada.

saiba mais

como se escreve?©

2002

–201

4 Zi

rald

o e

Po

rtal

Ed

ucac

iona

l

ZIRALDO. Site do Menino Maluquinho. Disponível em: <http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/paginatirinha/PaginaAnterior.asp?da=30072013>. Acesso em: 25 abr. 2014. Copyright ©2002–2014 Ziraldo e Portal Educacional.

74

Page 75: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

1 Transcreva, da tira, palavras escritas com a letra j e com a letra g.

2 Indique a forma nominal dos verbos correspondentes a essas palavras.

Escreve-se com j a conjugação dos verbos terminados em -jar e -jear. Por exemplo:

Arranjar → Olha que legal o que eu arranjei pra você treinar.

Viajar → Espero que os amigos de Maluquinho viajem nas férias.

Encorajar → Tomara que Maluquinho se encoraje a se declarar para Julieta.

Enferrujar → A porta do esconderijo da turma enferrujou.

Gorjear → Os pássaros gorjeavam lindamente.

3 Complete com o verbo inserido nos parênteses, conjugando-o adequadamente. Fique atento à gra-fia das palavras.

a) Desde o início, sentiram-se a participar da campanha. (encorajar)

b) Está feliz, porque um bom emprego. (arranjar)

c) Não consegui dormir, porque muito. (trovejar)

d) Uma torneira provoca um grande desperdício de água. (gotejar)

e) Sua imagem foi por uma declaração infeliz. (sujar)

f) Os chefes foram pela decisão. (lisonjear)

4 Complete com o substantivo correspondente aos verbos dados entre parênteses, observando a grafia das palavras.

a) Não adianta esconder a embaixo do tapete. (sujar)

b) A atitude dos torcedores foi um ao treinador. (ultrajar)

c) Em dias de sol, só se ouve o dos pássaros. (gorjear)

d) Terá de se mudar, pois o acontecerá imediatamente. (despejar)

e) O sono é tanto que não consigo controlar os . (bocejar)

f) A pode comprometer a estrutura da casa. (enferrujar)

5 Complete os espaços com o verbo no passado (pretérito perfeito). Ex.: Ele arranjou um emprego.

(arranjar)

a) Você sua roupa. (sujar)

b) O homem durante a palestra. (bocejar)

c) O pai o filho. (encorajar)

d) muito ontem. (trovejar)

e) Minha irmã ontem. (viajar)

75

Page 76: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

6 Escreva o infinitivo dos verbos correspondentes a estes substantivos:

a) xingamento:

b) cacarejo:

c) catálogo:

d) desapego:

e) lágrima:

f) festa:

g) desejo:

h) beijo:

i) viagem:

j) sossego:

Viajem ou viagem?

A palavra viagem será escrita com g se for um substantivo. Para tanto, deverá ser precedi-da de um determinante, como artigo, pronome, etc. Exemplo:

artigo

Espero que façam uma boa viagem.

substantivo

A palavra viajem será escrita com j se corresponder à conjugação do verbo viajar no pre-sente do subjuntivo. Observe:

Que eu viajeQue tu viajesQue ele viaje

Que nós viajemosQue vós viajeisQue eles viajem

Espero que eles viajem bem.

verbo conjugado no presente do subjuntivo

7 Analise as frases e complete os espaços com viajem ou viagem.

a) Estou torcendo para que a seja rápida.

b) Para que todos com segurança, é preciso tomar certos cuidados.

c) Fizemos uma longa até aqui.

d) Espero que façam uma tranquila.

e) Espero que nossos familiares ainda neste mês.

f) Nada como uma para descansar!

g) Esta foi a melhor de todas.

76

Page 77: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Crônica: um olhar sobre o cotidiano

PreparaçãoA crônica nasce do nada, de um sentimento, de um pequeno detalhe signifi-cativo e forte que ficou na cabeça rondando insistente. (Miriam Leitão)

Nem sempre os momentos que julgamos os mais importantes da vida são guardados no

arquivo das lembranças. Às vezes, é um detalhe que fica marcado, um momento de leveza,

uma brisa fresca, um sorriso discreto, uma sensação de estar sozinho, o encontro com al-

guém ou o olhar perdido no horizonte. A observação de um detalhe da natureza. A felicida-

de de um dia em que todos riam e ninguém sabia o porquê. Aquele dia em que o time tinha

tudo para ganhar e... perdeu. Ou aquele outro em que ele tinha tudo para perder e ganhou!

O olhar que é capaz de ler o invisível nas situações cotidianas, de uma forma lírica, bem-

-humorada, reflexiva ou crítica, é o olhar de um cronista.

1. Escolha uma das propostas a seguir.

Proposta 1: Pode ser tema para uma crônica tudo o que o cronista é capaz de perceber

e que possa levar a alguma reflexão. Também são objetos dos cronistas emoções, sensações

relacionadas à vida de todos os seres humanos, as quais podem ser despertadas diante de

algum fato cotidiano. Escolha um momento da sua história que tenha ficado retido em sua

memória e que tenha despertado suas emoções.

Proposta 2: Caso prefira, você pode também se inspirar em algum fato noticiado ou em

uma imagem ou cena que tenha chamado sua atenção.

Produção2. Transforme a história em uma crônica, lembrando que se trata de um texto

relativamente curto;

escrito em 1ª. pessoa;

que apresenta opinião e reflexão do narrador;

no qual pode ser usada uma linguagem informal, coloquial;

que pode ser descritivo, narrativo, poético e, ainda, ter a intenção de ser engraçado, re-

flexivo ou crítico (ou tudo isso em um único texto).

3. Escolha um título coerente com o texto e que atraia a atenção do leitor.

produção escrita

Critérios de avaliação Sim Não

Sua crônica tem começo, meio e fim?

Trata-se de um texto relativamente curto?

Você a narrou em 1.ª pessoa?

Há opinião e reflexão sobre o assunto abordado?

O título é coerente com a crônica produzida?

77

Page 78: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

estudo da língua

Advérbio e locução adverbial

Releia o trecho a seguir.

Sábado passado estava no Pelourinho, na Bahia, antes disso em São Miguel das Mis-sões, no Rio Grande do Sul. Mas já acordei à beira de um rio amazônico, ou no extremo norte do Rio Grande do Norte. Na Caatinga ou no Cerrado.

1 Nesse trecho, há várias expressões que indicam lugar, e uma que indica tempo. Identifique essas expressões, sublinhando-as.

a) Que expressão indica tempo?

b) Transcreva as expressões que indicam lugar.

Leia estas explicações:

Caminhei.

Caminhei rapidamente.

A diferença entre uma frase e outra é que a palavra rapidamente modifica o sentido do

verbo (caminhei).

Ela é bonita.

Ela é muito bonita.

Nesse caso, a palavra muito intensifica o sentido do adjetivo (bonita).

Ele andava devagar.

Ele andava bem devagar.

Nesse último caso, a palavra bem, que é um advérbio, modifica o sentido da palavra

devagar, que também é um advérbio.

Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo

ou de um advérbio. Essa classe de palavras é invariável, porque não se flexiona como o verbo

(tempo, modo, pessoa), nem como o substantivo (gênero e número).

Locução adverbial é um conjunto de duas ou mais palavras que exerce a função de

advérbio.

Exemplos de locuções adverbiais:

Com certeza, isso não vai acontecer.

Em geral, isso não acontece.

Sem dúvida, é um bom texto.

"Sábado passado estava no Pelourinho, na

Bahia [...]".

Às vezes, fico em dúvida.

Na próxima, vire à direita.

78

Page 79: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

Veja, neste quadro, alguns exemplos de advérbios e locuções adverbiais.

Circunstância Advérbios Locuções adverbiais

modobem, mal, depressa, devagar, assim, rapidamente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente)

aos poucos, desse modo, às pressas, a pé

intensidade muito, pouco, tão, tanto, demais, menos, apenas em excesso

lugaraqui, ali, lá, acolá, abaixo, acima, atrás, dentro, fora

à direita, à esquerda, em cima, de longe, ao lado

tempo hoje, amanhã, sempre, nunca, logo às vezes, à tarde, pela manhã

dúvida talvez, acaso, porventura, provavelmente

afirmação sim, realmente, certamente com certeza, sem dúvida

negação não, nem, tampouco de forma alguma, de jeito nenhum

2 Leia a tira de Calvin, observando especialmente o uso dos advérbios que nela foi feito.

WATTERSON, Bill. Calvin e Haroldo. Disponível em: <http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html>. Acesso em: 4 abr. 2014.

a) Identifique os advérbios e as locuções adverbiais, indicando as relações de sentido que estabe-lecem nas frases.

Advérbios:

Locuções adverbiais:

b) Considere a fala de Calvin no terceiro quadrinho. Substitua os advérbios ou locuções adverbiais por outros equivalentes, de modo que não causem prejuízo de sentido.

c) Relacione cada advérbio ou locução adverbial da tira à palavra que ele modifica.

O advérbio modifica/especifica o sentido .

A locução modifica/especifica o sentido .

O advérbio modifica/especifica o sentido .

A locução modifica/especifica o sentido .

Cal

vin

& H

ob

bes

, Bill

Wat

ters

on

© 1

987

Wat

ters

on/

Dis

t. b

y A

ndre

ws

McM

eel S

ynd

icat

ion

79

Page 80: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Nosso paísVivem aqui seiscentas espécies de mamíferos, aproximadamente 10% do total mundial.

O Brasil é considerado o país que tem a flora mais rica do mundo, além de ser campeão mundial de variedades de flores. Reúne em torno de 50 mil espécies.

O pau-brasil, responsável pelo primeiro ciclo econômico do país, está quase extinto. [...]

Hoje sua madeira serve apenas para fabricar instrumentos de cordas.

O Atol das Rocas, a 240 km do litoral do Rio Grande do Norte, é um dos locais onde as aves migratórias se reproduzem. Mais de 100 mil aves têm ali o seu hábitat.

DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 82.

a) Qual é o assunto do texto?

b) Transcreva do texto:

3 Reescreva cada uma das frases a seguir acrescentando ao verbo em destaque um advérbio, ou locução adverbial, que expresse o sentido sugerido entre parênteses, sem repetir. Faça as adaptações necessárias.

a) O motorista dirigiu seu automóvel. (negação)

b) O motorista dirigiu seu automóvel. (lugar)

c) O motorista dirigiu seu automóvel. (tempo)

d) O aluno correu. (tempo)

e) O aluno correu. (intensidade)

f) O aluno correu. (modo)

g) As pessoas gostam de conforto. (intensidade)

h) As pessoas gostam de conforto. (dúvida)

i) As pessoas gostam de conforto. (afirmação)

4 Leia estas curiosidades sobre o Brasil e responda às questões:

80

Page 81: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

5 Leia as frases e indique se elas apresentam informação precisa ou imprecisa. Grife a palavra ou expressão que marca a imprecisão.

"Vivem aqui seiscentas espécies de mamíferos [...]."

"[...] aproximadamente 10% do total mundial."

"Reúne em torno de 50 mil espécies."

"[...] está quase extinto."

"Mais de 100 mil aves têm ali o seu hábitat."

6 Reescreva as frases substituindo as expressões destacadas por advérbios de modo terminados em -mente.

a) Com calma, o aluno foi terminando a prova.

b) Com suavidade, a música invadia o ar.

c) Os bombeiros agiram com cuidado.

d) Ana acariciava com carinho seu gatinho.

e) Com certeza, eles viajarão nas férias.

7 Classifique os advérbios em destaque de acordo com a circunstância que eles expressam.

a) Hoje, chegamos mais cedo à escola e os portões ainda estavam fechados.

b) Não me incomode enquanto estou fazendo minhas tarefas.

c) Talvez eu vá fazer compras com mamãe.

d) Estamos muito ansiosos com a aproximação da festa junina.

e) Apressadamente, o professor saiu da sala.

Informação precisa: per-mite que se tenha uma ideia exata sobre o que é comunicado.

Informação imprecisa: dei-xa dúvidas sobre a exatidão da informação.

81

Page 82: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

8 Sublinhe as locuções adverbiais nas frases a seguir.

a) Eduarda e Vitória, com certeza, serão aprovadas.b) De vez em quando, meus pais me deixam sair sozinho.c) Carla e Felipe sabiam de cor as canções do recital.d) A sala toda ficou em silêncio.e) Rafaela entrou de repente.

9 Relacione os advérbios ou locuções adverbiais às circunstâncias que exprimem.

a) Naquela tarde, tudo se resolveu.b) Com certeza, estamos prontos para esse

desafio. c) Talvez ele não possa vir à reunião.d) Ela está muito nervosa.e) Ele agiu calmamente.

( ) modo

( ) tempo

( ) dúvida

( ) intensidade

( ) afirmação

Agora, separe os advérbios e as locuções adverbiais na tabela a seguir.

Advérbios Locuções adverbiais

10 Leia as frases a seguir e reescreva-as, acrescentando advérbios ou locuções adverbiais, conforme as circunstâncias determinadas.

a) João nasceu. (lugar)

b) Márcio estuda. (intensidade)

c) Joana entrou. (lugar)

d) O professor parece tranquilo. (intensidade)

e) Muitos alunos faltaram. (tempo)

f) Ande. (modo)

g) Sei o que você quer. (negação)

11 Quais advérbios substituem estas locuções adverbiais? Ex.: com calma/calmamente.

a) de repente:

b) com certeza:

c) com solidez:

d) com firmeza:

e) com alegria:

f) com rapidez:

g) de forma superficial:

h) de forma concreta:

82

Page 83: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

Língua Portuguesa

12 Leia a tirinha do cartunista Will Leite.

©w

illti

rand

o.c

om

.br

LEITE, Will. Disponível em: <http://www.willtirando.com.br>. Acesso em: 27 mar. 2014.

a) O efeito de humor, nessa tira, é construído por um conjunto de elementos que envolvem a situa-ção representada, as expressões dos personagens, o enquadramento das imagens, a interpre-tação que os personagens fazem das situações. Considerando o sentido global da tira, qual é a situação que desencadeia o efeito de humor?

b) Qual foi a intenção da moça ao enviar um bilhete ao cantor?

c) Classifique o advérbio "sempre" presente no quarto quadrinho.

d) No último quadrinho, há uma palavra que está grafada de acordo com o registro informal da linguagem. Qual é a palavra e a que classe gramatical pertence?

e) A comunicação entre os dois personagens se dá por meio de qual gênero textual?

f) Nesse gênero, o uso da forma "tô" no lugar de estou é adequado? Por quê?

13 Complete as frases com o advérbio solicitado entre parênteses.

a) Elas andavam pelo jardim. (advérbio de modo)

b) , estudamos as locuções adverbiais. (advérbio de tempo)

c) eu não vá à festa. (advérbio de dúvida)

d) A turma ao lado está agitada. (advérbio de intensidade)

e) eu irei ao parque, pois é domingo. (advérbio de tempo)

83

Page 84: Ç DQR Volume 2 - Conquista | Guia · 8 A notícia é um texto de relato. Portanto, nela predominam sequências narrativas, em que um determinado fato é narra-do/relatado. Para tentar

3 Identifique as locuções adverbiais desta manchete e classifique-as:

Febre amarela matou 84 pessoas no Rio este ano

O Dia, 27 dez. 2018.

4 Complete com os substantivos correspondentes aos verbos entre parênteses.

a) O deste pássaro me faz lembrar da infância. (gorjear)

b) A foi comprometendo a estrutura da casa. (enferrujar)

c) O do carro me deixou com . (sacolejar/enjoar)

1 Marque as alternativas que correspondem às características da crônica.

a) ( ) Aborda algum tema do cotidiano.

b) ( ) É escrita em função de acontecimentos da atualidade.

c) ( ) Geralmente, é um texto longo.

d) ( ) Pode apresentar registro de linguagem formal ou informal.

e) ( ) Tem a função de noticiar algum acontecimento.

f) ( ) Promove uma reflexão sobre algum acontecimento.

g) ( ) É escrita de acordo com a pirâmide invertida, isto é, apresenta os fatos mais importantes já no início do texto.

2 Leia o trecho inicial da crônica intitulada Escuridão miserável, de Fernando Sabino.

o que já conquistei

Eram sete horas da noite quando entrei no carro, ali no Jardim Botânico. Senti que alguém me observava enquanto punha o motor em movimento. Voltei-me e dei com uns olhos grandes e parados como os de um bicho, a me espiar através do vidro da janela junto ao meio-fio. [...]

SABINO, Fernando. As melhores histórias. Rio de Janeiro: Record, 1986. p. 197-199.

a) A linguagem utilizada nesse trecho representa mais o registro formal ou informal da lingua-gem? Justifique com exemplos do texto.

b) Dois exemplos de locuções adverbiais que exprimem a mesma circunstância são:

( ) "quando"

( ) "no carro"

( ) "no Jardim Botânico"

( ) "o motor em movimento"

( ) "uns olhos grandes"

c) A função das locuções adverbiais no trecho é a de

( ) deixar a narrativa mais objetiva.

( ) indicar as circunstâncias em que os fatos aconteceram.

84