2017 · O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o...

22
1° SIMULADO Gramática - Interpretação de Texto Produção de Texto - Livro Paradidático - Inglês 2017 7° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Dia: 25/04 - terça-feira Nome completo: Turma: Unidade: DIA

Transcript of 2017 · O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o...

1° SIMULADO

Gramática - Interpretação de TextoProdução de Texto - Livro Paradidático - Inglês

2017

7° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Dia: 25/04 - terça-feira

Nome completo:

Turma: Unidade:

DIA

FORMADE

PREENCHIMENTOERRADA

FORMA

DEPREENCHIMENTOCORRETA

É COLOCAR QUALQUER TIPODE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

PROIBIDO

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

SOMENTE COM CANETA AZUL

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - 1º TRI

1. A prova terá duração de 3 horas e 20 minutos.

2. Prova e gabarito só poderão ser devolvidos após uma hora do início do simulado.

3. O aluno só poderá sair para ir ao banheiro ou beber água após 2 horas de início da prova.

4. O aluno não poderá levar a prova para casa.

5. O preenchimento do gabarito deve ser feito com caneta AZUL. NÃO É PERMITIDO O USO DE CANETAS COMPONTAS POROSAS.

6. O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o gabarito.

7. Durante a prova, o aluno não poderá manter nada em cima da carteira ou no colo, a não ser lápis, caneta e borracha.Bolsas, mochilas e outros pertences deverão ficar no tablado, junto ao quadro. Não será permitido empréstimo dematerial entre alunos.

8. O aluno que portar celular deverá mantê-lo na bolsa e desligado, sob pena de ter a prova recolhida se o mesmo vier aser usado ou tocar. Caso não tenha bolsa, o aluno deverá colocá-lo na base do quadro durante a prova.

9. O fiscal deverá conferir o preenchimento do gabarito antes de liberar a saída do aluno.

1

1. As falas das personagens no texto a seguir representam

Fonte: professordiegodelpasso - WordPress.com

a) gírias empregadas por jovens. b) fala popular regional. c) o falar das periferias urbanas. d) a linguagem poética. e) a linguagem formal. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer no texto o tipo de variedade linguística empregada a fim de caracterizar uma maneira de falar. 2.

[...] Andavam todos tão dispostos, tão bem-feitos e galantes com suas tinturas, que pareciam bem. Acarretavam dessa lenha, quanta podiam, com mui boa vontade, e levavam-na aos batéis. Andavam já mais mansos e seguros entre nós, do que nós andávamos entre eles.

CAMINHA. Pero Vaz de. Carta do Descobrimento. Disponível em: < http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/perovazcaminha/carta.htm>. Acesso em: 12 out. 2016.

Em relação à variação linguística, esse fragmento é um exemplo de variedade

a) social e regional b) regional c) histórica e social d) histórica e) cronológica GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer no texto o tipo de variedade linguística empregada a fim de caracterizar uma maneira de falar. 3. Na fábula a seguir, estão corretamente classificados os artigos destacados, na ordem em que aparecem

no texto, em:

O cão e o osso

Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre.

Disponível em: <http://brinquedoteca.net.br/?page_id=67#lenda20>. Acesso em: 12 nov. 2016.

a) Indefinido, indefinido, indefinido, indefinido. b) Definido, definido, indefinido, indefinido. c) Indefinido, indefinido, definido, definido. d) Indefinido, indefinido, definido, indefinido. e) Definido, definido, definido, indefinido.

2

GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve dominar o conteúdo “Artigos” a fim de classificar corretamente os artigos destacados no texto. O cartaz a seguir diz respeito às próximas duas questões.

Disponível em: http://colunistas.ig.com.br/cip/2008/09/22/alerj-em-nova-campanha-educativa-sobre-transito/ 4. A campanha de trânsito elaborada pela Alerj, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, tem por

finalidade chamar a atenção dos motoristas para

a) o fato do motorista assumir o risco de machucar alguém ao beber e dirigir. b) a quantidade de acidentes fatais presentes nas estradas cariocas. c) a relação existente entre o consumo de álcool e o uso do cinto de segurança. d) o descaso das autoridades frente às rodovias do país. e) a principal causa de vítima fatal nas estradas e rodovias cariocas. GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno precisa demonstrar que compreendeu o objetivo da campanha a partir do que está escrito no texto e de seu conhecimento de mundo sobre a lei de não dirigir depois de beber. 5. Diz respeito à classificação correta da palavra retirada da campanha de trânsito anterior:

a) Carro é um substantivo comum, composto e derivado. b) Carro é um substantivo próprio, simples e derivado. c) Coisa é um substantivo próprio e derivado. d) Coisa é um substantivo comum, composto e primitivo. e) Acidente é um substantivo simples e comum. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve dominar o conteúdo “Substantivos”, a fim de classificá-los. A menor espécie de beija-flor pesa menos de 2 gramas (é o chamado beija-flor abelha) e a maior é o beija-flor gigante, que pesa cerca de 25 gramas e pode viver a mais de 4000 metros de altitude.

3

O registro mais antigo desta ave é um fóssil de mais de 30 milhões de anos, que foi encontrado na Alemanha. Como atualmente os beija-flores só existem nas Américas, os cientistas ainda estão em dúvida entre duas hipóteses. A primeira é que eles existiam na Europa, mas se extinguiram há milhões de anos.

BRITES, Alice Dantas. Beija-flor: características, alimentação e reprodução. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/beija-flor-caracteristicas-alimentacao-e-reproducao.htm>. Acesso em: 12 nov. 2016. 6. A partir da leitura do texto anterior, é possível entender que seu objetivo é

a) ensinar o leitor a cuidar dos animais. b) divertir o leitor no momento da leitura. c) aguçar a crítica do leitor no que diz respeito aos cuidados dados às aves. d) incentivar o leitor a preservar a natureza. e) informar o leitor sobre algumas características de uma ave. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer o objetivo central do texto. 7. Estão classificados corretamente os substantivos destacados no texto da questão anterior em:

a) Beija-flor: comum e composto. Ave: comum e simples. Fóssil: comum e simples. Alemanha: próprio e simples. Dúvida: comum e simples.

b) Beija-flor: próprio e composto.

Ave: comum e simples. Fóssil: comum e simples. Alemanha: próprio e simples. Dúvida: comum e simples.

c) Beija-flor: comum e composto.

Ave: comum e simples. Fóssil: comum e simples. Alemanha: próprio e composto. Dúvida: comum e simples.

d) Beija-flor: comum e composto.

Ave: comum e simples. Fóssil: comum e composto. Alemanha: próprio e simples. Dúvida: comum e simples.

e) Beija-flor: comum e composto.

Ave: próprio e simples. Fóssil: comum e simples. Alemanha: próprio e simples. Dúvida: comum e simples.

GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno deve dominar o conteúdo “Substantivos”, a fim de classificá-los.

4

Fonte: Google Imagens

8. Da leitura da tira, pode-se entender que

a) na opinião das duas meninas, a felicidade futura não depende de fatores financeiros. b) o comportamento da personagem Mafalda, nos quadrinhos, sugere que ela defende ideias violentas. c) no último quadrinho, a fala de Mafalda indica que ela realmente se arrependeu de ter agredido a amiga. d) a pergunta da amiga, presente no segundo quadrinho, vai contra uma visão comercial sobre projetos

de vida. e) o humor da tira acontece a partir das opiniões diferentes das garotas sobre valores humanos e bens

de consumo. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar as falas das personagens da tirinha de forma que entenda o humor do final.

5

FONTE: http://tiras-do-calvin.tumblr.com/ 9. Sobre a história em quadrinhos acima, podemos afirmar que

a) o assunto da conversa entre Calvin e o tigre é sobre as vantagens de se brincar de outra coisa a não ser guerra.

b) Calvin chegou à conclusão que a brincadeira era idiota, porque os dois morriam juntos no final. c) no quarto quadrinho, ao dizer “fechado”, o tigre quer afirmar que não participará da brincadeira. d) as palavras “comunista”, “ateu” e “asqueroso”, no terceiro quadrinho, estão caracterizando Calvin. e) há uma necessidade do leitor conhecer melhor o conceito de guerra para que possa compreender o

sentido da história. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar corretamente a tirinha e relacioná-la com a alternativa correta. 10. É o substantivo coletivo do conjunto de objetos ou seres a que ele se refere de forma correta:

a) Enxame: de animais. b) Ramalhete: de flores. c) Constelação: de porcos. d) Cardume: de abelhas. e) Alcateia: de porcos. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve dominar o conteúdo “Substantivos”, a fim de classificá-los. A fábula a seguir refere-se às próximas duas questões:

O Cachorro e o seu Reflexo

6

Um cachorro, que carregava na boca um pedaço de carne que acabara de conseguir, ao cruzar uma ponte sobre um riacho de águas límpidas, de repente, vê sua imagem refletida na água.

Diante disso, ele logo imagina que se trata de outro cachorro, com um pedaço de carne maior que o seu.

Ele não pensa duas vezes, e depois de deixar cair no riacho o pedaço que carrega, ferozmente se atira sobre o animal refletido na água. Seu objetivo é simples, tomar do outro, aquela porção de carne que julga ter o dobro do tamanho da sua.

Agindo assim, ele acaba perdendo ambos os pedaços. Aquele que tentou pegar na água, por se tratar apenas de um simples reflexo, e o seu próprio, uma vez que ao largá-lo nas águas, a correnteza acaba por levar para longe, muito além do seu alcance.

Disponível em: http://sitededicas..uol.com.br/fabula-o-cachorro-e-seu-reflexo.htm 11. Qual das morais abaixo é a mais adequada ao fato narrado na fábula?

a) Na presença dos causadores de nossos infortúnios, difícil é esquecê-los. b) É um tolo e duas vezes precipitado aquele que desiste do certo pelo incerto. c) É mais sábio suportar uma simples provocação em silêncio, que despertar a fúria incontrolável de um

inimigo mais poderoso. d) Ao não reconhecer ou aceitar as próprias limitações, o indivíduo perde a oportunidade de ouro de

corrigir suas falhas. e) Não existe pequena decepção para uma grande ilusão. GABARITO: B COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno consiga captar a mensagem transmitida pelo texto e a sintetize em uma moral. 12. É a justificativa correta para o uso dos artigos na seguinte frase retirada da fábula:

a) “Ele não pensa duas vezes, e depois de deixar cair no riacho o pedaço que carrega” – artigo empregado para definir como feminina e singular a palavra a qual se refere.

b) O Cachorro e o seu Reflexo – artigo empregado para definir como masculina e plural a palavra a qual se refere.

c) “Agindo assim, ele acaba perdendo ambos os pedaços” – após a palavra “ambos”, que modifica o termo “pedaços” o uso do artigo definido é necessário.

d) “a correnteza acaba por levar para longe” – artigo utilizado para definir como feminina e plural a palavra a qual se refere.

e) “Um cachorro, que carregava na boca um pedaço de carne...” – artigo utilizado para especificar, definir a palavra a qual se refere.

GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno precisa saber usar e diferenciar o papel dos artigos nas frases.

O anúncio publicitário abaixo traz a definição da palavra “felicidade” e diz respeito às próximas duas questões:

Felicidade. s.f. (latim felicitas, -atis)

1 – concurso de circunstâncias que causam ventura. 2 – Estado da pessoa feliz. 3 – Jericoacoara.

7

(Folha de S. Paulo, 3/07/2011)

13. Sabendo que o anúncio foi publicado em um jornal de grande circulação, a principal finalidade dele é

a) mostrar as belezas do Ceará. b) mostrar o que o Governo do Ceará está fazendo pelo turismo no local. c) definir o que é felicidade. d) exibir as belas paisagens existentes no Ceará. e) estimular os leitores a fazerem turismo no Ceará. GABARITO: E COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno compreenda o objetivo da campanha publicitária em questão, que é estimular o turismo no Ceará. 14. No contexto do anúncio em questão, o substantivo “Felicidade” classifica-se como

a) substantivo concreto. b) substantivo abstrato. c) substantivo próprio. d) substantivo primitivo. e) substantivo composto. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve dominar o conceito de substantivo abstrato para classificar a palavra em questão.

8

15.

Garfield, de Jim Davis.

No último quadrinho, observa-se a presença dos substantivos “torradeira” e “eletricista”, ambos provenientes de outras palavras (torrada e elétrico). Por esse motivo, classificam-se como substantivos

a) derivados. b) compostos. c) abstratos. d) primitivos. e) próprios. GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno deve dominar os tipos de classificação atribuídos aos substantivos. O conto a seguir diz respeito às próximas duas questões:

CONTINHO Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira

danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:

— Você aí, menino, para onde vai essa estrada? — Ela não vai não: nós é que vamos nela. — Engraçadinho duma figa! Como você se chama? — Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.

Paulo Mendes Campos. Crônica 1. São Paulo: Ática, 2002, p. 76

16. A partir da leitura do texto, pode-se dizer que, ao dar as respostas ao vigário, o menino teve uma postura

a) muito triste. b) séria. c) arrogante. d) mal-humorada. e) debochada. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve compreender que a postura adotada pelo personagem do texto em questão apresenta traços de deboche. 17. Levando em consideração a descrição do menino no texto “Continho”, pode-se dizer que ele era,

provavelmente,

a) um menino que não enfrentava dificuldades no local onde morava. b) um menino com boas condições de vida. c) um menino que pensa seriamente em seu futuro. d) um menino que não tem boas condições de vida, por isso era triste e magro. e) um menino muito alegre que adorava fazer brincadeiras. GABARITO: D COMENTÁRIO: As descrições presentes no texto dão a entender que o menino não tem boas condições de vida, e o aluno deve perceber isso.

9

18.

O dono do pomar chega ao quintal e descobre todo o bando do Menino Maluquinho, lá em cima da mangueira, pegando as mangas, e grita:

— Ei... vocês estão roubando as minhas mangas? E o Maluquinho responde: — Não, não. Nós pegamos algumas do chão e estamos botando no lugar.

(Ziraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000, p. 57.) A estratégia do Menino Maluquinho para responder à pergunta feita pelo dono do pomar é

a) gritar com o dono do pomar de maneira mal educada. b) jogar a culpa pelo roubo das mangas para os amigos. c) contar a verdade para o dono do pomar. d) dizer que, na verdade, não há mangas na árvore. e) responder ao dono do pomar de maneira cômica, contando uma mentira. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve perceber a maneira cômica com a qual o Menino Maluquinho responde ao dono do pomar. A tirinha abaixo, de Mafalda, é referente às duas próximas questões:

Quino. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993. P. 67.

19. Miguelito conclui, na tirinha em questão, após Mafalda dizer: “Vou te apresentar meus amigos”,

a) que ele é o melhor amigo de Mafalda. b) que ele poderá, agora, ter novos amigos e está muito contente com a ideia. c) que Mafalda não gosta muito da ideia de morar perto dele. d) que ele é apenas mais um dentre os vários amigos de Mafalda. e) que Mafalda é diferente das outras meninas com quem ele convive. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve compreender que Miguelito conclui que ele é mais um dentre os vários amigos de Mafalda, e ela quer, inclusive, apresentá-los a Miguelito. 20. A fala de Miguelito no terceiro quadrinho traz dois itens em destaque: “O” e “UM”. O principal objetivo do

quadrinista ao realçar esses dois itens é

a) intensificar expressão alegre de Miguelito ao descobrir que ele é o amigo mais querido de Mafalda. b) demonstrar que o artigo definido rebaixa Miguelito, tornando-o um amigo qualquer. c) demonstrar que “Miguelito” é um substantivo próprio marcado pela presença de um artigo feminino. d) ressaltar a importância do artigo definido na construção do texto. e) ressaltar que Miguelito é uma palavra de gênero masculino. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno precisa saber usar e identificar o papel dos artigos nas frases.

10

Questões sobre o livro paradidático “A face oculta”, de Maria Tereza Maldonado:

21. O comportamento adotado pelos pais das personagens presentes na narrativa diante de alguma

dificuldade ou falha cometida pelos adolescentes é corretamente indicado em:

a) O pai de Leonardo apoiava as atitudes erradas do filho e se sentia orgulhoso com a esperteza do menino em se livrar das ocorrências.

b) Os pais de Henry não se envolviam muito na vida do filho, deixando que ele assumisse suas responsabilidades e resolvesse seus problemas sozinho.

c) A mãe de Marcelo acreditava que as “brincadeiras” do filho eram aceitáveis por ele ainda ser um adolescente.

d) Os pais de Luciana não viam problema algum para a saúde da filha comer compulsivamente quando se encontrava ansiosa, uma vez que sua mãe agia da mesma maneira.

e) Os pais de Paulo davam muita atenção ao filho para que ele não “quebrasse a cara” nos estudos. Mesmo assim, o menino não saía do quarto para nada.

GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno deve identificar a postura dos pais em relação aos filhos. 22. Ao final da história, foi lançada uma campanha denominada “Agressão não é diversão” e, logo no início

dessa campanha,

a) Luciana e Henry presenciaram uma cena terrível de bullying e cyberbullying na escola. b) Luciana e Henry foram para o pátio da escola entregar folhetos sobre a prática do bullying

e cyberbullying. c) Os pais dos alunos criaram blogs para compartilhar experiências e informações sobre o bullying

e cyberbullying. d) Luciana, Henry e Marcelo, na escola, deram depoimentos pessoais sobre a prática do bullying. e) Henry não conseguiu ajudar os colegas a sair do circuito violento, deixando Luciana bem triste com

a notícia. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve identificar qual foi a proposta da campanha após ter lido a obra. 23. Na história, a personagem Henry acaba ajudando Luciana a vencer o bullying, pois

a) ele criou uma campanha de conscientização que sensibilizou toda a escola. b) ele a aconselhou a não contar nada para seus pais nem para a diretora. c) ele a aconselhou a não responder às provocações que sofria. d) ele denunciou a prática que sofreu e, com isso, encorajou Luciana a falar também. e) ele e Luciana fizeram uma investigação e conseguiram desvendar o agressor. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve identificar a importância de Henry para Luciana.

11

24. Por não saírem de casa, serem pálidos e sonolentos, algumas personagens da narrativa “A face oculta” são apelidados de zumbis. De acordo com a história, esse apelido foi inventado

a) por Marcelo, como uma forma de provocar Luciana e deixá-la irritada. b) por Luciana e Paulo, que se nomearam assim por não gostarem de ir à praia. c) pelo pai de Luciana, Leandro, que não gostava que a filha vivesse trancada em casa. d) pela prima de Marcela quando a mesma criou uma conta na internet para a prima. e) por Alzira, mãe de Paulo, para mostrar ao filho que seu comportamento era estranho. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve identificar quem chamava alguns personagens de zumbis. - AS COMPETÊNCIAS / HABILIDADES; Comp.7/H22

- NÍVEL DE DIFICULDADE (Médio, Fácil ou Difícil) MÉDIO

- EIXO COGNITIVO. I) Dominar Linguagens

- APOSTILA SAE (VOLUME E CAPÍTULO) ONDE O CONTEÚDO É ENCONTRADO. Livro Paradidático

- CONTEÚDO ABORDADO Interpretação textual

- ANO TIPICAMENTE TRABALHADO Todo o EF 25. Sobre o desfecho da história, podemos afirmar que

a) Leonardo é preso por todas as agressões provocadas. b) Henry ficou responsável por ensinar os adolescentes na oficina de vídeos. c) Marcelo teve que pedir desculpas a todas as pessoas que agrediu. d) Leonardo fez um vídeo contando tudo o que fez de ruim para Luciana. e) Leonardo ficou responsável por ensinar os adolescentes na oficina de vídeo. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve identificar que Leonardo contribuiu com a oficina de vídeos. A tirinha abaixo, de Calvin & Haroldo, é importante para ajudar a responder às duas questões seguintes:

26. É uma característica de narrativa de viagem apresentada pela tirinha acima:

a) Presença de protagonista belo e corajoso. b) Menção de fatos históricos específicos. c) Relato científico e cuidadoso do passo a passo da viagem. d) Referência do local de partida e de chegada. e) A tirinha de Calvin não apresenta nenhuma característica presente nas narrativas de viagem. GABARITO: D COMENTÁRIO: A tirinha, além de se referir a toda a preparação para a viagem (arrumação das malas, por exemplo), define o local de chegada (Yukon) e de partida (Estados Unidos).

12

27. É correto afirmar, sobre as narrativas de viagem, que

a) são histórias de pouca ação e suspense, localizadas em espaços fixos. b) nelas não é necessário identificar fatos, datas e locais importantes, e tampouco buscar pela

verossimilhança dos fatos narrados. c) elas apenas contam os fatos do percurso, não podem trazer nenhuma reflexão sobre o que é narrado. d) o tempo da viagem e o local de partida não são importantes, apenas o trajeto. e) elas frequentemente relatam sobre a paisagem que ambienta o cenário do trajeto e fazem menção aos

locais de partida e de chegada. GABARITO: E COMENTÁRIO: Nas narrativas de viagem, é importantíssimo ressaltar os marcadores de tempo e espaço, que definem o aspecto geográfico e temporal da viagem, como forma de criar a verossimilhança. Desse modo, os locais de partida e de chegada e o ambiente do trajeto são dados comuns a esse gênero. As próximas três questões a seguir são referentes ao texto seguinte:

Com ou sem sol

A maioria dos dias são cheios de tarefas, mas nem todos. Hoje, por exemplo. Tive que fazer uma viagem não planejada e o caminho para chegar ao destino passa pelo Rio de Janeiro. É verdade que o tempo na cidade é muito curto, mas o suficiente para sentir sua atmosfera e seu jeito. Cariocas são bacanas, cariocas são legais… E se eles não gostam de dias nublados, a verdade é que no único dia em que permaneço no Rio, eis que o sol decidiu não aparecer. E se cariocas não param em sinais fechados, eles investem nas sílabas com “s” e na conversa com quem quer que seja.

Fizemos um passeio sem pressa pelo aterro do Flamengo, comemos um delicioso galeto com arroz, feijão, farofa e vinagrete e, após uma manhã inteira andando, paramos para ver a vista do Pão de Açúcar. As bancas de jornais trazem notícias sobre os Jogos Olímpicos e ao chegarmos ao hotel vimos um grupo de jovens atletas norte-americanos que buscarão medalhas no boxe. Eles ficariam hospedados na base naval, mas não gostaram das acomodações e decidiram na última hora ficar no hotel. O atendente, que é luterano e tem amigos em Viçosa, estava aflito com tanto trabalho não previsto.

Se não encontramos o sol no Rio, pelo menos a beleza da cidade não depende exclusivamente dele. Ainda deu tempo de visitar a Santa Casa de Misericórdia e fotografar a estátua de um Padre Anchieta com ares de herói.

O dia está terminando e senti uma grande vontade de relatar um pouco de hoje. Partiremos amanhã cedinho para Maringá.

Rio, espero ver-te novamente em breve. Com ou sem sol.

Fonte: http://ultimato.com.br/sites/fatosecorrelatos/2016/07/21/com-ou-sem-sol/

28. Sobre o relato acima, é possível afirmar que

a) não pode ser considerado uma narrativa de viagem, mais especificamente um relato de viagem, pois não apresenta características próprias do gênero, como a utilização da primeira pessoa do singular.

b) o autor não teve o cuidado de identificar elementos geográficos do seu trajeto e também não fez nenhum tipo de reflexão pessoal sobre os fatos narrados.

c) apresenta as características fundamentais de um relato de viagem. Contudo, o texto ainda não pode ser considerado exemplo de narrativa de viagem, pois o trajeto ainda não foi completado no final.

d) num relato de viagem, como o apresentado, não é interessante descrever os espaços e as pessoas que surgiram ao longo do percurso.

e) o relato acima pode ser considerado uma narrativa de viagem por apresentar muitas das características típicas do gênero, como a descrição da geografia do local por onde o viajante passa em seu trajeto.

GABARITO: E COMENTÁRIO: Embora o relato não aborde o percurso em sua totalidade, focalizando um momento específico da viagem, pode sim ser considerado uma narrativa de viagem, inclusive por apresentar fatos e comentários sobre um dos locais do percurso. 29. A descrição é muito importante para os textos narrativos, em especial as narrativas de viagem. Nessa

viagem pelo Rio de Janeiro, é abordado(a)

a) um dos pontos da viagem, o Rio de Janeiro, que é descrito em vários momentos. b) o local de partida dos viajantes. c) o local de chegada, Maringá, que é muito bem descrito pelo narrador. d) o cansaço dos viajantes no primeiro dia de viagem. e) a decepção com a passagem pela cidade do Rio de Janeiro.

13

GABARITO: A COMENTÁRIO: O relato não especifica o local de partida e não aborda com minúcias o local de destino, apenas se dedica a descrever, em muitos momentos, a cidade do Rio de Janeiro, que se encontra no meio do percurso. 30. É um trecho do relato em que predomina a descrição:

a) “Rio, espero ver-te novamente em breve. Com ou sem sol.” b) “O dia está terminando e senti uma grande vontade de relatar um pouco de hoje.” c) “Partiremos amanhã cedinho para Maringá.” d) “Fizemos um passeio sem pressa pelo aterro do Flamengo, comemos um delicioso galeto com arroz,

feijão, farofa e vinagrete e, após uma manhã inteira andando, paramos para ver a vista do Pão de Açúcar.” e) Não há trechos do relato em que predomina a descrição. Em todas as frases o foco principal é na

narração dos fatos. GABARITO: D COMENTÁRIO: A descrição do passeio pelo aterro do Flamengo e do almoço dos viajantes nas proximidades do Pão de Açúcar é um momento predominantemente descritivo nítido do relato. O fragmento de poema abaixo serve para responder às próximas três questões.

Poema dos olhos da amada Vinicius de Moraes

Ó minha amada

Que os olhos teus São cais noturnos Cheios de adeus

São docas mansas Trilhando luzes

Que brilham longe Longe nos breus…

Ó minha amada

Que olhos os teus Quanto mistério Nos olhos teus

Quantos saveiros Quantos navios

Quantos naufrágios Nos olhos teus…

31. Sobre o poema de Vinicius de Moraes, é correto afirmar que

a) o poeta descreve a amada, e essa descrição pode ser considerada subjetiva, pois demonstra uma impressão pessoal diante dos olhos da personagem, usando adjetivos e substantivos que denotam sentimentos.

b) a descrição minuciosa que o poeta faz dos olhos da amada é puramente objetiva, uma vez que procura descrever cuidadosamente seus elementos físicos, da maneira mais realista possível.

c) há dois tipos de descrição em momentos distintos: quando descreve os olhos, a poeta faz uma descrição puramente objetiva; quando descreve os navios, envolvendo os naufrágios, faz uma descrição subjetiva.

d) há dois tipos de descrição em momentos distintos: quando descreve os olhos, a poeta faz uma descrição subjetiva; quando descreve os cais noturnos, faz uma descrição puramente objetiva.

e) trata de sentimentos subjetivos, mas não faz nenhum tipo de descrição. GABARITO: A COMENTÁRIO: Exatamente por causa da característica lírica do poema, as descrições que o poema faz dos olhos da amada têm caráter bastante subjetivo, usando metáforas que denotam os sentimentos do poeta.

14

32. Sobre as características que são enumeradas no “Poema dos olhos da amada”, podemos afirmar que

a) a comparação dos olhos com cais noturnos faz pensar algum tipo de problema de visão, que leva o poeta a tratar a amada com solidariedade.

b) a imagem das docas no período noturno faz pensar que a amada é uma pessoa agitada, como é a imagem do mar.

c) o poeta faz uma descrição bastante negativa dos olhos da amada, o que nos leva a pensar que a relação não acabou bem.

d) a imagem que o poeta descreve é de olhos calmos que seduzem profundamente aqueles que se apaixonam pela personagem descrita.

e) a personagem descrita é uma pessoa jovem e apaixonada. GABARITO: D COMENTÁRIO: Todas as imagens empregadas por Vinicius de Moraes no fragmento de seu poema levam a imaginar olhos sedutores e misteriosos, que provocam grande paixão naqueles que os olham. 33. O ato de descrever geralmente apela para nossos cinco sentidos. O(s) sentido(s) utilizado(s) pelo poeta

para descrever a personagem é(são)

a) a audição (“são cais noturnos / cheios de adeus”). b) o paladar (“quanto mistério / nos olhos teus”). c) a visão (“quantos naufrágios”) e o tato (“quantos saveiros”). d) o tato (“Ó minha amada / que olhos os teus”). e) a visão (“são docas mansas / trilhando luzes”). GABARITO: E COMENTÁRIO: O sentido da visão é o sentido predominantemente utilizado por Vinicius de Moraes em sua descrição; afinal, os olhos da amada são comparados o tempo todo a outras imagens metafóricas. A campanha abaixo serve para a resolução das três questões a seguir:

Fonte: diariodonordeste.com.br

15

34. Sobre a tirinha presente na campanha, podemos afirmar que

a) é um gênero à parte, não tem outra função na campanha além de divertir. b) atrapalha a mensagem da campanha, pois distrai com a imagem do Zé Gotinha. c) revela que não há urgência em se vacinar. d) é um elemento fundamental da campanha acima, pois traz informações fundamentais para convencer a

população a se vacinar. e) não consegue atingir o objetivo de convencer a população a se vacinar. GABARITO: D COMENTÁRIO: Tendo como suas motivações principais a informação, a tirinha amplia os sentidos da campanha e atinge o público por meio de um personagem que fala diretamente com a população. 35. Tendo em vista que a tirinha faz parte de uma campanha social, é possível afirmar que

a) campanhas sociais não têm como objetivo a mobilização da sociedade para combater um problema. b) campanhas têm como motivação principal levar a população a adquirir o produto por meio do comércio. c) campanhas sociais não podem ser feitas por órgãos públicos, pois não podem visar ao lucro. d) a conscientização é um dos pontos importantes de uma campanha social, então as tirinhas, por seu

humor, podem prejudicar esse aspecto. e) a utilização de uma tirinha numa campanha social colabora no sentido de atingir seu objetivo, trazendo

novas informações com vistas à conscientização. GABARITO: E COMENTÁRIO: Campanhas sociais têm como finalidade principal a mobilização de toda a sociedade, não apenas dos grupos mais atingidos pelo problema em foco. 36. Observe the pictures and choose the alternative that corresponds to it. (Observe as imagens abaixo e

indique os imperativos corretos).

a) Peel – bake – whisk b) Grate – peel – bake c) Whisk – fry – grate d) Pour – bake – peel e) Fry – bake – pour GABARITO: C COMENTÁRIO: A única resposta que se encaixa é a alternativa C, na qual se usa os verbos relacionados à cozinha no imperativo corretamente. 37. The sentence with the correct possessive adjective is: (A frase com o adjetivo possessivo correto é:)

a) This is its bedroom. Sally sleeps here. b) This is my cat: Sum. My eyes are green and purple. c) This is our bedroom. Sally sleeps here. d) This is my cat: Sum. Their eyes are green and purple. e) Lucas and Tom are best friends. Their favorite music is rock, they play the guitar!

GABARITO: E COMENTÁRIO: Somente a letra E utiliza o adjetivo possessivo correto, de acordo com o sujeito.

16

38. Arrange the adjectives in the correct order (Os adjetivos estão organizados na ordem correta em:)

It’s a box. It’s brown. It’s heart-shaped. It’s tiny.

a) It’s a brown tiny heart-shaped box b) It’s a tiny brown heart-shaped box c) It’s a box tiny heart-shaped brown d) It’s a tiny heart-shaped brown box e) It’s a heart-shaped brown tiny box GABARITO: D COMENTÁRIO: Somente a letra D completa a frase corretamente de acordo com as regras de ordem de adjetivos em uma frase. 39. Observe the pictures and choose the correct alternative (É a alternativa correta de acordo com as

imagens:)

a) A bunch of bananas / A loaf of bread / A carton of milk. b) A carton of bananas / A bag of bread / A head of milk. c) A loaf of bananas / A bunch of bread / A bag of milk. d) A bag of bananas / A carton of bread / A bunch of milk. e) A head of bananas / A carton of bread / A bunch of milk. GABARITO: A COMENTÁRIO: A alternativa correta é a A, pois apresenta os substantivos corretos usados para quantificar os alimentos acima.

40. Choose the alternative with the correct “there+be” structure (Escolha a alternativa com a estrutura

“there+be” correta)

a) There is books on the shelf b) There aren’t any bike

17

c) There isn’t dolls. d) There are a lamp e) There are balls on the floor. GABARITO: E COMENTÁRIO: A opção que usa corretamente a estruture the “there+be” de acordo com a gramática (there is para singular, e there are para plural) 41. A: What’s Mr. Garcia doing? (De acordo com a imagem abaixo o que podemos deduzir que o senhor

Garcia está fazendo?).

a) B: She’s taking a bath. b) B: He’s takeing a shower. c) B: She’s takeing a shower. d) B: He’s taking a shower. e) B: He’s taking a bath. GABARITO: D COMENTÁRIO: Somente a letra D traz a resposta de acordo com a imagem, e com a gramática de Present Continuous. 42. Choose the correct alternative according to the usage of the definite and indefinite articles (Está correto

o uso dos artigos definido e indefinido:)

a) We need a engineer to work at our company. b) We need an engineer to work at our company. c) We need the engineer to work at our company. d) There are millions of stars in a sky. e) I have an green umbrella.

GABARITO: B COMENTÁRIO: A letra B traz os artigos corretos – indefinidos para o singular irrelevante, e definidos para o substantivo relevante. 43. It’s correct (Está escrita de maneira correta a frase:)

a) My father works all the time. He seldom relax. b) My father works all the time. He relaxes usually c) My father works all the time. He often relax. d) My father works all the time. He never relaxes. e) My father works all the time. He doesn’t relaxes. GABARITO: D COMENTÁRIO: Somente a alternativa D apresenta a estrutura correta de verbo e advérbio no presente simples

18

44. It’s correct ( Está escrita de maneira correta:)

a) Rick usually is playing the guitar, but today he doesn’t play the drums. b) Rick usually play the guitar, but today he isn’t playing the drums. c) Rick usually doesn’t play the guitar, but today he isn’t playing the drums. d) Rick usually plays the guitar, but today he is playing the drums. e) Rick usually playing the guitar, but today he playing the drums. GABARITO: D COMENTÁRIO: A alternativa D está usando as formas correta do presente simples e do presente continuous.

45.

Definidas pelos países membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural, esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles

a) o combate à AIDS e a melhoria do ensino universitário. b) a redução da mortalidade adulta e a criação de parcerias globais. c) a promoção da igualdade de gêneros e a erradicação da pobreza. d) a parceria global para o desenvolvimento e a valorização das crianças. e) a garantia de sustentabilidade ambiental e o combate ao trabalho infantil. GABARITO: C COMENTÁRIO:

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA

(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI

(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO

(27) 3062 4967

VILA VELHA

(27) 3325 1001