> Pág 4 Fique atento à Convenção Coletiva das Indústrias...

8
Publicação da Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro | Edição Nº 42 | Agosto de 2016 Amvid conta pra você Amvid em Ação TreinaVID em Governador Valadares: ainda há vaga nos cursos gratuitos! Começa dia 12/8 a Especialização em Instalação de Guarda- corpos e Envidraçamento de Sacada! > Pág 7 > Pág 6 Amvid Cursos Em Novembro, tem o 2° Encontrar Minas. Garanta o seu lugar! > Pág 8 > Pág 4 Fique atento à Convenção Coletiva das Indústrias Vidreiras de Minas Gerais

Transcript of > Pág 4 Fique atento à Convenção Coletiva das Indústrias...

Publicação da Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro | Edição Nº 42 | Agosto de 2016

Amvid conta pra vocêAmvid em Ação

TreinaVID em Governador Valadares: ainda há vaga nos cursos gratuitos!

Começa dia 12/8 a Especialização em Instalação de Guarda-corpos e Envidraçamento de Sacada!

> Pág 7> Pág 6

Amvid Cursos

Em Novembro, tem o 2° Encontrar Minas. Garanta o seu lugar!> Pág 8

> Pág 4

Fique atento à ConvençãoColetiva das Indústrias Vidreiras

de Minas Gerais

2 Informativo Amvid

Presidente da Amvid: Leonardo Braz Vieira Santos

Vice-presidente da Amvid: Alexandre Pestana da Silva

Jornalista-responsável: Alessandra Rodrigues

Produção editorial: Verbus Comunicação

Tiragem: 3.000 exemplares

Rua Mirabela, 478, 1º andar, sala 1Bairro Santa Inês, Belo Horizonte, MGContato: (31) 2551-4447E-mail: [email protected]: www.facebook.com.br/amvidmgTwitter: www.twitter.com/amvidmg

www.amvid.com.br

Publicação da Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid)

Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid)

Nos bastidores, o trabalho não para!

Pala

vra

do P

resi

dent

e Ao redigir a coluna da edição de junho deste informativo, falei sobre o otimismo do empresariado perceptível no ambiente da

Glass South America, feira que aconteceu no período em que a nossa política nacional vivia a transição de governo com o afas-tamento da presidente do seu cargo. Após três meses, passado o momento de euforia, são poucos os sinais de que mudanças signifi-cativas irão acontecer e trazer, em curto prazo, possibilidade real de estabilidade às empresas. Novamente sinto o mercado apreensivo.

Foi nesse cenário que, após sete meses de negociação, fecha-mos a primeira Convenção coletiva de trabalho do sindicato das indústrias de beneficiamento e transformação de vidros e cristais planos do Estado de Minas Gerais (Sinvidro-MG) com o Sindvidro--MG/ES. Levando todas as dificuldades dos gestores e as necessi-dades do empregado em consideração, após várias reuniões entre os dirigentes dos sindicatos na sede da entidade e no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e consultas constantes à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), chegamos a um resulta-do que acreditamos ser satisfatório. As diretrizes estabelecidas vão regulamentar direitos ao trabalhador da indústria vidreira e tornar algumas obrigações comuns para os empregadores, diminuindo al-gumas práticas que não são saudáveis no mercado. Sugiro a todos os empresários que façam a leitura minuciosa do documento e colo-quem em prática, o mais rápido possível, os padrões estabelecidos pela convenção.

Outra importante ação ocorrida durante os meses de abril, maio e junho, foi o Cliente Oculto realizado pelo Sebrae nas vidraçarias varejistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trabalho realizado sigilosamente teve o resultado apre-sentado aos empresários do setor em julho e deixou evidente que esse elo da cadeia ainda não apresenta ao cliente soluções com a utilização de vidros espe-ciais. De 22 empresas envolvidas, apenas 2 atenderam os parâmetros de qualidade do programa que avalia a estrutura física da empresa, o atendimento ao clien-te e o processo de venda. Embasado nos resultados demonstrados, decidimos na 7ª edição do Tecnovidro não falar de vidro, mas de soluções com a utilização do vidro e treinar os profissionais e gestores em novas formas de abordagem e negociação para melhorar o resultado do atendimento do setor de maneira geral.

Deixo o meu convite para que participem do 7°Tec-novidro e também das diversas ações que acontece-rão neste semestre, usando a oportunidade não ape-nas para adquirir conhecimento, mas também para fazer muitos contatos.

Abraço e até outubro!

Leonardo Braz Vieira SantosPresidente da Amvid

ENTREVISTA

3Nº 42 / Agosto 2016

ENTREVISTAEntrevista

Existe norma para o sistema Glazing?

Após a feira Glass South America, várias empresas do setor vidreiro

de Minas Gerais estão promovendo cursos de capacitação para o sistema Glazing, o qual consiste na instalação de vidros encapsulados por uma estru-tura de alumínio formando um grande painel. Para saber sobre as normas que devem ser observadas visando à construção segura desse sistema, consultamos o corpo técnico da Asso-ciação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abra-vidro). Acompanhe abaixo a entrevis-ta com Clélia Bassetto, consultora de Normalização da Abravidro.

Existe uma norma específica para o sistema Glazing? — Não há uma nor-ma específica.

Nesse caso, para instalar o siste-ma adequadamente, o profissional deve observar quais outras nor-mas para garantir a segurança do cliente? Quais pontos principais são abordados por essas normas?

• A NBR 10821 (Esquadrias exter-nas para edificações) estabelece os requisitos e métodos de ensaio para as esquadrias instaladas em fachadas, por exemplo. Entre os requisitos mais importantes, está a pressão de vento em função da região do Brasil e da altura do prédio.

• A NBR 7199 (Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplica-

das e o não descolamento dos pai-néis de vidro.

Já existem estudos para a criação de uma norma específica para esse sistema? — Não há estudos ainda. Porém, é importante ressaltar que o cumprimento das normas existentes é fundamental para garantir a segu-rança dos usuários dos edifícios e dos transeuntes.

ções) também deve ser consulta-da, pois determina o tipo de vidro a ser utilizado na fachada e o mé-todo de cálculo para a espessura do vidro.

• A NBR 15737 (Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento su-perficial - Colagem de vidros com selante estrutural), que especi-fica os requisitos para a colagem dos vidros na fachada com selante estrutural, e a NBR 15919 (Perfis de alumínio e suas ligas com aca-bamento superficial – Colagem de vidros com fita dupla-face estrutu-ral de espuma acrílica para cons-trução civil) também mencionam a colagem de vidros em fachadas. Elas estabelecem ensaios de ade-são e de compatibilidade dos se-lantes com o perfil e com o vidro para garantir a vida útil das facha-

Clélia Bassetto, consultora de Normalização da Abravidro

4 Informativo Amvid

Com a última reunião ocorrida em 3 de agosto, no Ministé-rio do Trabalho em Emprego (MTE), em Belo Horizonte,

o Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transforma-ção de Vidros e Cristais Planos do Estado de Minas Gerais (Sinvidro-MG) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empre-sas de Fabricação, Beneficiamento, Transformação e Insta-lação de Vidros, Cristais, Espelhos, Vidro Ótico, Vidro Oco e Artesanal e Fabricação de Cerâmicas de Louça e Porcelana do Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (Sindvidro-MG/ES) chegaram ao final da negociação da primeira convenção coletiva do setor vidreiro do Estado. O processo de registro do protocolo, que torna válida a negociação, tem data limite para o dia 17 de agosto.

O Sinvidro-MG, responsável pela classe patronal do seg-mento vidreiro, procurou estabelecer normas que possam re-gulamentar a relação trabalhista, levando em consideração o momento político e econômico atual e as dificuldades que as empresas mineiras atravessam e, ao mesmo tempo, garantir as necessidades básicas e necessárias ao trabalhador. Segun-

do o presidente da entidade patronal, Eduardo Sales, o grande desafio da primeira convenção de um setor é fazer com que todas as empresas sejam notificadas para se adequar aos pa-râmetros estabelecidos. Em um Estado com as dimensões de Minas Gerais, esse desafio é ainda maior, ressalta o presidente.

Empresas representadas pelo Sinvidro-MGA Convenção coletiva de trabalho (CCT) assinada

pelo Sinvidro-MG determina os padrões para as empresas que são indústria de beneficiamento e/ou transformação de vidros planos. Cabe ressaltar que o conceito de industriali-zação e transformação do vidro plano não se restringe ao processo de têmpera. Qualquer processo que tenha mudado a natureza do produto é considerado pelos órgãos de fiscali-zação competentes como uma industrialização. Por isso, em caso de dúvida, é importante que o empresário envie para o sindicato patronal o contrato social para análise do corpo ju-rídico, evitando que, deixando de seguir as novas diretrizes, a empresa seja penalizada financeiramente.

1ª Convenção coletivadas indústrias vidreiras de Minas Gerais

4 Informativo Amvid

5Nº 42 / Agosto 2016 5Nº 42 / Agosto 2016

Data base da categoria1° de maio

Reajuste salarial9% divididos em 2 parcelas (4% retroativos a maio e 5% em 1° setembro)

Compensação de reajustes anteriores À CCTAs empresas que concederam aumentos espontâ-neos para todos os funcionários, no mesmo período anteriores à data da CCT assinada em 2016, pode-rão compensar o reajuste e deverão pagar apenas o complemento para atingir o total de 9%. Exemplo: se em janeiro, a empresa deu 7% de aumento, deverá conceder aos trabalhadores mais 2% de aumento em 1° de setembro

Pagamento de salários e adiantamentos20% em adiantamento até o dia 20 de cada mês e o restante até o 5º dia útil do mês subsequente.Sempre que a data do pagamento cair no sábado ou domingo, a empresa antecipará o pagamento para sexta-feira

Compensação de horas

A compensação de dias úteis intercalados entre do-mingos e feriados, ou entre fins de semana ou outros, deverá ser comunicada ao sindicato profissional com

antecedência mínima de três dias de sua implantação, mas fica o empregado obrigado a efetuar a compen-sação de todas as horas folgadas dentro da mesma semana

Contribuição negocial dos trabalhadoresAs empresas descontarão 3% de todos os seus traba-lhadores no mês de agosto; e em outubro, 3% sobre o salário, no limite de R$100,00 para os descontos, totalizando a importância de 6% no ano. Esse valor deverá ser repassado ao sindicato profissional, exceto se houver manifestação contrária, conforme detalhado na convenção.

Multa por descumprimentoPara que nenhuma empresa seja penalizada por não seguir a CCT, é importante que todos leiam atenta-mente e coloquem em prática os parâmetros acorda-dos

Baixe a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017www.sinvidromg.org.brwww.amvid.org.br

Empresários, falem com o sindicato patronal: tel. (31) 3018-2938

Trabalhadores, falem com o sindicato do trabalhador: tel. (31) 3352-9055

Veja o resumo dos pontos mais importantes da CCT

6 Informativo Amvid

>>>>>AMVID EM AÇÃO

Começar Bem no Mundo do VidroAconteceu no período de 11 a 15 de julho o Começar Bem no Mun-

do do Vidro de 2016. O evento, fruto da parceria entre a Amvid e o Sebrae de Belo Horizonte, teve como objetivo levar autônomos e pe-quenos empresários do setor vidreiro a pensar o seu negócio. O pro-grama foi composto por quatro oficinas abordando os seguintes temas: comportamento empreendedor, análise de mercado, planejamento e conceitos financeiros básicos, formalização e relação com for-necedores. Ao todo quinze pessoas participaram da capacitação.

Amvid e Escola Senai Paulo de Tarso: parceria para novos treinamentos

Na capital mineira, além dos cursos permanentes oferecidos pela a Amvid, em par-ceria com a Escola Senai Paulo de Tarso, novos projetos já estão em andamento, dentre eles, o curso de Especialização em Normas Técnicas relacionadas aos sistemas que usam vidro em sua composição. O novo treinamento pretende capacitar, além de gesto-res e profissionais do setor vidreiro, bombeiros, engenheiros, arquitetos e profissionais envolvidos com a construção e decoração de ambientes. O curso, previsto para a segun-da quinzena de outubro, será o primeiro exclusivo nesse tema.

Mais informações em breve no site da Amvid. Fique de olho!www.amvid.org.br

Curso Prático de GlazingA Amvid promoveu, nos dias 8 e 9 de agosto, o treinamento de

vidraceiros no sistema Glazing da Alclean. O curso capacitou tec-nicamente profissionais do segmento para que possam atender os clientes fornecendo desde o projeto e orçamento detalhado até a instalação adequada do sistema. Os participantes do treinamento realizado por meio da associação, além da habilitação, também tem o certificado do curso e a garantia de prática em turmas reduzidas

com o máximo de quinze alunos. Segundo o instrutor do curso, Celso Freitas, turmas menores, como a que foi

oferecida pela Amvid, favorece o aproveitamento do participante tanto nas atividades práticas como na parte teórica, permitindo ao instrutor ter mais percepção das dificul-dades e aos alunos mais aproveitamento. “Os participantes desse treinamento fize-ram várias perguntas e questionamentos. É muito bom quando temos participantes que interagem assim, pois o curso fica mais rico de informações e ajuda a esclarecer as dúvidas de todos”, ressalta Freitas.

Novas turmas estão sendo programadas ainda para o segundo semestre de 2016!

7Nº 42 / Agosto 2016

>>>>>AM

VID

CONT

A PA

RA V

OCÊ

7Nº 42 / Agosto 2016

TreinaVID em Governador Valadares: AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR!

O programa de qualificação de profissionais do interior do Estado de Minas Gerais (TreinaVID), or-ganizado pela Amvid, estará em Governador Vala-dares durante os meses de setembro a novembro. Nesse período, os moradores da região do Vale do Aço terão a oportunidade de participar, gratuitamen-te, de três cursos de especialização gratuitamente.

Parceria da entidade com a Escola Senai Paulo de Tarso e Serviço Social da Indústria (Sesi) o Trei-naVID tem o patrocínio da AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain, Vivix e UBV e o apoio da Belga Metal, Tec-Vidro, AlClean e Temperaço.

O objetivo dos treinamentos é qualificar pessoas para que possam desenvolver atividades dentro das vidraçarias e de indústrias de beneficiamento com o conhecimento necessário sobre a aplicação de vi-dros e acessórios, normas técnicas e instalações de sistemas variados.

São montadas turmas à tarde e à noite para to-das as modalidades de curso. As aulas serão minis-tradas na sala de aula da Paróquia Santa Rita, no bairro Santa Rita.

As inscrições estão abertas e as vagas são pre-enchidas por ordem de chegada das inscrições. Es-tas podem ser feitas na Temperaço ou nos CRAS da cidade! Os interessados também podem ainda se inscrever direto em www.amvid.org.br ou pelos tele-fones (31) 2551-4447 e 2516-4445.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS

• Especialização em Projetos e Orçamentos de Vidros Temperados e Especiais Pré-requisito: ter acima de 16 anos e ter conclu-ído o Ensino Fundamental Período de aulas: 15-8 a 14-9

• Especialização em Medição e Instalação de Vidros Temperados e Especiais – Nível I: Boxes, Ja-nelas e Pequenos VãosPré-requisitos: ter acima de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental Período de aulas: 15-9 a 17-10

• Especialização em Medição e Instalação de Vidros Temperados e Especiais – Nível II: Guarda--Corpo e Sistemas de Envidraçamento de SacadaPré-requisitos: ter acima de 18 anos, ter concluído o Ensino Fundamental e ser aprovado em prova de conhecimento específico sobre vidros e suas aplicações, normas técnicas relacionadas a sistemas de vidro, ferragens e projetos com uso de vidroPeríodo de aulas: 18-10 a 9-11IMPORTANTE — Para esse curso, havendo maior número de candidatos do que de vagas disponíveis, as vagas serão preenchidas pelos candidatos de maior pontuação até completar a turma de cada turno.

8 Informativo Amvid

CURSOSInscrições abertas para os Cursos de Especialização para o segundo semestre em Belo Horizonte!

1. Curso de Especialização em Medição e Instalação de Vi-dros Temperados e Especiais Nível II — Guarda Corpo e Sistemas de Envidraçamento de Sacada (este último também conhecido como cortina de vidro)

MATRICULANDO-SE de 10 de agosto a 2 de setembro, o participante ganha a INSCRIÇÃO para participar do 7°Tecnovidro no dia 8 de setembro, no Expominas!

Vagas: 15Período: de 12-9 a 30-9, das 18h30 às

22h30Investimento: R$ 1.350,00Pré-requisitos: ter concluído o Ensino

Fundamental; obter 50% de aprova-ção em prova de conhecimento geral em português, matemática e conhe-cimentos específicos em instalações de sistemas de baixa complexidade com uso de vidro; e ser maior de 18 anos

Inscrições e Informações: www.amvid.org.br ou (31) 2516-4445

2. Os cursos são ministrados na Escola Senai Paulo de Tarso — Via Expressa, 3.200, Padre Estáquio, Belo Horizonte.

Inscrições e provas: sede da Amvid: Avenida Contagem, 1.139, sala 1, Santa Inês, Belo Horizonte

Formas de pagamento:• Parcelado no cartão de crédito• 10% de desconto para pagamentos à vista (depósito bancário)• Ex-alunos Senai têm 20% de desconto para pagamentos à

vista• Associados Amvid têm 30% de desconto e podem parcelar em até 3 vezes (boleto bancário)

Importante: OS DESCONTOS E PROMOÇÕESNÃO SÃO ACUMULATIVOS!