00_ANIMACAO

35
ANIMAÇÃO carlaferreira ANIMAÇÃO Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo. A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante.

description

Introdução à Animação

Transcript of 00_ANIMACAO

Page 1: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

ANIMAÇÃO Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo. A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante.

Page 2: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

01 HISTÓRIA A história do filme de animação começa com os primeiros momentos do cinema mudo e continua até os dias de hoje. Contudo, a história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos Ópticos tais como o Fenaquistiscópio, inventado em 1832 pelo belga Joseph Plateau e pelo austríaco Simon von Stampfer, simultaneamente.

O primeiro desenho animado foi realizado pelo Francês Émile Reynaud, que criou o Praxinoscópio, sistema de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, projectado no seu próprio théatre optique, sistema próximo do

Page 4: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

02 APLICAÇÕES DA ANIMAÇÃO Para compreender melhor as diferenças entre os tipos e técnicas de animação, não esqueça de conferir o item “tipos de animação” em "Desenho Animado".

O desenho animado pode ser utilizado de diversas formas. As primeiras e mais lembradas são para o cinema e a televisão, daí podendo ser em filmes, seriados, anúncios publicitários e vinhetas. Mas há muito mais.

O crescimento do mercado de jogos electrónicos criou um grande espaço para animadores actuarem. Eles podem ser para vídeo games, assistentes pessoais digitais (PDAs), telemóveis ou

Page 5: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

computadores, tanto em jogos off-line (CD-ROMs) quanto on-line (jogados pela internet).

No caso dos celulares e PDAs (principalmente após a propagação do formato MP4), há ainda a utilização do desenho animado para filmes curtos, anúncios, planos de fundo e concepção de botões e transições entre funções.

Tais aplicações se repetem para computadores, além de diversos tutoriais animados.

Page 6: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Na internet há aplicações na composição de páginas, anúncios e filmes. Até mesmo painéis e outdoors electrónicos utilizam técnicas de animação.

Page 7: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

03 TIPOS DE ANIMAÇÃO Existem diversas técnicas de animação, sendo, ultimamente, classificadas como um ente como 2d e 3d. Para uma melhor compreensão de cada uma delas, uma breve explicação sobre suas características e termos usados para defini-las.

03.1 CLÁSSICA (ou tradicional): técnica de desenho animado feita à mão livre com a utilização de materiais como papéis, lápis e canetas. A animação tradicional também é conhecida como animação em células.

Page 8: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Nesse estilo de animação os desenhos são feitos a mão e retraçados ou copiados num plástico transparente chamado célula. Depois coloca-se a célula sobre um fundo pintado e os movimentos são fotografados um a um com uma câmara. O uso de células e de câmaras já está ultrapassado desde de que os desenhos passaram a ser scaneados para o computador e transferidos digitalmente para as películas de 35mm (e essa transferência também já está ficando para trás). Mas ainda assim, mesmo com mais de 80 anos, o estilo da animação tradicional está em alta e os animadores ainda buscam inspiração nos antigos personagens.

Com a inserção dos computadores nas produções audiovisuais, tais tarefas vêm sendo realizadas através de softwares específicos que dispensam o acetato. A base de todas as formas de animação é

Page 9: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

oriunda da animação clássica, utilizada para criar a indústria da animação desde os seus primórdios no início do século XX.

Exemplos de animações clássicas:

No cinema: Branca de Neve e os Sete Anões, O Corcunda de Notredame, …

Na TV: As obras dos estúdios Hanna-Barbera (Corrida Maluca, Zé-Colmeia, Os Flintstones, Os Jetsons, etc), as inesquecíveis produções da Warner (Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Papa-léguas) e muitas que ainda são apresentadas atualmente na TV ou são facilmente encontradas em DVD, como Os Simpsons, Pókemon, He-Man, Thundercats, Caverna do Dragão...

Page 10: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

03.2 ANIMAÇÃO DIGITAL é a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. É um sub campo da computação gráfica e da animação. São criados cada vez mais trabalhos com o uso de gráficos de computador a 3D, mas ainda se usam bastante os gráficos de computador a 2D. Por vezes, o destino da animação é o próprio computador, mas por vezes é outro meio, como filmes dedicados para propaganda e cinema.

A história da animação digital está directamente relacionada com a história da computação gráfica. Desde os primeiros dispositivos disponíveis foram percebidas as possibilidades de uso para geração de ilusão de movimento.

Page 11: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Uma imagem é apresentada no ecrã do computador e de seguida é rapidamente substituída por uma nova imagem, semelhante à anterior mas ligeiramente modificada. Esta técnica é idêntica ao modo como a ilusão de movimento é conseguida com a televisão e os filmes.

03.2.1 DIGITAL 3D: forma de animação digital originada de softwares 3d como o Autodesk 3ds Max. Produzidas no computador, adicionam a ilusão de profundidade às duas outras dimensões (altura e largura) da animação clássica. As dinâmicas de movimento desta técnica e da clássica são as mesmas (quando feitas directamente pelo animador e não através de recursos como captura de movimento e/ou captura de performance), mas a composição de personagens é bastante diferente, uma vez que os

Page 12: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

recursos digitais crescem a cada dia, atingindo, muitas vezes, o hiper-realismo.

A animação computacional 3D é, antes de mais nada, o sucessor digital da animação por stop- motion; a figura animada é modelada no monitor e "vestida" com um esqueleto virtual. Então, os membros, olhos, bocas, roupas, etc., da figura 3D, são movimentados pelo animador. Finalmente, a animação é renderizada.

A animação digital 3d tem sido escolhida como favorita em produções para o cinema, surgindo diversos novos filmes feitos baseados nesta forma de animar, como exemplificados a seguir. Ela vem também se tornando obrigatória, e muitas vezes predominante, em técnicas mistas e na criação de efeitos especiais por sua capacidade de simular visualmente a realidade.

Page 13: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Exemplos de animação digital 3d:

No cinema: todos as longas-metragens da Pixar (de Toy Sory a Wall-E), da PDI (como Shrek e Kung Fu Panda, por exemplo) e da BlueSky (os dois "A Era do Gelo" e Robôs), além dos produzidos pela Image Movers Digital (O Expresso Polar, A Casa Monstro e A Lenda de Beowulf) entre outros como Final Fantasy VII, da Square Enix Co.

Na televisão: As produções da Rainmaker (como Reboot, Homem-Aranha a série animada, Hot Wheels Accelerator e os longa metragens em DVD da personagem Barbie) e seriados como Bratz, Starship Troopers e Max Steel.

Page 14: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Uma terceira (e fortíssima) vertente das animações digitais 3d se originou no mercado de jogos. Desde simuladores aos de acção em primeira pessoa, o desenho animado em três dimensões é responsável por jogos tanto para PC quanto para vídeo games, entre outros dispositivos.

Há ainda mais uma importante aplicação. Por sua capacidade de simulação visual da realidade, a animação digital 3d vem sendo amplamente utilizada para efeitos especiais em filmes de acção real ou integração de personagens simulados com atores. Exemplo desta última aplicação é os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, através do personagem Gollum, e Homem Aranha, onde várias vezes o herói na tela é uma construção virtual.

Page 15: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

03.2.2 STOP-MOTION: mais conhecidas como “claymation” ou “animação de massinha” (mesmo quando não, necessariamente, se utiliza tal material), as técnicas de stop-motion são aquelas em que bonecos e maquetas são utilizados para compor personagens e cenários. Pequenas mudanças de movimento são fotografadas para posteriormente compor um filme quando rodadas em sequência.

O mesmo processo é usado em ANIMAÇÕES DE RECORTE. Personagens são compostas a partir de recortes de papel e fotografadas após pequenas mudanças de movimento.

A animação de recortes é uma técnica específica de animação que utiliza personagens, objectos e cenários recortados de materiais

Page 16: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

como papel, cartão, tecido ou mesmo fotografias. Os mais antigos filmes de animação em longa-metragem conhecidos foram realizados em animação de recortes, pelo argentino Quirino Cristiani em 1017-18.

Hoje em dia, uma forma estilizada da animação de recortes é simulada digitalmente. O exemplo mais conhecido é a série de televisão South Park, cujos primeiros episódios foram realizados com animação de recortes verdadeira, mas que em seguida passou a ser produzida utilizando os programas Corel Draw e Maya. Outros exemplos são as séries Angela Anaconda e Charlie and Lola.

Page 17: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Um dos mais famosos animadores que ainda utilizam a técnica tradicional da animação de recortes é o russo Yuriy Norshteyn. Também são conhecidas as sequências animadas em recortes por Terry Gilliam para os filmes e programas de TV do grupo Monty Python, bem como a sequência de abertura do filme L'armata Brancaleone, de Mario Monicelli.

STOP MOTION é uma modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar (plasticina). No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 frames.

Page 18: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, maioritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto. Em Portugal temos algumas animações em "stop motion" ou o verdadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nestes últimos temos a galardoada curta "A SUSPEITA" de José Miguel Ribeiro

Page 19: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

No caso dos bonecos, a animação stop-motion também transmite a impressão de profundidade, sendo classificada também de 3d. Daí ser a animação 3d por computadores classificada como digital, sendo a de bonecos 3d analógica.

CLAYMATION ou clay animation é uma técnica de animação (stop motion) baseada em modelos de barro ou material similar.

Na clay animation, que é uma das inúmeras formas de stop motion, cada objeto é esculpido em barro ou material similar como plasticina. Usualmente, para reforçar existe uma estrutura de arame relativamente flexível.

Page 20: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

PIXILATION é uma técnica de animação stop motion na qual atores vivos ou objectos reais são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação. Esta pode ser considerada uma das mais antigas técnicas de animação, utilizada pela primeira vez em 1911 no filme Jobard ne peut pas voir les femmes travailler pelo francês Émile Cohl.

03.2.3 DIGITAL 2D: a computação possui recursos de animação que não apenas em 3d. A animação digital 2d muitas vezes é confundida visualmente com a animação clássica, principalmente quando esta última é colorida digitalmente.

Page 21: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Esta técnica consiste em criar personagens 2d via gráficos computadorizados, mas suas formas de animação estão muito mais próximas às técnicas de stop-motion, através dos recortes, do quê ao desenho feito a mão livre da clássica.

É muito comum encontrar animações digitais 2d na internet, realizadas principalmente através do software Adobe Flash, bem como diversas produções para a televisão que utilizam softwares específicos como o Toon Boom.

Page 22: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

03.2.4 TÉCNICA MISTA: constitui-se da utilização de duas ou mais maneiras de produzir animação em um único filme. Com a simulação visual de animação clássica atingida pelos softwares 2d e 3d, muitas vezes não se percebe a utilização de técnicas mistas em uma determinada produção. Isso também ocorre em animações stop-motion que muitas vezes recebe personagens ou efeitos especiais oriundos de desenhos digitais.

Exemplos disso são encontrados na série Liga da Justiça, onde as naves e a torre são em animação digital 3d, enquanto os personagens são de animação clássica. No filme Os Simpsons exemplo semelhante ocorre com os cenários e os veículos.

Page 23: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

03.3 FANTOCHE é uma modalidade de Boneco. Sua manipulação é feita com a mão dentro do fantoche. A boca do fantoche pode ser articulada ou não. Para manipular um fantoche é preciso ter muito treino, dedicação e amor pelo que está fazendo, pois animar um boneco é muito mais do que apenas manipular. Animar é fazer com que ele pareça ter vida própria, com que encante o público com gestos simples, porém bem elaborados.

Page 24: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

03.4 ANIMAÇÃO LIMITADA é aquela onde os personagens não são desenhados inteiramente, mas em partes, quando são sobrepostas para transmitir o efeito de continuidade do desenho.

Um ROTOSCÓPIO é um dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para ser usado em animação. Pode ser usado para animar seguindo uma referência filmada. Ele pode ser considerado um desajeitado precursor da moderna captura de movimento digital. O aparelho foi inventado por Max Fleischer, que o utilizou em sua série Out of the Inkwell à partir de 1914. Fleischer contou com o seu irmão, Dave Fleischer, vestido de palhaço, como o filme de referência para o personagem Koko the Clown.

Page 25: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Alguns animadores mais puristas desprezam a rotoscopia, porém frequentemente, esta técnica propícia bons efeitos. Quando utilizado como uma ferramenta de referencia para o animador, pode poupar-lhe muito tempo. A Walt Disney a empregou efectivamente em Branca de Neve e os sete anões, primeiramente usado na animação do Prince Charming.

A produtora Filmation fundada na década de 60 utilizou em larga escala a técnica, sendo reconhecida como "estilo Filmation".

Rotoscopia foi utilizada com frequência como ferramenta para efeitos especiais em filmes. Desenhando um objecto, uma silhueta (conhecida como matte) pode ser criada e usada para criar um

Page 26: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

espaço vazio no fundo da cena. Isso permite que objectos sejam colocados nesta cena. De qualquer forma, esta técnica foi largamente substituída pela técnica de tela azul. Além disso, a rotoscopia também foi utilizada para permitir efeitos especiais visuais guiados pela matte ou linha rotoscopiada.

Um uso clássico da rotoscopia tradicional são nos três filmes originais do Guerra nas Estrelas, tendo sido utilizado para criar os sabres de luz, criando uma silhueta baseada nos bastões segurados pelos atores. O termo rotoscopia é, agora, usado de forma generalizada para os processos digitais correspondentes para desenhar imagens sobre o filme digital produzindo mattes.

Page 27: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

Esta técnica continua sendo vastamente usada em casos especiais, onde a tela azul não pode ser utilizada de forma satisfatória. Rotoscopia em domínio digital é frequentemente auxiliada por motion tracking e onion-skinning software.

Page 28: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

RANDES NOMES DO STOP MOTION

PETER LORD E DAVID SPROXTON

O Studio Aardman foi fundado por Peter Lord e David Sproxton há mais de 20 anos atrás. Seus primeiros filmes foram criados na mesa da cozinha com modelos de massinha e pouco equipamento. Eles consideravam a animação um hobby e experimentaram muitas coisas desde a adolescência. Devido ao pai de David trabalhar na BBC e possuir uma câmara eles começaram a criar seus próprios filmes desde muito cedo. Alguns de seus filmes foram comprados

Page 29: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

pela BBC para serem mostrados em uma série de animação feita especialmente para crianças surdas. O personagem criado por eles se chamava Aardman e foi aí que começou uma história de sucessos. Pioneiros em criar filmes animados por personagens modelados, eles logo passaram a produzir curtas sofisticados, comerciais e programas para a televisão. Peter Lord recebeu duas indicações para o prémio da Academia por seus filmes "Adam" de 1991 e "Wat´s Pig" de 1996. Lord também é o criador do Morph, o popular personagem de massinha para a BBC. Mais tarde, quando os Estúdios Aardman se consagraram, juntou-se a eles um talentoso animador chamado Nick Park. Ele nasceu em Preston na Inglaterra em 1958. Começou a animar aos 13 anos e tem trabalhado em vários projectos desde então. Nick ganhou três prémios da Academia por seus filmes "Creature Comforts" de 1989, "The Wrong Trousers" de 1993 e "A Close Shave" de 1995 . O Studio Aardman fez

Page 30: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

seu primeiro longa metragem "A Fuga das Galinhas" de 2000. Eles passaram 4 anos produzindo o filme e seu resultado é fantástico. O filme é dirigido por Peter Lord e Nick Park e conta a história de galinhas que estão determinadas a fugir de sua granja, que é semelhante a um campo de concentração, outro sucesso dos studios Aardman é Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais que conta a história de Wallace (Peter Sallis) e seu fiel cão Gromit está em polvorosa com a proximidade do concurso anual de legumes gigantes, organizado pela bela e solteira Lady Tottington (Helena Bonham Carter). Para proteger as plantações de coelhos famintos, Wallace inventa um equipamento que captura os animais sem machucá-los. O problema é o que fazer com o excesso de coelhos, que não demoram a super povoar a casa do inventor. A dupla tem ainda de lidar com uma misteriosa fera vegetariana, que está destruindo as plantações à noite. Agora a honra de Wallace está em

Page 32: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

GRANDES NOMES DO STOP MOTION

TIM BURTON

Foi em 1982 que um jovem artista americano chamado Tim Burton (1958), que trabalhava na Disney, resolveu trazer à tona uma bizarra ideia: fazer um curta de terror em Stop Motion para crianças! "Vincent" conta a história de um estranho garotinho que

Page 33: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

sonha ser como o seu ídolo, o famoso artista de filmes de terror Vincent Price. O boneco criado por Burton era anguloso, de formato desconfortável, bizarro. O filme foi feito todo em preto e branco com narração do próprio Vincent Price. O filme não podia ser considerado um filme Disney. Burton seguiu carreira fazendo filmes live-action, mas uma ideia que ele tivera nos tempos que ainda trabalhava na Disney ainda o atormentava. Foi então que ele resolveu colocá-la em prática e começou a produzir o filme que hoje se tornou referência quando se fala em Stop Motion, "O Estranho Mundo de Jack"de 1993.A produção do filme "O Estranho Mundo de Jack" reuniu os melhores animadores Stop Motion da actualidade. Foi também o primeiro filme Stop Motion a ser distribuído no mundo todo. A construção dos assustadores personagens foi meticulosamente planejada para que eles realmente se parecessem com os rascunhos de Burton. Os sets eram elaborados com

Page 34: 00_ANIMACAO

ANIMAÇÃO

carlaferreira

grotescas construções criando um mundo surreal, repleto de texturas estranhas. Foram feitos 227 bonecos, incluindo vampiros, fantasmas, lobisomens, múmias e muito mais. Muitos deles com várias cabeças ou faces para serem substituídas durante o processo de animação, que foram muito bem executados, numa sofisticada versão dos métodos usados anos antes por George Pal.