02 - Manual Basico CMXA50

87
SKF Reliability Systems SKF Reliability Systems Tel.: 55 (11) 4619-9100 Web: http://www.skf.com.br Fax: 55 (11) 4619-9198 1 - Pag 1 INTRODUÇÃO CMXA50 BÁSICO ANO 2005

Transcript of 02 - Manual Basico CMXA50

Page 1: 02 - Manual Basico CMXA50

SKF Reliability Systems

SKF Reliability Systems Tel.: 55 (11) 4619-9100 Web: http://www.skf.com.br Fax: 55 (11) 4619-9198 1 - Pag 1

INTRODUÇÃO CMXA50

BÁSICO

ANO 2005

Page 2: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 TOC- 1 Manual do Usuário

Índice

Introdução ao CMXA50 Microlog 1 Sobre Este Manual 1-1 O que é o Sistema CMXA50 Microlog? 1-3 A tela principal do CMXA50 1-7 Teclado e Botões do CMXA50 1-9 Como Utilizar os Botões e o Teclado 1-10 Operações de Bateria 1-17 Conexões do Sistema CMXA50 1-24 Operação da Placa de Memória PC 1-28 Como Executar uma Reinicialização Permanente no CMXA50 1-29

Como Ajustar o CMXA50 Microlog 2 Ajustes do Sistema 2-1 Ajustes de Medições Globais 2-5 Solução de Problemas 2-10

Coleta de Dados de ROTA 3 Visão Geral 3-1 Como Ajustar os Parâmetros de Comunicação 3-2 Como Fazer o Download e Carregar ROTAs e Dados de ROTA com o CMXA50 Microlog 3-3 Selecionando Operadores 3-5 Como Coletar Medições de ROTA 3-5 Exibindo Dados de Medição Dinâmica 3-12 Como Exibir Informações de Ajuste do PONTO 3-18 Como Coletar Medições de Processo 3-19

Page 3: 02 - Manual Basico CMXA50

TOC - 2 Microlog CMXA50 Manual do Usuário

Como Anexar Notas Codificadas 3-24 Marcação de Rotação 3-25 Utilizando um Sensor Conectado Temporariamente 3-28 Dicas para uma Coleta de Dados Eficiente 3-28 Bandas Espectrais 3-30 Automatização de Vários Pontos (MPA) 3-31 Ajuste da ROTA MPA 3-31 Coleta de Dados do Grupo MPA 3-32

Como Rever Dados Coletados 4 Visão Geral 4-1 Como Rever Dados de Medição Dinâmica 4-1 Como Rever Dados de Automação de Vários PONTOS (MPA) 4-6 Como Rever Dados de Medição do Processo (Estático) 4-7 Revendo Dados de Medição Fora ROTA 4-10

O Módulo Fora ROTA A Visão Geral A-1 Como Instalar o Módulo Analisador de Canal Único A-2 Operações do Modo Fora ROTA A-4 Como Coletar Medições Predefinidas Fora ROTA A-5 Como Coletar Dados Fora ROTA Definidos pelo "Usuário" A-11 Como Rever Dados de Medição Fora Rota A-22

Módulo Analisador de Dois Canais B Visão Geral B-1 Como Instalar o Módulo Analisador de Dois Canais B-2 Operação de Dois Canais – Detalhes do Instrumento B-5 Operação de Dois Canais – Tipos de Medição B-6

Page 4: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 1 - 1Manual do Usuário

1Introdução ao CMXA50 Microlog

Sobre Este Manual

Embora este Manual do Usuário refira-se à Aplicação deBalanceamento, a aplicação não foi incluída na versãoinicial.

O Apêndice de Balanceamento não foi incluído noManual do Usuário desta versão inicial. Lembre-se dissoao ler as referências à Aplicação de Balanceamento.

Este manual é uma apresentação do sistema CMXA50Microlog da SKF. Ele oferece uma referência completa edetalhada de cada modo, tela de ajuste, exibição de coletade dados e opção de revisão de dados do CMXA50. Essasinformações são essenciais para o ajuste do CMXA50Microlog e para a sua utilização para coleta e exibição dedados da máquina.

O sistema CMXA50 Microlog consiste em um modelobásico do Coletor/Analisador de dados de ROTA CMXA50e três módulos de atualização disponíveis para aumentar opoder de análise.

Módulo de análise fora ROTA de canal único

Módulo de análise de dois canais

Módulo de balanceamento

O corpo deste manual descreve somente os recursos domodelo básico do Coletor/Analisador de dados de ROTACMXA50. O uso das três atualizações do CMXA50identificadas acima está descrito nos apêndices A, B e C,respectivamente, neste manual.

Page 5: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologSobre Este Manual

1 - 2 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Convenções do Manual do UsuárioAo utilizar este manual, você notará o uso de determinadasconvenções:

Negrito é usado para indicar o texto que aparece emum menu ou tela de dados do CMXA50.

Itálico é utilizado para enfatizar informaçõesimportantes.

! é utilizado para indicar notas para oleitor.

A seqüência dos procedimentos passo a passo é feitacom marcadores, •.

Visão Geral do CapítuloOs capítulos deste manual são organizados para ajudar onovo usuário do CMXA50 Microlog a configurarrapidamente seu CMXA50 e a começar imediatamente autilizá-lo na coleta de dados de ROTA. Os capítulos sãoorganizados em uma seqüência lógica, conforme adescrição a seguir:

Capítulo 1, Introdução – descreve este Manual doUsuário e dá uma visão geral do sistema CMXA50Microlog. Informações importantes sobre “comoiniciar” são detalhadas, incluindo os modos doCMXA50, como usar os botões, os menus e osconectores do CMXA50.

Capítulo 2, Como Ajustar o CMXA50 Microlog –descreve as preferências de ajuste do sistema e osajustes globais de medição em preparação para acoleta de dados do CMXA50.

Capítulo 3, Como Coletar Dados de ROTA –descreve como coletar medições de ROTAdescarregadas do software host SKF MachineAnalyst ou PRISM4.

Page 6: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologO que é o Sistema CMXA50 Microlog?

Microlog CMXA50 1 - 3Manual do Usuário

Capítulo 4, Como Rever Dados Coletados –descreve como rever os dados de mediçãoarmazenados na memória do CMXA50.

Apêndice A, O Módulo Fora ROTA – descrevecomo ajustar e executar as medições do analisador decanal único não descarregadas do software host SKFMachine Analyst ou PRISM4.

Apêndice B, Módulo do Analisador de DoisCanais – descreve como ajustar e executar mediçõesde dois canais no CMXA50 Microlog.

Apêndice C, Módulo de Balanceamento – descrevecomo ajustar e executar os procedimentos debalanceamento da máquina utilizando o CMXA50Microlog.

O que é o Sistema CMXA50 Microlog?

O sistema CMXA50 Microlog é utilizado pela equipe demanutenção de máquinas que deseja coletar e analisardados de vibração de suas máquinas de rotação para ajudara reduzir os custos de manutenção e o tempo deinatividade.

O sistema CMXA50 Microlog consiste em trêscomponentes:

• Um coletor de dados CMXA50 Microlog.

• Um computador host com o software MachineAnalyst, PRISM4 para Windows ou outroequivalente,

• Uma fonte de alimentação.

O Coletor de Dados CMXA50 MicrologO coletor de dados CMXA50 Microlog é um terminal levee portátil de aquisição e armazenamento de dados. Elecoleta a vibração, a temperatura e outras medições de

Page 7: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologO que é o Sistema CMXA50 Microlog?

1 - 4 Microlog CMXA50Manual do Usuário

monitoramento das condições da máquina. Juntamente comas observações visuais, o CMXA50 Microlog permite aanálise detalhada da condição da máquina em um ambienteindustrial difícil.

Figura 1 - 1.Modelo CMXA50 Microlog.

O CMXA50, incluindo suas atualizações, executa todas astarefas exigidas para a manutenção preventiva da máquina.Ele coleta automaticamente as medições dinâmicas(vibração) e estáticas (processo) de quase todas as origens,fornece telas de ajuste fáceis de usar para a captura rápidade dados relacionados a aplicações específicas, comobalanceamento e permite ao usuário configurar até 12

Page 8: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologO que é o Sistema CMXA50 Microlog?

Microlog CMXA50 1 - 5Manual do Usuário

medições para a coleta de dados automática na localizaçãode um sensor.

Uma variedade de dispositivos de entrada pode serutilizada com o CMXA50. As medições de vibração sãocoletadas com uma sonda manual, uma sonda montadamagneticamente, sensores montados permanentemente oucom um sistema de monitoramento instalado. As mediçõesde temperatura são coletadas com um sensor infravermelhosem contato ou com uma sonda de contato.

Os valores lidos em outros indicadores podem ser inseridosno CMXA50, pressionando-se as teclas alfanuméricasadequadas no teclado dele. Você também pode inserir suasobservações como notas codificadas.

Além de sua função como coletor de dados, o CMXA50tem todos os recursos e desempenhos de um analisadorpoderoso para capturar e exibir espectros de alta resoluçãopara análise detalhada. Um espectro de freqüência FFT(Transformada rápida de Fourier) está disponível paraexibição na tela LCD (Tela de cristal líquido).

Indicadores LCD

Durante a coleta de dados, os três indicadores LCD,localizados acima da tela à direita, mostram o status demedição à medida que a coleta de dados ocorre. A telaLCD de coleta de dados está descrita a seguir:

Somente âmbar – a coleta de dados está em andamento.

Somente verde – a coleta de dados foi concluída e osresultados da medição não dispararam alarmes.

Page 9: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologO que é o Sistema CMXA50 Microlog?

1 - 6 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Vermelho e verde – a coleta de dados foi concluída e osresultados da medição dispararam alarmes.

Âmbar e verde – a coleta de dados está em andamento; oajuste está levando mais tempo que o esperado.

Vermelho, âmbar e verde – a coleta de dados está levandomais tempo que o esperado, o CMXA50 pode estar tendoum problema de ajuste. Os resultados da medição podemser inválidos.

Software Host Machine Analyst e PRISM4

O Machine Analyst e PRISM4 para Windows da SKF sãopacotes de software de suporte que trabalham juntamentecom o CMXA50 para ajudar a equipe de manutenção demáquinas a gerenciar os dados de condição da máquina.

Os softwares host Machine Analyst e PRISM4 ajudam aequipe de manutenção a entender a condição verdadeira dedo maquinário de rotação e a tomar decisões demanutenção com base nas condições reais da máquina.

Os softwares host Machine Analyst e PRISM4 facilitam oajuste da medição e apresentam os dados coletados damáquina em formato de estatísticas, de relatório e deplotagem gráfica para obter dados de análises úteis.

Page 10: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologA tela principal do CMXA50

Microlog CMXA50 1 - 7Manual do Usuário

Figura 1 - 2.Uma tela de espectro do Machine Analyst.

Consulte o Manual do Usuário do software host MachineAnalyst ou PRISM4 para obter os detalhes operacionais.

! O computador host tem diversasconfigurações mínimas, dependendo dequal software host Machine Analyst ouPRISM4 for utilizado. Consulte o Manualdo Usuário do software host MachineAnalyst ou PRISM4 para obterinformações detalhadas sobre aconfiguração mínima.

A tela principal do CMXA50

O CMXA50 tem uma tela de cristal líquido (LCD) flexívelde alta resolução. Tudo o que é necessário para identificar eavaliar uma medição aparece na tela LCD gráfica(identificação, descrição, unidades de engenharia, alarmesde aviso e valor atual).

Quando o CMXA50 Microlog é ligado pela primeira vez, atela de título da SKF é inicialmente exibida, mostrando o

Page 11: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologA tela principal do CMXA50

1 - 8 Microlog CMXA50Manual do Usuário

número da versão de firmware da unidade. Depois dealguns segundos, o CMXA50 exibe automaticamente suatela principal, mostrando os modos operacionaisdisponíveis (Figura 1 - 3).

Figura 1 - 3.A tela principal do modelo básico do CMXA50

Os modos operacionais disponíveis são identificados comícones na área de exibição da tela principal. O CMXA50 demodelo básico exibe três modos operacionais :

Modo Rota – para coletar medições de ROTAdescarregadas do software host SKF MachineAnalyst ou PRISM4.

Modo Rever – para rever os dados de mediçãoarmazenados na memória do CMXA50.

Modo Ajuste – para ajustar as preferências dosistema CMXA50.

Ícones adicionais são exibidos quando as atualizaçõesdisponíveis do CMXA50 são aplicadas: o Módulo foraROTA de canal único, o Módulo de análise de dois canais eo Módulo de balanceamento. Consulte os apêndices destemanual para obter mais informações sobre as opções deatualização.

Page 12: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologTeclado e Botões do CMXA50

Microlog CMXA50 1 - 9Manual do Usuário

Teclado e Botões do CMXA50

Botões de FunçãoA parte inferior da tela principal exibe palavras decomandos que descrevem as funções atuais dos quatrobotões brancos de função do CMXA50. Cada palavra decomando descreve o uso atual do botão de função abaixodela. As funções desses botões mudam à medida que vocêopera em diversos modos e telas do CMXA50. Quandovocê liga pela primeira o CMXA50, duas funções estãodisponíveis: Ajuda e Sobre.

A Função Ajuda

• Pressione o botão de função Ajuda para acessar aajuda contextual do CMXA50. A tela da ajuda éexibida e o tópico de ajuda associado à atividadeatual do CMXA50 é realçado.

• Pressione o botão de função Ir Para para acessar otópico de ajuda realçado ou utilize as teclas dedireção para acessar a ajuda sobre outros tópicos.

A Caixa de Diálogo Sobre

• Pressione o botão de função Sobre para exibir a caixade diálogo Sobre.

Ela exibe o número da Versão do Firmware do CMXA50e o número de ID da Unidade. Utilize esses números paraidentificar-se ao chamar o suporte ao cliente. Os níveis destatus da memória interna e da placa PC (se aplicável) estãodisponíveis, rolando para baixo.

! Se você chamar o suporte ao cliente, teráque fornecer também o número de sériedo CMXA50, localizado na parteposterior do CMXA50.

Page 13: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Utilizar os Botões e o Teclado

1 - 10 Microlog CMXA50Manual do Usuário

A Função Atualizar Placa (opcional)! O botão de função Atualizar Placa só

estará disponível se o ajuste de Memóriada Rota da tela Configuração for Placa.Consulte a seção Como Ajustar oCMXA50 Microlog para obter maisinformações sobre os ajustes da telaConfig.

Utilize o botão Atualizar Placa ao alternar entre mais deuma placa PC para armazenamento de ROTA.

Depois de instalar a placa PC de memória em umCMXA50 Microlog novo, pressione o botão Atual. BotãoPlaca para atualizar a ROTA na placa PC. As barras deprogresso são exibidas, indicando os procedimentos deatualização.

Como Utilizar os Botões e o Teclado

O gráfico a seguir localiza e identifica teclas e botõesimportantes do CMXA50.

Page 14: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Utilizar os Botões e o Teclado

Microlog CMXA50 1 - 11Manual do Usuário

Figura 1 - 4.Teclas e botões do CMXA50.

Botões EnterOs dois botões Enter amarelos estão localizados em ambosos lados da tela LCD. Em qualquer tela, pressione um dosbotões Enter para selecionar a opção realçada ou paranavegar pelas telas de coleta de dados.

Botões de FunçãoA parte inferior da tela principal exibe até quatro palavrasde comando que descrevem as funções atuais dos quatrobotões brancos de função do CMXA50. Cada palavra decomando na tela representa a função do botão brancoabaixo dela. As funções desses botões mudam à medidaque você opera em diversos modos e telas do CMXA50

botões dedireção

2 botõesEnter4 botões

de função

tecladoalfa-numérico

tecla [. -]tecla Alt

botãoliga/desliga

Page 15: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Utilizar os Botões e o Teclado

1 - 12 Microlog CMXA50Manual do Usuário

para permitir acesso rápido aos recursos dele utilizadoscom freqüência.

Botões de DireçãoOs quatro botões amarelos no centro do CMXA50 sãoidentificados como botões de direção para cima, parabaixo, para a esquerda e para a direita. O uso desses botõesdepende da atividade do CMXA50:

Tela Principal – Na tela principal, utilize todos os quatrobotões de direção para realçar a opção do modo operacionaldesejado do CMXA50 e, em seguida, pressione um botãoEnter para iniciar o modo.

Figura 1 - 5.A tela principal.

Telas de Ajuste – Em uma tela de ajuste, utilize os botõesde direção para cima/para baixo para realçar o campo cujoajuste você deseja alterar. Com o campo desejado realçado,utilize os botões de direção para a direita/esquerda paraabrir/fechar o campo, exibindo os ajustes disponíveis. Emseguida, utilize os botões de direção para cima/para baixopara realçar o novo ajuste do campo e pressione Enter.

Page 16: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Utilizar os Botões e o Teclado

Microlog CMXA50 1 - 13Manual do Usuário

Figura 1 - 6.Uma tela de ajuste.

Telas de Lista de Hierarquias – No CMXA50, você podeexibir uma hierarquia de ROTA por vez.

Figura 1 - 7.Uma tela de lista de hierarquias.

Para selecionar uma ROTA, se diversas ROTAs foramdescarregadas no CMXA50:

• Todas as listas de hierarquias de ROTA começamcom um item de hierarquia de Rota. Utilize as setaspara a esquerda/direita para navegar para cima epara baixo na lista de hierarquias, a fim de ativar oitem de hierarquia da Rota. Todas as ROTAS

Page 17: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Utilizar os Botões e o Teclado

1 - 14 Microlog CMXA50Manual do Usuário

disponíveis serão exibidas em uma lista à direita doitem de hierarquia de Rota.

• Com a lista de ROTAS exibida, utilize as setas paracima/baixo para realçar o nome da ROTA que vocêdeseja coletar (o subitem).

• Utilize o botão de direção para a direita paraselecionar a ROTA realçada. Uma caixa de diálogode progresso será exibida à medida que o CMXA50carregar a ROTA na memória.

Derivados do item de hierarquia de Rota ativo estão ositens de hierarquia Fábrica, SET, Máquina e Ponto.Utilize os procedimentos de tecla de direção descritosacima para navegar por esses itens de hierarquia adicionaise seus subitens.

! Ao descarregar uma ROTA a partir doMachine Analyst do PRISM4 com menosníveis do que a hierarquia que oCMXA50, aos níveis “vazios” serãodados marcadores de lugar compostos dopróximo nome de nível disponível mais>> marcadores para indicar o número deníveis “vazios”.

! Se houver muitos níveis obtidos pordescarregamento do Machine Analyst, oSET diretamente antes do primeiroPONTO que contém a Máquina seráeliminado e todos os PONTOs serãocombinados em uma única Máquina. Paraevitar confusão, atribua nomes exclusivosde PONTOs, mesmo quando elesestiverem localizados em níveis deMáquina diferentes na sua hierarquia desoftware do host.

! Os itens de níveis de hierarquia Fábricae Trem são opcionais e, dependendo daconfiguração do banco de dados do

Page 18: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Utilizar os Botões e o Teclado

Microlog CMXA50 1 - 15Manual do Usuário

Machine Analyst ou PRISM4, podem ounão ter IDs associados.

Os itens de níveis de hierarquia Máquina e Ponto sãoobrigatórios para todos os bancos de dados MachineAnalyst e PRISM4 e geralmente contêm diversos subitens.Por exemplo, diversas Máquinas no nível Máquina ediversos PONTOs de medição no nível Ponto para cadaMáquina.

Telas de Exibição de Dados – Em uma tela de exibiçãoespectral, utilize os botões de direção para aesquerda/direita para mover o cursor do espectro e paracontrolar a expansão da exibição. Utilize os botões dedireção para cima/baixo para ajustar a faixa de escala totaldo espectro.

Figura 1 - 8.Uma tela de exibição de dados.

O Teclado AlfanuméricoUtilize o teclado alfanumérico para inserir números e letrasno CMXA50.

• Para inserir números, basta pressionar as teclas denúmeros específicos e/ou as teclas decimais.

Page 19: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Utilizar os Botões e o Teclado

1 - 16 Microlog CMXA50Manual do Usuário

As teclas numéricas de 2 a 9 também representam três ouquatro letras alfabéticas.

• Para inserir letras, pressione repetidamente a tecla denúmero que representa a letra específica 2, 3 ou 4vezes. Por exemplo, para B, pressione a tecla 2 trêsvezes. Isso funciona de maneira semelhante a umrecurso de entrada de texto de um telefone celular.

Imprimindo Telas do CMXA50 Utilizando oTecladoO CMXA50 permite que você salve as telas de exibiçãocomo arquivos gráficos em uma placa PC para imprimir ouutilizar em um computador host.

! Para salvar e imprimir telas de dadosdinâmicos, primeiro ajuste o campoAquisição do menu Config para TomadaÚnica. Consulte a seção Ajustes deMedições Globais do capítulo ComoAjustar o CMXA50 para obter maisinformações.

Para salvar as telas na placa PC do CMXA50:

• Se ainda não houver uma placa de memória PC noslot de placa PC do CMXA50, insira uma.

• Pressione simultaneamente a tecla numérica 0 (zero)e a tecla alfanumérica P. A caixa de diálogo Ajustede Impressão será exibida.

Defina a opção Impressora como BMP, selecione a taxade Transmissão e o Tamanho desejados para o gráfico epressione o botão de função OK. Um arquivo de bitmap(.bmp) é salvo na placa PC e uma caixa de diálogo deconfirmação é exibida. Anote o nome do arquivo atribuídoao bitmap para uso posterior.

Page 20: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologOperações de Bateria

Microlog CMXA50 1 - 17Manual do Usuário

Para imprimir o bitmap de tela salva do CMXA50:

• Pressione o botão de liberação da placa PC (no ladodireito do slot da placa PC). Remova a placa PC.

• Insira a placa PC em um laptop ou computador demesa com slots para placa PC. O bitmap da placa PCestará disponível no diretório da unidade externa docomputador.

Operações de Bateria

Fonte de Alimentação/Carregador de BateriaA Fonte de Alimentação/Carregador de Bateria doCMXA50 (p/n CMAC 5150) converte a alimentação CApara CC exigida pelo CMXA50 Microlog. O kit de Fontede Alimentação/Carregador de Bateria inclui dois cabos, ocabo de interface do CMXA50 e um cabo de alimentaçãoCA.

Você pode conectar a Fonte de Alimentação /Carregador deBateria ao CMXA50 ligado ou desligado. A Fonte deAlimentação/Carregador de Bateria funciona com as fontesde alimentação CA mundiais. No entanto, verifique se vocêtem um cabo de alimentação projetado para ser utilizadoem seu país.

! Se você estiver executando o CMXA50na alimentação CA com uma bateriainstalada, a Fonte de AlimentaçãoCA/Carregador de Bateria carrega abateria (se necessário) e mantém a carga.

Page 21: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologOperações de Bateria

1 - 18 Microlog CMXA50Manual do Usuário

AVISO:

A Fonte de Alimentação/Carregador de Bateria devem sercolocados em uma área ventilada (ou seja, em uma mesa)quando utilizado para alimentar o CMXA50 ou carregara bateria. Não utilize a Fonte de Alimentação/Carregadorde Bateria em uma área pouco ventilada, uma vez quepode ocorrer superaquecimento.

Instalar e Carregar a Bateria do CMXA50Antes de utilizar o CMXA50 pela primeira vez, coloque opacote da bateria de Íon de Lítio no CMXA50 e carregue-apor, pelo menos, duas horas e meia para garantir que elaesteja completamente carregada. A bateria do CMXA50 écarregada quando o CMXA50 é conectado à sua fonte dealimentação CA/carregador de bateria.

! Você pode operar o MARLIN Pro apartir da fonte de alimentaçãoexterna/carregador de bateria enquantoespera que a bateria seja carregada.

Assim que a bateria do CMXA50 estiver completamentecarregada (ou que o CMXA50 estiver conectado à Fonte deAlimentação/Carregador de Bateria), ele estará pronto paraoperação.

Duração da BateriaA alimentação principal para o CMXA50 é fornecida pelospacotes de baterias (p/n CMAC5101, CMAC5101-IS). Ospacotes de baterias operam por até 12 horas em condiçõesoperacionais comuns, embora a duração real por cargapossa variar muito dependendo das condições, opções deequipamentos e padrões de uso.

Page 22: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologOperações de Bateria

Microlog CMXA50 1 - 19Manual do Usuário

IMPORTANTE -Conecte o CMXA50 à sua Fonte deAlimentação/Carregador de Bateria sempre que você nãopretender continuar as operações no futuro imediato.Podem ocorrer danos ao banco de dados se a alimentaçãoda bateria for completamente perdida enquanto a unidadeestiver em operação ou no modo de suspensão.

Como Instalar o pacote de Bateria

AVISO:

Para garantir operação adequada do CMXA50, utilizeAPENAS o pacote de bateria fornecido..

Para instalar o pacote de bateria de Íon de Lítio no seuCMXA50:

Remova os dois parafusos da tampa da bateria, localizadosno lado inferior do seu dispositivo, e retire a bateria dodispositivo.

! O CMXA50 tem uma chave de segurançaposicionada abaixo da placa docompartimento de bateria. Removendo atampa da bateria, o CMXA50 seráautomaticamente desligado.

A bateria principal é removida, deslizando a para aesquerda e retirando do dispositivo.

Insira a bateria de íon de lítio reserva no compartimento debateria e deslize-a para a direita para ajustar-se no lugar.

Recoloque a tampa da bateria e pressione-a firmementepara baixo enquanto prende novamente as lingüetas.

! Carregue a bateria no terminal poraproximadamente 2 (duas) horas e meiaantes do primeiro uso.

Page 23: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologOperações de Bateria

1 - 20 Microlog CMXA50Manual do Usuário

AVISO:

Não exponha o pacote de bateria a temperaturassuperiores a 60°°°°C (140°°°°F).

Não desmonte, incinere nem provoque curto-circuito nopacote de bateria.

Existe perigo de explosão se a bateria for substituídaincorretamente.

Substitua a bateria apenas pelo mesmo tipo ouequivalente recomendado pelo fabricante. Descarte asbaterias usadas de acordo com as instruções dofabricante.

Não abra o compartimento da bateria em áreas perigosas.

Substituindo a Bateria em um CMXA50 AtivoSe o CMXA50 estiver executando apenas a partir daalimentação da bateria, desparafusando o compartimento dabateria e/ou removendo a bateria faz com que o CMXA50desligue o visor de LCD e as placas PC. O CMXA50 podeperder dados armazenados na RAM. Isso pode resultar emerros no banco de dados!

Para evitar esses problemas, utilize o seguinteprocedimento para substituir o pacote de bateria em umCMXA50 ativo executando sob alimentação de bateria:

Pressione o botão Liga/desliga para desligar o CMXA50.

Desencaixe a bateria e remova o pacote.

Substitua por um pacote de bateria totalmente carregada eencaixe-a novamente (verifique se a bateria reserva estáencaixada firmemente ou o CMXA50 não funcionará).

Pressione o botão liga/desliga.

Page 24: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologOperações de Bateria

Microlog CMXA50 1 - 21Manual do Usuário

Como Carregar o pacote de BateriaOs pacotes de baterias de Íon de Lítio do CMXA50carregam totalmente em 2 horas e meia ou menos noCMXA50. Para evitar a sobrecarga, um circuito demonitoramento interno desliga a alimentação da bateriaassim que ela atingir sua capacidade total.

! IMPORTANTE - Carregue a bateriatotalmente antes de utilizar o CMXA50.

A bateria é carregada no CMXA50 utilizando a fonte dealimentação. O CMXA50 pode ser utilizado enquanto abateria está carregando.

Para carregar um pacote de bateria no CMXA50:

Verifique se a fonte de alimentação está conectada a umatomada.

Insira a fonte de alimentação no conector POWER (Fontede Alimentação) na parte superior do CMXA50.

! A bateria do terminal está totalmentecarregada depois de aproximadamenteduas horas e meia.

Page 25: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologConexões do Sistema CMXA50

1 - 22 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Conexões do Sistema CMXA50

Ajuste de Comunicação

Figura 1 - 9.Conectores na parte superior do CMXA50 Microlog.

Para conectar o CMXA50 ao computador host:

• Utilizando o cabo de comunicação serial fornecido,conecte a porta RS232 de 9 pinos do CMXA50 àporta serial RS232 do computador host.

No CMXA50, a tela atual exibe automaticamente umacaixa de diálogo de comunicação quando o link decomunicação é estabelecido.

• Continue com as operações de transferência de dadosutilizando as opções do menu Transferir do softwareSKF Machine Analyst ou PRISM4.

! Para obter comunicações satisfatórias, oajuste da velocidade de transmissão doCMXA50 deve corresponder à velocidadede transmissão do software host.

! O progresso da transferência de dados éindicado por uma barra de progresso. Acaixa de diálogo comunicação permaneceaberta até que o link do computador hosttermine.

Page 26: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologConexões do Sistema CMXA50

Microlog CMXA50 1 - 23Manual do Usuário

CH1, CH2 e Conectores deAlimentação/DisparoOs sinais de entrada do sensor estão conectados pelosconectores Fischer Canal 1 e Canal 2 na parte superior doCMXA50.

! Você deve fazer a atualização com oMódulo do analisador de dois canais parautilizar o conector CH2. Consulte oApêndice B para obter mais informaçõessobre a coleta de dados de dois canais.

Com CH1 e CH2, nenhuma identificação de cabo acontecepara conseguir a flexibilidade de aceitação de sinais desensores diferentes; incluindo acelerômetros, sensores dedeslocamento e velocidade, entradas de processo, etc. Noentanto, o CMXA50 Microlog continua a pegar os dadosquando a medição é iniciada, mesmo que não haja umsensor ou cabo conectado.

Os sinais de entrada do disparo também podem serinseridos pelos CH1 e CH2 ou a partir do conector Fischerde Alimentação/disparo, quando a alimentação externa nãoestá sendo fornecida à unidade.

CH1 – fornece recursos de entrada para os canais deentrada de sinal X, Y e Z e para uma entrada dodisparo.

CH2 – fornece recursos de entrada para os canais deentrada de sinal Y e Z e para uma entrada do disparo.

Alimentação/disparo – Para carregar as baterias doCMXA50, conecte a fonte de alimentação delefornecida ao conector Power (Alimentação) daunidade. Quando a alimentação não estiver sendofornecida para a unidade, esse conector estarádisponível para a entrada do Disparo.

O intervalo máximo de medição é de ± 40 V enquanto atensão do intervalo mínimo de escala total disponível é de± 10 mV (pico). As entradas são protegidas contra

Page 27: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologConexões do Sistema CMXA50

1 - 24 Microlog CMXA50Manual do Usuário

oscilações de tensões mais altas, no entanto, os níveis deentrada de sobretensão contínua devem ser evitados.

A tensão pode ser DC ou AC acoplada, com um ajusteRota ICP – Sempre disponível para a conexão direta detransdutores piezelétricos de circuitos integrados exigindo24 V dc/4 mA (ajustado na tela Configuração).

! Se o instrumento estiver configurado paratirar medições ICP e nenhum sensor ICPestiver conectado, aparecerá umamensagem de erro na tela.

Os sinais de entrada externos podem ser medidos nas saídasno “buffer”, como aquelas em sistemas permanentementemontados em gabinetes, sinais de processos ou em umgerador de sinais. Para isso, selecione o tipo de mediçãoadequado, ou seja, Temperatura, Fluxo, Pressão, Volts, etc.e ajuste a Rota ICP para Nunca.

! Quando a Rota ICP estiver definidacomo Nunca, um aviso de lembrete seráexibido ao tentar a coleta de dados para oprimeiro PONTO em uma ROTA. Sevocê pressionar OK, aparecerá o aviso noinício de cada ROTA. Se você selecionarOK para Todos, não aparecerá o avisonovamente até que o modo ROTA sejareiniciado.

Page 28: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologConexões do Sistema CMXA50

Microlog CMXA50 1 - 25Manual do Usuário

Detalhes do Conector

Figura 1 - 10.Detalhe do Conector CMXA50.

Associando Detalhes do Conector

CH 1/CH2: Fischer: No. da peça SE103A056-130

Alimentação/Disparo: Fischer: No. da peçaSE103A057-130

Page 29: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologOperação da Placa de Memória PC

1 - 26 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Saída CH1 Saída CH2 Saída POWER(Alimentaçãode energia)

Saída RS232

1 CANAL X 1 CANAL Y 1 EXT-DC-IN 1 N/C

2 CANAL Y 2 NC 2 ALTO-FALANTES +

2 TXD-OUT

3 FOGO 3 Digital Gnd 3 ALTO-FALANTES -

3 RXD-IN

4 EXT-TRIG-IN

4 EXT-TRIG-IN

4 Digital Gnd 4 DTR-OUT

5 Analog Gnd 5 Analog Gnd 5 EXT-TRIG-IN

5 Digital Gnd

6 CANAL Z 6 +5V-TachoOut

6 MIC-IN+ 6 N/C

7 +5V-TACHO-OUT

7 CTS-IN

8 RTS-OUT

Itens emitálico - nãosuportados noaplicativo

9 +5v (Ligarou Desligar(OC))

Operação da Placa de Memória PC

O CMXA50 Microlog é configurado para aceitar todas asplacas de memória SRAM e FLASH padrão. As placas PCpodem ser inseridas com o instrumento ligado oudesligado. Se alguma placa de memória não estiverformatada para o padrão correto, o instrumento abriráautomaticamente uma caixa de diálogo solicitando aformatação da placa. Nessa caixa de diálogo, pressione asteclas Enter (ao lado da tela LCD) para formatar a placa aser utilizada com o CMXA50 Microlog.

Page 30: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Executar uma Reinicialização Permanente no CMXA50

Microlog CMXA50 1 - 27Manual do Usuário

Vantagens da Memória da Placa PCAs placas PC fornecem maior flexibilidade de memóriapara o armazenamento de ROTA do que a memória interna.As placas PC são flexíveis e móveis, o que é eficiente emfábricas com mais de um CMXA50. As ROTAsindependentes também podem ser armazenadas em placasPC diferentes.

! Para obter mais informações sobre comoconfigurar a Memória da ROTA,consulte a seção Menu Configuração docapítulo Como Ajustar o CMXA50Microlog.

Como Executar uma Reinicialização Permanente noCMXA50

! Uma reinicialização permanente nãoexcluirá dados e nem ROTAs. O campoMemória do modo Configuraçãofornece diversas operações de memóriaque podem excluir dados ou a memóriade ROTA. Consulte o capítulo ComoAjustar o CMXA50 para obter maisinformações sobre as operações dememória.

Para fazer uma reinicialização permanente noCMXA50:

Com o CMXA50 DESLIGADO, desparafuse a tampa dabateria na parte traseira da unidade.

Utilizando um pino de 1/16 polegadas ou um clipe de papelreto, pressione o botão de reinicialização localizado nocanto inferior esquerdo do compartimento da bateria,abaixo da bateria.

Page 31: 02 - Manual Basico CMXA50

Introdução ao CMXA50 MicrologComo Executar uma Reinicialização Permanente no CMXA50

1 - 28 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Substitua a tampa do compartimento da bateria e pressioneo botão liga/desliga vermelho. É exibida a Tela deconfiguração do carregador de incialização.

• Pressione a tecla 1 para executar o Windows CE econtinuar utilizando o CMXA50 Microlog.

• Pressione o botão de liga/desliga vermelho. A telaLCD exibirá a tela de título da SKF e, em seguida, atela principal.

! A memória do CMXA50 também podeser inicializada utilizando a opçãoMemória/Inicializar do modoConfiguração. Consulte o capítulo ComoAjustar o CMXA50, para obter maisinformações.

Page 32: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 3 - 1Manual do Usuário

3Coleta de Dados de ROTA

Visão Geral

O recurso ROTA do software host Machine Analyst ouPRISM4 permite construir seqüências de coletas demedições (ROTAs) para ajudá-lo a executar a coleta dedados mais eficiente.

Ao construir originalmente o banco de dados host doMachine Analyst ou PRISM pelo método de hierarquia,você provavelmente organizou a hierarquia por área, portipo de máquina ou por algum agrupamento semelhante. Sevocê fizer o download de PONTOs para o coletor Micrologem ordem hierárquica, uma pessoa que coleta dados teráque “desviar” na ROTA ou rastrear as etapas novamentepara obter o próximo PONTO da coleta de dados naROTA. Mesmo que você projete o banco de dados usandoum método de “ROTA mais eficiente”, durante a coleta dedados será possível fazer alterações em uma lista deROTAS ou fazer o PONTO ser exibido em mais de umaROTA.

! Ao criar ROTAs no software host,recomenda-se que o usuário grave osdados de processo e os dados dinâmicosem ROTAs separadas para reduzir asalterações freqüentes no ajuste de ICP daROTA.

O que é uma ROTA?ROTA é uma lista de PONTOs de medição organizados emseqüência para uma coleta de dados mais eficiente.

A vantagem da coleta de dados da ROTA é que asmedições podem ser colocadas em seqüência para uma

Page 33: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Ajustar os Parâmetros de Comunicação

3 - 2 Microlog CMXA50Manual do Usuário

coleta de dados mais eficiente, independentemente de sualocalização na hierarquia do banco de dados de medição.Este método também permite que um ou mais PONTOs demedições apareçam em muitas ROTAs diferentes e forneceum Relatório de Estatísticas da ROTA.

! Consulte o Manual do Usuário dosoftware host Machine Analyst ouPRISM para obter ajuda sobre comoconstruir ROTAs no Machine Analyst ouPRISM e transferir para o CMXA50Microlog.

Como Ajustar os Parâmetros de Comunicação

IMPORTANTEPara se obter comunicações bem-sucedidas, o ajuste dataxa de transmissão do CMXA50 Microlog devecorresponder ao ajuste da taxa de transmissão dosoftware host Machine Analyst ou PRISM.

Para ajustar os parâmetros de comunicação docomputador host:

• No software host, utilize as opções do menuTransferir para selecionar a porta RS232 à qual vocêconectou o cabo de comunicação do CMXA50(COM1, COM2, etc.) e para especificar a taxa detransmissão de comunicação.

! Consulte o Manual do Usuário dosoftware host Machine Analyst ouPRISM4 para obter mais informações.

Para ajustar a taxa de transmissão do CMXA50Microlog:

• Na tela principal, utilize os botões de direção parainiciar o modo Ajuste.

Page 34: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Fazer o Download e Carregar ROTAs e Dados de ROTA com o CMXA50

Microlog CMXA50 3 - 3Manual do Usuário

• Na tela de configuração, mova o ponteiro para ocampo Taxa de Transmissão e especifique a mesmataxa de transmissão definida no software host.

• Mova o ponteiro para o campo Controle de Fluxo everifique se está definido como Desativado.

Como Fazer o Download e Carregar ROTAs e Dadosde ROTA com o CMXA50 Microlog

Utilize o cabo de comunicação fornecido entre o CMXA50e o computador host para fazer o download e carregardados entre o software host Machine Analyst ou PRISM4 eo coletor de dados CMXA50 Microlog.

Para conectar o CMXA50 ao computador host:

• Utilizando o cabo de comunicações serial fornecido(p/n CMAC5011), conecte a porta RS232 de 9PINOS do CMXA50 à sua porta de comunicaçõesserial RS232 do computador host.

No CMXA50, a tela atual exibe automaticamente umacaixa de diálogo de comunicação quando o link decomunicação é estabelecido.

• Continue com as operações de transferência de dadosutilizando as opções do menu Transferir do softwareSKF Machine Analyst ou PRISM4.

À medida que é feito o download/carregamento dasmedições de ROTA para o CMXA50, as barras deprogresso são exibidas na tela do computador host e noCMXA50. As barras de progresso no computador host e noCMXA50 indicam que a transferência de dados estáconcluída.

• Na tela principal do CMXA50, utilize os botões dedireção para a esquerda/direita/para cima/para baixopara realçar a opção ROTA.

Page 35: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTASelecionando Operadores

3 - 4 Microlog CMXA50Manual do Usuário

• Pressione o botão Enter. A ROTA será atualizadamomentaneamente e você será colocado no modoRota. A lista de hierarquias de ROTA exibirá asmedições descarregadas.

! Se mais de um operador for descarregadodo software host Machine Analyst ouPRISM, a tela Selecionar Operador seráexibida.

! Se alguma medição não suportada fordescarregada do computador host, umresumo de medições não suportadas seráexibido ao usuário depois que o downloadfor concluído.

Uma Nota sobre a Configuração Fmax doSoftware HostOs valores Fmax inseridos no software Machine Analystou PRISM do host são ajustados para o valor mais altoFmax a partir dos seguintes:

8 Hz, 10 Hz, 12 Hz, 16 Hz, 20 Hz, 25 Hz, 32 Hz, 40 Hz,50 Hz, 64 Hz, 75 Hz, 80 Hz, 100 Hz, 125 Hz, 128 Hz, 160Hz, 200 Hz, 250 Hz, 256 Hz, 320 Hz, 400 Hz, 500 Hz,625 Hz, 640 Hz, 800 Hz, 1 kHz, 1.25 kHz, 1.25 kHz, 1.6kHz, 2 kHz, 2.5 kHz, 2.56 kHz, 3 kHz, 3.125 kHz, 3.2kHz, 4 kHz, 5 kHz, 6.25 kHz, 6.4 kHz, 8 kHz, 10 kHz,12.5 kHz, 12.8 kHz, 16 kHz, 20 kHz, 25 kHz, 32 kHz, 40kHz

Selecionando Operadores

O CMXA50 permite associar um operador e os dadoscoletados por ele a um instrumento e uma data específica,caso mais de um CMXA50 seja utilizado.

Page 36: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de ROTA

Microlog CMXA50 3 - 5Manual do Usuário

Depois da seleção da opção Rota na tela principal,aparecerá a tela Selecionar operador.

• Utilize os botões de direção para cima/para baixopara realçar o operador desejado e pressione o botãode função OK. Você será colocado no modo Rota e alista de hierarquias será exibida.

Como Coletar Medições de ROTA

Visão GeralA coleta de dados de ROTA do CMXA50 é um processomuito fácil. Na verdade, uma vez iniciada a coleta dedados, você precisa apenas pressionar o botão Enterrepetidamente para coletar dados seqüencialmente paracada PONTO de medição em sua ROTA.

Antes de descrever como começar a coleta de dados deROTA, vamos aprender como navegar pela lista dehierarquias de ROTAs.

Page 37: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de ROTA

3 - 6 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Como Navegar pela Lista de Hierarquias daROTA

Figura 3 - 1.Exemplo de uma lista de hierarquias da ROTA.

No CMXA50, você pode exibir uma hierarquia de mediçãode ROTA por vez. A ROTA "ativa" é selecionada eidentificada utilizando o item de hierarquia de nível Rotana parte superior da lista.

Para selecionar uma ROTA:

• Utilize as setas para a esquerda/direita para navegarpela lista de hierarquias, a fim de ativar o nível dehierarquia Rota. Quando o nível Rota está ativo,todas as ROTAS disponíveis são exibidas em umalista suspensa à direita do item de hierarquia Rota.

• Com a lista suspensa Rota exibida, utilize as setaspara cima/para baixo para realçar o nome da ROTAque você deseja coletar.

• Utilize o botão de direção para a direita paraselecionar a ROTA realçada. Uma caixa de diálogode progresso é exibida à medida que o CMXA50carrega a ROTA na memória e a hierarquia da ROTAespecificada é exibida na lista ROTA.

níveis dehierarquia

lista suspensamostrando osPONTOsselecionadosda Máquina

ROTAativa

Page 38: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de ROTA

Microlog CMXA50 3 - 7Manual do Usuário

Derivados do item de hierarquia de Rota ativo estão ositens de nível de hierarquia Fábrica, SET, Máquina ePonto.

! Ao fazer descarregar uma ROTA a partirdo Machine Analyst do PRISM4 commenos níveis que a hierarquia doCMXA50, aos níveis “vazios” serãodados marcadores de lugar compostos dopróximo nome de nível disponível mais>> marcadores para indicar o número deníveis “vazios”.

! Se houver muitos níveis obtidos pordescarregamento do Machine Analyst, oSET diretamente antes do primeiroPONTO que contém a Máquina seráeliminado e todos os PONTOs serãocombinados em uma única Máquina. Paraevitar confusão, atribua nomes exclusivosde PONTOs, mesmo quando elesestiverem localizados em níveis deMáquina diferentes na sua hierarquia desoftware do host.

Os itens de níveis de hierarquia Fábrica e SET sãoopcionais e, dependendo da configuração do bancode dados do Machine Analyst ou PRISM4, podem ounão podem ter IDs associados. Se nenhum ID estiverassociado, o nome da Máquina será promovido,utilizando sinais de interpolação para indicar onúmero de níveis maiores que o nível da Máquina.

Os itens de níveis de hierarquia Máquina e Pontosão obrigatórios para todos os bancos de dadosMachine Analyst e PRISM4 e geralmente contêmdiversos subitens. Por exemplo, diversas Máquinasno nível Máquina e diversos PONTOs de mediçãono nível Ponto para cada Máquina.

! Um “SET” pode apenas manter outrosSETs e Máquinas. Uma “Máquina” sópode manter PONTOs de medição.

Page 39: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de ROTA

3 - 8 Microlog CMXA50Manual do Usuário

• Utilize os mesmos procedimentos de botão de direçãodescritos acima para navegar por esses itens e seussubitens de hierarquia adicionais. Em resumo:

Setas para a esquerda/direita – navegam para cima epara baixo nos níveis de hierarquia.

Setas para cima/baixo – navegam pelos subitens daslistas suspensas geradas a partir de um nível dehierarquia.

! Quando estiver no último ou no primeiroPONTO em uma Máquina, utilize as setasde direção para baixo ou para cima para irpara a próxima máquina ou para aanterior, respectivamente.

Seta para a direita – seleciona um subitem em umalista suspensa.

! A qualquer momento, você podepressionar o botão Enter em qualqueritem da lista de hierarquias que não sejaPONTO para começar rapidamente acoletar dados para o próximo PONTO nalista de hierarquias (depois de realçar oitem).

Uma Nota Sobre o Ajuste Avanço AutomáticoNa tela Configuração, o ajuste Avanço Automáticodetermina se os espectros resultantes serão exibidos durantea coleta de dados de ROTA. As opções são:

Ativado – avança rapidamente pela coleta de dadosde ROTA sem exibir os resultados espectrais.

Desativado – durante a coleta de dados, exibe oespectro resultante para cada medição espectral.

Page 40: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de ROTA

Microlog CMXA50 3 - 9Manual do Usuário

Como Começar a Coleta de Dados de RotaPara começar a coleta de dados de ROTA:

• Na tela principal, selecione a opção do modo ROTA.Você será colocado no modo ROTA e a lista dehierarquias será exibida.

• Se o CMXA50 contém mais de uma ROTA,especifique a ROTA ativa.

Figura 3 - 2.A tela do modo ROTA.

Se as instruções de ROTA foram inseridas quando aROTA foi criada em seu software host MachineAnalyst ou PRISM4, elas estarão disponíveis na telaAjuda.

Para acessar as instruções de ROTA:

• Na lista ROTA, pressione o botão de funçãoAjuda. Aparecerá a tela Conteúdo da Ajuda.

níveis dehierarquia

listasuspensa

Page 41: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de ROTA

3 - 10 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Figura 3 - 3.A tela Ajuda do Microlog com as instruções de ROTA.

• Na tela Conteúdo da Ajuda, pressione o botãode função Instruções de Rota para acessar asinstruções de ROTA descarregadas do softwarehost Machine Analyst ou PRISM4.

Figura 3 - 4.A tela Instruções de ROTA.

A tela Instruções de ROTA do CMXA50 exibe umnúmero ilimitado de caracteres. No entanto, os limites sãoaplicados ao inserir texto no software host. Consulte oManual do Usuário do software host Machine Analyst ouPRISM para obter mais informações sobre as Instruções deROTA.

para acessarasisntruçõesde ROTA

Page 42: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de ROTA

Microlog CMXA50 3 - 11Manual do Usuário

• Pressione o botão de função Esc para voltarpara o modo ROTA.

Para abrir uma Máquina e coletar dados:

• Utilize as setas para a direita/esquerda para realçar oitem de hierarquia do nível Máquina. Se existir maisde uma Máquina na ROTA, será exibida uma listacom todas as Máquinas da ROTA.

• Utilize as setas para baixo/cima para realçar aMáquina desejada na lista e pressione a seta para adireita para exibir os PONTOs de medição (oupressione um botão Enter para iniciar a coleta dedados do primeiro PONTO listado da Máquina).

• Utilize as setas para cima e para baixo para mover oindicador para o PONTO de medição desejado epressione Enter para iniciar a coleta de dados.Aparecerá a tela de coleta de dados do PONTO.

Figura 3 - 5.Uma tela de medição espectral.

• Exiba os resultados da medição para garantir a coletade dados precisa e, em seguida, pressione um botãoEnter para salvar os dados do PONTO e iniciarautomaticamente a coleta de dados do próximoPONTO na lista (ou pressione a tecla de função Escpara voltar para a lista de hierarquias, sem salvar osdados do PONTO).

freq. eamplitudena posiçãodo cursor

valortotal

Page 43: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAExibindo Dados de Medição Dinâmica

3 - 12 Microlog CMXA50Manual do Usuário

• Pressione repetidamente um botão Enter para coletarPONTOs subseqüentes em sua ROTA, até que aROTA esteja concluída. A mensagem a seguir seráexibida.

Figura 3 - 6.A mensagem “Último PONTO da ROTA”.

• Na mensagem “Último ponto da rota…” , pressioneum botão Enter para iniciar a próxima ROTA na listaRota (se mais de uma estiver armazenada no coletorMicrolog) ou volte para a tela da lista de hierarquiasdo modo ROTA.

Exibindo Dados de Medição Dinâmica

Exibindo Dados EspectraisVocê pode fazer uma análise preliminar de campo nosdados coletados da ROTA. Um cursor móvel, controladopelas teclas de direção para a esquerda e para a direita, éfornecido para que você tenha um valor preciso tanto daamplitude quanto da freqüência dos componentesindividuais do espectro na tela do CMXA50.

Page 44: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAExibindo Dados de Medição Dinâmica

Microlog CMXA50 3 - 13Manual do Usuário

Figura 3 - 7.Uma tela de exibição espectral.

Os itens na tela de exibição espectral incluem:

Valor global – O valor global da medição é exibido nocanto superior esquerdo da tela.

Amplitude/posição do cursor – utilize os botões de direçãopara a esquerda/direita para mover o cursor do espectro. Aposição do cursor e a amplitude são exibidas no cantosuperior direito.

Botões de Função

Os botões de função da tela espectral incluem:

Ajuda – pressione o botão de função Ajuda para visualizarrapidamente a ajuda on-line para a coleta de dados doCMXA50. A tela Ajuda também acessa a telaInformações do Ponto.

! Consulte Como Exibir Informações deAjuste do PONTO, mais adiante, nestecapítulo, para obter mais informações.

Notas – Pressione o botão de função Notas para acessar atela Notas do CMXA50, na qual é possível exibir ouadicionar notas codificadas para o PONTO atual.

visualizar/adicionarnotascodificadas

sair semarmazenardados

valortotal

cursor

posição atualdo cursor eamplitude

Page 45: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAExibindo Dados de Medição Dinâmica

3 - 14 Microlog CMXA50Manual do Usuário

! Para obter mais informações, consulte aseção Notas Codificadas, mais adiante,neste capítulo.

Esc – pressione o botão de função Escape para sair da telado espectro sem armazenar os dados de medição. Vocêvoltará para a lista de hierarquias da ROTA.

! Pressione um botão Enter para armazenaros dados de medição e iniciar a coleta dedados do próximo PONTO na ROTA.

Recursos da Análise de Campo do CMXA50

As ferramentas de análise espectral estão disponíveis parauma análise mais profunda do campo. As ferramentas deanálise espectral incluem:

Ajuste de Escala de Gráfico do Eixo Y – Utilize osbotões de direção para cima/para baixo para ajustarmanualmente a escala do gráfico do eixo y no espectro.Isso permite redimensionar , a plotagem para ver mais deperto os componentes de amplitude baixa.

Botão de seta para cima – Reduz o ajuste da escala degráfico do eixo Y a ½ de seu ajuste atual.Botão de seta para baixo – Duplica o ajuste da escalade gráfico do eixo Y.

Marcadores Harmônicos – tecla “H” – Em uma exibiçãoespectral, pressione a tecla alfanumérica “H” para exibir osmarcadores harmônicos para a posição atual do cursor.Utilize os marcadores harmônicos para localizarrapidamente ordens integrais em relação ao seufundamental (1X). A tecla H percorre os três modos decursor harmônico: Simples, Harmônico e Fixo.

Simples – sem cursores harmônicos.

Harmônico – São exibidos os harmônicos da posiçãoatual do cursor O cursor espectral age comomarcador fundamental e é reposicionado utilizandoos botões de direção para a esquerda/direita.

Page 46: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAExibindo Dados de Medição Dinâmica

Microlog CMXA50 3 - 15Manual do Usuário

Fixo – Os harmônicos permanecem fixos e o cursorpode ser movido independentemente.

! O valor padrão é Simples (desativado).

Cursor de Pico – tecla “P” – Em uma exibição espectral,pressione a tecla alfanumérica “P” para pular rapidamenteo cursor para o próximo pico mais alto à direita do cursor.

Expansão de Exibição – tecla +/- – Esta função expandeou comprime graficamente a faixa de exibição do domínioda freqüência horizontalmente ao redor da posição docursor para utilizar a faixa dinâmica total do CMXA50. Elarevela as características que podem estar ocultas pelo modode exibição ou pela resolução, sem alterar os parâmetros decoleta de dados.

• Com um espectro exibido, pressione a tecla +/-do teclado. O ajuste fmax do espectro expande-se e o espectro é reajustado de acordo com onovo fmax. A expansão é possível até trêsníveis, depois disso a função muda paracompressão.

! Tecla ponto (.) – alterna imediatamenteentre expansão e compressão da exibição.

Exibindo Dados de Forma de Onda de TempoAs plotagens de forma de onda de tempo são exibidas emuma amostra rápida de um sinal de vibração bruto comamplitude de vibração plotada sobre a escala de tempo. Osdados de forma de onda de tempo são exibidos em umaplotagem, semelhante à tela de exibição do espectro.

Page 47: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAExibindo Dados de Medição Dinâmica

3 - 16 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Figura 3 - 8.Um espectro espalhado e uma tela do formato de onda de tempo.

Se você fizer o download dos PONTOs FFT e Tempo dosoftware Machine Analyst ou PRISM do host, o espectroFFT será exibido por padrão. No entanto, se você fizer odownload apenas do PONTO Tempo, será exibida a formade onda de tempo.

! Pressione a tecla 1 para visualizar oespectro. Pressione a tecla 2 paravisualizar o formato de onda de tempo.Pressione a tecla 3 para visualizar oespectro FFT e o formato de onda detempo espalhada na horizontal na tela.

! Para os PONTOs FFT e Tempo, aexibição de tempo está disponível nomodo Rever. Se aplicável, um botão defunção Continuar o levará para a telaExibição de tempo.

Page 48: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Exibir Informações de Ajuste do PONTO

Microlog CMXA50 3 - 17Manual do Usuário

Figura 3 - 9.Uma tela de exibição de forma de onda de tempo.

Os itens na tela de exibição de forma de onda de tempoincluem:

Valor global – O valor global da medição é exibido nocanto superior esquerdo da tela.

Amplitude/posição do cursor – Utilize os botões de direçãopara a esquerda/direita para mover o cursor da forma deonda de tempo. A posição do cursor e a amplitude sãoexibidas no canto superior direito.

Botões de Função

Os botões de função de exibição do formato de onda detempo são idênticos àqueles descritos previamente para astelas de exibição espectral.

Como Exibir Informações de Ajuste do PONTO

Às vezes, talvez você queira exibir informações de ajustede PONTO referentes aos PONTOs de medição da ROTA.Observe que, no modo Rota, os parâmetros de ajuste dePONTO apenas podem ser exibidos e não podem sermodificados.

posição atualdo cursor eamplitudevisualizar/adicionarnotascodificadas

sair semarmazenardados

Page 49: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de Processo

3 - 18 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Para acessar informações de ajuste do PONTO:

• Na lista de hierarquias da ROTA, realce o PONTOdesejado e pressione o botão de função Ajuda.Aparecerá a tela Ajuda.

• Na tela Ajuda, pressione o botão de funçãoInformações do Ponto. A tela A tela de Inf. Atuaisdo Ponto exibe os parâmetros de ajuste do PONTO.

Figura 3 - 10.Uma tela Inf. Atuais do Ponto

• Utilize os botões de direção para cima e para baixopara exibir os ajustes do PONTO e, em seguida,pressione o botão Escape para voltar para a listaROTA.

Como Coletar Medições de Processo

As medições de processo são medições estáticas, comotemperatura, pressão, fluxo, pH, etc.

Os PONTOs de medição de processo são configurados nosoftware host Machine Analyst ou PRISM e descarregadosda mesma forma que os PONTOs de medição dinâmica.

Page 50: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de Processo

Microlog CMXA50 3 - 19Manual do Usuário

Entrada do Sensor de Medição do ProcessoAs medições de processo coletadas de um sensor (comotemperatura) são exibidas na tela de dados de medição doprocesso.

Para acessar a tela de dados de medição do processo:

• Utilize os botões de direção para a esquerda, direita,para cima e para baixo para selecionar o PONTO demedição de processo desejado na lista ROTA epressione um botão Enter para iniciar a coleta dedados. Aparecerá a tela de dados de medição doprocesso.

O valor dos dados e o indicador subseqüente da barra sãoatualizados automaticamente à medida que ocorre o cálculode médias.

Figura 3 - 11.Uma tela de dados de medição do processo.

Botões de Função

Os botões de função de exibição do processo incluem:

Ajuda – exibe a tela Ajuda. Utilize também para acessaras informações do PONTO e as Instruções de ROTA.

Manual – acessa a tela de entrada manual da medição.Pressione este botão de função para fazer a entrada manual

leituraatual

leituraanterior /

alterardaanterior

escalacheia

leituraanterior

leituraatual

ponto de ajustedo alarme

Page 51: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de Processo

3 - 20 Microlog CMXA50Manual do Usuário

de dados do PONTO. Qualquer dado coletadoautomaticamente antes do botão de função Manual serpressionado será desconsiderado.

Notas – Pressione o botão de função Nota para acessar atela Notas do CMXA50, na qual é possível exibir ouadicionar notas codificadas do PONTO atual.

! Para obter mais informações, consulte aseção Notas Codificadas, mais adiante,neste capítulo.

Escape – Sai da tela da lista ROTA do modo ROTA semsalvar os dados de medição.

• Pressione o botão Enter para armazenar dados eretornar para a lista ROTA do modo Rota.

Entrada Manual de Medição do ProcessoAs medições do processo também podem ser inseridasmanualmente. Por exemplo, você pode digitarmanualmente dados numéricos para serem lidos nosmedidores e indicadores da máquina ou do painel decontrole.

Para entrar manualmente os dados de PONTO doprocesso:

• Utilize os botões de direção para a esquerda, direita,para cima e para baixo para selecionar o PONTO demedição do processo desejado na lista ROTA epressione um botão Enter. Aparecerá a tela de dadosde medição do processo.

• Pressione o botão de função manual . Aparecerá atela de entrada manual e qualquer dado coletadoautomaticamente antes do botão de função manualser pressionado será desconsiderado.

• Utilize o teclado numérico para inserir a leituraadequada no campo de entrada de texto. Se cometer

Page 52: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Coletar Medições de Processo

Microlog CMXA50 3 - 21Manual do Usuário

um erro, utilize os botões Limpar ou Bksp(backspace) para apagar o texto inserido.

• Depois de entrar corretamente a leitura de medição,pressione um botão Enter. O valor inserido seráexibido no indicador da barra. Dois novos botões defunção tornam-se disponíveis: Editar e Notas, e ospontos de ajuste de alarme da medição são exibidoscomo setas.

Figura 3 - 12.Uma tela de entrada de dados manual.

Botões de Função

Os botões de função da tela de entrada de dados manualincluem:

Ajuda – exibe a tela Ajuda. Utilize para acessar a ajuda dacoleta de dados e para acessar as informações do PONTO eas Instruções da ROTA.

Apagar – apaga todo o texto no campo de entrada de textonumérico.

Backspace – Exclui a entrada à esquerda do cursor nocampo de entrada de texto, permitindo que você editerapidamente a entrada.

Escape – Sai da tela da lista ROTA do modo ROTA semsalvar os dados de medição.

campo de entradade texto numérico

barraindicadora

ponto deajuste dealarmelimpa o campo

de entrada detexto leitura

anterior

Page 53: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Anexar Notas Codificadas

3 - 22 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Figura 3 - 13.Uma tela de dados de medição do processo exibindo o novo valor.

Novos botões de função na tela incluem:

Editar – Permite permite editar o valor inseridoanteriormente, restaurando a exibição original da tela dedados de medição do processo.

Notas – Acessa a tela Notas, permitindo armazenar notascodificadas do PONTO.

• Pressione um botão Enter novamente para armazenaros dados de medição e para continuar a coletar dadospara a ROTA.

Como Anexar Notas Codificadas

Para acessar a tela Notas:

• Em uma tela de exibição de dados, pressione o botãode função Notas. A tela Notas será exibida.

OU

• Na tela de hierarquia, pressione e mantenha a tecla 0(zero) pressionada. Aparecerá um botão de funçãoNotas.

Page 54: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAComo Anexar Notas Codificadas

Microlog CMXA50 3 - 23Manual do Usuário

• Ainda pressionando a tecla 0 (zero), pressione obotão de função Notas.

Figura 3 - 14.A tela Notas Codificadas.

Para armazenar as notas codificadas com os dadoscoletados para o PONTO:

• Utilize os botões de direção para cima e para baixopara posicionar a barra indicadora sobre a notacodificada desejada.

• Pressione o botão de função Selecionar paraarmazenar a nota codificada com os dados coletadospara o PONTO. Uma marca de verificação seráexibida à direita da nota selecionada.

! Deste modo, várias notas codificadaspodem ser selecionadas para o mesmoPONTO de medição.

• Se necessário, pressione o botão de funçãoSelecionar novamente para desmarcar a notacodificada.

• Quando todas as notas aplicáveis tiverem sidoselecionadas, pressione o botão de função Salvar.

! Pressione o botão de função Cancelarpara cancelar o processo sem salvarquaisquer notas codificadas.

Page 55: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAMarcação de Rotação

3 - 24 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Marcação de Rotação

A marcação de rotação permite valores de rotação muitoprecisos para medições dinâmicas do CMXA50 Microlog,mesmo em máquinas de rotação variável.

Utilizando o software Machine Analyst ou PRISM4, vocêpode selecionar rapidamente diversos PONTOs (PONTOsdinâmicos do CMXA50) na lista de hierarquias (essesPONTOs são mencionados como PONTOs marcados derotação) para associar (ou vincular) a um PONTOespecífico de referência de rotação de entrada dinâmica oumanual do CMXA50.

O PONTO de referência da rotação pode ser um PONTOde tacômetro, um PONTO de dados dinâmicos ou o valorda rotação inserido manualmente. Os dados coletados paraos PONTOs marcados da rotação refletem a rotação doPONTO de referência da rotação associada.

IMPORTANTE - o PONTO de referência de rotação (IDdo PONTO de Rotação) deve ser coletado (pelo CMXA50)antes da coleta dos PONTOs de dados dinâmicosmarcados da rotação. Ajuste o Machine Analyst ou oPRISM4 ou a hierarquia do banco de dados da ROTA parafacilitar a coleta de dados dos PONTOs de rotação antesda coleta de dados de PONTOs associados aos PONTOsde rotação

! O PONTO de referência de rotação nãopode ser incluído em um grupo dePONTOs MPA, embora os PONTOs dedados dinâmicos ligados ao PONTO dereferência de rotação possam (consulte aseção Automatização de VáriosPONTOs, mais adiante, neste capítulo).

Rel Rotação

O CMXA50 determina a rotação real de uma mediçãovinculada, através da multiplicação do valor da rotação doPONTO de referência da rotação associada pelo Rel

Page 56: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAMarcação de Rotação

Microlog CMXA50 3 - 25Manual do Usuário

Rotação da medição marcada da rotação (especificado noMachine Analyst ou PRISM4).

IMPORTANTE - o ajuste de Rel Rotação da mediçãodinâmica deve ser superior a zero (0). Um ajuste zerodesativa a marcação de rotação. Nesse caso, o valor darotação da medição será estabelecido através do ajuste docampo Rotação da medição (inserido manualmente nacaixa de diálogo Ajuste do PONTO).

Mensagem de Erro

Se o PONTO de referência de rotação vinculado nãoanteceder o PONTO de dados dinâmicos marcados darotação na lista ROTA do Microlog, a marcação de rotaçãoserá desativada. A marcação de rotação também serádesativada se o PONTO de referência de velocidade fordescarregado no Microlog na posição de hierarquiaadequada, mas sem dados adicionados a ele. Em ambos oscasos, aparecerá a seguinte mensagem durante a tentativade coleta de dados para o PONTO de dados dinâmicosmarcados da rotação

CMXA50

Ponto de controle de rotação: >>A marcação derotação não foi feita.Obtenha os dados.Medição cancelada. Pressione OK para continuar.

• Pressione o botão de função OK para retornar à listaROTA. Obtenha os dados do PONTO de referênciade rotação antes de continuar ou reconfigure a ROTAno software host Machine Analyst ou PRISM edescarregue novamente.

! Verifique se o PONTO de referência derotação cai antes de quaisquer PONTOsmarcados da rotação na lista ROTA e seos dados foram medidos para o PONTOde referência de rotação antes dequaisquer PONTOs marcados da rotação.

Page 57: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAUtilizando um Sensor Conectado Temporariamente

3 - 26 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Os dados do PONTO de referência da rotação (RPM)podem ser coletados novamente com a freqüência desejadapelo usuário. Entretanto, os PONTOs marcados da rotaçãovinculados ao PONTO de referência de rotação não serãoatualizados com um novo valor de rotação, a menos queeles também sejam coletados novamente após o PONTO dereferência de rotação ser coletado novamente.

Utilizando um Sensor Conectado Temporariamente

Se uma medição de vibração estiver sendo feita com umsensor conectado temporariamente (como a sonda devibração portátil CMSS92C), o sensor deverá ser colocadoem contato com a máquina antes de você iniciar umamedição com o botão Enter. Se a sonda de vibração forcolocada em contato com a máquina após o início damedição, pressione o botão de função Escape e coletenovamente os dados para o mesmo PONTO.

Os dados calculados podem ser apagados a qualquermomento e o processo de cálculo pode ser reiniciado, bastacoletar os dados do mesmo PONTO novamente. Você serásolicitado a Medir Novamente ou Pular. Medirnovamente substitui a medição antiga e Pular faz com quevocê volte para a tela de hierarquias da ROTA.

Dicas para uma Coleta de Dados Eficiente

Faixa de EntradaO CMXA50 Microlog pode ser configurado para ointervalo de amplitude manual (Intervalo de Entrada:Manual) ou automática (Intervalo de Entrada:Automática). Para o Intervalo de Entrada: Manual, oMicrolog ajusta o intervalo de amplitude para o valordescarregado no Microlog no banco de dados do softwarehost.

Page 58: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTADicas para uma Coleta de Dados Eficiente

Microlog CMXA50 3 - 27Manual do Usuário

! Consulte o capítulo Como Ajustar oCMXA50 Microlog para obter maisinformações sobre os ajustes de mediçãoglobal da tela Config.

O Microlog relata sinais de entrada muito grandes para atela com uma faixa de SINAL DE SOBRECARGA naplotagem. Se for indicada uma sobrecarga de sinal, aamplitude de escala total aumenta para evitar erros deamplitude e os dados são coletados.

! Se ocorrer um sinal de sobrecarga, ajusteo valor da escala total no ajuste doPONTO no software host MachineAnalyst ou PRISM.

Como Utilizar uma Sonda PortátilSe um sensor magnético ou algum do tipo que é instaladopermanentemente não for usado, será importante manter asonda estável e com pressão uniforme. A aquisição derotação alta do Microlog exige apenas alguns segundospara coletar um espectro FFT calculado.

Se a sonda de vibração perder contato ou se você forforçado a interromper a coleta por outras razões, comotemperatura do ambiente muito elevada para continuarmantendo a sonda no lugar, o processo de cálculo poderáser interrompido a qualquer momento, pressionando-se obotão Enter. Reconhecendo essa possibilidade, o Micrologdivide pelo número de cálculos realmente coletadas, emvez de dividir pelo número especificado. Portanto, àmedida que um espectro FFT é calculado, os valores salvose mostrados são precisos para o número de cálculoscoletados até esse ponto. Se o processo de cálculo precisarser interrompido após três ou quatro cálculos, a redução naprecisão geralmente será mínima.

! Na maioria dos casos, é utilizado oacoplamento magnético à estrutura. Osdados coletados com as sondas portáteis

Page 59: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTABandas Espectrais

3 - 28 Microlog CMXA50Manual do Usuário

são afetados pela orientação de ângulo epressão fornecidas pelo usuário.

! O CMXA50 Microlog indica o ajusteautomático antes de coletar os dados. Aexibição de coleta não indica o número docálculo atual.

Bandas Espectrais

Bandas Espectrais fornecem alarmes de perigo e alertatanto nos valores de pico quanto nos espectrais globais emuma faixa de freqüência definida.

O CMXA50 Microlog consegue processar e mostrar até 12bandas espectrais predefinidas e descarregadas de umbanco de dados do software host Machine Analyst ouPRISM.

No CMXA50, as bandas espectrais definidas aparecem noespectro mostrado. Os valores de Pico e os pontos de ajusteaparecem como linhas pontilhadas, enquanto os valoresGlobais e os pontos de ajuste aparecem como linhassólidas.

! Para exibir bandas espectrais, ajuste o aopção Avanço Automático do menuConfig como Desativado.

! O valor global de cada banda é calculadoatravés do mesmo método de detecção(RMS, Pico a Pico ou Pico), conformeespecificado para o valor global doPONTO.

Indicadores de alarme – se disparar um alarme em umPONTO, uma mensagem de faixa será exibida na tela,indicando o tipo de alarme.

! Não há distinção entre os alarmes deperigo e alerta no CMXA50.

Page 60: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAAutomatização de Vários Pontos (MPA)

Microlog CMXA50 3 - 29Manual do Usuário

Um A em letra maiúscula indica um alarme global. Um aem letra minúscula indica um alarme de pico. Alarmes debanda são exibidos com um número subscrito indicando onúmero da banda específica na qual o alarme foi disparado.

Quando os níveis de alarme são excedidos, alarmes debandas espectrais são exibidos e salvos para revisão nomodo Rever. O software do host recalcula as bandasespectrais dos pontos de ajuste dos dados espectraiscarregados e da banda espectral original.

Automatização de Vários Pontos (MPA)

O coletor de dados CMVA50 Microlog permite que ousuário configure até 12 medições para coleta de dadosautomática em um ponto de medição. Utilizando o mesmosensor, o usuário precisa pressionar apenas um botão paracoletar seqüencialmente todas as medições MPA pré-configuradas.

! O PONTO de referência de rotação nãopode ser incluído em um grupo de pontosMPA, mas os PONTOs de dadosdinâmicos ligados ao PONTO dereferência de rotação podem.

Ajuste da ROTA MPA

Para ajustar uma ROTA MPA:

• No seu software Machine Analyst ou PRISM do host,acesse a tela Ajuste de Ponto. O campo Descriçãoda tela Ajuste de Ponto é utilizado para identificarPONTOs MPA. Os quatro primeiros caracteres nocampo Descrição identificam o grupo MPA ao qual oPONTO que está sendo configurado pertence. Para osPONTOs MPA, o primeiro caractere no campoDescrição é sempre "@". O caractere @ deve ser

Page 61: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAColeta de Dados do Grupo MPA

3 - 30 Microlog CMXA50Manual do Usuário

seguido por três caracteres alfanuméricos queidentificam o grupo de PONTOs MPA.

! Os quatro primeiros caracteres deDescrição devem ser idênticos a cadaPONTO no grupo MPA.

Por exemplo:

@MT1 VELOCIDADE@MT1 ACEL@MT1 ENV AC

são Descrições permitidas para três PONTOs MPAcoletados na mesma localização em um motor. Paraobter-se três PONTOs adicionais coletados em umasegunda localização do motor,

@MT2 VELOCIDADE@MT2 ACEL@MT2 ENV AC

podem ser Descrições apropriadas.! Se forem definidos mais de 12 PONTOs,

o CMXA50 coletará dados para os 12primeiros PONTOs MPA e os PONTOsMPA restantes serão ignorados.

Coleta de Dados do Grupo MPA

Para iniciar a coleta de dados de grupo MPA:

• Utilizando os botões de direção, selecione a máquinaMPA desejada no nível Máquina da lista ROTA.

! Apenas o primeiro PONTO MPA naseqüência será exibido. A descrição (porexemplo, @MT1) será exibida na parteinferior da tela.

• Realce o PONTO MPA visível e pressione o botãoEnter.

Page 62: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAColeta de Dados do Grupo MPA

Microlog CMXA50 3 - 31Manual do Usuário

Depois que o CMXA50 coleta os dados para o primeiroPONTO MPA no grupo MPA, ele exibe os resultadosespectrais do PONTO. Isso permite verificar se as conexõesde cabo estão boas e se existe um sinal de sensor bom everifica a integridade para os PONTOs MPA restantes nogrupo MPA (cujos espectros não são exibidos para oaumento da velocidade de coleta de dados).

• Quando o primeiro espectro de PONTO for exibido,pressione um botão Enter para continuar a medir, osdados para todos os PONTOs MPA restantes,indicados pela tela Obtendo Medições Adicionais.

Figura 3 - 15.A tela Obtendo Medições Adicionais.

Quando todos os dados MPA forem coletados para as sériesde PONTOs, a tela Obtendo Medições Adicionaispermanecerá aberta por dois segundos para exibir o ID doPONTO, a leitura anterior, a leitura atual e a porcentagemde alteração da última leitura antes que a tela seja fechada eo CMXA50 estará pronto para coletar dados para opróximo PONTO.

Resumo das Medições MPA

Se você pressionar o botão de direção para cima/para baixoenquanto estiver na tela Obtendo Medições Adicionais,aparecerá a tela Obter Medições e ficará aberta até que obotão Enter seja pressionado, permitindo que você

ID doponto

leituraanterior

leituraatual

alteraçãodeporcent.da últimaleitura

Page 63: 02 - Manual Basico CMXA50

Coleta de Dados de ROTAColeta de Dados do Grupo MPA

3 - 32 Microlog CMXA50Manual do Usuário

visualize os resumos de medição MPA em um formatoidêntico à tela Obtendo Medições Adicionais.

• Utilize os botões de direção para cima/baixo pararolar pelos resultados de Medições Obtidas epressione um botão Enter quando tiver terminado.

Figura 3 - 16.A tela Medições Obtidas.

Se for encontrado um PONTO não-MPA em um grupoMPA, a coleta de dados será interrompida para os PONTOsMPA restantes. Quando o próximo PONTO MPA forencontrado, ele será considerado um novo grupo MPA.

Page 64: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 4 - 1Manual do Usuário

4Como Rever Dados Coletados

Visão Geral

O modo Rever do CMXA50 Microlog permite exibir todosos dados de medição armazenados, permitindo executaruma análise de campo e determinar se os resultados damedição são adequados ou se as medições precisam sercoletadas novamente.

Como Rever Dados de Medição Dinâmica

O modo Rever permite exibir telas de exibição espectral detodas as medições dinâmicas armazenadas.

Para rever os espectros do CMXA50 armazenados:

• Na tela principal, utilize os botões de direção para aesquerda, para a direita, para cima e para baixo pararealçar a opção Rever e pressione um botão Enter.Você será colocado no modo Rever e a lista dehierarquias da ROTA será exibida.

Quando o modo Rever for iniciado, a barra indicadoraassumirá como padrão quaisquer itens de ROTA ehierarquia que estejam ativos na lista de hierarquias domodo Rota do CMXA50.

• Para realçar o PONTO de medição cujos dados vocêdeseja rever, utilize os mesmos procedimentos denavegação da lista de hierarquias descritos nocapítulo Coleta de Dados de Rota deste manual.

! Os usuários acostumados com osprocedimentos de navegação da lista dehierarquias do CMXA50 podem pular a

Page 65: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosComo Rever Dados de Medição Dinâmica

4 - 2 Microlog CMXA50Manual do Usuário

seção “Como Navegar pela Lista deHierarquias” a seguir.

Como Navegar Pela Lista de Hierarquias daROTA

Figura 4 - 1.Exemplo de uma lista de hierarquias da ROTA.

No CMXA50, você pode exibir uma hierarquia de mediçãode ROTA por vez. A ROTA "ativa" é selecionada eidentificada utilizando o item de hierarquia de nível Rotana parte superior da lista.

Para selecionar uma medição para revisão:

• Utilize as setas para a esquerda/direita para navegarpara cima e para baixo pela lista de hierarquias, a fimde ativar o nível de hierarquia da Rota. Quando onível de Rota está ativo, todas as ROTAS disponíveissão exibidas em uma lista suspensa à direita do itemde hierarquia da Rota.

• Com a lista suspensa Rota exibida, utilize as setaspara cima/para baixo para realçar o nome da ROTAque você deseja coletar.

• Em seguida, utilize o botão de direção para a direitapara selecionar a ROTA realçada. Uma caixa de

níveishierárquicos

Page 66: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosComo Rever Dados de Medição Dinâmica

Microlog CMXA50 4 - 3Manual do Usuário

diálogo de progresso é exibida à medida que oCMXA50 carrega a ROTA na memória e a hierarquiada ROTA especificada é exibida na lista ROTA.

Derivados do item de hierarquia de Rota ativa estão ositens de nível de hierarquia Fábrica, SET, Máquina ePonto.

! Ao descarregar uma ROTA a partir doMachine Analyst do PRISM4 com menosníveis que a hierarquia do CMXA50, aosníveis “vazios” serão dados marcadoresde lugar compostos do próximo nome denível disponível mais >> marcadores paraindicar o número de níveis “vazios”.

! Se houver muitos níveis obtidos dedescarregamentos do Machine Analyst, oSET diretamente antes do primeiroPONTO que contém a Máquina seráeliminado e todos os PONTOs serãocombinados em uma única Máquina. Paraevitar confusão, atribua nomes exclusivosaos PONTOs, mesmo quando elesestiverem localizados em níveis deMáquina diferentes em sua hierarquia desoftware do host.

Os itens de níveis de hierarquia Fábrica e SET sãoopcionais e, dependendo da configuração do bancode dados do Machine Analyst ou PRISM4, podem ounão podem ter IDs associados. Se nenhum ID estiverassociado, o nome da Máquina será promovido,utilizando sinais de interpolação para indicar onúmero de níveis maiores que o nível da Máquina.

Os itens de níveis de hierarquia Máquina e Ponto sãoobrigatórios para todos os bancos de dados MachineAnalyst e PRISM4 e geralmente contêm diversos subitens.Por exemplo, diversas Máquinas no nível Máquina ediversos PONTOs de medição no nível Ponto para cadaMáquina.

Page 67: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosComo Rever Dados de Medição Dinâmica

4 - 4 Microlog CMXA50Manual do Usuário

! Um “SET” pode apenas manter outrosSETs e Máquinas. Uma “Máquina” sópode manter PONTOs de medição.

• Utilize os mesmos procedimentos de botão de direçãodescritos acima para navegar por esses itens e seussubitens de hierarquia adicionais. Em resumo:

Setas para a esquerda/direita – navegam para cima epara baixo nos níveis de hierarquia.

Setas para cima/baixo – navegam pelos subitens daslistas suspensas geradas a partir de um nível dehierarquia.

Seta para a direita – seleciona um subitem em umalista suspensa.

Figura 4 - 2.A lista ROTA do modo Rever.

Botões de Função

Os botões de função na lista de hierarquias do modo Reverincluem:

Ajuda – exibe a tela Ajuda para acessar as Informaçõessobre PONTOS, as Instruções de Rota e os tópicos de ajudaon-line do CMXA50.

Page 68: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosComo Rever Dados de Medição Dinâmica

Microlog CMXA50 4 - 5Manual do Usuário

FFT – exibe a tela de exibição espectral do PONTO demedição ativo para revisão.

Escape – sai do modo Rever e faz com que você volte paraa tela principal.

Para rever dados espectrais da medição:

• Com o PONTO de medição desejado realçado,pressione o botão de função FFT. Os dadosespectrais armazenados da medição são exibidos.

Figura 4 - 3.A tela Exibição Espectral do modo Rever.

! As operações da tela de exibiçãoespectral do modo Rever são semelhantesàs operações da tela de exibição espectraldo modo Rota, a exceção é que o botãode função Notas não está disponível.Consulte a seção Exibindo Dados deMedição Dinâmica do capítulo Coletade Dados de ROTA para obter maisinformações sobre os recursos de análiseda exibição espectral.

• Depois de rever os dados de medição, pressione umbotão Enter ou o botão de função Escape para voltarpara a lista de hierarquias do modo Rever.

Page 69: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosComo Rever Dados de Automação de Vários PONTOS (MPA)

4 - 6 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Como Rever Dados de Automação de VáriosPONTOS (MPA)

O CMXA50 permite rever dados para cada PONTO MPAem um grupo de MPAs.

Para rever dados de PONTO MPA:

• No modo Rever, utilize as setas para a esquerda,direita, para cima e para baixo para realçar o primeiroPONTO de medição MPA no grupo de MPAs epressione o botão de função FFT. Os dadosespectrais armazenados do primeiro PONTO MPAsão exibidos.

Figura 4 - 4.Uma tela de Exibição Espectral MPA do modo Rever.

• Pressione um botão Enter ou o botão de funçãoPróximo para visualizar as outras telas de exibiçãoespectral do PONTO de medição MPA do grupo deMPAs.

• Ou pressione o botão de função Anterior para voltarpara a tela de exibição espectral anterior do PONTOde medição MPA.

! Pressione o botão de função Escape paravoltar para a lista de hierarquias do modo

exibirpróximoPONTOMPA

Page 70: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosComo Rever Dados de Medição do Processo (Estático)

Microlog CMXA50 4 - 7Manual do Usuário

Rever sem visualizar as outras exibiçõesespectrais do PONTO MPA.

Como Rever Dados de Medição do Processo(Estático)

O CMXA50 permite exibir uma tela “geral” dos dados demedição de processos armazenados.

Figura 4 - 5.Um PONTO de processo realçado no modo Rever.

Para rever dados do PONTO de medição do processo:

• Na lista de hierarquias do modo Rever, utilize assetas para a direita, esquerda, para cima e para baixopara realçar o PONTO de processo desejado epressione o botão de função Global . A tela Global éexibida.

exibe a telaglobal

Page 71: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosComo Rever Dados de Medição do Processo (Estático)

4 - 8 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Figura 4 - 6.A tela Global do modo Rever.

! As funções da tela de exibição Global sãosemelhantes às telas de coleta de dados demedição do processo, a exceção é que obotão de função Notas não estádisponível. Consulte a seção ComoColetar Medições de Processo nocapítulo Coleta de Dados de ROTAdeste manual para obter maisinformações.

• Depois de rever seus dados de medição armazenados,pressione o botão de função Escape da tela dehierarquias Rever para sair do modo Rever e voltarpara a tela principal do CMXA50.

Page 72: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosRevendo Dados de Medição Fora ROTA

Microlog CMXA50 4 - 9Manual do Usuário

Revendo Dados de Medição Fora ROTA

Os dados de medição Fora ROTA podem ser revisados demaneira semelhante aos dados de ROTA.

• No modo Rever, pressione a tecla 0 (zero). Um botãode função Fora Rota será exibido. Continue apressionar a tecla 0 e pressione o botão de funçãoFora Rota para entrar no modo Rever Fora ROTA

! Consulte a seção Como Rever Dados deMedição Fora Rota do capítulo ForaROTA para obter mais informações.

Page 73: 02 - Manual Basico CMXA50

Como Rever Dados ColetadosRevendo Dados de Medição Fora ROTA

4 - 10 Microlog CMXA50Manual do Usuário

Notas do Usuário

Page 74: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 Glossário - 1 Manual do Usuário

Glossário de Termos Aceleração – a taxa de tempo de alteração da velocidade. As medições de aceleração geralmente são feitas com acelerômetros. Acelerômetro – um sensor cuja saída é diretamente proporcional à aceleração. Alinhamento – uma condição segundo a qual os eixos dos componentes da máquina são coincidentes, paralelos ou perpendiculares, de acordo com as exigências do projeto. Amostragem externa – em um DSA, refere-se ao controle da amostragem de dados por um sinal de tacômetro multiplicado. Fornece uma exibição fixa da vibração com alteração da velocidade. Amplitude – a magnitude do movimento ou da vibração dinâmica. Expressa em termos de pico a pico, zero a pico ou RMS. Analisador de espectro – um instrumento que exibe o espectro de freqüência de um sinal de entrada. Análise de sinal – processo de extração de informações sobre o comportamento de um sinal no domínio de tempo e/ou domínio de freqüência. Descreve o processo inteiro de filtragem, amostragem, digitalização, cálculo e exibição de resultados em um formato significativo.

Assíncrono – componentes de vibração que não estão relacionados à velocidade de rotação. Ativar – tornar ativo. Axial – na mesma direção que a linha central do eixo. Balanceamento – um procedimento para o ajuste da distribuição da massa radial de um rotor de maneira que a linha central da massa se aproxime da linha central geométrica do rotor. Bit – a menor unidade de armazenamento de informações do computador. Equivalente a uma seleção de um ou zero. Byte – Uma unidade de armazenamento de informações do computador, geralmente igual a oito bits ou um caractere. Cálculo da média linear – em um DSA, o cálculo da média de registros de tempo que resulta na redução de componentes assíncronos. Cálculo de médias – em um analisador dinâmico de sinais, o cálculo digital das médias de várias medições para melhorar a exatidão estatística ou para reduzir o nível de componentes assíncronos aleatórios. Campo – um item de dados. Exemplos de campos são Tipo de PONTO, Descrição, etc. Canal – um sensor e o hardware de instrumentação e o software relacionado para exibir seu sinal de saída.

Page 75: 02 - Manual Basico CMXA50

Glossário - 2 Microlog CMXA50 Manual do Usuário

Carregar – transferir dados do dispositivo de medição para o computador host. Ciclo – uma seqüência completa de valores de uma quantidade periódica. CPM – ciclos por minuto. CPS – ciclos por segundo. Também conhecido como Hertz (Hz). Defeito global do rolamento – dano relativamente grande em um elemento do rolamento. Desequilíbrio – uma condição na qual a massa de um eixo e suas linhas centrais geométricas não coincidem. Deslocamento – a mudança na distância ou posição de um objeto com relação a uma referência. Disparo – qualquer evento que pode ser utilizado como uma referência de tempo. Domínio da freqüência – um gráfico FFT (amplitude versus freqüência). Domínio de tempo – um gráfico de amplitude dinâmica versus tempo. Download – transferência de informações do computador host para o dispositivo de medição. Eixo – o plano de referência utilizado na plotagem de rotinas. O eixo X é o plano de freqüência. O eixo Y é o plano de amplitude. Espectro – uma exibição de freqüências discretas e suas amplitudes. Espectro de fase – o diagrama de freqüência de fase obtido como

parte dos resultados de uma transformada de Fourier. Espectro de linha base – Um espectro de vibração obtido quando uma máquina está em boas condições de operação; utilizado como uma referência para monitoramento e análise. Espectros de pico – uma medição de domínio de freqüência em que, em uma série de medições espectrais, o espectro um com a mais alta magnitude em uma freqüência especificada é retido. EU – consulte UNIDADES DE ENGENHARIA. Faixa de freqüência – a faixa de freqüência (largura de banda) na qual uma medição é considerada válida. Geralmente refere-se ao limite superior da análise de freqüência, considerando-se zero como o limite inferior da análise. Fase – uma medição de relação temporal entre dois sinais ou entre um evento de vibração específico e um pulso do keyphasor. FFT – consulte Transformada rápida de Fourier. Filtro – um dispositivo eletrônico projetado para deixar passar ou rejeitar uma banda de freqüência específica. Filtro passa-alto – um filtro com uma banda de transmissão que se inicia em uma freqüência de corte mais baixa e estende-se (teoricamente) até o infinito.

Page 76: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 Glossário - 3 Manual do Usuário

Filtro passa-baixa – um filtro cuja banda de transmissão estende-se da faixa de corte superior até o DC. Filtro passa-faixa – filtro com uma única banda de transmissão que se estende da freqüência de corte menor até a maior. A largura da banda é determinada pela separação das freqüências em que a amplitude é atenuada em 3 dB (0,707). Forma de onda – uma apresentação ou exibição da amplitude instantânea de um sinal como uma função de tempo. Forma de onda de tempo - consulte Forma de onda. Freqüência – a taxa de repetição de um evento periódico, normalmente expressa em ciclos por segundo (Hz), ciclos por minuto (CPM), revoluções por minuto (RPM) ou múltiplos da rotação (ordens). As ordens são normalmente citadas como 1X para a rotação, 2X para duas vezes a rotação e assim por diante. Freqüência central – para um filtro passa-faixa, o centro da banda de transmissão. Freqüência natural – a freqüência de vibração livre de um sistema. A freqüência na qual um sistema não amortecido com um único grau de liberdade oscilará com o deslocamento momentâneo de sua posição de inatividade. Hertz (Hz) – ciclos por segundo. CPM/60. Hierarquia – um método de organização de equipamento em

grupos lógicos ou em áreas físicas para acesso fácil no banco de dados do PRISM4. Esse formato é composto por CONJUNTOs Principais, SubCONJUNTOs, máquinas e PONTOs de medição. Intervalo - consulte Intervalo da sonda. Intervalo da sonda – a distância física entre a face de uma ponta de sonda parasita e a superfície observada. A distância pode ser expressa em termos de deslocamento (mils e micrômetros) ou em termos de voltagem (milivolts), que é o valor do sinal de saída de dc (negativo) e é uma representação eletrônica da distância do intervalo físico. A convenção de polaridade padrão sugere que um aumento do intervalo resulta no aumento do sinal de saída (menos negativo); o intervalo maior produz um sinal de saída menor (mais negativo). Janela Flat Top – uma função da janela DSA que oferece a amplitude mais precisa para a medição de componentes de freqüência discreta. Janela Hanning – função da janela DSA que oferece melhor resolução de freqüência que a janela flat top, mas com exatidão de amplitude reduzida. Largura de banda – o espaçamento entre freqüências em que um filtro passa-faixa atenua o sinal em 3 dB. Linhas – um termo comum utilizado para descrever os filtros de

Page 77: 02 - Manual Basico CMXA50

Glossário - 4 Microlog CMXA50 Manual do Usuário

um DSA (por exemplo, um analisador de 400 linhas). Livre – um termo utilizado para descrever a operação de um analisador ou processador que opera continuamente em uma taxa fixa, sem sincronismo com algum evento de referência externa. Monitoramento de condição – determinação da condição de uma máquina pela interpretação das medições feitas periodicamente ou continuamente enquanto a máquina está operando. Monitoramento de diversos parâmetros – um método de monitoramento de condição que utiliza diversas tecnologias de monitoramento para monitorar melhor as condições da máquina. Órbita – o caminho de movimentação da linha central do eixo durante a rotação. Partida/Parada – o monitoramento das condições da máquina durante um processo de inicialização ou desligamento. PONTO – define a localização de uma máquina na qual os dados de medição são coletados e o tipo de medição. Ponto de ajuste - consulte ponto de ajuste de alarme. Ponto de ajuste de alarme – qualquer valor acima do qual é inaceitável ou perigoso operar a máquina. Posição da linha central – a localização média, relativa à linha

central de ângulo radial, do movimento dinâmico do eixo. Posição radial – a localização média, relativa à linha central de ângulo radial, do movimento dinâmico do eixo. Processamento de sobreposição – o conceito de executar uma nova análise em um segmento de dados no qual apenas uma parte do sinal foi atualizada (alguns dados antigos, alguns dados novos). Radial – a direção perpendicular à linha central do eixo. Referência de fase – um sinal utilizado em medições do maquinário de rotação, gerado por um sensor que observa um evento uma vez por revolução. Resposta de fase – a diferença de fase (em graus) entre os sinais de entrada e de saída do filtro, conforme a variação da freqüência; geralmente expresso como avanço e atraso com relação à entrada. Ressonância – a condição de resposta da amplitude de vibração e da alteração de fase causada por uma sensibilidade correspondente do sistema a uma freqüência de forçamento específica. A ressonância é tipicamente identificada por um aumento substancial na amplitude e um deslocamento da fase relacionada. RMS – a raiz quadrada de uma soma de um conjunto de valores instantâneos elevados ao quadrado. ROTA – uma seqüência de coleta de PONTO de medição.

Page 78: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 Glossário - 5 Manual do Usuário

Sensibilidade – a razão da magnitude de uma saída para a magnitude de uma quantidade medida. Também o menor sinal de entrada para o qual um instrumento pode responder. Sensor – um transdutor que mede um fenômeno físico e converte-o em sinal elétrico analógico. Sensor de referência de fase Keyphasor – um sinal utilizado nas medições do maquinário de rotação, gerado por um sensor que observa um evento uma vez por revolução. (Keyphasor é uma marca comercial da Bently-Nevada.) Sonda – um sensor de correntes parasitas, embora algumas vezes utilizada para descrever qualquer sensor de vibração. Taxa de transmissão – taxa ajustável de transferência de comunicação serial. Medida em bits por segundo. Tendência – a medição de uma variável versus tempo. Termopar – um dispositivo de detecção de temperatura formado por dois fios de metal diferentes que, quando afetados termicamente (aquecidos ou resfriados), produzem uma alteração no potencial elétrico. Transdutor – um dispositivo que converte uma quantidade física em uma saída elétrica. Transformada rápida de Fourier - um método de cálculo da conversão de uma forma de onda de tempo em uma exibição de freqüência, que

mostra a relação de freqüências discretas e suas amplitudes. Unidades de engenharia – unidades físicas na qual uma medição é expressa, como pol./s, micrômetros ou mils. Selecionadas pelo usuário. Velocidades críticas – em geral, qualquer velocidade de rotação associada à amplitude de vibração alta. Com freqüência, as velocidades do rotor que correspondem às freqüências naturais do sistema. Vibração – o comportamento dos componentes mecânicos de uma máquina, conforme reagem às forças externas ou internas. Magnitude de movimento cíclico; pode ser expressa como aceleração, velocidade ou deslocamento. Definida por freqüência e componentes com base em tempo. Vibração axial – vibração alinhada com uma linha central do eixo. Vibração radial – a vibração perpendicular à linha central do eixo.

Page 79: 02 - Manual Basico CMXA50

Glossário - 6 Microlog CMXA50 Manual do Usuário

Page 80: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 Índice - 1 Manual do Usuário

Índice Remissivo

2 2 canais Consulte dois canais

A acel, medição predefinida A-9 acel. de envelope, medição

predefinida A-10 acoplamento A-15 ajuda

botão 1-9 tela 1-9

ajuste 2-7 ajuste automático independente B-

25 ajuste da órbita B-7 ajuste de escala de gráfico do eixo

y 3-15 ajuste de escala de gráfico, eixo y

3-15 ajuste de órbita

acoplamento B-8 disparo B-9 filtro B-8 nível B-9 sensibilidade B-8 unidades B-8

ajuste órbita disparo rampa ext. B-8

ajustes de medições globais 2-5 ajustes do sistema 2-1 alta res, medição predefinida A-8 alternar

funções-chave B-24 amostras/linhas A-19

aquisição 2-7 associação de dados infravermelhos

2-3 automatização de vários pontos See

MPA measurements avanço automático 2-7, 3-8

B balanceamento 1-4, C-1

ajuste C-6 ajuste de dois planos C-34 carregando uma tarefa salva C-28 combinando pesos C-24 disparo C-3 dividindo pesos C-19 dois planos C-30 estimando peso de teste C-25 quase estático See balancing regra 30/30 C-17 salvando sua tarefa C-8, C-26 telas de resumo C-22 um único plano C-4 união estática C-51

balanceamento de dois planos See balancing

balanceamento de união estática See balancing

banda espectral 3-30 banda espectral FFT 3-30 bateria

carregando 1-19, 1-23 instalação 1-19, 1-20 operações 1-19 substituição 1-22 substituindo 1-22 temperaturas 1-22

botão de função do usuário A-5 botão de função FFT 4-5 botão de função global 4-8

Page 81: 02 - Manual Basico CMXA50

Índice - 2 Microlog CMXA50 Manual do Usuário

botão de função manual 3-22 botões 1-10

direção 1-12 enter 1-11 função 1-11

botões de direção 1-12, 3-8 tela principal 1-12 telas de ajuste 1-12 telas de exibição de dados 1-15 telas de lista de hierarquias 1-13

botões de função 1-11 botão ajuda 1-9 botão atualizar placa 1-10 botão sobre 1-9 fase de canal cruzado B-22 modo fora rota A-4 modo rever 4-5 tela de exibição da órbita B-12 tela de exibição de entrada de

dados manual 3-23 tela de exibição de forma de onda

de tempo 3-18 tela de exibição do processo 3-21 tela de exibição espectral 3-14 tela usuário A-13 visão geral 1-9

botões enter 1-11

C cálculo de médias, rápido 2-6 cálculo rápido de médias 2-6 canais de entrada

operação de dois canais B-5 canal de entrada A-15 canal duplo Consulte dois canais carregando 3-3 coleta de dados 3-28

espectro duplo B-15 fase do canal cruzado B-19, B-21

fora rota A-4 formato de onda de tempo duplo

B-15 medições de processo 3-19 medições MPA 3-32 medindo novamente 3-28 órbita B-11 pulando as medições 3-28 rota 3-5

coletando dados 3-5 comunicação

ajuste 3-2 conexões 1-24

conectores fischer 1-25 conexões 1-24

acoplamento 1-26 fischer 1-25

config screen fill spectrum 2-9

convenções do manual do usuário 1-2

cursor dois canais B-24 pico 3-16

cursor de pico 3-16

D dados de forma de onda de tempo

3-16 dados espectrais 3-12 descrição, ponto MPA 3-31 detecção A-16 disparo B-9, C-3 disparo rampa ext. A-21 dispositivos de entrada 1-5 dois canais

ajuste automático independente B-25

ajustes de escala total B-24

Page 82: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 Índice - 3 Manual do Usuário

cursor B-24 expansão de exibição B-24 fase de canal cruzado B-18 instalação B-2 operação sem disparo B-25 rever B-26

E especificar RPM B-9, B-19

banco de dados B-10, B-20 digitar B-10, B-20 exibição espectral B-10, B-21

espectro de dois canais coleta de dados B-15 tela de exibição de dados B-17

espectro duplo ajuste de medição B-15 rever B-28 tela de exibição de dados B-17

excluindo todas as rotas 2-8 excluindo uma rota 2-8 exibição de dados

ajustes de escala total B-24 cursor de dois canais B-24 expandir B-24 tabelas de fase B-23

F faixa de entrada

tela config 2-9 fase de canal cruzado B-18

ajuste de medição B-19 coleta de dados B-19 rever B-29 tabelas de fase B-23 tela de exibição B-21

fase, canal cruzado B-18 fazendo o download 3-3

filtro B-8 filtro passa-alto A-17 fmax A-18 fonte de alimentação/carregador de

bateria 1-17, 1-20 fora rota

botão de função fora rota A-22 botões de função A-4 coleta de dados A-4 medições A-1 medições definidas pelo usuário

A-11 medições predefinidas A-5 rever A-22 tela usuário A-12

formato de onda de tempo de dois canais

coleta de dados B-15 tela de exibição de dados B-17

formato de onda de tempo duplo ajuste de medição B-15 rever B-28 tela de exibição de dados B-17

formato de onde de tempo de dois canais

ajuste B-15 formato tela A-15 funções-chave

alternar B-24

G gE, medição predefinida A-10

H hierarquia 3-1

navegação 3-6

Page 83: 02 - Manual Basico CMXA50

Índice - 4 Microlog CMXA50 Manual do Usuário

I ICP 2-9 igual, medição predefinida A-6 imprimindo telas 1-16 indicadoes de alarme

bandas 3-30 indicadores de alarme 3-30

alarme global 3-30 alarmes de pico 3-30

indicadores LCD 1-5 indicadores, LCD 1-5 info. de ponto atuais 3-19 informações de ponto 3-18, 1-24,

B-30 inicializar 2-4, 2-8 instalação

módulo analisador de dois canais B-2

instalação do módulo de balanceamento C-1

instruções 3-9 intervalo de entrada 3-28 IrDA 2-3

J janela A-19

L limpar 2-8 linhas/amostras A-19

M machine analyst 1-6 marcação de rotação 3-25

mensagens de erro 3-27 marcadores harmônicos 3-15

marcadores, harmônicos 3-15 médias A-20 medições de processo

coleta de dados 3-19 rever 4-7

medições de processos tela global 4-9

medições dinâmicas 3-12 rever 4-1 tela de exibição espectral 3-12 telas de exibição de forma de

onda de tempo 3-16 medições do processo

entrada de dados manual 3-21 medições duplas B-15

ajuste B-15 coleta B-15 opções de exibição B-15

medições fora rota definidas pelo usuário A-12

medições MPA 3-31 coleta de dados 3-32 rever 4-6

medições predefinidas A-5 aceleração A-9 aceleração de envelope A-10 alta resolução A-8 igual A-6 oposto A-8 tempo aceleração A-9 velocidade A-10

medições triaxiais A-16 mensagens de erro 3-27 microlog 1-3 modos operacionais 1-8

N nível disparo A-21 notas codificadas 3-24

Page 84: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 Índice - 5 Manual do Usuário

notas, codificadas 3-24 número da versão de firmware 1-8 número da versão do firmware 1-9 número de ID da unidade 1-9 número de série 1-10, B-3

O opções de medição definidas pelo

usuário A-13 acoplamento A-15 alterar nome A-14 canal de entrada A-15 detecção A-16 disparo rampa ext. A-21 filtro passa-alto A-17 fmax A-18 formato tela A-15 janela A-19 linhas/amostras A-19 médias A-20 nível A-21 sensibilidade A-17 sobreposição A-20 tipo A-21 unidades A-15 zerar bin A-21

operação sem disparo B-25 operações de memória 2-4, 2-8

excluir rota 2-8 excluir todas as rotas 2-4, 2-8 inicializar 2-4, 2-8 limpar 2-8 solução de problemas 2-10

operador, selecionando 3-5 oposto, medições predefinidas A-8 órbita

ajuste B-7 armazenamento de medição B-13 coleta de dados B-11

formato de onda de tempo B-14 rever B-27 tela de ajuste B-7 visão geral B-6

overload clearing 3-28

P placa de memória 1-28 placa PC

imprimindo telas 1-16 módulo de dois canais B-2 módulo fora rota A-2 operação 1-28

ponto de referência da rotação 3-25 ponto de referência, rotação 3-25 PRISM 1-6

R rampa 2-7 recursos da análise de campo 3-15 regra 30/30 C-17 reinicialização permanente 1-29 reinicialização, permanente 1-29 rel rotação 3-26 rever 4-1

botões de função 4-5 dois canais B-26 espectro duplo B-28 fase de canal cruzado B-29 fora rota 4-10, A-22 formato de onda de tempo duplo

B-28 medições de processo 4-7 medições dinâmicas 4-1 medições MPA 4-6 navegação na lista de rotas 4-2 órbita B-27

Page 85: 02 - Manual Basico CMXA50

Índice - 6 Microlog CMXA50 Manual do Usuário

tela de exibição espectral 4-1, 1-23

rota 3-1 instruções 3-9 lista 4-2 modo de rota 3-1 navegação pela lista de

hierarquias 3-6 RPM

entrada manual B-9, B-20

S salvando telas 1-16 selecionando operadores 3-5 sensibilidade A-17 sensor 3-28 sinais de entrada do disparo 1-25 sinais de entrada do sensor 1-25 sistema CMXA50 microlog 1-3 sobrecarga

sinal 3-28 sobreposição A-20 solução de problemas, operações de

memória 2-10 sonda 3-28, 3-29 spectral display screen

fill spectrum 2-9

T tabelas de fase B-23 taxa de transmissão 3-2 teclado 1-15

alfanumérico 1-15 digitando letras 1-16 entrando números 1-15

teclado alfanumérico 1-15 tela ajuste 2-1, 2-2

data/hora 2-3

formato da data 2-3 IrDA 2-3 memória 2-4 memória de rota 2-2 tempo limite 2-3 unidades padrão 2-3 velocidade de transmissão 2-3

tela config 2-5 aquisição 2-7 avanço automático 2-7 cálculo rápido de médias 2-6 faixa de entrada 2-9 ICP rota 2-9 memória 2-8 unidades de freqüência 2-6

tela configuração 2-5 tela de exibição

imprimindo 1-16 tela de exibição espectral 3-12

avanço automático 2-7 tela de título da SKF 1-7 tela global 4-9 Tela LCD 1-7 tela principal 1-7 tela usuário A-12

botões de função A-13 tempo acel., medição predefinida

A-9 tipo A-21 tipos de medições A-5 transferir 3-2

U último ponto de rota 3-12 um único plano Consulte

balanceamento units A-15 usuário, selecionando 3-5

Page 86: 02 - Manual Basico CMXA50

Microlog CMXA50 Índice - 7 Manual do Usuário

V valores de pico 3-30 valores globais 3-30 velocidade, medição predefinida A-

10 visão geral do capítulo 1-2

Z zerar bin A-21

Page 87: 02 - Manual Basico CMXA50

Índice - 8 Microlog CMXA50 Manual do Usuário