1º BIMESTRE - · PDF fileExercícios complementares. ... Calcular o valor...

5
NRE - TOLEDO PLANO DE TRABALHO DOCENTE MATEMÁTICA COLÉGIO SENADOR ATILIO FONTANA Ensino Fundamental e Médio SÉRIE: 8º ano A, ANO LETIVO: 2014 PROF: TEREZA HENRIQUETTA BENETTI 1º BIMESTRE Conteúdos Estruturantes e Específicos (o quê?) Objetivos (por quê?) Encaminhamentos Metodológicos (como?) Atividades dos Alunos (o que farão?) Recursos Didáticos (com quê?) Avaliação: critérios e instrumentos (o quê?) (por meio de?) Números e Álgebra Conjuntos numéricos Números naturais, inteiros , racionais, irracionais e reais, PI. Potenciação e notação cientifica: Expoente inteiros, e potencias Radiciação Raiz exata e não exata. -Identificar os conjuntos dos números: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais -Saber que a reunião do conjunto dos números racionais com os conjuntos dos irracionais é um novo conjunto numérico denominado conjunto dos números reais. -Saber que entre dois números reais distintos quaisquer existem infinitos números reais. Reconhecer que as operações adição, subtração, multiplicação e divisão, estudadas em Q, Irracionais, são possíveis em reais R. -Reconhecer quando essa representação é um decimal exato ou uma dízima periódica. Reconhecer números irracionais (π) -Reconhecer e aplicar as propriedades da potenciação em cálculos com números reais. -Conhecer e aplicar as quatro propriedades da potenciação e identificar as potenciam de base 10. -Identificar e reconhecer números que são quadrados perfeitos. -Efetuar a extração de raízes quadradas e decomposição em fatores primos. Mostrar ao estudante as diversas diferenças entre os conjuntos numéricos. Construir a reta numérica e nela agregar diversos numerais. Situações contextualizadas com a manipulação de material concreto para facilitar a compreensão do conceito de potencia. Proporcionar discussões que levem o aluno a entender as formas de raiz quadradas. Leitura e discussão, em grupos, de textos. Atividades nos livros didáticos com discussão e resolução das mesmas. Exercícios complementares. Experiência para provar o valor do π ( PI). Atividades escritas. Trabalhos em grupo com material concreto. Atividades livros didáticos Livro didático. Régua ordenada e régua, quadro negro, giz. Calculadora, livro didático, jogos, papel quadriculado e material dourado. Livro didático, material diversos Observação das atividades dos alunos em grupos e individual, percebendo se os alunos compreenderam os conjuntos dos reais. Observação das atividades, percebendo se os alunos compreenderam a utilidades dos cálculos com a potenciação e Avaliação escrita. Interação nas aulas prova oral e escrita.

Transcript of 1º BIMESTRE - · PDF fileExercícios complementares. ... Calcular o valor...

Page 1: 1º BIMESTRE -  · PDF fileExercícios complementares. ... Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica quando se atribuem valores as ... Orientar o aluno sobre a

NRE - TOLEDO

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

MATEMÁTICA

COLÉGIO SENADOR ATILIO FONTANA

Ensino Fundamental e Médio SÉRIE: 8º ano A, ANO LETIVO: 2014

PROF: TEREZA HENRIQUETTA BENETTI

1º BIMESTRE Conteúdos

Estruturantes e

Específicos

(o quê?)

Objetivos

(por quê?)

Encaminhamentos

Metodológicos

(como?)

Atividades dos Alunos

(o que farão?)

Recursos

Didáticos

(com quê?)

Avaliação:

critérios e

instrumentos

(o quê?) (por meio de?) Números e Álgebra

Conjuntos numéricos Números naturais, inteiros , racionais, irracionais e reais, PI. Potenciação e notação cientifica: Expoente inteiros, e potencias Radiciação Raiz exata e não exata.

-Identificar os conjuntos dos números: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais -Saber que a reunião do conjunto dos números racionais com os conjuntos dos irracionais é um novo conjunto numérico denominado conjunto dos números reais. -Saber que entre dois números reais distintos quaisquer existem infinitos números reais. Reconhecer que as operações adição, subtração, multiplicação e divisão, estudadas em Q, Irracionais, são possíveis em reais R.

-Reconhecer quando essa representação é um decimal exato ou uma dízima periódica. Reconhecer números irracionais (π) -Reconhecer e aplicar as propriedades da potenciação em cálculos com números reais. -Conhecer e aplicar as quatro propriedades da potenciação e identificar as potenciam de base 10. -Identificar e reconhecer números que são quadrados perfeitos. -Efetuar a extração de raízes quadradas e decomposição em fatores primos.

Mostrar ao estudante as diversas diferenças entre os conjuntos numéricos. Construir a reta numérica e nela agregar diversos numerais.

Situações contextualizadas com a manipulação de material concreto para facilitar a compreensão do conceito de potencia. Proporcionar discussões que levem o aluno a entender as formas de raiz quadradas.

Leitura e discussão, em grupos, de textos. Atividades nos livros didáticos com discussão e resolução das mesmas. Exercícios complementares. Experiência para provar o valor do π ( PI). Atividades escritas. Trabalhos em grupo com material concreto. Atividades livros didáticos

Livro didático.

Régua ordenada e

régua, quadro

negro, giz.

Calculadora, livro didático, jogos, papel quadriculado e material dourado.

Livro didático,

material diversos

Observação das atividades dos alunos em grupos e individual, percebendo se os alunos compreenderam os conjuntos dos reais. Observação das atividades, percebendo se os alunos compreenderam a utilidades dos cálculos com a potenciação e Avaliação escrita. Interação nas aulas prova oral e escrita.

Page 2: 1º BIMESTRE -  · PDF fileExercícios complementares. ... Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica quando se atribuem valores as ... Orientar o aluno sobre a

Números e Álgebra -Revendo equações

- Valor numérico de uma expressão algébrica. - Monômios. - Polinômios.

-Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica quando se atribuem valores as variáveis. -Efetuar corretamente as operações algébricas de monômios e polinômios.

Trabalhar simultaneamente a concepção de álgebra utilizando figuras geométricas. Destacar a importância da propriedade distributiva, da multiplicação em relação adição e subtração.

Leitura e discussão de textos. Exercícios complementares.

Livro didático. multimídia

Observação do aluno em suas participações orais, no quadro e no desenvolvimento dos exercícios propostos. Avaliação escrita. -Para aferir a média ao estudante será estipulado 10,0 pontos de trabalhos e atividades e duas avaliações escritas no valor de 10,0 pontos cada. A média das avaliações mais soma de trabalho divide por dois, o estudante que não atingir a média 6,0, além dos demais alunos que quiserem melhorar média, farão recuperação de estudos e de notas com valor de 10,0 pontos.

2º BIMESTRE

Conteúdos

Estruturantes e

Específicos

(o quê?)

Objetivos

(por quê?)

Encaminhamentos

Metodológicos

(como?)

Atividades dos Alunos

(o que farão?)

Recursos

Didáticos

(com quê?)

Avaliação:

critérios e

instrumentos

(o quê?) (por meio de?) Números e Álgebra

- Produtos notáveis Fatoração: Tipos de Fatoração

Efetuar cálculos algébricos com produtos notáveis Simplificar uma expressão algébrica usando as regras dos produtos notáveis e outros conhecimentos já adquiridos.

Conhecer os tipos de fatoração Determinar corretamente a forma fatorada e escrever uma expressão algébrica sob a forma de produto de polinômio.

Apresentar situações que envolvam a representação geométrica dos produtos notáveis. Exposição oral. Resolver e discutir as atividades do livro didático.

Atividades com produtos notáveis pela multiplicação Atividades de fatoração em resolução de problemas

Livro didático. Situações problema Livro didático Situações problemas

Observação do aluno em suas participações orais, no quadro e no desenvolvimento dos exercícios proposto

Page 3: 1º BIMESTRE -  · PDF fileExercícios complementares. ... Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica quando se atribuem valores as ... Orientar o aluno sobre a

Frações Algébricas

Reconhecer frações algébricas. Simplificar e operar com frações algébricas

Através de situações problema o educando deverá deduzir formulas e aplica-las através de uma equação fracionária.

Atividades do livro didático Envolvendo frações algébricas.

Livro didático e multimídia.

Avaliar todas as atividades realizadas em casa e em sala de aula. Avaliações individuais, escritas e orais. -Para aferir a média ao estudante será estipulado 10,0 pontos de trabalhos e atividades e duas avaliações escritas no valor de 10,0 pontos cada. A média das avaliações mais soma de trabalho divide por dois, o estudante que não atingir a média 6,0, além dos demais alunos que quiserem melhorar média, farão recuperação de estudos e de notas com valor de 10,0 pontos.

3º BIMESTRE

Conteúdos

Estruturantes e

Específicos

(o quê?)

Objetivos

(por quê?)

Encaminhamentos

Metodológicos

(como?)

Atividades dos Alunos

(o que farão?)

Recursos

Didáticos

(com quê?)

Avaliação:

critérios e

instrumentos

(o quê?) (por meio de?) Números e Álgebra

Equações e sistemas de

equações.

Reconhecer e determinar a solução de uma equação do 1º grau com duas incógnitas. Verificar se um par ordenado (x;y) é ou não uma das soluções de uma equação do 1º grau com duas incógnitas. Saber relacionar duas equações de 1º grau com duas variáveis, como um sistema de equações. Resolver corretamente um sistema de equações, utilizando o método da substituição ou da adição. Resolver problemas que envolvam sistemas de equações.

Propor situações do contexto social para análise, discussão e organização dos sistemas de equações. Resolver atividades propostas utilizando diferentes métodos, comparando os resultados obtidos. Construção de tabelas e gráficos, demonstrando a interdependência entre as variáveis. Exposição oral.

Resolução de exercícios. Trabalhos em grupo para montagem de situações ou para resolução.

Livro didático Livro Didático Situações problemas.

Que no final o aluno perceba que resolver um sistema de equações de 1º grau é encontrar os valores para cada variável, de modo que verifiquem, simultaneamente as duas equações. Avaliação escrita.

Grandezas e Medidas e Geometria

Retas e Ângulos:

Reconhecer o ângulo como figura geométrica constituída para duas semi-retas por duas origens não coincidentes.

Comentar e esclarecer possíveis dúvidas quanto às diferentes classificações dos

Exercícios. Análise do desenho. Planificação e montagem

Livro didático. Desenhos. Régua.

Avaliação individual através da participação e colaboração para realizar

Page 4: 1º BIMESTRE -  · PDF fileExercícios complementares. ... Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica quando se atribuem valores as ... Orientar o aluno sobre a

- Tipos de ângulos: agudo, reto, obtuso, raso complementares, suplementares, correspondentes, opostos pelo vértice, alternos internos e internos, colaterais internos e externos. - ângulos e segmentos. - Triângulos. - Soma dos ângulos de um triângulo. - Retas paralelas e transversais Geometria

Polígonos - Congruência do triângulo. - Pontos notáveis do triângulo. - Triângulos isósceles.

Construir um ângulo dado sua medida. Reconhecer e identificar as posições das retas. Reconhecer, determinar e classificar um triângulo quanto aos seus lados e perímetro. Reconhecer e saber que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º. Reconhecer triângulos congruentes por meio da congruência dos lados e dos ângulos. Reconhecer e construir a mediatriz, mediana, bissetriz, altura interna e externa de um triângulo. Reconhecer o triângulo isósceles.

ângulos. Orientar o aluno sobre a construção e classificação do triângulo. Exposição oral.

dos triângulos. Compasso, etc. as atividades propostas. Através de atividades de desenho e avaliação teórica escrita, perceber se os alunos conseguem definir os diferentes ângulos dos triângulos. Avaliação escrita -Para aferir a média ao estudante será estipulado 10,0 pontos de trabalhos e atividades e duas avaliações escritas no valor de 10,0 pontos cada. A média das avaliações mais soma de trabalho divide por dois, o estudante que não atingir a média 6,0, além dos demais alunos que quiserem melhorar média, farão recuperação de estudos e de notas com valor de 10,0 pontos.

4º BIMESTRE

Conteúdos

Estruturantes e

Específicos

(o quê?)

Objetivos

(por quê?)

Encaminhamentos

Metodológicos

(como?)

Atividades dos Alunos

(o que farão?)

Recursos

Didáticos

(com quê?)

Avaliação:

critérios e

instrumentos

(o quê?) (por meio de?) Geometria

-Polígonos e não polígonos: -Quadriláteros e circunferências - Quadrilátero: paralelogramo - Losango. -Quadrado. -Trapézio. -Circunferência: raio,

Identificar e determinar as diagonais de um polígono. Definir e reconhecer ângulos inscritos e circunscritos. Reconhecer e identificar as diferenças entre os quadriláteros. Reconhecer os elementos de uma circunferência. Calcular a área, perímetro e volume dos

Desenhando algumas das figuras geométricas planas, em seguida traçar as diagonais; até chegar às mais complexas para que possam perceber a importância da fórmula. Exposição oral Utilizando os conceitos geométricos, propor atividades práticas para traçar circunferências, em seguida observar as diversas relações entre o tamanho das

Traçar as diagonais de alguns polígonos utilizando a régua. Resolução de exercícios complementares. Construção de compasso com lápis e barbante. Desenhar polígonos e circunferências, inscritos e subscritos.

Livro didático. Atividades extras Compasso. Régua. Barbante.

Criar oportunidade para que os alunos expliquem no quadro de giz o processo utilizado para se chegar ao resultado.

Reconheça as diversas relações entre as medidas dos polígonos inscritos e circunscritos, e sua importância para a dedução de alguns conceitos.

Page 5: 1º BIMESTRE -  · PDF fileExercícios complementares. ... Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica quando se atribuem valores as ... Orientar o aluno sobre a

diâmetro, comprimento da circunferência. - ângulos inscritos e circunferência. .

polígonos. Reconhecer o arco, a semi - circunferência, o ângulo central, a congruência de uma circunferência. Reconhecer o ângulo inscrito, relativo a uma circunferência.

circunferências e seu raio. Propondo construções geométricas a partir de situações -problemas. Exposição oral. Propor ao aluno construções geométricas através de situações - problema. Propor a construção de uma ou mais circunferências com seus ângulos e arcos. Exposição oral.

Desenhos. Exercícios. Leitura e discussão, em grupo, de textos.

Observação das atividades, percebendo se os alunos compreenderam arcos e ângulos. Desenhos e interpretação dos ângulos e arcos. Avaliação escrita.

Tratamento da Informação

Gráficos e tabelas. Aplicação do conceito de média aritmética.

Construir, ler e interpretar tabelas e gráficos. Definir e calcular média aritmética. Calcular ;porcentagens Resolver problemas que envolvem juros simples

Reunir recortes de jornais e revistas que tragam gráficos de linhas, barras e de setores, em seguida organização de grupos para a apresentação e a discussão das diferentes formas de representarem dados. Questionar o aluno com situações do cotidiano que envolva média aritmética. Exposição oral.

Leitura e interpretação. Construir gráficos. Leitura e interpretação de problemas.

Livro didático. Revistas e jornais. Régua e compasso. Internet. Livro didático. Calculadora.

Revistas e

Jornais

O aluno é capaz de reconhecer dados e organizar em tabelas e gráficos, escolhendo a representação mais apropriada. Observar se os alunos participam das atividades propostas em grupo e individual. Avaliação escrita. -Para aferir a média ao estudante será estipulado 10,0 pontos de trabalhos e atividades e duas avaliações escritas no valor de 10,0 pontos cada. A média das avaliações mais soma de trabalho divide por dois, o estudante que não atingir a média 6,0, além dos demais alunos que quiserem melhorar média, farão recuperação de estudos e de notas com valor de 10,0 pontos.

Referências: ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Maria José . Praticando matemática. 8º Ano 3 Edição Renovada, São Paulo/SP : Editora do Brasil, 2012 . Referências: DANTE, Luiz Roberto. Tudo é matemática. São Paulo : Ática, 2005 PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação Departamento de Educação Basica. Caderno Expectativas de Aprendizagem. Curitiba:2012 PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação Departamento de Educação Basica. Diretrizes Curriculares de Matematica para a Educação Básica. Curitiba :SEED/DEB –PR,2008. Projeto Político Pedagógico. Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima, 2012 Regimento Escolar. Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima, 2012