1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

17
E.M. PROFª MARIA IGNÊS BLANCO ABREU 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO CRONOGRAMA: RETIRADA DAS ATIVIDADES 05/03/2021 DEVOLUÇÃO 20/03/2021 HORÁRIO DAS 09:00 ÀS 16:00 NOME DO ALUNO: _______________________________________________________

Transcript of 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

Page 1: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

E.M. PROFª MARIA IGNÊS BLANCO ABREU

1º ROTEIRO - MARÇO

7º ANO

CRONOGRAMA:

RETIRADA DAS ATIVIDADES 05/03/2021

DEVOLUÇÃO 20/03/2021

HORÁRIO DAS 09:00 ÀS 16:00

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________

Page 2: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

NOME_________________________________________________________________

LIPT - 7º ANO VISITA

Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?

Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o ba-nheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. É, não tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem contudo afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.

Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor?

Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse. “Não faça isso com o coitado!” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença.” Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.

GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris e outras crônicas. Para gostar de ler, 31. São Paulo: Ática, 2001. p. 88-89

1. Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o homem (A) colocou-o dentro de um pote de água. (B) escondeu-o para que ninguém o matasse. (C) pingou água sobre sua cabeça. (D) procurou por outros insetos no escritório. 2. O homem interessou-se pelo inseto porque (A) decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal. (B) estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade. (C) percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água. (D) resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo. 3. A mudança na rotina do homem deveu-se (A) à chegada do inseto na redação do jornal. (B) ao intenso calor daquela tarde de verão. (C) à monotonia do trabalho no escritório. (D) à transferência de local onde estava o inseto. 4. Em “Não faça isso com o coitado!”, a palavra sublinhada sugere sentimento de (A) maldade (B) afeição (C) desprezo (D) esperança 5. A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem

Page 3: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

(A) curiosidade científica. (B) lembranças da infância. (C) medo de pegar uma D) sensação de espanto.

Page 4: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

GRAMÁTICA - 7º ANO

PROFESSORA HELENI (DONINHA)

NOME: _________________________________________________________

1) Conte quantos sons (fonemas) existem nas palavras abaixo. Exemplo:

a) máscara: m/a/s/k/a/r/a= 7 fonemas

b) higiene:

c) gel:

d) vírus:

2) Procure no dicionário, o significado das palavras abaixo:

a) empatia:

b) compaixão:

3) Complete as frases com as palavras abaixo:

VACINA – ÁLCOOL EM GEL – ESPERANÇA – MÃOS – VÍRUS

a) Higienize sempre as suas _______________ com água e sabão ou

sabonete. Quando necessário, passe ________________________.

b) A ______________ é o início de ____________________para a imunização do

corpo contra o __________________.

Page 5: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

Escola: EM Profª Maria Ignês Blanco Abreu

Componente Curricular: História Período: manhã

Ano Escolar: 7º ano A e B

Professora: Manoela Maria D. C. F. Vicentin

Dúvidas: [email protected]

Nome:______________________________________________________________

Império Romano – Parte II

Vamos revisar: Império Romano

Surgimento do Império Romano

Uma das teorias sobre a fundação de Roma a lenda dos irmãos gêmeos, Rômulo e Remo,

que viveram em 753 a.C., segundo historiadores, Roma surgiu a partir de um grupamento

de pastores que viviam às margens do Rio Tigre (região geográfica que corresponde hoje

à Itália).

No decorrer do século VI a.C., Roma ficou sob a direção dos etruscos (povos de origens gregas). A liberdade foi conquistada gradualmente, quando se transformou numa cidade-estado onde a forma de poder exercida era a monarquia.

Com as constantes desavenças entre os reis, os romanos experimentaram a república, entre 509 a.C. e 30 a.C. Nesta época, Roma passou a exercer forte poder colonial, político e militar.

Triunviratos

O governo de Roma ainda ficou fortalecido por uma estratégia de gestão que passou à história como triunviratos. O triunvirato é a gestão formada por três integrantes. A formação do primeiro deles em Roma ocorreu em 59 a.C. e contava com Júlio César, Pompeu e Marco Crasso. Em certo momento, os três entraram em guerra e César os venceu. Júlio César tornou-se o primeiro governante individual de Roma. O segundo triunvirato foi formado por Octávio, Lépido e Marco Antônio, também terminou com uma guerra civil em 31 a.C. Otávio venceu e passou a governar Roma. É nesse ponto que surge o Império Romano, em 27 a.C. e que vai até 476 d.C. Também é considerada a fase de maior prosperidade e expansão do império, na chamada dinastia Júlio-Claudiana.

Atividades de fixação:

1- Faça uma pesquisa sobre a teoria de fundação de Roma da lenda de Rômulo e

Remo.

2- Faça um lindo desenho sobre a Lenda Rômulo e Remo.

3- O que foram os triunviratos?

4- Faça uma pesquisa sobre cada triunvirato e escreva no caderno.

Page 6: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

NOME:____________________________________________________________

GEOGRAFIA – 7º ANO

O TERRITÓRIO BRASILEIRO SITUADO NA PORÇÃO SUL DO CONTINENTE AMERICANO, O BRASIL FAZ LIMITE COM 10 PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, EXCETO O CHILE E O EQUADOR. O BRASIL É CORTADO PELA LINA DO EQUADOR O QUAL INTERFERE NA ZONA CLIMÁTICA QUE É A EQUATORIAL, TAMBÉM É CORTADO PELO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO, COM A MAIOR PARTE ENCONTRA-SE ZONA CLIMÁTICA CHAMADA DE TROPICAL OU INTERTROPICAL E 8% ESTÁ ABAIXO DO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO COM A ZONA CLIMÁTICA CHAMADA DE SUBTROPICAL. O BRASIL É O PAÍS QUE POSSUI MAIOR QUANTIDADE DE ÁGUA DOCE, COM 12% DO TOTAL EXISTENTE NO PLANETA. A CONCENTRAÇÃO MAIOR DE ÁGUA DOCE ESTÁ NO RIO AMAZONAS, RIO SÃO FRANCISCO, RIO TOCANTINS E TEMOS AS RESERVAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃO SUL (O AQUÍFERO GUARANI) E NA REGIÃO NORTE (O AQUÍFERO ALTER DO CHÃO) CONSIDERADO UMA DAS MAIORES RESERVAS DE ÁGUA DO MUNDO. A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO É A “FLORESTA AMAZÔNICA”, PORÉM 40% DA FLORESTA FICA EM TERRITÓRIO/PAÍSES VIZINHOS . NELA HÁ GRANDE BIODIVERSIDADE DE ANIMAIS E VEGETAIS, BASTANTE USADA PARA A PESQUISA CIENTÍFICA. LIMITE: É A LINHA QUE, REALOU IMAGINÁRIA, DELIMITA E SEPARA UM TERRITÓRIO DE OUTRO COM UM MARCO NATURAL (RIO OU MONTANHA, ETC), OU SEPARAR COM UM MARCO ARTIFICIAL/HUMANO (RUA, OBELISCO, ETC). FRONTEIRA: É A ÁREA QUE MARCA O FIM DE UM TERRITÓRIO. RESPONDA AS QUESTÕES NO VERSO DA FOLHA DE ACORDO COM A NUMERAÇÃO: 1. O BRASIL SÓ NÃO FAZ DIVISA COM QUAIS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL? 2. QUAL A DIFERENÇA DE LIMITE E FRONTEIRA? EXPLIQUE: 3. QUAIS OS MAIORES RIOS E AQUÍFEROS DE ÁGUA DOCE NO BRASIL? 4. ONDE FICA A MAIOR FLORESTA DO MUNDO? 5. A FLORESTA AMAZÔNICA FICA TOTALMENTE EM TERRITÓRIO BRASILEIRO? 6. QUAIS AS TRÊS ZONAS CLIMÁTICAS DO BRASIL? 7. AO DIZER QUE O BRASIL “É UM PAÍS TROPICAL”, O TRECHO ABAIXO ESTÁ, EM UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA: ASSINALAR COM (X) A CORRETA.

“MORO NUM PAÍS TROPICAL, ABENÇOADO POR DEUS E BONITO POR NATUREZA, MAS QUE BELEZA

EM FEVEREIRO (EM FEVEREIRO) TEM CARNAVAL (TEM CARNAVAL)”.

(JOR, J. B.; SIMONAL, W. PAÍS TROPICAL. INTÉRPRETE: JORGE BEM JOR).

( ) CORRETO, POIS O TERRITÓRIO BRASILEIRO É CORTADO POR AMBOS OS TRÓPICOS DA TERRA. ( ) INCORRETO, POIS NENHUM TRÓPICO, DE FATO, CORTA A ÁREA DO PAÍS. ( ) CORRETO, POIS A MAIOR PARTE DO PAÍS ENCONTRA-SE EM UMA ZONA INTERTROPICAL.

Page 7: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

NOME: ____________________________________________________________

Ciências – 7º ano

Os seres vivos

Quando falamos em seres vivos logo vem a nossa cabeça um gato, uma vaca e até

uma planta. No entanto, até hoje não existe um consenso entre os cientistas sobre o que é

“vida”.

Apesar disso, diversos estudos sugerem características presentes em todos os seres

vivos como metabolismo, reprodução, organização celular, crescimento, percepção ao

ambiente e

Metabolismo: Os seres vivos apresentam metabolismo, ou seja, no interior de suas

células, ocorrem reações químicas que garantem sua sobrevivência. Esse

metabolismo garante, por exemplo, que os seres vivos adquiram energia para

realizar atividades, como reprodução e locomoção.

Células: As células podem ser classificadas de diferentes maneiras, sendo uma

dessas a divisão em dois grandes grupos: procariontes e eucariontes.

Os organismos são também divididos em unicelulares, são organismos

formados apenas de uma única célula; e pluricelulares, organismos formados por

duas ou mais células. As bactérias são exemplo de organismos unicelulares e os

seres humanos são exemplo de organismos pluricelulares.

Reprodução: Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem

descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes.

Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e

reprodução sexuada.

Na reprodução assexuada, um único indivíduo dá origem a um ou mais

descendentes. Por tal motivo é que eles são geneticamente idênticos aos seus

genitores. Quanto à reprodução sexuada, esta ocorre a partir da união de gametas.

Geralmente, metade das características dos descendentes é oriunda do gameta

masculino, e outra metade, do feminino. Portanto na reprodução sexuada existem

dois indivíduos.

Assista aos links: https://www.youtube.com/watch?v=TafrUGgWNPE

https://www.youtube.com/watch?v=q2Su4XTwejs

Atividade

1- Quais características todos os seres vivos possuem?

2- Faça uma pesquisa e desenhe uma célula animal e uma célula de bactéria.

Não esqueça de nomear todas as estruturas da célula.

3- Quais são os tipos de reprodução citadas no texto? qual a diferença entre

os dois?

4- Observe o passo-a-passo da formação de muda de uma suculenta e

responda:

a) Que tipo de reprodução ocorreu na formação de novas mudas de

suculentas?

Page 8: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

b) Como, geralmente, as plantas com flores se reproduzem? Pesquise se

for necessário

Page 9: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

NOME: _________________________________________________________

TEORIA DA MATEMÁTICA – 7º ANO

O conjunto dos números inteiros

No conjunto dos números naturais temos:

N={0,1,2,3,4,5,6……….}

Como as representações 2 e +2 têm o mesmo significado, o conjunto dis números

naturais também pode ser escrito dessa forma:

N={ +1,+2,+3,+4,+5,+6……..}

Dizemos que os números naturais correspondem ais inteiros positivos, com.o zero.

Observe agora o conjunto dos números inteiros negativos:

{ ……-6,-5,-4,-3,-2,-1}

Reunindo os números naturais com.os números inteiros negativos, obtemos o conjunto

dos números inteiros, que é representado assim:

Z={…,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,+1,+2,+3,+4,+5,...}

Os números inteiros positivos dispensam o sinal de + então podemos escrever +2 ou

simplesmente 2.

Atividades

1) Considere o conjunto dos números inteiro e escreva:

a) O antecessor do zero

b) O sucessor de -5

c) O sucessor de -2

d) O sucessor de 3

e) O sucessor de -70

f) O antecessor de +95

2) Complete com pertence ou não pertence cada espaço em branco:

a) -8 ___________ N

b) -1 ___________ Z

c) 0 ___________ Z

d) 15 _________ N

e) +11 _________ Z

f) 1,5 ___________Z

3) Escreva:

Page 10: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

a) Um número inteiro que não é natural

b) Um número natural que não é inteiro

4) Faça uma reta numérica representando sobre ela os números inteiros menores que 7 e

maiores que -7.

Page 11: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

NOME: _________________________________________________________________

GEOMETRIA – 7º ANO

Ângulos

Os ângulos recebem nomes especiais de acordo com suas medidas. Observe no quadro

abaixo:

Ângulos complementares

Dois ângulos são complementares quando a soma de suas medidas é 900.

Ângulos suplementares

Dois ângulos são suplementares quando a soma de suas medidas é 1800.

Page 12: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

Exercícios

1- O menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio às 3 horas é um ângulo agudo,

reto ou obtuso?

2- Coloque verdadeiro ou falso:

a) Um ângulo de 20° e um de 70° são complementares.

b) Um ângulo de 35° e um de 65° são complementares.

c) Um ângulo de 73° e um de 27° são complementares.

d) Um ângulo de 58° e um de 32° são complementares.

3) Qual o suplemento do ângulo de 50°:

a) 40°

b) 60°

c) 130°

d) 120°

4- Classifique os ângulos abaixo como agudo, reto ou obtuso:

5- Calcule o valor do x:

b)

Page 13: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

NOME: _________________________________________________________________

Educação física - 7ºano

Provas olímpicas do atletismo O atletismo é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremessos / lançamentos). No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical. No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo. No grupo de provas combinadas: heptatlo e decatlo. Os quadros a seguir apresentam as provas de atletismo disputadas no programa dos Jogos Olímpico. Provas de pista:

Corridas

Rasas

Revezamento

Com

Barreiras

Com

Obstáculos

Marchas

Velocidade

100metros; 200metros; 400metros

4x100 metros; 4x400 metros

100 metros (apenas feminino); 110 metros (apenas masculino); 400 metros

Meio Fundo

800metros; 1500metros; 3000 metros

Fundo

5000metros; 10000metros 42195metros (Maratona)

20 km; 50 km (apenas masculino)

Provas de campo:

Saltos no plano horizontal

Saltos no plano vertical

Arremessos Lançamentos

Distância; Triplo

Altura; Vara

Peso Dardo; Disco; Martelo

Page 14: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

Provas combinadas:

Provas combinadas Primeiro dia Segundo dia

Heptatlo (apenas feminino)

100 metros com barreira; Salto em altura; Arremesso do peso; 200 metros

Salto em distância; Lançamento do dardo; 800 m rasos

Decatlo (apenas masculino)

100 m rasos; Lançamento do disco; Salto com vara; Lançamento do dardo; 400 m rasos

110 m com barreiras; Salto em distância; Arremesso do peso; Salto em altura; 1.500 m rasos

Exercício 1 O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. No quadro abaixo, você vê o nome de alguns desses atletas. • Pesquise em qual prova cada atleta compete e preencha a segunda coluna.

Atleta Prova

Vanderlei Cordeiro de Lima

Joaquim Carvalho Cruz

Maurren Higa Maggi

Adhemar Ferreira da Silva

Thiago Braz da Silva

Exercício 2 Em seguida, pesquise quais foram as competições Olímpicas em que esses atletas participaram, os anos e quais foram as suas classificações

Page 15: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

Nome___________________________________________________________________

ARTES – 7º ANO

Os parâmetros do som

Altura- Define se o som é grave (grosso), médio ou agudo (fino).

Exemplos: Som agudo: flauta doce

Som grave: atabaque

Duração: Define o tempo do som, se é longo, médio ou curto.

Intensidade: também é conhecida por volume sonoro. Define se o som é forte ou fraco,

podendo ser suave ou até prejudicial á audição humana.

Timbre: define a identidade do som, de onde ele vem e suas características.

1- Represente as intensidades do som com desenhos:

Forte Fraco

Muralismo

É o tipo de arte que tem como suporte paredes e painéis permanentes. Assim, está

particularmente ligado à arquitetura. Também conhecido como pintura mural ou

arte mural, o muralismo propicia uma relação de proximidade com o público.

Atividade: Crie um desenho, como projeto de um mural para a escola, este teria

que ser feito no pátio da escola. Com o tema educação e paz.

Page 16: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

NOME: ________________________________________________________________

INGLÊS - 7º ANO

DEMONSTRATIVES SINGULAR

THIS é usado para pessoa, animal ou objeto que está perto

THIS significa: este, esta, isto

THAT é usado para pessoa, animal ou objeto que está longe

THAT significa: aquele, aquela, aquilo

DEMONSTRATIVES PLURAL

THESE significa: estes, estas

THOSE: Aqueles, aquelas

EXEMPLOS: Singular - THIS is an egg Plural - THESE are eggs

(Isto é um ovo) (Estes são ovos)

THAT is an orange THOSE are oranges

(Aquela é uma laranja) (Aquelas são laranjas)

ACTIVITIES

1 - Write the plural of the sentences

a) This is a car

b) That is a chair

c) This is an house

d) This is a tree

e) That is a book

f) That is a dog

Page 17: 1º ROTEIRO - MARÇO 7º ANO

g) This is an airplane

h) that is an apple

i) That is a table

j) This is a desk

2 - Draw and color the school objects

ruler - book - pen - notebook - pencil case - rubber - computer - scissors - eraser

backpack

3 - Escolha três objetos escolares e escreva frases em inglês usando os

DEMONSTRATIVOS acima estudados