11- Apostila de Quimica

download 11- Apostila de Quimica

of 30

Transcript of 11- Apostila de Quimica

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    1/30

      Aspectos qualitativos e quantitativos envolvidos na stransformações dos materiais. A natureza atômica dos materiais e tabela periódica.Propriedades gerais dos gases.

     ALGUNS ITENS IMPORTANTES PARAOBTER SUCESSO NAS PROVAS.

    •  Ser freqüente e pontual as aulas.•  organizar horários de estudos extra classe.•  Ter hábitos de estudo diariamente. •  Resolver bastante exercícios do conteúdo

    estudado. 

    Introdução É importante entender a Química como uma

    ciência que estuda todos os materiais existentes nouniverso, suas transformações e a energia envolvidanesse processo. Para isso é importante a introduçãode alguns conceitos.

    MATÉRIA

    . MATÉRIA: É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugarno espaço. Ex: pedra, madeira, ar, etc.

    . CORPO: É uma porção limitada da matéria.Ex: pedaço de pedra, um pedaço de madeira, etc.

    . OBJETO: É uma porção limitada da matéria preparadapara ser útil ao homem.

    Ex: lápis, mesa, janela, etc.

    SISTEMAÈ uma porção da matéria que está em estudo,

    cercado pelo meio ambiente.

    CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS

    •  SISTEMA ABERTO: É o sistema onde ‘há troca demassa e energia com o meio ambiente durante oestudo.

    Ex: vasilha aberta contendo água exposta ao sol.

    •  SISTEMA FECHADO: É o sistema onde há trocaapenas de energia com o meio ambiente durante o estudo.

    Ex: uma garrafa de refrigerante na geladeira

    •  SISTEMA ISOLADO: É o sistema onde não há troca demassa e nem de energia com a vizinhança durante oestudo.

    Ex. garrafa térmica.

    ENERGIA

    É a grandeza que avalia a capacidade de um sistemarealizar trabalho.

    ENERGIA CINÉTICA: é a energia relacionada aomovimento de um corpo ou objeto e é calculada peloproduto de sua massa (m) por sua velocidade (v) elevadaao quadrado dividido por dois.

    ENERGIA POTENCIAL: É a energia armazenada em umcorpo ou objeto quando esse é submetido a certascondições, como gravidade (g), elasticidade, eletricidade

    ou magnetismo.Sua intensidade varia conforme a massa(m) do corpo e sua posição ou altura (h) em relação a umnível de referência.

    PRESSÃO: È a força exercida por unidade de superfície.

    PRESSÃO ATMOSFÉRICA  : É a pressão exercida pelaatmosfera terrestre em qualquer ponto da mesma e podeser expressa em atmosfera (atm) , centímetro de mercúrio(CmHg), milímetro de mercúrio (mmHg), pascal (Pa).

    TEMPERATURA   : É uma medida da agitação térmica daspartículas que constituem a matéria.

    CALOR: É a energia em trânsito.

    PROOPRIEDADES DOS MATERIAIS

    Toda espécie de matéria independentemente, dafase de agregação em que se encontre, apresenta umasérie de propriedades ou características que, em conjunto,permitem identifica-la e diferencia-la das demais.

    PROPRIEDADES GERAIS

    São aquelas comuns a todas as espécies dematéria e estão relacionadas abaixo.

    IPENETRABILIDADE

    Duas porções de matéria não podem ocupar omesmo espaço ao mesmo tempo.Ex: Quando colocamos uma pequena porção de açúcarem um copo de água, obtemos um material que é líquidoe transparente como a água e doce como o açúcar, ouseja que preservou algumas propriedades de cadamaterial isoladamente. Isso é possível por que o açúcar ea água não sofreram nenhum fenômeno químico; o queocorreu foi a divisão do açúcar em partículas quepassaram a ocupar os espaços vazios deixados pelaspartículas de água líquida, impossíveis de serem vistas aolho nu.

    DIVISIBILIDADE

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    2/30

      Desde que a matéria não sofra um fenômenoquímico, ela pode ser dividida em inúmeras vezes semalterar suas características.Ex: É o que ocorre com o açúcar no exemplo anterior: elese divide na água em partes tão pequena s que nempodemos vê-las, embora seja possível confirmar suapresença pelo sabor doce característico deixado no líquidoou mesmo esperando que a água evapore para obtê-lo

    novamente como um resíduo sólido .COMPRESSIBILIDADE

    O volume ocupado por certa porção de substânciapode diminuir se ela for submetida à ação de forçasexternas (o que é mais visível na fase gasosa).Ex: O volume ocupado pelo ar dentro de uma seringa deinjeção pode diminuir se tamparmos a saída de gás daseringa (sem a agulha) com um dedo e empurrarmos oêmbolo.

    ELASTICIDADESe um material na fase sólida for esticado ou

    comprimido pela ação de forças externas, sem que suas

    estruturas sejam rompidas, ele voltará a sua forma originalassim que essa força deixar de agir.Ex: É mais perceptível em alguns materiais como o látex(borracha natural), por exemplo. Se puxarmos a duasextremidades de um elástico feito de látex e soltarmos emseguida, ele retornará sozinho à posição inicial. Tambémdepende do formato do material. Um bloco de ferroapresenta elasticidade desprezível, mas uma molaesticada demais, ela ficará de formada e poderá seromper. O ponto em que a mola perde a elasticidade esofre uma deformação permanente é denominado limiteelástico.

    INÉRCIA

    Os materiais tendem a se manter como estão, istoé em repouso ou em movimento, até que uma força queatue sobre eles modificando a situação original.Ex: você verá na Física.

    PROPIEDADES ESPECÍFICAS

    São características próprias de cada material, sãodivididas em organolépticas, químicas, funcionais e físicas.

    PROPRIEDADES OSGANOLÉPTICAS

    São propriedades que impressionam pelo menos

    um dos nossos cinco sentidos.VISÃO

    Cor e aspecto em geral.Ex: O iodo na fase sólida é cinza e na fase gasosa évioleta. O cloreto de sódio (principal componente do sal decozinha) é um sólido branco.

    OLFATO

    Odor característico agradável ou desagradável.

    Ex: O sulfeto de hidrogênio tem cheiro característico deovo podre. O 3- fenil propanal tem cheiro de canela.

    PALADARSabor doce, salgado, azedo, amargo,

    adstringente.

    Ex:   A sacarose tem sabor doce. O cloreto de sódio temsabor salgado.O limão tem sabor azedo. A banana verdetem sabor adstringente (“que amarra a boca”).

    TATO

    Material em pó, em grãos, em blocos, desuperfície lisa, rugosa ou áspera.

    Ex: O aço pode ser encontrado na forma de blocos lisos ecompactos. A areia normalmente é granulada e áspera.

     AUDIÇÃOSom que acompanha determinados fenômenos

    físicos e químicos dos materiais.Ex: O comprimido efervescente apresenta um somcaracterístico ao se dissolver na água. O som que umafolha de papel produz ao ser amassada. A explosão dadinamite produz um som ensurdecedor.

    PROPRIEDADES QUÍMICAS

    São propriedades que determinam o tipo defenômeno químico (transformação) que cada materialespecífico é capaz de sofrer.

     As propriedades químicas estão relacionadas comos FENÔMENOS QUÍMICOS que é o fenômeno onde amatéria sofre alteração na sua constituição .Ex: o leite transformando em queijo pela ação dosmicrorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcusthermophilulus, um papel queimando, uma palhinha de açoque enferruja, o vinho que se transforma em vinagre pelaação da bactéria acetobacter aceti.

    PROPRIEDADES FUNCIONAIS

    São propriedades que se encontram entre asorganolépticas e as químicas e são apresentadas pordeterminados grupos de materiais como mostram osexemplos abaixo.• Acidez: encontrada no vinagre devido ao ácido acético,no limão devido ao ácido cítrico, nos refrigerantes de coladevido ao ácido fosfórico.•  Basicidade: encontrada no leite de magnésia (laxante)devido ao hidróxido de magnésio, em produtos paradesentupir pias devido ao hidróxido de sódio, na cal extinta(usado como argamassas) devido aohidróxido de cálcio,•  Salinidade: encontrada no sal de cozinha devido aocloreto de sódio, na dinamite devido ao nitrato de potássio,

    nos fermentos devido ao bicarbonato de sódio.

    PROPRIEDADES FÍSICAS

    São certos valores obtidos experimentalmentemediante o comportamento de materiais específicosquando submetidos a determinadas condições detemperatura e pressão, como os pontos de fusão eebulição, a densidade e a solubilidade.

     As propriedades como o ponto de fusão, medidona mudança da fase sólida para a líquida, e o ponto deebulição, medido na mudança da fase líquida para a fasegasosa, ajudam a caracterizar um material e seus valoressão tabelados.

    Vários materiais não apresentam pontos de fusãoe de ebulição constantes, porém outros, como osrelacionados a seguir, possuem essas propriedadesconstantes quando medidos sob uma mesma pressão.

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    3/30

     

    Material P.F.P.E. 

    Temperaturaambiente 

    Estado físicono ambiente 

    Ferro 1535 C28850C

    P.F. maiorP.E. maior

    Sólido 

     Água O C100oC

    P.F. menorP.E. maior

    Líquido 

    Oxigênio 

    -218 C -1830C

    P.F. menorP.E. menor

    Gasoso 

    DENSIDADEÉ outra propriedade interessante que ajuda a

    identificar a matéria. Densidade ou massa específica (d)é a relação entre a massa (m) de um material e o seuvolume (V) que essa massa ocupa.

    volumemassad   =

     

    Ex:  As questões a b e c devem ser respondidas

    analisando-se o gráfico abaixo, que mostra avariação da massa das substâncias A, B e água, emfunção da variação do volume à temperaturaconstante. 

    a) qual a densidade da água e das substâncias A e B?

    b) Qual das substâncias flutuará na água?

    c) Qual das substâncias ocupa o menor volume por grama

    Materiais água Álcooletílico

    amônia Cloretode

    sódio

    mercúrio ferro

    dens idad e 1 0,789 0,817 2,16 13,546 7,86

    Temperatur a/° C 4 20 -78 20 20 20

     

    FASES DE AGREGAÇÃOP DA MATÉRIA EFENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

    FASE SÓLIDA:  É aquela em  que as partículas queformam a matéria estão mais organizadas (têm formae volume próprios) e possuem menor energia cinética.

    Por isso, quando queremos que a matéria passeda fase gasosa ou líquida para a fase sólida, temos, dediminuir sua temperatura (diminuir a agitação térmica econseqüentemente a energia cinética das partículas).

    FASE LÍQUIDA: É aquela em que a matéria possuiforma variável e volume próprio. Por exemplo, 1 litro deágua (volume) é sempre 1 litro nas mesmas condições de

    pressão e temperatura, mas a forma que esse volume deágua possui depende do recipiente em que for colocado.

    Nessa fase as partículas da matéria possuem umgrau de organização menor que o da fase sólida e maiorque o da fase de vapor ou fase gasosa.

    Já a energia cinética das partículas na faselíquida é maior que a observada na fase sólida e menorque a verificada na fase de vaporou gasosa.

    Retirando energia da matéria na fase líquida, elapassa para a fase sólida; fornecendo energia para a faselíquida ela passa para a fase de vapor.FASE DE VAPOR OU FASE GASOSA: É aquela em queas partículas da matéria possuem forma e volumevariáveis, adaptando-se ao formato de qualquer recipienteem que forem colocadas e ocupando todo o seu volume,seja ele 1 litro, seja de 10 litros, seja de 50 litros.

    Nessa fase as partículas da matéria possuem omenor grau de organização (maior desorganização) e,portanto, maior energia cinética.

    Por isso, os processos de mudanças de fasesólida ou líquida para a fase de vapor ou gasosa ocorremcom absorção de energia.

    PROCESSOS EXOTÉRMICOS EPROCESSOS ENDOTÉRMICOS 

    PROCESSO EXOTÉRMICO: É todo processo que ocorrecom liberação de energia para o meio ambiente.

    PROCESSO ENDOTÉRMICO: É todo processo que ocorrecom absorção de energia para o meio ambiente.Fig1

    MUDANÇAS DE FASE

    SUBSTÂNCIA PURA: È característica de toda substânciapura que ao sofrer uma mudança de fase de agregaçãosob pressão constante, que a temperatura permaneçainvariável  durante todo o processo de mudança de fase.

    GRÁFICO DA MUDANÇA DE FASE DEUMA SUBSTÂNCIA PURA

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    4/30

     MISTURAS: É um material que não possui todas aspropriedades definidas porque é constituído de duas oumais substâncias diferentes.

    GRÁFICO DE UMA MISTURAHOMOGÊNEA SIMPLES

    MISTURA HOMOGÊNEA AZEOTRÓPICA

    São misturas que têm a temperatura de fusãovariante, ou melhor, a fusão ocorre em uma faixa de

    temperatura como pode ser vista no diagrama abaixo.

    Diagrama de fases para mistura azeotrópica

    Um exemplo de mistura azeotrópica é o álcool comercial,que ainda é vendido nos supermercados. Ele é umamistura de 92,8% de álcool e 7,2% de água.)

    MISTURAS EUTÉTICAS

    São misturas que tem variação na temperatura deebulição, ou melhor a ebulição ocorre em uma faixa de

    temperatura e não mais em uma temperatura constante.Isso pode ser visto no diagrama de fases, abaixo.

    Diagrama de fases para mistura eutética

    Um exemplo de mistura eutética é a mistura de gelo e salde cozinha, que sofre fusão à temperatura constante, mas

    a ebulição ocorre em uma faixa de temperatura.Com isso pode-se perceber que a temperatura de fusão e de ebulição  serve para identificar se uma amostra éuma substância pura ou se ela é uma mistura.

    MATERIAIS OU SISTEMASHOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS

    Os materiais podem ser formados de umasubstância ou de uma mistura de substâncias.

    Para classifica-las de uma forma ou de outra,basta verificar se as propriedades físicas, químicas,organolépticas e funcionais são constantes e bemdeterminadas (substâncias) ou se são variáveis (misturas)

    .Outro critério para classificar um material – seja

    uma substância, seja uma mistura – é observar o númerode fases que ele possui.

    Cada fase de um material   é identificada pelasseguintes características:•  Possui aspecto visual uniforme, mesmo ao serexaminada num ultramicroscópio.• Possui propriedades específicas constantes em todas asua extensão. Assim, por exemplo, se examinarmos ao ultra microscópioo aspecto visual de um sistema com álcool hidratado eoutro com sangue, veremos que o primeiro é totalmente

    uniforme, portanto constituído de uma única fase; já osegundo apresentará um aspecto desigual que não podeser percebido a olho nu, mas é claramente visível ao ultramicroscópio,portanto é constituído de mais de uma fase.MATERIAL OU SISTEMA HOMOGÊNEO: É aquele quepossui uma única fase.

    SOLUÇÕESSão misturas homogêneas. A rigor, em uma solução de gás ou de sólido

    dissolvido em um líquido, o soluto é o gás ou o sólido e osolvente é o líquido.

    Nos demais casos o soluto é o componente emmenor quantidade e o solvente é o componente em maior

    quantidade.

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    5/30

    PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DEMISTURAS

    DECANTAÇÃOUsado para separar os componentes de misturas

    heterogêneas, constituídas de um componente sólido eoutro líquido ou de dois componentes líquidos, esteslíquidos devem ser imiscíveis. Esse método consiste emdeixar a mistura em repouso e o componente mais denso,sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferiore o menos denso ocupará a fase superior. Quandoa mistura a ser separada é constituída de dois líquidosimiscíveis, pode se utilizar um funil devidro, conhecido como Funil de Decantação ou Funil deBromo. A decantação é usada nas estações de tratamentode água, para precipitar os componentes sólidos que estãomisturados com a água.

    MISTURA HETEROGÊNEA, SÓLIDO-LÍQUIDOExemplo: água barrenta Se deixarmos um litro

    com água barrenta em repouso por um determinadotempo, observaremos que o barro precipitará, ou seja, irápara o fundo do litro, isso é devido ao fato dele ser maisdenso que a água. A água então pode ser retiradafacilmente.

    MISTURA HETEROGÊNEA, LÍQUIDO-LÍQUIDOExemplo: água e óleo (ou qualquer outro solvente orgânicoque é imiscível com água)

    Utilizando o funil de separação, podemos fazer omesmo com a mistura de água e óleo, que com o passardo tempo, o líquido mais denso, neste caso a água, vaipara o fundo e o líquido menos denso, no caso o óleo, ficaem cima. Sendo possível a retirada da água e separandoos dois líquidos da mistura.

    CENTRIFUGAÇÃOÉ usada para acelerar a decantação da fase mais

    densa de uma mistura heterogênea constituída de umcomponente sólido e outro líquido. Esse método consisteem submeter a mistura a um movimento de rotação

    intenso de tal forma que o componente mais denso sedeposite no fundo do recipiente. Girando a manivela dacentrífuga manual, os tubos de ensaio contendo aamostra, se inclinam fazendo com que a parte mais densada amostra vá para o fundo do tubo, separando-se damenos densa. Um exemplo de mistura que pode serseparada por este método é a água barrenta, em pequenaescala, a separação da nata do leite, ou substânciasprecipitadas de uma solução.

    FILTRAÇÃO  É usada para separação de misturasheterogêneas, constituídas de um componente sólido eoutro líquido ou de um componente sólido e outro gasoso. A mistura deve passar através de um filtro, que éconstituído de um material poroso, e a partícula de maiordiâmetro fica retida no filtro. Para um material poder serutilizado como filtro seus poros devem ter um diâmetromuitíssimo pequeno. O processo de filtração

    consiste em: um filtro reter as partículas maiores e deixarpassar as menores que os “poros” do filtro.Ex: de misturas que são separáveis por filtração são:filtração de café e a utilização de aspirador de pó.

    FILTRAÇÃO A VÁCUOÉ o método utilizado para separar misturas

    heterogêneas do tipo sólido-líquido, em que a filtraçãosimples não é muito eficiente, ou seja, é muito lenta. Afiltração a vácuo acelera o processo de filtração. A água

    que entra pela trompa de água arrasta o ar do interior dofrasco, diminuindo a pressão interna do kitassato, o quetorna a filtração mais rápida.

    EXTRAÇÃO A Extração um método utilizado para separar

    misturas heterogêneas de sólido-sólido.Exemplo de mistura é sal + areia. Neste método, um dossólidos é dissolvido em um solvente e depois pode serfeito filtração para separar o sólido insolúvel e a solução dooutro sólido. No exemplo dado, de uma mistura de sal +areia, pode-se utilizar água para dissolver o sal e retirar aareia. O sal dissolvido pode ser retirado através de outrométodo de separação, como por destilação simples(evaporação).

    MÉTODOS UTILIZADOS NASEPARAÇÃO DE MISTURAS

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    6/30

    HETEROGÊNEAS CONSTITUÍDAS DEDOIS COMPONENTES SÓLIDOS.

    CataçãoOs grãos ou fragmentos de um dos componentes sãocatados com as mãos ou com uma pinça.VentilaçãoPassa-se pela mistura uma corrente de ar e este arrasta omais leve.LevigaçãoPassa-se pela mistura uma corrente de água e estaarrasta o mais leve.Separação magnéticaPassa-se pela mistura um imã, se um dos componentespossuir propriedades magnéticas, será atraído pelo imã.

    PeneiraçãoUsada quando os grãos que formam os componentes têmtamanhos diferentes.Flotação é um processo de separação onde estãoenvolvidos os três estados da matéria - sólido, líquido egasoso. As partículas sólidas desejadas acumulam-se nas

    bolhas gasosas introduzidas no líquido. As bolhas têmdensidade menor que a da fase líquida e migram parasuperfície arrastando as partículas seletivamente aderidas.O produto não desejável é retirado pela parte inferiordo recipiente.

    DESTILAÇÃO

    Destilação simples ou EvaporaçãoDestilação simples é usada para separar misturas

    homogêneas quando um dos componentes é sólido e ooutro líquido. A destilação simples é utilizada quando háinteresse nas duas fases. Este processo consiste emaquecer a mistura em uma aparelhagem apropriada, como

    a esquematizada acima, até que o líquido entre emebulição. Como o vapor do líquido é menos denso, sairápela parte superior do balão de destilação chegando aocondensador, que é refrigerado com água, entra emcontato com as paredes frias, se condensa, voltandonovamente ao estado líquido. Em seguida, é recolhido emum recipiente adequado, e o sólido permanece no balãode destilação. 

    Destilação fracionadaDestilação fracionada é utilizada na separação de

    misturas homogêneas quando os componentes da misturasão líquidos. A destilação fracionada é baseada nosdiferentes pontos de ebulição dos componentes damistura. A técnica e a aparelhagem utilizada na destilaçãofracionada são as mesmas utilizadas na destilaçãosimples, apenas deve ser colocada um termômetro nobalão de destilação, para que se possa saber o término dadestilação do líquido de menor ponto de ebulição. Otérmino da destilação do líquido de menor ponto deebulição ocorrerá quando a temperatura voltar a se elevarrapidamente.

    Na destilação fracionada, utilizando uma colunade fracionamento como a da figura acima, é necessáriolevar alguns fatores em consideração. Nesta aparelhagemsó há uma passagem para o vapor passar, quando ele éformado no balão volumétrico, ele passa pelo condensadorreto, condensando, ou seja, transformando em líquido que

    é recolhido no erlenmeyer. No momento da destilação é necessárioobservar e anotar a temperatura do sistema detempo em tempo, isso é feito para saber quando o

    vapor estiver sendo formado em um ponto deebulição. No ponto de ebulição a temperatura ficaráconstante até que aquele líquido todo passe para oestado gasoso, após este ponto a temperaturavoltará a aumentar até atingir o segundo ponto deebulição, onde o segundo líquido passará para o estadogasoso, e assim sucessivamente, até o último componentelíquido da mistura passar para o estado gasoso. Comodito, de tempo em tempo é necessário fazer uma leitura detemperatura, assim como é necessário fazer a troca doerlenmeyer receptor do líquido de tempo em tempo, paraque a separação não seja frustrada, ou seja, em cadaponto de ebulição teremos um componente líquido seseparando da mistura, neste momento, então é necessáriotrocar o frasco receptor.

    Destilação fracionada é utilizada na separaçãodos componentes do petróleo. O petróleo é umasubstância oleosa, menos densa que a água, formada poruma mistura de substâncias. O petróleo bruto é extraídodo subsolo da crosta terrestre e pode estar misturado comágua salgada, areia e argila. Por decantação separa-se aágua salgada, por filtração a areia e a argila. Após este

    tratamento, o petróleo, é submetido a um fracionamentopara separação de seus componentes, por destilaçãofracionada. As principais frações obtidas na destilação dopetróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás decozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleodiesel e óleos lubrificantes, e resíduos como a vaselina,asfalto e pixe.

     A destilação fracionada  também é utilizada naseparação dos componentes de uma mistura gasosa.Primeiro, a mistura gasosa deve ser liquefeita através dadiminuição da temperatura e aumento da pressão. Após aliquefação, submete-se a mistura a uma destilaçãofracionada: o gás de menor ponto de ebulição volta para oestado gasoso. Esse processo é utilizado para separação

    do oxigênio do ar atmosférico, que é constituído deaproximadamente 79% de nitrogênio e 20% de oxigênio e1% de outros gases. No caso desta mistura o gás demenor ponto de ebulição é o nitrogênio.

    CRISTALIZAÇÃO

    Na cristalização separe-se um sólido cristalino deuma solução. A cristalização é uma operação unitária queé normalmente utilizada para os seguintes propósitos:purificação de substâncias sólidas e separação de

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    7/30

    compostos que só (ou praticamente) se podem dissolver aquente.Ex1.: Evaporação do solvente de uma solução provocandoo aparecimento de cristais do soluto. Ex:2:  O aparecimentodo sal nas salinas. 

    CROMATOGRAFIA

    Cromatografia é utilizada para separarsubstâncias com diferentes solubilidades num determinadosoluto. Na cromatografia uma mistura é arrastada (por umsolvente apropriado) num meio poroso e absorvente.Como diferentes substâncias têm diferentes velocidadesde arrastamento num determinado solvente, ao fim dealgum tempo há uma separação dos constituintes damistura. Este processo é normalmente usado parapequenas quantidades de amostra. Ex: separação doscomponentes de uma tinta.

    Exercícios

    REAÇÃO QUÍMICA

    Todo fenômeno químico ou transformaçãoquímica constitui uma reação química, cuja representaçãográfica recebe o nome de equação química.Um exemplo seria:

    Enxofre reage com oxigênio e produz dióxidode enxofre

     Enxofre + oxigênio →  dióxido de enxofre substâncias que reagem : substâncias que forma

    reagentes produtos  ___________________________ ________________________________

    estas substâncias deixam e surge umade existir ... nova substancia ...

    LEIS PONDERAIS

    São leis que relacionam as massas das substâncias queparticipam de uma reação química.

    LEI DE LAVOISIER

    Em qualquer transformação química feita em recipientefechado,a soma das massas dos reagentes é igual a somadas massas dos produtos.Complementação: Nas reações químicas, não apenas amassa das substâncias envolvidas se conserva, mastambém a massa dos elementos que constituem assubstâncias permanece constante.LEI DE PROUST

     A proporção da massa das substâncias quereagem e que são produzidas numa reação é fixa,

    constante e invariável.Qualquer que seja a procedência de uma

    substância composta, ela possui sempre mesmacomposição.

    LEI DE DALTON: Lei das proporções múltiplas.Exemplos:LEI DE LAVOISIER

    Experiência Conclusão

    Carbono + oxigênio →  gás carbônicoC + O2   CO2 3 g 8 g 11 g

    Veja que: 3 + 8 = 11  

    LEI DE LAVOISIER A soma das massas

    antes da reação é iguala soma das massas

    após a reação

    LEI DE PROUST

    Experiência Conclusão

    Carbono + oxigênio →  gás carbônicoC + O2   CO2 

    3 g 8 g 11 gou 6 g 6 g 22 gou 9 g 24 g 33 g

    e assim por diante. Veja que nasegunda linha todas as massasdobraram, na terceira linha todas as

    massas triplicaram, e assim pordiante. Neste caso, a matemática dizque embora os números variem, aproporção entre eles permanececonstante.

     

    LEI DE PROUST

     A proporção dasmassas que reagem

    permanece constante.

    LEI DE DALTON

    Experiência Conclusão

    Carbono + oxigênio →  gás carbônicoC + O2  CO2 3 g 8 g 11 g

    Carbono + oxigênio→  monóxidode carbono

    2 C O2 2CO6 g 8 g 14 g

    essas são duas reações diferentes queformaram produtos diferentes ( CO eCO2). Verifique, porém, que, a mesmamassa de oxigênio (8g), a massa docarbono “pulou” de 3 g para o dobro –6 g.

     

    LEI DE DALTON

    Mudando-se a reação, sea massa de umparticipante permanecerconstante, a massa dooutro só poderá variarsegundo valores múltiplos.

     Lei: São fatos experimentais de onde resulta uma teoria.Modelo: (no caso de Dalton, é uma tentativa derepresentar o átomo como partícula indivisível).

    COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DASSUBSTÃNCIAS

    Uma conseqüência importante da lei de Proust éque qualquer composto químico tem uma composiçãoconstante em massa. Assim por exemplo, podemos dizerque 100 g de toda e qualquer água do universo sãosempre formados por 11,11g de hidrogênio e 88,89 g deoxigênio. De forma abreviada, dizemos então que acomposição da centesimal da água é 11,11% de H e88,89% de O. Generalizando, dizemos que:Composição centesimal de uma substância são asporcentagens, em massa dos elementos formadores dessasubstância.

    É outra conseqüência importante da lei de Proust.Para exemplificar-lo, vamos retomar a experiência

    imaginada para a lei de Proust, num dos quadrosanteriores.Tendo-se

    C + O2  →  CO2

    3 g + 8 g →  11 ge considerando que a lei de Proust garante que essa proporçãoé invariável, então poderemos efetuar por exemplo a seguinteregra de três:

    se: xxxxxxxxxxxxxx 

    MASSA ATÔMICA

    INTRODUÇÃO

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    8/30

    Para se medir a massa dos átomos foiestabelecido, um padrão, uma base, que é o carbono 12.O carbono 12 tem massa convencional 12. Se lembrarmosque ele é composto por 12 unidades, concluiremos quecada unidade equivale a 1/12 da massa total.

    Essa é a chamada unidade de massa atômica - 1 u.m.a. =1/12 da massa do carbono 12.

     Através disso, é possível estabelecer uma relaçãocom a massa atômica de um átomo qualquer,descobrindo-se quantas vezes a massa atômica do átomoé maior que 1/12 do carbono 12.

    Veja o magnésio - Mg. Ele tem uma massa quevale 24 u.m.a. ou seja, 24 x 1/12 do C12, o quecorresponde a 2 átomos de C12.

    Concluindo - Massa atômica é o número que expressaquantas vezes a massa de um átomo é maior que 1/12 damassa do carbono 12. Usa-se sempre abreviações. No

    caso do magnésio, se expressa assim:

    Mg : 24 .

    O ELEMENTO QUÍMICO E SUA MASSA ATÔMICA

    Os isótopos que constituem o elemento químico,comparecem nele com uma porcentagem constante.Possuindo massas diferentes entre si, a massa atômica doelemento será a média ponderada das massas atômicasdos seus isótopos. Um elemento, por exemplo, que tenhaisótopos A e B; calcula-se a média ponderada seguindo a

    seguinte expressão:

    Média ponderada:

    100

    ...  Pb Mb Pa Ma   + 

    onde:

    Ma = Massa atômica de A.

    Mb = Massa atômica de B.

    Pa = Porcentagem de A.

    Pb =Porcentagem de B.Essa média ponderada será a massa atômica doelemento. Estudemos o cloro e seus isótopos:

    Isótopo Abundânciana Natureza

    Massaatômica

    Cl 75,45% 34,969 u

    Cl 24,6% 36,966 u

    u460,356,245,74

    6,24.966,364,75.969,34 =+

    +  

    Média ponderada = 35,460 u

    Isso significa que o cloro tem massa atômica iguala 35,460 u.m.a., ou seja, em média pesa 35,460 vezesmais que 1/12 da massa do carbono 12.

    MASSA MOLECULAR

    Pode-se calcular a massa atômica molecular

    somando-se a massa atômica dos átomos que a compõem(molécula - conjunto de átomos).Exemplo:H2O = MH + MH + MO H H OMH2O = 1 u.m.a + 1 u.m.a + 16 u.m.a.MH2O = 18 u.m.a.Porém será mais simples partir-se do sistema utilizado napesagem dos átomos. A massa molecular é expressaatravés do número de vezes que a massa da molécula formaior que 1/12 da massa do Carbono 12. A massa molecular da água vale 18 u.m.a., o quecorresponde a 18 vezes 1/12 da massa do C'12.

    MOLE o conjunto de 6,02 x 1023 partículas quaisquer,o que vale dizer: 1 mol de átomos = um mol de moléculas= 6,02 x 1023 moléculas.

     N2  + 3H 2 →  2NH3Mol - 1Mol + 3Mol →  2 MolMoléculas- 6 x1023 + 18 x10 23  →  12 x1023 Massa - 28g + 6g →  34gVolume – 22,4L + 67,2L →  44,8L

    Ex.: Qual o volume de Amônia produzido nas CNTP por 12g deH2 que reage com N 2 suficiente?

    1º N2 + H 2  →  NH 32º N2 + 3H2  →  2NH3 3º 6g 44,8 L

    12g x

     ÁTOMO GRAMAÉ a medida utilizada nas experimentações e nos

    cálculos da teoria Química e correspondem, num elementoquímico, à massa, em gramas, de 6,02 x 1023 átomos doelemento.É portanto numericamente igual à massa atômica doelemento.Exemplo:Ma = 23 u.m.a. = M (massa de seus átomos).Sódio = 1atg = 23g = massa de 6,02 x 1023 átomos de Na.

    MOLÉCULA-GRAMA OU MASSA MOLARTrata-se da massa, em gramas, de 6,02 x 1023 moléculasde substância.No caso da água: H20 MM = 18 u.m.a. = corresponde auma molécula de H2 O.molécula-grama = 18g - massa de 6,02 x 10 23  moléculasde H2 O.

    Exemplo:H2SO4MM = 2 (1)+32 (1)+4 (16) = 98u.m.a molécula-grama = 98g

    ETUDO FÍSICO DOS GASES

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    9/30

    Vários elementos químicos importantes se apresentam comosubstâncias gasosas, e, condições ambiente:H2,N2,O2,F2,CL2  eos gases nobres.Muitoscompostos químicos também são gasosos: CO2, CO, NO, NO2, N2O,NH3,SO2, H2S, HCl, CH4, etc.

    COM RELAÇÃO AOS GASES É IMPORTANTELEMBRAR QUE:

    • Quando um gás é submetido à pressão, seu volumediminui.• Os gases sempre formam misturas homogêneas comoutros gases.• Os gases ocupam somente cerca de 0,1 % do volume deseusrecipientes.

    • Não tem forma e nem volume próprios.• Os gases são altamente compressíveis e ocupam ovolume total de seus recipientes.

    VARIÁVEIS DE ESTADO DE UM GÁS

    temperatura

    Existem várias escalas: as mais importantes são: Celsius,Kelvin. Temperatura absoluta é a medida numa escalacujo zero é o mais absoluto (a mais baixa temperatura queexiste eqüivale ao zero grau na escala Kelvin ou, O K).

    VolumeUtilizam-se as unidades usuais de volume (L, Cm3, dm3).

    pressão• A pressão é a força atuando em um objeto por unidadede área:• A gravidade exerce uma força sobre a atmosfera terrestre• Uma coluna de ar de 1 m2 de seção transversal exerceuma força de

    N.• A pressão de uma coluna de ar de 1 m2 é de 100 kPa.. A pressão atmosfér ica e o barômetro• Unidades SI: 1 N = 1 kg m/s2; 1 Pa = 1 N/m2.• A pressão atmosférica é medida com um barômetro.• Se um tubo é inserido em um recipiente de mercúrioaberto à atmosfera, o mercúrio subirá 760 mm no tubo.• A pressão atmosférica padrão é a pressão necessáriapara suportar 760 mm de Hg em uma coluna.• Unidades: 1 atm = 760 mmHg = 760 torr = 1,01325 ×105 Pa =101,325 kPa.

    TRANSFORMAÇÕES GASOSAS

    São as variações de volume, pressão e temperaturasofrida por uma determinada massa gasosa.LEIS FÍSI CAS DOS GASES.São leis experimentais que relacionam as variações devolume, pressão e temperatura dos gases.Lei de BoyleLei de Boyle - A temperatura constante, o volume ocupadopor uma quantidade fixa de um gás é inversamenteproporcional à sua pressão.P·V = k = constante

     A pressão constante, o volume de uma massa fixa de umgás varia linearmente com a temperatura do gás em grausCelsius.Com a introdução da escala absoluta, as leis de Charles eGay-Lussac foram assim enunciadas:  

    : A volume constante, a pressão de uma massa fixa de gásé diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás. A pressão constante, o volume de uma massa fixa de gásé diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.

    ISOBÁRICA

    (p1 = p2)

    V1 ——

    T1 

    =V2 ——

    T2 

    lei de Charles

    e Gay-Lussac

    ISOCÓRICA(V1 = V2)

    p1 ——T1 

    =p2 ——T2 

    lei de Charles eGay-Lussac

    ISOTÉRMICA(T1 = T2)

    p1·V1 = p2·V2  lei de Boyle

    EQUAÇÃO GERAL DOS GASES PERFEITOS

    p·V——T

    = k oup1·V1——T1 

    =p2·V2 ——T2 

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    10/30

    Volume molar de um gásO volume molar de um gás é constante para todos osgases a uma mesma pressão e temperatura.Nas CNTP, o volume molar é igual a 22,4 L/mol.

    DENSIDADE DE UM GÁS

    Densidade Absoluta

    É o resultado da divisão da massa pelo volume.No caso da molécula significa também a divisão entremassa e volume.

    Densidade RelativaTrata-se de um número puro, resultante de relações demesma grandeza.

    Densidade de um gás nas CNTP:

    dCNTP =M——22,4

    g/L

    Densidade de um gás a uma pressão p e temperatura T:

    d =p·M——R·T

    Densidade de um gás A em relação a um gás B:

    d A,B =M A ——MB 

    Densidade de um gás A em relação ao ar:

    d A,ar  =M A ——Mar  

    =M A ——28,8

    Gás ideal

    Gás ideal ou gás perfeito - É um modelo teórico. É um gásque obedece às equaçõesp·V/T = k e p·V = n·R·T, com exatidão matemática.Na prática, temos gases reais. Um gás real tende para ogás ideal quando a pressão tende a zero e a temperaturase eleva.

    MISTURA GASOSAOs gases são submetidos a pressões (pressão

    corresponde a uma variável dos gases). Nas misturas,cada gás sofre a pressão como se estivesse sozinho - aisso dá-se o nome de pressão parcial. Já a pressão totalda mistura gasosa, representa a soma das pressõesparciais dos gases participantes da mistura.

     AS MISTURAS GASOSAS CARACTERÍSTICAS EPROPRIEDADES

     A - DIFUSÃOFenômeno através do qual os gases se misturam de formarápida e homogênea, formando um sistema monofásico.Quando ocorre sua saída para a atmosfera, eles seespalham, vale dizer, se difundem.

    B - EFUSÃO DOS GASESDá-se pela passagem dos gases através de pequenosorifícios. A velocidade do fenômeno efusão (tambémválidos para a difusão) é dada pela Lei de Graham: "  A

    velocidade da efusão ou difusão dá-se em proporção desuas densidades." Densidade - relação entre massas molares.Equação de lei de Graham ou da Velocidade:

    ESTEQUIOMETRIA

    CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS A estequiometria estuda os cálculos aplicados à

    reações químicas.

    Relação mol com molConsidere a reação de síntese da água:

    )(2)(22 2

    1l  g  O H O H    →+  

    Quantos mols de hidrogênio são necessários para formar20 mols de água?

    Resolução )(2)(22 2

    1l  g  O H O H    →+  

    mols x

    mol mol 

    20

    11

      1

    201×=∴ x = 20 mols

    Relação entre mols e massaQuantos gramas de água se podem ober com 10 mols dehidrogênio?

    Resolução )(2)(22 2

    1l  g  O H O H    →+  

     xmols

     g mol 

    10

    181  x = 18 x 10 = 180 gramas. 

    Relação entre massa e massaQuantos gramas de de oxigênio são necessários para a formaçãode 200 g de água?

    Resolução )(2)(22 2

    1l  g  O H O H    →+  

     g  x

     g  g 

    200

    1816

       gramas x 17818

    20016=

    ×=∴  

    Relação entre volume e volumeConsidere a reação de síntese da amônia:

    )(3)(2223

     g  g  NH  H  N    →+  

    Quantos litros de N2 são necessários, para seobterem 50 litros de NH3 nas CNTP?

    )(3)(2223  g  g   NH  H  N    →+  

    t = 0° c =273 kCNTP p = 1 ATM= 760Cm Hg = 760 mmHg

    50

    4,2224,22

     x

    ×

     

    44,8 x = 22,4 X 50

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    11/30

    litros x

     x

    258,44

    1120

    11208,44

    ==

    =

     

    Massa com volume  Quantos gramas de H2 e N2 se devem combinar parase obterem 200 litros de NH

    3 em CNTP?

    Resolução:

    )(3)(2223  g  g   NH  H  N    →+  

     g  x x

    l  x x

    l  g  g 

    8,264,222

    2006

    200'

    4,222628

    =

    ×

    ×=

    ×

     

    MODELOS ATÔMICOS

    450 a.C. - Leucipo A matéria pode se dividir em partículas cada vez

    menores.

    400 a.C DemócritoDenominação átomo para a menor partícula de

    matéria. Considerado o pai do atomismo grego.

    1808  DaltonPrimeiro modelo atômico com base experimental.

    O átomo é uma partícula maciça e indivisível. O modelovingou até 1897.

    1897 - Thomson

    Descargas elétricas em alto vácuo (tubos deCrookes) levaram à descoberta do elétron. O átomo seriauma partícula maciça, mas não indivisível. Seria formadopor uma geléia com carga positiva, na qual estariamincrustados os elétrons (modelo do pudim de passas).Determinação da relação carga/massa (e/m) do elétron.

    1911 - RutherfordO átomo não é maciço nem indivisível. O átomo

    seria formado por um núcleo muito pequeno, com cargapositiva, onde estaria concentrada praticamente toda a suamassa. Ao redor do núcleo ficariam os elétrons,

    neutralizando sua carga. Este é o modelo do átomonucleado, um modelo que foi comparado ao sistemaplanetário, onde o Sol seria o núcleo e os planetas seriamos elétrons

    1913 - BohrModelo atômico fundamentado na teoria dos

    quanta e sustentado experimentalmente com base naespectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis deenergia. Quando um elétron do átomo recebe energia, elesalta para outro nível de maior energia, portanto maisdistante do núcleo. Quando o elétron volta para o seu nívelde energia primitivo (mais próximo do núcleo), ele cede aenergia anteriormente recebida sob forma de uma ondaeletromagnética (luz).

    1913 - BohrModelo atômico fundamentado na teoria dos

    quanta e sustentado experimentalmente com base na

    espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis deenergia. Quando um elétron do átomo recebe energia, elesalta para outro nível de maior energia, portanto maisdistante do núcleo. Quando o elétron volta para o seu nívelde energia primitivo (mais próximo do núcleo), ele cede aenergia anteriormente recebida sob forma de uma ondaeletromagnética (luz).

    1916 - SommerfeldModelo das órbitas elípticas para o elétron.Introdução dos subníveis de energia.

    1920 - RutherfordCaracterização do próton como sendo o núcleo do

    átomo de hidrogênio e a unidade de carga positiva.Previsão de existência do nêutron.1924 - De BroglieModelo da partícula-onda para o elétron.1926 - HeisenbergPrincípio da incerteza.1927 - SchrödingerEquação de função de onda para o elétron.1932 - Chadwick

    Descoberta do nêutron.

    Carga elétrica

    NaturezaValorrelativo

    Massarelativa

    Próton Positiva +1 1

    NêutronNãoexiste

    0 1

    Elétron Negativa -1 1/1836

    Camadas eletrônicasOs elétrons estão distribuídos em camadas ou

    níveis de energia:

    núcleocamada

    K L M N O P Q

     1 2 3 4 5 6 7

    nível

     Número máximo de elétrons nas camadas ou níveis de

    energia:K L M N O P Q

    2 8 18 32 32 18 2

     Subníveis de energia As camadas ou níveis de energia são formados desubcamadas ou subníveis de energia, designados pelasletras s, p, d, f .

    Subnível s p d f

    Número máximo de

    elétrons 2 6 10 14

     Subníveis conhecidos em cada nível de energia:

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    12/30

     

    Subnível 1s2s2p

    3s3p3d

    4s4p4d4f

    5s5p5d5f

    6s6p6d

    7s

    Nível1 2 3 4 5 6 7

    K L M N O P Q

    Subníveis em ordem crescente de energia:

    1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f5d 6p 7s 5f 6d

    DIAGRAMA DE LINUS PAULING

    Segundo Pauling, o átomo do estado fundamental, isoladoou neutro, apresenta os seus elétrons em ordem crescentede energia, ou seja, os elétrons ocupam primeiramente ossubníveis de menor energia. A ordem crescente de energia dos subníveis pode serobtida através do diagrama de Linus Pauling:

    Exemplo:

    Para o 26 Fe, esta é a distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 

    3s2  3p6  4s2  3d6, onde o índice representa o número deelétrons em cada subnível. É importante lembrar que paraátomos neutros, o número de elétrons é igual ao deprótons.Para o íon  (átomo que recebeu ou perdeu elétrons) 26 Fe2+, temos a seguinte distribuição eletrônica:

    perde 2e- 

    26 Fe  →  26 Fe2+ 

    1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 CV 3d6 

    Note que a perda ou ganho de elétrons não ocorre nacamada eletrônica mais energética, mas sim na camadamais externa, chamada de camada de valência (C.V).

    EXERCÍCIOS

    1.Segundo a teoria do big- bang, o universo teria surgidosurgido de uma grande explosão cósmica ocorrida entre 8e 20 bilhões de anos atrás. Até então, toda matéria eenergia concentravam-se num único ponto que, aoexplodir, deu inicio à expansão do universo, que continuaaté hoje.

     Alguns cientistas acreditam que há um limite paraa expansão do universo e que, quando esse limite foratingido, ocorrerá o fenômeno contrario: o universocomeçará a se contrair novamente ate chegar ao ponto

    inicial, nas mesmas condições que deram origem ao big-bang.

    Discuta se é possível a existência de matéria semenergia.

    2. indique qual das alternativas a seguir traz um exemplode matéria, corpo e objeto nessa ordem.a) água, escultura de gelo, chuva.

    b) madeira, mesa de madeira, tabua.c) lycra, blusa de lycra, fio de lycra.d) mármore, placa de mármore, pia de mármore.e) vento, ar comprimido, ar atmosférico.

    3. considerando as modalidades de corrida em que ospilotos dirigem carros de mesmo modelo (e mesma massa) responda:a) quem vence numa ultrapassagem: o carro que possuimaior energia cinética ou que possui maior energiapotencial? Explique.b) sabendo-se que um dos carros se movimenta a pista a200 quilômetros por hora enquanto um helicóptero quesobrevoa a pista para filmar a corrida movimenta-se a 50quilômetros por hora e tomando-se a pista como nível de

    referencia, qual veiculo possui maior energia potencialgravitacional: o carro ou o helicóptero? Justifique.

    4. calcule as energias cinética, potencial, gravitacionalmecânica de um avião de brinquedo guiado por controleremoto, possui massa igual a 900 gramas e voa a umaaltitude constante de 20 metros, a uma velocidade igual a5 m/s . dado: g~= 10m/s2.

    5. faça as convenções de unidade pedidas a seguir emrelação a pressão .a) 4 atm para KPa b)20 KPa para mmHg 

    c) 1900 mmHg para atm d) 0,7 atm para mmHg

    5. explique se pode haver temperatura negativa na escalakelvin e faça as conversões de unidade pedidas a seguirem relação a temperatura. Dado: T= t + 273t= T- 273.a) 100 ºC para KPa b) 57 ºC para mmHgc)298 K para ºC d) 25 K para ºC

    6. faça as conversões de unidade pedidas a seguir emrelação a massa e ao volume. Dados:

    1kg = 1000g ; 1 t= 1000kg ; 1 t= 106 g.1L = 10-3  m3 ; 1L=1000ml; 1 m3= 106 ml

    a)1500 kg para t b) 0,6 t para gc) 5 m3 para ml d) 200 L para m3 

    7. o cientista Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796- 1832 )demonstrou que o funcionamento de toda maquinatérmica supõe uma fonte quente e uma fria.

    O calor transfere- se então, necessariamente, docorpo de maior temperatura ( fonte quente) para o corpode menor temperatura (fonte fria).a) explique a diferença entre calor e temperatura.b) É possível a transferência de energia na forma de calorentre corpos que estejam a uma mesma temperatura?

    8. indique no texto a seguir se as palavras sublinhadas sãoexemplos de matéria, corpo ou objeto.

    “ o Brasil esteve o monopólio da produção deborracha natural entre o final do século XIX e inicio doséculo XX.

    O látex (liquido leitoso e viscoso) era extraído dasseringueiras no meio da floresta, principalmente na Amazônia .

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    13/30

      Os seringueiros faziam as pélas ( bolas de látexcoagulado) e as entregavam a comerciantes que vendia aempresas americanas e européias para fabricar pneus eisolantes para fios elétricos.

     A Inglaterra começou a cultivar seringueiras emsuas colônias na Ásia e, em 1913, a Malásia produz maisque o Brasil e passa a dominar o mercado, diminuindo ospreços.

    O látex também é utilizado em outras aplicações,como luvas cirúrgicas, borrachas escolares e balões defesta.

    9. quais das afirmações a seguir estão corretas?I. fontes de energia são materiais e fenômenos naturaiscapazes de produzir energia.II. denomina-se sistema uma parte do universoconsiderada como um todo para efeito de estudo.III. meio ambiente é a parte do universo que rodeia asfronteiras de um sistema em estudo.IV. a energia mecânica de um corpo é calculada por(m.v2/2).V. o produto da força pelo deslocamento, N.m, tambémpode ser usado para medir energia.

    a) I,II,III e IV b)II,III,IV e V c)I,II e IIId)I.II,III e V e) I,III,IV e V

    10. faça as conversões de unidade pedidas a seguir emrelação á pressão e ao volume.

    Dados: 1L= 1000 cm3 .a) 31,16 kPa para mmHg (pressão atmosférica no topo domonte Everest: 8882 m de altitude).b) 0,69 atm para kPa (pressão atmosférica em quito, noequador: 2851 m de altitudec)3,785L para cm3 (1 galão inglês ).d)4546 ml para L (1 galão na Inglaterra).

    11. pode-se determinar o conteúdo calórico dos alimentos

    por meio de aparelhos denominados calorímetros- bomba.Queima-se determinada quantidade do alimento nocalorímetros e mede-se a elevação da temperatura daágua.

    Depois, converte-se o valor do aumento datemperatura em calorias com base na relação :Q=m.c.  Δt.Considere que foram queimados 5g de um bolo de milhoem um calorímetro- bomba. Ao termino do experimento, atemperatura da água , que no inicio era de 20 ºC, subiupara 22,5 ºC. sabendo- se que o calor especifico daágua(c) é igual a 1 cal/g, responda:a) por que a queima do alimento no calorímetro aumenta atemperatura da água?

    b) qual a quantidade calorias que o corpo humano absorveao digerir (queimar) uma fatia de 100g de bolo de milho?

    Exerciopg 21

    12. (UFSC). As fases de agregação da matéria são :

    01. Gasosa 02. Densa 04. Liquida 08.solida16. Fria 32. Quente 64. rarefeita

    13. (MACK-SP). A sensação de gelado que sentimos aopassar um algodão embebido em acetona na mão édevida à:a) sublimação da acetona.

    b) insolubilidade da acetonac) mudança de fase da acetona (fenômenos exotérmicos).d) liquefação da acetona.e)evaporação da acetona (fenômeno endotérmico)

    13. (UNESP-SP) o naftaleno, comercialmente conhecidocom naftalina, empregado para evitar baratas em roupas,funde em temperaturas superiores a 80 ºC. sabe-se quebolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, tem suasmassas constantemente diminuídas, terminando pordesaparecer sem deixar resíduos. Essa observação podeser explicada pelo fenômeno da:

    a) fusão b) solidificação c) sublimaçãod) liquefação e) ebulição

    14. (FAEE- GO) ebulição da água destilada, verifica-se odesprendimento de bolhas de:a) vapor d’ agua b) gás oxigênio c) gás hidrogêniod) mistura de gás oxigênio e gás hidrogênio e) ar.

    15.(UFMG) observe o quadro, que apresenta astemperaturas de fusão e de ebulição de algumassubstancias .material PF(ºC) PE(ºC)I -117,3 78,5II -93,9 65,0III 801 1413IV 3550 4827V -95 110,6Em relação as fases de agregação das substancias, aalternativa correta é:a) I é sólida a 25 ºC b) II é liquido a 80ºC.c) III é liquido a 1000ºC d) IV é gasoso a 3500 ºCe) V é sólido 100ºC16. é considerada fenômeno físico a:a) mistura entre o ar e a gasolina em um carburador.b) emissão de partículas radioativas pelo urânio.c) exposição a luz de uma película fotográfica.d) digestão de um alimento.e) fotossíntese de uma planta.

    17. ( UFG-GO) São transformações químicas:01. O apodrecimento de um fruto.02. a efervescência de um comprimido em agua;04. o escurecimento de um metal exposto ao ar;08. o cozimento de alimentos;16. o crescimento das unhas ;32. a fermentação da uva ;64. o derretimento de um picolé de abacaxi.

    18. ( MACK-SP) não ocorre uma transformação químicaquando:a) um prego enferruja .b) uma fruta madura apodrece.c) o gelo- seco( dióxido de carbono sólido) sublima.

    d) um comprimido efervescente é colocado em aguae) o álcool queima

    19. julgue as afirmações a seguir, referentes a mudançade fase da matéria, e indique as que estão incorretas.I. a fase gasosa é aquela na qual a matéria possui volumepróprio e forma variável.II. é possível mudar a fase de agregação de uma placa deferro de sólida para liquida.III. a fase sólida é aquela na qual a matéria possui volumepróprio e forma própria.a) I,III e IV b)II e III c)I,IV e Vd) III,IV e v e) todas

    20. (UNICAMP-SP) qual a fase de agregação (solida,liquida ou gasosa) dos materiais da tabela a seguir quandoos mesmos se encontram no deserto da Arábia, atemperatura de 50ºC (pressão ambiente de 1 atm)?

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    14/30

    material PF(ºC) PE(ºC)Clorofórmio -63 61Éter etílico -116 34Etanol -117 78Fenol 41 182Pentano -130 36

    21. descargas industriais de agua aquecida em rios e

    lagos podem provocar a morte de peixes porque causamuma diminuição do oxigênio dissolvido na agua, isto é, ocalor faz com que o gas oxigênio, necessário a vida dospeixes, seja parcialmente liberado para a atmosfera. Assinale a alternativa que classifica o fenômeno descritoem rios e lagos.a) fenômeno físico exotérmico.b)fenômeno químico endotérmico.c)fenômeno físico endotérmico.d) fenômeno químico exotérmico.e)fenômeno físico sem variação de energia

    22. (UFSC) fenômeno químico é aquele que altera anatureza da matéria. Baseado nessa informação, analise

    a(s) proposição ( ões) abaixo e escolha aquela(s) quecorresponde(m) a um fenômeno químico.01. a combustão de álcool ou de gasolina nos motores dosautomóveis02. a precipitação de chuvas.04. a queima do gás de cozinha.08. a formação de gelo dentro de um refrigerador.16. a formação de ferrugem sobre uma peça de ferrodeixada ao relento.32. a respiração animal.

    23. explique o significado do sinal negativo para o valor davariação de energia e indique se as informações a seguirse referem a fenômenos endotérmicos ou exotérmicos.a) variação de energia envolvida na combustão de 12g de

    diamante: -3,96 x 10-1 kg x m2/s2b) variação de energia envolvida na obtenção de 3,04 kgde sulfeto de carbono: +4,37 kg x m2/s2 c) variação de energia envolvida na obtenção de 146g decloreto de hidrogênio: -3,7 x102 kg x m2/s2 d) variação de energia envolvida na decomposição de 68 gde amônia: + 9,22 x 10-2 kg x m2/s2 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    24. assinale as alternativas corretas relacionadas amatéria e as sua propriedades gerais.01. a divisibilidade garante que duas porções de matérianão ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo.02. a impenetrabilidade depende dos materiais que são

    postos em contato; por exemplo, o óleo e a agua sãoimpenetráveis, já a agua e o álcool etílico penetram um nooutro em qualquer proporção .04. a compressibilidade é uma propriedade da matériaque se torna mais perceptível na fase gasosa.08. algumas espécies de matéria, como o látex extraído daseringueira Hevea brasiliensis, possuem uma elasticidadebastante acentuada.16. a inércia garante que a matéria ira permanecereternamente em repouso ou em movimento, sem nuncamodificar sua situação original.

    25. “o hidróxido de magnésio possui alta basicidade, éparcialmente solúvel em água e possui sabor adstringente.

    É empregado na medicina como laxante, vendido emfarmácias com o nome de leite de magnésia.”Quais os tipos de propriedades do hidróxido de

    magnésio que estão respectivamente relacionados notexto?

    a) funcional, química e física.b) geral, química e organoleptica.c) funcional, física e organoleptica.d)geral, física e química.e) organoleptica, física e química.

    26. (UFMG) uma amostra de uma substancia x tevealgumas de suas propriedades determinadas.

    Todas as alternativas apresentam propriedadesque são úteis para identificar essa substancia, exceto:a) densidade b)massa da amostrac) solubilidade em água d) temperatura de fusãoe) temperatura de ebulição.

    27. (UEL-PR) Apresenta composição constante epropriedade especifica bem definidas, independentementede sua origem ou forma de obtenção.”

    Essa afirmação pode ser conceito de:a) solução aquosa b) mineral c) rochad) substancia pura e) emulsão

    28. (FUVEST-SP) se os materiais a seguir: ar, gáscarbônico, naftaleno, iodo, latão, ouro 18quilates, forem

    classificados em substancias e misturas, pertencerão aogrupo das substancias:a) ar, gás carbônico e latão.b) iodo, ouro 18 quilates e naftaleno.c) gás carbônico, latão e iodo.d) ar, ouro 18 quilates e naftaleno.e) gás carbônico, iodo e naftaleno.

    29. (UNICAMP-SP) três frascos de vidro transparentes,fechados, de formas e dimensões iguais, cotem cada um amesma massa de líquidos diferentes. Um contem agua, ooutro, clorofórmio e o terceiro, etanol.

    Os três líquidos são incolores e não preenchemtotalmente os frascos, os quais não tem nenhuma

    identificação. Sem abrir os frascos, como você faria paraidentificar as substancias? A densidade (d) de cada um dos líquidos, a

    temperatura ambiente, é igual a : dagua = 1,0 g/cm3 ; detanol 

    = 0,8 g/cm3 e dcloroformio = 1,4 g/cm3

    30. sobre as propriedades gerais da matéria, responda:a) as propriedades gerais da matéria dependem dascondições de temperatura e pressão? Explique.b) um material possui sempre as mesmas propriedadesorganolepticas ou elas podem variar conforme ascondições de temperatura e pressão?

    31. a tabela traz variação da solubilidade do hidróxido de

    cálcio em função da variação de temperatura (sob pressãode 1atm). Os dados encontram-se em miligramas dehidróxido de cálcio por 100g de água.

    Temperatura/ºC 0 10 20 30 40 50

    Solubilidade 185 176 165 153 141 128

    Temperatura/ºC 60 70 80 90 100

    Solubilidade 116 106 94 85 77

    a) o hidróxido de cálcio pode ser considerado muitosolúvel, pouco solúvel ou insolúvel em água?b) se a água é predominantemente liquida na faixa detemperatura e pressão fornecidas, por que os dadosmostram 100g de água e não 100ml de água?c) o que ocorre se adicionarmos 200 mg de hidróxido decálcio em 100g de água a 20ºC?d) em relação ao item anterior, o que ira acontecer seaumentarmos a temperatura da água para 30ºC?

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    15/30

     32. o uso da expressão “substancia pura e substanciaimpura” é comum inclusive entre químicos. Analise asafirmações abaixo e selecione as que estiverem corretas.01. A expressão “substancia pura” é redundante porqueum material não é formado de uma única substancia,portanto puro, esse material é classificado como mistura.02. A expressão “substancia impura” refere-se a um

    material formado de duas ou mais substancias (mistura)em que uma delas, a principal, aparece numaporcentagem muito superior ( > 90%), em relação à(s)outra(s).04. As expressões são corretas porque uma substanciapode ser pura ou impura, dependendo de como variamsuas propriedades.08.È exatamente raro encontrar “substancias puras” nanatureza. Em geral, os materiais se apresentam na formade misturas ou de “substancias impuras”.16. Somente as “substancias puras” possuem todas aspropriedades químicas, físicas, organolepticas e funcionaisconstantes invariáveis.

    33. (UNICAP-PE) As seguintes afirmativas referem-se a

    substancias e a misturas. Assinale I para correto e II paraerrado.I-II0-0 Água do mar é uma substancia.1-1 O bronze ( liga de cobre e estanho) é uma mistura.2-2 O etanol é uma substancia3-3 O oxigênio é uma mistura.4-4 O ar é, praticamente, uma mistura de oxigênio enitrogênio.

    34. (UFES) Qual é a alternativa em que so aparecemmisturas?a) grafite, leite, água oxigenada, fósforo vermelho.b) ferro, enxofre, mercúrio, acido muriatico

    ( clorídrico).c) Areia, açúcar, granito, metanol.d) vinagre, álcool absoluto, água do mar, gás amoníaco.e) Ar, granito, vinagre, água sanitária .

    XXXXXXXXXXX35. Em relação as misturas homogêneas e as misturasheterogêneas. Responda aos itens a seguir:a) como são identificadas as fases de um sistema?b) um material constituído de apenas uma substancia podeser heterogêneo? Explique utilizando um exemploc) um material constituído de uma mistura de substanciaspode ser monofásico? Explique utilizando um exemplo.

    36. classifique os sistemas relacionados a seguir em

    homogêneo e heterogêneos.a) suco de laranja.b)Água com gásc) granitod) sangue.e) água mineral sem gás.f) vinagre (solução de água e acido acético a 4% ) emvolume).g) Ar atmosférico sem partículas de poeira.

    37. (PFPI) Adicionando-se excesso de água à misturaformada por sal de cozinha, areia e açúcar, obtém-se umsistema:a) homogêneo, monofásicob)homogêneo, bifásico

    c)heterogêneo, monofásico.d) heterogêneo, bifásico.e) heterogêneo, trifásico

    38. Em relação á classificação dos sistemas, assinale a(s)alternativa(s) correta(s)01. São exemplos de solução: álcool hidratado, agua detorneira, suco de laranja artificial e latão.02. são exemplos de dispersões grosseiras: água eserragem, feijão e areia, sal e areia e ouro 18k.04.São exemplos de dispersões coloidais: a gelatina, ossangue e o leite.

    08. As partículas de disperso em uma dispersão coloidalsão barradas apenas por um ultrafiltro.16. As partículas de disperso em uma dispersão coloidalsofrem sedimentação pela ação da gravidade.32. As partículas de disperso em uma dispersão coloidalpodem ser observadas ao ultramicroscópio.

    39 (UFMG) Com relação ao numero de fases, os sistemaspodem ser classificados como homogêneos ouheterogêneos.

     As alternativas correlacionam adequadamente osistema e sua classificação, exceto:a) Água de coco/ heterogêneo.b) laranjada/ heterogêneoc)leite/homogêneo.

    d)poeira nos ar/ heterogêneoe) Água do mar filtrada/ homogêneo.

    40. Responda aos itens abaixo sobre os três diferentestipos de mistura.a) Quais as principais diferenças entre solução, dispersãogrosseira e dispersão coloidal?b) Explique o que é solvente e o que é soluto?c) As soluções são necessariamente encontradas na faseliquida? O que determina a fase de agregação de umasolução?

    41. classifique os sistemas a seguir em substancias,soluções, dispersões coloidais ou dispersões grosseiras.

    a) Granitob)Madeirac)Açod) Creme cosmético para o rosto.e)Maionese.f) Gelo-seco à temperatura ambiente.g) Quais os sistemas mostram ser heterogêneo apenasquando observados ao ultramicroscópio? Qual sistema ébifásico?

    42.(FAEE-GO). É exemplo de solução(I) sólida, (II)liquida e(III) gasosa à temperatura ambiente e à pressão normal:

    (I). (II) (III)a)glicose água do mar filtrada água gaseificada

    b) ouro18k; lágrima ar filtradoc)lamina de cobre água ozôniod)areia; gasolina gás nitrogênioe)cloreto de sódio chumbo derretido; amônia

    43. (UCDB-MS). Em um laboratório de química forampreparadas as seguintes misturas:I. água / gasolina;II. água / sal;III. água / areiaIV. gasolina/ sal;V.gasolina /areia.Quais as misturas podem ser homogêneas?a)nenhuma b) II e III c)I e IId) somente II e)II e IV

    44. (FESP-PE). Considere um sistema formado por água +álcool etílico + granito.Excluindo o recipiente e o ar, o sistema apresenta:

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    16/30

    a) três compostos e três fases.b)três componentes e duas fases.c)cinco componentes e quatro fases.d)cinco componentes e cinco fases.e)cinco componentes e duas fases.

    45. (MED.Catanduva-SP). Em um sistema fechado quecontem água liquida, cloreto de sódio dissolvido, cloreto de

    sódio não dissolvido, 2 cubos de gelo e os gasesnitrogênio e oxigênio não dissolvidos na agua liquida,existem:a) 4 fases e 4 componentesb) 3 fases e 3componentesc) 4 fases e 3 componentesd) 3 fases e 4 componentese) 2 fase e 5 componentes

    46. (UFMG) Um sistema é constituído apenas por água egelo. Pode-se afirmar corretamente que esse sistema:a) apresenta dois componentes.b)apresenta três fase.c) apresenta um componente e uma fase.d)é constituído por uma substancia.

    e)é homogêneo++++++++++++++++++++++++++++++++++++++47. (UNB-DF). Analise o gráfico abaixo, correspondente àcurva de aquecimento de um material, no qual estãorepresentados diferentes fases (s= sólido, L= liquido e v=vapor).

    Julgue os itens seguintes em verdadeiros oufalsos e justifique sua resposta.

    0. T2 corresponde ao ponto de ebulição do material.1.se, na fase liquida, esse material fosse resfriado, iriasofrer solidificação à temperatura2. A temperatura T3 referente ao patamar L-v se mantemconstante se a pressão for mantida constante.3. segundo o gráfico, o material é constituído por umamistura de três substancias.

    48.(UNITAU-SP). Misturas azeotropicas são:

    a) misturas heterogêneas com ponto de fusão constante.b)misturas homogêneas ou ligas de ponto de fusãoconstante.c)líquidos ou ligas de ponto de fusão constante.d) soluções liquidas de ponto de ebulição constante

    e) líquidos de ponto de ebulição variável.

    49.(UFMG) O gráfico abaixo representa asobservações feitas em uma experiência em que ummaterial sólido foi aquecido ate vaporizar-se. Conclui-se que a afirmativa certa é:

    a) A fusão do material começa a 0 ºCb) A vaporização do material termina a 208ºCc) A faixa liquida do material vai de 40ºC a 148ºC.d) O material contém algum tipo de impureza.e) O material liquido aquece mais rápido do que osólido.

    50. (UFG-GO) Os gráficos I e II esquematizados aseguir representam a variação de temperatura de doissistemas distintos em função do tempo deaquecimento, mostrando as temperaturas em queocorrem as transições de fases.

    Pela analise desses gráficos, é correto afirmar

    01. Para temperaturas inferiores a T1, podem coexistirduas fases em ambos os sistemas.02. No sistema II existe uma fase sólida, no ponto A, àtemperatura T1, enquanto no ponto B existe uma faseliquida a mesma temperatura.04. No sistema II so ocorrem duas fase àstemperaturas T1 e T208. Os gráficos representam as transições de fasesque podem ocorrer em sistemas que contem pelomenos duas substancias.16. No ponto B, no ponto C e entre ambos, no sistemaII, existe uma única fase liquida.32. Acima do ponto D há uma única fase vapor emaquecimento, em ambos os sistemas.

    50. (UNICAMP-SP). Uma amostra de água a -20ºC é tirada de um congelador e colocada num fornoa 150ºC

    considere que a temperatura da amostra varielentamente com o tempo e que seja idêntica em todosos seus pontos. A pressão ambiente é 1atm.Esquematize um gráfico mostrando como atemperatura da amostra varia com o tempo, indique oque ocorre em cada região do gráfico.

    51. misturas eutéticas são:a) misturas heterogêneas com ponto de fusãoconstante.b) misturas homogêneas cujo gráfico da temperaturaem função do tempo não apresenta patamar.c) misturas heterogêneas que apresentam ponto deebulição constante.

    d) soluções liquidas com densidade constante.e) soluções sólidas com ponto de fusão constante.

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    17/30

    52. Os gráficos a seguir fornecem a variação datemperatura em função do tempo para a mudança defase de agregação de dois materiais designados pelasletras A e B.

    indique se esses materiais são substancias oualgum tipo especifico de mistura.

    ++++++++++++++++++++++++++  53. responda aos itens a seguir referentes aosprocessos de dissolução fracionada e sedimentaçãofracionada.a) esses processos são indicados para separarmisturas homogêneas ou heterogêneas? De que tipo?b) No que se baseiam esses processos deseparação?

    54.(UFRGS-RS). Num acampamento, todo o sal decozinha foi derramado na areia. As pessoasrecuperaram o sal realizando, sucessivamente, asoperações de:a)dissolução, filtração, evaporação.b)fusão, decantação, sublimação.c)liquefação, filtração, vaporização.d)adição de água, destilação.e)diluição, sedimentação,vaporização.

    55.(UFPR). Considere a mistura de areia, sal e limalhade ferro. Como você faria para separar as substancias

    dessa mistura? Descreva a seqüência de etapas doprocesso de separação, as operações de separação eo material empregado.

    56. (UNICAMP-SP). Uma mistura sólida é constituídacloreto de prata, cloreto de sódio e cloreto plumboso.Observe a solubilidade desses sais em agua.

    sais Água fria Água quenteCloreto deprata

    Insolúvel Insolúvel

    Cloreto desódio

    Solúvel Solúvel

    Cloreto

    plumboso

    insolúvel Solúvel

    Baseando-se nesses dados, esquematize umaseparação desses sais que constituem a mistura.57. (UNITAU-SP) O funil de decantação separa:a) mistura homogênea de liquido com sólido.b)mistura heterogênea de sólidos com sólido.c)mistura heterogênea de liquido com liquido.d)mistura homogênea de liquido com liquido.e)mistura homogênea de sólido com sólido.

    58. toda água encontrada na natureza, seja emnascentes, rio, lagos, poços ou no mar, e também aágua que consumimos em casa, seja a de torneira, de

    filtro ou de garrafas (água mineral), é na verdade umasolução com inúmeras substancias dissolvidas (saisminerais, cloro, flúor) na qual a água propriamente ditaparticipa como solvente.

    Para obter a substancia água isolada de qualqueroutra, utiliza-se a destilação. Assim, o termo “águadestilada não deve ser consumida, pois causaria umdesequilíbrio na quantidade de sais presentes nascélulas de nosso corpo, porém ela é útil para diversosfins, como, por exemplo, solvente em baterias deautomóvel”.

     Alem da água outros produtos de consumo

    passam pelo processo de destilação, como certasbebidas alcoólicas (conhaque, whisky, rum). Adestilação aumenta o teor alcoólico das bebidasporque o álcool etílico contido na bebida fermentadatorna-se mais concentrado devido ao processo deaquecimento, vaporização, condensação.

    Explique se é possível separar totalmente umamistura de água e álcool etílico por destilação.

    59. (UEL-PR) Para realizar uma destilação simples,pode-se dispensar o uso de:a) balão de destilaçãob) termômetroc) frasco coletor.d) condensador.

    e) funil de separação.

    60. (FUVEST-SP). Em uma industria,inadvertidamente um operário misturou polietileno(PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (OS),limpos e moídos.

    Para recuperar cada um desses polímeros,utilizou o seguinte método de separação: jogou amistura em um tanque contendo água (d=1,0 g/cm3),separando a fração que flutuou (fração A) daquela quefoi ao fundo (fração B).

     A seguir, recolheu a fração B, secou-se a emoutro tanque contendo solução salina (d=1,10g/cm3),separando o material que flutuou (fração c) daquele

    que afundou (fração D).Dados:Polímero D (g/cm3)

    Temperatura detrabalho

    Polietileno (PE) 0,91 a 0,98Poliestireno (PS) 1,04 a 1,06Policloretode vinila(PVC)

    1,35 a 1,42

    a) PE, OS E PVC. b) PS, PE e PVCc)PVC, OS, PE. d) PS, PVC e PE.e)PE, PVC e PS

    61. Os processos de filtração comum, filtração a vácuo

    e centrifugação são todos utilizados para separarmisturas heterogêneas do tipo sólido-liquido.Se tivermos de separar os componentes de uma

    mistura desse tipo, o que devemos levar emconsideração na hora de escolher um dessesprocessos?

    62.(UEL-PR) De uma mistura heterogênea de doislíquidos imiscíveis e de densidade diferentes podem-se obter os líquidos puros por:I. sublimaçãoII. decantaçãoIII. filtraçãoDessas afirmações, apenas:a) I é correta b)II é correta c) III é corretad) I e II são corretas e)II e III são corretas.

    63. (FUVEST-SP) Qual dos seguintes procedimentosé o mais indicado se quer distinguir entre uma porção

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    18/30

    de água destilada e uma solução de água açucarada,sem experimentar o gosto?a) filtrar os líquidos b)determinar a densidade.c)decantar os líquidos d)usar papel de tornassol.e) Medir a condutividade elétrica.

    64.(UNISA-SP) Um dos estados brasileiros produtorde cloreto é o Rio Grande do Norte.

    Nas salinas, o processo físico que separa a águado sal é:a)filtração. b)sublimação. C)destilação.d)evaporação. e) ebulição.

    65.(UNEB-BA)considere as seguintes misturas:I. ar + poeiraII. mercúrio metálico + aguaIII. Água + nitrato de potássio (solúvel em água)

    Para separar os componentes dos sistemas faz-se uma:

    I II IIIa) filtração. destilação. decantação.b) destilação. Filtração. decantaçãoc) filtração. decantação. filtração

    d) decantação. destilação. filtraçãoe) filtração. decantação. destilação

    ++++++++++++

    66. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) em relaçãoás propriedades da água.01. A água representa 70% da massa de um serhumano.02. A água é encontrada na natureza principalmentena fase de agregação liquida (a mais importante paraa manutenção da vida).04. A água atua como isolante térmico (não conduzcalor).08. A água evapora facilmente (são necessárias só

    540 cal para evaporar 1g de água).16. A manutenção da vida aquática (principalmente nohemisfério norte) depende do fato de a água na fasesólida ser mais densa que a água na fase liquida.32. A densidade máxima da água (1,0 g/cm3) ocorre a4ºC, quando as espécies dissolvidas na superfície delagos e oceanos se misturam às águas maisprofundas.64.A água é um solvente universal e acaba captandoinclusive os poluentes lançados no ar e no solo.

    67.(Enem-MEC) A falta de água doce no planeta será,possivelmente, um dos mais graves problemas desteséculo. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a

    quantidade de água doce disponível para cadahabitante será drasticamente reduzida. Por meio deseus diferentes usos e consumos, as atividadeshumanas interferem no ciclo da água, alterando:a) a quantidade total, mas não a quantidade da águadisponível no planeta.b) a qualidade da água e sua quantidade disponívelpara o consumo das populações.c)a qualidade da água disponível, apenas no subsoloterrestre.d) apenas a disponibilidade de água superficialexistente nos rios e lagos.e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de águadisponível no planeta.

    68. (ENEM- MEC)considerando a riqueza dos recursohídricos brasileiros, uma grave crise de água emnosso país poderia ser motivada pora) reduzida área de solos agricultáveis.

    b)ausência de reservas de águas subterrâneas.c)escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.d)falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.e)degradação dos mananciais e desperdício noconsumo.

    69. (ENEM-MEC) segundo uma organização mundialde estudos ambientais, em 2025, “ duas de cada três

    pessoas viverão situações de carência de água, casonão haja mudanças no padrão atual de consumo doproduto.

    Uma alternativa adequada e viável para prevenir aescassez, considerando-se a disponibilidade global,seria:a) desenvolver processos de reutilização da água.b)explorar leitos de água subterrânea.c)ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.d)captar águas pluviais.e) importar água doce de outros estados.

    70. O problema da água doce disponível não ésomente de quantidade mas também de qualidade.

    Nos últimos 50 anos as reservas de água doce

    têm se deteriorado de forma crescente (e também aságuas nos oceanos) e pouco tem sido feito parainverter essa situação.

    Discuta como a disponibilidade de água tratadaestá relacionada à qualidade de vida do ser humano.

    71. (ENEM-MEC) Considerando os custos e aimportância dos recursos hídricos, uma industriadecidiu purificar parte da água que consome parareutilizá-la no processo industrial. De uma perspectivaeconômica e ambiental, a iniciativa é importanteporque esse processo:a)permite que toda água seja devolvida limpa aosmananciais.

    b)diminui a quantidade de água adquirida ecomprometida pelo uso industrial.c) reduz o prejuízo ambiental, aumentando o consumode água.d) torna menor a evaporação da água e mantém ociclo hidrológico inalterado.e) recupera o rio onde são lançadas as águasutilizadas.

    72. calcula-se no Brasil, em média, um consumo de290 litros de água, por dia, por pessoa. Como se oconsumo não fosse grande o bastante, ainda épreciso levar em conta toda a água que édesperdiçada. Torneira com defeito, vazamento de

    canos, estouro de adutoras provocam em média aperda de uma quantidade de água equivalente a pelomenos 20% da água que normalmente é utilizada.Explique como a água potável encontra-se distribuídano Brasil e se toda a população tem acesso a esserecurso de maneira eqüitativa.

    73. (ENEM-MEC) O sol participa do ciclo da água,pois, além de aquecer a superfície da terra dandoorigem aos ventos, provoca a evaporação da águados rios, lagos e mares. O vapor da água, ao seresfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que seagrupam formando nuvens, neblinas ou névoasúmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventosde uma região para outra. Com a condensação e, em

    seguidas, a chuva, a água volta à superfície da terra,caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessaágua evapora retornando á atmosfera, outra parteescoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    19/30

    alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado deciclo da água. Considere as seguintes afirmativas:I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez queo aquecimento ali é maior do que nos oceanos.II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meioda transpiração.III. o ciclo hidrológico condiciona processo queocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfer.

    IV. A energia gravitacional movimenta á água em seuciclo.V. O ciclo hidrológico é passível de sofrer interferênciahumana, podendo apresentar desequilíbrios.a) somente a afirmativa III está correta.b)somente as afirmativas III e IV estão corretas.c) somente as afirmativas I,II e V estão corretasd)somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.e) todas as afirmativas estão corretas.

    74. Já na década de 1960, a irrigação de uma áreaagrícola de 40000 hectares, ou o abastecimento deuma cidade do tamanho de São Paulo, exigia adisponibilidade de 2 milhões de metros cúbicos deágua potável por dia. Purificar essa quantidade de

    água por destilação comum leva a gastos deaproximadamente 5 x 1012 J de energia por dia,consumo cem vezes maior que a potencia produzidapor uma grande usina nuclear. Atualmente, porém,devido á escassez de recursos hídricos em certasáreas do planeta, a dessalinização da água do mar setornou a única alternativa disponível e já vem sendopraticada.

    Cite dois outros problemas, além do gastoenergético, que dificultam a implantação dessesistema para fornecimento de água potável em todasas regiões sujeitas a secas rigorosas.+++++++++++++++++++++++++++++++++

    75.Classifique as reações relacionadas a seguir emsíntese (composição) ou decomposição (analise) eindique o que significam os sinais em cima dealgumas setas.a) nitrito de amônio →  água + nitrogênio.b) oxido de sódio + água →  hidróxido de sódio.c) cloreto de sódio →  sódio metálico + gás clorod) clorado de potássio →  cloreto de potássio +oxigênioe) trióxido de enxofre + água →  ácido sulfúricof) cloreto de prata →  prata metálica + cloro

    76.A seguir são fornecidas algumas equações dereações químicas.

    I. cloreto de prata→

      prata metálica + cloroII. Sódio metálico + gás oxigênio →  oxido desódio.III. Oxido de cálcio + água →  hidróxido decálcio.IV. Oxido de alumínio →  alumínio metálico +oxigênio.V. gás carbônico →  monóxido de carbono +oxigênio.

    a) as reações I, IV e V representam uma analisequímica.b) a reação I é uma fotolise.c) a reação III ocorre com grande liberação de calor.d) As reações II e III representam uma composição

    química.e) os produtos das reações de analise são sempresubstancias simples.

    77. (UNB-DF) A química esta presente na vida daspessoas e, muitas vezes, não se toma consciênciadisso.

    Por exemplo, a reportagem:“ A saúde esta na feira- substancias recém-

    descobertas em frutas e verduras, chamadas peloscientistas de fito-quimicos, previnem o envelhecimentoe ajudam na cura de doença”.

    Publicada na revista Globo Ciência (ano 5,nº58,p.32-4), dá uma idéia de como as substancias regulam ofuncionamento do corpo humano.

    Com o auxilio dessas informações, julgue os itensabaixo.1.As substancias químicas são prejudiciais a saúde.2. Frutas e verduras são constituídas de substancias.3.A água salgada, utilizada para cozer alimentos,ferve a uma temperatura constante, por se tratar desubstancia composta.4. O cozimento de verduras acarreta a separação defitoquimicos por meio do processo conhecido comodestilação.

    78. (UFBA) sobre conceituação de substancias e

    elementos químicos, pode-se afirmar:I. o ozônio é uma substancia pura e composta.II.o oxigênio é uma substancia pura simples.III. o fósforo possui uma única forma alotrópica.IV. o oxigênio pode ser encontrado em substanciascompostas presentes nos solos.V. o ozônio é uma forma alotrópica estável dooxigênio utilizada na purificação da água.

     Assinale as afirmativas corretas e marque comoresposta apenas um valor entre 01 e 05, de acordocom o código abaixo.01. Apenas as afirmativas I e II são corretas.02. Apenas as afirmativas II e IV são corretas.03. Apenas as afirmativas I, II e V são corretas.

    04. Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.05. Apenas as afirmativas I, III, IV e V são corretas.

    79. Em relação às reações de síntese e de análise,assinale as afirmativas corretas.01. Numa reação de síntese, duas substancias distintareagem formando um único produto. Essas reaçõesocorrem quase sempre com liberação de energia.02. A analise pode ser considerada um processo deidentificação e determinação dos elementos queformam um composto.04. Nas reações de analise, uma única substanciarecebe energia (térmica, luminosa, elétrica) e setransforma em duas ou mais substancias diferentes.

    08. Todas as reações de análise são endotérmicas,isto é, ocorrem absorção de energia.16. Todas as substancias, simples e compostas,podem sofrer reação de analise, mas uma substanciacomposta não pode sofrer reação de síntese32. somente as substancias compostas sofrem reaçãode decomposição.

    80.(UFSC) A água destilada é um(a):01. Substancia simples.02. Substancia composta.04.Elemento químico08. Composto químico.16. mistura homogênea.32. mistura heterogênea

    81. Há alguns anos, foi confirmada a existência deuma nova variedade alotrópica do carbono, além dagrafita e do diamante, denominada

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    20/30

    buckminsterfullerene (ou simplesmente buckball) emhomenagem ao arquiteto americano BuckminsterFuller, criador da estrutura geodésica.

    Sobre esse assunto é incorreto afirmar:a) se a grafita e o diamante reagem com o gásoxigênio formando gás carbônico, podemos preverque buckminsterfullerene também ira reagir com ooxigênio formando gás carbônico.

    b) As propriedades físicas do buckminsterfullerenecom certeza são diferentes das do diamante e dagrafita.c) O buckminsterfullerene é constituído do mesmoelemento químico que a grafita e o diamante.d) A energia liberada ou absorvida numa reaçãoespecifica (como a combustão, pó exemplo) feita comduas ou mais formas alotrópicas diferentes ( como agrafita, o diamante e o buckminsterfullerene) éexatamente a mesma.e) A queima de certa massa de buckminsterfullerenepode liberar uma energia maior ou menor que aqueima da mesma massa de grafita ou diamante.

    82. Sobre substancias simples, compostas e

    elementos químicos, analise as afirmações abaixo eindique a que esta incorreta.a) As substancias simples são formadas por um únicoelemento químico.b) As substancias compostas sofrem reações deanalise formando substancias simples diferentesc) As substancias compostas são formadas por doisou mais elementos químicos diferentes.d) os elementos químico são o que existe de comumentre as variedades alotrópicas das substanciassimples e das substancias compostas que, por reaçãode decomposição, fornecem essas substanciassimples.e) Substancias simples que não sofrem alotropia não

    são formadas por elementos químicos.+++++++++++++++++++

    83. Na tabela estão descritas algumas reações desíntese (sem excesso de reagentes). Com base na leide Lavoisier indique os valores das massas quesubstituíram corretamente as letras A, B, C e D nestasreações.

    reagenteI + reagenteII →  produto A g de grafita 96g de gás 132g de gás

    Oxigênio carbônico12g de gás + B g de gás →  68 g de gáshidrogênio nitrogênio amônia80 g de ferro + C g de gás →  112 g de oxidometálico oxigênio de cálcio

    448 g de ferro + 256 g de →  D g deMetálico. Enxofre sulfeto ferroso

    84. (FUVEST-SP) os pratos A e B de uma balançaforam equilibrados com um pedaço de papel em cadaprato e efetuou-se a combustão apenas do materialcontido no prato A. Esse procedimento foi repetidocom palha de aço em lugar de papel. Após cadacombustão observou-se:

    com papel com palha de aço.

    a) A e B no mesmo nível. A e B no mesmo nívelb) A abaixo de B A abaixo de B.c) A acima de B A acima de B.d) A acima de B A abaixo de B.

    e) A abaixo de B A e B no mesmo nível.

    85. (MACK-SP) se 1g de hidrogênio combina-se com8g de oxigênio para formar água, 5g de hidrogêniocombinar-se-ão com 40g de oxigênio para formar essemesmo composto. Essa afirmativa está baseada na leide:a) Proust c) Richter. e) Daltonb)Lavoisier d)Gay-Lussac

    86. Explique o que diz a lei das proporções definidasde Proust e como ele chegou a essa conclusão.

    Demonstre essa lei com base nos dadosexperimentais obtidos na seguinte reação de síntese.

    Gás hidrogênio + gás nitrogênio → gás amônia gênio

    1,00g 4,66g 5,66g2,00g 9,33g 11,33g3,00g 14,00g 17,00

    87.(FEMPAR-PR) Hidrogênio reagem com oxigênio naproporção 1:8, em massa, para formar água. Completandocom valores, em gramas, os espaços preenchidos com x,y

    e z na tabela a seguir, teremos, respectivamente:sistema Massa de

    hidrogênioMassadeoxigênio

    Massadeágua

    Massaemexcesso

    I 5g 32g x YII 7g z 63g 4g

    a)32: 1 e 56b)36: 2 e 52c)32; 2 e 56d)36; 1 e 56e)36; 1 e 60

    88. (FUVEST-SP) O prego que enferruja e o “palito de

    fósforo” que queima são exemplos de oxidações.No primeiro caso há um aumento de massa desólido e no outro há uma diminuição. Esses fatoscontrariam a lei da conservação da massa?

    Explique sua resposta para cada um dos fatoscitados.

    89. (UNICAMP-SP) Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794),o iniciador da química moderna, realizou, por volta de1775, vários experimentos.

    Em um deles aqueceu 100g de mercúrio empresença do ar, dentro de um recipiente de vidro fechado,obtendo 54g de oxido vermelho de mercúrio, tendo ficadoainda sem reagir 50g de mercúrio pergunta-se:a) Qual a razão entre a massa de oxigênio e a de mercúrioque reagiram?

    b)Qual a massa de oxigênio que seria necessária parareagir com todo o mercúrio inicial?

    90. (VUNESP-SP) Aquecendo-se 21g de ferro com 15g deenxofre, obtém-se 33g de sulfeto ferroso, restando 3g deenxofre.

     Aquecendo-se 30g de ferro com 16g de enxofre,obtém-se 44g de sulfeto ferroso, restando 2g de ferro.

    Demonstre que esses dados obedecem ás leis deLavoisier (conservação da massa) e de Proust (proporçõesdefinidas).

    91. Sabendo-se que a água é formada numa proporçãoem massa igual a 1g de hidrogênio para 8g de oxigênio, acombinação de 5,0 de hidrogênio com 24g de oxigênioresultará, segundo Proust, em:

  • 8/17/2019 11- Apostila de Quimica

    21/30