1.2. a Monarquia Absoluta

3
SABER INTERACTIVO, LDA História e Geografia de Portugal 6.º Ano – A monarquia absoluta no tempo de D. João V Nome: _____________________________________________ Data: _______________ Responde com calma e atenção às questões que se seguem. 1. No reinado de D. João V chegaram ao reino grandes remessas de ouro e diamantes. Como é que o rei mostrou ao mundo toda a sua riqueza e poder? Através das riquíssimas embaixadas que enviou a Viena de Áustria, a Roma e a Paris. Nessas embaixadas, o luxo dos cortejos causou admiração. 2. Com D. João V, o governo do reino estava diretamente dependente da vontade do rei, motivo pelo qual as “Cortes” nunca foram convocadas. Que nome se dá a D. João V pelo facto de ter sido um rei que detinha todos os poderes? Rei absoluto. 2.1. Por esse motivo, como se passou a chamar a forma de governo, em Portugal? Monarquia absoluta. 3. No que se refere ao luxo na corte no tempo de D. João V, indica: alguns aspetos do interior dos paços reais: as paredes das salas cobriram-se de quadros, tapeçarias, reposteiros; grandes lustres pendiam dos tetos; o mobiliário era muito e variado; em cima dos móveis existiam várias peças de prata e louça das índias. as principais formas de divertimento: as festas na corte eram mais frequentes com bailes, concertos, sessões de poesia, jogos de salão, caçadas e passeios; as touradas eram espetáculos quase obrigatórios das festas da corte; a ida à ópera ou aos teatros também fazia parte dos divertimentos. produtos coloniais que se tornaram frequentes: café, chocolate e rapé. características do coche real: eram ricamente decorados a veludo e talha dourada, puxados por seis cavalos ou mulas. 4. Descreve a sociedade da época: Professora: Sílvia Amado Ano letivo 2013/2014

Transcript of 1.2. a Monarquia Absoluta

Page 1: 1.2. a Monarquia Absoluta

SABER INTERACTIVO, LDAHistória e Geografia de Portugal 6.º Ano – A monarquia absoluta no tempo de D. João V

Nome: _____________________________________________ Data: _______________

Responde com calma e atenção às questões que se seguem.

1. No reinado de D. João V chegaram ao reino grandes remessas de ouro e diamantes. Como é que o rei mostrou ao mundo toda a sua riqueza e poder?

Através das riquíssimas embaixadas que enviou a Viena de Áustria, a Roma e a Paris. Nessas embaixadas, o luxo dos cortejos causou admiração.

2. Com D. João V, o governo do reino estava diretamente dependente da vontade do rei, motivo pelo qual as “Cortes” nunca foram convocadas. Que nome se dá a D. João V pelo facto de ter sido um rei que detinha todos os poderes?

Rei absoluto.

2.1. Por esse motivo, como se passou a chamar a forma de governo, em Portugal?

Monarquia absoluta.

3. No que se refere ao luxo na corte no tempo de D. João V, indica:

→ alguns aspetos do interior dos paços reais: as paredes das salas cobriram-se de quadros, tapeçarias, reposteiros; grandes lustres pendiam dos tetos; o mobiliário era muito e variado; em cima dos móveis existiam várias peças de prata e louça das índias.

→ as principais formas de divertimento: as festas na corte eram mais frequentes com bailes, concertos, sessões de poesia, jogos de salão, caçadas e passeios; as touradas eram espetáculos quase obrigatórios das festas da corte; a ida à ópera ou aos teatros também fazia parte dos divertimentos.

→ produtos coloniais que se tornaram frequentes: café, chocolate e rapé.

→ características do coche real: eram ricamente decorados a veludo e talha dourada, puxados por seis cavalos ou mulas.

4. Descreve a sociedade da época:

→ nobreza: grupo social rico que vive dos rendimentos das suas propriedades; procurava imitar o tipo de vida da família real e o seu maior desejo era servir o rei e a rainha na corte; viviam em belos palácios nobres, os solares,

→ clero: grupo social rico e poderoso que beneficiava da proteção do rei, o que lhe permitiu aumentar o número de mosteiros, de conventos e de igrejas; para além do culto religioso, do ensino e da assistência e apoio aos necessitados, eram também os clérigos que dirigiam o Tribunal da Inquisição que julgava todos os que não respeitassem a religião católica.

Professora: Sílvia Amado Ano letivo 2013/2014

Page 2: 1.2. a Monarquia Absoluta

→ povo: vivia com muitas dificuldades; viva de uma agricultura de sobrevivência, agravada com pesados tributos; nas cidades ocupavam-se dos trabalhos domésticos e dos inúmeros serviços que davam vida à cidade (aguadeiros, vendedores ambulantes, carregadores, regateiras, artesãos, criados, pequenos comerciantes); continuava a haver grupos de burgueses nas cidades que, apesar de terem enriquecido com o comércio, não eram admitidos na corte.

5. Quais eram os grupos sociais que, no século XVIII, mais beneficiavam da proteção do rei?

Nobreza e Clero.

6. Qual era o país da Europa que, no tempo de D. João V, influenciava a forma de vestir da nobreza?

França.

7. O Clero dirigia o Tribunal da Inquisição. Quem eram as principais vítimas da Inquisição?

Eram os cristãos-novos, assim chamados porque eram judeus que haviam sido forçados a converter-se ao catolicismo. O Tribunal da Inquisição acusava-os de continuarem a praticar, em segredo, a religião judaica. Os acusados eram torturados e outras vezes queimados em praça pública.

7.1. Que nome se dava à cerimónias de tortura, em praça pública, dos acusados do Tribunal da Inquisição?

Autos de fé.

8. Como se chamava o sítio onde se realizavam as principais cerimónias públicas de Lisboa?

Terreiro do Paço.

9. D. João V mandou construir obras grandiosas. Diz o nome de duas grandes obras públicas realizadas no tempo de D. João V.

Convento de Mafra e o Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa.

10. É desta época a chamada arte barroca. Que revestimentos eram utilizados no interior de muitas igrejas barrocas?

Talha dourada, azulejos e mármores.

Professora: Sílvia Amado Ano letivo 2013/2014