123456789987654321

38

Transcript of 123456789987654321

O LDS surgiu em 2005, a partir danecessidade de atender a demanda deempresas que desejassemdesenvolver projetos utilizando osbenefícios da Lei de Informática, parao fomento de ações de P&D, demaneira cooperada, envolvendodiversas instituições:

Laboratório Multiinstitucionalde pesquisa, desenvolvimento e inovação.

IFCE

IFPBUFC

IDESCO

UECE

ICTsIDESCOBahia

Ceará

• 100 anos de experiência:

• Escola de Aprendizes e Artífices (1909)

• Liceu Industrial do Ceará (1941)

• Escola Industrial de Fortaleza (1942)

• Escola Industrial Federal do CE (1965)

• Escola Técnica Federal do CE (1968)

• Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFET-CE (1999)

• Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE (2008)

• Formação de RH na área de TIC:

• Níveis básico e técnico de educação profissionalizante: AutomaçãoIndustrial, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Redes deComputadores, Telecomunicações

• Nível superior tecnológico: Automação Industrial, Mecatrônica Industrial,Redes de Computadores e Telemática

• Nível superior, Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas daInformação e Engenharias (Computação, Telecomunicações, Mecatrônica)

• Distribuição geográfica em todo Ceará:•12 campi convencionais (+ 6 em implantação)•11 campi avançados

• Lei de Informática:•Credenciamento no CATI/MCTI: Resolução 002/2003(1º. Ciclo) e 007/2010 (2º. Ciclo)•Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação,Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação, Departamentode Pesquisa e Inovação, Núcleo de InovaçãoTecnológica (NIT)

EstruturaOrganizacional

do LDS

CoordenadoriaGeral

Coordenaçãode Contratos e Convênios

Coordenação de RelacionamentosInstitucionais

Coordenaçãode Pesquisa,Desenvolvimentoe Inovação

Áreas de Atuaçãodo

LDS

Áreas de Atuação

Projetos com Recursos

Incentivados

GestãoPública

Pesquisa(Publicações,

Artigos e outros...)

Desenvolvimento de aplicações de alto nível, voltadas para diversas finalidades (p. Ex.aplicações industriais, controle e gestão), usando metodologia de computação,programação e gestão ágil, técnicas de design e engenharia de software, tais como:Desenvolvimento orientado a modelos, Engenharia de software orientada a aspectos,Reuso de software, Verificação, validação e testes de software

Competências em Projetos com Recursos Incentivados

SOFTWARE APLICATIVO

Desenvolvimento de softwares básicos utilizando as Linguagens C e Assembly.Desenvolvimento de DLLs e APIs para interface de equipamentos via USB, paralela ouserial; Desenvolvimento de camadas de adaptação para padrões Java POS, OPOS.

SOFTWARE BÁSICO

Concepção e projeto de arquiteturas computacionais (incluindo CPUs de uso geral, DSPs -Digital Signal Processors, ARMs e microcontroladores), Projeto de Sistemas Embarcados(incluindo aplicações em telecomunicações): hardware e firmware, Concepção de projeto,fabricação e testes de validação de placas de circuito impresso de alta qualidade, Avaliaçãode confiabilidade, Processamento Digital de Sinais

HARDWARE

Desenvolvimento de projetos de sistemas embarcados. Sistemas operacionais embarcadosem LINUX e desenvolvimento utilizando plataformas JAVA (J2ME), C/C++, VHDL, Assembly.Com o desenvolvimento e teste de firmware para equipamentos de impressão térmica ematricial.

SISTEMAS EMBARCADOS E FIRMWARE

Competências em Projetos com Recursos Incentivados

Desenvolvimento de middleware adaptativo para implementação de t-commerce;implementação de soluções voltadas para funcionalidades agregadas a set-top Boxenvolvendo captura e reprodução de mídias digitais bem como interatividade.

TV DIGITAL

Desenvolvimento de sistemas mobiles com aplicações on-line e offline para smartphones,pdas e tablets, nas plataformas IOS, Windows 8, Blackberry e Android.

MOBILE

Competências em Projetos com Recursos Incentivados

Otimização de Processos e desenvolvimento de Sistema de Gerenciamento de FábricaIntegrado com PLCs realizando monitoramento de máquinas em tempo real acessandocamada de integração de dados coorporativos para gerenciamento on-line da produção.

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Pesquisa e Desenvolvimento de drivers médio nível, desenvolvimento de aplicações de altonível, pesquisa e consultoria para atendimento à legislação fiscal, integração de soluções,cloud computing, Ponto de Venda móvel (Tablet PDV)

AUTOMAÇÃO COMERCIAL

Competências em Projetos com Recursos Incentivados

Aplicações de visão computacional compreendem a supervisão, análise e controle deprocessos em diversas áreas, como por exemplo, indústria, biomedicina, biometria esegurança, entre outros. Isto se dá por meio do processamento de imagens digitais aliado àtécnicas de inteligência artificial, o que proporciona uma alta velocidade e capacidade deinspeção, análise e tomada de decisão.

VISÃO COMPUTACIONAL (e Sistemas Inteligentes)

Educação a Distância, Elaboração de Conteúdo, Treinamentos Corporativos, AprendizagemAutomática, Ambientes Colaborativos, Mundos Virtuais, Reconhecimento de Imagens eGestos, Tecnologias Assistivas

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Competências em Projetos com Recursos Incentivados

Sistemas distribuídos, grades computacionais, computação ubíqua, Business Intelligence,data warehouse, inteligência artificial, big data.

BANCO DE DADOS

Sistemas Ininterruptos de Energia (UPS), Estabilizadores de Tensão, Fontes de alimentação,amplificadores de áudio, monitoramento, Acionamento de máquinas e condicionadores deenergia, automação residencial, Energias Renováveis, Redes Inteligentes (smartgrids),Trasmissão de energia e carga de equipamentos sem fio

ENERGIA

Competências em Projetos com Recursos Incentivados

MetodologiaUtilizada pelos laboratórios

do LDS

SCRUM

O LDS aplica a metodologia SCRUM na gestão de seus projetos suportada por umconjunto de ferramentas de apoio.SCRUM é um processo ágil para o gerenciamento e controle de projetos orientado aresultados com interatividade constante com o Cliente.SCRUM é um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquerproduto e gerenciamento de qualquer trabalho.

Dinâmica do SCRUM

Elementos de Processo

Product Backlog

Conjunto de funcionalidadesdo Sistema criado a partir deuma VISÃO do Projeto. Estásempre priorizado e mantidopelo Cliente, no papel deProduct Owner, convergindopara a entrega de produtoscom maior valor agregado.

Sprint Backlog

É uma parte do ProductBacklog definida na Reuniãode Planejamento (realizada acada ciclo de semanas) quevai ser produzido em umaIteração (Sprint). O clienteparticipa ativamente daevolução do Sprint cujosprodutos são concretos,funcionais, utilizáveis,apresentados nas Reuniõesde Demonstração.

Reuniões

Durante o processo deevolução de cada Sprint OSCRUM define 04 cerimônias:Planejamento do Sprint queserá produzido; ReuniõesDiárias para gestão daprodução; Reunião deDemonstração dos produtos;Retrospectiva ou liçõesaprendidas na iteraçãoanterior.

Benefíciosdos

Projetos

•Transformação de recursos incentivados em inovação tecnológica dentro da empresa;

•Aplicação dos recursos de P&D referentes a projetos incentivados com um resultado concreto;

•Acompanhamento da execução do projeto apoiado por metodologias e processos ágeis queenvolvem a empresa no processo de execução gerando os resultados verdadeiramente esperados;

•Acompanhamento financeiro mensal do uso dos recursos aplicados;

•Agilidade nos processos administrativos que envolvem da contratação (celebração de convênio)à elaboração dos Relatórios de Prestações de Contas;

•Ampliação do relacionamento com a academia proporcionando acesso as tecnologias deinformação e comunicação inovadoras;

•Divulgação dos produtos da empresa no meio acadêmico, possível formador de opinião para omercado consumidor nacional;

•Formação de profissionais no meio acadêmico com possibilidade de aproveitamento futuro nosquadros técnicos da empresa;

•Aplicação dos recursos em instituições renomadas de ensino, com interesse em estabelecer parcerias de longo prazo.

Benefícios

Fluxo deTrabalho doLaboratório

LEVANTAMENTODOS REQUISITOS

Nesta fase, após contato com o cliente com o objetivo de atender a uma demanda de projeto específica, os profissionais do LDS realizam um aprofundamento do levantamento dos requisitos do projeto para que se possa elaborar uma proposta de Plano de Trabalho;

PROPOSTADE PLANODE TRABALHO

Com base no levantamentode requisitos realizado juntoao cliente é elaborada umaProposta de Plano deTrabalho coerente com ademanda da empresa bemcomo com suadisponibilidade de recursospara investimento para o anobase, apresentando umcronograma físico/financeiropara a execução do projetoproposto;

EXECUÇÃO DO PROJETO

Formalizado o convênio é iniciada a fase de execução física e financeira do projeto oque compreende uma gestão dos recursos disponibilizados. Para a gestão do projetoo LDS utiliza um processo próprio que agrega conhecimentos do PmBok apoiadospelo uso de metodologias ágeis, notadamente a metodologia SCRUM;

ENCERRAMENTO

Esta fase envolve a entrega final ehomologação dos produtos geradosdurante a execução do projeto. Envolvetambém o envio das informaçõestécnicas e financeiras que serãoutilizadas pela empresa para análise eauditoria do projeto.

Suporteadministrativo com

prestação decontas mensais

O LDS gerência os investimentos dosprojetos de P&D para dar suporte a empresaaos procedimentosadministrativos/financeiros, com um setorde suporte administrativo que apóia oprocesso em suas diversas fases:

•Contratação;•Execução;•Relatórios de Prestação de Contas.

Atendendo com rigor os comprimentos daslegislações pertinentes as contratações.

O objetivo deste suporte administrativo/financeiro proporcionado pelo LDS é tornar o processo de investimento dos recursos incentivados no setor público tão ágil e transparente como o setor privado.

CONTRATAÇÃO

(Celebração de Convênio)Comonormalmente os investimentos de P&Drealizados em parceria com InstituiçõesPúblicas envolvem um trâmite dedocumentos (Convênios, Termos Aditivos ePlanos de Trabalho) em três instituiçõesdiferentes (a Instituição de Educação ePesquisa, o Instituto de Apoio e a Empresa),para facilitar e agilizar o processo deelaboração, apreciação, aprovação etrâmite legal do Convênio nas instituiçõesenvolvidas, o LDS conta com um apoioadministrativo que monitora e acompanhatodo o processo de celebração dos Modelosde Negócios com seus respectivos Planosde Trabalho mantendo a empresainformada da situação do processo em suasvárias etapas de tramitação.

Fases

EXECUÇÃO(Acompanhamento da Execução do RecursoFinanceiro)

Durante a execução do projeto, o setor desuporte administrativo do LDS mantém aempresa informada mensalmente sobre aexecução financeira do projeto através derelatórios gerenciais que disponibilizamuma visão da execução dos recursos porrubricas, de acordo com o Plano deTrabalho do projeto, assegurando assim ummonitoramento por parte da empresa paraque os recursos sejam aplicados na suaintegridade e dentro do estabelecido noplano de trabalho.

ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO

O envio mensal das informações facilitam oprocesso de elaboração dos Relatórios deAnálise de Auditoria, obrigação dasempresas que investem dentro do contextode Recursos Incentivados. O setor desuporte administrativo/financeiro do LDSmonitora e da suporte também na faserelativa a elaboração dos Relatórios dePrestação de Contas referente ao ano basedos investimentos realizados,encaminhando com antecedência asinformações técnicas e financeiras deexecução do projeto no formato solicitadopelas empresas.

Casesde

Sucesso

BOM- Bill of Material

Descrição:

Sistema WEB para apoio à composição de “cestas” de produtos para a empresa cliente

Simulador de ambientes de impressão

Descrição:

• Mobile and Adaptive Print Service;• Simulações de chão de fábrica para gráficas que utilizam diversos tipos de equipamentos para impressão de materiais;• Mostra resultados de simulações e indica em que momento da linha de produção de um impresso pode ocorrer um problema.

Tecnologias:

Alocação de Funcionários em chão de fábrica

Descrição:

Controlar a alocação de funcionários em setores das fabricas da Empresa e medir o desempenho da produção dos mesmos.

Integração de Aplicações Legadas

Descrição:

Criação de plugins e software para área de comunicação inter-empresarial e intra-empresarial do cliente.

Softwares Aplicativos

•Blender•HTML5•Javascript

•CSS•jQuery•SVG

Tecnologias:•Blender•HTML5•Javascript

Tecnologias:•ASP.Net 4.0, WebForms com EXT.NET•Entity Framework 4.0•SQL Server 2008•Windows Server 2008 com Internet Information Server 7.5

Tecnologias:•Java WEB, Java Desktop;•Flex;•Bancos de Dados (compatível com a maioria dos BD’s existenes).

CTOP

Descrição:

• Controladores para equipamentos de consultórios;• Comunicação sem fio, via radiofrequência.

Adaptação de Equipamentos MCANet

Descrição:

•Interface gráfica touch screen e protocolo de comunicação para equipamentos MCAnet.

Tecnologias:

Leitora de Cartões RFID

Descrição:

• Comunicação com leitoras de cartões RFID;• Configuração de placas de leitura de cartões, etc.

Terminais Inteligentes

Descrição:

Comunicação com terminais inteligentes.

Sistemas Embarcados e Firmware

• C

Tecnologias:• C

Tecnologias:• C;• Circuitos eletrônicos.

Tecnologias:• Linguagem C;• IDE uVision.

Smart Shop

Descrição:

• Catálogo digital para demonstração e venda de produtos utilizando tablets.

Monitoramento de Gastos Residenciais

Descrição:

• Ferramenta implementada em Palm WebOS;• Monitoramento de gastos com água, luz e gás de residências;• Sensores já instalados em algumas residências enviam informações para uma base de dados central;• A aplicação desenvolvida lê essas informações e sugere algumas ações para economizar recursos.

Tecnologias:

Mobile

• HTML5, CSS, Javascript e Ajax;• Palm WebOS.

Tecnologias:• Plataforma: Android• Flex, AIR, Flex Mobile 4.5• Bancos de Dados: SQLite

Sala de Aula Virtual

Descrição:

• Lista de presença virtual;• Acompanhamento de conteúdo ministrado em Sala de Aula;• Preparação de Plano de Aula;• Marcação de provas e trabalhos;• Controle de turmas, disciplinas e horários.

Tecnologias:• Android 2.2, Eclipse;• Java 6.0, BD sqlLite.

Automação Industrial

RCONQ

Descrição:

• Sistema de visão computacional (hardware e software)para adaptar uma câmera para as máquinas de impressão tipo hot stamping, buscando aperfeiçoar o processo de fabricação de cartões.

Tecnologias:

• C#

Clientes

Clientes

Prof. Antonio SerraCoordenador Geral

85 8895 4347 | 85 8184 8710 [email protected]