14 newsletter setembro 2008

2
Terra Roxa se torna referência para outros Estados O trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa, com ação no Norte do Paraná, já começa a ser reconhecido por outros Estados brasileiros. A entidade recebeu o convite para fazer apresentações de suas atividades no Pará, no mês de outubro, mais precisamente em Tucuruí, cerca de 380 quilômetros distante de Belém. O estado do Pará pretende formatar rede de agências de desenvolvimento a exemplo do que está ocorrendo no Paraná. A Terra Roxa, como uma das principais entidades articuladoras da Rede de Agências de Desenvolvimento do Estado, fará apresentações naquela região. A informação foi dada durante a reunião ordinária da entidade, realizada em Apucarana, na manhã de terça-feira (dia 09). O presidente da entidade, Fernando Kireeff, ressaltou que a Terra Roxa, fundada em 2004, também começa, este ano, a ter uma procura espontânea por parte de empresas que precisam de informações sobre a região. “Nosso foco não é realizar negócios e sim facilitar a aproximação entre as partes interessadas em realizar negócios”, disse, complementando que a procura pela Terra Roxa como fonte de informações sobre a região é “o começo do reconhecimento do trabalho realizado nesses anos”. Ele também far á uma apresentação dos trabalhos para o Consulado Italiano, em São Paulo, no próximo dia 18. Dia do Consultor já apresenta resultados Nos primeiros anos de sua criação, a Terra Roxa empenhou esforços na divulgação de seu trabalho junto a entidades, agregando parceiros. Este ano, já com uma rede de relacionamento bastante solidificada neste sentido, partiu para uma nova ação, que foi trazer para conhecer a região consultores baseados em grandes centros ou em visitas ao Brasil, preparados para prospectar mercados. O evento foi batizado de “Dia do Consultor”. Já foram recepcionados consultores em busca de negócios com a Índia e com a Alemanha. Estão sendo negociadas, para os próximos meses, visitas de consultores que buscam negócios com a Coréia do Sul e Itália. “Este é um trabalho lento, mas que precisa ser feito. Precisamos mostrar nossa região, nossos potenciais. Muitos sabem que existem cidades como Londrina e Maringá, mas não têm idéia do potencial desta região. E quando conhecem, reagem positivamente”, disse Kireeff. Exemplo disso são os frutos que a visita que representantes de The Jai Group fizeram à região, recentemente. Os consultores estão fortalecendo seus contatos com a empresa Lint Londrina Tecnologia da Informação.

Transcript of 14 newsletter setembro 2008

Page 1: 14 newsletter setembro 2008

Terra Roxa se torna referência para outros Estados O trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa, com ação no Norte do Paraná, já começa a ser reconhecido por outros Estados brasileiros. A entidade recebeu o convite para fazer apresentações de suas atividades no Pará, no mês de outubro, mais precisamente em Tucuruí, cerca de 380 quilômetros distante de Belém. O estado do Pará pretende formatar rede de agências de desenvolvimento a exemplo do que está ocorrendo no Paraná. A Terra Roxa, como uma das principais entidades articuladoras da Rede de Agências de Desenvolvimento do Estado, fará apresentações naquela região.

A informação foi dada durante a reunião ordinária da entidade, realizada em Apucarana, na manhã de terça-feira (dia 09). O presidente da entidade, Fernando Kireeff, ressaltou que a Terra Roxa, fundada em 2004, também começa, este ano, a ter uma procura espontânea por parte de empresas que precisam de informações sobre a região. “Nosso foco não é realizar negócios e sim facilitar a aproximação entre as partes interessadas em realizar negócios”, disse, complementando que a procura pela Terra Roxa como fonte de informações sobre a região é “o começo

do reconhecimento do trabalho realizado nesses anos”. Ele também fará uma apresentação dos trabalhos para o Consulado Italiano, em São Paulo, no próximo dia 18. Dia do Consultor já apresenta resultados Nos primeiros anos de sua criação, a Terra Roxa empenhou esforços na divulgação de seu trabalho junto a entidades, agregando parceiros. Este ano, já com uma rede de relacionamento bastante solidificada neste sentido, partiu para uma nova ação, que foi trazer para conhecer a região consultores baseados em grandes centros ou em visitas ao Brasil, preparados para prospectar mercados. O evento foi batizado de “Dia do Consultor”. Já foram recepcionados consultores em busca de negócios com a Índia e com a Alemanha. Estão sendo negociadas, para os próximos meses, visitas de consultores que buscam negócios com a Coréia do Sul e Itália. “Este é um trabalho lento, mas que precisa ser feito. Precisamos mostrar nossa região, nossos potenciais. Muitos sabem que existem cidades como Londrina e Maringá, mas não têm idéia do potencial desta região. E quando conhecem, reagem positivamente”, disse Kireeff. Exemplo disso são os frutos que a visita que representantes de The Jai Group fizeram à região, recentemente. Os consultores estão fortalecendo seus contatos com a empresa Lint – Londrina Tecnologia da Informação.

Page 2: 14 newsletter setembro 2008

Novas visitas à região A Terra Roxa está empenhada em trazer para a região, nos próximos meses, comitivas de empresários sul-coreanos e italianos, que já têm viagens agendadas para o Brasil. A viagem dos italianos estava prevista, a princípio, para o Estado de São Paulo, mas há grandes expectativas de que possa ser estendida ao Norte do Paraná. “O que os encantou e os fez pensar na possibilidade de incluir nossa região no roteiro foi o fato de termos conseguido mostrar a eles, por meio da Terra Roxa, a organização de nossa região”, enfatizou Fernando Kireeff. O vice-presidente, Adrian Von Treuenfels acrescentou que essa articulação é fundamental para a atração de novos negócios. “Não podemos parar. Todas as regiões estão se atentando para a necessidade de estarem organizadas”, disse. As negociações estão caminhando. Da mesma forma, já se iniciaram os contatos para estender a viagem de sul-coreanos, que virão ao Paraná, para o Norte do Estado. “Eles vêm interessados em biodiesel, e serão recepcionados pela Secretaria da Agricultura e pela Câmara de Comércio Brasil-Coréia do Sul”, informou Kireeff. Também está em conversação a vinda de um grupo de empresários mexicanos que têm interesse em importar, da região, produtos como suco de laranja, açúcar, carne de rango, óleo de soja, etc. Publicação Durante a reunião ordinária, em Apucarana, foi informado que a Publicação “Norte do Paraná: 100 Razões Para se Investir Aqui” será lançada em dezembro. Trata-se de uma revista em português e inglês, que traz informações econômicas do Norte do Estado e também destaca empresas, esportistas e pessoas da região que são destaque no mundo. A publicação será distribuída em Secretarias do Comércio de todo o mundo, grandes empresas, consulados, e demais locais que são referência para empresas que buscam ampliar seus negócios. Feira do Meio Ambiente Uma importante feira da área de meio ambiente – a FIEMA, Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – será realizada de 29 de outubro a 1 de novembro em Bento Gonçalves (RS). Dentro da programação, o evento contará com rodadas de negócios entre as empresas participantes. A expectativa é que a Feira atraia em torno de 15 mil visitantes. Participam cerca de 250 expositores de 16 estados brasileiros e de 12 países, dos segmentos de conservação de energia e energias renováveis, emissões atmosféricas (monitoramento, TN tecnologias), gerenciamentos de resíduos sólidos (coleta, disposição, tratamento), pesquisa e organizações, qualidade ambiental (consultorias, organismos certificadores, prestadores de serviços), saúde e segurança, sistemas informatizados e logísticos e tratamento de efluentes líquidos (produtos, sistemas hidráulicos, tecnologias). O evento deve gerar um volume de negócios no valor de US$ 15 milhões. Interessados em participar podem obter mais informações no site: www.fiema.com.br/2008/por/principal.asp