167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

download 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

of 21

Transcript of 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    1/21

    Enfoque quantitativo Enfoque qualitativo Enfoque misto

    Metodologia

    da pesquisa

    Objetivos da aprendizagem

    Ao concluir este captulo, o aluno ser capaz de:

    1. definir o enfoque quantitativo e o qualitativo da pesquisa;2. reconhecer as caractersticas do enfoque quantitativo e do qualitativo;3. identificar o processo quantitativo e o qualitativo da pesquisa;4. determinar as semelhanas e as diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo da pesquisa.

    Sntese

    Neste captulo definimos o enfoque quantitativo e o qualitativo da pesquisa, suas semelhanas e diferenas.

    Tambm identificamos as caractersticas essenciais de cada enfoque e mostramos que ambos foram ferra-

    mentas igualmente valiosas para o desenvolvimento das cincias. Por outro lado, apresentamos em termos

    gerais os processos quantitativo e o qualitativo da pesquisa.

    1Denies dos enfoquesquantitativo e qualitativo,suas semelhanas e diferenas

    SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernndez; LUCIO, Mara del Pilar Baptista. Metodologia dePesquisa. 5. ed. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2013.

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    2/21

    No Captulo 1 do CD que acompanha este livro, voc encontrar informao sobre a histria dos enfoques quantitativo,qualitativo e misto e, no Captulo 12, uma ampliao dos mtodos mistos para este captulo e para o Captulo 17 destaobra.

    Caractersticas

    Mede fenmenos Utiliza estatstica Testa hipteses Realiza anlise de

    causa-efeito

    Caractersticas

    Explora os fenmenos em profundi-dade

    basicamente conduzido em ambien-tes naturais

    Os signicados so extrados dosdados

    No se fundamenta na estatstica

    Processo

    Sequencial Dedutivo Comprobatrio Analisa a realidade objetiva

    Processo

    Indutivo Recorrente Analisa mltiplas realidades subjetivas No tem sequncia linear

    Benefcios

    Generalizao de resultados Controle sobre os fenmenos Preciso Rplica Previso

    Benefcios Profundidade de signicados Extenso Riqueza interpretativa Contextualiza o fenmeno

    Combinao do enfoque quantitativo

    e do qualitativo

    Enfoques da

    pesquisa

    Quantitativo

    Misto

    Qualitativo

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    3/21

    30 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    COMO A PESQUISA PODE SER DEFINIDA?

    A pesquisa um conjunto de processos sistemticos, crticos e empricos aplicados no estudo deum fenmeno.

    QUAIS ENFOQUES FORAM ADOTADOS NA PESQUISA?

    Ao longo da Histria da Cincia surgiram diversas correntes de pensamento como o empirismo,o materialismo dialtico, o positivismo, a fenomenologia, o estruturalismo e diversos marcos in-terpretativos como a etnografia e o construtivismo, que deram origem a diferentes caminhos nabusca do conhecimento. No vamos nos aprofundar neles aqui; sua reviso, embora rpida, podeser encontrada no CD que acompanha esta edio.1No entanto, e devido s diferentes premissasque do suporte a elas, a partir do sculo passado essas correntes se polarizaram em duas aborda-gens principais para indagar: o enfoque quantitativo e o enfoque qualitativo da pesquisa.2

    Ambos os enfoques empregam processos cuidadosos, metdicos e empricos em seu esforopara gerar conhecimento, e por isso que a definio anterior de pesquisa pode ser aplicada aosdois de maneira igual, pois tambm utilizam, em termos gerais, cinco fases similares e relacionadasentre si (Grinnell, 1997):

    1. Realizam a observao e a avaliao de fenmenos.2. Criam suposies ou ideias como consequncia da observao e da avaliao realizadas.3. Demonstram o quanto as suposies ou as ideias tm fundamento.4. Revisam essas suposies ou ideias se baseando nas provas ou na anlise.5. Propem novas observaes e avaliaes para esclarecer, modificar e fundamentar as suposies

    e ideias ou at para gerar outras.

    Embora a abordagem quantitativa e a qualitativa compartilhem essas estratgias gerais, cadauma possui suas prprias caractersticas.

    QUAIS SO AS CARACTERSTICAS DOENFOQUE QUANTITATIVO DE PESQUISA?

    O enfoque quantitativo (que representa, conforme dissemos, um conjunto de processos) se-quencial e comprobatrio. Cada etapa precede seguinte e no podemos pular ou evitar passos,3

    a ordem rigorosa, embora, claro, possamos redefinir alguma fase. Parte deuma ideia que vamos delimitando e, uma vez definida, extramos objetivos eperguntas de pesquisa, revisamos a literatura e construmos um marco ou umaperspectiva terica. Das perguntas, formulamos as hipteses e determinamos asvariveis; desenvolvemos um plano para test-las (desenho); medimos as vari-veis em um determinado contexto; analisamos as medies obtidas (geralmen-te utilizando mtodos estatsticos) e estabelecemos uma srie de concluses emrelao s hipteses. Esse processo representado na Figura 1.1 e ser desenvol-

    vido na segunda parte do livro.O enfoque quantitativo tem as seguintes caractersticas:

    1. O pesquisadorformula um problema de estudo delimitado e concreto.Suas perguntas de pesquisaversam sobre questes especficas.

    2. Uma vez formulado o problema de estudo, o pesquisador considera o que foi pesquisadoanteriormente (a reviso da literatura) e constri um marco terico(a teoria que dever guiarseu estudo), do qual deriva uma ou vrias hipteses (questes que ir verificar se so corretasou no) e as submete a teste mediante o emprego dos desenhos de pesquisa apropriados. Se osresultados corroboram as hipteses ou so congruentes com estas, fornece evidncia a seu favor.Se forem refutados, eles so descartados para buscar melhores explicaes e novas hipteses.Ao confirmar as hipteses, a teoria que d suporte a elas passa a ter crdito. Se esse nofor ocaso, ento necessrio descartar as hipteses e, eventualmente, a teoria.

    1

    2

    3

    ENFOQUE QUANTITATIVOUtilizaa coleta de dados para testar hip-

    teses, baseando-se na medio

    numrica e na anlise estatstica

    para estabelecer padres e

    comprovar teorias.

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    4/21

    Metodologia de pesquisa 31

    3. Assim, as hipteses (por ora, vamos cham-las de crenas) so geradas antes de se coletar eanalisar os dados.

    4. A coleta de dadosse fundamenta na medio (medimos as variveis ou os conceitos contidosnas hipteses). Essa coleta realizada quando utilizamos procedimentos padronizados ouaceitos por uma comunidade cientfica. Para que uma pesquisa seja crvel e aceita por outrospesquisadores, temos de demonstrar que esses procedimentos foram seguidos. Como nesseenfoque o que se pretende medir, os fenmenos estudados devem conseguir ser observadosou se referir ao mundo real.

    5. Como os dados so produto de medies, eles so representados por nmeros (quantidades)e devem ser analisadoscom mtodos estatsticos.

    6. O que se busca no processo o controle mximo para conseguir que outras explicaes pos-sveis, diferentes ou rivais proposta do estudo (hipteses), sejam descartadas e se excluaa incerteza e minimize o erro. por isso que se confia na experimentao e/ou nos testes decausa-efeito.

    7. As anlises quantitativas so interpretadas de acordo com as previses iniciais (hipteses) eos estudos anteriores (teoria). A interpretao uma explicao sobre como os resultados seencaixam no conhecimento existente (Creswell, 2005).

    8. A pesquisa quantitativa deve ser a mais objetiva possvel.4Os fenmenos observados e/ou

    medidos no devem ser afetados pelo pesquisador. Este deve evitar, na medida do possvel, queseus temores, crenas, desejos e tendncias influenciem os resultados do estudo ou interfiramnos processos, e que tambm no sejam alterados pelas tendncias de outros (Unrau, Grinnelle Williams, 2005).

    9. Os estudos quantitativos seguem um padro previsvel e estruturado (o processo) e precisoter presente que as decises crticas precisam ser tomadas antes de coletar os dados.

    10. Em uma pesquisa quantitativa o que se pretende generalizar os resultados encontrados emum grupo ou segmento (amostra) para uma coletividade maior (universo ou populao). Etambm que os estudos realizados possam ser replicados.

    11. No final, o que se tenta fazer com os estudos quantitativos explicar e prever os fenmenospesquisados, buscando regularidades e relaes causais entre elementos. Isso significa que ameta principal a construo e demonstrao de teorias (que explicam e preveem).

    12. Nesse enfoque, se o processo for rigorosamente seguido e algumas regras lgicas forem seguidas,

    os dados gerados tero os padres de validade e confiabilidade e suas concluses iro contribuirpara gerar conhecimento.13. Essa abordagem utiliza a lgica ou raciocnio dedutivo, que comea com a teoria para a partir

    dela derivar expresses lgicas denominadas hipteses que o pesquisador busca testar.14. A pesquisa quantitativa pretende identificar leis universais e causais (Bergman, 2008).15. A busca quantitativa ocorre na realidade externa do indivduo. Isso nos leva a uma explicao

    sobre como a realidade entendida com essa abordagem da pesquisa.

    FIGURA 1.1Processo quantitativo.

    IdeiaFormulao do

    problema

    Visualizao do

    alcance do estudo

    Reviso daliteratura e

    desenvolvimentodo marco terico

    Coleta de dados

    Elaborao de

    hipteses e

    denio devariveis

    Elaborao do

    relatrio de

    resultados

    Fase 1

    Desenvolvimento

    do desenho de

    pesquisa

    Fase 6

    Fase 2

    Denio eseleo da

    amostra

    Fase 7

    Fase 4

    Anlise dos dados

    Fase 9

    Fase 3

    Fase 8

    Fase 5

    Fase 10

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    5/21

    32 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    Para essa ltima finalidade, utilizaremos a explicao de Grinnell (1997) e Creswell (1997)que encerra quatro pontos:

    1. Existem duas realidades: a primeira internae consiste das crenas, pressuposies e experinciassubjetivasdas pessoas. Estas podem variar: desde muito vagas ou gerais (intuies) at crenasbem organizadas e desenvolvidas logicamente por meio de teorias formais. A segunda realidade objetiva, externa e independentedas crenas que tivermos sobre ela (a autoestima, uma lei, asmensagens televisivas, uma edificao, a AIDS, etc., acontecem, isto , cada uma delas umarealidade independentemente do que pensamos a seu respeito).

    2. Essa realidade objetiva suscetvel de ser conhecida. De acordo com essa premissa, possvelpesquisar uma realidade externa e autnoma do pesquisador.

    3. Precisamos compreender ou ter a maior quantidade de informao a respeito da realidadeobjetiva. Conhecemos a realidade do fenmeno e os eventos que a rodeiam por meio de suasmanifestaes, e para entender cada realidade (o porqu das coisas) precisamos registrar eanalisar esses eventos. claro que no enfoque quantitativoo subjetivo existe e tem um valorpara os pesquisadores; s que, de alguma maneira, esse enfoque se dedica a mostrar como oconhecimento se adapta to bem realidade objetiva. Documentar essa coincidncia umpropsito central de muitos estudos quantitativos (quando achamos que uma doena provoca

    efeitos e isso realmente acontece, quando captamos a relao real entre as motivaes de umsujeito e sua conduta, quando supomos que um material tem uma determinada resistncia eele realmente tem, entre outros).

    4. Quando as pesquisas crveis demonstrarem que a realidade objetiva diferente de nossas cren-as, estas devem ser modificadas ou adaptadas a essa realidade. Isso pode ser visto na Figura1.2 (note que a realidade no muda, a mesma; o que se ajusta o conjunto de crenas ouhipteses do pesquisador, portanto, a teoria).

    No caso das cincias sociais, o enfoque quantitativo parte do princpio de que o mundo so-cial intrinsecamente cognoscvel e todos ns podemos estar de acordo com a natureza da reali-dade social.

    FIGURA 1.2 Relao entre a teoria, a pesquisa e a realidade no enfoque quantitativo.

    Primeira realidade.

    A realidade subjetiva

    (interna)

    Crenas (hipteses)

    do pesquisador

    As crenas (hipteses) do

    pesquisador so aceitas como

    vlidas, a teoria comprovada.

    As crenas (hipteses) do

    pesquisador so rejeitadas, elas

    precisam ser modicadas juntocom a teoria.

    Segunda realidade.

    A realidade objetiva

    (externa)

    Realidade (fenmeno)

    Realidade (fenmeno)

    Realidade (fenmeno)

    Se coincidirem

    =

    Se no coincidirem

    Pesquisa quantitativa

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    6/21

    Metodologia de pesquisa 33

    QUAIS SO AS CARACTERSTICAS DOENFOQUE QUALITATIVO DE PESQUISA?

    O enfoque qualitativo5tambm se guia por reas ou temas significativos de pesquisa. No entanto,ao contrrio da maioria dos estudos quantitativos, em que a clareza sobre as perguntas de pesquisae as hipteses devem vir antes da coleta e da anlise dos dados, nos estudos quali-tativos possvel desenvolver perguntas e hipteses antes, durante e depois da co-leta e da anlise dos dados. Geralmente, essas atividades servem para primeirodescobrir quais so as perguntas de pesquisa mais importantes, e depois paraaprimor-las e respond-las. A ao indagativa se move de maneira dinmica emambos os sentidos: entre os fatos e sua interpretao, e um processo mais cir-cular no qual a sequncia nem sempre a mesma, ela varia de acordo com cadaestudo especfico. Na Figura 1.3 tentamos mostr-lo, mas precisamos dizer que simplesmente isso, uma tentativa, porque sua complexidade e flexibilidade so maiores. Esse pro-cesso mostrado na terceira parte do livro.

    Para compreender a Figura 1.3, necessrio observar o seguinte:

    a) Embora certamente exista uma reviso inicial da literatura, esta pode ser complementada emqualquer etapa do estudo e apoiar desde a formulao do problema at a elaborao do relat-rio de resultados (o vnculo teoria-etapas do processo representado por setas curvas).

    b) Na pesquisa qualitativa geralmente necessrio retornar s etapas anteriores. Por isso, as setasdas fases que vo da imerso inicial no campo at o relatrio de resultados podem ser vistas emdois sentidos. Por exemplo, o primeiro desenho do estudo pode ser modificado quando defini-mos a amostra inicial e pretendemos ter acesso a ela (quando, por exemplo, queremos observardeterminadas pessoas em seus ambientes naturais e por alguma razo descobrimos que isso nopode ser feito; nesse caso, a amostra e os ambientes de estudo precisam variar e o desenho deveser adaptado). Esse foi o caso de um estudante que desejava observar criminosos de alta pericu-losidade com certas caractersticas em uma priso, mas o acesso foi negado e ele teve de ir a ou-tra priso, onde entrevistou criminosos menos perigosos.Quando analisamos os dados tam-bm podemos notar que precisamos de um nmero maior de participantes ou de outras pesso-

    as que no foram inicialmente includas, o que modifica a amostra concebida originalmente.Ou, ainda, que devemos analisar outro tipo de dados no considerados no incio do estudo (porexemplo, havamos planejado realizar somente entrevistas e descobrimos documentos valiososdos indivduos que podem nos ajudar a compreend-los melhor, como seria o caso de seus di-rios pessoais).

    c) A imerso inicial no campo significa se sensibilizar com o ambiente onde o estudo ser realiza-do, identificar informantes que contribuam com dados e nos guiem pelo lugar, penetrar e seconcentrar na situao de pesquisa, alm de verificar a factibilidade do estudo.

    d) No caso do processo qualitativo, a amostra, a coleta e a anlise so fases realizadas praticamentede maneira simultnea.

    Alm disso, o enfoque qualitativopossui as seguintes caractersticas:

    1. O pesquisador formula um problema, mas no segue um processo claramente definido. Suasformulaes noso to especficas quanto no enfoque quantitativo e as perguntas de pesquisanem sempre foram conceituadas nem definidas por completo.

    2. Na busca qualitativa, em vez de iniciar com uma teoria especfica e depois voltar ao mundoemprico para confirmar se ela apoiada pelos fatos, o pesquisador comea examinando omundo social e nesse processo desenvolve uma teoria coerente com os dados, de acordo comaquilo que observa, geralmente denominada por teoria fundamentada(Esterberg, 2002), coma qual observa o que acontece. Em outras palavras, as pesquisas qualitativasse baseiam maisem uma lgica e em um processo indutivo (explorar e descrever, e depois gerar perspectivastericas). Vo do particular ao geral. Por exemplo, em um tpico estudo qualitativo, o pesquisa-dor entrevista uma pessoa, analisa os dados obtidos e tira algumas concluses; posteriormente,entrevista outra pessoa, analisa essa nova informao e revisa seus resultados e concluses; do

    2

    3

    2

    ENFOQUE QUALITATIVOUtilizaa coleta de dados sem medio

    numrica para descobrir ou

    aprimorar perguntas de pesquisa

    no processo de interpretao.

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    7/21

    34 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    mesmo modo, realiza e analisa mais entrevistas para compreender o que busca. Isto , seguetodos os passos at chegar a uma perspectiva mais geral.

    3. Na maioria dos estudos qualitativos, as hipteses no so testadas, elas so construdas duran-te o processo e vo sendo aprimoradas conforme mais dados so obtidos ou, ento, so umresultado do estudo.

    4. O enfoque se baseia em mtodos de coleta de dadosno padronizados nem totalmente pre-determinados. No efetuamos uma medio numrica, portanto, a anlise no estatstica.A coleta dos dados consiste em obter as perspectivas e os pontos de vista dos participantes(suas emoes, prioridades, experincias, significados e outros aspectos subjetivos). Tambmso de interesse as interaes entre indivduos, grupos e coletividades. O pesquisador formula

    perguntas abertas, coleta dados apresentados pela linguagem escrita, verbal, noverbal e tambm visual, que ele descreve e analisa para que sejam transformadosem temas relacionados, e reconhece suas tendncias pessoais (Todd, 2005). Por isso,a preocupao direta do pesquisador se concentra nas vivncias dos participantes,tal como foram (ou so) sentidas e experimentadas (Sherman e Webb, 1988).Patton (1980, 1990) define osdados qualitativoscomo descries detalhadas desituaes, eventos, pessoas, interaes, condutas observadas e suas manifestaes.

    5. Nesse sentido, o pesquisador qualitativo utiliza tcnicas para coletar dados, como a observaono estruturada, entrevistas abertas, reviso de documentos, discusso em grupo, avaliao deexperincias pessoais, registro de histrias de vida, e interao e introspeco com grupos oucomunidades.

    6. O processo de indagao mais flexvel e se move entre as respostas e o desenvolvimento dateoria. Seu propsito consiste em reconstruir a realidade, da mesma forma como ela ob-servada pelos atores de um sistema social previamente definido. Muitas vezes chamado deholstico, porque preciso considerar o todo6sem reduzi-lo ao estudo de suas partes.

    7. O enfoque qualitativo avalia o desenvolvimento natural dos acontecimentos, isto , no hmanipulao nem estimulao em relao realidade (Corbetta, 2003).

    8. A pesquisa qualitativa se fundamenta em uma perspectiva interpretativa centrada no entendi-mento do significado das aes de seres vivos, principalmente dos humanos e suas instituies(busca interpretar aquilo que vai captando ativamente).

    FIGURA 1.3Processo qualitativo.

    IdeiaFormulao do

    problema

    Imerso inicial no

    campo

    Coleta de dados

    Anlise dos dados

    Interpretao de

    resultados

    Elaborao do

    relatrio de resulta-

    dos

    Concepo do

    desenho do estudo

    Denio daamostra inicial do

    estudo e acesso a

    ela

    Literatura existente

    (marco referencial)

    Fase 1Fase 2 Fase 3

    Fase 6

    Fase 7

    Fase 8

    Fase 9

    Fase 4

    Fase 5

    DADOS QUALITATIVOSDescriesdetalhadas de situaes, eventos,

    pessoas, interaes, condutas

    observadas e suas manifestaes.

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    8/21

    Metodologia de pesquisa 35

    PADRO CULTURALDenominador

    comum dos marcos de interpretao

    qualitativos, que parte da premissa

    de que toda cultura ou sistema

    social possui um modo nico para

    entender situaes e eventos.

    9. Postula que a realidade definida por meio das interpretaes que os participantes dapesquisa fazem a respeito de suas prprias realidades. Desse modo, h uma convergncia devrias realidades, ao menos a dos participantes, a do pesquisador e a produzida mediante ainterao de todos os atores. Tambm so realidades que vo sendo modificadas no decorrerdo estudo e so fontes de dados.

    10. Nesse sentido, o pesquisador introduzido nas experincias dos participantes e constri oconhecimento, sempre consciente de que parte do fenmeno estudado. Assim, no centro dapesquisa est a diversidade de ideologias e as qualidades nicas dos indivduos.

    11. As indagaes qualitativas no pretendem generalizar probabilisticamente os resultados parapopulaes mais amplas nem obter necessariamente amostras representativas; normalmentenem pretendem que seus estudos consigam ser replicados.

    12. O enfoque qualitativo pode ser pensado como um conjunto de prticas interpretativas quetornam o mundo visvel, o transformam em uma srie de representaes na forma de ob-servaes, anotaes, gravaes e documentos. naturalista(porque estuda os objetos e osseres vivos em seus contextos ou ambientes naturais e cotidianos) e interpretativo(pois tentaencontrar sentido para os fenmenos em funo dos significados que as pessoas do a eles).

    Dentro do enfoque qualitativo, conforme j comentamos, existe uma

    variedade de concepes ou marcos de interpretao, s que em todos eles existeum denominador comum que poderamos situar no conceito de padro cultural(Colby, 1996), que parte da premissa de que toda cultura ou sistema social possuium modo nico para entender situaes e eventos. Essa cosmoviso, ou maneirade ver o mundo, afeta a conduta humana. Os modelos culturais esto no centrodo estudo do qualitativo, pois so entidades flexveis e maleveis que so marcosreferenciais para o ator social e construdos pelo inconsciente, aquilo que foitransmitido por outros e pela experincia pessoal.

    Creswell (1997) e Neuman (1994) sintetizam as atividades principais do pesquisador qualita-tivo com os seguintes comentrios:

    Obtm um ponto de vista interno (de dentro do fenmeno), embora mantenha uma perspec-tiva analtica ou alguma distncia como observador externo.

    Utiliza diversas tcnicas de pesquisa e habilidades sociais de uma maneira flexvel, de acordocom as exigncias da situao.

    No define as variveis com o propsito de manipul-las experimentalmente. Produz dados na forma de notas extensas, diagramas, mapas ou quadros humanos para gerar

    descries bem detalhadas. Extrai significado dos dados e no precisa reduzi-los a nmeros nem deve analis-los estatisti-

    camente (embora a contagem possa ser utilizada na anlise). Entende os participantes do estudo e se identifica com eles; no registra apenas fatos objetivos,

    frios. Mantm uma perspectiva dupla: analisa os aspectos explcitos, conscientes e evidentes, assim

    como os implcitos, inconscientes e subjacentes. Nesse sentido, a prpria realidade subjetiva objeto de estudo.

    Observa os processos sem invadir, alterar ou impor um ponto de vista externo, mas da maneira

    como so percebidos pelos atores do sistema social. capaz de trabalhar com paradoxos, incerteza, dilemas ticos e ambiguidade.

    QUAIS SO AS DIFERENAS ENTRE OENFOQUE QUANTITATIVO E O QUALITATIVO?

    O enfoque qualitativobusca principalmente a disperso ou expanso dos dados e da informao,enquanto o enfoque quantitativopretende intencionalmente delimitar a informao (medir compreciso as variveis do estudo, ter foco).7

    Nas pesquisas qualitativas, a reflexo a ponte que une o pesquisador e os participantes (Mer-tens, 2005).

    4

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    9/21

    36 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    Da mesma forma que um estudo quantitativo se baseia em outros estudos anteriores, o qua-litativo se fundamenta primordialmente em si mesmo. O primeiro utilizado para consolidar ascrenas (formuladas de maneira lgica em uma teoria ou um esquema terico) e estabelecer comexatido padres de comportamento em uma populao; e o segundo, para construir crenas pr-prias sobre o fenmeno estudado, como no caso de um grupo de pessoas nicas.

    Para enfatizar as caractersticas de ambos os enfoques e aprofundar em suas diferenas, prefe-rimos resumi-las na Tabela 1.1, na qual procuramos fazer mais uma comparao do que expor umaa uma. Algumas concepes foram adaptadas ou reformuladas de diversos autores.8

    TABELA 1.1Diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo

    Denies (dimenses) Enfoque quantitativo Enfoque qualitativo

    Marcos referenciais gerais Positivismo, neopositivismo e ps-positivismo. Fenomenologia, construtivismo, naturalismo,

    bsicos interpretativismo.

    Ponto de partida* Existe uma realidade a se conhecer. Existe uma realidade a se descobrir, construir e

    Isso pode ser feito pela mente. interpretar. A realidade a mente.

    Realidade a ser estudada Existe uma realidade objetiva nica. O mundo Existem vrias realidades subjetivas construdas na

    pensado como externo ao pesquisador. pesquisa, que variam em sua forma e contedo entre

    indivduos, grupos e culturas. Por isso, o pesquisador

    qualitativo parte da premissa de que o mundo social

    relativo e somente pode ser entendido a partir do

    ponto de vista dos atores estudados. Em outras

    palavras, o mundo construdo pelo pesquisador.

    Natureza da realidade A realidade no muda por causa das A realidade muda, sim, por causa das observaes e

    observaes e medies realizadas.** da coleta de dados.

    Objetividade Procura ser objetivo. Admite subjetividade.

    Metas da pesquisa Descrever, explicar e prever os Descrever, compreender e interpretar os fenmenos,fenmenos (causalidade). por meio das percepes e dos signicadosGerar e comprovar teorias. produzidos pelas experincias dos participantes.

    Lgica Aplica-se a lgica dedutiva. Do geral ao Aplica-se a lgica indutiva. Do particular ao geral

    particular (das leis e teoria aos dados). (dos dados s generalizaes no estatsticas e

    teoria).

    Relao entre cincias As cincias fsicas/naturais e as sociais so As cincias fsicas/naturais e as sociais so

    fsicas/naturais e sociais uma unidade. Os princpios das cincias diferentes. Os mesmos princpios no podem ser

    naturais podem ser aplicados s cincias sociais. aplicados.

    Posio pessoal Neutra. O pesquisador deixa de lado seus Explcita. O pesquisador reconhece seus prprios

    do pesquisador prprios valores e crenas. Sua posio valores e crenas, que so, inclusive, parte doimparcial, tenta assegurar procedimentos estudo.

    rigorosos e objetivos de coleta e anlise dos

    dados, assim como evitar que suas propenses

    e tendncias inuenciem nos resultados.

    Interao fsica entre o Distanciada, separada. Prxima, costuma haver contato.

    pesquisador e o fenmeno

    Interao psicolgica entre Distanciada, neutra, sem envolvimento. Prxima, emptica, com envolvimento.

    o pesquisador e o fenmeno

    (continua)

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    10/21

    Metodologia de pesquisa 37

    (continua)

    TABELA 1.1Diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo (continuao)

    Denies (dimenses) Enfoque quantitativo Enfoque qualitativo

    Papel dos fenmenos Os papis so mais passivos. Os papis so mais ativos.

    estudados (objetos,seres vivos, etc.)

    Relao entre o pesquisador De independncia e neutralidade, no se De interdependncia, se inuenciam. No soe o fenmeno estudado afetam. So separados. separados.

    Formulao do problema Delimitado, demarcado, especco. Aberto, livre, no delimitado ou demarcado. MuitoPouco exvel. exvel.

    Uso da teoria A teoria utilizada para ajustar seus A teoria um marco referencial.

    postulados ao mundo emprico.

    Criao da teoria A teoria criada a partir da comparao da A teoria no se fundamenta em estudos anteriores,

    pesquisa anterior com os resultados do estudo. mas criada ou construda a partir dos dados

    Na verdade, estes so uma extenso dos empricos obtidos e analisados.

    estudos antecedentes.

    Papel da reviso A literatura tem um papel crucial, orienta a A literatura desempenha um papel menos importante

    da literatura pesquisa. fundamental para a denio da no incio, embora seja realmente importante noteoria, das hipteses, do desenho e das desenvolvimento do processo. Algumas vezes, ela

    demais etapas do processo. indica o caminho, mas o que realmente indica o rumo

    a evoluo de eventos, durante o estudo e a

    aprendizagem que so obtidos dos participantes. O

    marco terico um elemento que ajuda a justicar anecessidade de pesquisar um problema formulado.

    Alguns autores do enfoque qualitativo consideram

    que seu papel apenas auxiliar.

    A reviso da literatura e as O pesquisador faz uma reviso da literatura O pesquisador, mais do que se fundamentar na

    variveis ou conceitos principalmente para buscar variveis reviso da literatura para selecionar e denir asde estudo signicativas que possam ser medidas. variveis ou os conceitos-chave do estudo, cona no

    prprio processo de pesquisa para identic-los edescobrir como se relacionam.

    Hipteses As hipteses so testadas. Elas so As hipteses so criadas durante o estudo e no nalestabelecidas para que sejam aceitas ou deste.

    rejeitadas, dependendo do grau de

    certeza (probabilidade).

    Desenho da pesquisa Estruturado, predeterminado Aberto, exvel, construdo durante o trabalho de(precede a coleta dos dados). campo ou a realizao do estudo.

    Populao-amostra O objetivo generalizar os dados de uma Geralmente, a pretenso no generalizar os

    amostra para uma populao (de um grupo resultados obtidos na amostra para uma populao.

    pequeno a um maior).

    Amostra Muitos sujeitos so envolvidos na pesquisa Poucos sujeitos so envolvidos, porque a inteno

    porque a inteno generalizar os resultados no necessariamente generalizar os resultados do

    do estudo. estudo.

    Composio da amostra Casos que em conjunto so estatisticamente Casos individuais, representativos no a partir do

    representativos. ponto de vista estatstico.

    Natureza dos dados A natureza dos dados quantitativa A natureza dos dados qualitativa

    (dados numricos). (textos, narrativas, signicados, etc.).

    Tipo de dados Dados conveis e slidos. Em ingls: hard. Dados profundos e enriquecedores. Em ingls: soft.

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    11/21

    38 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    TABELA 1.1Diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo (continuao)

    Denies (dimenses) Enfoque quantitativo Enfoque qualitativo

    Coleta de dados A coleta se baseia em instrumentos O objetivo da coleta de dados proporcionar um

    padronizados. uniforme para todos os casos. entendimento maior sobre os signicados e asOs dados so obtidos por observao, medio experincias das pessoas. O pesquisador o

    e documentao de medies. Os instrumentos instrumento de coleta de dados, que se apoia em

    utilizados so aqueles que se mostraram diversas tcnicas desenvolvidas durante o estudo.

    vlidos e conveis em estudos anteriores ou, Ou seja, a coleta de dados no iniciada comento, novos instrumentos so criados com instrumentos preestabelecidos, mas o pesquisador

    base na reviso da literatura e eles so testados que comea a aprender por meio da observao e

    e ajustados. As perguntas ou itens utilizados das descries dos participantes e pensa em formas

    so especcos, com possibilidades para registrar os dados que vo sendo aprimoradospredeterminadas de resposta. conforme a pesquisa avana.

    Concepo dos participantes Os participantes so fontes externas de dados. Os participantes so fontes internas de dados.

    na coleta de dados O pesquisador tambm um participante.

    Finalidade da anlise Descrever as variveis e explicar suas Compreender as pessoas e seus contextos.dos dados mudanas e movimentos.

    Caractersticas da anlise Sistemtica. Intensa utilizao da estatstica A anlise varia dependendo de como os dadosdos dados (descritiva e inferencial). foram coletados.

    Baseada em variveis. Fundamentada na induo analtica. Impessoal. Uso moderado da estatstica (contagem, algumas Posterior coleta de dados. operaes aritmticas).

    Baseada em casos ou pessoas e suasmanifestaes.

    Simultnea coleta de dados. A anlise consiste em descrever informao e

    desenvolver temas.

    Formato dos dados que Os dados so representados em formato de Dados no formato de textos, imagens, peas

    sero analisados nmeros que so analisados estatisticamente. audiovisuais, documentos e objetos pessoais.

    Processo de anlise A anlise comea com ideias preconcebidas, Geralmente, a anlise no comea com ideias

    dos dados baseadas nas hipteses formuladas. Uma vez preconcebidas sobre como os conceitos ou variveis

    coletados os dados numricos, estes so se relacionam. Depois que os dados verbais, escritos

    transferidos para uma matriz, que analisada e/ou audiovisuais so agrupados, eles passam a fazer

    mediante procedimentos estatsticos. parte de uma base de dados composta por texto

    e/ou elementos visuais, que analisada para determinar

    signicados e descrever o fenmeno estudado a partirdo ponto de vista de seus atores. As descries de

    pessoas so integradas s do pesquisador.

    Perspectiva do pesquisador Externa ( margem dos dados). O pesquisador Interna (a partir dos dados). O pesquisador envolve

    na anlise dos dados no envolve seus antecedentes e suas seus prprios antecedentes e experincias na anlise,

    experincias na anlise, mantm distncia dela. assim como sua relao com os participantes do estudo.

    Principais critrios de Objetividade, rigor, conabilidade e validade. Credibilidade, conrmao, valorao eavaliao na coleta e transferncia.

    anlise dos dados

    Apresentao de resultados Tabelas, diagramas e modelos estatsticos. O pesquisador emprega uma variedade de formatos

    O formato de apresentao padro. para relatar seus resultados: narrativas, fragmentos

    de textos, vdeos, udios, fotograas e mapas,diagramas, matrizes e modelos conceituais. O

    formato varia praticamente em cada estudo.

    (continua)

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    12/21

    Metodologia de pesquisa 39

    TABELA 1.1Diferenas entre o enfoque quantitativo e o qualitativo (continuao)

    Denies (dimenses) Enfoque quantitativo Enfoque qualitativo

    Para que o leitor que se inicia nesse ofcio tenha uma ideia da diferena entre as duas aborda-gens, vamos utilizar um exemplo bem simples e cotidiano referente atrao fsica, ainda que paraalgumas pessoas possa parecer ingnuo. Claro que no exemplo no consideramos as implicaesparadigmticas que esto por trs de cada enfoque; mas realmente insistimos que, em termos pr-ticos, os dois contribuem para o conhecimento de um fenmeno.

    Relatrio de resultados Os relatrios utilizam um tom objetivo, Os relatrios utilizam um tom pessoal e emotivo.

    impessoal, no emotivo.

    *Becker (1993) diz: a realidade o ponto mais estressante nas cincias sociais. As diferenas entre os dois enfoques tiveram um tom eminente-

    mente ideolgico. O grande lsofo alemo Karl Popper (1965) nos fez entender que a origem de vises conitantes, sobre o que ou deve ser o

    estudo do fenmeno social, est nas premissas de diferentes denies sobre o que a realidade. O realismo, a partir de Aristteles, estabelece que

    o mundo consegue ser conhecido pela mente. Kant introduz a ideia de que o mundo pode ser conhecido porque a realidade se assemelha s formas

    que a mente tem. Enquanto Hegel vai para um idealismo puro e prope: O mundo minha mente. Certamente que este ltimo confuso, e assim

    o considera Popper, alertando que o grande perigo dessa posio que permite o dogmatismo (como se pode comprovar com o exemplo do mate-

    rialismo dialtico). O avano no conhecimento, diz Popper, necessita de conceitos que possamos refutar ou comprovar. Essa caracterstica delimita

    o que e o que no cincia.**Embora alguns fsicos, ao estudar as partculas, tenham notado quo relativa essa armao.

    ExemploCompreenso dos enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa

    Vamos supor que um(a) estudante est interessado(a) em saber quais fatores contribuem para que umapessoa seja denida e vista como atraente e conquistadora (que cativa os indivduos do gnero opostoe consegue fazer com que se sintam atrados por ele ou ela e se apaixonem). Ento, decide realizar um

    estudo (sua ideia para pesquisar) em sua escola.

    De acordo com o enfoque quantitativo-dedutivo, o estudante formularia seu problema de pesquisa

    denindo seu objetivo e sua pergunta (o que quer fazer e o que quer saber).O objetivo poderia ser, por exemplo: conhecer os fatores que determinam que uma pessoa jovem seja

    vista como atraente e conquistadora, e a pergunta de pesquisa: Quais fatores determinam que uma pes-

    soa jovem seja vista como atraente e conquistadora?.

    Um tema da pesquisa quantitativa-dedutiva poderia ser Quais fatores determinam que uma pessoa jovem seja vistacomo atraente e conquistadora?.

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    13/21

    40 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    Em seguida, revisaria estudos sobre a atrao fsica e psicolgica nas relaes entre jovens, a percep-

    o dos(as) jovens sobre essas relaes, os elementos que interferem no incio da convivncia amorosa, as

    diferenas por gnero de acordo com os atributos e as qualidades pelos quais se sentem atrados, etc.

    Deixaria seu problema de pesquisa mais preciso; selecionaria uma teoria que explicasse de maneira satis-

    fatria com base em estudos anteriores a atrao fsica e psicolgica, a percepo de atributos e qualida-

    des desejveis em pessoas do gnero oposto e a paixo nas relaes entre jovens; e tambm, se fosse pos-

    svel, formularia uma ou vrias hipteses. Por exemplo: os meninos e as meninas que obtm mais conquistas

    amorosas e so vistos(as) como mais atraentes so aqueles(as) que tm maior prestgio social na escola, que

    conam mais em si e so mais extrovertidos(as).Depois, poderia entrevistar as amigas e os amigos de sua escola perguntando at que ponto o prestgio

    social, a conana em si e a extroverso inuenciam na conquista e na atrao em relao s pessoasdo outro gnero. Poderia, inclusive, utilizar questionrios j estabelecidos, bem elaborados e conveis.Talvez entrevistasse apenas uma amostra de estudantes. Tambm seria possvel perguntar para as pessoas

    jovens, que tm fama de conquistadoras e atraentes, o que elas pensam a esse respeito.

    Alm disso, analisaria os dados e a informao das entrevistas para obter concluses sobre suas hip-

    teses. Talvez tambm zesse uma experincia escolhendo indivduos jovens que tivessem diferentes grausde prestgio, segurana e extroverso (nveis do perl conquistador e atraente), deixando-os livres paraconquistar jovens do gnero oposto e assim avaliar os resultados.

    Seu interesse seria generalizar suas descobertas, ao menos em relao ao que acontece em sua comu-nidade estudantil. Tenta comprovar suas crenas e, caso noconsiga demonstrar que o prestgio, a con-

    ana em si e a extroverso sejam fatores relacionados com a conquista e a atrao, ento poderia tentaroutras explicaes; quem sabe acrescentando fatores como a maneira como se vestem, se so cosmopoli-

    tas (se viajaram muito, conhecem outras culturas), a inteligncia emocional, entre outros aspectos.

    No processo, ir deduzindo da teoria o que encontra em seu estudo. Claro que, se a teoria que escolheu

    for inadequada, seus resultados sero pobres.

    De acordo com o enfoque qualitativo-indutivo, mais do que revisar as teorias sobre certos fatores, o

    que o estudante faria seria se sentar na cafeteria para observar os meninos e as meninas que tm fama de

    serem atraentes e conquistadores. Observaria a primeira pessoa jovem que considerasse ter essas caracte-

    rsticas, comearia a analis-la e construiria um conceito sobre ela (Como ? Quais so suas caractersticas?

    Como se comporta? Quais so seus atributos e qualidades? De que forma se relaciona com os demais?).

    Tambm seria testemunha de como conquista os(as) colegas. Dessa forma, chegaria a algumas concluses.

    Posteriormente faria o mesmo (observar) com outras pessoas jovens. Pouco a pouco entenderia por que

    esses(as) colegas so considerados(as) atraentes e conquistadores(as). E disso poderia surgir algum

    esquema que explique as razes pelas quais essas pessoas conquistam as outras.

    Depois, por meio de perguntas abertas, entrevistaria estudantes de ambos os gneros (considerados

    atraentes) e tambm aqueles que foram conquistados por eles. A partir da chegaria novamente a descober-

    tas e concluses e poderia fundamentar algumas hipteses, que no nal contrastaria com as de outrosestudos. No seria indispensvel obter uma amostra representativa nem generalizar seus resultados. Mas,

    ao ir conhecendo cada um dos casos, entenderia as experincias dos sujeitos conquistadores e atraentes e

    dos conquistados.

    Sua ao seria indutiva: de cada caso estudado talvez obtivesse o perl que procura e tambm o signi-cado de conquistar.

    Devemos insistir que tanto no processo quantitativo quanto no qualitativo possvel voltarpara uma etapa anterior. Alm disso, a formulao sempre pode ser modificada, ou seja, ela est emevoluo.

    Em ambos os processos, as tcnicas de coleta dos dados podem ser mltiplas. Por exemplo, napesquisa quantitativa: questionrios fechados, registros de dados estatsticos, testes padronizados, sis-temas de medies fisiolgicas, etc. Nos estudos qualitativos: entrevistas profundas, testes projetivos,questionrios abertos, sesses de grupos, biografias, reviso de arquivos, observao, entre outros.

    Finalmente, para concluir a resposta para a pergunta desse item, na Tabela 1.2 comparamos asetapas fundamentais de ambos os processos, tendo como base os conceitos descritos anteriormente.

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    14/21

    Metodologia de pesquisa 41

    QUAL DOS ENFOQUES O MELHOR?

    Do nosso ponto de vista, ambos os enfoques so muito valiosos e contriburam de maneira notvelpara o avano do conhecimento. Nenhum intrinsecamente melhor do que o outro. So apenasabordagens diferentes para o estudo de um fenmeno. Apesquisa quantitativanos oferece a opor-tunidade de generalizar os resultados mais amplamente, ela nos permite ter o controle sobre os fe-nmenos, assim como um ponto de vista de contagem e suas magnitudes. Tambm nos proporcio-na uma grande possibilidade de rplica e um enfoque sobre pontos especficos desses fenmenos,alm de facilitar a comparao entres estudos similares. J a pesquisa qualitativa proporciona pro-fundidade aos dados, disperso, riqueza interpretativa, contextualizao do ambiente ou entorno,detalhes e experincias nicas. Tambm traz um ponto de vista novo, natural e holstico dos fen-menos, assim como flexibilidade. Alm disso, o mtodo quantitativo foi o mais utilizado em cin-cias como a fsica, a qumica e a biologia. Ento, ele mais apropriado para as cincias chamadasexatas ou naturais. O mtodo qualitativo foi empregado mais em disciplinas humansticas como

    a antropologia, a etnografia e a psicologia social.No entanto, os dois tipos de estudo so teis para todos os campos, como iremos mostrar ao

    longo deste livro. Por exemplo, um engenheiro civil pode realizar uma pesquisa para construir umgrande edifcio. Ele utilizaria estudos quantitativos e clculos matemticos para levantar sua cons-truo, e analisaria dados estatsticos referentes resistncia de materiais e estruturas similaresconstrudas em subsolos iguais nas mesmas condies. Mas ele tambm pode enriquecer o estudorealizando entrevistas abertas com engenheiros experientes que transmitiriam a ele suas vivncias,os problemas que enfrentaram e as solues adotadas. Tambm poderia conversar com futuros mo-radores do edifcio para conhecer suas necessidades e se adaptar a elas.

    Um estudioso dos efeitos de uma desvalorizao na economia de um pas complementariasuas anlises quantitativas com sesses profundas com especialistas e realizaria uma anlise histri-ca (tanto quantitativa quanto qualitativa) dos fatos.

    TABELA 1.2*

    Comparao das etapas de pesquisa nos processos quantitativo e qualitativo

    Processos fundamentais doCaractersticas quantitativas processo geral de pesquisa Caractersticas qualitativas

    Voltada para a descrio, Voltada para a explorao, apreviso e explicao descrio e o entendimento

    Especca e delimitada Geral e amplaVoltada para dados Voltada para as experincias dos

    mensurveis ou observveis participantes

    Papel fundamental Papel secundrio

    Justicativa para a formulao Justicativa para a formulao e ae a necessidade do estudo necessidade do estudo

    Instrumentos predeterminados Os dados surgem pouco a pouco

    Dados numricos Dados em texto ou imagem

    Nmero considervel de casos Nmero relativamente pequeno de casos

    Anlise estatstica Anlise de textos e material audiovisual

    Descrio de tendncias, comparao Descrio, anlise e desenvolvimento

    de grupos ou relao entre variveis de temas

    Comparao de resultados com Signicado profundo dos resultadosprevises e estudos anteriores

    Padronizado e xo Emergente e exvelObjetivo e sem tendncias Reexivo e com aceitao de tendncias

    *Adaptada de Creswell (2005, p.44).

    Formulao doproblema

    Reviso daliteratura

    Coleta dosdados

    Anlisedos dados

    Relatrio deresultados

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    15/21

    42 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    Um analista da opinio pblica, ao pesquisar sobre os fatores que mais interferem na votaopara a prxima eleio, utilizaria grupos focais com discusso aberta (qualitativos), alm de pesqui-sas por amostragem (quantitativas).

    Um mdico que tenta descobrir quais elementos deve considerar para tratar de pacientes emfase terminal e conseguir que enfrentem sua situao da melhor maneira possvel, poderia revisar ateoria disponvel, consultar pesquisas quantitativas e qualitativas a esse respeito para conduzir umasrie de observaes estruturadas da relao mdico-paciente em casos terminais (realizando umaamostragem de atos de comunicao e quantificando-os). Alm disso, poderia entrevistar doentese mdicos com tcnicas qualitativas e organizar grupos de pacientes para que falem abertamentedessa relao e do tratamento que desejam. No final, pode tirar suas concluses e obter perguntasde pesquisa, hipteses ou novas reas de estudo.

    No passado, tanto o enfoque quantitativo como o qualitativo foram considerados visesopostas, no conciliveis, que no deveriam se mesclar. Os crticos do enfoque quantitativodisseramque ele impessoal, frio, reducionista, restritivo, fechado e rgido. Alm disso, consideravam queas pessoas eram estudadas como objetos, e que as diferenas individuais e culturais entre gruposno podiam ter sua mdia calculada nem ser agrupadas estatisticamente. J os detratores do enfo-que qualitativoo consideravam vago, subjetivo, invlido, meramente especulativo, sem possibilida-de de rplica e sem dados slidos que apoiem as concluses. Argumentavam que no se tem con-

    trole sobre as variveis estudadas e que falta o poder de entendimento sobre as medies.O divrcio entre ambos os enfoques nasceu da ideia de que um estudo com um enfoque po-deria neutralizar o outro. Era uma noo que impedia a unio entre o enfoque quantitativo e o qua-litativo.

    A posio assumida nesta obra sempre foi que so enfoques complementares, isto , cada umcom sua respectiva funo utilizado para conhecer um fenmeno e levar soluo dos diversosproblemas e questionamentos. O pesquisador deve ser metodologicamente plural e se orientar pelocontexto, pela situao, pelos recursos disponveis, por seus objetivos e pelo problema de estudo.Essa , realmente, uma postura pragmtica.

    A seguir apresentamos exemplos de pesquisas que, utilizando um ou outro enfoque, tinhamcomo objetivo fundamental o mesmo fenmeno de estudo (Tabela 1.3).

    TABELA 1.3Exemplos de estudos quantitativos e qualitativos voltados para o mesmo tema de pesquisa

    Tema-objeto deestudo/alcance Estudos quantitativos Estudos qualitativos

    A famlia Mara Elena Oto Mishima (1994): Las migraciones Gabriel Careaga (1997): Mitos y fantasas de la

    a Mxico y la conformacin de la familia mexicana. classe media en Mxico.

    Alcance do estudo Descrio da procedncia dos imigrantes ao Mxico; O livro uma abordagem crtica e terica do

    sua integrao econmica e social em diferentes surgimento da classe mdia em um pas poucoesferas da sociedade. desenvolvido. O autor combina a anlise

    documental, poltica, dialtica e psicanaltica com

    a pesquisa social e biogrca para reconstruir

    tipologias ou famlias tpicas.

    A comunidade Prodipto Ray, Frederick B. Waisanen e Everett Luiz Gonzles e Gonzles (1995): Pueblo en vilo.

    Rogers (1969): The impact of communication on

    rural development.

    Alcance do estudo Determina como ocorre o processo de comunicao O autor descreve em detalhe a micro-histria de

    de inovaes em comunidades rurais e identica os San Jos de Gracia, onde so examinadas emotivos para aceitar ou rejeitar a mudana social. entrelaadas as vidas de seus colonizadores com

    Tambm estabelece que tipo de meio de seu passado e outros aspectos da vida cotidiana.

    comunicao o mais benco.

    (continua)

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    16/21

    Metodologia de pesquisa 43

    TABELA 1.3Exemplos de estudos quantitativos e qualitativos voltados para o mesmo tema de pesquisa (continuao)

    Tema-objeto deestudo/alcance Estudos quantitativos Estudos qualitativos

    As ocupaes Linda D. Hammond (2000): Teacher quality and Howard Becker (1951): The professional dancestudent achievement. musician and his audience.

    Alcance do estudo Estabelece correlaes entre estilos de ensino, Narrao detalhada de processos de identicaodesempenho da ocupao docente e xito dos alunos. e outras condutas de msicos dejazztendo como

    base suas competncias e seu conhecimento

    sobre msica.

    Organizaes de P. Marcus, P. Baptista e P. Brandt (1979): William D. Bygrave e Dan DHeilly (editores) (1997):

    trabalho Rural delivery systems. The portable MBA entrepreneurship case studies.

    Alcance do estudo Pesquisa que demonstra a pouca coordenao que Compndio de estudos de caso que apoiam a

    h em uma rede de servios sociais. Recomenda anlise sobre a viabilidade de novas empresas e os

    polticas a serem seguidas para conseguir que os desaos que enfrentam nos mercados emergentes.servios cheguem aos destinatrios.

    O fenmeno urbano Louis Wirth (1964): Cules son las variables que Manuel Castells (1979): The urban question.afectan la vida social en la ciudad?

    Alcance do estudo A densidade da populao e a escassez de moradia O autor critica aquilo que o urbanismo

    so consideradas inuentes no descontentamento tradicionalmente estuda, e argumenta que apoltico. cidade no mais do que um espao onde se

    expressam e manifestam as relaes de explorao.

    O comportamento Robert J. Sampson e John H. Laud (1993): Crime in the Martn Snchez Jankowski (1991): Islands in the

    delinquente* making: pathways and turning points through life. street: gangs and American urban society.

    Alcance do estudo Os pesquisadores analisaram novamente os dados Durante 10 anos o pesquisador estudou 37

    coletados entre 1939 e 1963 pelo casal de cientistas gangues de Los Angeles, Boston e Nova York.

    sociais (Sheldon e Eleanor Glueck). Analisam as Jankowski conviveu e inclusive fez parte das

    variveis que inuenciam o comportamento desviante gangues (sendo at mesmo preso e ferido).de adolescentes autores de delitos. Sua indagao profunda teve como foco o

    indivduo, as relaes entre os membros da

    gangue e seu vnculo com a comunidade.

    *Para uma reviso mais ampla desses estudos, com a nalidade de analisar a diferena entre uma abordagem quantitativa e uma qualitativa, reco-

    mendamos o livro de Corbetta (2003, p. 34-43).

    Se olharmos mais atentamente para a Tabela 1.3, possvel ver que os estudos quantitativosestabelecem relaes entre variveis com a finalidade de chegar a proposies mais precisas e fazerrecomendaes especficas. Por exemplo, a pesquisa de Rogers e Waisanen (1969) indica que nas so-ciedades rurais a comunicao interpessoal mais eficaz do que a comunicao dos meios coletivos.

    O que se espera que nos estudos quantitativos os pesquisadores elaborem um relatrio com seusresultados e ofeream recomendaes aplicveis a uma populao mais ampla, que serviro para asoluo de problemas ou a tomada de decises.

    O alcance final dos estudos quantitativos consiste, muitas vezes, em compreender um fen-meno social complexo. O importante no medir as variveis envolvidas nesse fenmeno, mas en-tend-lo.

    Vamos pegar como exemplo o estudo das ocupaes e seus efeitos na conduta individual queest na Tabela 1.3, nele possvel notar a divergncia qual nos referimos. No clssico estudo deHoward Becker (1951) sobre o msico dejazz, o autor consegue nos fazer compreender as regras eos ritos no desempenho dessa profisso. E a utilidade de seu alcance?, podem perguntar alguns; elano est somente em compreender esse contexto, mas no fato de que as normas que o orientam po-dem ser transferidas para outras situaes similares de trabalho. Por outro lado, o estudo quantita-

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    17/21

    44 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    tivo de Hammond (2000) procura estabelecer claramente variveis pessoais e do desempenho daprofisso docente, que sirvam para formular polticas de contratao e de capacitao para o ma-gistrio. Para qu? Com a nica finalidade de aumentar o xito acadmico dos estudantes.

    Por ltimo, a pesquisa de Sampson e Laud (1993) teve como objetivo analisar a relao entrenove variveis estruturais independentes ou causas (entre outras a aglomerao habitacional, o n-mero de irmos, o statussocioeconmico, as tendncias dos pais, etc.) e o comportamento delin-quente (varivel dependente ou efeito). Ou seja, gerar um modelo terico explicativo que pudesseser extrapolado aos jovens norte-americanos da poca em que os dados foram coletados. Enquantoo estudo qualitativo de Snchez Jankowski (1991) pretende construir as vivncias dos membros dasgangues, os motivos da adeso e o significado de ser membro destas, assim como compreender asrelaes entre os atores e seu papel na sociedade. Em outras palavras: entend-los.

    Na quarta parte deste livro, no Captulo 17, comentamos sobre a viso mista, que implica jun-tar os dois enfoques em uma mesma pesquisa, o que Hernndez Sampieri e Mendonza (2008) cha-maram de metaforicamente falando o casamento quantitativo-qualitativo.

    A pesquisa denida como um conjunto de pro-cessos sistemticos e empricos aplicado no estudo

    de um fenmeno. Durante o sculo XX dois enfoques surgiram para

    realizar pesquisa: o enfoque quantitativo e oenfo-

    que qualitativo.

    Em termos gerais, os dois enfoques utilizam proces-

    sos cuidadosos, sistemticos e empricos para gerar

    conhecimento.

    A denio de pesquisa vlida tanto para o enfoquequantitativo quanto para o qualitativo. Os dois enfo-

    ques so um processo que, por sua vez, integra

    diversos processos. O enfoque quantitativo sequen-

    cial e comprobatrio. Cada etapa precede seguinte

    e no podemos pular ou evitar passos, embora seja

    possvel, claro, redenir alguma fase. O processoqualitativo em espiral ou circular, no qual as eta-

    pas a serem realizadas interagem entre si e no

    seguem uma sequncia rigorosa.

    No enfoque quantitativoas perguntas a serem pes-

    quisadas so especcas e delimitadas desde o inciode um estudo. Alm disso, as hipteses so estabe-

    lecidas previamente, isto , antes de coletar e anali-

    sar os dados. A coleta dos dados se fundamenta na

    medio e a anlise em procedimentos estatsticos.

    Apesquisa quantitativadeve ser a mais objetiva

    possvel, evitando a inuncia das tendncias do

    pesquisador ou de outras pessoas. Os estudos quantitativos seguem um padro previ-

    svel e estruturado (o processo).

    Em uma pesquisa quantitativa o que se pretende

    generalizar os resultados encontrados em um grupo

    para uma coletividade maior.

    A meta principal dos estudos quantitativos a cons-

    truo e a demonstrao de teorias.

    O enfoque quantitativo utiliza a lgica ou raciocnio

    dedutivo.

    O enfoque qualitativo s vezes chamado depesquisa

    naturalista, fenomenolgica, interpretativa ou etnogr-

    ca uma espcie de guarda-chuva no qual inclu-mos uma variedade de concepes, vises, tcnicas eestudos no quantitativos. Ele utilizado, primeiro, para

    descobrir e aprimorar perguntas de pesquisa.

    Na busca qualitativa, em vez de iniciar com uma

    teoria especca e depois voltar para o mundoemprico para conrmar se a teoria apoiada pelosfatos, o pesquisador comea examinando o mundo

    social e, nesse processo, desenvolve uma teoria

    consistente com a qual observa o que acontece.

    Na maioria dos estudos qualitativos as hipteses

    no so testadas, so construdas durante o pro-

    cesso e vo sendo aprimoradas conforme mais dados

    so coletados, ou so um resultado do estudo.

    O enfoque se baseia em mtodos de coleta de

    dados no padronizados. No se efetua uma medi-

    o numrica, portanto, a anlise no estatstica.

    A coleta dos dados consiste em obter as perspecti-

    vas e os pontos de vista dos participantes.

    O processo de indagao exvel e se move entreos eventos e sua interpretao, entre as respostas e

    o desenvolvimento da teoria. Seu propsito

    reconstruir a realidade, da mesma forma como ela

    observada pelos atores de um sistema social pre-

    viamente denido. Muitas vezes chamado deholstico, porque preciso considerar o todo sem

    reduzi-lo ao estudo de suas partes.

    As indagaes qualitativas no pretendem generali-zar os resultados de maneira probabilstica para

    populaes mais amplas.

    O enfoque qualitativo busca principalmente a dis-

    perso ou expanso dos dados e informao;

    enquanto o quantitativo pretende, de maneira inten-

    cional, delimitar a informao.

    Ambos os enfoques so muito valiosos e contribu-

    ram de maneira notvel para o avano do conheci-

    mento.

    A pesquisa quantitativa nos oferece uma grande

    oportunidade de rplica e um enfoque sobre pontos

    Resumo

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    18/21

    Metodologia de pesquisa 45

    especcos dos fenmenos, alm de facilitar a com-parao entre estudos similares.

    J apesquisa qualitativa proporciona profundidade

    aos dados, disperso, riqueza interpretativa, con-

    textualizao do ambiente ou entorno, detalhes e

    experincias nicas. Tambm traz um ponto de

    vista novo, natural e completo dos fenmenos,assim como exibilidade.

    Os mtodos quantitativos foram os mais utilizados

    pelas cincias chamadas exatas ou naturais. Os

    qualitativos foram empregados mais nas humanas.

    Nos dois processos as tcnicas de coleta dos dados

    podem ser mltiplas.

    Anteriormente, o processo quantitativo era equipa-

    rado ao mtodo cientco. Hoje, tanto o processoquantitativo quanto o qualitativo so considerados

    formas de fazer cincia e produzir conhecimento.

    Conceitos bsicos

    1. Revise os resumos de um artigo cientco que serera a um estudo quantitativo e um artigo cient-co que seja o resultado de um estudo qualitativo,de preferncia sobre um tema similar.

    Anlise dos dados

    Coleta dos dados

    Dados qualitativos

    Dados quantitativos

    Enfoque qualitativo

    Enfoque quantitativo

    Hipteses

    Lgica dedutiva

    2. De acordo com o que voc leu neste captulo, quais

    seriam as diferenas entre ambos os estudos? Dis-

    cuta as implicaes com seu professor e colegas.

    3. No CD anexo voc encontrar uma srie de revistas

    cientcas com caracterstica quantitativa e qualita-tiva para escolher os artigos (Material complementa-

    rioApndicesApndice 1. Publicaciones peri-

    dicas ms importantes).

    Lgica indutiva

    Padro cultural

    Processo de pesquisa

    Processo qualitativo

    Processo quantitativo

    Realidade

    Teoria

    Os pesquisadores opinam

    Ideias sobre o que pesquisar e como se faz isso

    Estou muito grata aos autores por terem me convidado

    para compartilhar meus pensamentos sobre pesquisa

    neste livro to importante. Gostaria de dar algumas ideias

    sobre o que pesquisar e como se faz isso. Comearei

    citando um exemplo que um professor da Universidade

    de Columbia me mostrou no incio de meus estudos.

    Voc foi convidado para uma festa... Nela voc pode

    conhecer um determinado convidado ou no conhec-lo.

    O mesmo acontece com cada um dos convidados. Com

    base nisso, formulo uma pergunta: em uma festa, qual

    deve ser o nmero mnimo de convidados para que seja

    possvel garantir que, diante de qualquer relao exis-

    tente entre eles (que se conheam ou que no se conhe-

    am), semprevamos encontrar ao menos um grupo de

    trs que se conhecem entre si ou, ainda, um grupo de

    trs que so desconhecidos? A resposta seis. Em

    outras palavras, podemos garantir que em uma festa

    onde h seis convidados, vamos encontrar um grupo de

    trs (desses seis) em que ou trs se conhecem entre eles

    ou, ainda, os trs so desconhecidos.

    No importa se voc chegou ou no a essa res-

    posta, voc pode ter uma ideia do que a pesquisa. De

    qualquer modo, eu dou algumas pistas que facilitam

    chegar ao resultado: imagine que toda pessoa convi-

    dada para uma festa um ponto na superfcie de um

    papel. Dois pontos representam dois convidados; trs

    pontos, trs convidados, etc. Ento, pegue uma caneta

    para desenhar dois pontos em um papel em branco, que

    sero identicados como A e B. Esses dois convidados(A e B) podem se conhecer ou no. Caso eles se conhe-

    am, una dois pontos com uma linha contnua, caso

    no, com uma linha descontnua.

    Podemos transferir o dilema da festa para um pro-

    blema de unio de pontos em uma folha com linhas con-

    tnuas e descontnuas. Quantos pontos temos de dese-

    nhar em uma folha para que, no importando como

    estejam unidos (com linha contnua ou descontnua),

    seja possvel garantir que sempre vamos encontrar um

    grupo de trs em que, ou todos esto unidos com linhas

    contnuas ou, ainda, todos com linhas descontnuas?

    Naturalmente que no ser uma festa de trs porque,

    por exemplo, quando A conhece B (linha contnua entre

    Exerccios

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    19/21

    46 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    ambos), mas no conhece C (linha descontnua entre B

    e C), no ser possvel encontrar o subgrupo de trs em

    que todos esto unidos com uma linha contnua ou

    todos unidos com uma linha descontnua. O mesmo

    acontece em um grupo de quatro. E o mesmo acontece

    em um grupo de cinco (veja a gura).

    Com cinco pontos ns no podemos garantir quesemprevamos encontrar um subgrupo de trs pessoas

    em que todos esto unidos por uma linha contnua ou

    todos por uma linha descontnua, mas caso a situao

    que observamos na gura acontea, ento no existe umsubgrupo de trs convidados que esto unidos por uma

    linha contnua ou por uma descontnua (isto , que os

    trs se conheam ou no). Portanto, ns demonstramos

    que se colocarmos menos de seis pontos em um papel

    ser impossvel garantir que diante de qualquer situao

    (os diferentes convidados se conheam entre si ou no)

    seja possvel encontrar um subgrupo de trs em que

    todos esto unidos com linhas contnuas ou descont-

    nuas. Ento, o que aconteceria com seis? Se desenhar-mos seis pontos em um papel em branco, podemos

    garantir que encontraremos sempre um subgrupo de trs

    em que todos estejam unidos com linhas contnuas ou

    descontnuas? Isso pode ser facilmente visto da seguinte

    forma: vamos voltar para a festa de cinco e acrescentar

    mais uma pessoa, F. Agora, independentemente das com-

    binaes de linhas (contnuas ou descontnuas) com que

    unimos F s outras, sempre haver um subgrupo de trs

    que est unido com linhas contnuas ou descontnuas.

    A prxima pergunta : qual tamanho dever ter a

    festa para que possamos garantir que vamos encontrar

    ao menos um grupo de quatro convidados em que todos

    se conheam ou todos sejam desconhecidos? Essa

    questo foi resolvida h muitos anos pelo famoso mate-mtico Erds. A resposta 18 e complicado chegar a

    ela. A resposta de Erds a mais simples que se

    conhece (de fato, ele era conhecido por sua devoo

    simplicidade em pesquisa, assim como na vida) e exigiu

    mais de uma dzia de pginas de testes tcnicos mate-

    mticos.

    As perguntas anteriores so as primeiras e mais

    simples do denominado dilema da festa. Agora voc

    deve se perguntar qual a resposta para a terceira

    questo: qual tamanho dever ter a festa para que pos-

    samos garantir que vamos encontrar diante de qualquer

    situao (que os convidados se conheam ou no), ao

    menos um grupo de cinco convidadosem que ou todos

    se conhecem ou todos sejam desconhecidos? Voc

    car surpreso se eu disser que at agora ningumencontrou a resposta para essa pergunta!

    Eu suponho que voc tentou responder ao menos aprimeira pergunta. Portanto, deixe-me perguntar outra

    coisa: voc encontrou alguma forma para chegar res-

    posta? Lembre-se de que encontrar a resposta para a

    ltima pergunta certamente o tornar famoso instanta-

    neamente. Resumidamente, pesquisa no outra coisa

    do que encontrar respostas satisfatrias para pergun-

    tas. As perguntas no precisam ser tecnicamente com-

    plexas, embora possam surgir diculdades tcnicas emalguma das fases do processo. Em vez disso, elas pode-

    riam ser (e, de fato, as melhores so) simples questes

    do dia a dia. Surpreendentemente, a pesquisa de nvel

    mais elevado, quando apresentada com os termos tc-

    nicos de um campo determinado, pode parecer muitoterica e abstrata ou muito distante da realidade. Mas,

    por incrvel que parea, ela costuma surgir de situaes

    simples da vida real.

    Esse tipo de pesquisa descrita anteriormente que

    conhecida como anlise de redes realizada em

    laboratrios de pesquisa, e por isso que eu gostaria de

    terminar com uma descrio de como funciona esse tipo

    de laboratrio, tendo como base o laboratrio de comu-

    nicao humana da Universidade de Columbia, onde

    trabalho parte do ano, e o da Associacin Iberoamericana

    de la Comunicacon, alojada na Universidade de Oviedo,

    primeiro laboratrio de comunicao da Espanha.

    Como funciona um laboratrio

    Primeiro, a cincia no desenvolvida por uma pessoa,

    mas sim por um grupo, uma equipe. A comunidade cien-

    tca nasce de uma investigao extremamente cuida-dosa onde se formam pesquisadores. Tambm um

    lugar fsico, onde um grupo de pessoas trabalha em

    equipe. Geralmente, um laboratrio consiste em um ou

    vrios pesquisadores principais cuja responsabilidade

    conseguir custear o laboratrio e supervisionar o traba-

    lho cientco. No prximo nvel esto os pesquisadoresque obtiveram recentemente sua ps-graduao ou

    esto em processo de obt-la. Eles tero como respon-

    sabilidade gerenciar os experimentos dentro do labora-trio. Finalmente, temos os assistentes de pesquisa,

    geralmente estudantes de graduao ou trabalhadores

    assalariados que ajudam no trabalho dirio dentro do

    laboratrio, como preparar os experimentos, capturar

    dados e codicar as condutas observadas. importante considerar que existem questes ti-

    cas envolvidas no estudo do comportamento humano.

    Quando estudamos comportamento, estudamos pes-

    soas que devem ser tratadas de acordo com os padres

    ticos. Devemos tratar as pessoas com autonomia, per-

    mitindo que elas escolham livremente participar da

    observao cientca; trat-las com altrusmo, isso sig-

    A

    CB

    D E

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    20/21

    Metodologia de pesquisa 47

    Metodologia de pesquisa 47

    nica que devemos maximizar os benefcios dos partici-pantes e minimizar qualquer possvel efeito prejudicial

    que possa ser produzido no processo, por isso os parti-

    cipantes devem ganhar pelo fato de fazer parte da pes-

    quisa. Esse ganho pode ser educacional, psicolgico ou

    nanceiro. Finalmente, devemos trat-las com justia,

    todas as pessoas podem se beneciar igualmente dapesquisa e nenhum grupo especco de pessoas devecorrer algum tipo de risco.

    Qual o motivo dessas formalidades que, s vezes,

    podem at ser cansativas? Elas nos permitem criar rei-

    teradamente, de maneira controlada, ambientes onde os

    participantes ou grupo de participantes possam se

    envolver em um comportamento especco.

    Ento, agora s me resta comentar as implicaes

    da pesquisa na sociedade; algo relativamente simples. O

    conhecimento permite que a sociedade seja mais e-ciente e avance. Por isso a pesquisa, com o nico pro-

    psito de aumentar o conhecimento da sociedade (agora

    com a era da internet, uma sociedade internacional glo-

    bal) a base e possivelmente a nica fora condutorados seres humanos para uma vida melhor. A continui-

    dade desse processo gradual est garantida, pois como

    disse o grande lsofo Carl Jaspers, a resposta paraum problema sempre traz novas questes.

    Doutora Laura GalgueraUniversidade de Oviedo (Espanha)

    Universidade de Columbia (Estados Unidos)

    Os estudantes ouvem tanto falar sobre como a pesquisa

    difcil e chata que chegam a essa etapa de sua esco-

    laridade com a mente cheia de preconceitos e trabalhamsob presso, com medo e at mesmo dio em relao a

    ela.

    Antes que se envolvam nas tarefas rotineiras da ela-

    borao de um projeto preciso fazer com que reitamsobre sua atitude diante dessa tentativa, para que valo-

    rizem a pesquisa em sua justa dimenso, j que a ideia

    no lev-los a acreditar que ela a panaceia que ir

    solucionar todos os problemas, ou que somente nos pa-

    ses do primeiro mundo que se tem capacidade para

    realiz-la.

    A pesquisa mais uma das fontes de conhecimento,

    portanto, se a deciso foi ampliar suas fronteiras, ser

    indispensvel realiz-la com responsabilidade e tica.

    Embora a pesquisa quantitativa esteja consolidada

    como a predominante no horizonte cientco internacio-nal, nos ltimos cinco anos a pesquisa qualitativa pas-

    sou a ter maior aceitao; por outro lado, o antigo

    debate de oposio entre os dois tipos comea a ser

    superado.

    Outro avano na pesquisa a internet; antigamente,a reviso da literatura era longa e entediante, hoje acon-

    tece o contrrio, o pesquisador pode se dedicar mais

    anlise da informao em vez de escrever dados em

    centenas de cartes.

    No entanto, ainda existem pesquisadores e docen-

    tes que gostam de adotar posturas radicais. Eles se

    comportam como a criana do martelo, que aps

    conhecer essa ferramenta passa a ver tudo que est a

    sua volta como um prego, sem sequer questionar se o

    que precisa de um serrote ou uma chave de fenda.

    Carlos G. Alonzo Blanquero

    Professor-pesquisador titularFacultad de Educacin

    Universidad Autnoma de Yucatn

    Mrica, Mxico

    NOTAS

    1. No CD anexo o leitor encontrar um captulo sobre os antecedentes da abordagem quantitativa e qua-litativa (ver o primeiro captulo: Historia de los enfoques cuantitativo, cualitativo y mixto).

    2. Embora no CD se aborde mais detalhadamente esse tema, por ora basta dizer que o enfoque quantitativo

    nas cincias sociais surge fundamentalmente na obra de Auguste Comte (1709-1857) e mile Durkheim(1858-1917). Eles sugeriram que o estudo sobre os fenmenos sociais tem de ser cientfico, isto , sus-cetvel aplicao do mesmo mtodo que era utilizado com xito nas cincias naturais. Eles defendiamque todas as coisas ou fenmenos estudados pelas cincias eram mensurveis. Essa corrente chamadadepositivismo. O enfoque qualitativo tem sua origem em outro pioneiro das cincias sociais: Max Weber(1864-1920), que introduz o termo Verstehenou entender, com o qual reconhece que alm da descrioe medio de variveis sociais, tambm preciso considerar os significados subjetivos e a compreenso docontexto em que ocorre o fenmeno. Weber props um mtodo hbrido, com ferramentas como os tiposideais, no qual os estudos no sejam somente de variveis macrossociais, mas de ocorrncias individuais.

    3. No podemos, por exemplo, definir e selecionar a amostra antes de formularmos as hipteses; tambmno possvel coletar ou analisar dados se no desenvolvemos previamente o desenho ou definimos aamostra.

    4. Claro que sabemos que no existe a objetividade pura ou completa.

  • 5/21/2018 167247024 Livro Metodologia Da Pesquisa Enfoques Quantitativo e Qualitativo Cap 01

    21/21

    48 Hernndez Sampieri, Fernndez Collado & Baptista Lucio

    5. Esse enfoque tambm ficou conhecido como pesquisa naturalista, fenomenolgica, interpretativa ouetnogrfica, e uma espcie de guarda-chuva no qual se inclui uma variedade de concepes, vises,tcnicas e estudos no quantitativos. De acordo com Grinnell (1997) existem diversos marcos interpre-tativos, como o interacionismo, a etnometodologia, o construtivismo, o feminismo, a fenomenologia,a psicologia dos constructos pessoais, a teoria crtica, etc., que so includos nesse guarda-chuva pararealizar estudos.

    6. Aqui o todo o fenmeno de interesse. Por exemplo, em seu livro Police Work, Peter Manning (1997)mergulha por semanas no estudo e na anlise do trabalho policial. Seu interesse compreender as relaese a lealdade que surgem entre pessoas que se dedicam a essa profisso. E ele consegue isso sem mediode atitudes, apenas captando o fenmeno prprio da vida na polcia.

    7. Vamos utilizar o exemplo de uma cmera fotogrfica: no estudo quantitativodefinimos o que vamosfotografar e tiramos a foto. No qualitativo como se a funo zoom in (aproximao) e zoom out(distanciamento) fossem constantemente utilizadas para capturar em uma rea qualquer a imagem deinteresse.

    8. Creswell (2009 e 2005), Garca e Berganza (2005), Mertens (2005), Todd (2005), Unrau, Grinnell e Willians(2005), Corbetta (2003), Sandn (2003), Esterberg (2002), Guba e Lincoln (1994).