1º edição junho 2015

13
1 ANO 1, REVISTA Nº 1, JUNHO/2015. APRESENTAÇÃO Trabalhadores do Bem! É com imensa satisfação que o Projeto NEUTRA SOCIAL veicula o primeiro número da revista virtual AMPARO ESPIRITUAL. Esta revista virtual e seu nome nasceram da necessidade de publicar de maneira branda, já que a verdadeira caridade deve ser feita sem divulgação, sem exposição da mesma, de forma discreta, por isso deixamos claro neste primeiro exemplar, que desde já, nossa intenção não é a glorificação e exposição de nossos trabalhos, nem de nenhum de nossos voluntários, MAS, como existe uma necessidade de mostrarmos aos doadores que ajudam a realização continua deste projeto para que o mesmo não cesse, este foi o meio encontrado. Para tanto, foi solicitada uma autorização aos mentores da casa para tal divulgação, que consentiram desde que, seja feita de forma simples, demonstrando apenas as principais ideias do Projeto Social que conta com uma nova equipe preocupada em desenvolver um trabalho de evangelização (Evangelho Segundo o Espiritismo) com as famílias dentro de uma visão real e atual, buscando dar orientação desde os mais pequeninos até os mais amadurecidos corações. Visando aprofundar os trabalhos de Apometria da casa, esse Projeto vem de encontro a proposta do plano espiritual, bem como as orientações dos sustentadores e mentores da casa.

description

Jornal Amparo Social Neutra

Transcript of 1º edição junho 2015

Page 1: 1º edição junho 2015

1

ANO 1, REVISTA Nº 1, JUNHO/2015.

APRESENTAÇÃO

Trabalhadores do Bem!

É com imensa satisfação que o Projeto NEUTRA SOCIAL veicula o primeiro número da revista virtual AMPARO ESPIRITUAL.

Esta revista virtual e seu nome nasceram da necessidade de publicar de maneira branda, já que a verdadeira caridade deve ser feita sem divulgação, sem exposição da mesma, de forma discreta, por isso deixamos claro neste primeiro exemplar, que desde já, nossa intenção não é a glorificação e exposição de nossos trabalhos, nem de nenhum de nossos voluntários, MAS, como existe uma necessidade de mostrarmos aos doadores que ajudam a realização continua deste projeto para que o mesmo não cesse, este foi o meio encontrado.

Para tanto, foi solicitada uma autorização aos mentores da casa para tal divulgação, que consentiram desde que, seja feita de forma simples, demonstrando apenas as principais ideias do Projeto Social que conta com uma nova equipe preocupada em desenvolver um trabalho de evangelização (Evangelho Segundo o Espiritismo) com as famílias dentro de uma visão real e atual, buscando dar orientação desde os mais pequeninos até os mais amadurecidos corações.

Visando aprofundar os trabalhos de Apometria da casa, esse Projeto vem de encontro a proposta do plano espiritual, bem como as orientações dos sustentadores e mentores da casa.

Page 2: 1º edição junho 2015

2

Dentro da realidade da proposta da casa NEUTRA, vamos atingir as camadas mais necessitadas de amparo espiritual, através das atividades desenvolvidas neste projeto.

Para que o mesmo tenha pleno êxito, necessitamos da conscientização de todos os voluntários da casa Neutra, lembrando que o espírito só atinge a sua evolução através do trabalho, do servir e do doar (caridade).

Através de palestras e interações com essas famílias todos os domingos das 10:00hs às 12:00hs, estamos conseguindo plantar uma sementinha para se colher um ser humano melhor.

Nas próximas páginas, serão mostradas algumas fotos e suas atividades nos trabalhos Sociais da casa realizados entre fevereiro até maio deste ano, quando os novos voluntários assumiram.

Visando ajudar a identificação dos novos voluntários que assumiram este projeto com muito amor e carinho, você leitor poderá ler também duas pequenas entrevistas com os novos coordenadores Sociais, são eles: Roberto e Aparecida (Cida).

Esperamos por você!

FOTOS E CURIOSIDADES

Curiosidade: distribuição de água fluidificada, para todas as mães, pais e crianças presentes.

Page 3: 1º edição junho 2015

3

Curiosidade: Palestra para todas as mães, pais e crianças explicando o real significado da Páscoa.

Curiosidade: Enquanto algumas crianças escutavam a Palestra no salão nobre sobre o real significado da Páscoa, algumas crianças brincavam, desenhavam e eram maquiadas pela coelha!

Page 4: 1º edição junho 2015

4

Curiosidade: Confraternização de todos os presentes (Páscoa).

Curiosidade: Seção PIPOCA com as famílias (Mostra completa do filme NOSSO LAR).

Page 5: 1º edição junho 2015

5

Curiosidade: Seção PIPOCA com as famílias em homenagem ao dia das Mães (Mostra completa do filme AS MÃES DE CHICO XAVIER).

Curiosidade: Durante a seção PIPOCA (filme AS MÃES DE CHICO XAVIER), a voluntária Simone realizou massagem nas mães.

Page 6: 1º edição junho 2015

6

Curiosidade: Mesa de confraternização após a seção PIPOCA com as famílias (filme AS MÃES DE CHICO XAVIER).

Curiosidade: Flores que foram entregues as Mães em homenagem ao dia das Mães, logo após o filme (AS MÃES DE CHICO XAVIER) e a confraternização, as flores foram doações da voluntária Vera.

Page 7: 1º edição junho 2015

7

Curiosidade: As mães aprendendo a dar passes nas próprias mães, pais e crianças do projeto NEUTRA SOCIAL.

ENTREVISTA

Roberto - Coordenador Social da Casa Neutra.

Revista: Quando e como foi o convite do Neutra (Núcleo de Estudo Universalista da Terapia Apométrica), para você assumir esta tarefa junto ao Social?

Coord. Roberto: O convite foi realizado pelo Sr. Francisco, no início deste ano, confesso que para mim foi uma imensa alegria

pois sempre quis participar de ações nestes sentido, mas também veio misturado com esta alegria, uma pequena ansiedade momentânea em poder tentar cumprir esta missão de maneira satisfatória.

Revista: Ao ser convidado a assumir este projeto você não

Page 8: 1º edição junho 2015

8

teve receio das mudanças que foram implantadas não darem certo?

Coord. Roberto: Posso dizer que felizmente não!

Quando começamos implementar as modificações que estavam, previstas, tive muita tranquilidade e nenhum receio, pois sei do meu papel e das minhas responsabilidades neste projeto e que eu não estaria sozinho em nenhum momento, pelo contrário, contaria com amparo dos mentores da casa.

Todas as mudanças que foram implantadas e que serão no social, seguem uma orientação dos guias espirituais da casa, nossos mentores e do Evangelho Segundo o Espiritismo, no qual todos nos médiuns, trabalhadores do bem, deveríamos estudar, ou melhor, dissecar parágrafo por parágrafo, capítulo por capítulo, item por item, com muita atenção!

Revista: Quais as atividades que o projeto Social NEUTRA desenvolve atualmente?

Coord. Roberto: O projeto realizado todos os domingos é voltado a Evangelização de mais de trinta famílias.

Começamos este trabalho junto às mães, que são os pilares de luz de suas casas, com palestras, filmes e discussões, com o objetivo de plantar nessas famílias várias sementinhas de amor, fé e de caridade, que aos poucos brotaram.

Infelizmente por falta de voluntários para ajudar na evangelização infantil, só vamos poder trazer de uma maneira mais adequada em agosto deste ano os filhos das mães que já atendemos.

Recentemente demos inicio junto às mães antes das palestras aulas de crochê, assim elas poderão apreender algo para ajudar na renda familiar.

Revista: Quais são os cursos que o projeto Social quer oferecer num futuro próximo?

Coord. Roberto: O projeto quer oferecer aulas de alfabetização em Português e Matemática, para as mães e crianças, mas novamente esbarramos na falta de voluntários que queiram nos ajudar aos domingos!

Revista: Como o projeto Social NEUTRA mantém as contas?

Coord. Roberto: Quem paga as despesas de nosso projeto é a casa NEUTRA, através de

Page 9: 1º edição junho 2015

9

capitação das doações e rifas realizadas junto aos voluntários, para a manutenção deste projeto Social.

Revista: Qual a importância do trabalho Social de Evangelização realizado aos domingos com as Mães, para a casa NEUTRA?

Coord. Roberto: Como disse anteriormente, vejo as mães como sendo as sustentadoras espirituais de suas famílias, pilares de luz, ainda mais hoje nesta confusão que vivemos.

O projeto tenta aos poucos, gradativamente conscientizar as mães da vida espiritual que as cerca, para que com isso elas possam buscar a cada dia uma melhora nas suas condições e dos seus familiares, podendo assim elevar seus padrões vibratórios.

Revista: Qual a expectativa que o projeto Social NEUTRA espera obter neste ano de 2015, com a evangelização realizada no trabalho Social?

Coord. Roberto: O Projeto Social Neutra espera este ano poder ajudar estas famílias não só com a doação de alimentos com a cesta básica que é necessário, mas esperamos poder a cada domingo plantarmos uma sementinha e adubarmos em

conjunto com as mães, para que no final deste ano, possamos ver estas sementinhas já ajudando na melhorar dos padrões vibratórios destas famílias.

Revista: Qual a importância do Laboratório, realizado todo 1º domingo de cada mês, para do desenvolvimento deste Projeto?

Coord. Roberto: Para nós do social o laboratório é de suma importância, pois nele temos as respostas dos dirigentes (mentores) espirituais da casa, que muitas vezes aprovam ou não nossos passos, ou seja, o laboratório ajuda muito a continuarmos no rumo planejado por eles.

Na verdade nós do social agradecemos muito aos espíritos que vem nos orientar junto ao laboratório, pois sem estas orientações a realização de nosso trabalho seria muito mais difícil.

Page 10: 1º edição junho 2015

10

ENTREVISTA

Aparecida (Cida) - Coordenadora Social da Casa Neutra.

Revista: Quando e como foi o convite do Neutra (Núcleo de Estudo Universalista da Terapia Apométrica), para você assumir esta tarefa junto ao Social?

Coord. Aparecida: Na realidade, não esperava , foi um presente para mim, pois sempre quis participar de um projeto social e foi uma das realizações desse ano, O Sr Claudio e Sr Francisco nos convidaram e aceitei de imediato, e espero poder estar cumprindo minha parte a contento.

Revista: Ao ser convidado a assumir este projeto você não teve receio das mudanças que foram implantadas não darem certo?

Coord. Aparecida: Tudo que é novo e desafiador nos deixa um pouco receosos, mas saber que fui convidada e que o plano espiritual conta comigo nesse projeto, me deu forças para aceitar, e as mudanças já deveriam ter ocorrido, pois era necessária para

a sustentação da casa Neutra, e estou de pleno acordo com as mudanças e ciente do meu papel nesse projeto, pois conto com o amparo dos mentores da casa, não estamos sozinhos....

Revista: Quais as atividades que o projeto Social NEUTRA desenvolve atualmente?

Coord. Aparecida: As palestras que ministramos junto as famílias, tem como base o evangelho segundo o espiritismo, não fugimos do foco, estamos plantando nessas famílias o amor, a fé e a caridade, como base de uma família saudável, dando sustentação emocional, e espiritual aos membros de cada família, encorajando, incentivando, estimulando a cada domingo, uma gota a mais em cada espírito de cada lar, que esta se agregando à Casa Neutra, através desse projeto, sentimos a cada domingo, as mudanças no comportamento de cada mãe, pai, criança, que vem , buscar nas palavras e ações dos voluntários

Page 11: 1º edição junho 2015

11

do projeto A melhora é tênue, sutil, mas sólida, as transformações são nítidas e gradativas.

Revista: Quais são os cursos que o projeto Social oferece e quer oferecer num futuro próximo?

Coord. Aparecida: Aulas de crochê (já iniciadas), e precisamos de profissionais que possam ajudar em alguns cursos, alfabetização, motivação, artesanato,e ideias que possam ser aplicadas dentro da nossa realidade atual.

Revista: Como o projeto Social NEUTRA mantém as contas?

Coord. Aparecida: Com as doações e mensalidades dos trabalhadores da casa, por isso contamos sempre com a ajuda de todos, o projeto é da Casa Neutra e todos devemos colaborar.

Revista: Qual a importância do trabalho Social de Evangelização realizado aos domingos com as Mães, para a casa NEUTRA?

Coord. Aparecida: Sendo as mães as sustentadoras espirituais de cada família, o projeto vem conscientizando-as, para que elas possam buscar o melhor em cada uma, entendo o seu papel e valor na sociedade, e como alcançar a

melhora da sua condição e dos membros da sua família, através da reforma íntima e mudança de padrão vibratório.

Revista: Qual a expectativa que o projeto Social NEUTRA espera obter neste ano de 2015, com a evangelização realizada no trabalho Social?

Coord. Aparecida: Nós colaboradores do Projeto Social Neutra, esperamos e estamos trabalhando para ainda esse ano, saber que cada família estará realizando o evangelho dentro do lar, e com isso melhorando o padrão de cada família, pois isso dará continuidade ao Projeto, e a certeza que a semente está germinando conforme as expectativas do plano espiritual.

Revista: Qual a importância do Laboratório, realizado todo 1º domingo de cada mês, para do desenvolvimento deste Projeto?

Coord. Aparecida: O laboratório, é a resposta do espiritual, nos dá a direção a seguir, aprovando ou reprovando cada passo que o projeto avança, direcionando cada tomada de decisão, disciplinando cada trabalhador da Casa Neutra, dando as ferramentas de trabalho, que aplicamos no projeto.

Page 12: 1º edição junho 2015

12

Nesta primeira edição assim como nas futuras, criamos dois cantinhos, que neste mês serão ocupados pelo (Espiritismo e Umbanda) no sentido de trazermos algumas mensagens e sugestões de livros que ajudem a expandir o conhecimento, para ajudar na vida e nos trabalhos espirituais dos voluntários da casa NEUTRA.

CANTINHO DO ESPIRITISMO

Este mês trazemos ao leitor três profundas frases que devemos ler e refletir em nossas vidas.

1- Qual é o verdadeiro sentido da palavra CARIDADE, como a entendia Jesus?

Resposta: “Benevolência para com todos, indulgencia para as imperfeições do outros, perdão das ofensas”. (Questão 886 do Livro dos Espíritos).

2- A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da Alma. (Chico Xavier).

3- O mundo é oficina, o corpo ferramenta, a existência é oportunidade, o dever a executar é missão a cumprir. (Emmanuel).

CANTINHO DA UMBANDA

Como curiosidade ao leitor uma breve explicação de quem é Oxalá.

É o Orixá da criação que representa o mais alto na hierarquia dos Orixás, tendo como contraparte nosso Mestre Jesus, o médium supremo, sendo cultuado como o Senhor de todas as coisas e do universo, pois é Ele quem ordena aos Orixás que venham ajudar seus filhos por meio dos Guias e Mensageiros que vêm a Terra. Sua imagem é a de Jesus Cristo, sem a cruz e de braços abertos.

Como Orixá na Umbanda, Oxalá se apresenta sob três formas: Oxalá: concretizado como Jesus Cristo, Oxalufan: o Oxalá Velho,

Page 13: 1º edição junho 2015

13

concretizado com Jesus no Monte das Oliveiras e Oxaguian: o Oxalá Menino, que é concretizado como Menino Jesus de Praga.

Oxalufan, Oxalufã, Oxalufon ou Orixalá

É considerado um Oxalá muito velho e sábio, detém o axé da criação de todos os seres da Terra, representando a fertilidade masculina.

Data festiva: 25 de dezembro.

Saudação: Epá Babá, Exee Babá, Oxalá Yê Meu Pai.

Símbolo: estrela de cinco pontas.

Sincretismo Religioso: Jesus Cristo e Nosso Senhor do Bonfim (na Bahia, onde é padroeiro)

Cores: Oxalá: branco, que é a cor que concentra todas as cores Oxalufan: branco e prata; Oxanguian: branco com nuanças de azul ou vermelho.

Pedra: Quartzo Cristalino

Ervas principais: girassol, palmas, lírios, jasmim do cabo, tapete de Oxalá (boldo), alecrim, eucalipto, sálvia, entre outras.

Oferendas: frutas, coco verde, mel, canjica, água mineral ou vinho branco.

Ponto de força: todos os locais abertos, limpos e puros como praias, jardins, morros, matas.

Sugestão de Leitura: