2 Lista de Exercicios de Estequiometria Industrial (1)

1
2ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE ESTEQUIOMETRIA INDUSTRIAL 1. Deseja-se secar 100 kg/h de um vegetal que contém 85% de umidade em um secador, no qual entra ar quente com umidade de 10% e sai do secador com umidade 25%. A vazão do ar seco é 50 kg/h. Calcule: a) a quantidade de produto seco, que deixa o secador; b) a umidade do produto seco. 2. Para recuperar acetona de uma mistura gasosa que contém 65% de acetona, 33,5% de ar e o restante de água, utiliza-se uma corrente de água pura. Na saída da coluna de absorção obtém-se uma solução aquosa com 92% de acetona e uma mistura gasosa com 7% de acetona, 2% de água e o restante ar. Determinar a taxa de recuperação de acetona e qual a quantidade de água pura necessária ao processo. 3. Uma solução salina contendo 33,3% de KNO 3 em massa é alimentada a uma taxa F de 500kg/h em um evaporador, juntamente com uma taxa de reciclo R, gerando uma corrente de alimentação A com 45% de KNO 3. Nesse evaporador a temperatura de processo é de 150°C, gerando uma solução concentrada P com 61,4% de KNO 3 em massa e uma corrente de vapor V (100% água), que será descartada do processo. A seguir, esta solução P é encaminhada a um cristalizador, onde a temperatura é reduzida a 38°C, e os cristais são obtidos juntamente com uma solução saturada contendo 56,4% de KNO 3 em massa. Esta solução saturada é totalmente reciclada R. Calcule todas as vazões desconhecidas, ou seja, calcule os valores correspondentes as correntes: A, R, V, P e C e também a umidade presente nos cristais de KNO 3 .

Transcript of 2 Lista de Exercicios de Estequiometria Industrial (1)

Page 1: 2 Lista de Exercicios de Estequiometria Industrial (1)

2ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE ESTEQUIOMETRIA INDUSTRIAL

1. Deseja-se secar 100 kg/h de um vegetal que contém 85% de umidade em um secador, no qual entra ar quente com umidade de 10% e sai do secador com umidade 25%. A vazão do ar seco é 50 kg/h.Calcule:a) a quantidade de produto seco, que deixa o secador;b) a umidade do produto seco.

2. Para recuperar acetona de uma mistura gasosa que contém 65% de acetona, 33,5% de ar e o restante de água, utiliza-se uma corrente de água pura. Na saída da coluna de absorção obtém-se uma solução aquosa com 92% de acetona e uma mistura gasosa com 7% de acetona, 2% de água e o restante ar. Determinar a taxa de recuperação de acetona e qual a quantidade de água pura necessária ao processo.

3. Uma solução salina contendo 33,3% de KNO3 em massa é alimentada a uma taxa F de 500kg/h em um evaporador, juntamente com uma taxa de reciclo R, gerando uma corrente de alimentação A com 45% de KNO3. Nesse evaporador a temperatura de processo é de 150°C, gerando uma solução concentrada P com 61,4% de KNO3 em massa e uma corrente de vapor V (100% água), que será descartada do processo. A seguir, esta solução P é encaminhada a um cristalizador, onde a temperatura é reduzida a 38°C, e os cristais são obtidos juntamente com uma solução saturada contendo 56,4% de KNO3 em massa. Esta solução saturada é totalmente reciclada R. Calcule todas as vazões desconhecidas, ou seja, calcule os valores correspondentes as correntes: A, R, V, P e C e também a umidade presente nos cristais de KNO3.