2 Material Jcl

64

Transcript of 2 Material Jcl

Page 1: 2 Material Jcl

1::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 2: 2 Material Jcl

2::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

ÍNDICE

P.E.D.E - INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------- 03

APRESENTAÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------- 04

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------------- 05

OS PRINCÍPIOS DO PROJETO JESUS EM CADA LAR --------------------------------------------------- 06

INFORMAÇÕES GERAIS PARA UM RETIRO BEM-SUCEDIDO ------------------------------------------ 11

FUNÇÕES E POSICIONAMENTO NO RETIRO DE IMPACTO ------------------------------------------ 14

ALIMENTAÇÃO DO RETIRO DE IMPACTO -------------------------------------------------------- 18

COMPRAS PARA AS REFEIÇÕES DO RETIRO DE IMPACTO --------------------------------------- 20

EXIGÊNCIAS E POSTURA DE QUEM TRABALHA NO RETIRO DE IMPACTO --------------------- 24

PREPARAÇÃO PARA O RETIRO DE IMPACTO -------------------------------------------------------- 26

MINISTRAÇÕES ----------------------------------------------------------------------------------------- 29PENIEL -------------------------------------------------------------------------------------------- 30O QUE É O RETIRO DE IMPACTO ---------------------------------------------------------------- 33RESTAURAÇÃO DOS SONHOS ------------------------------------------------------------------ 35LIBERTAÇÃO E QUEBRA DE MALDIÇÕES --------------------------------------------------- 38LIBERTAÇÃO FINANCEIRA - CONCEITOS E PRÉ-CONCEITOS ------------------------------- 43CURA PARA OS TRAUMAS EMOCIONAIS -------------------------------------------------------- 45MINISTRAÇÃO DA CRUZ -------------------------------------------------------------------------- 53ORAÇÃO COMO ESTILO DE VIDA ---------------------------------------------------------------- 55A NOVA VIDA EM CRISTO -------------------------------------------------------------------- 58VISÃO JESUS EM CADA LAR ---------------------------------------------------------------- 59BATISMO NO ESPÍRITO SANTO --------------------------------------------------------------- 63

EXPEDIENTE: Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus - ITEJ - CASA DA BÊNÇÃOJesus em Cada Lar (P.E.D.E) Volume I / Coordenação Geral: Apóstolo Doriel de Oliveira

Diagramação e Impressão: UP GRÀFICA (61) 3332-3642Ortográfia e Gramática: Lucimeire Corado / Colaboradores: Pollyana Texeira e Michelly Carvalho

Page 3: 2 Material Jcl

3::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 4: 2 Material Jcl

4::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 5: 2 Material Jcl

5::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

A Casa da Bênção nasceu em 1964 com o Apóstolo Doriel de Oliveira e a Missionária Ruth Brunelli deOliveira enviados por Deus a Belo Horizonte – MG.

Em meados desse ano, o Senhor consolidou essa chamada dando início definitivamente a um dosministérios mais influentes do país.

Hoje são centenas de superintendências e milhares de filiais espalhadas por todo o território nacionale dezenas de países.

A Casa da Bênção do século 21 é uma igreja contemporânea, que usa todos os meios modernos paraalcançar os objetivos que desde o princípio regem suas ações.

O Ministério Jesus em cada Lar faz parte desta renovação; resgatando valores que no inícioimpulsionaram o crescimento sobrenatural da igreja, usando ferramentas modernas de evangelização,discipulado e multiplicação.

Page 6: 2 Material Jcl

6::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 7: 2 Material Jcl

7::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::EsclarecimentosEsclarecimentosEsclarecimentosEsclarecimentosEsclarecimentos

Na retomada das atividades no Projeto JCLsabemos que encontraremos pessoas que imediatamentese entusiasmarão e outras que ficarão reservadas devidoàs comparações que poderão ser feitas. Tudo isso serádissipado com os resultados que certamente virão. Porisso é necessário nesse momento fé e coragem paraassumir posicionamentos de mudança, de transformaçãoe renovação da mente.

Vamos conhecer melhor o Retiro de Impacto.São três dias num retiro espiritual, estrategicamenteelaborado, para que os participantes recebam um“impacto” de Deus em suas vidas. Por ser um retiroespiritual ele é totalmente elaborado debaixo deprincípios bíblicos e certamente veremos os resultadospositivos em sua conclusão.

Se for aplicado com sabedoria, sem exageros,com seriedade em oração essa proposta de resultadoscertamente se concretizará. Quer fará a boa obra é Deus,porém é imprescindível que os organizadores atraiamessa bênção proporcionando um ambiente adequado.

Efeitos abençoadores do Retiro de Impacto:Os novos convertidos têm seu crescimentoespiritual acelerado, pois recebem uma carga deensinamento, orações e ministrações específicassubstanciais no retiro. Em condições normaisdemoraria um ano aproximadamente paraalcançarem o mesmo nível de maturidade.Os irmãos que já têm alguns anos de convertidosrecebem um novo ânimo e a oportunidade deterem tratadas algumas feridas que não foramcuradas durante sua caminhada como servos deDeus.Os pastores e líderes são motivados a fazer comque toda igreja participe do projeto porpresenciarem as profundas transformaçõesobtidas no retiro, aumentando a qualidade desuas ovelhas o que trará uma multiplicação nonúmero de fiéis.Os familiares daqueles que participam do eventosão chamados a fazerem parte do processo, poisna volta do Retiro de Impacto é feita uma grandefesta de recepção dos participantes em que elessão convidados.

Recomendações importantes para Retiro deImpacto

O Retiro de Impacto faz parte do processo dedesenvolvimento espiritual do cristão dentro dodiscipulado. Desejamos que todos os cristãos tenhamencontros com Deus diários através da oração, leitura daPalavra, participação de cultos e eventos da igreja.

Principalmente queremos que eles tenham tempo dequalidade com um discipulador que é aquela pessoa quevai acompanhar todas as fases do crescimento espiritualdo novo convertido até que dê frutos de sua fé.

Para que o Retiro de Impacto seja um sucessosão necessários alguns cuidados:

1. Todos os participantes deverão passar por umapreparação antes de participar do retiro quechamaremos de “Pré-Retiro” que acontecerá diasantes do evento para que as pessoas não sejamsurpreendidas com as normas que serão impostasali. Esse Pré-Retiro terá duas palestras quepoderão ser ministradas no mesmo dia ou emdias separados (o que é melhor) que apontarãopara tudo o que acontecerá durante os três diasde retiro.

2. LocalO próprio nome já diz: “Retiro”. O objetivo é

tirar as pessoas do ambiente onde vivem para estar a “sós”com Deus; é um tempo de reflexão de reavaliação daprópria vida e dos valores que precisam ser avaliados pelocrivo de Deus. Na correria do dia a dia infelizmente aspessoas perdem essa oportunidade de fazer isso devidoaos vários compromissos que a vida moderna impõe.Mesmo sendo ativos na igreja muitos acabam tornando-se religiosos cumpridores de rituais, porém sem ter aoportunidade de experimentar a plenitudetransformadora do evangelho. O local deve ser afastadoda cidade, tranqüilo, com condições adequadas para queo Espírito Santo tenha liberdade de atuação nas áreasque serão ministradas.

As acomodações (dormitórios, banheiros,cozinha, refeitório e sala de ministrações) devem serextremamente limpos e bem arrumados apesar de nãoser exigido algo luxuoso.

3. Silêncio!Não é raro o Ap. Doriel de Oliveira líder da

Casa da Bênção em reuniões como na ConvençãoNacional ITEJ chamar a atenção de líderes usando essapalavra. Algumas vezes o Senhor exige silêncio daquelescom quem Ele quer falar. (Salmos 46:10) “Aquietai-vos,e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios;serei exaltado sobre a terra.” Entendemos que éexatamente o que vai acontecer durante o Retiro deImpacto. Deus vai falar de maneira poderosa, decisiva etransformará situações que por anos tem comprometidoa vitória da pessoa que está ali passando por esse processo.Por isso é necessário que durante todo o período dasministrações e depois delas os participantes fiquem emsilêncio com relação aos seus colegas que estejam

Page 8: 2 Material Jcl

8::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::Como o Retiro de Impacto é sempre em lugares

afastados da cidade: sítios, chácaras, acampamentos,hotéis-fazenda, etc. Faz-se necessário que comantecedência a direção vá a esses lugares verificando asacomodações. O ambiente deve ser um local limpo,confortável, porém não deve ser luxuoso, pois custamuito caro o que restringirá a participação das pessoasmenos abastadas. Em contra-partida infelizmente muitospastores visando a economia acabam escolhendo lugaresdesapropriados para o ambiente que necessitamos. Olocal deve ser extremamente limpo, os alojamentos ouquartos devem ser confortáveis, pois serão duas noites,os banheiros devem ser equipados com chuveiro comágua quente, o refeitório deve seguir os mesmo padrões.Se não atentarmos para esses detalhes poderemoscomprometer a qualidade do resultado do Retiro deImpacto. As pessoas pagam para ir nesse evento e comopagantes têm o direito de tratamento adequado.

7. AlimentaçãoComo estamos falando de um retiro onde não

haverá lazer precisamos atentar para esse que é um dosdetalhes mais importantes: a qualidade da alimentação.As pessoas permanecerão nesse local por três dias e esseitem precisa ser bem cuidado com um cardápio simples,porém elaborado estrategicamente para privilegiar aspessoas a absorverem tudo o que vão ouvir e receberdurantes esses dias. Nesse manual daremos uma sugestãode cardápio com lista de compras, etc. Porém cadaorganizador do Retiro de Impacto terá a liberdade demudar ou acrescentar o que achar necessário, poisestamos em um país com dimensões continentais emque cada região tem uma peculiaridade culinária. Aequipe de cozinha deve ser bem orientada a servir asrefeições nos horários preestabelecidos, os alimentosdeverão estar bem apresentáveis. Devemos lembrar quegeralmente a quantidade de pessoas no retiro entreretirantes, palestrantes e equipe de apoio será grande. Porisso o líder da cozinha deverá ser alguém experimentadoem preparar e servir alimentação para grandesquantidades de pessoas. Caso contrário, poderemos teraborrecimentos como o de faltar ou sobrar comidagerando desdobramentos desastrosos para o Retiro deImpacto. O Senhor Jesus se preocupou com o bem estarda multidão que o seguia a ponto de fazer multiplicarpães e peixes para alimentá-los. (Mateus 14:15-20)Nesse manual ofereceremos um cardápio para umaquantidade média de participantes. Porém se osrealizadores quiserem se utilizar de outro cardápiopoderão. Deverão apenas ser atentos quanto à escolhaafinal, estamos falando de um evento em que as pessoasficam uma grande quantidade de tempo ouvindo

participando. É um tempo de profunda reflexão, umEncontro a sós com Deus, apesar de a pessoa estar nomeio de um grande grupo de pessoas irá falar apenascom Deus e ouvi-lo. Se houver a permissão decomentários, conversas, lançamento de dúvidas, comcerteza a qualidade do Retiro será diminuídasensivelmente.

Temos detectado essa perda em experiênciasanteriores. Por esta razão você que está lendo esse manualdeve esmerar por cumprir esse quesito para que hajarealmente um impacto na vida dessas pessoas.

4. OraçãoO ambiente deve ser visto como ambiente de

oração. Muitos pastores tentam misturar oração comlazer, entretenimento o que é um erro terrível, poisquando a pessoa “relaxa” a mente infelizmente dá vazãoà carne comprometendo sensivelmente a atuação doEspírito Santo. No Retiro de Impacto a pessoa está alipara ter como já dissemos, um encontro a sós com Deus.Na história bíblica não vamos encontrar em nenhummomento pessoas tendo esse tipo de encontro com oSenhor em ambientes de descontração, pelo contrário,elas sempre estão em retiros; temos os exemplos de Jacóem Peniel (Gênesis 32:24-30), Moisés no Monte Sinai(Êxodo 19:20), Elias na caverna (I Reis 19:9-14), Jesusno Deserto da Judéia (Mateus 4:1). Em todos esses casos,inclusive no de Jesus após aquele período de retiro Deusfez grandes coisas com eles e através deles. Como temosouvido a oração é a chave da vitória e quando temos essetempo de qualidade para orar com certeza ela virá.

5. ReflexãoA vida moderna tem levado o ser humano a ser

impaciente, a exigir resultados imediatos, por esta razãovemos tantos “estragos” na sociedade. Crianças recebendoensinamentos que deveriam ser apenas para adultoslevando-as a ter experiências precoces, adolescentes,jovens, casais, famílias que da mesma forma “atropelam”processos em nome do crescimento e da conquista emvárias áreas de suas vidas. Essas coisas têm deixado marcasnas vidas das pessoas e essas marcas têm comprometidoo desenvolvimento saudável do ser humano. No Retirode Impacto a pessoa vai estar em um ambiente de oraçãoe reflexão, ou seja, ela não apenas vai falar com Deus,mas ouvir Deus falar, o que é mais importante, pois serãoorientações que a conduzirão ao sucesso em todas as áreasde sua vida. Se houver espaço para conversas, lazer,brincadeiras ou outras atividades, com certeza não haveráespaço para reflexão.

6. Acomodações

Page 9: 2 Material Jcl

9::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::sentadas e se o menu for com alimentos “pesados”certamente prejudicará a atenção dos participantes.

8. Equipe de ApoioO Retiro de Impacto como o próprio nome já

diz se propõe a impactar as vidas não só com a Palavrade Deus, mas com as atitudes das pessoas que farão parteda organização do evento. Por isso esse “time” deve serpreparado, orientado de maneira a proporcionar umambiente propício para a atuação do Espírito Santo navida das pessoas.Toda a equipe deve ter previamente participado do Retirode Impacto, pois sabe exatamente o que acontecerá noevento, podendo agir de maneira adequada com aspessoas.

É necessário esclarecer que a equipe de apoiotambém está passando pelo Retiro de Impacto, portantodeve estar aberta ao que Deus estará fazendo naquelesdias. Infelizmente muitos obreiros hoje em dia quandoestão de “serviço” agem como se não estivessem nacondição de ouvintes da Palavra gerando não apenas mautestemunho, mas impedimento ao que o Senhor podefazer, pois estes devem ser principalmente intercessoresno evento.

No Retiro de Impacto a equipe não apenas faráa intercessão, mas será responsável por várias atividades:limpeza, servir água, dar todo o tipo de assistência àpessoa que estiver no retiro como verdadeiros “servos”demonstrando prazer em ser útil aos irmãos.Importante: A Equipe de Apoio deve ficar hospedadano local do retiro, pois a assistência será em tempointegral para que haja sucesso no evento.

Sugerimos que antes do evento seja feito umtreinamento esclarecendo cada “servo” de suas funções.Além disso, deve-se marcar um tempo de consagraçãoem favor de tudo o que vai acontecer e se possível, que olíder do Retiro tenha uma lista prévia dos participantes.

9. HoráriosO Retiro de Impacto JCL consiste em várias

palestras que estão distribuídas estrategicamente as quaistrarão: libertação, cura interior, restauração de sonhos,renovação espiritual, levando os participantes a um novotempo descobrindo sua posição no Corpo de Cristo.Por isso é importante que os dirigentes e palestrantesrespeitem os horários que são preestabelecidos. O tempoque é destinado a cada ministração é planejado para queos objetivos sejam alcançados durante esses três dias. Ospalestrantes devem ser alertados quanto ao temporestante em sua ministração para que possam aproveitarao máximo o tema em que foram escalados.

É bom esclarecer que deve haver uma tolerânciapara que o Espírito Santo tenha liberdade de agir; não

podemos privilegiar a organização em detrimento daunção, pois esse é o principal alvo do retiro o queproporcionará grande êxito (Efésios 15:16). Quando todaequipe está sintonizada no que está acontecendo o “time”(tempo certo) é descoberto e aí a operação de Deus écerta.

10. RecepçãoExiste um ditado que diz: “A primeira impressão

é a que fica...”. No Retiro de Impacto JCL a chegadados participantes deve ser marcada por uma recepçãomuito bem elaborada com alguns cuidados:

• Quando o ônibus chegar no local doRetiro sugerimos que sejam soltadosalguns fogos de artifício (sempreatentando para a segurança) para que elessintam que são pessoas muito amadas etudo está sendo preparado para elas.

• Os servos devem já na chegada mostrarserviço carregando as malas dosparticipantes e acomodando-os commuita gentileza em seus alojamentos quesão pré-determinados através dadistribuição dos crachás que devemconter apenas os nomes em letras bemlegíveis.

• Um lanche deve ser preparado para achegada dos participantes. Porém estelanche deverá ser bem leve, pois logoapós a primeira ministração será servidoum jantar conforme a programação queserá detalhada nesse manual maisadiante.

• Após o período do lanche osparticipantes devem ser encaminhadosimediatamente ao local das reuniõesonde serão dadas as instruçõespreliminares.

Instruções preliminares:O líder do Retiro de Impacto deve ser aquele

que dará as primeiras orientações que serão extremamenteimportantes para que haja o máximo de aproveitamentode todos. O Retiro é um ambiente de oração e batalhaespiritual; como tal, é necessário que as instruções sejamdirecionadas para que não se perca essa grandeoportunidade de crescimento não só para osparticipantes, mas para a igreja.

Recomendações aos participantes:1. O Retiro de Impacto é um evento totalmente

espiritual, ou seja, não é um programa de lazer esim de oração e consagração. Todos devem

Page 10: 2 Material Jcl

10::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::procurar aproveitar ao máximo esse tempo parase achegar mais a Deus e à sua Palavra.

2. Tudo foi preparado para que o ambiente sejafavorável a um tempo a sós com Deus, portantoos participantes devem evitar conversar ou tirara atenção do colega com comentários durante aspalestras ou expressão de dúvidas tirando aatenção dos demais participantes. Se alguém tiveralguma dúvida poderá após as palestras procuraro palestrante em particular para que este oesclareça. É importante lembrar que como oRetiro de Impacto é um conjunto deministrações conectadas na maior parte dos casosos questionamentos que ficam durante umapalestra são esclarecidos automaticamente naspróximas, não necessitando, na maioria doscasos, que o participante fique tirando dúvidasnos intervalos.

3. Os celulares deverão estar desligados para quenão sejam motivos de desatenção. Estamosparticipando de um retiro onde as pessoas devemse desconectar totalmente de suas rotinas queinfelizmente na maioria das vezes nos impedemde ter tempos a sós com o Senhor. A sugestão éque cada participante entregue seu celular aos“servos” que os guardarão identificados e osentregarão no final do evento. Essa sugestão épara que a pessoa não se sinta tentada a usá-lodurante o evento.

4. Se alguém trouxe qualquer tipo de objeto que oimpeça de ter a sua atenção totalmente voltada

para o alvo do retiro deve se desfazer ou entregarpara que seja guardado pela direção do evento.Já houve casos de pessoas que levaram para oretiro: cigarro, drogas, revistas de pornografia,armas (não sendo militares), livros para leituradurante o retiro, trabalho de escola, etc.

5. HoráriosOs horários deverão ser respeitados.

Geralmente usamos o volume da musica tocada parachamar as pessoas para o salão de ministrações. Comoo Retiro de Impacto é feito de palestra e ministraçõesde longa duração é importante que o líder espiritualdo retiro controle de maneira coerente o tempo paraque não haja atrasos na programação. É importantesalientar que não podemos sacrificar os resultados emfavor da organização, ou seja, em muitos retiros secometem alguns erros como o de interrompermomentos em que Deus está operando por estarextrapolando o horário. A equipe de apoio do retirodeverá preparar placas com horários restantes emordem decrescente para que o palestrante se guie. Apessoa que mostrará essas placas deverá estaracompanhando toda a ministração; assim não correráo risco de ser inconveniente mostrando a placa forado tempo.

As placas poderão ser: 20 MINUTOS – 10MINUTOS – 5 MINUTOS – TEMPOESGOTADO...

Nota: Jamais permitir que qualquerparticipante tenha acesso à programação e muitomenos às placas de tempo!

Page 11: 2 Material Jcl

11::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 12: 2 Material Jcl

12::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::1 - Área organizacional

O Retiro de Impacto tem a duração de três dias.Para atender a nossa realidade de compromissosseculares, o retiro deve ser realizado durante osfins de semana, começando na sexta-feira à noitee terminando no domingo, no final da tarde (VerCronograma do Encontro em Anexo).

2- Grupos específicosDeve haver retiros específicos para: Casais,

Homens, Mulheres, Jovens, Adolescentes e Crianças. Cadaencontro deve ter sua equipe homogênea. O que é umaequipe homogênea? É aquela formada por pessoas domesmo sexo ou faixa etária. A homogeneidade funcionapara homens, mulheres e casais por faixa etária. Ahomogeneidade dos jovens, adolescentes e crianças estána idade e não no mesmo sexo.Obs.: É proibido às mães levarem crianças. Nada podedistrair o participante.

3- Certifique-se que o participante realmente passou porum processo de conversão e se quer ser abençoado indoao Retiro de Impacto.

4- As fichas de inscrição devem ser verificadas nomomento da partida, para que não haja falhas naadministração e para que não sigam pessoas não inscritas.

5- Ninguém pode ser recebido no Retiro de Impacto apósa ministração da primeira noite. É expressamente proibidotal fato. Caso a pessoa não possa ir desde a primeira noite,deverá aguardar em oração a oportunidade que Deus darápara que possa fazer todo o Retiro de Impacto.

6- É expressamente proibida a ida de pessoas que nãoestejam participando de uma Reunião JCL ou que nãoestejam na Escola de Integração PEDE.

7- Deverá ser vedada a presença de terceiros no local doRetiro de Impacto, para que tudo possa ter um bomandamento.

8- Designe pessoas específicas, que já passaram pelo Retirode Impacto, para desenvolverem tarefas diversas, sob adireção da liderança.

9- Providencie ônibus alugados ou carros para levar aspessoas ao local. Todos devem sair de um mesmo pontode partida para que não haja desencontros.

10- Tenha um cuidado todo especial com a equipe dacozinha. Selecione pessoas aptas e que entendam doassunto.

Obs.: No Retiro de Impacto de mulheres deve haver pelomenos 2 homens para ajudarem na cozinha (carregar peso,segurança do local, etc).

11- Designe uma equipe para montar uma cantina. A vendade lanches e refrigerantes com horários específicos gerafinanças para a própria manutenção dos próximos encontros.

12- Dois servos devem revezar na direção da sonoplastia.A trilha sonora do Retiro é um dos pontos maisimportantes, pois toda vez que eles ouvirem determinadamusica relacionarão ao que receberam. Portanto as musicasdevem ser escolhidas cuidadosamente de acordo com cadaministração. Lembre-se a Fé vem pelo ouvir. Se osparticipantes não ouvirem direito poderá sercomprometido o sucesso nas palestras.

13- Uma máquina fotográfica deve ser providenciada paraque uma foto seja tirada com todos os participantes. Essafoto pode ser dada no domingo, na hora da entrega dospresentes. (tirar a foto no sábado pela manhã e revelá-lano mesmo dia).

14- Providenciar placas para sinalização de todo o ambientedo Retiro de Impacto, tais como:

FFFFFique atento às informaçõesique atento às informaçõesique atento às informaçõesique atento às informaçõesique atento às informaçõesReflita no que Deus está falando com vocêReflita no que Deus está falando com vocêReflita no que Deus está falando com vocêReflita no que Deus está falando com vocêReflita no que Deus está falando com você

DormitóriosDormitóriosDormitóriosDormitóriosDormitórios

Respeite o Sono do irmãoRespeite o Sono do irmãoRespeite o Sono do irmãoRespeite o Sono do irmãoRespeite o Sono do irmão

Mantenha limpo este localMantenha limpo este localMantenha limpo este localMantenha limpo este localMantenha limpo este local

BanheirosBanheirosBanheirosBanheirosBanheiros

SilêncioSilêncioSilêncioSilêncioSilêncio

VVVVVocê está em Pocê está em Pocê está em Pocê está em Pocê está em Peniel um lugar de estar face a faceeniel um lugar de estar face a faceeniel um lugar de estar face a faceeniel um lugar de estar face a faceeniel um lugar de estar face a facecom Deuscom Deuscom Deuscom Deuscom Deus

VVVVVocê não é um pecador lutando para ser santo, masocê não é um pecador lutando para ser santo, masocê não é um pecador lutando para ser santo, masocê não é um pecador lutando para ser santo, masocê não é um pecador lutando para ser santo, masum santo que luta contra o pecadoum santo que luta contra o pecadoum santo que luta contra o pecadoum santo que luta contra o pecadoum santo que luta contra o pecado

CantinaCantinaCantinaCantinaCantina

Page 13: 2 Material Jcl

13::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::2 - Área espiritual

1. Selecione os ministradores e repasse a ministraçãoespecífica para cada ministrador escolhido. Uma semanaantes ele deverá saber qual assunto ministrará, e deveráreceber o material sobre o mesmo.

O ministrador deve estar no Retiro de Impactopelo menos 1 hora antes de sua palestra e ministração, casonão esteja hospedado no local do próprio evento.

2. Selecione um líder espiritual para formar uma equipe depessoas que sejam realmente intercessoras, para a coberturageral de todo o Retiro de Impacto.

• Esta equipe deverá participar de todas as preleçõesem intercessão.

• Entre uma palestra e outra, o líder espiritual doRetiro de Impacto é quem dá as orientações sobre oque acontecerá nas próximas atividades ou quem fazcomunicados extras (caso necessário).

3. Todos servos devem preparar-se com oração ejejum para o dia das ministrações de libertação e curainterior, bem como para a do batismo no EspíritoSanto.

Page 14: 2 Material Jcl

14::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 15: 2 Material Jcl

15::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

PRESIDENTE DO RETIRPRESIDENTE DO RETIRPRESIDENTE DO RETIRPRESIDENTE DO RETIRPRESIDENTE DO RETIROOOOO

• Determinar os ministradores para cada palestra, deacordo com a experiência e a competência espiritual.

• Supervisionar as equipes e pessoas escaladas.

• Fazer-se presente e/ou ministrar as palestras maisimportantes: Peniel, Libertação, Cura Interior, Cruz,Batismo no Espírito Santo.

• Motivar toda a igreja a passar pelo Retiro de Impacto.

• Apoiar de púlpito tudo o que diz respeito ao Retiro esuas fases “pré” e “pós”.

2 - COORDENADOR

Deverá ser uma pessoa de competência e habilidade paracoordenar todas as diretrizes organizacionais do Retirode Impacto. Deve também ser o elo entre o presidente,para comunicar-lhe toda a movimentação do Retiro deImpacto. O coordenador deverá:

• Determinar quem será o supervisor geral e o supervisorespiritual e, com estes, levantar outras equipes.

• Supervisionar o andamento de todas as equipes einterferir no processo, caso necessário.

• Arranjar o local para o acampamento e negociar todoe qualquer processo de locação, acomodações, cozinha,locomoção, etc., para não haver despesas desnecessárias.

• Estabelecer reuniões para tratarem sobre o Retiro deImpacto e as funções de cada um.

• Estabelecer horários e cobrar as tarefas de toda a equipedo Retiro.

• Supervisionar e fazer acontecer os “pré” e “pós” Retiro.

• Providenciar uma secretária para recebimento deinscrições, bem como um tesoureiro para a administraçãodas finanças.

3 - SUPERVISOR GERAL

O supervisor geral coordenará e supervisionará as equipesde locação e transporte, recepção e apoio, suprimento ealimentação, bem como o stand by (uma pessoa comum carro utilitário que ficará à disposição para atenderquaisquer emergências ou solicitações durante os

Encontros). Deverá trabalhar lado a lado com ocoordenador e prestar relatório ao mesmo.

4 - SUPERVISOR ESPIRITUAL

O supervisor espiritual tem parte fundamental para arealização de todo o Retiro. Ele deverá:

• Jejuar pelo Retiro de Impacto (por isso deve serescolhido com antecedência).

• Levantar uma equipe de intercessores (que já passarampelo Retiro) para que participem do jejum e participemdas ministrações em intercessão. Não deve ser qualquerpessoa, mesmo que já tenha passado pelo Retiro. Aequipe espiritual deve ser levantada com pessoas quesejam realmente intercessoras.

• Não permitir que em sua equipe de intercessoresestejam pessoas que o discipulador enviou ao Retiro pormais de uma vez, para serem ministrados novamente.O intercessor deve ser uma pessoa preparadaespiritualmente.

• Deverá coordenar os horários dos palestrantes elevantar as placas avisando sobre o tempo, durante asministrações prestando atenção no conteúdo(acompanhando no manual da palestra) da ministraçãopara não interromper no momento errado.

• Entre uma palestra e outra, o supervisor poderáintroduzir os ministradores para fazerem observaçõesquanto ao comportamento dos participantes, caso sejanecessário.

• Ter a responsabilidade de, ao final do dia, reunir-secom a sua equipe e fazer a avaliação do dia, orando epedindo direção para tudo que ainda irá acontecer.

• Supervisionar a equipe de correspondência,verificando se todos de fato receberão as lembranças;verificar o que está faltando e suprir qualquernecessidade nesta área.

• Informar e encaminhar os participantes para orefeitório, momentos de descanso, ou dormitório.

1- EQUIPE DE RECEPÇÃO E APOIO

• Providenciar a fixação das placas de aviso por todo oacampamento.

• Levantar 3 equipes de, no máximo, 4 pessoas para:

Page 16: 2 Material Jcl

16::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• Receber os participantes, encaminhá-los para os alojamentose auxiliá-los no que for preciso enquanto se acomodam.

• Cuidar da limpeza e higiene de banheiros e arredores.

• Manter limpo e em ordem o alojamento e o lugaronde são realizadas as reuniões, bem como o refeitório.

2- EQUIPE DE LOCAÇÃO E TRANSPORTE

• Ajudar na locação do acampamento e transporte paraos participantes.

• Providenciar pelo menos 1 carro utilitário para otransporte de equipamentos e para que esteja à disposiçãodurante todo o Retiro de Impacto.

• Ajudar na compra de suprimentos.

3- EQUIPE DE SUPRIMENTO E ALIMENTAÇÃO

• Coordenar diretamente as compras (suprimentos) paratodo o Retiro, procurando diminuir custos sem perdera qualidade da alimentação.

• Escalar as pessoas que trabalharão na cozinha, desdeo cozinheiro(a) até os seus auxiliares. O responsávelpelo suprimento e alimentação pode ser o própriomestre-cuca.

• Manter em ordem a limpeza da cozinha, bem comocuidar da manipulação dos alimentos no local.

• Escalar duas pessoas para trabalharem na cantina. Osdois “cantineiros” têm a responsabilidade de:

• Providenciar doces, balas, chocolates, biscoitos erefrigerantes para a cantina (solicitando finanças datesouraria do Retiro).

• Organizar um local adequado para a cantina no Retiro.

• Estar disponíveis durante todo o Retiro.

• Prestar contas ao tesoureiro do Retiro no final.

• Ter criatividade para gerar finanças na cantina, oferecendoprodutos de boa qualidade.

Page 17: 2 Material Jcl

17::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 18: 2 Material Jcl

18::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 19: 2 Material Jcl

19::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::A alimentação é uma parte do Retiro de

Impacto tão importante quanto as outras. Tudoprecisa ser bem elaborado, porque os participantesestão sendo confrontados em todas as áreas de suasvidas. Assim sendo, é necessário um cardápioadequado e prático.

A pessoa responsável precisa ter experiênciaprévia nesta área. Será a responsável e a únicaautorizada a fazer mudanças na alimentação. Todas aspessoas da equipe devem desde o início, saber que elaé a encarregada desta área.

Equipe de trabalho

A equipe da cozinha terá sob sua responsabilidade:

1) Cópias do cardápio

2) Lista de compras

3) Escala de serviço de sua equipe

4) Acondicionar e cuidar dos alimentos

Detalhes importantes

• A equipe deverá ser formada por quatro pessoas, quetenham a disponibilidade de trabalho exclusivo na cozinhae que tenham principalmente amor pelos participantes.

• Quando o grupo ultrapassar 50 pessoas, deverá seracrescentado mais um ajudante, para cada 20 participantes.

• Os servos poderão realizar suas refeições um poucoOs servos poderão realizar suas refeições um poucoOs servos poderão realizar suas refeições um poucoOs servos poderão realizar suas refeições um poucoOs servos poderão realizar suas refeições um poucoantes dos participantes ou logo após os mesmos, istoantes dos participantes ou logo após os mesmos, istoantes dos participantes ou logo após os mesmos, istoantes dos participantes ou logo após os mesmos, istoantes dos participantes ou logo após os mesmos, istoé opcionalé opcionalé opcionalé opcionalé opcional. As pessoas designadas a servirem as refeiçõesdevem ser cordiais, atenciosas, rápidas e sérias, devendopermanecer em silêncio durante o ato de servir, uma vezque os participantes estão reflexivos.

Dicas de Cardápio

Um bom cardápio para o Retiro de Impacto nãodepende de comidas sofisticadas, grandes variedades, etc.

O segredo está na combinação de alimentos e naquantidade suficiente para todos comerem avontade . Nunca se deve pretender que aalimentação oferecida tenha a mesma variedadepossível de um restaurante, pois a meta principaldo Encontro não é a alimentação.

Informações importantes para o cozinheiro doretiro.

` Um bom equilíbrio na variedade tornará ocardápio sugerido fácil de preparar. Analise osseguintes detalhes no preparo da sugestão dada:

• Nas três refeições aparece o uso do arroz, sendoque na ú l t ima e le não é o prato centra l ,possibilitando assim, que seja feito em quantidadeque não sobre nada. Cada haja sobra de arroz noalmoço pode ser aproveitado no jantar.

• A batata com carne dificilmente sobrará. Casoocorra, a carne poderá ser picada e adicionada àmacarronada.

• As três saladas que serão oferecidas devem servariadas. Quando for preparar a salada com previsãoestabelecida para sobre, não se deve colocar temperona porção que vai ser guardada.

• O frango sugerido para o jantar é de fácil preparoe de grande aceitação. O molho branco bempreparado e da maneira certa (alho, cebola, etc),poderá ser servido em cima do arroz, proporcionaráuma ótima aparência e sabor.

• No preparo da refeição de Domingo deve sertomado muito cuidado com as quantidades, poiscaso haja sobra não poderá ser aproveitada.

• A carne sugerida nos dois almoços pode ser coxãoduro; para isso, deverá ser cortada em pedaçospequenos e cozidos mais tempo. Para o jantar, deveser usado peito de frango. Aparentemente issoencareceria a refeição, porém não é o que ocorre,pois o aproveitamento é de 100%.

Page 20: 2 Material Jcl

20::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 21: 2 Material Jcl

21::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• A compra da alimentação não é necessário ser gastomuito dinheiro. Os produtos que você precisa parapreparar o cardápio não precisam ser caros para serembons.

• O segredo das compras é o local onde são realizadas.Se elas forem feitas em supermercados, armazéns,quitandas, etc., o Encontro estará jogando dinheiro fora.Todas as compras devem ser feitas em atacado. Em muitascidades existem as CEASAS; estes são locais onderealizamos compras com economia.

• As compras poderão ser feitas na mesma proporçãoem que o dinheiro é recebido dos participantes. Quaseque a totalidade dos produtos necessários para aalimentação são de fácil armazenamento e por isso devemser comprados previamente.

Relação de ComprasRelação de ComprasRelação de ComprasRelação de ComprasRelação de Compras

Número aproximado de pessoas: 120

100 Participantes

20 Servos além dos palestrantes a auxiliares

½ kg de alho

5 kg de cebola

10 kg de tomate

3 kg de sal

3 garrafas de vinagre

½ kg de coloral

2 pacotes de sazon

Molho inglês

1 kg de molho de tomate

15 kg de açúcar

4 vidros de café solúvel 500g

32 livros de leite

4 latas de Chocolate em pó

4 kg de margarina

20 kg de arroz

10 kg de farinha

13 kg de batata

10 latas de óleo

5 kg de queijo

10 kg de macarrão

Cheiro verde

10 limões

1 caixa de guardanapos

Papel higiênico

5 detergentes

Sabão

Palha de aço

Esponja

Bacia de plástico

Pano de prato

Fósforo

Desinfetante

100 litros de sucos

580 pães

50 kg de carne

25 kg de frango

1 kg de maionese

2 vidros de ketchup

Page 22: 2 Material Jcl

22::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::3 latas de ervilha

5 kg de salsicha

5 kg de cenoura

5 pacotes de saco de lixo (100l)

10 pacotes de saco de lixo (30l)

5 pares de luvas para limpeza

Vassouras

5 panos de prato

Cardápio do EncontroCardápio do EncontroCardápio do EncontroCardápio do EncontroCardápio do Encontro

Número aproximado de pessoas: 120

SSSSSexta-Fexta-Fexta-Fexta-Fexta-FeiraeiraeiraeiraeiraLanche após a ministraçãoLanche após a ministraçãoLanche após a ministraçãoLanche após a ministraçãoLanche após a ministração

Sanduíche de queijo

150 pães para sanduíches

2 kg de queijo prato

20 litros de suco ou chocolate quente

150 guardanapos

150 copos descartáveisNa sexta-feira o cardápio poderá ser diferente (comida),sendo necessária a mudança na relação de compras e aequipe da cozinha se preparar com antecedência para queseja servido no horário apropriado.

SábadoSábadoSábadoSábadoSábadoCafé da manhãCafé da manhãCafé da manhãCafé da manhãCafé da manhã

150 pães

16 litros de água quente para misturar o café solúvel e ochocolate em pó acrescentando o leite

1 vidro de café solúvel 500g

1 lata de chocolate em pó 500g

2 kg de açúcar

500g de margarina

150 guardanapos

150 copos descartáveis

1 ½ de queijo

6 litros de leite

FFFFFrrrrrutas da épocautas da épocautas da épocautas da épocautas da épocaNo preparo do café com leite, já são encontrados

no mercado várias opções de produtos pré-misturados,que adicionamos na água quente. Esses produtos facilitama produção dos alimentos. Os pães e frutas devem terboa aparência e devem ter boa aparência e devem estarsempre envolvidos em guardanapos.

Almoço: MacarronadaAlmoço: MacarronadaAlmoço: MacarronadaAlmoço: MacarronadaAlmoço: Macarronada25 kg de carne para guisado

7 kg de arroz

4 kg de macarrão

5 kg de farofa

25 litros de suco

5 kg de batata

3 kg de cenoura

Jantar: Frango ao molho Branco

25 kg de frango

6 kg de arroz

5 kg de batata frita

5 kg de farofa

25 litros de suco

DomingoDomingoDomingoDomingoDomingoCafé da manhãCafé da manhãCafé da manhãCafé da manhãCafé da manhã

150 pães

16 litros de água quente para misturar o café solúvel e ochocolate em pó acrescentando o leite

Page 23: 2 Material Jcl

23::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::1 vidro de café solúvel 500g

1 lata de chocolate em pó 500g

2 kg de açúcar

500g de margarina

150 guardanapos

150 copos descartáveis

1 ½ de queijo

6 litros de leite

Frutas da época

Almoço: MacarronadaAlmoço: MacarronadaAlmoço: MacarronadaAlmoço: MacarronadaAlmoço: Macarronada7 Kg de arroz

6 kg de macarrão

25 kg de carne moída

25 litros de suco

Salada (3 kg de tomate, 4 pimentões, 1 kg de cebola, 5kg repolho, 3 kg de batata, 2 kg de cenoura, 1 kg demaionese).

Lanche: Cachorro quenteLanche: Cachorro quenteLanche: Cachorro quenteLanche: Cachorro quenteLanche: Cachorro quente

5 kg de salsicha

1 litro de extrato de tomate

Maionese

Ketchup

Cebola

Ervilha

130 pães

25 litros de suco

2 kg de açúcar

Sugestão: os preços podem ser um pouco acima dosda cidade, pois as pessoas consumirão sabendo queestarão abençoando os próximos Retiros. Todarenda da cantina é para compra de equipamentospara o Retiro.

Esse cardápio é apenas sugestivo, pois em cada lugarhá um costume. A Equipe de realização do Retiro deimpacto determinará qual a melhor opção decardápio.

8 - EQUIPE DO CORREIO

Todo Retiro deve contar com o trabalho de umaequipe que preparará as lembranças que serãoentregues aos participantes. Esta é a equipe doCorreio.

Devem ser preparadas embalagens bem bonitas,como caixa de presente ou embalagem do tiposacola de presente. As lembranças devem serpreparadas pelo discipulador do participante, edeverão conter:

a) uma carta do ministério ou da igreja localagradecendo a participação do participante,mostrando o quanto ele é importante.

b) cartas de parentes e amigos;

c) fotos de momentos especiais da vida da pessoa.Escreva atrás das fotos um versículo bíblico demotivação para a pessoa nesta nova fase;

d) bombons, caixa de chocolate, etc.;

e) pequenas lembranças como: canetas, lapiseiras,livros devocionais ou que falem da necessidadepessoal do discípulo, etc.

f ) uma cópia da fotografia tirada com todos osparticipantes. Esta foto deve ser tirada no sábadode manhã, revelada e reproduzida para que sejaacrescentada uma cópia nas lembranças de cadaparticipante.

- A qualidade e a variedade de lembranças dependerádas condições do ministério local, e também dosparentes ou discipuladores que quiserem aumentara alegria dos s, dando-lhe presentes variados.

Page 24: 2 Material Jcl

24::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 25: 2 Material Jcl

25::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

1. Ter passado pelo Retiro

2. Ser discípulo de alguém que dará a anuência dograu necessário de espiritualidade para participar como“servo”.

3. Ser sério, mas não “ranzinza”, pois osparticipantes vão observar tudo.

4. Não ser murmurador.

5. Ser discreto (quanto menos aparecer melhor)

6. Ter consciência de que no Retiro será lideradopor outra pessoa que na maioria das vezes não será oseu discipulador direto. Assim não haverá abertura parasentimentos incômodos quanto à determinaçõessuperiores.

7. Via de regra é o primeiro a acordar e o último adormir, comer, etc. Porém sempre sujeito àdeterminações superiores que o conduzirá em casosespecíficos.

8. Devem tomar cuidados especiais com roupas,pois como vão trabalhar no Retiro deverão ter liberdadede movimentos sem que haja constrangimentos porconta de limitações impostas por determinados tiposde roupa ou sapatos; além disso, deverão usar os coletese crachás quando a organização do Retiro de Impactodisponibilizar.

9. Como servos têm que transmitir não só a boavontade de servir no Retiro, mas devem transmitir aUnção de Deus em suas vidas.

1. No final do Retiro deverão fazer o trabalho de“rescaldo”; auxiliar na despedida dosparticipantes e deixar o local do Retiro emordem antes de ir embora.

Números ideais para o Retiro de ImpactoNúmeros ideais para o Retiro de ImpactoNúmeros ideais para o Retiro de ImpactoNúmeros ideais para o Retiro de ImpactoNúmeros ideais para o Retiro de Impacto

PPPPParararararticipantes:ticipantes:ticipantes:ticipantes:ticipantes:Como o Retiro de Impacto é um evento onde se temmuita ministração pessoal é necessário que esse numeronão ultrapasse 60 pessoas. Quando esse numero éextrapolado fica difícil as ministrações pessoais eacabamos alongando demais determinadas palestras. Aspessoas que vão participar deverão ter a melhor assistênciapossível; principalmente na Libertação e Cura Interior.

Servos:Servos:Servos:Servos:Servos:As atribuições no Retiro de Impacto são muitas e deacordo com cada função formaremos as equipes. A mediageral do retiro é de 1 servo para 3 participantes, ou seja,em um retiro com 60 participantes teremos 20 servos.Como já dissemos todos os servos deverão terparticipado do Retiro de Impacto anteriormente.Importante: Esse numero não inclui algumas funçõesespecificas como: Sonoplasta, Cozinheiro(a) e stand by(pessoa que estará de plantão com carro para qualquereventualidade).

PPPPPalestrantes:alestrantes:alestrantes:alestrantes:alestrantes:Os palestrantes serão convidados conforme asministrações; sendo que alguém poderá acumular até 3ministrações de acordo com sua capacidade em relaçãoao tema. O ideal é que tenhamos pessoas especialistasem cada área a ser abordada no Retiro de Impacto. Éimportante lembrar que não podemos fazer experiênciasno retiro, pois muitas pessoas poderão perder aoportunidade de serem tratadas se porventura nãoescolhermos os palestrantes adequados.

TTTTTransporransporransporransporransporte:te:te:te:te:O ideal é que cada participante vá no ônibus locado pelaorganização. Assim fica mais fácil organizar asacomodações que serão marcadas previamente pelaequipe de apoio. Infelizmente alguns que vão com opróprio transporte acabam sendo tentados a abandonaro retiro antes do fim, comprometendo sua bênçãocompleta. A equipe e os palestrantes poderão utilizarseu próprio transporte, sendo que alguns servos deverãoir no ônibus para organizar e orientar os participantesdo Retiro de Impacto.

Page 26: 2 Material Jcl

26::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 27: 2 Material Jcl

27::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::A igreja local deverá passar todos os lideres de

ministério e os membros pelo Retiro de Impacto. Opastor deverá prepará-los em algumas reuniões dediscipulado mostrando-lhes a necessidade de umreavivamento para que Deus possa dar uma nova egrande colheita para a igreja. O material de discipuladoJCL (P.E.D.E.) já está disponível e poderá ser utilizadonessa preparação de toda a igreja na transição envolvendotodos os membros, lideres e obreiros.

Novos convertidos

Este grupo deverá ser tratado de maneiradiferenciada, pois já vão “nascer” nesta nova fase da igreja.Como eles são acompanhados por um “anjo da guarda”poderão ser conduzidos em cada fase do Jesus em cadaLar e assim obteremos sucesso no crescimento espiritualdessas pessoas.

Assim que se convertem devem ser matriculadasna Escola de Integração (I Módulo do P.E.D.E.),integradas na igreja local participando pelo menos aosdomingos na Celebração alem da escola e o Jesus emcada Lar. O objetivo é levá-la ao Retiro de Impacto;portanto essa integração é o Pré-retiro desses novosportanto essa integração é o Pré-retiro desses novosportanto essa integração é o Pré-retiro desses novosportanto essa integração é o Pré-retiro desses novosportanto essa integração é o Pré-retiro desses novosirmãos.irmãos.irmãos.irmãos.irmãos.

Chegou o grande dia!!!

Retiro de ImpactoRetiro de ImpactoRetiro de ImpactoRetiro de ImpactoRetiro de Impacto1º Dia - sexta-feira

1 - Regras a serem mencionadas no 1º Contato com osparticipantes

Atenção Líder Espiritual e Ministrador:

Após a chegada no local do retiro todos deverãotomar seus lugares nos alojamentos e rapidamentedirigirem-se ao auditório onde as palestras serãoministradas. Em seguida ouvirão as seguintes regras quedeverão ser lidas em alto e bom tom:

NORMAS E ORIENTAÇÕES DO RETIRO DEIMPACTO

Aqui é PENIEL, uni lugar de santificação e encontrocom Deus. Assim sendo:

1. Estes dias estão reservados para crescimento espiritual.Deus vai fazer maravilhas na vida de cada um nesteEncontro com Ele.

2. Durante a ministração não se pode conversar, nemfazer perguntas ao companheiro; a atenção deve estardirecionada ao que se ouve.

3. Evite ficar indo ao banheiro, beber água, etc.(durante as ministrações). Não pode haver distrações(Satanás vai querer, de diversas maneiras, criar distração).Os servos te servirão e te acompanharão caso necessário.

4. Guardar a pontualidade - não esperar. um pelo outro.O horário aqui é cumprido rigorosamente. Tudo deveser organizado, as pessoas que estarão ministrando sãodisciplinadas.

5. Nada de cochilo - vamos nos despertar. Caso alguémcomece a cochilar, deve levantar-se, para que não hajadistração.

6. Durante o Retiro de Impacto, evite comer fora dosintervalos.

7. Deve-se observara tipo de roupa adequado para cadasituação, pois, para tudo há uma ordem e isto gerarespeito.

8. Se alguém trouxe revista pornográfica, cigarro,maconha, crack, cocaína, calendário de bolso comimoralidade, etc., favor entregar à liderança do Retirode Impacto.

(Obs.: Lembre-se que poderão ter novos convertidos, ealguns ainda não estão libertos de muitas coisas).

9. Não é permitido o uso de telefones celulares; excetoem casos de extrema necessidade previamente autorizadopela direção do Retiro de impacto. Sua família sabe quevocê está no Retiro de Impacto, por isso qualqueremergência será comunicada à equipe. Cada caso serájulgado pela equipe.

Se Deus não pode cuidar dos seus negócios e famílianesses três dias, você também não pode. Então, descanse.

Concentre-se aqui.

10. Se alguém trouxe qualquer serviço extra do seutrabalho, faculdade, etc., não está autorizado a fazê-lo.

11. Após a ministração desta noite deve ser feito o maiorsilêncio possível. Durante o Retiro de Impacto, Deusestará falando diretamente com você; sua comunhãonesses dias será com Deus e não com o seu companheiro.Observação para o instrutor: os participantes só estarãoliberados para conversarem com os outros após a hora

Page 28: 2 Material Jcl

28::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::da fogueira ou no momento que o Líder Espiritual ea direção do Retiro de Impacto achar adequado.

12. Deve-se escrever tudo o que puder; o que nãopuder, tentar abreviar. Nunca se pode distrair o colegaao lado perguntando sobre o assunto ministrado.

13. Não pegar nada dos outros sem permissão:sabonete, toalha, creme dental etc. Se sentir falta dealgo, deve procurar o líder e não comunicar às pessoasdo quarto. O que aconteceu será tratado.

14. Sempre estimule as pessoas, com muita alegria, aparticipar do Retiro de Impacto.

ORIENTAÇÕES PARA O LIDER ESPIRITUALDO RETIRO DE IMPACTO

1. Peça que todos fiquem de pé e orem a Deuspedindo que sejam poderosamente ministrados nesteRetiro de Impacto.

2. Repasse a Palavra ao ministrador que iniciará coma pregação sobre “Peniel”.

3. Deixe à disposição um bom gravador com músicasque falem sobre a dependência de Deus, o amor deJesus, o seu perdão, etc. A música deverá ser tocadana hora da oração de arrependimento equebrantamento; é bom que seja sempre a mesmamúsica, para ficar como um marco na lembrança dosparticipantes.

4. Após a ministração Peniel e a oração o líderespiritual deverá encaminhá-los ao refeitório parao lanche e mencionar novamente que não devemconversar com ninguém, que os participantesdevem deixar-se ser ministrados pelo Senhor. Avisesobre o horário de dormir e o de levantar no diaseguinte. Algumas pessoas ficam tão quebrantadasque nem querem lanchar.

5. Reúna-se com a liderança do Retiro deImpacto. Comente como foi o resultado daprimeira noite e orem para o sucesso em todo oevento.

ORIENTAÇÕES PARA A EQUIPE DEINTERCESSORES

1. Durante todas as palestras o líder espiritual,juntamente com sua equipe de intercessores,deverão estar em oração quebrando as resistênciase servindo de apoio espiritual para o ministrador.Devem estar por trás do auditório, pois não devemchamar a atenção.

2. Durante o tempo de oração e quebrantamentoos intercessores deverão andar pelo auditórioorando discretamente.

3 . Guardanapos de pape l deve rão s e rprovidenciados para serem distribuídos entre aspessoas que necessitarem. No Encontro muitaspessoas choram, e nem sempre possuem lenços.

Page 29: 2 Material Jcl

29::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Page 30: 2 Material Jcl

30::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

TTTTTexto: exto: exto: exto: exto: Gênesis 32:30 / II Samuel 12

Objetivos:Objetivos:Objetivos:Objetivos:Objetivos:Levar os participantes a entenderem o pecado e suasconseqüências, a importância da confissão e do perdão.Além disso, mostrar que o confronto trará a mudançade vida.

Obs.: Todo estudo deverá estar numa linguagem muitosimples, para que haja 100% de compreensão. Estapalestra deve ser dada por alguém que tenha bastanteexperiência em ministrar. A partir desta palestra oEncontro vai deslanchar.

INTRINTRINTRINTRINTRODUÇÃODUÇÃODUÇÃODUÇÃODUÇÃOOOOOPeniel é um lugar de estar com Deus face a face (Gn.32:30)• Lugar de sentir profunda dor pelos pecados.• Lugar de confronto consigo mesmo e com Deus.Em Peniel Deus mostrará quem você é.• Lugar de luta, de arrependimento, de guerra, de choro,de pranto. Em Peniel você irá ouvir claramente a voz deDeus. jamais esquecerá Peniel.

Peniel tem como objetivos principais:1. Levá-lo ao arrependimento - nós tornamos seres .....desprovidos de humildade.

2. Levá-lo ao propósito certo - fazemos tantas coisas queDeus não mandou fazermos.

3. Levá-lo a estar face a face com Deus - tudo mudaquando vimos a Deus. Jacó esteve em Peniel e toda a suavida foi mudada. Seu nome foi mudado de Jacó paraIsrael. Seu caráter foi mudado (ele era usurpador e seunome de fato significava USURPADOR, MAUCARÁTER). Jacó sentiu profunda dor nesse lugar.Você também sentirá essa dor, porém sairá daquicompletamente curado e com uma nova identidade.(2 Co. 5:17). Comente sobre a experiência de Jacóem Peniel.

AtençãoAtençãoAtençãoAtençãoAtenção

Você pode achar que a sua vida está bem, mas Deusirá mostrar se você está realmente bem ou não.

VEJAMOS O QUEACONTECE EM PENIEL

1 - Somos confrontados• Quando eu peco, abro uma porta de legalidade paraSatanás entrar na minha vida.Satanás entra com seu propósito: MATAR, ROUBARE DESTRUIR (Jo 10:10).

• Todo confronto, quando há arrependimentogenuíno, gera cura e libertação.

• Em Peniel você será confrontado com os princípiosdivinos que você quebrou. Você poderá avaliar a suavida como Deus a avalia.

2 - Somos conduzidos ao arrependimento(Pv. 28.-13)

• Diante da realidade dos nossos pecados, não podemosnos arrepender pela metade.

• Não podemos pensar que o sangue de Jesus é comoNão podemos pensar que o sangue de Jesus é comoNão podemos pensar que o sangue de Jesus é comoNão podemos pensar que o sangue de Jesus é comoNão podemos pensar que o sangue de Jesus é comoum cartão de crédito que usamos semum cartão de crédito que usamos semum cartão de crédito que usamos semum cartão de crédito que usamos semum cartão de crédito que usamos semresponsabilidade. (1 Jo 1:7 / Hb 6:4-6)responsabilidade. (1 Jo 1:7 / Hb 6:4-6)responsabilidade. (1 Jo 1:7 / Hb 6:4-6)responsabilidade. (1 Jo 1:7 / Hb 6:4-6)responsabilidade. (1 Jo 1:7 / Hb 6:4-6)

• Precisamos ser genuínos e sinceros diante doarrependimento. (1 Jo 1:8-9).

• Nós jamais enganaremos a Deus (SL 139)

• Arrependimento sem dor não é arrependimento.Precisamos sentir dor pelo pecado que cometemos.Quando o pecado é lembrado com dor, há cura.

• Arrepender-se é reconhecer o erro e decidir não fazê-lomais. (SL 51:2-3). Quando renunciamos o pecado,arrancamos os argumentos do diabo (Col 2:12-15)

3. Somos desmascarados diante de algumas mentiras nasquais vivemos

1. Você tem mentido? (Ef 4:25 / Zc. 8:16-17)

2. Contado piadas indecentes? (1 Co 15:33 / Pv 26:18-19)

3. Tem omitido pecado (de roubo, sonegação deimpostos, etc.)? (Ef 4:28)

4. Tem cobiçado (marido/esposa alheio(a), roupa, casa,bens, emprego, carro, etc.? (Ex 20:17)

Page 31: 2 Material Jcl

31::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::5. Tem se prostituído, se masturbado, tido pensamentosimpuros, traído seu cônjuge, fornicado (imoralidadesexual)? (1 Co 6:9-10)

6. Tem sido grosso no falar, respondão, falador,maledicente, brigão? (CI 3:8- 9)

7. Tem sido sensual, indecente, defraudador? (1 Co 6:18)

8. Tem tratado o cônjuge e os filhos com violência, comespancamento? (Ef 4:31-32)

9. Tem sido glutão, insubmisso, rebelde, desobediente?Não importa o que você fez, Deus lhe aceita em Peniel.

Muitos de nós somos doentes no físico por causa deproblemas na alma (SI 3 2:3). Só conseguiremos ser -totalmente curados e libertos se confessarmos tudo. Vocênão pode confessar pela metade, nem confessar os pecadosde só um tempo da sua vida. Você precisa confessar todasas coisas - desde a infância até ao dia de hoje. Lembre-seque você tem uma aliança com Jesus.

O processo de arrependimento começa através de umquebrantamento diante da presença de Deus: sentimosdores profundas por havermos ofendido ao Pai. Não setrata de remorso, trata-se de um sentimento interior, deum coração impulsionado a dar a volta, a retomar ocaminho correto de acordo com a vontade do Pai, talcomo fez o filho pródigo.

ObserveObserveObserveObserveObserve

Quando um marido trai uma esposa e chega em casaconfessando o que fez, a reação da esposa é a melhorpossível, não é assim que acontece? Claro que não. Eladiz: “Como? Com quem? Por quê? Onde? Quantas vezesisso aconteceu?” Ela fica completamente insatisfeita.Assim é quando pecamos contra Deus. Ele sente dor,fica triste.

Você deve sentir a dor do seu pecado e confessar tudo aoSenhor. (Sl 51:1-4). O verdadeiro arrependimentoacontece quando nos conscientizamos que, ao pecarmos,perdemos algo, e fazemos tudo para recuperar.

4. Somos comparados com o alguns exemplos bíblicose confrontados por causa de nossos pecados

Atenção, ministrador: pergunte quantos querem serAtenção, ministrador: pergunte quantos querem serAtenção, ministrador: pergunte quantos querem serAtenção, ministrador: pergunte quantos querem serAtenção, ministrador: pergunte quantos querem sersegundo o coração de Deus.segundo o coração de Deus.segundo o coração de Deus.segundo o coração de Deus.segundo o coração de Deus.

Relate claramente os fatos abaixo:

Davi era um homem segundo o coração de Deus. Davitinha liderança desde pequeno. O pai confiou o seurebanho a ele. Davi cuidava com fidelidade dosnegócios de seu pai.

• Davi tinha uma vida exemplar. Ele também era umadorador, descobriu o poder do louvor. Ele preservoua comunhão com o Senhor e foi colocado como rei.Este homem, com todas as suas características naturais,foi colocado no trono por uma decisão do Senhor(Deus nos faz ser o que Ele deseja que sejamos). Paraalguém ser rei tinha que enfrentar a guerra e voltarvencedor.

• Hoje não passamos por batalhas físicas, mas por guerraespiritual (Ef 6:10-18). Todos nós fornos chamadospara a mesma guerra e só é aprovado quem for à batalhae sair vencedor.

Às vezes sabemos o que Deus quer para nós, mas nãoenfrentamos a batalha.

• Muitos líderes caem porque não estão em guerraconstante. Não podemos ser apanhados de surpresa.(Mt 26:41)

• Temos um inimigo que não dorme, não descansa,que traça planos diários para nossa derrota, mas, diz aBíblia: “não deis lugar ao diabo”. Nunca podemosbaixar as armas subestimarmos o inimigoperderemos a guerra. Nas vezes em que perdemos, éporque estamos fazendo coisas que Deus nunca nospediu. Temos que cumprir o Seu propósito. Nada deficar de férias de Jesus, ou de almejá-las.

• Davi era um homem segundo o coração de Deus.Venceu guerras e, sozinho, matou um gigante, maspecou, pois deixou de fazer o que Deus mandou. Eleinstruiu e treinou os soldados, mas não foi para a guerra.Cuidado com as “pausas” na vida cristã, pois todos queas fizeram sofreram consequências danosas.

• Davi ficou em casa dormindo até à tarde (2 Sm 11:2).O diabo aproveitou as “férias” de Davi e lhe armouuma cilada de adultério com Bate-seba, mulher de Urias.Urias, pelo contrario, se recusava a ficar em casa,sabendo que seus companheiros estavam no campo deguerra.

• Enquanto o povo estava em guerra, Davi estava emférias cobiçando e adulterando. Nesta “pausa”, Davificou no palácio. Qual é o seu palácio, o lugar em quevocê descansa?

Page 32: 2 Material Jcl

32::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• O pecado é como uma bola de neve: começa pequeno e depoiscausa uma catástrofe. Por causa do adultério começou a desgraçapara a vida de Davi. Ele planejou a morte de Urias, desviou o focoda visão de Deus e viveu debaixo de miséria. Instalou a maldiçãona casa da família real: incesto, homicídio entre irmãos, imoralidade,traição do seu próprio filho, etc.

• Davi esqueceu que deveria estar em constante guerra. Satanáslança argumentos e nos detém. Hoje Deus quer acabar com isso.Geralmente caímos por causa da “pausa”. Em nada somos diferentesdos outros, nossa carne é carne. Estamos em luta, na linha de frente,e tudo que Satanás quer é nos derrubar. Qualquer pecado nãocoberto pelo sangue de Jesus é propriedade legal de Satanás.

• Satanás trabalha em nossas preferências tentando nos fazer parar.A psicologia chama de fantasias, mas a Bíblia chama de carnalidade.Os argumentos que o diabo usa devem ser quebrados agora,liberando nossa vida para tudo o que Deus quer fazer.

• As preferências vêm pelas janelas da alma - os órgãos do sentido.Esta geração tem os olhos carregados de adultério. O que Deusquer de nós? Que sejamos livres (1 Jo 2:15-16).

• Na época de Isaías o povo estava contaminado pelo que falava.Isaías teve seus lábios purificados (citar Isaías 6:7). Temos que fazerdiferença. Se somos santos, o povo verá nossos lábios purificados.

• Deus só enviou Isaías depois que seus lábios foram purificados.Deus só nos usará quando formos purificados. Ele mesmo trarácura a nós.

• O pecado nunca é instantâneo. Ele é progressivo. Temos querenunciá-lo, pois ele quer nos seduzir sempre. Davi olhoupecaminosamente, alimentou o pecado e contaminou-se. Às vezeso lugar onde vivemos é o objeto de nossa contaminação. Quantosde nós já estamos contaminados! Nunca transfira seus pecados,confesse sempre, pois Salmos 42:7 (citar) diz que um abismochama outro abismo.

• Qual a conseqüência do pecado? (Rm 6:23). A bênção é obstruída,perdida. Davi perdeu família, finanças, glória nos céus e guerras.Os argumentos do diabo voltaram. A maldição instalou-se nafamília dele (2 Sm 12 e 13). Às vezes erramos e pecamos, mas nãonos arrependemos. Enquanto não confessarmos que erramos nãohá arrependimento genuíno. Precisamos nos arrepender, pois Deusnos ama e abomina o pecado.

• Davi perdeu a paz. A nossa intranqüilidade é sinal de pecado. Opecado é perdoado mas as consequências perduram. “Pequei contraDeus!” - Esta foi a visão de Davi: Eu feri a vontade de Deus.“Confessei-te” (em hebraico: fiz declaração pública e ordenada •“um após outro”. Sl 32:5).

PPPPPecado tem nomeecado tem nomeecado tem nomeecado tem nomeecado tem nome- Não basta dizer: Ah, eu pequei muito! Deve-se dizer o Hoje épecado pelo nome. O Espírito Santo vai trazer consciência a você.Peniel. É um encontro face a face com Deus, onde você vai lutar eprevalecer.

5 - CONCLUSÃO5 - CONCLUSÃO5 - CONCLUSÃO5 - CONCLUSÃO5 - CONCLUSÃO

No início, talvez o pecado pareça agradável e lhe dê prazer, mas,concluída a sua trajetória, fica o seu rastro de destruição, angústia eperdas. O único caminho de livramento é a volta para Deus, comarrependimento e fé na morte expiatória de Jesus Cristo.

Enquanto eu calei o meu pecado, meu organismo sofreu asconseqüências. (Sl 32:3)

• Houve um tempo de aparências - às vezes dizemos que está tudobem quando tudo vai mal. A alegria só lhe foi devolvida quandoconfessou.

• O pecado nos tira do centro das decisões, já não sabemos decidir.Deus quer que vejamos os atropelos do passado para que possamosromper com eles.

• O pecado destrói as nossas finanças. O reino de Davi entrou emdeficiência financeira e não conseguiu romper com a locusta. Nopecado não há cobertura espiritual.

• Davi se arrependeu! O que é arrependimento? (Pv. 28:13). Nãoé remorso. No remorso há choro, há sofrimento, mas depoisvolta e faz tudo de novo. No arrependimento há entrega total,rendição total, não há contra-argumentos. O arrependimento nãoé ressentimento, é uma dor profunda que vem por se reconhecerque pecou contra o Senhor, que foi cometido um ato terrível. Énão querer nunca mais voltar a cometer o ato.

• Para a mudança acontecer tem que haver arrependimento. Oarrependimento é uma dor profunda que nos faz decidir nuncamais voltar ao pecado. Todas as vezes que recebemos a proposta depecado (tentação), nos lembramos da dor do nosso arrependimentoe dizemos “não” ao pecado.

• Jesus se opõe a qualquer pessoa tolerante para com o pecado ( ICo 5:2; Gl 5:21).

• Somos santos que odiamos e aborrecemos o pecado. Deus querque cresçamos com Ele e é preciso ter arrependimento hoje. Quandoo pecado é lembrado com dor, há cura. Em Peniel você terá umencontro face a face com Deus. Chore em Sua presença. Hoje édia de romper com o passado. Jesus deseja riscar o escrito da dívidaque é contra nós (Col 2:12-15).

FFFFFim da Pim da Pim da Pim da Pim da Palestraalestraalestraalestraalestra

Page 33: 2 Material Jcl

33::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

TTTTTexto: exto: exto: exto: exto: Amós 4:12b

Objetivos:Objetivos:Objetivos:Objetivos:Objetivos:Mostrar que o Retiro de Impacto é um tempo de mostrarqual o posicionamento espiritual que temos que assumirdiante de Deus.Deus te chamou para ser parte de uma nação sacerdotal;isto quer dizer que é necessário que você estejaposicionado.Veremos dois tipos de posicionamento:• Diante do mundo (fora do altar de Deus) Tiago 4:4.• Diante de Deus (Col 1:13).

1 – Diante do mundoPrecisamos nos conscientizar de que um dia nós nosencontramos com o mundo e esse encontro nos deixoucom muitas seqüelas e o nosso posicionamento nosafastou de Deus e suas bênçãos. Só um encontroimpactante com Jesus pode tirar as seqüelas do encontrocom o mundo e nos colocar na posição correta.

O ficar calado no Retiro de Impacto significa reflexãosobre as seqüelas que o encontro com o mundo deixou.O encontro com o mundo busca seus próprios interesses,a felicidade própria. O mundo tenta nos impedir deencontrarmos com Jesus: certamente muitos tiveramdificuldades de chegarem aqui. (Citar algumas, se for ocaso).Em que posição Deus deseja que você permaneça?

No Altar d’Ele.Para isso é necessário que entendamos que alguns“defeitos”, deformações que absorvemos no encontrocom o mundo sejam corrigidos.Texto: Levítico 21:6, 18-20

No texto encontramos algumas normas que os levitastinham que obedecer para estar no altar de Deus. Oencontro com o mundo deixou várias seqüelas que senão forem tratadas e curadas causarão impedimentos parauma vida espiritual plena diante de Deus.- Os homens seguem os caminhos que o mundo oferece.

Passam por cima dos outros, buscam seus própriosinteresses, denigrem a imagem uns dos outros, mentem,enganam, etc.• Os homens buscam a felicidade e satanás se aproveitapara encantá-los.Vejamos os “defeitos” que impedem o sucesso espiritual:

Deformidades:Deformidades:Deformidades:Deformidades:Deformidades:1- Cego: Falto de VisãoNo mundo não temos a visão espiritual das coisas. Porisso não compreendemos que nosso comportamentopode comprometer o sucesso. Por isso muitos fazemafirmação que não entendem o por quê suas vidas nãorompem depois de ingressarem no Reino de Deus. Falta-lhes Visão.

2- Coxo: Andar defeituosoNesta analogia o andar defeituoso fala de não levar umavida3- Nariz chato: Defeito estético na face (falta dediscernimento); não sente o “cheiro” das coisas.

4- Membros demasiadamente compridos: extremidadesdo corpo defeituosas (falta de equilíbrio); exagero nocomportamento.

5- Pé quebrado: mobilidade prejudicada (não consegueavançar nas coisas que fazem)

6- Mão quebrada: trabalho paralisado, (não consegueser generoso, não consegue dizimar e ofertar)

7- Corcunda: dificuldade de andar ereto, olhando parafrente (andar cabisbaixo, dificuldade de olhar: olho noolho). Provavelmente acusado pela consciência.

8- Anão: crescimento paralisado (não conseguedesenvolver-se como pessoa, como cristão)

9- Olho defeituoso: visão prejudicada (não consegueenxergar as coisas de Deus ou enxerga distorcidamente)

10- Sarna: incômodo que impede o conforto e dificultaa socialização. A Escabiose Humana ou Sarna é umadermatose bastante pruriginosa, cujo agente etiológicoé o ácaro Sarcoptes scabiei, variedade hominis. Existemoutras variedades, mas a variedade hominis é a exclusivado homem. Mostra uma pessoa inquieta que nãoMostra uma pessoa inquieta que nãoMostra uma pessoa inquieta que nãoMostra uma pessoa inquieta que nãoMostra uma pessoa inquieta que nãoconsegue parar para ouvir; não consegue esperarconsegue parar para ouvir; não consegue esperarconsegue parar para ouvir; não consegue esperarconsegue parar para ouvir; não consegue esperarconsegue parar para ouvir; não consegue esperaras coisas acontecerem.as coisas acontecerem.as coisas acontecerem.as coisas acontecerem.as coisas acontecerem.

11- impigem: menos intensa que a sarna ou lepra, masigualmente prejudicial. Micoses superficiais queacometem a pele, causadas pela ação dos fungos, queutilizam a camada mais superficial da pele comoalimento.

Page 34: 2 Material Jcl

34::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::Para que a doença acometa as pessoas, são necessáriosalguns fatores, como uma queda no sistema de defesado organismo.

Com isso, o fungo penetra na pele e, encontrandocondições ideais, se desenvolve.A umidade, o calor e lesões na pele são algumascaracterísticas que agradam esses agentes patogênicos,facilitando sua proliferação. Caracteriza uma pessoa Caracteriza uma pessoa Caracteriza uma pessoa Caracteriza uma pessoa Caracteriza uma pessoaque se incomoda com as coisas, porém age como seque se incomoda com as coisas, porém age como seque se incomoda com as coisas, porém age como seque se incomoda com as coisas, porém age como seque se incomoda com as coisas, porém age como senão tivnão tivnão tivnão tivnão tivesse nadaesse nadaesse nadaesse nadaesse nada. PPPPPessoas que criam códigosessoas que criam códigosessoas que criam códigosessoas que criam códigosessoas que criam códigosprprprprpróprios de ética e que aceitam “óprios de ética e que aceitam “óprios de ética e que aceitam “óprios de ética e que aceitam “óprios de ética e que aceitam “pequenos pecadospequenos pecadospequenos pecadospequenos pecadospequenos pecados”.”.”.”.”.

12- Testículo esmagado: Fertilidade impedida (nãoconseguem criar nada, sua criatividade fica interrompida)PPPPPessoas com esta característica pressoas com esta característica pressoas com esta característica pressoas com esta característica pressoas com esta característica precisam recisam recisam recisam recisam romperomperomperomperompercom as barreiras da infertilidade espiritual. Essacom as barreiras da infertilidade espiritual. Essacom as barreiras da infertilidade espiritual. Essacom as barreiras da infertilidade espiritual. Essacom as barreiras da infertilidade espiritual. Essainfertilidade é estabelecida por diversos fatores queinfertilidade é estabelecida por diversos fatores queinfertilidade é estabelecida por diversos fatores queinfertilidade é estabelecida por diversos fatores queinfertilidade é estabelecida por diversos fatores queface a face com Deus é transformada.face a face com Deus é transformada.face a face com Deus é transformada.face a face com Deus é transformada.face a face com Deus é transformada.

Como receber a cura completa:Como receber a cura completa:Como receber a cura completa:Como receber a cura completa:Como receber a cura completa:“E o sacerdote que faz a purificação apresentaráo homem que houver de purificar-se, comaquelas coisas, perante o SENHOR, à porta datenda da congregação.” Levítico 14:111- Exponha-seNo Retiro de Impacto você é confrontado quanto a essasdeformações que se não forem expostas como napassagem acima a cura não é decretada.

No mundo a exposição gera vergonha, discriminação,humilhação, mas no Reino de Deus é a oportunidade depurificação, de cura, de perdão. Por isso você deve seexpor ao máximo diante de Deus. Apesar d’Ele serOnisciente, ou seja, saber de todas as coisas a atitudedaquele que deseja a purificação é essencial.

Na passagem acima a pessoa que quisesse ser purificadada lepra precisava se despir diante do sacerdote para queele determinasse sua cura, sua purificação. Assim é noRetiro de Impacto você precisa se expor diante de Deuspara que haja uma verdadeira purificação.

2- Receba a unção específicaNo Retiro de Impacto você receberá uma unçãoespecífica para cada situação que necessite de libertação

em sua vida. O sacerdote ungia locais específicos docorpo da pessoa para que fosse determinada a purificação.(Levítico 14:15-18)

3- Crer no SacrifícioAlém da unção era necessária a degola (morte) do cordeiropara que houvesse a expiação, a remissão do pecado, poisa lepra era sinônimo de pecado. Quando acreditamosno sacrifício de Jesus na Cruz como um sacrifícioexpiatório, recebemos além do perdão a purificação denossos pecados.

Infelizmente muitos acreditam em Jesus Cristo como oprecursor de uma religião que hoje é a maior do mundo,porém o verdadeiro valor da vinda de Nosso Senhor é osacrifício na Cruz. Em João 3:16 a Palavra declara queDeus “deu” seu filho unigênito. Esse “dar” é sacrificial;para morrer em nosso lugar fazendo a definitiva expiaçãode nossos pecados confessados.

Ministração:Ministração:Ministração:Ministração:Ministração:Há alguns exemplos de pessoas que se expuseram diantedo Senhor que nos incentivam em relação a essa atitudede coragem que traz benefícios eternos:

- Jacó – Gênesis 32:28-30- Naamã – II Reis 5:11-14- Gideão – Juízes 6:11-13- Davi – II Samuel 12:13- Mulher Samaritana – João 4:16-19- Zaqueu – Lucas 19:2-8- Maria Madalena – Marcos 16:9

Todas essas pessoas tiveram coragem de expor suasdebilidades, suas fraquezas, seus pecados e isso determinouo valor de seu testemunho perante a sociedade, atraindomais e mais pessoas a Jesus com a esperança de terem suavida salva e sua consciência purificada.

Orientação ao palestrante:Orientação ao palestrante:Orientação ao palestrante:Orientação ao palestrante:Orientação ao palestrante:Peça aos participantes que se coloquem diante de Deuscom o coração aberto; que não tenham medo de exporsuas vidas, pois quanto mais autêntica e profunda a entregamaior será a vitória. Ore para que haja umquebrantamento profundo e arrependimento pelospecados.

Fim da Palestra.

Page 35: 2 Material Jcl

35::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

TTTTTexto:exto:exto:exto:exto: João 4:1-42 / Tiago 1:21-22

No Retiro de Impacto tudo o que impede o meu coraçãode ter uma relação mais profunda com Deus deve serremovido. Temos que receber a Palavra de Deus, a qual époderosa para mudar nossas vidas (CI. 3:8-10). Às vezesnão estamos abertos para o que Deus quer nos falar - háresistência. Aqui Deus está ministrando ao nosso espírito,está trabalhando no nosso caráter.

1 - O que acontece durante o Retiro1 - O que acontece durante o Retiro1 - O que acontece durante o Retiro1 - O que acontece durante o Retiro1 - O que acontece durante o RetiroObservação para o Ministrador: Ler João 4-1-42 emObservação para o Ministrador: Ler João 4-1-42 emObservação para o Ministrador: Ler João 4-1-42 emObservação para o Ministrador: Ler João 4-1-42 emObservação para o Ministrador: Ler João 4-1-42 emalto e bom som.alto e bom som.alto e bom som.alto e bom som.alto e bom som.

Um encontro com Jesus onde uma mulher:

• recebe a Palavra,

• abre o coração,

• é liberta,

• torna-se uma grande missionária.

1.1 - Jesus Cristo expõe nossos pecados.Jesus mostrou à mulher samaritana que ela teve cinco“Adãos” e que agora estava confusa. Ele mostrou que todosos homens pelos quais ela tinha passado não a fizeramfeliz, e que o que ela tinha naquele momento pertencia aoutra. Esta era a ferida daquela mulher, e também a tornavainfeliz.

1.2 - Jesus Cristo restaura a vida familiar (citar os versículos17,18).

Quando temos um encontro com Jesus, Ele restaura aárea familiar. Ele diz que vai nos abençoar além do quepedimos (Ef 3:20).

• Deus criou uma Eva para cada Adão e um Adão paracada Eva. O cônjuge (esposo ou esposa) que Deus lhe deué único: ame-o, respeite-o, cubra-o de atenção, dê-lhesegurança. Gênesis 2: 1 8 mostra que Deus fez uma mulherpara Adão, não duas. Ela seria sua auxiliadora.

Declare: Eu amo minha (meu) esposa (esposo). Nossorelacionamento será curado! Serei fiel ao propósito de Deuspara minha família!

1.3 - Jesus Cristo restaura a vida religiosaJesus Cristo mencionou o principal problema daquelamulher. Quando isso aconteceu, ela reconheceu que Eleera Profeta. Ela entendeu que Ele era o Senhor (v. 20).Depois de entender que Jesus Cristo era Profeta, elacomeçou um assunto na área religiosa: Como suprireiminha outra necessidade: a necessidade de adorar? (ir aJerusalém). Jesus Cristo respondeu sua dúvida: osverdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade.Você pode adorá-lo em todo momento, em qualquerlugar e não só quando Ele suprir alguma necessidade doseu coração (2 Co. 3:17).

1.4 - Jesus Cristo se dá a conhecer“S“S“S“S“Sou Eou Eou Eou Eou Eu que falo contigou que falo contigou que falo contigou que falo contigou que falo contigo”. Às v”. Às v”. Às v”. Às v”. Às veeeeezzzzzes os ministradores os ministradores os ministradores os ministradores os ministradoresesesesesfalam de forma que não nos agrada; parece até quefalam de forma que não nos agrada; parece até quefalam de forma que não nos agrada; parece até quefalam de forma que não nos agrada; parece até quefalam de forma que não nos agrada; parece até queestão apontando nossos erros. Mas é que a Bíblia é aestão apontando nossos erros. Mas é que a Bíblia é aestão apontando nossos erros. Mas é que a Bíblia é aestão apontando nossos erros. Mas é que a Bíblia é aestão apontando nossos erros. Mas é que a Bíblia é aPPPPPalavra vivalavra vivalavra vivalavra vivalavra viva de Da de Da de Da de Da de Deus, e Eeus, e Eeus, e Eeus, e Eeus, e Ele quer nos mudar parale quer nos mudar parale quer nos mudar parale quer nos mudar parale quer nos mudar paramelhor (Hb. 4:12).melhor (Hb. 4:12).melhor (Hb. 4:12).melhor (Hb. 4:12).melhor (Hb. 4:12).

1.5 - Jesus Cristo põe em ordem todas as áreas da nossavida (sentimental, espiritual, sexual, financeira, etc).

A mulher abriu o coração e recebeu a Palavra commansidão, recebeu a correção com alegria. “E deixandoseu cântaro foi ao povo...” Aquela mulher era umaadúltera, não tinha respaldo nem credibilidade nasociedade, mas desejava a mudança. Ela teve um encontrocom Jesus, e, então, largou o que era do passado e foichamar os outros - com firmeza, determinação e ousadia(2 Co. 5:17).

1.6 - Jesus Cristo restaura o nosso testemunhoVocê testifica a outros que teve uma experiência com Jesusquando deixa totalmente o seu passado (v. 29,30). Essafoi a Primeira coisa que a mulher samaritana resolveufazer. Ela disse: “Vinde e vede o homem... poderia sereste o Cristo”. Exponha a outros a sua experiência. Amulher não se omitiu, entendeu o encontro que teve edeclarou que Ele era o Cristo. Ela pôde dizer: Essamudança na minha vida aconteceu porque eu encontreio Cristo, que é Jesus. Se você testemunhar muitos crerãoem Jesus. Não tenha receio: o sangue de Jesus nos limpae purifica, dando uma nova vida (Jo 4:39). A mulher foià cidade e deu muitos frutos, levou muitos à presença deJesus.

2 - No Retiro de Impacto nossos sonhos tomam novas2 - No Retiro de Impacto nossos sonhos tomam novas2 - No Retiro de Impacto nossos sonhos tomam novas2 - No Retiro de Impacto nossos sonhos tomam novas2 - No Retiro de Impacto nossos sonhos tomam novasdimensõesdimensõesdimensõesdimensõesdimensões

Page 36: 2 Material Jcl

36::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::2.1 - Jesus restaura nossos sonhosQuando Lázaro morreu, com ele morreram seus sonhos.Mas Jesus não quer que seus sonhos morram. Há coisasque Deus quer que morram em sua vida, mas não ossonhos que Ele tem para você. Jesus quer que você façamorrer sua natureza pecaminosa. Jesus disse: “Lázaromorreu ... Eu me alegro porque ele morreu...” Jo 11:14.Jesus permitiu que Lázaro morresse, para demonstraraos discípulos o poder da fé (Jo 11:25).

2.2 - Os sonhos de Deus para nós precisam serressuscitados.

Podemos melhorar a nossa qualidade de vida sepermitirmos que Jesus ressuscite nossos sonhos.Precisamos ter sonhos na área moral, na física e naespiritual. Sabemos, em cada área, o que precisamos.

• Esta unção de vida e ressurreição precisa vir sobrenós para que cheguemos à estatura de varão perfeito(Ef. 4:13). Sabemos que Jesus Cristo veio paratransferir da vida dele a nós (Rm 8:1 1). Ele traz vida,porque é o autor da vida.

• Deus quer que nós sonhemos, pois Ele é sonhador.Mas há um inimigo, um pesadelo (satanás), que vaitrabalhar para apagar os seus sonhos.

• Você tem sonhos para sua vida? Muitos dos seussonhos foram esquecidos, engavetados? Nossossonhos morrem, porque deixamos entrar o que nãodevia e, então, não mais podemos sonhar.• Quantos sonhos maravilhosos morreram porqueficamos com medo de enfrentar a guerra.

Às vezes somos covardes, tentamos nos convencer deque a nossa desistência tem motivos justificáveis. Asnossas justificativas estão sempre sendo reafirmadas.

Talvez convençamos a muita gente, mas não a nósmesmos. Deus odeia lamúrias. Só seremos curados seassumirmos nossas dificuldades.

2.3 - Jesus Cristo motivamos a sonhar.Muitos dos nossos sonhos estão mortos, mas Jesusdiz: Eu irei despertá-los (v. 12).

• Não seja como os espias de Jericó. Eles tambémdisseram “não” ao sonho de conquistar a terraprometida. Dos doze espias somente dois disseramsim.

• Há muralhas? Vamos derrubá-las.

•Não seja como José, que contou seu sonho para osirmãos e estes quiseram matá-lo. Compartilhe seussonhos apenas com pessoas que sejam um com você,que caminhem na mesma visão.

Atenção:Atenção:Atenção:Atenção:Atenção: Não compartilhe o seu sonho com quem nãosonha ou sonha menos do que você.Quem sonha com você se animará. Não permita queseu sonho seja sepultado. Este tipo de pessoa incrédula,não apoia, não ajuda. Procure o gêmeo do seu sonho.

ImportanteImportanteImportanteImportanteImportanteJesus estava certo que Lázaro haveria de ressuscitar.

Seu sonho já havia sido conquistado.

TTTTTudo o que acontece no mundo naturudo o que acontece no mundo naturudo o que acontece no mundo naturudo o que acontece no mundo naturudo o que acontece no mundo natural tem que seral tem que seral tem que seral tem que seral tem que serconquistado primeiramente no mundoconquistado primeiramente no mundoconquistado primeiramente no mundoconquistado primeiramente no mundoconquistado primeiramente no mundo

sobrenatural”.sobrenatural”.sobrenatural”.sobrenatural”.sobrenatural”.

Precisamos ressuscitar o prazer de viver. Posso ser melhordo que sou hoje. Posso resgatar a minha felicidade! ABíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto (Pv.15:13). Deus quer ressuscitar a possibilidade de sermosfelizes.

2.4 - Identificando um inimigo do sonho - aincredulidade

• A condição para se manter no Reino é nutrir fé (Hb.11:6). Se houver incredulidade, os sonhos serãoobstruídos. Os traumas matam o sonho e sepultam a visão.

• A incredulidade traz desesperança e tristeza. Marta,Maria e os discípulos estavam sem esperança e tristes.Mas, Jesus Cristo disse - “Se creres verás a glória de Deus.”Marta disse “sim”, mas, na verdade, não creu (Jo. 11:40).2.5 - Como responder adequadamente ao chamamentode Jesus para ressuscitar as causas mortas? Tendo fé (Hb.10:23).

• As causas mortas, diante de Jesus Cristo, recebem vidae ressurreição. Ainda que alguns estejam de luto, JesusCristo possibilita a esperança de que Ele realizará o sonho.“Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá”(Jo 11:25).

• No dia da sua dor, Marta foi ter com Jesus (Jo 11:20).Marta sempre ofertava coisas boas para Jesus; era umaexcelente ofertante. Mas Jesus nunca se encontrou como coração de Marta, porque ela estava sempre ocupada(Lc 10:41). Naquele dia certamente ela mudou porcompleto.

Page 37: 2 Material Jcl

37::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::3 - Atitudes daqueles que restauram seus sonhos3 - Atitudes daqueles que restauram seus sonhos3 - Atitudes daqueles que restauram seus sonhos3 - Atitudes daqueles que restauram seus sonhos3 - Atitudes daqueles que restauram seus sonhos

• Entender que foi alcançado pela graça e misericórdiadivinas, então, não há necessidade de se sentir inferior,ou de continuar preso ao passado.

• Crer que Deus não o lançará fora, não o rejeitará jamais.

• Vigiar, porque o diabo vai querer prender-lhe nopassado. Você vai dizer: “Satanás, cala a bocal Eu sounova criatura!”.

• Crer que Jesus é o Cristo ungido de Deus, e que Eleestá disponível para você. (Jo 20:31).

• Receber e fazer uso do poder e da autoridade do nomede Jesus. Você deve agir sempre na autoridade e poderdo nome de Jesus. Todas as vezes que Satanás vier,repreenda-o no nome de Jesus Cristo.

• Decidir multiplicar sempre. Fomos chamados por Deuspara darmos frutos de multiplicação. Estamos sendoadestrados para treinar nossos discípulos, e estes parareproduzirem frutos de multiplicação com qualidade. Aunção de Multiplicação te abençoará em todos osaspectos.

• Guardar os ensinamentos recebidos, refletindo tudo oque está sendo ensinado, para o bem de outros. já estamosrecebendo o sonho de Deus para nós.

Gn 28:10-16 Deus não nos deixará até que tenhacumprido todo Seu propósito em nós. Ele vai trabalharpara que você consiga realizar seu sonho. O sonho deDeus para sua vida, será alcançado, se você quiser.

4 - CONCLUSÃO4 - CONCLUSÃO4 - CONCLUSÃO4 - CONCLUSÃO4 - CONCLUSÃO

• Jacó recebeu a palavra específica de Deus para ele atravésde um sonho. Ele estava num momento de deserto; elesaiu da cidade como você.

• Jacó lutou com um anjo (Gn 32:22-23). Houve lutaporque Jacó perseguia seu sonho. Jacó sabia que deveriater mais um Encontro com Deus, para testificar aqueleEncontro do passado. Desse Encontro, Jacó saiu marcado(na coxa). O Anjo mudou o nome de Jacó para Israel.Deus veio, o abençoou e o seu sonho foi cumprido.

As coisas só mudam para melhor na nossa história devida, se temos Jesus Cristo em nossas vidas as situaçõesmortas são sepultadas e nova vida é ressuscitada.- Ele ressuscita os nossos sonhos.- Na cruz Ele conquistou os nossos sonhos.- Ele modifica as nossas vidas e nos faz viver de umamaneira melhor.Persiga o seu sonho. Permita que Deus faça e completea sua obra em você, através de um genuíno Encontroem sua vida.

Fim da palestra

ORIENTAÇÃO PARA O MINISTRADOR

• Orar, mencionando os pontos principais que foramexplanados.

• Levar os participantes do Encontro a um genuínoarrependimento e quebrantamento.

• Orar ministrando sobre os participantes.

Page 38: 2 Material Jcl

38::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

TTTTTexto: exto: exto: exto: exto: Tiago 4:7 / I Jo 3:8 / Efésios 4:27 / I Pe 5:8 /Êxodo 20:5

Inicie com uma oração de cobertura sobre todos osparticipantes. Levante a mão e declare: “Toda maldiçãoestá renunciada!”

1 - Considerações iniciaisComeçar a fazer comentários sobre a possibilidade decrentes terem atitudes demonizadas, e sobre a constataçãode que isto é real (Ef. 4:27).

A maldição repousa na 1ª, 2ª, 3ª e até a 4ª geração (Dt11:26; 30:19). A maldição se instala no tempo e no espaço(Ef. 5:15-16), mas ela se encerra na 4ª geração.

Libertação fala de ficarmos livres de algo que nos prendeu.Há maldições que nos acompanham e que nós temos querejeitá-las. A maldição se infiltra por uma legalidade e abreportas para que demônios venham sobre a vida da pessoa.

• Jeremias 23: 10 - O povo da terra na qual repousa amaldição chora por isto. Há um complô no reino espiritual(das trevas), para que a Terra continue debaixo de maldiçõese, portanto, seja mantida infestada de demônios.

• Malaquias 4:6 - A maldição será removida da Terra. Paraisto, é necessário que haja conversão no coração, uma novaatitude (1 Co. 5:17)

• Hebreus 6:8 - A Terra está amaldiçoada também porcausa da nossa boca. Citar Tiago 3:10. Somos responsáveispor chamar à existência todo nível de bênção.

A manifestação de maldições revela a presença e atuaçãode demônios nas vidas. Precisamos entender inicialmentesobre as maldições.

2 - Como surgem as maldiçõesTodo pecado é uma quebra de comunhão com Deus. Cadanível de pecado libera uma quantidade de demônios; cadapecado atrai uma maldição. O pecado é que dá a legalidadepara a ação de demônios (1 Pe 5:8; Gn 4:6-7).

Toda infidelidade é pecado e atrai maldição. Se formos infiéisseremos amaldiçoados. (Sonegar dízimo é infidelidade e aBíblia diz claramente que isto traz maldição (Ml 3:6-8).Não devemos abrir precedentes. (Lv 27:30-31).

Exemplos de pecado na vida de crentes:• Alguns bons pais de família, que amam a esposa e osfilhos, mas que adulteram (Hb 13:4; Pv 6:32).

• Alguns líderes na igreja que aparentam dar bom fruto,mas que são mentirosos (Mt 5:37; Ef 4.25).

• Pessoas que fora de casa são um exemplo, mas em casaagridem o cônjuge ou os filhos (Mt 23:27).

• Pessoas que são muito trabalhadoras na igreja, mas quesão imorais: em qualquer coisa que olham, voltam aatenção para a carne (1 Co 15:33; 1 Jo 2:16- 17).

• Pessoas que na igreja são uma coisa, mas, em casa, sãooutra. Que vivem uma vida de contradição, que falamuma coisa mas fazem diferente (Tg 1:8).

• Pessoas que começam a fazer várias coisas, mas nuncaterminam - são inconstantes.

• Pessoas maledicentes (Cl 3:5-9) - falam por trás, semeiama desconfiança.

Tudo isto mostra que estas pessoas estão debaixo demaldição. Qualquer um que peque, abre a porta parasatanás entrar (Tg 4:7). São pessoas crentes, mas podemestar dando lugar ao diabo (Ef 4:27; 1 Pe 5:9).

2.1 - Decidindo entre a bênção e a maldição

Deuteronômio 11:26 diz: “Coloco diante de ti a bênçãoe a maldição”. O Senhor nos dá a sugestão: “Meu filho,escolhe a bênção para que você viva”.

A maldição só faz visitação, se nós deixarmos (Ex 20:5;Nm 14:16; Dt 5:9). Há crentes que vivem um dia comJesus e outro com a maldição; vêm à casa de Deus e oram,mas no outro dia estão envolvidos em práticaspecaminosas; não são nem frios, nem quentes: são mornos.Jesus disse que a esses vomitaria, tal seu nojo por esseprocedimento (Ap 3:16).

O nosso comportamento diz quem somos no Reino. Nãoadianta tentar dissimular, fazer com que todo o mundopense que está tudo bem conosco. Satanás certamente vainos pegar, se continuarmos agindo de maneira que atraiaa maldição. Há muitos crentes que pecaram, então foramtragados pelo diabo e a maldição recaiu sobre eles.

Page 39: 2 Material Jcl

39::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Libertação e quebra de maldiçõesLibertação e quebra de maldiçõesLibertação e quebra de maldiçõesLibertação e quebra de maldiçõesLibertação e quebra de maldições

2.2 - Quebrando toda maldição

Não há maldição que não possa ser quebrada e não há pessoaqu e não possa mudar de vida. Remova a maldição da suavida hoje, pois aqui mesmo ela pode ser quebrada (Pv.28:13). Deus irá quebrar toda a maldição da sua vida. Vamosandar vigilantes.

A herança espiritual é uma realidade e satanás sempre aguardauma brecha para vir e destruir sua vida. Aqui no Encontrotoda herança maldita será renunciada, e todo o argumentodo diabo será cancelado.

Um homem chorava pelo filho que era maconheiro elamentava-se dizendo que em sua família ninguém tinha feitoisso antes. Mas o pai não se dava conta de que ele semeouisso sendo um fumante. Havia um pecado em sua vida: ovício. A maldição do vício era a mesma, só mudou a droga.

É preciso que haja, antes, arrependimento pelo pecado dovício do cigarro. A maldição hereditária vem por níveisdiferentes e, através das gerações, ela manifesta-se no malcorrente da época. (Ex 20:5b).

2.3 - Um exemplo bíblico de maldição familiar

A vida do rei Davi (1 Sm 12:7-14)Nesse episódio o rei Davi é confrontado por Deus, atravésdo profeta Natã, pelos seus pecados de adultério ehomicídio. O Senhor diz a Davi: “Agora, portanto, a espadajamais se apartará da tua casa, porque me desprezaste etomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.Assim diz o Senhor: Eu suscitarei da tua própria casa o malsobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e asdarei ao teu próximo, o qual se deitará com elas, à plena luzdo dia.” (1 Sm. 12:10-12). 2 Samuel 16:22 conta que essapalavra se cumpriu: “Portanto, estenderam para Absalãouma tenda no terraço, e entrou ele às concubinas de seu pai,à vista de todo o Israel.” (ver Dt 28:30).

Quando Davi pecou, ele não somente deu lugar à maldiçãode adultério em sua própria vida, mas permitiu que aimoralidade sexual entrasse na vida da sua família. Em 2Samuel 13 você pode verificar o drama da família de Davi,quando seu filho Amnon possuiu a sua irmã Tamar.

3 - Compreendendo algumas realidades espirituais

3.1 - Anjos

Os anjos são seres espirituais criados por Deus e a Bíblia falasobre este assunto em 34 livros. A palavra anjo ocorre cercade 275 vezes nas Escrituras.

A criação dos anjos está implícita, no texto de Colossenses1: 16, em um tempo antes da criação do mundo (Jó38:4-7). Eles foram criados em pleno estado de santidade(Jd 6). Os anjos existem em grande quantidade e foramcriados para diversas funções determinadas por Deus (CI1:10; Hb 1:13). Mesmo os anjos rebelados têm funçõesdiversas e trabalham em áreas específicas.

- Hierarquia angelical - organização:

Anjos - mensageiros - Gabriel (Dn 9:21; Lc. 1:26)

Arcanjos - príncipes de Deus, anjos de guerra, protetores- Miguel (Dn 12 Jd 9)

Serafins - ligados à adoração (Is 6:1-3)

Querubins - ligados à santidade (Gn 3:22-24)

Os anjos podem se manifestar aos homens. Os anjos do Senhor,quando se apresentam aos homens, podem se apresentar comosão ou tomam forma humana (Gn 18:2; 19:1; Sl 34:7).

3.2 - Demônios

São seres espirituais. O demônio que é citado em Mateus17:18, é chamado de espírito imundo no relato paralelode Marcos 9:25. Veja Efésios 6:12. Eles conhecem a Jesus(Mc 1:24), conhecem seu próprio destino final (Mt 8:29),e conhecem o plano da salvação (Tg 2:19).

Lúcifer era um querubim, segundo Ezequiel 28:14-16.Ele era responsável pela música, pelos louvores (Is 14;Ez 28).

Deus não criou Lúcifer para ser um espírito maligno. Oproblema deste anjo caído estava em querer ser igual aDeus e maior que Deus (Is 14:12). Acabou se tornandoo ser maligno que é, o diabo. A terça parte dos anjos docéu caiu com Lúcifer. Deus fez o inferno para satanás eseu anjos.

Almejar ser o que a Palavra não nos promete, émalignidade; não ser o que a Palavra promete, émediocridade (Tg 4:2-3).

Os demônios ou os anjos caídos (11 Pe 2:4), paramanifestarem-se, ou usam uma forma que não é a deles (poissão mentirosos) ou manifestam-se através de:

• Pessoas: endemoninhado de Gadara. Quanto maisbrechas tem a pessoa possessa, mais legalidade tem satanáspara agir.

Page 40: 2 Material Jcl

40::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• Animais: Mc 5:1 1: Os demônios não têm interesse emanimais e sim nos homens e nos territórios. Os demôniosentram nos lugares pelos pecados do homem (1 Pe 5:8).Pelo pecado eles podem levar uma pessoa à possessão. Oobjetivo de satanás é instalar a maldição no homem, atravésdo pecado.

Maldição é a permissão dada ao diabo para causar dano àvida das pessoas.

Essa permissão pode ser dada por alguém que exerce autoridadesobre outrem ou por si mesmo. Às vezes lançamos maldiçãoatravés de nossas palavras, de prognóstico negativo (conhecidocomo “rogar praga”) e não temos consciência da seriedadedisso.Da nossa boca só deve sair bênção (Tg 3:8-10). A maldiçãovem como conseqüência do pecado de na o ouvir, nãoobedecer e não guardar as ordens do Senhor, e de se misturarcom outros deuses (Dt 28:15). A maldição se instala porquepecamos (Lm 5:7-10).

Satanás é o príncipe dos demônios. Ele possui uma hierarquiabem organizada. “Porque a nossa luta não é contra o sanguee a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra osdominadores deste mundo tenebroso, contra as forçasespirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6:12). Os demôniosagem por territórios Js 1:3; 1 Pe 5:8). Satanás se apodera dosterritórios ou por consagração ou pela legalidade do pecado.

• Principado - significa território ou jurisdição de um príncipe,ou país que dá título a um príncipe.

• Potestade - significa autoridade. No grego é a palavra “exousia”(autoridade sobre o lugar).

• Forças do mal nas regiões celestes - são poderes que só têmum objetivo: o MAL (Ef 6:12).

4 - As brechas espirituais por onde entram as maldições (Rm3:13)

a) Maldição hereditária - se instala através dos pais ouantepassados que abriram legalidades tais como:

• idolatria (Ex 20:5b)

• prostituição (1 Co 6:15)

• rebeldia a Deus (1 Sm 15:7)

• feitiçaria (1 Sm 15:7)

• mentira (Ef 4:25)

• adultério (Pv 6:32)

b) Maldição voluntária - quando a pessoa decide pecar.Ex: Eu mesmo me dispus a ir à macumba, a adulterar,etc. (Sl 51:3)

c) Maldição da nação - Exemplo do Brasil: nossacolonização nos trouxe diversas maldições: homens demá índole (bandidos) foram enviados,, de Portugal parao Brasil, a fim de povoar esta terra. Estes, como tambémnossos colonizadores, saquearam, praticaram abusosexual, abuso físico (escravidão, violência), e extermíniocontra os índios nativos. Muitos negros que vieram parao Brasil foram entregues pelos de sua própria raça(rejeição), ou trocados, ou mesmo forçados a vir para oBrasil sob violência. Esses africanos implantaram aquisuas práticas de feitiçaria, e assim se instalou uma aliançaentre a idolatria de Portugal e a feitiçaria da África. Odesenrolar da nossa história revela atrocidades cometidas,pela própria população que aqui habitava as quaisatraíram maldições sobre a nossa nação. Essas maldiçõessó podem ser quebradas, e estão sendo, pelo Nome deJesus, pela eficácia do seu sangue já derramado para aremissão de pecados e pela proclamação do povobrasileiro que crê na libertação que Jesus pode fazer.

d) Maldição involuntária - quando os pais ouautoridades sobre determinada pessoa a leva para terrenode macumba, batismo na igreja católica, etc. Ex.:- Meuspais fizeram pactos por mim (Ef 6:4).

4.1 - O mal proveniente dos traumas

Alguns demônios entram pelos traumas na infância,adolescência, maturidade ou atitudes que partem de nós(Js 32 e 36). Por exemplo:

rejeição - abuso sexual - violência - medo - brigas -acidentes abandono - falta de amor - palavras duras -drogas - ausência dos pais - divórcio - namoros ilícitos -adultério - aborto

Só podemos curar o trauma através da cruz de Jesus (Gl3:13). Só seremos libertos se permitirmos que o Filhodo Homem o faça.

4.2 - Palavras proferidas carregadas de sementes do malPalavras são sementes que, uma vez plantadas, irãofrutificar. Palavras edificam ou destroem. As palavrassão responsáveis pelas guerras, separações, mortes,inimizades, desgraças (Pv 15:1). Seremos justificadosou condenados pelas nossas palavras (Mt 12:36-37; 1Co 15:3).

Page 41: 2 Material Jcl

41::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::O pecado de maledicência gera uma maldição instaladapela palavra maldita.

Davi pediu que Deus guardasse seus lábios (51 141:3).O complexo de inferioridade vem por causa de palavrasmalditas: escárnio, zombarias, etc. Deus abomina oescarnecedor (Pv 13:3).

A língua desenfreada pode causar danos irreparáveis, osquais só Jesus pode consertar (Tg 3:7-12). As vezes paisoprimem seus filhos chamando-os de “gays”, deimprestáveis, de vagabundos, e assim estes acabam sendo(Pv IS: 2 1). Na verdade é um dizer profético negativosobre alguém (Pv 26:2). Palavras são sementes e estaspodem dar legalidade a demônios.

4.3 - Pecados ministeriais

• Tradições com o fim de manter o homem afastado deDeus (Lc 11:37-44).

• Adultério (Mt 5:27-28).

• Fraudes, roubos (Ef 4:28).

4.4 - Males para o mal que se instalaram no Brasil (Ap. 21:8)

- Idolatria (Dt 18:10-14).

• Feitiçaria (Dt 18:10-14).

• Bruxaria (Dt 18:10-14).

• Prostituição, etc. (1 Co 6:15-16).

5 - Processos de libertação

Todo crente deve ter sobre sua vida:

INTEGRIDADE - ter bom caráter (Jó 1:8).

SANTIDADE - ser separado do mundo (1 Pe 1: 14-16).

SINCERIDADE - chamar de pecado o pecado.Enquanto não enumerei os meus pecados, adoeci (Sl32:3). A minha alegria se transformou em tristeza. (Sl51:12).

5.1 - O principal elemento necessário para ser liberto éo genuíno arrependimento. Mas, o que éarrependimento?

ARREPENDIMENTO (Atos 3:19)

Sentir dor profunda.

Confessar o pecado, abandonado completamente.

“Ah! Senhor! eu ofendi a tua santidade. Isto dói ... Nãovou mais pecar nessa área, ajuda-me!”

REMORSO (Tg. 4:7)

Traz ressentimento.

“Pôxa, não deveria ter feito” (mas volta a fazernovamente)

justifica a atitude pecaminosa. “Ah! É por causa disso edaquilo...”

5.2 Quero me prostituir? (1 Co 3:16 / 6:18-20)

3. Quero ver o que não devo? (Tg 4:4)

4. Sinto desejo de pecar? (Rm 7:15)

Porque ainda não houve genuíno arrependimento. Overdadeiro arrependimento gera a genuína libertação. (Pv28:13).

A pessoa arrependida sente verdadeira dor pelo pecadoporque sabe que, enquanto durou o pecado, suacomunhão com Deus foi estragada.

Para qualquer mudança acontecer, precisamos sentiruma dor profunda. Essa dor deve-se aoreconhecimento de que, como filho de Deus, ofendeuao Pai, e também às pessoas envolvidas, com o pecado(Lc 22:44). Quando o pecado é lembrado com dor,aí há cura. A cura não elimina as lembranças, masremove a dor.

Pecados têm que ser declarados um a um: Eu fiz isto,desta forma, x vezes”. (Sl 32:3-4). Davi disse: Todosos meus pecados eu te declarei. (Sl 32:5; Sl 51).

Quando o marido comete pecado e confessa, aesposa questiona: “Como? Onde? Por quê? Quehoras? Com quem?” etc. Com Deus também éassim, temos que detalhar. Não podemos pecar avarejo e pedir perdão no atacado.

Todo pecado tem que ser renunciado (Tg. 4:7). Lembraonde está a brecha? Então, para que essa brecha sejafechada, é necessário que haja uma renúncia. Precisamos

Page 42: 2 Material Jcl

42::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::aprender a viver como santos. É preciso cortar a raiz demaldição que entrou pelo pecado. Mesmo tendo sidouma maldição que entrou através do pai, avô, bisavô,etc., precisa ser fechada. Satanás quer manipular estageração. Jl. 1:1-27 / Tg. 4:4-5).

Deve-se chamar à existência o oposto:

Prostituição - Santidade (1 Pe. 1:14-16).

Ódio - Amor (Rm. 13:8).

Rebeldia - Submissão (Fl. 2:5-8).

Mentira - Verdade (Ef. 4:25).

Chame à existência a libertação

Pedindo ao Espírito Santo que venha sobre você comSua santidade, amor, submissão (1 Pe. 1:14-16).

Tendo cuidado com o que expõe à sua mente. O diaboquer ter acesso à sua mente todo o tempo (Fl. 4:8; 1Cor. 2:16).

6 - Princípios para receber a ministração de libertação

1º - Sentir necessidade - reconheça que precisa delibertação (SI. 51:3).

2º - Arrepender-se do pecado cometido por si próprioou por seus antepassados.

3º - Não ter medo do processo de libertação - o medo amarravocê, impedindo a sua libertação (11 Tm. 1:7; 1 Jo 4:4).

4º - Lutar pela sua libertação - se os demônios tentaremdificultar a libertação, lute; não deixe que sua mente fiquevagando, pense em sua necessidade de libertação (Ef. 6:12).

5º - Lembrar dos pactos e qualquer nível deenvolvimento com o pecado e rejeitá-los.

7 - Oração de libertação

Importante:Importante:Importante:Importante:Importante:Como no Retiro de Impacto poderão ter pessoasComo no Retiro de Impacto poderão ter pessoasComo no Retiro de Impacto poderão ter pessoasComo no Retiro de Impacto poderão ter pessoasComo no Retiro de Impacto poderão ter pessoascristãs há pouco ou muito tempo é necessáriocristãs há pouco ou muito tempo é necessáriocristãs há pouco ou muito tempo é necessáriocristãs há pouco ou muito tempo é necessáriocristãs há pouco ou muito tempo é necessárioexplicar que àqueles que já confessaram seusexplicar que àqueles que já confessaram seusexplicar que àqueles que já confessaram seusexplicar que àqueles que já confessaram seusexplicar que àqueles que já confessaram seuspecados ao Senhor já foram perdoados, mas sepecados ao Senhor já foram perdoados, mas sepecados ao Senhor já foram perdoados, mas sepecados ao Senhor já foram perdoados, mas sepecados ao Senhor já foram perdoados, mas seainda houver uma queda constante no mesmoainda houver uma queda constante no mesmoainda houver uma queda constante no mesmoainda houver uma queda constante no mesmoainda houver uma queda constante no mesmopecado há necessidade de libertação, apesar dopecado há necessidade de libertação, apesar dopecado há necessidade de libertação, apesar dopecado há necessidade de libertação, apesar dopecado há necessidade de libertação, apesar dotempo de conversão.tempo de conversão.tempo de conversão.tempo de conversão.tempo de conversão.Ministração:- A oração de libertação deve ser específica (ministrarum a um impondo as mãos e ungir).- Se alguém manifestar algum tipo de possessãoespiritual deverá ser ministrado individualmente eapós a expulsão levar a pessoa a confessar sualibertação rejeitando todo o mal em nome de Jesus.- Talvez alguém tenha o desejo de confessar, de seexpressar sobre eventuais problemas que exijamorações específicas. O palestrante deverá designarpastores ou lideres que sejam aptos para fazer essetipo de ministração.Fim da palestra

Antes de liberá-los para a próxima palestra serádistribuída uma folha onde cada um vai ao longodo dia anotar algo que o Espírito Santo vai ministrarao seu coração em relação aos pecados, dores,insatisfações que passaram por sua vida e que dealguma forma ainda exerciam influência no seucomportamento.

Cada um ficará com seu papel e não poderá compartilharcom ninguém; é algo pessoal. O palestrante deveráafirmar que esse papel ficará com a pessoa e no finalhaverá um “Ato Profético” e ele será necessário.

Page 43: 2 Material Jcl

43::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

TTTTTextos: extos: extos: extos: extos: Nm 13:2; Pv 3:33; Sl 109:17-18

Objetivos:Objetivos:Objetivos:Objetivos:Objetivos:Mostrar que a realidade do mundo é diferente daquiloque Deus planejou para as nossas vidas no que diz respeitoà prosperidade. Algumas verdades precisam serimplantadas e fortalecidas nos corações daqueles quedesejam ser livres das garras do diabo.

Deus tem interesse na sua prosperidade, pois Ele veiopara dar vida e vida com abundância e isso desfazendo

as obras do diabo.

1 – Satanás quer a igreja e os membros / discípulos sejampobresa – Deus quer uma igreja próspera – membros prósperosb – O que é prosperidade bíblica.c – Saia do ringue – não lute com você - recuse-se aduvidar da Palavra de Deus

2 – Conceitos que atrapalham a prosperidade (enganode Satanás).Conceito 1 – uma pessoa ou igreja para agradar a Deustem que ser humilde e humilde é ser pobre.Conceito 2 – espiritualizar as coisas – tudo é espiritualII Cor. 8:9Conceito 3 – desculpas usando a Palavra “No mundotereis aflições” Mat. 5: 11-12.Conceito 4 – a visão que tenho de mim não é a mesmavisão que Deus tem de mim.

3 – Conceito de Embaixador – II Cor. 5:20Veja Elias e a viúva de Sarepta e o povo de Deus nodeserto por 40 anos

4 – Do mundo material para o espiritualVeja Abraão e o seu chamado

5 – O resgate plenoEm Êxodo 10:26 Moisés disse a Faraó que nem umaunha ficaria no Egito, ou seja, quando Deus dá alibertação é algo completo. Em todas as áreas vocêreceberá o resgate de Deus.

6 – Descendência de Abraão – Gl. 3:29Somos herdeiros através de Cristo de todas as bênçãosde Abraão.

Chegou o momento de retirar os obstáculos queimpedem a nossa prosperidade. Se Deus prometeu aos

descendentes de Abraão que seriam uma nação poderosana terra e hoje vemos isso acontecer; essa promessa é paravocê também.

Vamos falar especificamente de áreas que o espírito demiséria atua “roubando” sua prosperidade.As áreas de influência de Mamon (Mt 6:24).

1 – Espírito de miséria e mesquinhezBiblicamente a prosperidade está diretamente ligada àgenerosidade (Pv 11:25). Uma pessoa miserável emesquinha estará a serviço de Mamon, mesmo queinvoluntariamente.Esse tipo de pessoa é aquela valoriza as coisas e despreza aspessoas, ou seja, não consegue dar; só pensa em receber equando vai dar sempre oferece o pior (Ml 1:13).

2 – Espírito de ansiedade- “Ansiedade”, diz o Dicionário Houaiss da LínguaPortuguesa, é “grande mal-estar físico e psíquico; aflição,agonia”; “desejo veemente e impaciente”; “falta detranqüilidade; receio”; “estado afetivo penoso, caracterizadopela expectativa de algum perigo que se revelaindeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduose julga indefeso”.- A origem da palavra “ansiedade” é a palavra latina“anxietas, atis”, que, por sua vez, tem origem no radical“ang-”, cujo significado é “’estreitar, oprimir, apertar (agarganta)”, que tem a mesma origem da palavra “angústia”.Uma pessoa que sofre desse espírito não consegue esperar,não tem paciência e isso a leva a antecipar as coisas. Essaansiedade leva a pessoa a fazer dívidas, a comprometer-secom pessoas e até mentir, enganar, roubar afim de alcançardeterminado objetivo material.

3 – Espírito de consumismoCom a globalização os apelos da vida moderna estãolevando o ser humano a valorizar as pessoas pelo que elaspossuem, não pelo que realmente são. Infelizmente naigreja muitas pessoas estão vivendo esse drama.Talvez você viva hoje uma vida cheia de problemasfinanceiros por não haver controle financeiro. Algumaspessoas não têm um mínimo de controle fazendo dívidas,comprando compulsivamente, com o nomecomprometido (sujo).

Deus nos deu um espírito de moderação (II Tm 1:7). Seno meio em que você vive a valorização é pelo que vocêtem procure afastar-se (pelo menos até que esteja liberto).

Page 44: 2 Material Jcl

44::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::4 – Rebelião – I Sm. 15:23O caso clássico de rebelião nessa área é o do filho pródigo(Lc 15:11-20)VII – Fatores de impedem a prosperidade

1 – Rejeitar a instrução – Js. 1:8

2 – A preguiça – Pv. 20:13

3 – O egoísmo – Luc. 6:38

4 – Esquecer de agradecer a Deus – Dt. 8:17-18

5 – Oferta sem perdão – Mt. 5:23-24

6 – Não honrar ao Sacerdote – Ez 44.28-30; Gl 6.6-7.

7 – Maldições- Maldições hereditárias – Gal. 3:13 – maldição de miséria- Maldições diárias atuais – Malaquias 1:13-14 – ofertabichada- Maldições da língua – Pv. 18:21 – depreciar o que recebe- Líder que não dá honra ao Senhor – Ml. 2:2 – bazaresna igreja para sustento da obra de Deus.

8 – Quebra de contrato (caráter) – Mat. 22:17-21 -cumprimento de horários e compromissos, loteria e outrosjogos, mentir para manter o emprego, não devolver o quepertence a outro e etc.

9 – Jugo desigual – 2 Co 6.14 – Sociedade com ímpio.Deus não divide a sua glória com ninguém (Is 42.8).

10 – Rejeição por Israel – Todos os que abençoarem aIsrael serão abençoados e todos os que amaldiçoarem serãoamaldiçoados (Gn 12.3; Sl 122.6).

11 – Roubo a Deus – Mal. 3:8a – Os dízimos- Tudo pertence a Deus e Ele quer que devolvemos somente10%

- O dízimo dever ser entregue na sua igreja- Dízimo mantém abertas as janelas do céu- Dízimo não é da lei- O dízimo é uma bomba relógio- O dízimo é obediência – I Sm. 15:22- Dízimo prova a Deus- O único demônio que não podemos expulsar é odevoradorb – As ofertasMarcos 4:26-27Gálatas 6:7Lucas 6:38

12 – Não servir a Deus com alegria e abundância detudo – Dt 28.47-48 – O nosso Pai nos deu o melhor,Jesus Cristo, o seu único Filho, pela nossa salvação. Oque temos dado a Ele? Maldito aquele que faz a obra deDeus relaxadamente (Jr 48.10).

VIII – Cuidados na Semeadura1 – O semear com pecado não funciona – Jó 4:82 – A qualidade da semente – Oséias 8:73 – O tempo da colheita – ansiedade é atuação de Mamon4 – Tipo de solo – obra de Deus5 – A colheita é certa – Marcos 4:29

Exemplos Bíblicos- Elias e a viúva de Sarepta – I Reis 17:14 (8-16)- A multiplicação dos pães e peixes (João 6:1-13)

Conclusão1 – Confesse o seu pecado ao Senhor – Pv. 28:13Tome autoridade em Nome de Jesus e expulse Mamonde sua vida em Nome de Jesus.

2 – Faça um compromisso com o Senhor de fidelidadenos dízimos e ofertas, e andar em fidelidade em todas asáreas de sua vida

3 – Se você não tem colhido procure onde está o erro econserte.

Page 45: 2 Material Jcl

45::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Preparação dos participantes:Preparação dos participantes:Preparação dos participantes:Preparação dos participantes:Preparação dos participantes:

• Posição o mais confortável possível

• Registro apenas dos sentimentos e idéias que lhe ocorremdurante a ministração, em relação a você.

Atitudes mentais:Atitudes mentais:Atitudes mentais:Atitudes mentais:Atitudes mentais:

• Abertura

• Atenção a si mesmo e não ao outro.

1 - Entendendo o que é cura interior

A autora Betty Tapscott no seu livro “Cura Interior”,(TAPSCOTT, Betty Cura Interior. Ed. Betânia, 1995),fala-nos acerca do que é Cura Interior. Devido à importânciado texto, citaremos longos trechos com alguns comentáriosnossos.

Cura interior é a cura de nosso homem interior: da mente,emoções, lembranças desagradáveis, sonhos. É o processopelo qual, por meio da oração, e de um processo deconscientização da nossa situação, somos libertos desentimentos de ressentimento, rejeição, autopiedade,depressão, culpa, medo, tristeza, ódio, complexo deinferioridade, autocondenação e senso de desvalor, etc.

Em Romanos 12:2, lemos o seguinte: “E não vosconformeis com este século, mas transformai-vos pelarenovação da vossa mente...” A cura interior é a renovaçãode nossa mente.

Jesus disse o seguinte: Eu estou deixando-lhes uma dádiva- paz de espírito e de coração! E a paz que eu dou não éfrágil como a paz que o mundo dá. Portanto, não se aflijamnem tenham medo. (Jo. 14:27). Mas, há inúmeras pessoas,hoje, que não possuem essa paz interior. E muitas delas sãocrentes, mas, apesar de tudo, acham-se emocionalmenteenfermas, embora estejam em boas condições físicas. Jesusdeseja que sejamos sãos em todo o nosso ser. Em Isaías53:5 vemos como a Bíblia prediz a obra de Jesus: “... ele foitraspassado pela nossas transgressões e moído pelas nossasiniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, epelas suas pisaduras fomos sarados.” Ele quer salvar-nos denossos pecados (cura espiritual), quer que tenhamos paz(cura interior), quer que fiquemos livres de dores e doenças(cura física). Ele quer que todo o nosso ser seja perfeito!

2 - Como saber se tenho feridas

2.1 - Dando crédito à Bíblia, que afirma necessitarmosde renovação da mente.

1 Tessalonissences 5:23 mostra que somos compostosde três elementos:

1. Espírito - elemento com o qual contactamos adivindade.

2. Alma ou mente ou psiquê - elemento com o qualcontactamos a Humanidade (Eu e os Outros).

3. Corpo - elemento com o qual contactamos o mundofísico (matéria).

“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, queapresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo,santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Enão vos conformeis a este mundo, mas transformai-vospela renovação da vossa mente, para que experimenteisqual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”(Rm 12:1-2)

O uso da palavra “Irmãos” referindo-se às pessoas a quemo texto estava sendo dirigido, implica que essas pessoasjá haviam recebido a Jesus, por isso se tornaram filhasde Deus, o que as fez irmãs entre si (João 1:12). Esseprocesso de se tornar filho de Deus só acontece por forçado novo nascimento que ocorre no espírito humano,conforme João 3:4-8.

O que ocorre no espírito é o novo nascimento, ondetudo se faz novo (2 Co 5:17), porque ao receber a Jesustoda a velharia do pecado é perdoada, e o espírito évivificado, tornando-se nova criatura.

Quando o apóstolo diz “Irmãos”, entendemos que falaaos que têm espíritos vivificados, espíritos novos.

Então, o texto de 1 Tessalonissences 5:23 nos explicacomo apresentar íntegros os três elementos:

• Espírito: Pelo novo nascimento. Jo 3:4-8).

• Alma: Pela renovação da mente, assumindo a mentede Cristo, manifesta na Palavra de Deus. (2 Co 5:17; 1Co 2:16).

Page 46: 2 Material Jcl

46::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• Corpo: Pelo sacrifício e domínio próprio. (1 Co 9:27).

“Esmurrar” o corpo implica:

• não dar vazão a apetites carnais;

• só comer o que é sadio;

• não permitir que sono, cansaço, apetites, nos dominem;

• fazer atividades físicas.

Isso porque o corpo não nasceu de novo; ele só seráglorificado quando da volta de Jesus (1 Coríntios 15:53-54), quando não mais será corruptível.

A alma ou mente, compõe-se de:

sentimento

vontade

pensamento

consciência

Nestas áreas todos nós somos feridos pelainstrumentalidade de outro ser humano, ficando, assim,com a mente ferida, ou adoecida. A alma, corno o corpo,não nasceu de novo. Tudo nela ainda é velho, envelhecido.

Os que passaram pelo processo do novo nascimento,que se tornaram irmãos, ainda têm pela frente dois outrosprocessos:

• Sacrifício do corpo

• Renovação da mente

Ainda que alguém ache que não tem feridas e que, porisso mesmo, não necessita de cura, ao se deparar com aordem “transformai-vos pela renovação da vossa mente”,é obrigado a entender, através da crença na Palavra, queprecisa de renovação.

2.2 - Percebendo a dor de lembrançasSe ao lembrar um assunto sente-se dor, é porque a feridaainda não cicatrizou. Dor na alma se apresenta de diversasformas: nojo, raiva, angústia, ansiedade, medo,vergonha...

Exemplo 1 - Sinto muita inveja, ou raiva, do irmão queminha mãe preferia.

Exemplo 2 - Sinto nojo ao lembrar que fui estuprada.

2.2 - Percebendo “comportamentos limitadores” ousintomas

Há feridas para as quais não percebemos uma dorconsciente, mas podemos classificar como “limitador”um comportamento pouco sadio na área em que fomosferidos.

Exemplo 1 - Embora não sinta raiva do irmão que erapreferido da minha mãe, não tenho muito assunto paraconversar com ele, entre nós há uma certa indiferençavisível.

Exemplo 2 - Embora não sinta nojo (ou raiva) ao lembrardo estupro, não consigo manter firme umrelacionamento afetivo.

Alguns tipos de feridas na alma, expressas porcomportamentos limitadores

• Viver ameaçando

• Viver chantageando

• Sentir-se constantemente confuso

• Jamais admitir erros

• Racionalizar todas as situações

• Sentir prazer no infortúnio do outro

• Desqualificar o sucesso do outro

• Não ter sonhos, aspirações

• Desconfiar sempre e de todos

• Ser hipocondríaco

• Ser ciumento

• Ser triste

• Ser risonho demais

• Comparar compulsivamente

• Possuir dinheiro e não usufruir dele

• Gastar o que não tem

Page 47: 2 Material Jcl

47::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• Ter dificuldade para dizer não

• Sentir-se sem mérito, diante de elogios

• Viver sob angústia

• Ter vontade enfraquecida

• Pensar que o mundo arquiteta contra si

• Ter timidez paralisante

• Ter pesadelos constantes

• Não ter prazer sexual no casamento

• Masturbar-se compulsivamente

3 - Situações que nos ferem emocionalmente

A família é a nossa base. Se a sua base foi desestruturada,você também pode ser desestruturado. Talvez acontecerammuitas coisas no período em que você ainda estava no ventrede sua mãe, e durante a sua infância e adolescência, que lheafetaram diretamente. Talvez, feridas se instalaram em vocêatravés dos seus pecados e dos de sua família. Nossa alma enosso coração são totalmente afetados pelo pecado. Talvezvocê esteja enfermo na alma porque seus pais pecaram, ouporque você pecou.

O Senhor tem poder para curar os seus traumas, as suasferidas interiores e até as suas doenças. Jesus veio para isto.Hoje Ele vai começar a fazer uma cirurgia em você, tirandoo que foi plantado e não presta.

Temos alguns exemplos de homens que tinham doençasna alma e que precisaram ser curados por Deus:

1. Moisés - tinha dificuldades na fala (língua pesada), talvezpor isso achava-se incapaz de ser o libertador do povo deIsrael (Êx 4:10).

2. Elias - um poderoso profeta, mas que sentiu-se inferiore incapaz de enfrentar Jezabel. Achava que era o único quehavia restado; queria morrer (1 Rs 19:1-21).

3. Mirian (irmã de Moisés) - sentia-se inferior a Moisés equis sobrepujar a situação fazendo cobranças e afirmandoser tão usada por Deus como Moisés. Como conseqüênciaficou leprosa (Nm 12:1-16).

4. Os 10 espias que se sentiram inferiores ao povo inimigoe por isso não herdaram a terra prometida (Nm 13:25-33).

Vejamos algumas portas que podem ser abertas, gerandoferidas emocionais:

1 - Rejeição

É um sentimento de que não somos amados, aceitos oubem-vindos, antes somos rejeitados, e ignorados poraqueles que nos rodeiam. Um sentimento de inferioridadee de auto-piedade cerca a pessoa. Às vezes tem muitopotencial mas o mesmo acaba sendo menosprezado. Apessoa rejeitada sempre interpreta mal as atitudes das outraspessoas. Elas sempre têm a sensação de que as pessoas àsua volta criam situações para desprezá-las. A pessoarejeitada, quando ama alguém, é corno um aspirador depó: suga completamente a pessoa amada. A pessoa rejeitadadiz “sim” quando deveria dizer “não” e “não” quando deveriadizer “sim”; ela tem medo do que os outros pensam ouque as pessoas a amarão menos. Na nossa vida a rejeição éuma das maiores portas de acesso a cadeias, correntes,grilhões e demônios. A rejeição vem através de váriassituações, tais como:

a) O nome próprio. Ex.: Novalgina de Almeida, oumesmo um outro nome não tão esquisito, mas a pessoaque o tem se sente humilhado (citar alguns outros nomes).

b) Morte do pai, da mãe ou de ambos. Inconscientementea pessoa toma como rejeição a si.

c) Gravidez indesejada. Talvez seja fruto dorelacionamento da mãe com um namorado queabandonou.

d) Rejeição do marido quando soube que a mulher estavagrávida, rejeitando a ela e a criança.

e) Divórcio dos pais.

f ) Preferência dos pais. O pai dá preferência a um filhomais inteligente, bonito, descontraído, brincalhão eesquece o outro filho. Os melancólicos podem se encaixarnesta situação por não serem tão comunicativos.

g) Rejeição no casamento. Ex.: o marido rejeita a esposaporque está gorda, fala coisas desagradáveis para ela, háadultério, há humilhações. Na relação sexual só o maridose satisfaz (a esposa não tem orgasmo e o marido não seimporta com isso), a mulher se sente usada, o maridosubestima a inteligência e a capacidade da esposa.

h) Abandono da mãe. A mãe que deixa o filho com aavó ou o pai, para ir trabalhar em outra cidade ou morarcom outro homem ou vice-versa.

Page 48: 2 Material Jcl

48::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::i) Profecias auto-realizadoras. A mãe ou o pai quelançou palavras de maldição sobre os filhos, chamando-os de burro(a), prostituta, gay; dizendo que os filhosnão deveriam ter nascido, não prestavam para nada, nãovaliam nada, não iam dar para nada. Palavras gerammaldições, traumas. Palavras são sementes que, uma vezsemeadas pela nossa família ou autoridade, começam acrescer e a dar frutos através de nós, isto quando nãotemos Cristo e uma consciência para fecharmos asbrechas. Palavras que amaldiçoam:

• Ah, você nunca vai prestar pra nada.

• Você é pobre, conforme-se com isto, nunca vamos sairdesta.

• Você é um burro, nunca vai conseguir nada.

• Você vai virar uma prostituta se continuar assim.

• Você é um drogado e vai morrer assim. - .

• Seu casamento será uma porcaria, igual ao meu.

• Os homens nunca prestam, não confie neles.

• Você deve sempre ter três mulheres ou mais - uma, amãe dos seus filhos, outra, a sua amante, e outra umcaso à parte.

• Homem que é homem não chora.

• Todo homem, para provar sua masculinidade, precisater relações sexuais antes de se casar.

• Você vai virar homossexual se não arrumar namorado(a).

j) Apelidos referindo-se a possíveis deformações(orelhudo, nariz de bruxa, boca de cabide, etc)

1) Xingamentos (palavrões).

m) Carência afetiva. O pai e/ou a mãe nunca lhe disseramque o amava, nunca lhe fizeram carinho.

n) Desinteresse do pai ou da mãe (através de morte,excesso de trabalho, descaso).

o) Vícios dos pais. O pai ou a mãe foram alcoólatras,drogados, prostitutas, e isto trouxe muitos traumas,muitas mágoas, e até vergonha para os filhos.

p) Suicídio de um dos pais.

q) Ensino sem disciplina. Fruto de lar sem liderança,sem controle, sem equilíbrio.

r) Discriminação racial, sexual, cultural.

2 - Auto-rejeição

a) Deficiência física.

b) Magreza excessiva.

c) Obesidade (algumas pessoas aceitam como padrãode beleza um manequim que nunca alcançarão e criamcomplexos por causa disso; vivem em academiastentando alcançar um corpo perfeito).

d) Seios muito grandes / pênis aparentemente pequenodemais.

e) Cravos e espinhas em excesso, especialmente naadolescência. Doenças constantes.

3 - Culpa

Culpa por ter abortado ou pago o aborto de alguém;por homicídio; por espancar filhos ou irmãos maisnovos, etc.; por roubar; por ter enganado; por não tercuidado dos filhos; por ter usado alguém sexualmente;por ter sido alguém de “programa”; por ter sidoabusado sexualmente ou ter estuprado a alguém; pornão ser mais virgem; por ter sido homossexual; por teradulterado, etc.

Por isso hoje você é:

Inseguro, medroso birrento, rancoroso, magoado,melindrado, assustado, odioso, tímido, inconstante,solitário.

4 - Abusos sexuais

Abusos de vizinhos, pai, mãe, tio, primo, prima,empregada, etc. A maioria dos abusos sexuais nomundo acontece no seio familiar, por parentespróximos todo

5 - Desvios sexuais

Estes podem acontecer como fruto de distúrbios psicológicosou por intervenção direta de demônios, ocasionando asseguintes situações que geram distúrbios na alma:

Page 49: 2 Material Jcl

49::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• Anafrodisía, frigidez e erotismo: são diminuição doinstinto sexual, sendo a primeira no homem e a segundana mulher. Erotismo é o aumento desordenado doinstinto sexual.

•Auto-erotismo ou coito psíquico: Não há necessidadedo contato com o(a) parceiro(a). Somente um retrato,escultura ou a presença de alguém desencadeiam grandeestimulação sexual.

• Nareisisino: admiração exagerada pelo próprio corpo;às vezes gera com indiferença pelo outro sexo.

• Exibicionismo: Obsessão de exibir os genitais.

• Fetichismo: fixação do interesse sexual em uma partedo corpo ou em objetos (da pessoa amada ou não).Alguns se satisfazem só em tocar ou admirar. Outrostêm que se masturbar concomitantemente.

• Bestialismo ou zoofilia: atração sexual por animais (Lv.18:23).

• Masoquismo: prazer sexual com o próprio sofrimentofísico ou agressão moral. 0(a) parceiro(a) tem que bater,chicotear, xingar, humilhar... (1 Co. 3:16)

• Pedofilia: atração sexual por crianças.

• Homossexualismo: atração sexual por pessoas domesmo sexo (Lv 18:22).

• Transexualismo: o indivíduo não aceita o seu sexo, edeseja mudá-lo. Geralmente nega que tem uma práticahomossexual (Lv 20:13).

• Travestismo: prazer em trajar-se corno o sexo oposto.Não necessariamente tem relações homossexuais, massente prazer de estar travestido. Mudança de identidadesexual (Rm 1:26-27).

6 - A cura interior e a cura do corpo (4)

Devemos dar graças a Deus pelos médicos e enfermeiroscrentes. Lucas era médico, e foi inspirado pelo EspíritoSanto para escrever a história de Jesus. Deus deu aohomem a inteligência e a capacidade de criar os remédiose fazer uso deles. Os médicos tratam dos doentes, mas éJesus quem os cura. Na maioria dos casos, a ciênciamédica trata dos sintomas; Jesus quer curar a causa dasenfermidades. Os médicos, psicólogos e psiquiatrascrentes confiam no Senhor, e louvamos a Deus pelaexistência deles. A cura interior pode envolver

psicoterapia mais a operação de Deus. Segundo o nossoprisma, a bênção máxima de Deus para nós é a cura,mas temos que entender que Deus é o soberano sobrenossas vidas. Jesus curou a muitos, mas não a todos. Háa necessidade de um investimento de fé por parte dapessoa, do ministrador e do auditório. Nos submetemosao relatório final do Senhor, mas manteremos finalmentea confissão da esperança. (Hb 10:23).

Jesus é o maior dos médicos - o maior psicólogo quepode haver. Somente Ele pode curar-nos integralmente.Ele deseja sarar nossas tristezas e mágoas. Onde haviaconfusão de espírito, ele quer introduzir serenidade. Ondehouve medo, ele está ansioso para conceder-nos umamente sã (1 Co. 2:16). Ele quer restabelecerrelacionamentos destruídos; quer reerguer casamentosdesmoronados. Quer que sejamos capazes de amar osoutros do modo como gostaríamos de ser amados; eperdoar da forma como desejamos ser perdoados. Elequer que sejamos aquele indivíduo que Ele tinha emmente quando nos criou.

7 - Como curar feridas (5)

1º - Admitindo que precisa de cura.

2º - Acreditar que qualquer comportamento limitadorpode ser modificado.

3º - Entrando em contato com lembranças dolorosas.

4º - Externar lembranças dolorosas e comportamentoslimitadores.

7.1 - O que é como externar

Externar dores (angústia, nojo, raiva, medo, tristeza, ódio,etc.) diante de outrem (Tg 5:16)

É importante que antes de receber oração por cura daalma, se expresse, em forma de confissão, o materialdoloroso, limitador. Só após a confissão a oração deveser feita.

Para que haja a cura interior são necessários dois passos.

1º. Romper o domínio de Satanás sobre nós e tomarposse do que é nosso por direito.

2º. Receber a cura das lembranças passadas.

É bom pensar nesse primeiro passo como sendo uma“cirurgia espiritual”, em que Jesus cura todos os tumores

Page 50: 2 Material Jcl

50::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::que estão “crescendo” em nosso interior - medo, ódio,ira, ciúme, autopiedade, etc. Depois, então, pela oraçãode cura das lembranças guardadas em nossa mente, Jesuspenetra em nosso passado e cura todas as mágoas. Eletorna um “apagador espiritual” e desmancha todas asrecordações dolorosas. Talvez ele não apague totalmentea lembrança delas, mas remove a dor e o aguilhão. Eleanestesia a dor e a ferida profunda. Depois unge com oóleo do Espírito Santo, e cura os locais onde havia aferida. Ele nos purifica e nos dá sua paz. O texto deColossenses 2:11-15 descreve maravilhosamente essacirurgia espiritual:

“Nele também fostes circuncidados, não por intermédiode mãos, mas no despojamento do corpo da carne, queé a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados com elejuntamente no batismo, no qual igualmente fostesressuscitados mediante a fé no poder de Deus que oressuscitou dentre os mortos. E a vós outros, que estáveismortos pelas vossas transgressões, e pela incircuncisãoda vossa carne, vos deu vida juntamente com ele,perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado oescrito de dívida, que era contra nós e que constava deordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-ointeiramente encravando-o na cruz; e, despojando osprincipados e as potestades, publicamente os expôs aodesprezo, triunfando deles na cruz.”

Jesus é a única pessoa que pode sarar os males de nossaslembranças e dores, e ele o fará, por meio da cura interior.

1. Se quisermos ser libertos do domínio de Satanás; (1Jo. 3:8b)

2. Se quisermos que nossa mente seja curada; (Fp. 4:8)

3. Se quisermos ficar integralmente sãos;

4. Se quisermos permanecer sãos. (Gl. 5: 1)

“Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será parasempre.” (Hb. 13:8). O tempo e o espaço não significamnada. Ele pode voltar ao nosso passado e tocar aquelespontos em que fomos feridos. Ele quer que lheentreguemos nosso passado. O verso de Filipenses 3:13nos diz para esquecermos o passado, e olharmos paraadiante, para o que está à nossa frente.

Algumas pessoas parecem gostar de viver no passado,repassando e revivendo sofrimentos antigos, sofrendocomo mártires. A essas pessoas Jesus não cura, pois elasmesmas não querem. Mas, se realmente quisermos serintegralmente curados, se quisermos essa paz interior,

ele pode concedê-la a nós. Lemos em Colossenses 1:13-14 o seguinte: “Ele nos libertou do império das trevase nos transportou para o reino do Filho do seu amor, noqual temos a redenção, a remissão dos pecados.”

“Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e praticaas primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, etirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”.Apocalipse 2:5

A operação da cura interior nãonãonãonãonão é apenas voltar ao passadoe desenterrar de lá os detalhes mais sórdidos. NãoNãoNãoNãoNão éprocurar ver qual a quantidade de lixo de que noslembramos; mas é jogar fora todo o lixo que alié jogar fora todo o lixo que alié jogar fora todo o lixo que alié jogar fora todo o lixo que alié jogar fora todo o lixo que aliencontrarmosencontrarmosencontrarmosencontrarmosencontrarmos. É deixar que Jesus faça brilhar sua luzdivina em todos os recantos escuros onde Satanásescondeu as mágoas e lembranças dolorosas. É andar demãos dadas com Jesus, em todos os segundos de nossavida, e deixar que ele fique bem ali conosco durante assituações desagradáveis.

Muitas vezes pensamos: “Ah! Deus me livre! Não queronem pensar nestas coisas ruins. Que fiquem longe davista, longe da lembrança”, com relação a essasrecordações indesejáveis. Mas este raciocínio é semelhanteao ato de ir acumulando objetos dentro de um armário.Depois que fechamos a porta, não vemos o amontoado,mas se continuarmos a colocar coisas ali, chegará ummomento em que elas rolarão para fora.

Esse mesmo princípio se aplica à nossa mente. Vamosempilhando na mente toda sorte de “lixo” (medos,ressentimentos, culpa), pensando que essas coisas nãovão incomodar-nos, mas elas ficam lá, no fundo de nossosubconsciente, e sem dúvida alguma irão afetar nossasemoções e influenciar o modo como agimos e reagimos.A raiva reprimida, os ressentimentos ou o medo às vezesse manifestam nos momentos em que menos esperamos.Obs.: Alguns textos foram tirados do livro Cura Interiorpor Betty TAPSCOTT Ed. Betânia, 1995.

8 - Os resultados da cura interior (6)

Se fôssemos descrever os resultados da cura interior comapenas uma palavra, essa palavra seria paz. Lembremosalgumas personalidades da Bíblia que tiveram problemasgraves, mas que depois receberam essa paz interior.Quando pensamos em Saulo de Tarso e em todos oscristãos que ele matou antes de tornar-se crente, podemosimaginar a dor do arrependimento que ele deve tersentido. Mas Deus o perdoou, encheu seu coração depaz interior, e ele acabou se tornando um gigante espiritual- um grande apóstolo.

Page 51: 2 Material Jcl

51::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::Consideremos a mulher apanhada em adultério. Sem dúvidaalguma ela deve ter sentido muita vergonha eautocondenação, mas Jesus lhe disse: “...nem eu tão poucote condeno; vai, e não peques mais.” (Jo 8:11). E Davi nãoapenas cometeu adultério, mas também mandou que omarido de Bate-Seba fosse morto. O filho recém-nascido,ilegítimo, morreu. Na certa, Davi deve ter-se sentidosobrecarregado de lembranças dolorosas. Contudo, o Senhorconcedeu-lhe a cura interior, e ele se tornou um homemsegundo o coração de Deus. Ele escreveu o seguinte, emSalmo 16:9: “Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espíritoexulta; até o meu corpo repousará seguro.” Davi haviaalcançado genuína alegria de coração, o que vale dizer: alcançarapaz mental. Pedro sentiu vergonha também, por haver negadoa Cristo, mas recebeu o perdão e a paz, e tornou-se umapessoa tão bem ajustada, que Jesus o chamou de “pedra”.

O Senhor deseja dar-nos essa mesma paz interior, por meioda cura interior. A Bíblia nos promete isso em Filipenses4:7: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento,guardará os vossos corações e as vossas mentes em CristoJesus.”

Lemos em Isaías 26:3 o seguinte: “Tu, Senhor, conservarásem perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque eleconfia em ti.” E Efésios 2:14 afirma: “Porque ele é a nossapaz....”

É necessário conscientizar a pessoa de que precisa perdoar esentir-se perdoada, para que possa prosperar na vida. Deus aajudará nisso. É preciso tirar do coração aquele sentimentode que Deus é culpado por lhe deixar passar por experiênciasamargas. Declare a libertação do seu coração para amar aDeus, e para aceitar a revelação de que o Senhor sempre quiso melhor, e sempre trabalhará pelo melhor para as nossasvidas. A chave para a cura interior e para as lembranças amargasé o perdão. Deus passará o seu bálsamo sobre as suas dores.

Peça para que declarem:“Estou aberto ao que Deus vai fazer em minha vida.”

“Toda minha cura interior e libertação da minha almadepende da cruz”.

O remédio para a humanidade está na cruz. É preciso passarpela cruz e ter compromisso com Deus. Precisamos renunciara nós mesmos para sermos libertos. Estamos numa guerraonde mesmo que tenhamos encerrado o argumento do diabo,ele vai querer fazer reivindicações. Não podemos permitirque o diabo tenha legalidades sobre nós. Hoje Deus começaráa curar as feridas.

Ministração:

Importante: Esse momento é o mais delicado do Retiro deImpacto, pois dependendo da maneira que for aplicada a CuraInterior alguém menos avisado poderá confundir com àquelaprática da psicanálise chamada “regressão”, a qual não aceitamose que não tem nada haver com o que estamos fazendo.

É óbvio que não há como curar o interior de alguém se aPalavra de Deus e o Poder do Espírito Santo não tiveremliberdade para “entrar”. A única forma disso acontecer é apessoa confessar quais são as lembranças que ainda exercemdeformação no caráter ou alteram seu comportamento.

O que faremos é uma “Revisão de Vida”; deixaremos que oEspírito Santo que nos conhece, entre e faça o que tem queser feito para que essas lembranças não sejam atuantes demaneira negativa em nosso presente.

Com uma musica adequada de fundo comece assim:

1. Ore para que Deus mostre a cada um quaislembranças que precisam ser curadas pelo Poder deDeus em suas vidas.

2. Repreenda toda e qualquer ingerência, manifestaçãomaligna que possa impedir que todos sejam tocadospelo Espírito Santo.

3. Diga-lhes: Tente lembrar os sentimentos que recebeu:amor, ódio, rejeição, tentativa de aborto, perigo devida por conta de doenças, insegurança quanto aonascimento...

4. “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antesque saísses da madre, te santifiquei; às nações te deipor profeta”. Jeremias 1:5

Saiba que no momento da sua concepção e do seunascimento Jesus estava te recebendo e te amando (talvez seupai não estivesse lá, mas Jesus estava).Jesus lhe recebeu e lhe colocou no colo...

Ele tinha um plano maravilhoso em sua vida...

5. Durante sua infância:• com um ano de idade...

• dois ...

• três...

Obs.: em cada faixa etária, desde a infância até à vida adulta,o ministrador deverá instruir os participantes a se lembraremde momentos difíceis, amargos, traumatizantes, etc. Elesprecisam liberar perdão às pessoas envolvidas em cadafase e até mesmo a Deus.

Page 52: 2 Material Jcl

52::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::6. Libere perdão a:

• pai;

• mãe;

• irmãos

• familiares;

Peça perdão a Deus se porventura tenha algumsentimento que Ele tenha permitido coisas ruins emsua vida. As vezes ficamos “magoados” com Deus...

7. Não prenda pessoas no mundo espiritual. Jesuslhe perdoou, perdoe-os também. Talvez aspessoas que lhe magoaram não sabiam queestavam lhe maltratando; talvez eles nãoconheciam a Jesus Cristo naquele tempo.

8. Se alguém sentir necessidade poderá de acordocom a direção de Deus para o momento procuraros pastores que estarão dando assistência nomomento para confessar possíveis lembrançasdolorosas, buscando assim uma cura especifica.O pastor ouvinte não pode dizer coisa alguma, anão ser hum, hum...”Isto se faz para que nãoaconteça de ser feita alguma observaçãoimprópria.O pastor deve limitar-se apenas a demonstrar queestá ouvindo, prestando atenção. Durante osuposto silêncio daquele que desabafa, o ouvintepode permanecer junto, pode abraçar, tocar namão, demonstrar que está com o outro.

9. O palestrante fará esta oração que será repetidapelos pastores e ou obreiros auxiliares queestiverem ouvindo os participantes:

“Senhor, meu irmão confessou estas dores econforme tua Palavra em Tiago 5:16, eu agoraoro declarando que uma quantidade de cura doteu Trono atinge as camadas mais profundas damente do meu irmão.Declaro ainda que a Tua Palavra penetra agorana divisão da alma e do espírito, conformeHebreus 4:12 e comece a dar entendimento atodo pensamento confuso, colocando em ordemtodo o seu ser, em nome de Jesus. Amém.”

10. Após o momento de confissão:

a) Orar ministrando a cada pessoa, uma a uma(são necessários vários ministradores).

b) Abraçar aqueles que necessitam sentir-seamados.

• A música deve continuar tocando durante todo esseprocesso.

• Alguns lenços de papel deverão ser repassados às pessoasque precisem.

• O palestrante declara em voz alta que o Espírito Santoestá começando uma obra de cura interior nas vidas.

• Logo em seguida pede que cada um volte ao seu lugare inicia a preleção sobre a cruz.

O vídeo clipe “FO vídeo clipe “FO vídeo clipe “FO vídeo clipe “FO vídeo clipe “Foi lá na Coi lá na Coi lá na Coi lá na Coi lá na Crrrrruzuzuzuzuz” dev” dev” dev” dev” deverá estar prerá estar prerá estar prerá estar prerá estar prontoontoontoontoontopara que no momento certo seja exibido. Este vídeopara que no momento certo seja exibido. Este vídeopara que no momento certo seja exibido. Este vídeopara que no momento certo seja exibido. Este vídeopara que no momento certo seja exibido. Este vídeopode ser baixado da internet pelo link:pode ser baixado da internet pelo link:pode ser baixado da internet pelo link:pode ser baixado da internet pelo link:pode ser baixado da internet pelo link:http://wwwhttp://wwwhttp://wwwhttp://wwwhttp://www.y.y.y.y.youtube.com/watch?v=-sGoutube.com/watch?v=-sGoutube.com/watch?v=-sGoutube.com/watch?v=-sGoutube.com/watch?v=-sGod9w0ipAod9w0ipAod9w0ipAod9w0ipAod9w0ipA(Se a igreja não dispor de data show poderá apenas tocara musica “Foi lá na Cruz” do Ministério Livres paraAdorar)

Page 53: 2 Material Jcl

53::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Com as pessoas ainda sob a atuação do Espírito Santona Cura Interior o palestrante deverá fazer a relação dessacura com o sacrifício de Jesus na Cruz; mostrando queo Senhor Jesus passou pelos mesmos caminhos e quepodia levar lembranças dolorosas por sua vidamodificando seu comportamento; o que não aconteceu.

VVVVVejamos:ejamos:ejamos:ejamos:ejamos:O processo da cruzInstruções para o Palestrante:

Este talvez seja o momento mais lindo e importante detodo o Retiro de Impacto.O Palestrante deverá pedir que todos fechem os olhos eimaginem-se sendo transportados para Jerusalém. Elesestarão assistindo tudo, acompanhando cada momento,sentindo as afrontas e as dores. Lá eles morrerão para si eentenderão pelo menos parte daquilo que Jesus Cristosentiu. Permita aos participantes se quebrantarem dianteda obra completa de Jesus, deixando-os livres para essemomento íntimo com Ele.

• O ministrador deverá mostrar bastante seriedade eprofundo pesar em cada momento que estiver narrandoos acontecimentos que se relacionam com a cruz. Devefalar pausadamente.

• Uma música de adoração deverá estar sendo tocada aofundo.

• As cadeiras deverão estar afastadas para que as pessoastenham espaço para se ajoelhar, deitar no chão, orar, etc.

• O ministrador aconselhará que ninguém ore em vozalta ou em línguas apenas em português. Nessemomento, deve-se permitir que se expressem apenaschorando, ou até mesmo gritando, como acontece emalguns casos.

• Deverá iniciar a palestra pedindo a cobertura do sanguedo Cordeiro sobre sua vida e então começar a narrar osseguintes acontecimentos:

• Veja Jesus sendo levado por Maria e José ao templopara ser apresentado a Deus.

• Veja-o crescendo em graça, sabedoria e estatura, diantedos homens e diante de Deus.

• Veja Jesus curando as milhares de pessoas: os cegosenxergando, os paralíticos andando e saltando de alegria,os mortos ressuscitando, as pessoas maravilhadas...Ninguém jamais vira coisa igual.

• Veja Jesus no monte das bem-aventurançasministrando para uma multidão sedenta e atenta.

• Durante a época da Páscoa, Jesus foi ao Getsêmanicom seus discípulos, e lá suou gotas de sangue.

• Veja Judas beijando Jesus e entregando-o aossoldados. Veja Jesus sendo amarrado e levado à casa deCaifás.

A partir de agora peça para que abram os olhos eA partir de agora peça para que abram os olhos eA partir de agora peça para que abram os olhos eA partir de agora peça para que abram os olhos eA partir de agora peça para que abram os olhos eprprprprprojete o vídeo clipe “Mojete o vídeo clipe “Mojete o vídeo clipe “Mojete o vídeo clipe “Mojete o vídeo clipe “Ministração da Cinistração da Cinistração da Cinistração da Cinistração da Crrrrruzuzuzuzuz”.”.”.”.”.Se não houver a possibilidade de projetar o filme oPalestrante deverá continuar narrando todo osofrimento da crucificação conforme abaixo.

• Veja Jesus calado ante os insultos da multidão.Imagine que você está no meio da multidão.

• Veja Jesus sendo vestido com vestes reais e sendocoroado com coroa de espinhos.

• Veja Jesus sendo despido e recebendo sobre seusombros uma pesada cruz de madeira.

• Veja Jesus sendo levado para fora da cidade, saindoem direção ao Gólgota, o Lugar da Caveira. Ele feztudo isso por você.

• Veja Jesus caindo algumas vezes por causa do pesodos seus pecados. Ele está muito cansado e com sede.

• Veja os soldados cravando as mãos de Jesus com cravosenormes; eles cravam também os seus pés e ele sentemuita dor. Jesus sangra, sangra muito.

• Agora a dor aumenta porque estão levantando a cruze fixando-a verticalmente. Jesus foi à cruz por minhacausa, por sua causa, pelo mundo inteiro.

• Você está no meio da multidão que assiste tudo.

• Eles não estão calados, eles blasfemam, gritam.

Page 54: 2 Material Jcl

54::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• Imagine Jesus dizendo a você: Não foram os romanosque me crucificaram, não foram os judeus... Eu estouaqui por causa de você, (repita esta frase pelo menos trêsvezes).

• Foram os seus pecados que me trouxeram à cruz...

• Veja o céu escurecer. Ouça o que Jesus está gritando:

• “Eli, Eli, lemá sabactâni... Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?”

• Depois Jesus grita novamente com grande voz:

• “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito!”.

• Agora Jesus morreu. Ele está morto. (Dê um pequeninointervalo para que haja reflexão do auditório)

• Veja o soldado furando o lado do Senhor e de lá saindosangue e água.

• Jesus é tirado da cruz e é envolvido em um lençol delinho fino. José de Arimatéia sepulta-o num túmulonovo.

• A porta do sepulcro é fachada com uma grande pedra.

• A multidão se retira, eles têm pressa, porque o Sábadoestá começando.

• Você se retira também.

• Três dias se passaram.

• A notícia se espalha: Jesus Nazareno ressuscitou! Vocêouviu? Jesus ressuscitou por você e por mim.

• Agora que Jesus está vivo, ponha-se debaixo da cruz esinta o sangue do Senhor caindo sobre você.

• Receba a remissão dos seus pecados, receba o perdãodo Senhor Todo-Poderoso.

• O túmulo está vazio: não há mais condenação para osque estão em Cristo Jesus.

• Você ressuscitou com Cristo.

• A morte e o pecado não mais têm domínio sobrevocê.

Após a ministração do filme ou da narrativaApós a ministração do filme ou da narrativaApós a ministração do filme ou da narrativaApós a ministração do filme ou da narrativaApós a ministração do filme ou da narrativa

• Celebre com palmas, abrace seu irmão e dê gritos devitórias: Jesus ressuscitou Após este momento, peçaque todos se sentem e tomem um papel para asorientações que serão dadas.

O palestrante deverá pedir que os participantes peguemàquele papel com os seus sonhos e acontecimentosruins, pecados, traumas, etc. Durante as ministraçõeso Espírito Santo foi trazendo a memória tudo isso eagora esta folha será queimada numa fogueira,exemplificando o mesmo acontecimento no livro deAtos dos Apóstolos (At. 19:19). Após escrever, todosdevem caminhar rumo à fogueira.

Instruções - caminhando para a fogueiraInstruções - caminhando para a fogueiraInstruções - caminhando para a fogueiraInstruções - caminhando para a fogueiraInstruções - caminhando para a fogueira

• Enquanto o ministrador dirige a oração, a equipe deapoio do Retiro de Impacto deverá acender a fogueira,previamente montada em um lugar seguro, sem queos participantes percebam.

• O ministrador deverá afirma que Deus já os perdoou,e que devem pegar o papel e queimá-los na fogueira,testificando que renunciam a tudo isso e ao quesignificam.

• Próximo à fogueira, divida-os em grupos. Elesdeverão jogar ao fogo os papéis e objetos e juntosgritarem: “ESTÃO ANULADOS TODOS OSARGUMENTOS SOBRE MINHA VIDA!”

• Deve-se cantar um hino de vitória, e, em comunhão,abraçarem-se uns aos outros.

• Encaminhe os palestrantes para o jantar. Estabeleça ahora de recolher e de dormir.

Nesta noite muitas bênçãos se manifestarão na vida damaioria dos palestrantes. Deus é Fiel!

Page 55: 2 Material Jcl

55::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

TTTTTexto:exto:exto:exto:exto: Mateus 6:09 / Lucas 11:01-04 / II Crônicas 7:14

Introdução:Introdução:Introdução:Introdução:Introdução:A Casa da Bênção é uma igreja que foi solidificada naoração. O nosso líder há mais de 45 anos ensina todosos dias o valor da oração. Porém é necessários saber queo Senhor Jesus nos deixou um legado de ensinamentospara que a oração seja eficaz.Nesta palestra você entenderá as estratégias que Deusnos deu para que saibamos como realizar essa importantecomunicação com os céusQuando oramos, estamos falando com o Senhor. Háprincípios para a oração eficaz, para vermos aquilo quedesejamos sendo cumprido em nossas vidas.

1 - Princípios para a oração

1.1 - Não devemos orar como uma forma de ostentaçãoe sim para que nós sejamos ministrados por Deus. Orarpara que Deus ouça, não para que pessoas ouçam. Épreciso se humilhar na oração e não se exaltar (Mt 23:14;Lc 18:11-14).

1.2 - A oração é algo particular entre nós e Deus.Precisamos ser sinceros diante do Senhor. Não podemosser superficiais na conversa.

1.3 - Deve-se manter um devocional pessoal diário. Istogera intimidade com Deus (Mt 6:6; Sal 25:14). Deve-se gastar nisso pelo menos 30 minutos por dia. Temosque estabelecer um tempo de oração pessoal.

1.4 - Temos que estabelecer um tempo de oração para a família.

1.5 - Não se deve usar de vãs repetições. Ex.: Rezas,novenas.

1.6 - Devemos ter propósitos na oração - O EspíritoSanto colocará nos nossos lábios as palavras certas, seesperarmos N’Ele.

1.7 - A oração deve ser acompanhada de fé, sem a fé nãohá respostas (Hb 11:6). Não precisamos ver para crer,mas crer para ver (Jo 11:40; 20:29).

1.8 - Devemos estar plenamente convictos de que Deusestá atento ao que falamos, pois Ele ouve nossas orações.

2 - O nosso estilo de oração

Estilo é o conjunto das qualidades de expressão,características de alguém. Veremos em alguns personagensbíblicos seu estilo de oração:

2.1 - Quanto ao local

Gn 24:63 - Isaque medita no campo

Gn 3:8 - Deus buscava a comunhão com o homem nojardim

Mt 14:23 - Jesus subiu ao monte para orar

Lc 5:16 - Jesus se retirava para lugares solitários

Jo 11:41-42 - Jesus orou no cemitério

At 21:05 - Paulo ora na praia

At 22:16 - Paulo ora no templo

Dn 6:10 - Daniel orava no quarto em direção a Jerusalém

2.2 - Quanto ao tempo

Gn 3:8 - Deus buscava o homem na viração do dia

Gn 24:63 - Isaque medita no cair da tarde

Mt 14:23 - Jesus orava no cair da tarde

Sl 5:3 - Davi ora pela manhã

Sl 42:8 - Davi ora à noite

Sal 119:63 - Davi ora à meia-noite

Dn 6:10 - Daniel ora três vezes ao dia

Dn 10:02 - Daniel ora 21 dias

Ef 6:18 - Paulo ora em todo o tempo

2.3 - Quanto ao tamanho:

Ne 1:4-9 - Oração tamanho médio - Senta, chora elamenta

Dn 2:19-23 - Oração tamanho curto - Agradece resposta

Page 56: 2 Material Jcl

56::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::Ne 2:4-5 - Oração tamanho curtíssimo - busca direção

Ne 9:5-37 - Oração tamanho longo - intercede pedindosocorro pelo povo

2.4 - Quanto ao modo

Dn 6:10 - Como de costume

Lc 22:44 - Intensamente

Dn 10:2 - Intercede pela nação

Dn 2:17-18 - Clama socorro

Sl 26:01 - Clama socorro por si

Sl 69:22-25 - Desabafa seus desejos

Lc 9:16 - Abençoa alimentos

Lc 6:12 - Preparando-se para a escolha de discípulos

Jo 11:41-42 - Agradecendo antecipadamente, conforme Cl 4:2

Assim como você criou seu estilo de roupa, de uso decabelo, de alimentação, busque desenvolver seu estilo decomunhão com o Senhor.

Viver orando deve ser um estilo de vida para todo o crente(I Tess 5:17); na sua intimidade com seu Senhor vocêdescobrirá a forma peculiar do seu comungar com Ele.

E não se esqueça de que Ele lhe aguarda na viração doDia. Encontrar-nos-emos no Trono às 18 horas,entregando ao nosso Rei o incenso, que são as nossasorações, e neutralizando a adoração à chamada “rainhados céus” (Jr 7:18).

3 - Dez itens que Jesus estabeleceu na oração

1º - REDENÇÃO - Pai Nosso

• Por que chamá-lo de Pai? Porque só os convertidos, sóos que receberam a Jesus, podem chamá-lo de Pai (Jo1:12; 10:30). Porque Ele nos deu vida quanto estávamosmortos (Ef 2:1; Gl 2:20).

• Deus nos deu promessas, e por elas nos fez participantesda natureza divina (II Pe 1:4).

2º AUTORIDADE - Que estás nos céus

• Ele é o Senhor: soberano, criador, Todo-Poderoso.

• Ele nos deu autoridade e poder (Mc 16:17; Lc 10:19).

• Ele nos deu senhorio na Terra (Gn 1:28; Ef 1:22-23).

3º ADORAÇÃO - Santificado seja o teu nome

• O Senhor procura verdadeiros adoradores que o adoremem Espírito e em verdade (Jo 4:23-24).

4º GOVERNO - Venha a nós o teu reino

• Todo o poder nos céus e na terra foi dado a Jesus...Isto é uma herança para nós também (Mt 28:18; Ef1:22-23).

• Deus governa todo o Universo e governa também aminha vida.

• O governo de Deus implica em impactar o mundoatravés do Evangelho (At 17:6).

• Estabelecer o governo de Deus aqui na terra implicaem obedecer o mandamento que Paulo registrou em 1Tm 2:01-04 - orar por todas as autoridades constituídas.

5º EVANGELIZAÇÃO - Seja feita a tua vontade assimna Terra como no céu

A implantação do reino de Deus diz respeito ao desejoque Deus tem de colocar todas as coisas em ordem coma sua Palavra: que todos sejam salvos, que sejam santos,que não haja injustiça ou corrupção, etc.

A vontade de Deus é que todo pecador se arrependa,então precisamos evangelizar o mundo (Mc 16:17).

Sete condições para ser um evangelista:

a) Ser salvo (Rm 3:24);

b) Capacitar-se biblicamente (Pv 2:01-05).

c) Ter compaixão pelos perdidos. Amá-los e não criticá-los (Mc 6:34; Mt 14:14).

d) Ser cheio do Espírito Santo (At 1:8; 2:4; Jo 14:16).

e) Ser membro ativo de uma Igreja (Hb 13:17).

f ) Ter um bom testemunho (Ex 18:21).

Page 57: 2 Material Jcl

57::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::g) Testificar a outros o que Deus fez em sua vida.

• Por isso tenha uma vida segundo o padrão de Deus:não bebe, não fuma, não usa drogas, não se prostitui,etc (Jo 4:28-30; 1Tess 4:3-4).

6º PROVISÃO - O pão nosso de cada dia dá-nos hoje

• Deus garante a provisão necessária para uma vidasem carências, sem miséria.

• Dependência de Deus, confiança, fé (Hb 11:1).

7º PERDÃO - Perdoa as nossas dívidas assim comoperdoamos

• Ah Senhor me perdoa... Você já perdoou seu irmão?(Mt 6:12; 18:21,22).

• O seu coração não pode estar cheio de mágoas (Ef 4:31).

8º PROTEÇÃO - Não nos deixes cair em tentação

• É necessário fortalecer-se no Senhor e vestir-se detoda a armadura de Deus (Ef 6:10-13).

• Precisamos resistir nos dias mãos, e estarmos firmesdiante das circunstâncias (2Co 4:17)

9º LIBERTAÇÃO - Mas livra-nos do mal

• Só está livre quem é redimido por Cristo (Jo 8:32)

• Quem é livre tem autoridade em nome de Jesus(Mc 16:17).

• Para ser livre sempre, é necessário caminhar nadireção que o Espírito Santo dá (Gl 5:25).

10º SEGURANÇA - Pois teu é o reino, o poder e aglória para sempre.

• Pode-se chegar com confiança diante do trono dagraça (Hb 4:16; Sl 91).

ORIENTAÇÃO PARA O MINISTRADOR

Já que a palestra estimula a oração como estilo devida, promova um gostoso tempo de oração com ogrupo.

Page 58: 2 Material Jcl

58::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

TTTTTexto: exto: exto: exto: exto: Gálatas 5:1,4,5,13,16-25; Colossenses 3:5-10/ 2Co 5:17“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: ascoisas antigas já passaram; eis que sé fizeram novas.” (2 Co.5:1 7)

1 - Na nova vida em cristo devo eliminar as obras da carne

Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria,inimizade, porfia, emulações, iras, pelejas, dissensões,heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisassemelhantes (Ler 01. 5:19-21 / 1 Ts. 4:4 / CI. 3:8-10).

Obs.: Falar explícita e detalhadamente sobre cada obra dacarne.

a) Nós é éramos um pecadores que carregávamos o fardodo pecado (Mt. 11-28- 30).

• Alguém pode servir para ilustração de um novo convertidocarregando um fardo.

• Outra pessoa pode fazer a figura do inimigo trazendomais fardos (1 Pe. 5:8).

b) Quando nos encontramos com Jesus Cristo, Ele nosliberta (Jo. 8:36)

• Alguém, coberto com um lençol branco, como se fosse oEspírito Santo, vem e tira o fardo da pessoa.

c) Quando nos encontramos com Jesus, o Espírito Santonos mostra os nossos pecados

A nova criatura não pode agradar a Deus se não andar emsantidade (Rm. 6:4b / Rm. 8:8). O Espírito Santo começaa nos mostrar onde estamos errados ou a revelar pecadosescondidos (Jo. 16:7-8). Como Ele fez aqui no Encontro,Ele continuará fazendo (Fl. 1:6).

• A pessoa que representa o novo convertido deve ter emseu bolso pedaços de papéis recortados, onde estejamescritas, em cada um, as obras da carne.

• A pessoa que representa o Espírito Santo vai apresentandopapéis (pecados) um a um, com a explicação do ministrador.O ministrador dirá que o Espírito Santo nos revelará cadapecado, passo a passo. Nesse Encontro o Espírito Santorevelará os pecados para remover toda obra da carne.

• Na área espiritual: idolatria e feitiçaria.

(A pessoa tira do bolso uma vela e um cordão do bolso, e/ou outrosobjetos místicos, então, descreve-se os pactos: macumba, despachos,banhos, nova era, gnose, yoga. (1 Jo 3:8b)

• Na área de relacionamento: inimizades, ciúmes (no namoro, nocasamento, nas atitudes), iras (temperamento agressivo, estupidez,grosseria), dissensões (confusão por tudo), facções (brigas partidárias),inveja, vícios (álcool, fumo, drogas). (Fl. 2:15). (A pessoa tira dosbolsos carta amassada, cigarro, retratos rasgados, etc.)

• Na área sexual: prostituição, impureza, conversas maliciosas, lascívia(filmes pornográficos, desejos, sonhos eróticos, revistas).

(A pessoa tira dos bolsos uma revista mundana, como fotonovela,por exemplo.) (1 Jo. 3:8b).

• Se não resistirmos e dermos brecha, o diabo entra (Tg. 4:7).

• Se nos desviarmos vêm mais 7 demônios (Lc. 11:24-26).

• Precisamos vigiar para que satanás não encontre brecha para agirem nós, através de nós e contra nós. (1 Pé. 2:1-2).Nesse momento é apresentada uma peça em que o roteiro se desenvolve deacordo com essa palestra. É uma peça muito forte e impactante que“interromperá” de maneira brusca a palestra. Por isso o palestrante deveestar bem “ensaiado” com a equipe da peça.

Observação: Essa peça é uma ferramenta extremamente impactante eespiritual, portanto todos os componentes devem ser ungidos antes e depoisda apresentação para evitarmos as retaliações do inimigo.

2 - Na nova vida em cristo eu devo ser fiel

Fiel ao cônjuge, nos negócios, no trabalho, fiel às autoridadesespirituais, fiel nos dízimos, nas ofertas, etc. “Ora, além disso o quese requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.”(1 Co. 4:2).Jesus há muito tempo preparou esse Retiro de Impacto para você.

Entenda que você foi alcançado pela misericórdia de Deus e, porisso, não vive mais no passado: agora é nova criatura.

Fim da palestra

ORIENTAÇÃO PARA O MINISTRADOR

• Fomos chamados para dar frutos de multiplicação.

• Precisamos guardar os ensinamentos aqui recebidos para poderderramar a vida de Deus sobre outras pessoas. Precisamos firmarnosso compromisso com Deus.

Page 59: 2 Material Jcl

59::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

Gênesis 12:2O Projeto Jesus em cada Lar

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocaçãode Deus em Cristo Jesus. Fp 3:14

A chamada de Abraão foi muito mais do que prometera um homem que este teria uma família que setransformaria numa nação. A Promessa incluia toda ahumanidade com o objetivo de estabelecer parâmetrosque todos nós devemos seguir. Estes parâmetros sãoprincípios que se seguidos nos abrem portas paraconquistas tremendas.

O Projeto Jesus em cada Lar se propõe colocar em práticao método de conquistar vidas e discipulá-las levando-asa fazerem o mesmo com outras pessoas estabelecendo oque vamos chamar de “ciclo da vida espiritual”.

Talvez haja algum pensamento duvidoso quanto aorigem desse projeto, pois em outros métodos dediscipulado através de pequenos grupos encontramossemelhanças em relação ao que estamos aplicando. Porémesclarecemos que a Casa da Bênção não está adotandoalgum dos métodos que ficaram famosos e sim estamosdesenvolvendo algo exclusivo para nossa igreja,respeitando os fundamentos doutrinários, visão e missãodo ministério fundado há 45 anos pelo Apóstolo Dorielde Oliveira.

O que há de novo?

Jesus em cada Lar é uma ferramenta de organização daigrejaA igreja não será apenas formada por membrosindividuais, mas por grupos (família, amigos, colegasde trabalho, grupos ministeriais). Dessa maneirapoderemos pastorear mais efetivamente a todos, poiscada grupo terá um líder discipulador que estará ligadodiretamente ao pastor. Assim evitaremos toda e qualquerforma de divisão no Corpo.

As reuniões nos laresA partir de agora não teremos apenas reuniões nos lares,mas onde puder estar dois ou três reunidos em nome doSenhor Jesus. Isso nos dará uma ampliação do nossoterritório de conquista espiritual, pois iremos onde aspessoas estão e vivem a maior parte do tempo.

DiscipuladoSabemos que conquistar uma vida, fazendo-a aceitar aJesus como Salvador é relativamente simples, mas mantê-la na Presença do Senhor leva tempo, trabalho, oração etestemunho. As pessoas quando se entregam ao Senhorestão buscando novidade de vida, pois suas vidas estãomarcadas por diversas dificuldades que a levaram a tomaruma de-cisão. O discipulado é no meu entender, aprincipal ferramenta que podemos usar para “firmar” estapessoa no evangelho. Não podemos esquecer queDiscipulado dentro do Projeto Jesus em cada Lar nãosão apenas estudos dirigidos aos membros da igreja, masde uma maneira estratégica através da convivência(relacionamento) fazer com que haja um crescimentoespiritual, emocional e social de cada pessoa que se propõeseguir a Cristo.

FormaçãoNo Projeto Jesus em cada Lar está previsto não só odiscipulado, mas a formação da pessoa de acordo comsua chamada ministerial. Durante o desenvolvimentodo discipulado cada discípulo será despertado nãosomente para ganhar almas que é a missão de todos oscristãos, mas descobrirá qual sua posição no Corpo deCristo.

EspecializaçãoSerão realizados congressos proféticos com o objetivode fomentarmos o interesse de cada um em relação aoministério. Nesses congressos teremos reuniõesespecíficas (workshop’s) que irão enriquecer a igreja eseus ministérios: Louvor, danças, missões, diaconia,ministério profético, pastoral, liderança ministerial, etc.

Ao longo desses 45 anos a Casa da Bênção se solidificoucomo uma grande igreja formando de maneirasobrenatural milhares de ministros do evangelho. Deustem honrado o Apóstolo Doriel que em vida tem deixadoum grande legado. Cabe a nossa geração manter essaobra, mas principalmente “multiplicar” os talentos queforam colocados em nossas mãos. Jesus em cada Lar éessa ferramenta de multiplicação de talentos queimpulsionará a igreja a conquistas maiores ainda, poisfoi o Senhor mesmo quem disse que àqueles que viriamapós ele fariam obras maiores ainda. Esse é o princípiodo JCL: fazer obras maiores do que as que nossoapóstolo fez e isso acrescentará ainda mais honra aoministério dele.

Page 60: 2 Material Jcl

60::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::Como funciona o Projeto Jesus em cada Lar?A organização traz a otimização do trabalho e isso fazque ganhemos tempo.

Passos para a igreja conquistar vitórias no JCL:1. Cada ministério produzirá almas

Os lideres ministeriais devem priorizar ações para ganharalmas, abrindo reuniões JCL entre seus liderados.

2. As almas ganhas serão enviadas aos Retiros deImpacto

Provavelmente você veio a esse retiro encaminhado pelolíder da reunião JCL.

3. Serão encaminhadas ao discipulado JCL, atravésdo Programa Estratégico de DesenvolvimentoEspiritual – P.E.D.E. onde serão preparadas parao batismo e continuarão crescendoespiritualmente até atingir a estatura de uma“varão perfeito” Efésios 4:8

4. acompanhadas por um “anjo da guarda” até obatismo e em todas as fases de crescimento.

O Anjo da Guarda é a pessoa que está te acompanhandodesde o dia que você aceitou a Jesus e vai encaminhá-lopor todas as fases até atingir o sucesso espiritual. Se nãohá alguém que está fazendo isso provavelmente serádesignado.

Como funciona o envolvimento das pessoas no JCLCada líder ministerial levanta vários grupos de oraçãodentro do próprio ministério. Por exemplo: Se oministério de jovens tem 40 pessoas o líder levantará 4pessoas para liderar 10 pessoas cada uma. Assim será comcada ministério com o objetivo de envolver toda a igreja;se esta igreja tem 100 membros provavelmente o pastorvai levantar 10 ou mais líderes e assim todos participaremdos grupos de oração.

Jesus em cada Lar apresenta um resgate da maneira deconstruir, solidificar e multiplicar a Igreja. Quando oEspírito Santo desceu sobre os discípulos no Cenáculo(Atos 2) deu início ao que chamamos hoje de Igreja; oCorpo Vivo de Jesus Cristo na face da Terra.A Igreja se desenvolveu através dos ensinamentos dosapóstolos que faziam exatamente como o Senhor lhesensinou por aproximadamente três anos.O Modelo de Jesus era assim:

1. Chamava (Mateus 4:18)2. Discipulava nas casas e nas ruas (Mateus 10:12;

Lucas 19:5)3. Cultuava no templo (Mateus 21:14)4. O enviava (Lucas 10:1)

Desenhos da Igreja hojeModelo convencional

PastorIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

No modelo convencional o pastor sozinho administratoda a igreja e sua principal preocupação é congregá-laatravés de cultos, campanhas, escolas bíblicas, ensaios,visitas, etc.

Modelo com a participação ativa no Jesus emModelo com a participação ativa no Jesus emModelo com a participação ativa no Jesus emModelo com a participação ativa no Jesus emModelo com a participação ativa no Jesus emcada Larcada Larcada Larcada Larcada Lar

PastorLiderança Compartilhada

No modelo JCL a igreja toda é envolvida nas reuniõesque no primeiro momento será exclusivamente compostade membros e com o objetivo somente de oraçõesestratégicas.

O pastor levanta os líderes para envolver toda a igreja;primeiramente os líderes de ministério e, se necessáriooutros irmãos para que toda a igreja esteja envolvida noprojeto.

40 dias de Oração

Envolvidos todos os membros da igreja em pequenosgrupos agora é o momento de começar a conquistarprimeiro no reino espiritual para posteriormenteconquistarmos no físico.

Os 40 dias serão divididos em 5 semanas ondediariamente os membros dos grupos de oração JCLorarão em seus lares direcionados. Uma vez por semanaos componentes do grupo se reunirão na casa de umdeles para orar juntos. No domingo durante o culto decelebração o pastor da igreja reunirá todos os grupos paraorar em conjunto.

Page 61: 2 Material Jcl

61::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::Campanha de oração em duas etapas:1- Trinta dias pelo crescimento da igreja e ocrescimento pessoal.2- Orar especificamente por três pessoas dorelacionamento que já estavam listadas desde o inícioda campanha.

Projeção:Uma igreja com 70 membros ativos e ministério delouvor, mulheres e obreiros.O pastor lidera os líderes dos ministérios assim:Louvor: líder + 10 membros = 2 grupos de oraçãocom 5 pessoasMulheres: Líder + 20 membros = 4 grupos de oraçãocom 5 pessoasObreiros: Líder + 10 membros = 5 grupos de oraçãocom 6 pessoas; cada 2 obreiros é liderarão um grupoenvolvendo todo o restante da igreja.

No quadro acima envolvemos toda a igreja emgrupos de oração. Cada um dos componentes dosgrupos orará por 3 pessoas não cristãs do seurelacionamento (amigos, familiares, colegas deestudo, trabalho, etc.)Então uma igreja de 70 membros vai orar por 210pessoas nesse período. Se os membros dos gruposforem todos efetivos no convite em um só eventode colheita esta igreja terá 280 pessoas; uma grandebênção!Sendo pessimista, se apenas uma pessoa for levadaao evento de colheita por membro em um só cultoesta igreja terá o dobro de assistência.

Evento de Colheita

Durante os 40 dias de oração além de estarmos emcampanha pelo crescimento da igreja faremos oplanejamento do “evento de colheita”. Neste eventoreceberemos àquelas três pessoas que foram alvo dasorações.

Estratégia:1- Durante os 40 dias em que estivermos orandodevemos nos aproximar ainda mais dessas pessoas,porém não vamos convidá-las para ir a igreja, poisfaremos algo específico no dia da Colheita.

2- Os últimos 10 dias do período de oração serãointensos em favor dos três nomes. É nesse períodoque vamos convidá-los para o evento. Com dez diasde antecedência dificilmente haverá restrições.

3- Devemos facilitar ao máximo a chegada daspessoas ao Evento de Colheita; nos oferecendo parabuscá-las se necessário.

4- O convite deve ser feito estrategicamentemostrando quanto será importante que eles estejamno evento, pois são convidados especiais.

O CultoNeste evento de colheita o culto deverá sertotalmente programado estrategicamente para“ganhar” essas pessoas. Desde a chegada com umarecepção especia lmente programada até asapresentações que serão feitas devem visar aevangelização do convidado de maneira sutil. Assimela não se fechará, pelo contrário, como já oramos emantivemos um contato prévio com elas asresistências cairão e a obra será feita.

Os que se entregaram ao Senhor JesusO pastor vai dizer àqueles que agora também fazemparte de nossa “família” e que aqueles que osconvidaram para o evento serão seus “anjos daguarda” que estarão responsáveis de tirar toda equalquer dúvida com relação a tudo o que foi feitodurante o culto e que se reunirão toda semana noJesus em cada Lar que o seu amigo participa etambém nos cultos.

O Anjo da guardaAgora as pessoas que trouxeram seus amigos aoevento de colheita se transformam em seus “anjos-da-guarda” que vão acompanhar todos os passos delasaté que estejam firmes, constantes e sempreabundantes na obra do Senhor.

Rota de Crescimento Espiritual do novoRota de Crescimento Espiritual do novoRota de Crescimento Espiritual do novoRota de Crescimento Espiritual do novoRota de Crescimento Espiritual do novoconvertidoconvertidoconvertidoconvertidoconvertido

É alvo de oraçãoÉ convidado no Evento de ColheitaAceita JesusÉ acompanhado por seu “anjo da guarda”É encaminhado ao JCL com o seu anjo da guardaComeça o P.E.D.E. Programa Estratégico deCrescimento Espiritual (Apostilas JCL) o pastoriniciará uma nova turma de discipulado com aspessoas que aceitaram no culto da colheita.Retiro de ImpactoApós o primeiro módulo da apostila (Integração)BatismoContinua o P.E.D.E. demais módulos

Page 62: 2 Material Jcl

62::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::Obs. A pessoa que aceitar a Jesus vai continuarsempre no discipulado avançando cada etapa de suanova vida com Cristo até que se torne um Líder JCL.

Na medida em que as pessoas forem discipuladasserão integradas nos ministérios da igreja pelospróprios líderes que as encaminharão.

Ciclo JCL decrescimentoQuando os líderesministeriais já estiveremtreinados a igreja já teráuma grande multidãoque será ganha nos JCLe nos eventos de colheita.Assim entraremos no

“ciclo jcl” e poderemos então dizer que estamos“alargando” nossas fronteiras!

Reuniões Jesus em cada LarReuniões Jesus em cada LarReuniões Jesus em cada LarReuniões Jesus em cada LarReuniões Jesus em cada LarA igreja que funciona usando a Visão JCL comoferramenta de integração ministerial tem comoobjetivo fazer que todos os seus membros estejamalém de freqüentando os cultos e demais reuniõesno templo, participarem de uma Reunião JCL umavez por semana.A participação em uma Reunião JCL é essencial parao crescimento espiritual de um membro da igreja,pois cada JCL é uma extensão da igreja paraevangelizar, consolidar os que aceitam a Jesus,tirando suas dúvidas, ministrando libertação eencaminhando aos demais passos da sua caminhadacom Jesus.•

No ministério JCL você sabe exatamente qual o“caminho” que vai tr i lhar até se tornar umverdadei ro d i sc ípulo f rut í fe ro e maduroespiritualmente.

Page 63: 2 Material Jcl

63::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::

TTTTTexto:exto:exto:exto:exto: Atos 1:8“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo,e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, corno emtoda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (At 1.8)

O Batismo no Espírito é a experiência de se receber umrevestimento de poder (Lc. 24:49), um batismo comfogo (Mt. 3:11), onde a pessoa é preenchida, é envolvidapela glória de Deus. O batismo no Espírito significa aplenitude do Espírito possuindo a plenitude do homem.

Ninguém pode ser 100% feliz na vida ministerial se nãofor cheio do Espírito Santo.

• É para todos os que professam a fé em Jesus (Jo 14:12-17).

• É um dos alvos principais de Cristo (Mt. 3:1 1).

• Significa experimentar a plenitude (At 1:5 e 2:4).

1 - O propósito do batismo no Espírito Santo

“...concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiucom o Espírito Santo e com poder; o qual andou portoda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidosdo Diabo, porque Deus era com ele.” (At 10:38)

• Manifestar o Espírito a cada um, individualmente,visando uma atuação útil na obra de Deus. Umamanifestação do Espírito Santo na qual a Sua presença,a Sua glória, e a Sua operação fazem-se presentes atravésde cada um dos seus colaboradores. (1 Co. 12:7).

• Capacitar para realização de grandes obras em nomede Jesus (Jo. 14:12,16- l 8 / Jo. 16:14).

• Capacitar para um testemunho eficaz, testemunho compoder (At. 1:8).

• Dar a identidade de filhos, herdeiros e co-herdeiroscom Cristo. O selo do Espírito Santo é nossa identidadeno mundo espiritual (Ef. 1:13). Quando estamos cheiosdo Espírito Santo o mundo das trevas nos identifica eteme. O revestimento do Espírito é uma poderosa armacontra satanás, é um revestimento total.

• Para sermos cristãos tivemos que nascer do Espírito deDeus. Para vivermos como cristãos e alcançarmos amaturidade depois do novo nascimento, devemos ser

guiados constantemente pelo Espírito Santo. Através doEspírito Santo somos elevados a um plano de vidasobrenatural.

• Na história da Igreja, no decorrer do tempo, muitosreceberam o mover do Espírito, mas não aproveitaram essepresente, não fizeram uso desse dom. Mas, hoje vivemosem meio a uma geração profética e Deus derramará do SeuEspírito sobre toda a carne. “Porque a terra se encherá doconhecimento da glória do Senhor, como as águas cobremo mar.” (Is 11:9).

2 - Os resultados do batismo no Espírito Santo

• Mais sensibilidade contra o pecado. (Jo 16:8)

• Uma vida que glorifica a Jesus Cristo. (Jo 16:13,14; At4:33)

• Mensagens proféticas e louvores. (At 2:4-17; 1 Co 14:2 e15)

• Visões da parte do Espírito. (Ap 1:9-20)

• Manifestação de dons espirituais. (1 Co 12:4-10)

• Maior desejo de orar e interceder. (At 2:41,42; Rm 8:26)

O Espírito Santo foi a única fonte de poder no ministériode Jesus. Foi a unção de Deus que levou Davi à vitóriacontra Golias. Assim também em nós, é a unção de Deusem nossas vidas que forma a identidade de guerreiros doSenhor.

3 - Condições para receber o “batismo” no Espírito Santo

• Aceitar a Jesus corno Senhor e Salvador. (At 2:38-40)

• Buscar e obedecer a Deus. (At 5:32)

• Consagrar-se e dedicar-se a Ele. (2 Tm 2:21)

• Desejar esse batismo. O crente deve ter grande fome esede pelo batismo do Espírito. (Jo 7:37-39; Mt 5:6)

• Pedir a Deus em oração. (Lc 11: 13 / Rm 8:14-17)

4 - Falar em línguas é uma das evidências do batismo noEspirito Santo (At 2:4; 10:44,46; 19:6).

Page 64: 2 Material Jcl

64::: :::

::: MANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTOMANUAL DO RETIRO DE IMPACTO :::• Falar em línguas é uma manifestação sobrenatural do EspíritoSanto.

• É uma expressão vocal inspirada pelo Espírito, mediante aqual o crente fala numa língua que nunca aprendeu (At 2:4; 1Co. 14:14-15).

• As línguas podem ser humanas (At 2:6) ou desconhecidas naterra (1 Co. 13:1; 14:2).

• Falar em línguas pode ser um sinal externo do batismo noEspírito Santo, mediante o qual o espírito do crente e o EspíritoSanto se unem em louvores, orações ou profecias.

• Falar em línguas é um dom (1 Co. 12:4-10)

Tem dois propósitos:

Falar em línguas com interpretação para edificação (1 Co.14:5,6,13-17)

Falar em línguas como devoção entre o crente e Deus, paraedificação pessoal (1 Co. 14:2,4,14).

5 - A necessidade de se estar cheio do Espírito Santo

• O propósito de Deus é que a sua igreja esteja sempre abastecidacom o óleo do Espírito, esteja cheia do Espírito Santo (Mt25:1-13).

• O enchimento traz nova graça e novo ânimo.

• O Espírito Santo nos adestra.

• O Espírito Santo traz luz sobre o nosso entendimento (Ef. 1:18).

• O batismo no Espírito é uma conquista de Jesus para que aSua igreja viva em plenitude (Jo 16:7; Lc 24:49).

• Somos ungidos para vencer as hostes de satanás, e nunca parasermos vítimas de seus ardis.

6 - Conclusão6 - Conclusão6 - Conclusão6 - Conclusão6 - Conclusão

Todos nós precisamos ser cheios do Espírito Santo, necessitamosser renovados Nele. Não duvidemos de milagres, porque quandovivemos no mover do Espírito Santo, tudo pode acontecerem nossa vida. Neste momento, ministraremos esse batismo,através de Jesus, que é Aquele que batiza no Espírito Santo.

FFFFFim da palestraim da palestraim da palestraim da palestraim da palestra

Instruções ao MinistradorChame todos à frente e comece a orar buscando o enchimentodo Espírito Santo sobre todos. Quando houver uma“atmosfera” adequada o ministrador pergunta quem ainda nãoé batizado no Espírito Santo e ministra. Com certeza Deusfará algo extraordinário!

Ministração SurpresaMinistração SurpresaMinistração SurpresaMinistração SurpresaMinistração Surpresa1. Após a oração e ministração do batismo no Espírito Santoos participantes são convidados a voltarem a sentar-se, fecharemos olhos por algum tempo e permanecerem orando.

2. Nesse instante as lembranças-surpresa são arrumadas emuma mesa ou no palco. Toda a equipe que trabalhou no Retirode Impacto deve ficar alinhados um ao lado do outro, na frente,impedindo que os participantes vejam as lembranças. Asmesmas devem estar identificadas com o nome de formabem legível.

3. A direção espiritual apresenta a equipe que trabalhou durantetodo o Retiro de Impacto e pede palmas em agradecimento.

4. Diz que a equipe não se preocupa só com a parte espiritual,mas que pensa também no aspecto físico e emocional. Então,pede que a equipe saia da frente e mostra os presentes.

5. Pede-se que ninguém abra as lembranças até que todos asrecebam. Duas pessoas passam a chamar os participantes pelonome, enquanto outras vão entregando os presentes.

6. Coloca-se uma música ao fundo, enquanto eles abrem ospresentes. Este é um momento muito especial e deve serpreparado pela Turma do Correio.

7. Deixe-os a vontade: uns choram, outros riem, outros lêemas cartas emocionados, etc.

8. Após este momento o líder espiritual incentiva osparticipantes a darem o grito de guerra: “O Retiro é de:IMPACTO!”

9. Este é o momento para lembrar aos participantes que terãoa responsabilidade de:

• Assistirem o DVD “O caráter de Cristo em nós”

• Matricularem-se no P.E.D.E. se ainda não o fizeram.

10. Finalize o Retiro de Impacto com uma oração breve deagradecimento a Deus, despedindo-os em paz e dizendo que osaguardará à noite para o culto de celebração na Igreja. A conduçãodeve deixar o grupo na porta da igreja, o que facilita que cheguemdo encontro e possam ir direto para o culto de celebração.