21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

download 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

of 61

Transcript of 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    1/61

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    2/61

    1

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    3/61

    2

    1992 C. Timothy Carriker

    1 edio: 1992

    Reimpresso: 1999

    Publicado com a devida autorizaoe com todos os direitos reservados por

    SOCIEDADE RELIGIOSA EDIES VIDA NOVA,Caixa Postal 21486, So Paulo-SP

    04602-970

    Proibida a reproduo por quaisquermeios (mecnicos, eletrnicos, xerogrficos,

    fotogrficos, gravao, estocagem em banco dedados, etc.), a no ser em citaes breves

    com indicao de fonte.

    Printed in Brazil / Impresso no Brasil

    Coordenao de produo Robinson MalkomesRevises Eber Cocareli

    Capa Melody Pieratt

    Digitalizado por: MissionAR

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    4/61

    3

    CONTEDO

    Prefcio dos editores

    Agradecimentos

    Introduo

    1. A Base de Misses no Relato da Criao

    2. A Responsabilidade Missionria de Israel

    3. A Perspectiva de Misses no Ministrio de Jesus

    4. Misses no Ministrio do Esprito por meio da Igreja

    5. Paulo e Misses

    6. A Volta de Jesus e a Urgncia Missionria

    Apndice A

    Apndice B

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    5/61

    4

    PREFCIO DOS EDITORES

    O telogo holands J. H. Bavinck afirmava que a base dagrande comisso evanglica teria que ser Gnesis 1.1. O autor destelivro, renomado professor da cadeira de Misses do CentroEvanglico de Misses, em Viosa-MG, vai alm para demonstrarque no somente o primeiro versculo, mas toda a Bblia, trata daquesto missionria.

    Com o crescimento, nos ltimos anos, do interesse das igrejasbrasileiras por misses, tornou-se fundamental a busca de uma basebblica abrangente para a tarefa missionria. A grande comisso isolada hoje no mais suficiente para sustentar o intenso debateque tem sido travado sobre os diversos aspectos que envolvem a aomissionria transcultural.

    Queremos desafiar o leitor a buscar conosco, nas pginas detoda a Escritura, o conhecimento amplo e seguro das bases divinas damisso. Nossa orao para que o Deus, que no princpio criou oscus e a terra (Gn 1.1), pela graa do Senhor Jesus Cristo (Ap 22.21)encontre no leitor a atitude de pronto engajamento na sublime tarefade abreviar o fim da histria.

    Eber Cocareli

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    6/61

    5

    AGRADECIMENTOS

    Quero agradecer especialmente ao Rev. Elben MagalhesLenz Csar a demonstrao de amizade e confiana em mim e apublicao, por meio da revista Ultimato (entre 1983 e 1986), doscaptulos contidos neste livro.

    Tambm reconheo minha dvida de gratido ao CentroEvanglico de Misses, sua diretoria, a seu corpo docente e a seusalunos pelo privilgio de participar com eles de um sonho to antigoquanto a promessa de Deus a Abrao no sentido de abenoar todas asnaes do mundo, mediante a salvao oferecida em Jesus Cristo eanunciada por ns!

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    7/61

    6

    INTRODUO

    Sentado em nossa sala, um jovem engenheiro agrnomorefletia a respeito de sua vida de estudante universitrio cristo ezeloso pela evangelizao: "Naquela poca, eu viajava de nibusentre a cidade e o compus e poucos foram os colegas que noouviram do evangelho por meio de meu testemunho. Mas, hojeseil tenho amadurecido na f e j no reajo com as pessoas como

    um recm-convertido..."Fiquei pensando em quantos cristos cometem o mesmo

    engano: relacionar a evangelizao ardente e fiel apenas com osprimeiros passos, com o entusiasmo do estgio inicial da vida crist,deixando que ela se transforme, em seguida, num respeitoso silncio,fruto de um "amadurecimento" na f. Tal atitude reflete falta de

    conhecimento da perspectiva bblica sobre a misso da igreja e suatarefa evangelstica.Por alguma razo, que acredito ser diablica, a questo

    missionria frequentemente no preocupa muito a igreja, se no nateologia, pelo menos na prtica. Para alguns, a vocao missionriacabe mais aos ministros de menor preparo e experincia. Assim, arica palavra misses torna-se nada mais que um degrau na ascenso

    da carreira profissional ou mesmo um meio pelo qual a igreja se livrados ministros no to bem sucedidos. Claro, isto acontece muitomenos no pensamento e muito mais na prtica. um contraste com aigreja primitiva, que formou sua primeira equipe missionria com oinfluente e bem instrudo Paulo e com o grande expositor da Palavrade Deus, Barnab!

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    8/61

    7

    A matria tratada como se fosse apenas uma pequena partedo preparo bblico e teolgico. Certamente, a grande comisso (Mt28.18-20) citada, com certa frequncia, com zelo e ardor. Todavia,poucas vezes ela vista e exposta como o clmax e o pice de umalonga srie de teologia missionria que se irradia das pginas daBblia, desde Gnesis 1.1 at Apocalipse 22.21, ou seja, do primeiroao ltimo versculo da Palavra de Deus.

    A Bblia, ento, essencialmente um livro missionrio, vistoque sua inspirao deriva de um Deus missionrio. O termo

    missionrio vem do latim, que, por sua vez, traduz a palavra gregaapstolos, a qual significa o enviado. Jesus usou este termo paradestacar o relacionamento entre Deus Pai, Deus Filho e seusdiscpulos, quando disse: "Assim como o Pai me enviou, eu tambmvos envio" (Jo 20.21). O prprio carter de nosso Senhor missionrio. Portanto, no de surpreender que sua Palavra tambmmanifeste esta caracterstica. luz desta revelao de Deus que a

    igreja enfrenta o maior desafio do cristianismo a tarefamissionria inacabada, cujo mago a evangelizao.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    9/61

    8

    1

    A BASE DE MISSES NORELATO DA CRIAO

    Um dos maiores telogos de misses, o holands J. H.Bavinck, observou que Gnesis l. l , obviamente, a base necessriada grande comisso dada nos evangelhos. De fato, ele tinha razo. Oversculo to conhecido diz: "No princpio criou Deus os cus e aterra".

    A CRIAO DO MUNDO

    Destaca-se a a amplitude da preocupao de Deus e, porconseguinte, o palco de misses. Nada menos que o mundo inteiro

    pertence esfera do interesse de Deus. Antes de ser uma preocupaomais restrita, a preocupao basicamente universal. Antes de ser oDeus de Israel, ele o Deus do universo. Antes de ser o Deus daigreja, o Senhor de tudo. (Mesmo o ttulo usado no AntigoTestamento, Adonai, tem o sentido de "Senhor de tudo" ou "Senhorabsoluto", em vez de Adon, forma esta que significa "meu Senhor",representando, por exemplo, um deus particular de um indivduo oude uma nao.)

    "Pois Deus amou o mundo de tal maneira..." (Jo 3.16). Oescopo de Deus o mundo criado. Nele, a mira de Deus est fixada.Ele tem um plano mestre para todas as coisas (l Co 15.28). Claro queo meio de alcanar este alvo mais estreito: a igreja. Se o alvo damira de Deus o universo, certamente, a partir do NT, a espingarda

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    10/61

    9

    carregada a igreja, assim como foi Israel no AT. Embora a igrejacontinue sendo o centro do plano de Deus, no , de maneira alguma,sua totalidade, seu limite e sua circunscrio.

    A esfera da preocupao de Deus universal. Por isso, disseJesus: "... toda autoridade me foi dada no cu e na terra" (Mt 28.18).O mesmo Deus que tudo criou, sobre tudo possui toda autoridade (Cl1.16-17) e de tudo receber toda a glria e honra, "para que ao nomede Jesus se dobre todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, etoda lngua confesse que Jesus Senhor para a glria de Deus Pai (Fp

    2.10-11. Aqui, Paulo traduz o termo hebraico Adonai, "Senhor detudo", pelo equivalente grego kyrios e aplica-o pessoa de Jesus,indicando que este Deus de toda criao, Jeov, de fato o prprioJesus de Nazar!)

    Portanto, quando Jesus disse a seus discpulos que fossem atodas as naes, a toda criatura e a toda parte do mundo, ele sebaseava no fato de que o mundo todo pertence, por direito, a Deus,

    por ser sua criao.

    A CRIAO DO SER HUMANO

    O fato de que a preocupao de Deus universal confirma-seno relato da criao do ser humano e no propsito de Deus designadopara ele.

    "Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deusos abenoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos,enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar,sobre as aves dos cus, e sobre todo animal que rasteja pelaterra" (Gn 1.27-28).

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    11/61

    10

    Confirmamos que o objeto do domnio dado humanidade o mundo inteiro. Tanto os cus quanto a terra mais uma vez so

    mencionados na passagem. Entretanto, a esta altura, j h outradimenso relacionada s misses, isto , o papel do homem. Suatarefa ser dominar e sujeitar o mundo que Deus criou. Assim, elerecebe uma certa realeza delegada por Deus. Esta capacidadeaparentemente (segundo a passagem) define a imagem de Deus noser humano, a capacidade (e ordem!) de dominar, sujeitar e ordenar.

    Assim como Deus domina, governa e reina como Rei, o homem,sendo seu embaixador e enviado, tambm deve reinar como um reisobre a criao de Deus. Foi com o fim de promover o reino de Deusque ao homem se imputou a imagem de Deus. por isso mesmo que,depois da queda, houve tanta desordem e abuso de domnio do serhumano afastado de Deus. Somente uma restaurao, uma recriao eum renascimento dos homens e das mulheres, por meio da redeno

    conseguida na cruz do Calvrio, podem recapacitar o homem aparticipar do reino de Deus e a anunciar a todas as naes a chegadadeste glorioso reino.

    Portanto, o relato bblico da criao j estabelece o palco demisses com escopo e foco universais. Destaca tambm o papel dohomem como um embaixador que promove o domnio do Rei-Criador por todo o mundo.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    12/61

    11

    2

    A RESPONSABILIDADEMISSIONRIA DE ISRAEL

    No primeiro captulo, destacamos dois aspectos de misses norelato bblico da criao. Em primeiro lugar, observamos, atravs do

    relato da criao do mundo, que nada menos do que o universointeiro objetiva a preocupao de Deus com o alvo da redeno, e,como consequncia, o mundo definido como o palco de misses.Em segundo lugar, observamos, atravs do relato da criao dohomem, seu papel como embaixador-missionrio, isto , comorepresentante (rei, com r minsculo) de Deus (Rei, com R maisculo)e seu enviado (este o significado da palavra missionrio) para

    anunciar o reino de Deus e at participar da ordenao e do domniodeste reinado em todo o mundo. Reparamos ainda que, depois daqueda, esta imagem de Deus no homem corrompeu-se, restando asalvao de Cristo Jesus a fim de restaurar o homem ao estadopretendido por Deus desde o incio.

    Entretanto, pode-se pensar que, se Deus tem, desde o incio,uma preocupao universal, por que o Antigo Testamento d tantanfase somente a uma naoIsrael?

    Vejamos os captulos 3-12 de Gnesis. A partir de Ado, orelacionamento entre Deus e o homem piorou. Neste trecho dasEscrituras lemos a respeito de queda e rebelio. Por fim, Deus diz:"Chega! Vou acabar com toda a raa humana e comear tudo de novo

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    13/61

    12

    com uma s famlia". Deus efetivamente fez isto, destruindo ahumanidade toda com exceo da famlia de No.

    Ora, so fascinantes as palavras de Deus a No e seus filhos,depois do dilvio: "Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra"(Gn 9.1). O mandamento de Deus para Ado continua o mesmo paraNo e sua famlia. Eles deveriam ser os novos embaixadores-missionrios de Deus por todo o mundo. Enfatizamos, de acordo comGnesis, que esta aliana se fez entre Deus, No e seus filhos.Somente um dos filhos de No, Sem, seria o antecedente dos povos

    semitas, como Israel, por exemplo. Todos os filhos, porm,representavam toda a humanidade de novo.Infelizmente a histria continuou inalterada. Mais uma vez

    houve rebelio e tudo piorou e se agravou at a construo da torre deBabel:

    "Ora em toda a terra havia apenas uma linguagem e

    uma s maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles dooriente, deram com uma plancie na terra de Sinear; ehabitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, faamostijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes depedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde,edifiquemos para ns uma cidade, e uma torre cujo topochegue at aos cus e tornemos clebre o nosso nome, para

    que no sejamos espalhados por toda a terra" (Gn 11.1-4).

    A torre de Babel foi construda para ser um smbolo deunidade, um lugar onde as pessoas pudessem se reunir. Buscava-sesegurana com essa unio, tendo em vista os perigos desconhecidosda terra despovoada. Eles disseram: "No queremos nos espalhar por

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    14/61

    13

    toda a terra. No vamos obedecer ao primeiro mandamento de Deus eespalhar seu domnio por todo o mundo".

    Mas Deus os forou a isto, confundindo-lhes as lnguas,exigindo, assim, a separao entre povos e naes. Mais tarde,quando Deus teve um povo remido pelo sangue de Jesus, ele reverteuo processo de confundir as lnguas para dar expanso obramissionria da igreja (At 1.8). Ao mesmo tempo, continuou apermitir a disperso forada de seu povo, a fim de promover seureino por todo o mundo (At 8.1, 4).

    At este ponto do relato de Gnesis, vemos como Deus quisusar a humanidade, a fim de promover a ordem e seu domnio.Observamos que o foco manteve-se universal. Gnesis 1-11 conta ahistria do mundo e de toda a humanidade.

    A partir do captulo 12, contudo, e at o final do AntigoTestamento, a nfase recai na histria no universal, mas particulardo povo de Israel. Esta nao seria o instrumento de Deus para atingir

    seu alvo, que continuaria a ser o mundo todo.Veremos agora que no perodo dos patriarcas, como no dos

    reis e dos profetas, embora muito se relate sobre um povo s, Israel, opropsito de Deus alcana todas as naes.

    NO PERODO DOS PATRIARCAS

    Quando Deus chamou Abrao, concentrou-se em um shomem, por meio de quem constituiria uma famlia e, depois, umanao, cuja influncia atingiria todos os povos do mundo: "Em tisero benditas todas as famlias da terra" (Gn 12.3). Esta passagemchave influenciou todo o resto da Bblia!

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    15/61

    14

    Abrao tornou-se um grande missionrio. Deus o chamou, eele respondeu com f. Deixou sua vida anterior e iniciou suaperegrinao. Foi chamado pai da f. Entretanto, sua f serviu comomeio para alcanar um fim, sendo este uma misso. A f sozinha notem contedo. Na vida de Abrao, a f lhe foi exigida, porque em suamisso encontrou, muitas vezes, dificuldades que seriam vencidasapenas pela f em Deus, que d origem misso.

    Este chamado de Abrao repetiu-se para seus descendentes:"... a tua descendncia possuir a cidade dos seus inimigos, nela sero

    benditas todas as naes da terra" (Gn 22.17-18). Esta"descendncia" refere-se a trs entidades. Em primeiro lugar, ao povode Israel. A misso de Abrao passou tambm a seus descendentes,pois o chamado misso repetiu-se tanto para Isaque (Gn 26.2-4)quanto para Jac (Gn 28.13-14) e Jos (Gn 49.22).

    Em segundo lugar, a descendncia refere-se a Jesus. Todas asbnos de Deus nos vm por meio de Jesus Cristo (Ef 1.3), tanto que

    Abrao era apenas um tipo de Cristo, apontando para frente, juntocom os profetas e reis, para o Messias, atravs de quem Deuscumpriu cabalmente as promessas feitas a seus tipos.

    Em terceiro lugar, assim como o chamado passou para osdescendentes de Abrao, tambm passou para os "descendentes" deJesus, aqueles que renascem em Cristo, os verdadeiros e atuaisdescendentes de Abrao (Gl 3.29). Os cristos so chamados paraserem missionrios-embaixadores.

    Resumindo: desde o incio, o chamado de Israel como naofoi feito a fim de alcanar todas as famlias, ou seja, todas as naesda terra. O propsito de Deus no levantamento de Israel era mostrarao mundo, mediante sua histria, o caminho da salvao, e assimlevar todos os povos a gozar esta bno. O foco no mundo uma vez

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    16/61

    15

    mais se destacou. Esta nfase nunca se perdeu no Antigo Testamento,embora, s vezes, tenha sido obscurecida. A histria de Israel umahistria de misses.

    NA HISTRIA DE ISRAEL

    Na histria de Israel, a atuao de Deus para com seu povovisava a um propsito maior alcanar as naes. Por exemplo,aps atravessar o Mar Vermelho e o Rio Jordo, Josu afirmou:

    "Porque o Senhor vosso Deus fez secar as guas doJordo diante de vs, at que passsseis, como o Senhorvosso Deus fez ao Mar Vermelho, ao qual secou perante ns,at que passamos. Para que todos os povos da terraconheam que a mo do Senhor forte: a fim de que temaisao Senhor vosso Deus todos os dias" (Js 4.23-24).

    Os milagres de Deus no objetivavam algo para Israel, maseram uma forma de conduzir as naes salvao. (Observe-se que"temer", para o hebreu, significava a aliana que tinha quanto suaf, assim como, hoje em dia, o termo popularmente usado "religio".)

    Davi compreendeu este propsito maior de Deus, quando se

    confrontou com Golias:

    "Davi, porm, disse ao filisteu: Tu vens contra mimcom espada, e com lana, e com escudo; eu, porm, voucontra ti em nome do Senhor dos Exrcitos, o Deus dosexrcitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo oSenhor te entregar na minha mo; ferir-te-ei, tirar-te-ei a

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    17/61

    16

    cabea, e os cadveres do arraial dos filisteus darei hojemesmo s aves dos cus e s bestas-feras da terra; e toda aterra saber que h Deus em Israel" (l Sm 17.45-46).

    Esta conscincia missionria de Davi chegou a marcarsignificativamente seus salmos:

    "Aclamai a Deus, toda a terra... prostra-se todaa terra perante ti... os seus olhos vigiam as noes...bendizei, povos, o nosso Deus" (66.1, 4, 7, 8).

    "E todos os reis se prostrem perante ele; todasas naes o sirvam... nele sejam abenoados todos oshomens, e as naes lhe chamem bem-aventurado"(72.11, 17).

    "Todas as naes que fizeste viro, prostrar-se-o diante de ti, senhor, e glorificaro o teu

    nome" (86.9)."Anunciai entre as naes a sua glria, entretodos os povos as suas maravilhas" (96.3).

    "O Senhor fez notria a sua salvao;manifestou a sua justia perante os olhos das naes...celebrai com jbilo ao Senhor, todos os confins daterra" (98.2, 4).

    "Louvai ao Senhor vs todos os gentios,louvai-o todos os povos" (117.1).

    Esta viso missionria tambm foi evidenciada pelo filho deDavi, Salomo, quando dedicou o templo a Deus, orando:

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    18/61

    17

    "... ouve tu nos cus, lugar da tua habitao, efaze tudo o que o estrangeiro te pedir, a fim de quetodos os povos da terra conheam o teu nome, para tetemerem como o teu povo Israel, e para saberem queesta casa, que eu edifiquei, chamada pelo teu nome" (lRs 8.43; ver tambm Is 56.6-8).

    NOS PROFETAS

    Os profetas chamavam o povo de Israel para voltar a essaviso universal de Deus, pois Israel tendia a ter uma perspectivanacional e exclusivista. Jeov seria o Deus da salvao de todos:"Olhai para mim, e sede salvos, vs, todos os termos da terra" (Is45.22); "diante de mim se dobrar todo joelho" (Is 45.23). O profetaSofonias reconhecia esta perspectiva: "Ento darei lbios puros aospovos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e o sirvam de

    comum acordo". Assim tambm Malaquias: "Mas desde o nascentedo sol at o poente grande entre as naes o meu nome..." (Ml1.11). Aos estrangeiros dado o ttulo "povo de Deus" (Os 2.23). Oanncio do Messias que vem tem carter universal, concretizando apromessa de Deus a Abrao de abenoar todas as naes e cumprindoa responsabilidade dada ao homem de dominar a terra.

    "Ele anunciar paz s naes; o seu domnio seestender de mar a mar, e desde o Eufrates at asextremidades da terra" (Zc 9.10).

    Assim, conforme o Antigo Testamento, desde a criao domundo, alcanando a histria de Israel e as profecias dos antigos

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    19/61

    18

    profetas, Deus tem preparado seu povo para a grande misso de levarseu domnio a todo canto e a todos os povos da terra. Estejamospreparados dispostos!

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    20/61

    19

    3

    A PERSPECTIVA DE MISSES NOMINISTRIO DE JESUS

    Nos ltimos captulos, confirmamos que o mandatomissionrio baseia-se no Antigo Testamento, como um fio queentrelaa toda a histria de Israel. O escopo de misses sempre foi esempre ser universal, j que procura anunciar e promover o reino deDeus por todo o mundo. Na prpria histria de Israel, a mo forte epoderosa de Deus se estendeu ao povo, no somente para seubenefcio, mas tambm como testemunho s naes, a fim de lev-lasa conhecerem o Senhor dos Exrcitos.

    No Novo Testamento, essa preocupao universal de Deus

    intensifica-se a partir do ministrio de Jesus. O Evangelho SegundoLucas, mais que todos os outros, enfatiza o significado universal davinda de Jesus. Dos quatro evangelhos, apenas Mateus e Lucastraam a ascendncia de Jesus atravs de sua genealogia. Mateuscomea a partir de Abrao a fim de destacar aos leitores judeus e aosgentios, inquisidores da f judaica, que Jesus, sendo filho de Abrao, o Rei prometido de Israel. Lucas, entretanto, comea a genealogia

    de Jesus a partir de Ado, destacando-o como filho do pai de toda ahumanidade. Assim, Jesus identifica-se com o plano mestre euniversal de Deus na histria da criao, ou seja, ter domnio sobretodas as coisas e no somente sobre Israel. Em Lucas vemos Cristocomo o missionrio de Deus, enquanto em Mateus ele visto maiscomo o Messias prometido de Israel.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    21/61

    20

    Lucas enfatiza o significado do ministrio de Jesus, tanto emtermos geogrficos quanto em termos sociais e culturais.Consideremos estes trs aspectos de seu ministrio.

    ROMPENDO AS BARREIRAS GEOGRFICAS

    Em Lucas 4, Jesus estava em Cafarnaum, onde centralizouseu ministrio no incio. Foi l que ele comeou a pregar, ensinar ecurar com autoridade. Foi at a casa de Simo e curou sua sogra. Nas

    altas horas da noite, o povo lhe trazia os doentes, e ele os curava,devendo ter ficado um tanto sobrecarregado com este ministrio, poislemos: "Sendo dia, saiu e foi para um lugar deserto; as multides oprocuravam e foram at junto dele, e instavam para que no osdeixasse" (Lc 4.42).

    Aparentemente, o povo percebia que Jesus estava prestes adeix-lo, e isto quando ele mal comeara seu ministrio l! Imagine a

    reao das pessoasangustiadas como se tivessem estado na fila doINPS durante a noite toda e, de repente, o mdico de planto tivessesado de frias.

    "Espere a! No diga que j vai! O Senhor apenas comeouseu ministrio aqui. Esta cidade est cheia de corrupo e pobreza,pecado e doena. O Senhor ainda no pode nos deixar!"

    Qual foi a resposta de Jesus?" necessrio que eu anuncie o evangelho do reino de Deus

    tambm s outras cidades, pois para isso que fui enviado."O evangelho deve se espalhar. No pode ficar parado em

    lugar algum! J que o evangelho do reino, isto tem dimenses asmais amplas e universais possveis. Fica, portanto, implcita suadivulgao por toda parte, atravessando todas as barreiras

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    22/61

    21

    geogrficas. Tem que estar sempre em movimento, at que todosrecebam as boas novas. O ministrio de Jesus demonstra umapreocupao missionria que cruza as fronteiras geogrficas,convocando a todos em todos os lugares a assumirem a vida do reino.

    ROMPENDO AS BARREIRAS SOCIAIS

    A misso de Jesus, contudo, no se resumiu a cruzar barreirasgeogrficas. Jesus tambm rompeu barreiras sociais, pois ministrou a

    grupos sociais outrora negligenciados.Por exemplo, observamos que trs vezes Jesus foi casa deum fariseu para jantar (Lc 7.36; 11.37; 14.1). Ele, portanto, nodeixou de ministrar at mesmo classe religiosa que mais se opunhaa ele. Em outra ocasio, uma mulher pecadora ungiu os ps de Jesuscom perfume (Lc 7.36-50). Jesus no se preocupava com o estigmasocial que poderia receber por causa de sua simpatia e

    disponibilidade para ministrar a todos igualmente, tanto queles quedeveriam ser seus maiores inimigos quanto aos que poderiam causaro maior escndalo para seu ministrio. Alis, pelo menos segundoLucas, havia, aparentemente, at uma nfasese no preferncianeste tipo de gente, embora Jesus tambm tenha atendido alta classede lderes religiosos. Ele ministrou ao desterrado, ao aflito e aopecador.

    At os publicamos foram objetos de seu amor e ateno. Eleseram as pessoas mais odiadas pelo povo, consideradas exploradoras,em virtude dos altos impostos que cobravam, e traidoras, porajudarem a enriquecer o Estado romano. Jesus, apesar deste fortepreconceito social, foi jantar na casa de Levi (Lc 5.27-32). Maisainda, ele se convidou casa de Zaqueu, outro coletor de impostos

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    23/61

    22

    (Lc 19.1-10). Dessa forma, Jesus demonstrou concretamente que suamisso implicava em cruzar todas as barreiras sociais, dando atenoespecial para os grupos mais rejeitados da sociedade.

    Por isso mesmo, Lucas revela enfaticamente o alcance queJesus teve entre os pobres e oprimidos, desde o princpio de seuministrio: ele veio para evangelizar os pobres, libertar os cativos eoprimidos e restaurar a vista aos cegos (Lc 4.18). Nas bem-aventuranas pregadas na plancie, o contraste proposital entre apobreza e a riqueza exemplifica esta preocupao especial de Jesus

    com os pobres, famintos, desesperados e oprimidos. Exemplifica-setambm nas ilustraes dos dois devedores (Lc 7.41-43; observe aquem Jesus mais ama), do amigo da meia-noite (Lc 11.5-8), do rico eseus celeiros (Lc 12.13-21, veja o ltimo versculo), da moedaperdida (Lc 15.8-10), do administrador esperto (Lc 16.1-13; reparenovamente o ltimo versculo) e do juiz inquo e a viva (Lc 18.1-8).

    Achamos necessrio dar duas explicaes a esta altura de

    nossa abordagem do ministrio de Jesus. Em primeiro lugar, quandoafirmamos sua preocupao com os pobres e oprimidos, no temospor base nem estamos propagando qualquer teologia contemporneade libertao. Pretendemos apenas obter uma rigorosa, no obstanteabreviada, base com interpretao bblica coerente (julgue vocmesmo!). Em segundo lugar, bem sabemos que muito se tem faladosobre uma opo preferencial plos pobres. Afirmo que a prpriaevidncia bblica leva a esta concluso. Se no, Jesus poderia dizer:"O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu paraevangelizar os ricos..." ou, ainda mais, "bem-aven-turados osricos...", e Paulo poderia descrever a composio da igreja corntiacomo sendo de "no muitos analfabetos, nem muitos oprimidos, nemmuitos de nascimento humilde" (l Co 1.26).

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    24/61

    23

    Portanto, para o intrprete espiritual, digo que h sim certapreferncia bblica pelo pobre e oprimido. No por acaso quenenhum dos textos citados descreve o pobre como algum que noseja social e economicamente pobre. Por outro lado, para o intrpreteliberacionista em termos apenas scio-polticos, digo que essapreocupao com o pobre no existe por causa da pobreza em si, massempre em relao justia e glria de Deus. O pobre preferencialmente bem-aventurado porque ele no tem de quemdepender para defend-lo, a no ser o prprio Deus, se deste, de fato,

    ele depende. Assim, o pobre bem-aventurado uma pessoa poltica eeconomicamente pobre. Mas, um pobre no s injustiado peloshomens como tambm justo diante de Deus. Esta ideia do pobreinjustiado e tambm justo deriva da palavra ni, no AntigoTestamento, que se traduz tanto como "pobre" quanto como"humilde" e tambm "piedoso" (Am 2.6 e Is 2.6-12). Portanto, apostura do pobre dificilmente conhecida pelo rico, e a sua posio

    diante de Deus tem preferncia pela maior propenso dependnciadele, a qual, assim, vai alm de dimenses espirituais, emocionais ede relacionamentos, incluindo tambm as crises cotidianas,financeiras, profissionais e at polticas, crises estas que o ricoenfrenta bem menos. Entretanto, quando o rico consegue assumiressa mesma postura (no este o sentido da exortao ao jovem rico,em Lc 18.18-23?), pode tambm gozar a bno de Deus (como nocaso da bem-aventurana para o "humilde" ou "pobre de esprito", emMt 5.3). Detivemo-nos nessa questo pela necessidade deesclarecimento bblico e por ser to pertinente no Brasil, cujapopulao, em grande parte, pobre (e cada vez mais,proporcionalmente!).

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    25/61

    24

    Decerto ele ministrou tambm aos ricos, pois, provavelmente,Zaqueu e Jos de Arimatia tinham bons recursos financeiros.(Todavia, a forma de dirigirem suas riquezas tinha de mudar diantedo compromisso com Jesus!) Assim, reparemos que, se Jesus fez umaopo preferencial pelos pobres, certamente esta opo no eraexclusiva. O essencial era um compromisso com o Senhor, nodeixando isto de ter manifestaes concretas na vida de devoo etambm nas relaes humanas.

    Outro grupo desprezado pela sociedade, que recebeu a

    ateno e a preocupao de Jesus, foi o das mulheres. Lucas fazmeno desta dimenso do ministrio de Cristo quarenta e trs vezes,enquanto Marcos e Mateus juntos a fazem apenas quarenta e novevezes. Alm disso, Lucas d nfase especial ao fato de os primeirosmissionrios (quem testifica da ressurreio de Jesus) serem todasmulheres (23.55-24.12). Num mundo onde o papel da mulher nopossua prestgio nenhum, este fato significativo e revelador. Alm

    disso, s Lucas destaca as mulheres que acompanhavam esustentavam nosso Senhor em sua misso (8.1-3).

    A soma destas observaes assinala convincentemente que oministrio de Jesus rompeu barreiras sociais. Sua misso atingiutodos os grupos sociais, especialmente os mais desprezados eoprimidos. Neste sentido, tendemos a esquecer o modelo de Jesus enos acomodar mobilidade ascendente que nossa f propicia. Noque a ascendncia seja negativa, mas apenas a acomodao einjustias cometidas contra os outros (no este o sentido daParbola do Rico e Lzaro? Lc 16.19-31).

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    26/61

    25

    ROMPENDO AS BARREIRASCULTURAIS E RELIGIOSAS

    Jesus alcanou at os samaritanos, aqueles meio-judeusdesprezados e marginalizados pelos judeus. Mas no s os alcanoucomo tambm fez deles heris quando contou a histria do bomsamaritano (Lc 10.29-37). Imagine o aborrecimento dos fariseusquando ouviram essa histria! Interessante que, dos dez leprososque Jesus curou, o nico que voltou para agradecer era samaritano

    (Lc 17.11-19).Outro escndalo cultural e religioso que Jesus causou foi seutratamento para com o centurio romano. Os judeus colocavam osgentios fora da esfera do amor e atividade de Deus (a no ser que setornassem judeus). Contudo, quando esse soldado romano, quemantinha a lei e a ordem na regio, pediu que Jesus curasse seuservo, confiando apenas na palavra afirmativa de faz-lo, Jesus

    afirmou: "... nem mesmo em Israel achei f como esta" (Lc 7.9).

    RESUMO

    Jesus, sendo filho de Ado (que significa "homem"), cumprea imagem de Deus no homem Ado, realizando o domnio de Deus erompendo todas as barreiras que limitam esse domnio, geogrficas,sociais e culturais. Desta forma, o plano divino e salvador continua,sendo Jesus nosso precursor, modelo, autoridade e poder. um planopara o universo que temos de cumprir. O peso de nossaresponsabilidade no cumprimento da misso de Deus aparece bemntido, quando Jesus diz: "Vs sois testemunhas destas coisas" (Lc24.48).

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    27/61

    26

    A mesma passagem define este evangelho como tendo nocentro a morte e a ressurreio de Jesus. A f baseia-se num eventoconcreto de nossa histria. No o misticismo das religies orientaisnem a magia das religies animistas nem a fora mental das crenasdo alto espiritismo. Nossa f surge da atuao concreta de Deus emnossa histria e resulta na transformao integral do homem em todosos seus relacionamentos.

    O evangelho tambm exige o arrependimento como pr-requisito para a entrada no reino e anuncia o perdo como promessa e

    dom de seu ingresso.Onde ele deve ser pregado?"a todas as naes" (Lc 24.47).Assim como, no incio de seu ministrio, Jesus no foi detido ouatrasado por barreiras geogrficas, mas teve de ir s outras cidades,semelhantemente, no final desse ministrio, ele exorta seus discpulosa irem a todas as naes. Esta exortao nos pertence hoje. Aresponsabilidade nossa. Esperemos apenas at que do alto sejamos

    revestidos do poder (Lc 24.49).Em sntese, Lucas fornece ampla base para a obra

    missionria, por meio do modelo do ministrio de Jesus. Alis, nestesestudos, temos destacado que as Escrituras todas fornecem o extensoalicerce que apoia e prepara, pela elucidao desta obra, a grandecomisso. A obra missionria da igreja no uma pirmide feita decabea para baixo, com seu vrtice num texto isolado do NovoTestamento, onde elaboramos uma grande estrutura conhecida como"misses". Ao contrrio, a obra missionria uma pirmide decabea para cima, com sua base estendendo-se de Gnesis l atApocalipse 22. Toda a Escritura forma, ento, o alicerce para que oevangelho alcance o mundo todo. A grande comisso seria assim amaior explicao desta obra e poderia ser considerada o pice da

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    28/61

    27

    revelao divina quanto a ela, visando o lanamento da igreja nestamisso. Salientamos que a obra missionria no parte s de um textobblico, seno da Bblia toda.

    Alm disso, observemos que a dimenso da grande comisso to extensa quanto a humanidade, isto , abarca todas as reasgeogrficas, classes sociais e culturas.

    Finalmente, a responsabilidade est sobre nossos ombros."Vs sois testemunhas destas coisas" uma afirmao que incluitodos os cristos. nossa responsabilidade levar o evangelho a todas

    as naes. Se no o fizermos, deixaremos at de ser igreja, pois esteenvio para o mundo faz parte de sua essncia.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    29/61

    28

    4

    MISSES NO MINISTRIO DOESPRITO POR MEIO DA IGREJA

    No captulo anterior discutimos o ministrio de Jesus comomodelo para misses. Fizemos isto atravs do Evangelho de Lucas.

    Neste estudo queremos continuar nosso exame de Lucas, masutilizando seu segundo livro Atos dos Apstolos. Enquanto oprimeiro focaliza o ministrio de Jesus em nossa histria, o segundocentraliza-se no ministrio do Jesus ressurreto, atuando por meio doEsprito Santo na igreja. No final do primeiro volume, Jesus exortouseus discpulos a que esperassem pelo poder do alto, o poder doEsprito Santo. No incio do segundo, eles o recebem, e a expanso

    missionria da igreja comea.No podemos subestimar a necessidade do poder do Esprito

    Santo na realizao da grande comisso. Harry Boer, em seu livroPentecost and Missions ("Pentecoste e Misses"), argumenta bblicae irrefutavelmente que a vinda do Esprito Santo a experincia doPentecoste d vida e sentido grande comisso, tanto que esta,sem o Pentecoste, no teria poder algum nem poderia ser cumprida.Sim, a vinda do Esprito possibilita a realizao do mandamento. uma experincia animadora ver homens e mulheres responderem aesse mandamento com orao e, revestidos do poder do alto,pregarem o evangelho porque tiveram um encontro inesquecvel como Senhor. Mesmo no entendendo perfeitamente a grande comisso,

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    30/61

    29

    pregam com convico e resultados, pois, quando o Esprito se apo-dera deles, h um impulso irresistvel de testemunhar.

    Acredito que exista fora satnica por trs do medo do poderdo Esprito Santo em muitas igrejas tradicionais hoje. claro que,algumas vezes, o medo baseia-se nos abusos que vemos ao nossoredor. Entretanto, mais frequentemente, medo daquilo que oEsprito far e exigir de ns. A este respeito, Richard Lovelaceobserva em seu livro Dynamics of Spiritual Life ("A Dinmica daVida Espiritual"):

    "H uma estranha incapacidade entre os cristosmodernos de levar a srio essa informao (sobre arealidade de Satans) e at uma insegurana nosevanglicos (conservadores) em dar muita ateno aisto. Sugiro que esta relutncia exista no porque oassunto seja trivial, mrbido ou perigoso, mas porque

    estas foras tm acesso s nossas mentes e so aptaspara nos cegar em relao sua presena e esconder oevangelho do mundo. O inferno uma conspirao, e oprimeiro pr-requisito de uma conspirao que elapermanea clandestina".

    Por que Satans criaria em ns esse medo da atuao doEsprito de Deus e a dvida da presena e do poder do prprioinimigo? Porque assim ele pode cortar o nervo principal documprimento de misses (quando se recua do poder do Esprito) e, aomesmo tempo, esconder seu prprio papel conspirador.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    31/61

    30

    O ESPRITO SANTO COMO AUTOR EREALIZADOR DE MISSES

    A igreja, ento, necessita do poder de Deus para cumprir suamisso, pois "nossa luta no contra o sangue e a carne, e, sim,contra os principados e potestades, contra os dominadores destemundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal, nas regiescelestes" (Ef 6.12). Portanto, o pr-requisito para o cumprimento datarefa missionria o poder do Esprito Santo (At 1.8). Precisamos de

    um poder sobrenatural para lutar contra um inimigo sobrenatural.Com a vinda do Esprito, a igreja compreendeu as palavras de Jesus:"Em verdade, em verdade vos digo que aquele que cr em mim, fartambm as obras que eu fao, e outras maiores far, porque eu voupara junto do Pai" (Jo 14.12). No discurso que contm esse versculo,o Esprito Santo central (Jo 14.16), e os discpulos devem esper-lo,tendo j recebido a grande comisso. O Esprito, portanto, o autor

    de misses, pois a obra parte de sua capacitao.Ele no apenas o autor, mas tambm o realizador de

    misses. Com sua vinda sobre os primeiros discpulos houve o sinalsobrenatural de "lnguas", que indicava claramente que o evangelhodeveria ser pregado a todas as raas e naes. Podemos dizer que oEsprito garante o sucesso missionrio no mundo.

    O ESPRITO COMO PROMOTOR DE MISSES

    O Esprito Santo est por trs de todos os acontecimentos emAtos. Ele quem atuava quando:

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    32/61

    31

    a igreja se iniciou com 3.000 e depois 5.000 convertidos(2.41, 4.4);Pedro e os outros discpulos testemunharam ousadamentefrente perseguio (3.11-26);

    os primeiros seguidores venceram o egosmo e deramliberalmente obra do Senhor (4.32-37);

    morreu o primeiro mrtir, mostrando vitria gloriosa sobrea perseguio e vingana (6.8-7.60);

    o evangelho da salvao alcanou o primeiro lar gentio

    (11.12);a mensagem de perdo espalhou-se pela Etipia e frica(8.27-29);

    as igrejas na Judia, Galilia e Samaria vieram a seestabelecer firmemente (9.31);

    a maravilhosa igreja missionria de Antioquia comeou aprosperar em preparao para seu envio de missionrios (l1.22-26);

    o amor mtuo das primeiras comunidades cristsmanifestou-se atravs da coleta incentivada pela profeciade gabo (l1.28-29);

    a igreja de Antioquia lanou seu programa missionrio(13.2);

    Paulo venceu seu primeiro inimigo, Elimas, em Chipre(13.9);

    os apstolos alegraram-se na perseguio em Antioquia daPisdia (13.50-52);

    os apstolos reconheceram a obra entre os gentios epronunciaram liberdade da lei para os cristos gentios

    (15.28);

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    33/61

    32

    Paulo foi impedido de continuar na sia, sendo dirigido Europa; um marco missionrio significante (16.6-10);os lderes foram escolhidos para tomar conta da igreja localem feso (20.28).

    Assim, o Esprito Santo acompanhava todos os passosdecisivos na expanso missionria da igreja.

    O ESPRITO COMO PODER PARA MISSES

    H uma diferena entre algum ser cheio do Esprito Santo eo Esprito ser derramado sobre as pessoas. O primeiro caso refere-semais qualidade, ao carter espiritual de algum e ao poder paraservir. O segundo refere-se mais introduo decisiva de uma novaera ou do incio de um novo movimento ou expanso.

    O Esprito Santo foi derramado apenas quatro vezes em Atos.

    Cada uma das conquistas na expanso missionria foi acompanhadapor sinais milagrosos. A primeira vez foi a vinda do Esprito noPentecoste (2.1-13); a segunda, quando o evangelho alcanou aSamaria, a primeira cidade no judia (8.14-17); a terceira, quandoPedro pregou primeira famlia gentia, a de Cornlio, em Cesaria(10.44-45) e, finalmente, a quarta, quando Paulo conseguiu

    demonstrar a diferena entre o evangelho de Jesus e a pregao deJoo Batista (l9. l-6). Todas as vezes o prprio Esprito Santomarcou, milagrosamente, a introduo de uma nova fase na tarefamissionria a ns confiada.

    O resultado destes despertamentos, onde o Esprito derramado sobre as pessoas, fruto permanente. Os 3.000convertidos da pregao de Pedro perseveravam (2.42, veja 11.24)! A

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    34/61

    33

    histria confirma a permanncia do fruto destas atuaesexcepcionais do Esprito. Por exemplo, durante os primeiros 96 anosde evangelizao na Polinsia ocidental (a partir de 1811), houvemais de um milho de converses. Hoje, esta regio possui umapercentagem de cristos praticantes maior do que qualquer outra reacomparvel no mundo! Nos primeiros 80 anos de trabalhomissionrio na Birmnia, uma pessoa a cada trs horas, em mdia,era batizada, e 10% delas tornaram-se obreiras ativas do Senhor.Quando o primeiro missionrio cristo chegou s ilhas Fiji, assistiu

    ao enterro de 80 vtimas de uma festa canibal. Ele viveu, porm, paraver multides de convertidos tomando a ceia do Senhor. Depois de50 anos, em 1885, havia 1.300 igrejas. Os casos nem sempre soassim. No seria justo, por exemplo, comparar o resultado nos pasesmuulmanos. Apenas enfatizamos que, quando o Esprito derramado sobre as pessoas, h fruto permanente.

    O ESPRITO SANTO COMO ESTRATEGISTA DE MISSES

    Em Atos l.8 encontramos uma estratgia geral que, de fato,corresponde ao desdobramento da expanso missionria da igreja.Isto , comea em Jerusalm, o lar dos primeiros discpulos; penetra aJudia, lugar rido e difcil para a evangelizao, emborageografcamente prximo a Jerusalm; encontra o primeiro desafiocultural em Samaria, em preparao final para os confins da terra.Desta maneira, aprendemos que a expanso missionria e geogrfica cada vez mais abrangente, tendo uma penetrao cada vez maior.

    Em Atos, encontramos tambm uma estratgia urbana. Ascidades chaves devem ser alcanadas. A ideia de misses urbanas,ento, no uma novidade. Felipe foi dirigido Samaria, Pedro a

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    35/61

    34

    Cesaria e Paulo s cidades chaves do Oriente Prximo e Europa.Diante da marcante urbanizao mundial (populao urbana em 1900= 14%; 40% em 1980 e 50% no ano 2000) e brasileira (31% em1940; 68% em 1980, e a ONU prev que at o ano 2025 entre 80% e90% da populao latino-americana ser urbana!), a tarefamissionria no pode ser ingnua. Na dcada de 80,aproximadamente um bilho de pessoas migraram para os centrosmetropolitanos do Terceiro Mundo. Cidades como Bogot, So Pauloe a Cidade do Mxico tm um aumento dirio de 4.000 a 6.000

    habitantes. No Brasil, a migrao para os centros urbanos,especialmente os do litoral, bem destacada desde o perodocolonial. Viana Moog, em seu livro Bandeirantes e Pioneiros,documenta como sempre houve uma tendncia de retorno s grandescidades do litoral por maior que fosse a penetrao rural e para ooeste. Tudo isto tem grande importncia para misses.

    Outra estratgia envolve pessoas e classes chaves. Quando

    Paulo foi a Chipre, tratou com o procnsul do pas. Em Atenas (outrocentro metropolitano), tratou com os filsofos, e alguns seconverteram, entre os quais um certo Dionsio (At 17.18, 34). Emfeso, trabalhou entre os estudiosos, na escola de Tirano, durantedois anos. Resultado? Todos os habitantes da sia ouviram a palavrado Senhor, tanto judeus como gregos (At 19.10). Que relatrio! Outroexemplo o de Felipe, que, ao falar com o eunuco da Etipia, dirigia-se a um lder do pas, sendo este o primeiro passo do evangelhonaquela nao.

    Em Atos, notamos uma preocupao constante de fundarigrejas em reas ainda no atingidas. Paulo at fez disso uma regrapessoal (Rm 15.20). Entretanto, atualmente, a metade da populaomundial est na sia, onde, embora apenas 5% professem a f crist,

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    36/61

    35

    somente 5% da fora missionria mundial ministra. Vendo a situaopor outro angulo, teremos 99% da fora missionria mundialministrando entre os 42% da populao mundial, onde j existemigrejas crists que podem alcanar os no cristos. O outro 1% dafora missionria trabalha entre os 58% da populao mundial, ondeos no cristos s podem ser alcanados por meio do ministriotranscultural. Quanto precisamos hoje da conscientizao paulina deministrar onde Cristo ainda no foi pregado!

    O Esprito Santo dirige as igrejas recm-fundadas para que

    sejam igrejas autctones (At 20.28). O primeiro passo, e o maiscrucial, para se alcanar uma boa medida de autoctonia otreinamento de liderana capacitada tanto para a ofensiva quanto paraa defesa da igreja frente aos desafios e ameaas do mundo (At 20.29-31). Muito se fala hoje de trs objetivos prticos e concretos para sealcanar o alvo de autoctonia: auto-governo, auto-sustento e auto-propagao; isto , nenhuma igreja local (muito menos a

    denominao) pode ficar satisfeita, enquanto depender de outra igrejapara financiar seus obreiros e fazer sua evangelizao. Por outro lado,isto no quer dizer que as igrejas no devam ajudar umas s outras,testemunhando juntas na comunidade. Ajudar e cooperar so coisasno s positivas como tambm evangelisticamente essenciais (Jo17.20-21). Contudo, a dependncia que ultrapassa esses trs objetivosfaz definhar a Igreja e prejudica a eficincia e integridade de seutestemunho na sociedade. Os trs objetivos so importantes, maspodemos dizer que os dois primeiros, em geral, concorrem para omximo empenho do terceiro, o alcance evangelstico e missionriode cada comunidade crist. Temos destacado em todos esses estudosque esta a essncia da igreja. A igreja que no missionria no igreja em nenhum sentido bblico; alis, logo se torna, ela mesma, um

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    37/61

    36

    campo missionrio. Ao contrrio, um bom exemplo seria a igreja deTessalnica, qual Paulo escreve:

    "Porque de vs repercutiu a palavra do Senhor,no s na Macednia e Acaia, mas por toda parte sedivulgou a vossa f para com Deus, a tal ponto de notermos necessidade de acrescentar coisa alguma..." (lTs 1.8).

    Portanto, as igrejas fundadas em cada lugar devem ter comoalvo a independncia, procurando o desenvolvimento de sua prprialiderana, de seu sustento e de seu programa de evangelizao e obramissionria.

    Uma qualificao, entretanto, necessria quanto aautoctonia. Os trs objetivos mencionados acima no garantem aconquista da autoctonia, embora sejam bons passos nessa direo.

    Conheo igrejas que se sustentam, se dirigem e evangelizam, masque, mesmo assim, permanecem dependentes de suas igrejas-mesnum sentido mais profundo. Seus conceitos e aplicaes doevangelho dentro de seu ambiente so diretamente determinadospelas conceituaes de sua igreja-me, mesmo quando esta, emgrande medida, desconhece o contexto cultural e social da igrejafundada e alheia a este. No estou sugerindo que cada nova igrejatenha que comear da estaca zero para a elaborao de todas as suasdoutrinas e ideias. Longe disso! Acredito que o Esprito Santo nomorreu depois do Novo Testamento e que atravs da histria lidera aigreja de Cristo na expresso de sua f. Contudo, a aplicao doevangelho em situaes culturais, sociais e histricas pode variar. Osproblemas brasileiros no so sempre iguais aos norte-americanos ou

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    38/61

    37

    europeus, tampouco os nigerianos ou indianos. As igrejas-mespodem e devem ajudar-nos a entender aquilo que Deus falouem sua revelao. Contudo, cabe muito mais s igrejas fundadas suainterpretao e aplicao em seus prprios contextos. Quando asigrejas fundadas conseguem assumir seu sacerdcio dos santos eouvir a voz de Deus, mediante as Escrituras, para sua prpriasituao, esto ainda mais no caminho da autoctonia (e, por exemplo,podem ajudar as igrejas-mes a contextualizarem melhor o evangelhoem suas prprias culturas tambm!).

    J mencionamos o papel da unio dos cristos no sucesso daobra missionria. Resta apenas ressalt-la como uma estratgiaessencial do Esprito Santo para o desempenho missionrio eficaz.Creio que esta unio seja um assunto um pouco negligenciado, se nodesprezado em nosso meio, j que podemos reconhecer seusignificado bblico para misses sem pratic-la.

    Reparemos que a unio dos fiis (At 4.24, 32; 2.44, 46) leva a

    intrepidez diante dos homens (At 4.29-31; 2.37-41) e temor diante deDeus (At 4.31; 2.43). Por conseguinte, Deus operava milagres pormeio do Esprito Santo (At 4.22, 30; 2.43), a igreja evangelizava comresultado (4.29, 31, 33; 2.40, 41, 47) e atendia s necessidades fsicasdas pessoas (At 4.32, 34, 35; 2.45). Que receita para a igrejamissionria: unio, intrepidez, temor, milagres, evangelizao e aosocial! E eu pergunto: quais destes itens no constituem um pontofraco em nossas igrejas? Imagine a combinao de todos! Por ondecomeamos? Sugiro a unio.

    A unio da igreja no apenas algo bonito e romntico queocorre automtica e facilmente. preciso esforar-se para alcan-lae preserv-la (Ef 4.3). Exige sacrifcio e at certo sofrimento, mascomo resultado a unio fornece alimento para o combate pela f

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    39/61

    38

    evanglica (Fp 1.27-30). Implica no s numa unio terica ("nssomos irmos, embora no concordemos..."), mas numa unanimidadede pensamento, amor e humildade (Fp 2.1-4). S a alcanamos medida que seguimos o exemplo de Jesus Cristo (Fp 2.5-11). Semdvida, a unio do povo de Deus uma das estratgias mais crticasna obra missionria que o Senhor nos deu e que o Esprito Santoviabilizou.

    Poderamos abordar outros aspectos estratgicos da atuaodo Esprito Santo na expanso missionria da igreja. Talvez aqueles

    j mencionados incentivem o caro leitor a pesquisar outros,procurando a direo do Esprito nessa pesquisa. De nossa parte,queremos apenas acentuar que o desafio missionrio exigia e exigenada menos que o poder do Esprito Santo. Nada do triunfalismo deplanos e esquemas que dependam da percia e tcnica humanas queultrapassam a direo do Esprito, mas somente a humildade e otemor com discernimento e ao, tomados como fruto da vida

    dependente do Esprito. Tenhamos cuidado com nossas ideias"brilhantes" e "seguras", pois, quando o esforo missionriopermanece sob o controle do Esprito de Deus, ele o autor,realizador, promotor, a fonte de poder e o estrategista de misses.

    Urge um novo chamado a um despertamento paradependncia total do Esprito Santo, sem medo da maneira comoseremos entendidos e vistos. Urge a busca diligente da plenitude doEsprito de Deus em nossa vida pessoal, igrejas, agncias e juntasmissionrias. Ento haver um verdadeiro despertamentomissionrio!

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    40/61

    39

    5

    PAULO E MISSES

    As igrejas da frica, sia e Amrica Latina esto passandopor um despertamento em relao a seu desempenho naevangelizao mundial. Depois de um sculo de tremendo impulsoevangelstico promovido entre estes povos, ora pelos habitantes

    naturais do lugar, ora pela assistncia de missionrios estrangeiros,nos ltimos anos estas igrejas esto reconhecendo que o propsito deDeus no que elas apenas recebam missionrios, mas que tambmos enviem. Por certo, as igrejas na Amrica do Norte e na Europaaprendero e se beneficiaro com novos modelos e nfasesmissionrias que suas igrejas irms esto empregando em obedincia

    direo do Esprito Santo na misso de Deus.Segundo Larry Pat (From Every People, 1989), at o ano2.000, as agncias missionrias do Terceiro Mundo devero enviar162.000 missionrios. Comparados aos 136.000 que devero serenviados pelas agncias missionrias protestantes do Primeiro Mundo(Europa, Amrica do Norte, Austrlia e Nova Zelndia), a influnciadeles j se tornou uma fora muito significativa na evangelizao

    mundial.J existem centros de treinamento missionrio na Coria,

    ndia, Costa Rica, Singapura, Peru e Brasil. H inmerasconferncias missionrias regionais (s para mencionar algunsgrupos: VINDE [Viso Nacional de Evangelizao], Viso Mundial,SEPAL [Servio de Evangelizao para a Amrica Latina], InstitutoHaggai, Misso Antioquia, CEM [Centro Evanglico de Misses] e

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    41/61

    40

    cada vez mais igrejas locais, incluindo a Primeira Igreja Batista emSanto Andr e a Igreja Batista do Morumbi, em So Paulo). Por isso,digo que estamos passando por um despertamento nesta rea, o que muito animador. Sigamos a direo de Deus!

    Por outro lado, h muita confuso sobre misses, tanto nonvel popular, quanto no acadmico. Algumas questes, s vezesfundamentais, continuam de lado na hora do debate:

    Ir ou ficar; qual nosso critrio?

    O que um missionrio?O que so misses?

    No h bastante a fazer no Brasil?

    At que ponto devemos ou no usar modelos"importados"?

    No penso que possamos resolver de uma vez estas questesque a igreja ao redor do mundo debate h sculos, mas discut-lascertamente faz parte da tarefa da igreja brasileira em sua busca defidelidade e autenticidade misso de Deus. Aqui, posso apenastraar e sugerir algumas ideias. Em ltima anlise, somente nosarraigando s Escrituras encontraremos respostas ou indicaes quenos orientaro nesta obra to importante.

    Sugerimos Romanos 15.14-21 como uma passagem que nosd tais perspectivas na vida e no ministrio de Paulo. bom lembrarque Paulo a escreveu quase no fim de sua carreira missionria e que acarta toda uma anlise das polmicas missionrias que eleenfrentou. Nesta passagem, em poucas palavras, Paulo resume suaexperincia missionria at aquela altura.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    42/61

    41

    O AGENTE MISSIONRIO: O MELHOR, MASAO MESMO TEMPO, UM SERVO

    Nesta passagem, o agente missionrio o apstolo Paulo (ou,em ltima anlise, o prprio Deus v. 15). Embora, logicamente,Paulo mesmo no diga aqui que ele representa o melhor da lideranada igreja, sabemos disso pelo testemunho de Lucas. Paulo j tiveraseu ministrio aprovado como um dos mestres e profetas em umaigreja local altamente comprometida com misses a igreja de

    Antioquia (At 13.1-3). Que contraste com alguns missionrios demenor preparo e talento que, como consequncia, em quase todos ossentidos, recebem apoio inferior ao apoio dado ao pastorado! Otrabalho missionrio exige o melhor da liderana de nossas igrejas.

    Ao mesmo tempo, representando o melhor da liderana, oagente missionrio entende seu papel no como superior, mas comoservo. Paulo, em sua misso entre os gentios, considera-se ministro

    (leitourgos) ou servo (v. 16) que, semelhana dos sacerdotes, apre-senta uma oferta no altar de Deus. Neste caso, a oferta a obedinciados gentios a Deus (v. 18). A misso de Paulo um culto prestado aoSenhor para sua aceitao e santificao. No h lugar, na presenado Altssimo, para atitudes de superioridade ou domnio missionrio.

    O melhor lder possui uma atitude de servo e entende seuservio missionrio como culto e sacrifcio prestados a Deus.

    O OBJETIVO MISSIONRIO: A OBEDINCIA

    Paulo descreve o objetivo de seu trabalho missionrio com aexpresso "conduzir os gentios obedincia" (v. 18). Isto muito

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    43/61

    42

    mais do que uma deciso inicial de "aceitar a Cristo". Inclui odiscipulado da igreja at o ponto de obedincia por f (16.26).

    Alguns fazem separao entre "converso" e "discipulado",sendo o primeiro elemento tarefa de "misses" e o segundo, da"edificao da igreja". Paulo no fazia tal distino. Seu objetivo noera levar as pessoas a uma deciso inicial, mas conduz-las obedincia. No este tambm o objetivo da grande comisso, emMateus 28.18-20?

    OS INSTRUMENTOS DO TRABALHO MISSIONRIO:DECLARAO E DEMONSTRAO

    Como Paulo realizou seu trabalho missionrio? No final do v.18, ele diz literalmente: "... por palavra e por obras". evidente quePaulo no estabelecia prioridade entre a proclamao do evangelho esua demonstrao por obras. As duas coisas faziam parte integral e

    inseparvel de sua maneira de testemunhar.

    O OBJETO MISSIONRIO: AS NAES

    Tanto "gentios" quanto "naes" traduzem uma nica palavragrega, ethnos. A ideia de ethnos est muito mais prxima da ideia depovos ou grupos tnicos do que pases. O objeto com o qual asmisses lidam so as diversas etnias. Paulo teve ideia semelhante, eisto se percebe pelo fato de ele ter atuado dentro dos limites de um sgoverno, o Imprio Romano, enquanto fazia distino entre os povosdeste imprio.

    H quarenta anos, alguns lderes eclesisticos achavam quequase j havamos evangelizado o mundo, pois apenas quatro pases

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    44/61

    43

    ainda no tinham uma igreja crist Nepal, Tibete, Afeganisto eBangladcsh. Mas aquela observao falhava por entender mal ethnoscomo pas em vez de etnia.

    Por isso se fala muito em misses transculturais, em vez demisses estrangeiras, pois as misses no lidam com naes comopases, mas como etnias.

    A ESTRATGIA MISSIONRIA: OS NO-ALCANADOS

    Veja bem o lema de Paulo: no onde Cristo j fora anunciado(v. 20). Paulo dava prioridade para os povos que no haviam recebidoo anncio do evangelho. Sua estratgia de trabalho no era tantogeogrfica quanto humana ou cultural, no sentido de etnias. Mesmoexistindo igrejas fortes numa determinada regio geogrfica, Paulo"cumpria" o evangelho (traduo literal de "divulgar o evangelho" nov. 19), atingindo lugares onde existiam povos ainda no-alcanados.

    Hoje, nosso lema no deveria ser "uma igreja em cadaregio", mas "uma igreja entre cada povo".

    O DESEMPENHO MISSIONRIO:TUDO DE NS, TUDO DE DEUS

    Paulo enfatizava a necessidade de todo esforo e resoluopara o desempenho de seu servio. Era seu dever ou encargo (v. 16),seu servio ou ministrio (v. 16), sua ambio e edificao (v. 20),realizados por suas palavras e obras (v. 18). Contudo, este serviono se resumia a mero esforo humano. O apstolo afirmou que opoder do Esprito saturava cada etapa (v. 19) e que era Cristo orealizador da obra (v. 18).

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    45/61

    44

    Com tal perspectiva, no temos base para a afirmaofalsamente "teolgica" de que s Deus faz a obra nem para aafirmao falsamente "prtica" de que apenas nossas estratgias eesforos realizaro a obra. De novo, o que Deus ajuntou, no o separeo homem! Veja a colocao de Paulo em outro lugar: "... para isso que tambm eu me afadigo, esforando-m e o mais possvel, segundoa sua eficcia que opera eficientemente em mim" (Cl 1.29).

    O APOIO MISSIONRIO: A IGREJA LOCAL

    Ao escrever esta carta, Paulo est cultivando umrelacionamento com a igreja de Roma (fundada por outrem) com oobjetivo de torn-la sua segunda base missionria para aevangelizao da regio entre a capital do imprio e a Espanha(15.23-24).

    A igreja de Antioquia j fora sua primeira base para a

    evangelizao da regio entre Jerusalm e o Ilrico (v. 19), e agoraPaulo quer ligao semelhante com a igreja de Roma. importanteressaltar este ponto, pois, hoje, h muitas organizaes missionriasque no procuram uma ligao com as igrejas locais. No quero dizerque a nica organizao missionria legtima seja a juntadenominacional. Alis, esta tambm, frequentemente, no possui umaboa ligao com as igrejas locais!

    Tanto as circunstncias histricas quanto os dados bblicosno permitem, a meu ver, uma analogia entre a organizaomissionria flexvel e mvel de Paulo com as juntas denominacionaisou com as agncias missionrias independentes. No podemosdeduzir isto. Contudo, possvel concluir que Paulo via aimportncia de ligar seu ministrio missionrio igreja local, mesmo

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    46/61

    45

    quando esta no era fundada por ele. A obra missionria foiestabelecida por Deus, que vocaciona indivduos no contexto dotestemunho da igreja toda. Um trabalho desse tamanho necessita deapoio e direo da igreja.

    A RAZO MISSIONRIA:QUE TODOS OUAM ANTES DO FIM

    Paulo inicia e conclui esta passagem com citaes do Antigo

    Testamento que prevem a entrada futura de muitos povos no reinode Deus (w. 9-12, 21). Ele tem conscincia de que estas refernciasesto sendo cumpridas em seu prprio ministrio, mas, ao mesmotempo, reconhece nossa necessidade de esperana na realizao final(v. 13). Como Jesus mesmo afirmou, o evangelho deve ser anunciadoat o fim (Mc 13.10; Mt 24.14). Esta a razo missionria da igreja,a pregao do evangelho a todos, antes da chegada do juiz (2 Pe 3.9).

    A convico de que Cristo voltaria e a necessidade subseqente deanunci-lo a quem ainda no ouvira eram motivaes para Paulo,como devem ser hoje para ns, no desempenho da misso de Deus.Sejamos fiis sua misso.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    47/61

    46

    6

    A VOLTA DE JESUS EA URGNCIA MISSIONRIA

    Grande parte dos ensinos de Jesus trata do reino de Deus. Oassunto marcou o ministrio de Jesus do incio (Mc l. 15) ao fim (At l

    .3). As parbolas, sua maneira popular de ensinar, focalizam tanto oassunto que, frequentemente, so chamadas de "parbolas do reino".De fato, nos evangelhos h mais de 70 referncias de Jesus ao reino.

    J vimos, logo no incio deste estudo sobre misses, que aideia tem muito a ver com a imagem de Deus no homem, isto , suacapacidade de reinar, dominar e ordenar a criao de Deus. Isto tem aver com misses: espalhar o domnio e a ordem de Deus por todo o

    mundo.O ensino de Jesus sobre o reino tambm tem a ver com

    misses, pois foi justamente este assunto que ele abordou com osdiscpulos no perodo entre a ressurreio e a ascenso, preparando-os para o Pentecoste e a explosiva expanso missionria da Igreja.Durante quarenta dias nosso Senhor, j ressurreto, ministrou um"curso intensivo de misses" a seus discpulos. O tpico? O reino deDeus!

    Por isso, o assunto de muitssima importncia para misses.O reino de Deus possui dois aspectos temporais. Por um lado, j estpresente, pois o prprio ministrio de Jesus, em sua primeira vinda, oinaugurou (Lc 11.20; Mt 12.28). Por outro lado, seu cumprimentoainda no se deu, porque aguarda a volta de Jesus (Mt 13.40-41). Os

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    48/61

    47

    dois lados so importantes. Neste captulo, contudo, queremosdestacar a volta de Jesus e o cumprimento de seu reino em relao amisses.

    O ESCOPO DO REINO UNIVERSAL

    Jesus confirma a perspectiva missionria universal do AntigoTestamento. Ensina que, no ltimo dia, muita gente vir do Oriente edo Ocidente, do Norte e do Sul, e tomar lugar mesa no reino de

    Deus (Lc 13.29). As bnos do reino de Deus so para todos ospovos do mundo. muito preciosa esta descrio do reino como umafesta. Mas, antes de sua realizao, um convite deve ser enviado snaes, a fim de que os convidados venham festa. Este o trabalhode "misses". Aqueles que estavam longe se aproximam, os estranhostornam-se filhos, e quem antes no tinha esperana, agora festeja noreino de Deus (Ef 2.11-13)!

    OS QUE FESTEJAM HERDAM O REINO

    Jesus ensina que os gentios estaro no apenas entre os quefestejam, mas tambm herdaro o reino de Deus com os judeuscrentes (Mt 21.43 e At 26.16-18). Assim como Jesus enviou a Paulocomo missionrio para colher os gentios para o reino de Deus, hojetambm nos envia a fim de colher as naes para seu domnio.

    O SINAL DE SUA VOLTA: MISSO CUMPRIDA

    Quando os discpulos perguntaram qual seria o sinal (nosingular) de sua volta e da consumao deste perodo intermedirio

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    49/61

    48

    (Mt 24.3), Jesus fez uma lista dos sinais (no plural) do perodohistrico que precederia sua volta (Mt 24.4-12) e depois respondeu pergunta deles (de novo no singular) quanto a este sinal:

    "E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo,para testemunho a todas as naes. Ento vir o fim" (Mt 24.14).

    Isto deixa claro que o evangelho ser pregado em todas aspartes do mundo, at bem pouco antes de sua volta. Quem far isso?Seus enviados, seus missionrios (tanto "missionrio", que vem dolatim, quanto "apstolo", que vem do grego, significam "o enviado").

    Ns somos os precursores de sua vinda. Quando voc e eutivermos respondido em obedincia, levando o evangelho at osconfins da terra, ento este mesmo Jesus voltar.

    "Misses", portanto, entram em penltimo lugar na histriadivina de salvao. Esperamos a gloriosa volta de Cristo e aconsumao dos sculos - por ltimo. Contudo, no de braoscruzados, pois o ltimo elemento vir s depois do penltimo a

    pregao do reino por todo o mundo. Por isso, quando, em outrolugar, os discpulos perguntaram quando seria a restaurao do reino,a resposta foi a mesma - misses (At 1.6-8). No nos preocupemoscom sinais (pocas, tempos ctc.) e, sim, com um sinal: a pregao doreino a todas as naes.

    Assim como Deus planejou perfeitamente a primeira vinda deJesus, ele tambm acompanha todos os passos que visam sua volta,que a esperana da igreja. Tudo se dirige para este glorioso clmaxda histria. Os profetas predisseram-no; o prprio Senhor oconfirmou; os apstolos proclamaram-no, e todos os sinais apontamnaquela direo. Resta, ento, o cumprimento do sinal, tarefa que nossa. Evangelizao e "misses" so baseados na Bblia e cheios designificado e sentido para a volta do Senhor.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    50/61

    49

    Por que tanta importncia para misses em relao suavolta? Porque o alcance universal do amor de Deus serdefinitivamente demonstrado e a glria e o louvor a Deus seroreconhecidos por todos os povos da terra.

    "Depois destas coisas vi, e eis grande multido que ningumpodia enumerar, de todas as naes, tribos, povos e lnguas, em pdiante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas,com palmas nas mos; e clamavam em grande voz, dizendo: Aonosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a

    salvao" (Ap 7.9-10)."... e entoavam novo cntico, dizendo: Digno s de tomar olivro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sanguecompraste para Deus os que procedem de toda tribo, lngua, povo enao, e para o nosso Deus os constituste reino e sacerdotes; ereinaro sobre a terra" (Ap 5.9-10).

    "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo,

    e ele reinar pelos sculos dos sculos" (Ap 11.15b).Observamos este alcance e preocupao universais nos

    primeiros captulos deste estudo sobre misses. Assim como a Bbliacomea com um escopo universal, com Deus criando os cus e aterra, preparando o palco mais amplo possvel de "misses", elatambm termina com o mesmo tom, dando-nos nada menos do que aviso gloriosa do reino, lembrando-nos de que a salvao pela graase destina a ser oferecida a todos, universalmente: "A graa doSenhor Jesus seja com todos" (Ap 22.21).

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    51/61

    50

    APNDICE A

    O POVO IBERO-AMERICANONO PLANO DE DEUS

    Talvez o leitor no saiba do grande destaque que a PennsulaIbrica (constituda por Espanha e Portugal) tem na Bblia. Ela possui

    um papel de importncia ltima no plano de Deus para aevangelizao do mundo. Embora quase desconhecidas, estasobservaes so relevantes, especialmente frente ao CongressoMissionrio Ibero-Americano realizado em novembro de 1987, emSo Paulo (COMIBAM 87).

    A PENNSULA IBRICA NO MUNDO DO

    ANTIGO TESTAMENTO

    H vrias referncias, no mundo antigo, a um lugar chamadoTrsis ou Trtissus. Era uma cidade fencia e mercantil conhecidadesde o sculo XI a.C. Situava-se ao sul da Espanha, na foz do rioGuadalquivir, do lado atlntico do Estreito de Gibraltar. Em todo oAntigo Testamento, Trsis considerada "os confins da terra" ouextremis terris.

    Por isso, Jonas, querendo fugir da presena de Deus,embarcou num navio que ia para Trsis o lugar mais distante deque se tinha notcia na poca (Jn 1.3).

    Este , tambm, o sentido do Salmo 72. Aqui, o reimessinico dominar "... desde o rio..." (o Eufrates, no extremo leste)

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    52/61

    51

    "... at aos confins da terra" (72.8). A explicao vem dois versculosdepois, na referncia a Trsis e s ilhas no extremo oeste (72.10). Aideia semelhante de Mateus 24.14, Apocalipse 5.8-10 e 7.9-10,onde se l que, antes do fim, o evangelho do reino dever ser pregadoentre todos os povos da terra para que estes prestem culto ao Messias.

    Assim se esclarece Isaas 66, que tambm relata a adoraoprestada ao Senhor por parte de todos os povos, anterior aoestabelecimento de novos cus e nova terra e antes do fim (66.15-24).Segundo esta passagem, o Senhor enviar alguns "salvos" para falar

    dele at as mais remotas terras do mar, que jamais ouviram falar doSenhor nem viram sua glria (66.19). Ora, estas terras incluemTrsis, Lude e Tubal, na sia Menor, Jav, na Grcia, e Pui,provavelmente na Lbia ou em Cirene. Povos destas naes iro aJerusalm como oferta para o culto mundial que inaugurar o fim.Mas no so somente alvos missionrios, pois alguns deles setornaro sacerdotes e levitas, isto , estes tambm traro ofertas, a

    oferta da evangelizao (66.20s.). Portanto, a Pennsula Ibrica seralvo e instrumento missionrio.

    A PENNSULA IBRICA NA ESTRATGIAEVANGELSTICA DE PAULO

    Certamente, esse pano de fundo contribuiu para a visomissionria do apstolo Paulo. Por isso ele queria tanto chegar Pennsula Ibrica (Rm 15.24). Trs documentos do primeiro esegundo sculos alegam que Paulo, de fato, chegou Espanha, mas oNovo Testamento no nos diz nada sobre isso. Em 1963, a cidade deTarragona, antiga Trsis, ergueu uma esttua do apstolocomemorando sua ida at l.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    53/61

    52

    Como apstolo dos gentios, e luz de Isaas 66, Paulo queriachegar aos confins da terra a Pennsula Ibrica. Ele desejava levarpara Jerusalm povos no s da regio que j havia evangelizado(desde Jerusalm at o Ilrico, conforme Rm 15.19 as naes, deIsaas 66) como tambm da Pennsula Ibrica (Trsis), antes do fim.E estes ibricos, por sua vez, dariam testemunho l, comoinstrumentos missionrios.

    Isto no quer dizer que Paulo entendia que a volta de Cristodependia unicamente dele. Ele no se via como o nico apstolo

    entre os gentios (nem o ltimo), mas como um apstolo nico, nosentido de ser precursor e exemplo para todos os demais. Assim, suadupla estratgia evangelstica (at os confins geogrficos da terra eentre os povos no-evangelizados) seria precursora e exemplar para aobra de evangelizao at hoje.

    O POVO IBRICO NA EVANGELIZAO MUNDIAL

    Os povos de origem luso-hispnica quer sejam europeus,americanos, africanos ou asiticos ocupam um papel crucial nasltimas fases do alcance final dos povos ainda no-evangelizados.No so apenas alvos missionrios vindos das extremidades da terrapara a adorao do Senhor, mas, como Paulo, iro at os confins daterra pregar aos povos no-evangelizados (Rm 15.20).

    Mas aqui se faz necessria uma advertncia. Muitosmissionrios norte-americanos tiveram, durante o ltimo sculo (ealguns tm, infelizmente, at hoje!), um sentimento de destino divino,no s por trs de seu chamado missionrio, mas tambm de suacultura. O resultado trgico tem sido a transmisso do evangelho com

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    54/61

    53

    uma atitude de superioridade e paternalismo. Qual o lder cristoibero-americano que no encontrou isto?

    No meio de tanta conversa boa sobre o grande potencialmissionrio dos povos ibricossuas caractersticas de mobilidade,personalismo, profunda espiritualidade, laos histricos etc., h umaperigosssima tendncia de negligenciar as falhas e pontos fracos dosmissionrios norte-americanos. Precisamos aprender com nossoprprio contexto missionrio.

    A vez dos povos ibricos no surgiu agora. Desde o incio,

    Deus tinha um papel crucial reservado para eles. Sigamos osadmirveis exemplos da histria, enquanto permanecemos bemconscientes daqueles que no o so.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    55/61

    54

    APNDICE B

    UMA TAREFA ENORME:LEVAR O EVANGELHO

    A TODAS AS ETNIAS

    Neste captulo, examinaremos a situao atual do avano

    missionrio no mundo e como podemos enfrent-la. Uma vez que nossentimos chamados ou vocacionados, ento o que fazer e como nospreparar? No podemos responder a estas perguntas de modo pessoal.Isto exige a direo do Esprito, que vem sob medida para o seguidorde Jesus. Entretanto, parte do processo de perceber tal direo ainformao e conscientizao da necessidade e da situao

    evangelstica do mundo. a isto que nos propomos.Comecemos com nossa conceituao e linguagem sobremisses.

    MISSES ESTRANGEIRAS OU TRANSCULTURA1S?

    Durante muitas dcadas, a igreja distinguiu metodicamente

    entre misses nacionais e misses estrangeiras. Era uma distinogeogrfico-poltica, isto , por pas. Alis, por trs de cada um destesconceitos havia uma estratgia missionria predominantementegeogrfica. Assim sendo, as juntas missionrias estrangeirasprocuravam distribuir seu trabalho entre alguns pases, s vezesigualmente, apesar do tamanho da populao e diversidade culturalde cada um. De forma semelhante, o alvo das juntas missionrias

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    56/61

    55

    nacionais era distribuir geograficamente seu trabalho em cada regioou municpio do pas, apesar da frequente diferenciao populacionalou saturao por outras denominaes. Com grande entusiasmo econvico citvamos Atos 1.8 como base de nossa estratgiageogrfica: "... e sereis minhas testemunhas... at aos confins daterra". Frequentemente a impresso dada era a de que quanto maislonge fosse, mais nobre seria o trabalho missionrio.

    Ento, se entendssemos isto literalmente, para o brasileiro,os confins da terra corresponderiam Micronsia, no Oceano

    Pacfico. a regio mais distante do Brasil. Entretanto, tambm aregio (proporcionalmente) mais crist do mundo! A populaoprofessa de 90%, enquanto os praticantes so mais de 65% dapopulao total! Agora, pense no significado de Atos 1.8 para osmicronsios. Entendido apenas geograficamente, ele indica que aregio mais carente do evangelho para eles o Brasil! Afinal decontas, qual regio mais carente diante de Deus? Tudo isto indica

    que, hoje, j no podemos mais entender "os confins da terra" como oalvo geogrfico de misses. Os "confins da terra", geograficamente,s faziam sentido para a igreja primitiva, quando o evangelho aindaestava, em termos geogrficos, restrito a uma pequena parte doOriente Mdio. Alis, mesmo para a igreja primitiva, a ideia no erade simplesmente ir cada vez mais longe, mas de ir longe porque l ospovos ainda no haviam recebido o evangelho. Hoje, precisamosalcanar os no-alcanados onde quer que estejam, sejageograficamente longe ou perto.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    57/61

    56

    ALCANANDO OS NO-ALCANADOS

    Nosso alvo missionrio alcanar aqueles que no receberamo evangelho de Cristo. Isto est implcito em Atos 1.8, apesar dainterpretao apenas geogrfica que frequentemente lhe dada. Oque Atos 1.8 deixa implcito, Romanos 15.19-21 deixa explcito:

    "... completei a pregao do Evangelho de Cristo. E meempenhei por anunciar o Evangelho onde ainda no havia sidoanunciado o nome de Cristo, pois no queria edificar sobre

    fundamento alheio. Fiz bem assim, como est escrito: Ho de v-loaqueles a quem no foi anunciado e os que no ouviram entendero"(Bblia Vozes).

    Quando Paulo diz "completei a pregao...", ele est dizendo,literalmente, no texto original, "eu cumpri" ou "preenchi", como osversculos seguintes confirmam. Ele fez isto dentro de uma regiogeograficamente j alcanada por outros evangelistas "desde

    Jerusalm circulando at ao Ilrico" (traduo minha). Paulo"preenchia" com o evangelho aquela regio geogrfica j alcanada,pregando aos povos que ainda no haviam recebido o evangelho.

    Tudo isso indica que nossa estratgia missionria deve darprioridade aos povos no-alcanados pelo evangelho. umaestratgia que no simplesmente geogrfica, mas fundamentalmentecultural. Com "cultural" queremos dizer que os povos culturalmentedefinidos so nosso alvo, no regies geogrficas em si. A grandecomisso manda fazer discpulos de todas as naes, etnias, segundoo texto original (Mt 28.19). A traduo "naes" um tanto infeliz,porque d a ideia de pases politicamente definidos, em vez de grupostnicos ou povos culturalmente definidos. O mandamento nosentido de discipular as etnias.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    58/61

    57

    Este conceito est mais prximo da idia bblica e iluminaimensamente a tarefa missionria atual. No Brasil, h inmerosgrupos culturalmente distintos (veja o excelente filme da VisoMundial sobre estes povos). Somente em So Paulo h um milho dejaponeses, 430.000 portugueses, 400.000 italianos, 200.000 chineses,180.000 espanhis e no poucos coreanos, ciganos, alemes, srios eoutros. No pas h centenas de tribos indgenas.

    Mas, vamos pensar em termos mundiais. Os missilogosdizem que h aproximadamente 24.000 povos culturalmente

    definidos no mundo. Metade destes ainda no possui uma igrejacrist que possa continuar o trabalho de evangelizao. Ora, seatualmente a evangelizao destes povos no pode ser realizada poreles mesmos, isto exige algum de outra cultura para evangeliz-los.Precisa-se, ento, de missionrios transculturais, pois cristos tmque cruzar barreiras culturais para alcan-los.

    Por isso, alguns falam de misses monoculturais e

    transculturais, em vez de misses nacionais e estrangeiras. Cremosque a primeira distino mais precisa e relevante para a situaoevangelstica do mundo.

    MISSES DO TERCEIRO MUNDO

    Alguns pensam que, at o ano 2000, mais da metade dosmissionrios cristos ser do Terceiro Mundo. Isto poder representarum tremendo avano na obra missionria. Por qu? Em primeirolugar, a maioria dos 12.000 povos no-alcanados, que constituem60% da populao mundial, faz parte de cinco blocos principais dahumanidade: muulmanos (860 milhes em 4.000 etnias), hindus(550 milhes em 2.000 etnias), budistas (275 milhes em 1.000

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    59/61

    58

    etnias), chineses han (150 milhes em 1.000 etnias) e religies tribais(140 milhes em 3.000 etnias). Em segundo lugar, a maioria destespovos vive em pases que, por razes histricas e scio-polticas, noso simpticos aos europeus ou norte-americanos. Em terceiro lugar,muitos destes pases (por exemplo, os pases muulmanos ecomunistas) no permitem a entrada de "religiosos profissionais",caso, geralmente, do missionrio tradicional. Em quarto lugar, j que,em sua maioria, estes pases esto procurando rpidodesenvolvimento tecnolgico e econmico, favorecem a entrada de

    profissionais; s vezes, at o prprio governo os emprega.Somando estes fatores, ficamos diante da necessidade agudade missionrios transculturais do Terceiro Mundo. E para alcanar osno-alcanados em pases fechados aos missionrios tradicionais,urge enviar, principalmente, profissionais com treinamentomissionrio. Na Arbia Saudita, por exemplo, h mais de 20.000 sul-coreanos empregados na construo civil por aquele governo

    muulmano. E, pelo testemunho de cristos sul-coreanos, l tambmexistem igrejas crists, apesar de muito sofrimento e perseguio.

    Mas a situao evangelstica mundial no a nica razo danecessidade de missionrios do Terceiro Mundo, nem mesmo aprincipal. O propsito dos seis primeiros captulos deste livro eraressaltar que a Bblia deixa claro que da prpria essncia da igreja oser missionria. O surgimento dos missionrios do Terceiro Mundonada mais que o testemunho e a evidncia dessa verdade.

    Quero terminar, fazendo um convite pessoal para que oprezado leitor procure servir ao Senhor sem nenhuma restrio deonde, como e quando serv-lo. Convido-o a considerar em orao apossibilidade de receber treinamento missionrio transcultural

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    60/61

    59

    adequado. O desafio foge de nossa compreenso. O preparo deve sero melhor.

  • 8/2/2019 21065364 Missoes Na Biblia Principios Gerais C Timoteo Carriker

    61/61