38227056-Roteiro-da-Aula-Pr-itica-Esfrega-ºo-sangu-neo.doc

3
Roteiro de Biologia Celular – Aula Prática 1- Título: Hemograma (esfregaço sanguíneo). 2-Introdução: Hemograma é um exame realizado que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Vale salientar que a expressão "Hemograma Completo" é de certa maneira redundante, já que todo e qualquer Hemograma (isto é, série vermelha, branca e plaquetária), exceto por erro do laboratório, é completo. 3-Objetivos: Executar técnica de esfregaço sanguíneo; Manipulação de microscópio óptico e focalização em objetivas; Diferenciação e identificação de células sanguíneas: leucócitos (neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos), plaquetas e hemácias; 4- Materiais e métodos: Microscópio de óptico, Vacutainer contendo EDTA (anti-coagulante); Lâminas de vidro; Lâmina extensora; Micropipeta graduadas; Ponteiras p-200; Corantes (panótico rápido) e fixador; Óleo de imersão.

Transcript of 38227056-Roteiro-da-Aula-Pr-itica-Esfrega-ºo-sangu-neo.doc

Roteiro de Biologia Celular Aula Prtica 5

Roteiro de Biologia Celular Aula Prtica 1- Ttulo: Hemograma (esfregao sanguneo).

2- Introduo:Hemograma um exame realizado que avalia as clulas sanguneas de um paciente, ou seja, as da srie branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulcitos e ndices hematolgicos. O exame requerido pelo mdico para diagnosticar ou controlar a evoluo de uma doena. Vale salientar que a expresso "Hemograma Completo" de certa maneira redundante, j que todo e qualquer Hemograma (isto , srie vermelha, branca e plaquetria), exceto por erro do laboratrio, completo.3- Objetivos:

Executar tcnica de esfregao sanguneo;

Manipulao de microscpio ptico e focalizao em objetivas;

Diferenciao e identificao de clulas sanguneas: leuccitos (neutrfilos, linfcitos, moncitos, eosinfilos e basfilos), plaquetas e hemcias;4- Materiais e mtodos: Microscpio de ptico, Vacutainer contendo EDTA (anti-coagulante);

Lminas de vidro;

Lmina extensora;

Micropipeta graduadas;

Ponteiras p-200;

Corantes (pantico rpido) e fixador;

leo de imerso. Procedimento:a) Identificar a lmina com nome do paciente e data (pincel permanente), caso a lmina tenha uma extremidade fosca, pode ser anotado com lpis.

b) Homogeneizar o sangue do tubo antes de retir-lo com a pipeta graduada.

c) Colocar uma gota de sangue sobre uma das extremidades da lmina de vidro, a lmina extensora ser colocada em cima da gota num ngulo de 30 a 40 onde o sangue ser estendido (arrastando a gota de sangue at a outra extremidade da lmina).d) O esfregao, aps secagem, ser devidamente corado com giemsa ou pantico. Seguindo as etapas de fixar com etanol 70% (fixador) no tempo de 5 segundos, em seguida corar com eosina no tempo de 10 segundos, logo aps hematoxilina no tempo de 15 segundos, aps lavar em gua corrente. (pouca intensidade da gua)e) Deixar secar a temperatura ambiente (TA) em cima de um pedao de papel absorvente, em posio vertical.f) Depois de corada, e seca novamente, ser levado ao microscpio ptico para observao das clulas primeiramente na objetiva de 40X e posteriormente na de 100X (com leo de imerso).5- Observao:

As clulas circulantes no sangue so divididas em trs tipos; clulas vermelhas (hemcias ou eritrcitos), clulas brancas (ou leuccitos) e plaquetas (ou trombcitos) As hemcias apresentam-se anucleadas, com um certo vacolo no centro; Os leuccitos podem apresentar-se com duas caractersticas distintas: granulcitos (neutrfilos, eosinfilo e basfilo) e agranulcitos (linfcitos e moncitos);

As plaquetas apresentam-se totalmente azuladas e anucleadas, com tamanho muito menor que as outras clulas sanguneas.6- Concluso:A concluso que os alunos devero chegar desta prtica, pode ser direcionada da seguinte forma: As prticas sanguneas sero utilizadas para visualizao de clulas sanguneas e quantificao das mesmas, que podem chegar a diagnsticos clnicos e patolgicos, quanto as suas morfologias e deficincias.

7- Discusso:Dependem dos resultados das anlises microscpicas8- Bibliografia: