4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

13
A GRANDE EVOLUÇÃO DA ELETRÔNICA PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO VEMOS OS COMPONENTES SE ADAPTAREM, SEGUINDO UM PADRÃO DE MINIATURALIZAÇÃO REDUZINDO CADA VEZ MAIS SEU TAMANHO. PARA OS RESISTORES ISSO NÃO É DIFERENTE. Resistores SMD, Variáveis, Ajustáveis.

Transcript of 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

Page 1: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

A G R A N D E E V O L U Ç Ã O D A E L E T R Ô N I C A P R E S E N T E E M N O S S O C O T I D I A N O V E M O S O S C O M P O N E N T E S S E A D A P T A R E M , S E G U I N D O

U M P A D R Ã O D E M I N I A T U R A L I Z A Ç Ã OR E D U Z I N D O C A D A V E Z M A I S S E U T A M A N H O .

P A R A O S R E S I S T O R E S I S S O N Ã O É D I F E R E N T E .

Resistores SMD, Variáveis, Ajustáveis.

Page 2: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

Nessa aula veremos.

Resistores SMD (superficial monting device ); Identificação de resistores SMD de 3 e 4 dígitos; Resistores variáveis; Resistores ajustáveis; Resistores especiais;

Page 3: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

Resistores SMD

São encontrados com 3 e 4 dígitos, e identificados segundo a tabela abaixo:

Page 4: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

Resistores Variáveis.

O resistor variável é um resistor cujos valores podem ser ajustados por um movimento mecânico, por exemplo, rodando manualmente.

Os resistores variáveis podem ser de volta simples ou de múltiplas voltas com um elemento helicoidal. Alguns têm um display mecânico para contar as voltas.

Page 5: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

Potenciômetros, Reostato, Varistor, Trimpot, Termistores e LDR.

Potenciometro: É u tipo de resistor variável comum, normalmente usado para controlar volume, brilho, tonalidade de aparelhos. São divididos em dois tipos. Lineares e Logarítmicos.

Lineares: Os potenciômetros lineares possuem curva de variação de resistência constante (linear) em relação ao ângulo de giro do eixo.

Logarítmicos: Os potenciômetros logarítmicos, por sua vez, apresentam uma variação de resistência ao ângulo de giro do eixo mais adaptada à curva de resposta de audibilidade do ouvido humano.

Page 6: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

Continuação

Reostato: é um resistor variável com dois terminais, sendo um fixo e o outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.

Varistor VDR: é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístoraumenta, sua resistência diminui.

Page 7: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

continuação

Trimpot: é um potenciômentro miniatura ajustável. Ele é ajustado quando instalado em algum dispositivo, e normalmente fica em local que o usuário não o veja, de modo que eventuais ajustes somente sejam feitos por técnicos. Eles são comuns em circuitos de precisão como componentes de áudio ou vídeo, e podem necessitar de ajustes quando o aparelho é consertado. Diferentemente de outros controles variáveis, os trimpots são montados diretamente na placa de circuitos, ajustados por uma pequena chave e projetado para uma pequena quantidade de ajustes em sua vida útil.

Page 8: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

continuação

Termistor: Dão resistências que variam o seu valorde acordo com a temperatura a que estãosubmetidas. A relação geralmente é direta, porque osmetais usados têm uma coeficiente de temperaturapositivo, ou seja se a temperatura sobe, a resistênciatambém sobe. Os metais mais usado são a platina,daí as designação Pt100 e Pt1000(100 porque àtemperatura 0 °C, têm uma resistência de 100 ohm,1000 porque à temperatura 0 °C, têm umaresistência de 1000ohm) e o Níquel (Ni100).

Page 9: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

PTC, NTC E LDR

PTC e NTC são um caso particular, visto que em vezde metais usam semicondutores, por isso algunsautores não os consideram resistores.

PTC (Positive Temperature Coefficient) : É um resistor dependentede temperatura com coeficiente de temperaturapositivo. Quando a temperatura se eleva, aresistência do PTC aumenta.

Page 10: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

continuação

NTC (Negative Temperature Coefficient): Também é um resistor dependente da temperatura, mas com coeficiente negativo. Quando a temperatura sobe, sua resistência cai.

Page 11: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

LDR

LDR (Light Dependent Resistor): É uma resistência quevaria, de acordo com a intensidade luminosaincidida. A relação geralmente é inversa, ou seja aresistência diminui com o aumento da intensidadeluminosa. Muito usado em sensores de luminosidadeou crepusculares.

Page 12: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

Simbologia para resistores.

Page 13: 4 aula resistores smd, variáveis, ajustáveis

S O L D A G E M E R E M O Ç Ã O D E C O M P O N E N T E S ;M U L T Í M E T R O E M C O R R E N T E A L T E R N A D A A C ;M U L T Í M E T R O E M C O R R E N T E C O N T Í N U A D C ;

Próxima Aula