A armadura de deus 7

6
A ARMADURA DE DEUS - O PAPEL DA ORACAO NA BATALHA ESPIRITUAL - EF 6.18-20 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo. Para que sejamos vitoriosos na batalha espiritual, forca e coragem nao e suficiente, precisamos de estratégia, proteção e das armas de Deus. Por essa razão o apostolo Paulo incluiu a oração no Espirito no final da lista das pecas da armadura de Deus. O Espirito de Deus e o nosso comandante, pois Ele sabe o que devemos falar e fazer no momento em que a batalha se torna mais complexa (v. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.) Além disso, Ele também nos ensina a orar, nos capacita a compreender a Palavra, nos conforta e nos cura quando somos feridos. Nossa submissão e necessária no processo de desenvolvimento de vida em que estamos desde a nossa conversão (Fp 2.12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;). A oração esta para a batalha espiritual, como o sangue e essencial para o corpo, com ela temos vitalidade, ousadia, unção e poder de Deus para por em fuga os nossos inimigos.

Transcript of A armadura de deus 7

Page 1: A armadura de deus 7

A ARMADURA DE DEUS - O PAPEL DA ORACAO NA BATALHA ES-PIRITUAL - EF 6.18-20 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

Para que sejamos vitoriosos na batalha espiritual, forca e coragem nao e suficiente, precisamos de estratégia, proteção e das armas de Deus. Por essa razão o apostolo Paulo incluiu a oração no Es-pirito no final da lista das pecas da armadura de Deus. O Espirito de Deus e o nosso comandante, pois Ele sabe o que devemos falar e fazer no momento em que a batalha se torna mais complexa (v. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resi-stir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer ina-baláveis.) Além disso, Ele também nos ensina a orar, nos capacita a compreender a Palavra, nos conforta e nos cura quando somos feridos. Nossa submissão e necessária no processo de desenvolvi-mento de vida em que estamos desde a nossa conversão (Fp 2.12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, de-senvolvei a vossa salvação com temor e tremor;). A oração esta para a batalha espiritual, como o sangue e essencial para o corpo, com ela temos vitalidade, ousadia, unção e poder de Deus para por em fuga os nossos inimigos.

DEVEMOS VESTIR CADA PECA DA ARMADURA DE DEUS DE-BAIXO DE FERVENTE E PERSEVERANTE ORACAO.

1- A ORACAO E FUNDAMENTAL PARA O BOM ÊXITO NA BATALHA ESPIRITUALno v.17, Paulo conclui a apresentação da ultima peca da armadura de Deus, a Espada do Espirito e em seguida declara que o bom de-sempenho na batalha contra o mal esta diretamente associado ao uso da armadura, mas com a oração v.18. A oração e a nossa declaração de dependência de Deus, pois e o Senhor quem luta em nosso lugar se confiarmos inteiramente Nele (1 Cr 5 Crônicas 5:20 - E foram ajudados contra eles, e os hagarenos e todos quantos

Page 2: A armadura de deus 7

estavam com eles foram entregues em sua mão; porque, na peleja, clamaram a Deus que lhes deu ouvidos, porquanto confiaram nele. 1 Crônicas 5:22 - Porque muitos caíram feridos, porque de Deus era a peleja; e habitaram em seu lugar, até ao cativeiro).

No v.18, Paulo admoesta a orarmos COM TODA ORACAO E SU-PLICA. Isso significa dizer que devemos orar todo tipo de oração, pedindo, agradecendo, adorando ou entregando algo em suas maos, tudo isso faz parte de nossa resistência ao diabo. Nao im-porta se você ora baixo, ou se grita, se e com jejum e louvor, em publico ou em secreto, o fato e que precisamos orar se queremos derrotar o inimigo.

Na oração do Pai Nosso, Jesus Cristo nos ensina a orar, e entre as suas orientações, Ele nos estimula a pedirmos proteção a Deus: nao nos deixes cair em tentação mas livra-nos do mal (Mt 6.13). O perigo e espiritual e e real, por isso Jesus orou ao Pai, pela igreja antes de sua morte e pediu: nao peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno (Jo 17.15).

Orar nao e apenas mostrar ao Senhor uma lista de pedidos acom-panhada de palavras de gratidão, mas sim, um espaço ideal para aprofundarmos a nossa relação com Deus, para que o con-heçamos melhor. Para isso e necessário uma hora tranqüila du-rante o dia, com privacidade para aprofundarmos nossa intimidade de amor com o Senhor (Mt 6.6). Os apóstolos também tinham essa hora tranqüila com Deus. (Át. 16.13,16,25. 6.4).

A salmista Davi declarou que nao temia a morte porque Deus es-tava com ele Sl 23.4. Afundando no mar da Galileia, Pedro clamou a Jesus Cristo, SALVA-ME SENHOR (Mt 13.30). Seja qual for a situ-ação, o Senhor e o nosso socorro bem presente quando clamamos por Ele. Foi assim com Bartimeu e a mulher cananeia e a mulher lu-tava contra em terrível demônio.

2- O ESPIRITO SANTO NOS AJUDA A ORARPaulo nos orienta a orarmos no Espirito v.18, o que ele quer dizer com isso, e que devemos permitir que o Espirito Santo nos Ori-ente na hora de orarmos. A Biblia diz que nao sabemos orar como convém (Rn 8.26), por essa razão dependemos de Sua amorosa di-reção para que possamos orar em harmonia com a vontade de Deus, pois e somente assim que seremos atendidos em nossas

Page 3: A armadura de deus 7

petições (1Jo 5.14,15. 14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.)

Nos somos Templo do Espirito Santo habitar (1 Coríntios 6:20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. ). Ele passa a habitar em nos após nossa conversão, e seu alvo supremo e nos tornar semelhantes a Jesus. Essa maturidade espir-itual também deve criar em nos sensibilidade espiritual. Pois o Es-pirito Santo nos quer como intercessores de primeira linha.

O Espirito Santo testifica algo em nosso coração, por meio de son-hos, visões ou palavras em particular, e espera que eu e você se-jamos um canal de Deus no Ministério de intercessão. Deus esta a procura de pessoas que ajam deste modo. Mulheres orando tem uma visão do que devem fazer, duvidar, nao, devem se render em oração pelo aviso pois o aviso e uma convocação a intercessão por algo que nao se sabe mas pode acontecer, e se orarmos trava-mos o acontecimento se for desastroso ou liberamos a benção se for benção.

Você esta disposto a atender o chamado?Oração no Espirito e o tipo de oração em que o Espirito Santo lib-era as palavras que glorificam a Deus ou edificam a igreja (Át. 2. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em out-ras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.). Na verdade nos falamos, mas sobre a inspiração do Espirito Santo. E aqui que alcançamos grande vantagem sobre o diabo.

3- PERSEVERANDO NA ORAÇÃO ALCANÇAMOS A VITORIAPaulo aconselha E PARA ISTO VIGIANDO COM TODA PERSEVER-ANÇA E SUPLICA. Duas palavras devem ser destacadas aqui. A primeira delas e a vigilância, ou seja estarmos alertas, precavidos, acordados em razão de nao sabermos quando vira o ataque do in-imigo. A segunda palavra e perseverança, que significa ser con-stante, persistente, nao desanimado.

So e possível orar em todo o tempo se formos perseverantes em confiar no Senhor. Na batalha da oração, a perseverança e indis-

Page 4: A armadura de deus 7

pensável. Exemplos bíblicos, temos vários: Moisés perseverou in-tercedendo pelo exercito de Israel e os amalequitas foram venci-dos (Ex 17.8-13); Daniel orou por três semanas e a resposta es-clarecedora e fortalecedora de Deus veio, sua perseverança na oração foi necessária, pois havia barreiras demoníacas nas regiões celestiais (Dn 10.2,12,13).

A oração deve ter prioridade em nossa vida, pois e por meio dela que Deus supre as nossas necessidades, nos orienta o caminho a seguir nas decisões, e nos protege dos perigos de todo tipo. Quando oramos em todo o tempo estamos priorizando a pratica da oração, independente do estado em que estejamos, cansados ou dispostos, alegres ou tristes.

Devemos vestir cada peca da armadura de Deus sob intensa oração e depois de tudo precisamos continuar firmes em nosso clamor pessoal a Deus. A batalha espiritual nao tem trégua ou des-canso, por isso a oração deve ser continua. Paulo nos diz ORAI SEM CESSAR, vivamos um estado constante de oração.

O homem natural ou o crente carnal quer contar seus problemas uns para os outros sem buscar solução espiritual. Mas Deus quer que contemos para Ele em fervente e perseverante oração, pois esse e o segredo da vitoria sobre o diabo e as circunstancias da vida.

CONCLUSÃOComo um pai protege um filho indefeso, assim Deus guarda e livra do mal os seus filhos. E se você esta crescendo, amadurecendo e se fortalecendo espiritualmente na sua jornada de vida crista, esta proteção deve ser mais constante e devemos nos aprofundar na busca de fortalecimento espiritual em Deus. O segredo da vitoria na batalha espiritual esta em nos revestirmos do Senhor Jesus a cada dia (Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. ), e isso através de uma vida de obediência a sua Palavra e do exercí-cio constante de oração. Orar em todo o tempo ou sem cessar tem lugar quando se torna um habito da vida e para que isso ocorra, precisamos nos entregar plenamente a Deus.

Quem esta disposto a fazer isso?