A empregabilidade junho 2010

12
A Empregabilidade da A Empregabilidade da Pessoa Pessoa com Deficiência Visual com Deficiência Visual

Transcript of A empregabilidade junho 2010

A Empregabilidade da A Empregabilidade da PessoaPessoa

com Deficiência Visualcom Deficiência Visual

QUEM SOMOSQUEM SOMOS

A Associação de Deficientes Visuais e Amigos – ADEVA é A Associação de Deficientes Visuais e Amigos – ADEVA é uma organização da sociedade civil apartidária, sem fins uma organização da sociedade civil apartidária, sem fins lucrativos, atuante em São Paulo (SP) e em cidades próximas.lucrativos, atuante em São Paulo (SP) e em cidades próximas.

Conta com associados deficientes visuais e não-deficientes Conta com associados deficientes visuais e não-deficientes que participam com igualdade de direitos e deveres. Sua que participam com igualdade de direitos e deveres. Sua diretoria executiva é eleita por um período de três anos por diretoria executiva é eleita por um período de três anos por meio de assembléia de todos os associados.meio de assembléia de todos os associados.

A Adeva mantém seus projetos por meio da colaboração de A Adeva mantém seus projetos por meio da colaboração de associados-contribuintes, doações, patrocínios, parcerias, da associados-contribuintes, doações, patrocínios, parcerias, da receita de eventos e da produção de impressos em Braillereceita de eventos e da produção de impressos em Braille

Como era antes ?Como era antes ?

Serviço de Serviço de Empregabilidade do Empregabilidade do SENAI :SENAI :

Pessoas com Pessoas com Deficiência Visual Deficiência Visual trabalhavam, em trabalhavam, em sua grande maioria, sua grande maioria, em Linhas de em Linhas de MontagemMontagem

Década de 70Década de 70

Início dos Cursos de Início dos Cursos de ProgramaçãoProgramação

de Computadores no Brasilde Computadores no Brasil

Década de 80Década de 80

Colocação de Pessoas com Deficiência VisualColocação de Pessoas com Deficiência Visualem Empresas como:em Empresas como:

CESPCESP ELETROPAULOELETROPAULO SERPROSERPRO BANCO ITAÚBANCO ITAÚ BANESPABANESPA

Entre outrasEntre outras

Década de 90Década de 90

Início dos Cursos de Início dos Cursos de Microinformática, com o auxílio de Microinformática, com o auxílio de Softwares Leitores de Tela.Softwares Leitores de Tela.

Cursos de Formação e Reciclagem Cursos de Formação e Reciclagem de Pessoas com Deficiência Visual. de Pessoas com Deficiência Visual.

20002000

Início do Projeto Desenvolvendo Início do Projeto Desenvolvendo TalentosTalentos

Capacitação de Profissionais com Capacitação de Profissionais com Deficiência Visual, nas Áreas de Deficiência Visual, nas Áreas de Informática e TelemarketingInformática e Telemarketing

20012001

Inauguração doCentro de TreinamentoMário Covas

Lei nº 8.213, de 24 de julho de Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 - Lei de Cotas1991 - Lei de Cotas

Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:proporção:

1º- até 200 empregados1º- até 200 empregados 2%;2%; 2º- de 201 a 5002º- de 201 a 500 3%;3%; 3º- de 501 a 1.0003º- de 501 a 1.000 4%;4%; 4º- de 1.001 em diante. 4º- de 1.001 em diante. 5%5%

§ 1º A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente § 1º A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderá ocorrer após a contratação prazo indeterminado, só poderá ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhantede substituto de condição semelhante..

Perspectivas Atuais e para o Perspectivas Atuais e para o FuturoFuturo

Empresas tentando cumprir a Lei de Empresas tentando cumprir a Lei de Cotas Cotas

Algumas tentam apenas fugir das Algumas tentam apenas fugir das multasmultas

A ADEVAA ADEVA

Capacita,Capacita,

em média, 600 pessoasem média, 600 pessoas

com Deficiência Visual por anocom Deficiência Visual por ano

ContatosContatos

[email protected]@adeva.org.br

[email protected] [email protected] [email protected]@adeva.org.br

www.adeva.org.www.adeva.org.brbr Tel: (11) 5084-6693 / 5084-6695Tel: (11) 5084-6693 / 5084-6695

Rua São Samuel, 174 – V.Mariana Rua São Samuel, 174 – V.Mariana

Estação Santa Cruz do MetrôEstação Santa Cruz do Metrô

São Paulo - SPSão Paulo - SP